Caro(a) colega,

É com muita satisfação que chegamos à edição de número 500 do CRCBA Notícias, informativo online semanal que divulga as principais informações relacionadas à área contábil. São 500 semanas de trabalhos voltados à informação e à orientação de normas, legislações, pareceres, artigos, notícias, eventos de educação continuada, representações, dentre tantos outros assuntos pertinentes ao nosso dia-a-dia profissional.

Nesta edição especial, trazemos alguns fatos curiosos acerca do número 500, relacionados à nossa profissão. Em 14 de dezembro de 2004, editamos, pela primeira vez, o CRCBA Notícias, chamado de Boletim Eletrônico naquela época. Lá se vão quase 11 anos de trabalho profícuo e dedicado à classe contábil baiana. Tenha uma excelente leitura.

Saudações Contábeis e de Paz,

Contador Wellington do Carmo Cruz
Presidente do CRCBA


500 SEMANAS DE INFORMAÇÃO PARA A CLASSE CONTÁBIL BAIANA

Hoje, o CRCBA atinge a marca histórica de 500 edições semanais do "CRCBA Notícias", inicialmente conhecido como o "Boletim Eletrônico" da classe contábil baiana. Desde 14 de dezembro de 2004, na gestão do Presidente Edmar Sombra Bezerra, até hoje, perpassando pela gestão da Presidente Maria Constança Carneiro Galvão,atualmente na gestão do Presidente Wellington do Carmo Cruz, o informativo tem se mantido como uma importantíssima ferramenta de informação e de fiscalização preventiva dos profissionais baianos, sob a Coordenação Editorial do Conselheiro Antônio Nogueira Cerqueira, idealizador e mantenedor do periódico. São quase onze anos de trabalho ininterruptos, buscando sempre a valorização e o crescimento da classe contábil baiana, por meio da oferta de informações atualizadas e imprescindíveis aos profissionais da Contabilidade, de forma cômoda e gratuita. Agradecemos a todos os colaboradores do "CRCBA Notícias", desde os Presidentes e Conselheiros do Órgão, às entidades parceiras, anunciantes, fucnionários que trabalham direta e indiretamente e, especialmente, à classe contábil baiana, que sempre se mostrou ávida pelo conhecimento durante todo esse processo. A sua curiosidade e a vontade de sempre estar a par das novidades previdenciáritas, tributárias, fiscais e de legislação, além dos eventos e representações do CRCBA, são o combustível que mantém esse trabalho de pé, firme e forte. Neste ano, iremos remodelar mais uma vez a interface do nosso informativo digital, buscando torná-lo ainda mais atrativo e fiel às demandas da classe contábil baiana.

Parabéns por fazer parte dessa marca histórica de conhecimento e sucesso!


MAIS DE 500 MIL PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE REGISTRADOS EM ATIVIDADE NO BRASIL

No ano de 2014, quando o Conselho Federal de Contabilidade deflagrou a campanha do "Ano da Contabilidade no Brasil", comemorou-se o fato de que, naquele ano, atingiríamos a marca de 500 mil profissionais da Contabilidade em atividade no país. Hoje, o Sistema CFC / CRC's possui pouco mais de 508 mil profissionais da Contabilidade registrados e em atividade, o que representa um exército de mais de meio milhão de profissionais que promovem o desenvolvimento de instituições públicas, privadas e de terceiro setor, resultante

 


LIVRO: CONTABILIDADE CRIATIVA E FRAUDES - MAIS DE 500 EXEMPLOS E OBSERVAÇÕES

O IFRS traz a uniformidade internacional nos princípios e práticas contábeis, ou seja, desde que passou a serem adotadas no Brasil, as empresas aqui precisam utilizar o sistema métrico mundial de mensuração de suas atividades e desempenho.O intuito deste livro é mostrar em que “armadilhas” os profissionais da área financeira podem incorrer ao fazer a contabilidade criativa. Paulo Baraldi apresenta mais de 500 exemplos e observações que resultam em mais ou menos dividendos, participação nos lucros, maior ou menor valor da empresa e dos seus ativos. É uma leitura imprescindível para diretores de empresas, membros dos conselhos de administração e de comitês de auditoria, investidores, analistas e profissionais de mercado de ações e mercado financeiro, contadores, auditores internos e externos, reguladores, professores e universitários. Todos terão a oportunidade de entender, ponderar e decidir sobre determinadas normas contábeis.

Autor: Paulo Baraldi
Editora Campus


NORMAS TÉCNICAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE - NBC TA 500
Aplicável para auditoria de demonstrações contábeis dos períodos que se iniciem em ou após 1º de janeiro de 2010.

Esta Norma define o que constitui evidência de auditoria em uma auditoria de demonstrações contábeis e trata da responsabilidade do auditor na definição e execução de procedimentos de auditoria para a obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente que permita a obtenção de conclusões razoáveis para fundamentar a opinião do auditor. Clique aqui para ler na íntegra.


JORNADA CONTÁBIL DE ITAPETINGA E REGIÃO É O EVENTO DE NÚMERO 500 DO CRCBA

A Jornada Contábil de Itapetinga e região, realizada no dia 07 de novembro de 2011, no Auditório da Coopardo, em Itapetinga, é o evento de número 500 registrado no sistema de eventos do CRCBA, que controla as inscrições e administra os eventos do CRCBA desde 26 de outubro de 2001.


SIMCASP 2015 DÁ DIREITO A 5 PONTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (NBC PG12)

 

O Seminário em Homenagem aos 15 Anos da LRF e Simpósio Nacional de Contabilidade no Setor Público garantirá 05 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, de acordo com a NBC PG12. Garanta já a sua participação clicando no link: http://goo.gl/LzvviM

 


O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!

Concurso de artigos científicos

O concurso de trabalhos científicos da XII Convenção de Contabilidade da Bahia será divido nas categorias de estudantes e de profissionais. Os trabalhos devem ser apresentados por profissionais de Contabilidade inscritos e regulares com CRC’s, de forma individual ou em conjunto, bem como por estudantes em graduação ou pós-graduação da área contábil, sob a orientação de um professor devidamente registrado em CRC’s, sendo que os trabalhos em conjunto, com profissionais de outras áreas, poderão ser apresentados, desde que o profissional da Contabilidade seja o autor principal.

Os trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31/05/2015, por meio eletrônico, através do endereço http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/index.php?eve=8 .

Os trabalhos deverão estar enquadrados no tema Contabilidade: Ciência geradora da saúde empresarial e governamental”, distribuído nas seguintes abordagens:

I- Ética Geral e Profissional;

II- Educação e Formação Profissional;

III- Auditoria, Perícia e Arbitragem;

IV- Contabilidade e Gestão Pública;

V- Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade;

VI- Contabilidade Gerencial e Controladoria;

VII- Responsabilidade Social e Ambiental;

VIII- Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor;

IX- Contabilidade e Tecnologia da Informação;

X- Contabilidade e Gestão Tributária;

XI- Tema livre.

Os trabalhos devem atender às seguintes características: digam respeito à profissão contábil; contribuam para o aprimoramento da legislação profissional; evidenciem o papel do profissional da Contabilidade no processo de globalização da economia; possam contribuir com ideias e propostas concretas para a valorização e desenvolvimento profissional.

Os trabalhos poderão conter no máximo 04 (quatro) autores, que deverão realizar sua inscrição na XII CCB com o valor sem acréscimo até o dia 01/08/2015, inclusive os que não sejam profissionais da Contabilidade.


Vitória da Conquista

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.

Veja aqui o vídeo de divulgação da XII CCB!


CRCBA REALIZA WORKSHOP DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR EM SALVADOR NO DIA 14/4


O CRCBA realiza na terça-feira (14/4), Workshop de Contabilidade para o Terceiro Setor, no Auditório da Fundação Visconde Cairu, em Salvador. O evento visa a preparação de gestores e profissionais que atuam em entidades sem fins lucrativos em quatro processos indispensáveis ao desenvolvimento do setor, que são: a constituição, registro e estatuto das associações; imunidades, isenções e titulações das entidades do Terceiro Setor; gestão contábil; prestação de contas. Os palestrantes são membros da Comissão de Contabilidade para o Terceiro Setor do CRCBA, especialistas com vasta experiência no temma: Humberto Carneiro de Oliveira (FVC); Zoraide dos Santos Silva (FVC); Admilson Francisco Machado (PSG / PRONATEC) e Nailton Cazumbá (Nossa Causa). As inscrições são gratuitas, com a taxa solidária de 02 latas de leite para doação, e podem ser feitas no site do CRCBA: http://web.crcba.org.br/eventos/detalhe_evento.asp?evecodigo=1358


CRCBA e SENAR-BA promovem primeiro Seminário de Contabilidade Rural de Alagoinhas e Região, no dia 17/4/2015. Confira aqui a programação completa do evento e faça a sua inscrição. É GRÁTIS! 


Curta a nossa fanpage do Facebook!