CONVENÇÃO DE CONTABILISTAS DO ESTADO DA BAHIA VOLTA A ACONTECER APÓS 15 ANOS

           A VIII Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia se iniciou na tarde da quinta-feira, dia 27 de novembro, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento em Porto Seguro – Bahia. Com o tema “Contabilidade - Globalização Gerando Harmonização”, o evento é um dos mais importantes para a classe contábil. O credenciamento dos participantes aconteceu às 14 horas, seguido do Encontro de Professores de Contabilidade, com o tema “Com Licença, sou Professor”. O encontro contou com o Painel “Professor: Profissão ou Ocupação?”, ministrado pelos Professores Marcos Laffin(UFSC) e Carlos Adriano Santos Gomes (UFCE), sob a coordenação do Prof. Edson Piedade Campos, Vice-presidente de Controle Interno do CRCBA. A exposição do painel aconteceu das 15h até às 17h, na sala “Coroa Vermelha” do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento.

            A cerimônia de abertura aconteceu na sala “Monte Pascoal” às 20 horas, reunindo cerca de  mil pessoas, dentre contabilistas, presidentes dos Conselhos Regionais de todo o país, membros do Conselho Federal, professores e demais autoridades da área contábil. A Mesa Diretora foi composta pelo Representante dos estudantes de contabilidade da Bahia, João Paulo; Representante dos Sindicatos dos Contabilistas do Rio de Janeiro, Vitória Maria da Silva; Presidente do Conselho Regional do estado de São Paulo, Sérgio Prado de Melo; Representante da Fenacon / BA – Patricia Maria dos Santos Jorge; Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade(FBC), seccional Bahia – Miguel Angelo Nery Boaventura; Maria Constança Carneiro Galvão, Presidente do CRCBA; Maria Clara Cavalcante Bugarim, Presidente CFC; Edvaldo Paulo de Araújo, Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional; José Martonio Alves Coelho, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC; Dorywillians Botelho de Azevedo, Presidente do SESCAP-BA; Jucileide Ferreira Leitão, Coordenadora Nacional do Projeto Integração Estudantil; Gilson Lopes,  Delegado de Santo Amaro; Pedro Izauro de Souza Mello – Delegado Regional da Região Sul da Bahia

 

Mesa Diretora da VIII CCB

 

 


Banda Filarmônica de Belmonte executou o hino nacional durante abertura do evento.

 

 

        Edvaldo Paulo de Araújo, Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, um dos idealizadores da VIII CCB, iniciou a solenidade. "É com orgulho que, após 15 anos, estamos realizando este importante evento para os contabilistas aqui presentes".


Edvaldo Paulo de Araújo, Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA.

 

       Em seu discurso, a Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão, saudou a todos os participantes do encontro e reiterou a filosofia de trabalho do CRCBA. "Ética, transparência e atitude: é assim que temos conduzido os nossos trabalhos para que a Classe Contábil baiana possa ter a valorização que lhe é pertinente". Agradeceu a todos os colaboradores da realização da VIII Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia e fez menção às classes participantes do evento: realizadores, contabilistas, palestrantes, painelistas, debatedores e estudantes. Aos estudantes foi reservada uma saudação especial, que motivou os aplausos efusivos dos convencionistas. “Aos nossos estudantes de Ciências Contábeis, futuros colegas, uma saudação especial, porque vocês representam os sonhos e o futuro deste país.” Por fim, a presidente se mostrou muito feliz com o momento e recebeu novamente longos aplausos dos presentes.


Maria Constança Carneiro Galvão, Presidente do CRCBA.

 

      Maria Clara Cavalcante Bugarim foi homenageada com a entrega da Medalha Mérito Contábil Militino Rodriguez Martinez, por representar a classe contábil com excelência. A presidente do CRCBA convidou o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Martonio Alves Coelho, para entregarem juntos a honraria. Num ato simbólico, todos os funcionários do CRCBA presentes entregaram rosas às mãos da presidenta do CFC. Emocionada, Maria Clara fez seus agradecimentos e lembrou da importância daquele que empresta o nome ao prêmio. "O nome Militino Martinez evoca um patrimônio moral da Bahia. Quando delegado da Receita Federal deste estado, soube conduzir-se como servidor público dos mais respeitáveis. Ter os caminhos profissionais iluminados por tão notável farol é uma benção", finalizou a presidente.

 


Maria Clara Cavalcante Bugarim, Presidente do CFC, contente pela homenagem.

 

     Às 21 horas foi ministrada a Palestra Magna pela Presidente do CFC, que explanou sobre o Cenário para o Desenvolvimento da Ciência Contábil. A coordenação da palestra ficou por conta da Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia. A programação do dia foi encerrada com uma confraternização dos participantes no pátio do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento.


Presidente do CFC ministra a Palestra Magna da VIII CCB.

 

 

SEGUNDO DIA DO EVENTO FOI BASTANTE MOVIMENTADO


 
            O segundo dia da VIII Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia reuniu boa parte das palestras e painéis, além de ter aberto as apresentações dos trabalhos científicos. A programação do dia foi aberta pela palestra “Demonstrações Contábeis Eletrônicas e XLBR, ministrada pelo Contador Luiz Antonio Balaminut, com coordenação de Sérgio Prado de Mello (Presidente do CRCSP). Balaminut presidiu o CRCSP na gestão 2006-2007, é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, bacharel em Direito pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA e tem pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG. É sócio diretor da BALAMINUT – CONSULTORES EMPRESARIAIS LTDA e BALAMINUT – EDITORA LTDA, além de ser professor universitário de Contabilidade e Auditoria. Após a palestra, os participantes tiveram um intervalo de meia hora.


Luiz Antonio Balaminut fala para o auditório lotado.

 

                Na seqüência, foram iniciadas as apresentações dos trabalhos científicos nas salas Cabrália  I, Cabrália II, Coroa Vermelha e Trancoso. Simultaneamente, a palestra “Governança Corporativa: Impacto no Crescimento e Desenvolvimento Econômico” foi ministrada pela Professora Doutora Célia Oliveira de Jesus Sacramento, Conselheira do CRCBA, às 10 horas da manhã desta sexta-feira, na sala Monte Pascoal do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro. Célia possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (1993), Especiliazação em Auditoria pela Fundação Visconde de Cairu (1994), Mestrado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo USP (2001) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2005). A mesa foi coordenada por Edvaldo Paulo de Araújo, Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA.


Conselheira Célia Sacramento (CRCBA).

 

O turno da tarde foi aberto pelo Painel “Sua Empresa está preparada para o SPED?”, ministrada por Leonídio Freitas de Souza, Diretor de Tecnologia do SESCAP – BA e Caio Coelho, representando Carlos Roberto Victorino, Diretor de Tecnologia e Negócios da FENACON. O Coordenador do painel foi o Conselheiro Miguel Ângelo Nery Boaventura – CRCBA.

 


Leonídio Freitasde Souza, Miguel Ângelo Nery Boaventura e Caio Coelho. (esq. a dir.)

Às 15:30 aconteceu a palestra “Marketing Pessoal”, apresentada por Geider Lins Marques.  Geider é graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu e tem especialização em Marketing pela Universidade Salvador. A coordenação da palestra ficou por conta de Pedro Izauro de Souza Mello, Delegado Regional da Região Sul da Bahia – CRCBA.


Geider Lins Marques palestra sobre Marketing Pessoal.

 

            Logo após, o painel “Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público”, foi apresentado por Domingos Poubel de Castro, Inaldo da Paixão Santos Araújo e Washington Ventim, na sala Cabrália I. A coordenação foi feita pelo Conselheiro Geraldo Viana Machado (CRCBA).
 


Apresentação do painel “Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público”.

 

No mesmo horário, o painel “O Supersimples na Prática” foi ministrado pelo Conselheiro Antonio Carlos Nogueira Cerqueira (CRCBA) e Daniel Pinheiro de Queiroz Filho, Membro da Câmara de Estudos Contábeis e Tributários pelo SESCAP-BAHIA, na Sala Cabrália II. O Vice-Presidente de Registro e Cadastro do CRCBA, Erivaldo Pereira Benevides, coordenou a apresentação. O painel “O Supersimples na Prática” foi sucesso absoluto, o auditório lotou completamente. Por conta disso, uma nova turma foi criada para o dia seguinte, sábado (29).

 


Apresentação do painel "O Supersimples na Prática". Conselheiro Antônio Carlos Nogueira Cerqueira (CRCBA), Daniel Pinheiro de Queiroz Filho sob a coordenação do Vice-Presidente de Registro e Cadastro do CRCBA, Erivaldo Pereira Benevides.

 


Profª. Drª. Sõnia Gomes e Profª. Drª. Maribel Oliveira

 

            Durante a apresentação dos painéis, aconteceu o Encontro de Professores de Contabilidade, na Sala Coroa Vermelha. Com o tema “Com Licença, Sou Professor”, a Profª. Drª. Maribel Oliveira Barreto ministrou a palestra “Docência e Criatividade. Casamento Possível?”, sob a coordenação da Profª. Drª. Sônia Gomes.

            Às 16:30 aconteceu a Reunião Estudantil dos Cursos de Ciências Contábeis do Estado da Bahia, na Sala Monte Pascoal. Michelangelo dos Santos Lima, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios, ministrou a palestra “Empreendedorismo”, com a coordenação da Profª Jucileide Ferreira Leitão, Conselheira do CFC.


Reunião Estudantil

Encerrando as atividades do dia, a palestra “Implementação dos IFRS no Brasil” foi ministrada pelo Conselheiro do CFC, Prof. Dr. Ariovaldo dos Santos, na Sala Monte Pascoal às 18:30. O palestrante possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1972), graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1973), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-Docência em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). A coordenação da mesa foi feita pelo Vice-Presidente de Administração do CRCBA, Hélio Barreto Jorge.

 


Conselheiro Ariovaldo dos Santos (CFC)

 


Vice-Presidente de Administração do CRCBA, Hélio Barreto Jorge e Conselheiro Ariovaldo dos Santos (CFC)

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS APRESENTADOS 

            Durante a VIII Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia, foram apresentados 17 trabalhos científicos nas áreas temáticas de Contabilidade Governamental, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Informações para Usuários Internos e Informações para Usuários Externos. Quatro salas do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento estiveram disponíveis na sexta-feira (28) e no sábado (29). A Comissão Científica foi formada pelos professores Antônio Carlos Ribeiro da Silva (Coordenador), Antônio Lopo Martinez, Ana Maria de Oliveira Rosa, Célia Oliveira de Jesus Sacramento, Lorena de Andrade Pinho, Sônia Maria da Silva Gomes, Tânia Cristina Azevedo, Wilson Castro.

            Os três melhores trabalhos foram premiados, de acordo com critérios definidos pela Comissão Científica do evento. Nenhum dos trabalhos foi identificado, houveram dois avaliadores para cada artigo (em caso de empate, um terceiro avaliador realizava uma nova leitura), os três melhores foram lidos por três avaliadores.

 


Apresentação de trabalhos científicos durante a VIII CCB.

 

            O terceiro lugar foi para a bacharel em Ciências Contábeis Cláudia Ferreira da Cruz (UEFS) e Paulo Almeida Neto, da UNEB – Salvador, com o trabalho “Perfil das Empresas Listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo”. Em segundo lugar, Ana Paula Alves Gomes e Egivanda de Carvalho de Araújo, da Fundação Visconde de Cairu – Salvador, com o trabalho “Competências Humanas como Base para o Desenvolvimento da Consciência dos Educandos do Curso de Ciências Contábeis”. O primeiro lugar ficou com Arigresse Nunes Amorim, Edvan Oliveira Macedo, Luís Paulo Silva Melo e Márcio Santos Sampaio, da UNEB – Senhor do Bomfim, com o trabalho “A Utilização das Informações Contábeis na Tomada de Decisão nas Empresas de Pequeno Porte de Comércio do Município de Senhor do Bonfim – Bahia: Uma Análise à luz da Deliberação CVM Nº 539/08”. Para o primeiro lugar foi concedido um prêmio de 3 mil reais, 2 mil reais para o segundo colocado e mil reais para o terceiro

 


Presidente do CRCBA com os primeiros colocados das apresentações.

 

ÚLTIMO DIA DA VIII CONVENÇÃO DOS CONTABILISTAS DO ESTADO DA BAHIA

            O último dia da VIII Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia começou com apresentação de trabalhos científicos e apresentação do painel “Responsabilidade Sócio-ambiental”, ministrado pela Vice-Presidente de Administração do CFC,  Contadora Silvia Mara Leite Cavalcante e José Augusto de Castro Tosato, engenheiro agrônomo, às 08:30, na Sala Monte Pascoal. O painel expôs a Responsabilidade Sócio-ambiental como um conjunto de ações de instituições ou indivíduos  que promovam o desenvolvimento com sustentabilidade social, ambiental e cultural, fator cada vez mais forte de competitividade para os negócios. A coordenação do painel foi feita pela Conselheira do CRCBA, Iara Luísa de Santana Dórea.


Vice-Presidente de Administração do CFC, Contadora Silvia Mara Leite Cavalcante

            Em seguida, houve um intervalo de 15 minutos, retomando às atividades com o painel “Auditoria e Controles Internos após IFRS”, ministrado por Cristiano Girolamo, Diretor do Departamento Audit e responsável pelo escritório da KPMG em Salvador. Foram abordadas experiências da implantação das IFRS no Brasil, divulgação das principais mensagens da pesquisa de outubro de 2007, realizada pelo Instituto dos Contadores Ingleses (ICAEW©) a pedido da Comissão Européia, a abrangência de um processo de conversão e as perguntas-chave como ponto de partida, Lei 11.638 e fatores críticos de sucesso para um processo de conversão. O Conselheiro do CRCBA, Welington Menezes Ferraz, coordenou o painel.

 


Cristiano Girolamo, Diretor do Departamento Audit e responsável pelo escritório da KPMG em Salvador

 


O Conselheiro Welington Menezes Ferraz (CRCBA) coordenou a mesa.

A pedido dos participantes do evento, o Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro  da Silva, ministrou a palestra “A Responsabilidade do Profissional Contábil Perante a Lei 11.638/07”.


Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva ao lado do Prof. Dr. José Carlos Marion.

 

 Às 11:30, a palestra “Educação e Pesquisa em Contabilidade” foi ministrada pelo Prof. José Carlos Marion. O palestrante falou da importância da pesquisa científica no ensino da Contabilidade, nas dificuldades encontradas pelos estudantes ao concluir o curso e como superar tal barreira. A coordenação da palestra ficou por conta do Conselheiro do CRCBA, Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva.


Prof. Dr. José Carlos Marion

 

O ENCERRAMENTO

            Antes do encerramento oficial da VIII Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia, foram sorteados 05 microcomputadores para os participantes. Incialmente, seriam destinados 03 microcomputadores para os estudantes, 01 para os profissionais e 01 para os delegados. Porém, delegados e profissionais concordaram em sortear todos os prêmios para os estudantes, que foram maioria no evento.


O auditório permaneceu cheio durante todo o evento.

            Durante o seu discurso final, a Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão, mostrou-se entusiasmada com o sucesso do evento e cantou a música “Neste Nome Há Poder”, do Padre Marcelo Rossi, junto com os presentes da Sala Monte Pascoal. Continuou a sua palavra atribuindo a Deus a realização da VIII Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia. “O impossível para vós ele já realizou: a oitava edição da Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia, em Porto Seguro, terra mater do Brasil”.


Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão, durante discurso de encerramento.

 


Conselheiro Edson Piedade (CRCBA) durante encerramento do evento.

            Por fim, a Presidente agradeceu a participação de todos e convidou os funcionários do CRCBA a permanecerem na frente do palco, para de mãos dadas, orarem e cantarem a canção “Amigos para Sempre” junto a todos. Assim, declarou o desfecho do evento. “E neste momento, peço a Jesus que faça o Sol brilhar na face de cada um de vocês e que os levem nas palmas de suas mãos, com bênção e bênçãos. Está encerrada a 8ª Edição da Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia”. O evento contou com cerca de 1.000 participantes, devendo seu sucesso à classe participativa e pujante que é a das Ciências Contábeis.


Mesa diretora e funcionários do CRCBA durante encerramento da VIII CCB

            Até a próxima Convenção dos Contabilistas, para que mais uma vez possamos nos reunir e seguirmos amigos para sempre.

 

Comissão Organizadora:

Presidente
Maria Constança Carneiro Galvão

Vice-Presidente
Edvaldo Paulo de Araújo

Comitês Gestor, Científico, Divulgação e Recepção, Transportes e          Hospedagem e Eventos Sociais:
Ana Maria de Oliveira Rosa; Antonio Carlos Nogueira Cerqueira;         Antonio Carlos Ribeiro da Silva;        Antonio Lopo Martinez; Antonio         Roberto Conceição;  Célia Oliveira de Jesus Sacramento; Edson       Piedade Campos; Erivaldo Pereira Benevides;  Hélio Barreto Jorge;         Iara Luisa de Santana Dórea; Lorena de Andrade Pinho; Marcos        Moura; Miguel Ângelo Nery Boaventura; Pedro Izauro de Souza        Mello;  Sônia Maria da Silva Gomes; Tânia Cristina Azevedo;        Wellington Menezes Ferraz;           Wilson Castro;