Edição nº 93 - 03 de Novembro de 2006

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania  


PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE É HOMENAGEADA COM O TÍTULO DE CIDADÃ DE MACEIÓ

A solenidade foi presidida pelo primeiro Secretário da Câmara Municipal, Vereador Allan Balbino, cujo título teve como propositor o Vereador Francisco Hollanda Costa, este último também nascido na cidade de União dos Palmares, cidade onde nascera a Presidente Maria Clara.
Estavam presentes diversas autoridades do Estado, como o Presidente da Associação dos Magistrados de alagoas, Dr. José Zacarias da Silva, o Deputado Estadual Sérgio Toledo, Deputado Federal eleito Carlos Alberto Canuto e Representando o Governador Luis Abílio Souza Neto, o Controlador Geral do Estado Contador Cláudio Antonio de Campos Cerqueira.

Após a execução do hino nacional, foi feita a entrega do título na presença de mais de 150 convidados, dentre Políticos do Estado, Membros do Conselho Federal de Contabilidade, Presidentes e/ou Representantes dos CRCs BA, CE, PB, PE, MG, RN, RS, SC, SE, SP, contabilistas, amigos e familiares, tudo em clima de muita harmonia e emoção, fato confirmado com o belíssimo discurso da Presidente Maria Clara.

Após a entrega do título o Contador Carlos Henrique do Nascimento- Presidente do CRC/AL, fez a entrega da medalha Mérito Contábil, a qual igualmente foi alvo de muitos aplausos e emoção da Presidente.

Em seguida foi servido um coquetel, quando os presentes puderam parabenizar a Presidente Clara, e dentre os diversos elogios e comentários o propositor do título Vereador Francisco Hollanda, disse " Estou muito feliz pelo brilho da solenidade e mais ainda, pelo carisma da nossa querida Maria Clara, haja vista que esta foi sem dúvidas, uma das raras solenidades onde registramos um público tão significativo e entrosado pelo sentimento de carinho, com a homenageada".

Foi mais um momento de forte emoção e lá estavam presentes mais de 50 convidados, inclusive Membros do CFC e Presidentes e/ou Conselheiros dos CRCs BA, CE, PE, MG, RS, SC, SP, dentre outros convidados.

 

VICE-PRESIDÊNCIA DE ÉTICA, DISCIPLINA E FISCALIZAÇÃO INFORMA

 

Segue para conhecimento, tabela das principais infrações cometidas das normas da profissão contábil apuradas através da lavratura de autos de infração pelos inspetores fiscais deste Regional, no período de janeiro a setembro deste exercício.

 

PROCESSOS ABERTOS:

PRINCIPAIS INFRAÇÕES DAS NORMAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL

 

PERÍODO: JANEIRO A SETEMBRO/2006.

 

 

 

ORD

DESCRIÇÃO DA INFRAÇÃO

TIPO(*)

TOTAL

1

Decore sem base em documentação hábil e legal

Etic/Disc

56

2

Contabilista que explora atividades contábeis sem registro cadastral de Escritório Individual

Etic/Disc

50

3

Contabilista que deixa de elaborar escrituração contábil

Etic/Disc

45

4

Contabilista que deixa de apresentar prova de contratação de serviços profissionais

Etic/Disc

44

5

Empresa que se recusa a fornecer provas de que os encarregados da parte contábil são profissionais habilitados

Discipl

41

6

Demonstrações contábeis elaboradas sem respaldo em documentação hábil e idônea (ausência de escrituração contábil)

Ética

13

7

Contabilista que responde pela parte técnica e mantém sociedade contábil sob forma não autorizada, funcionando sem o devido registro cadastral no CRCBA

Etic/Disc

11

8

Condomínios que deixam de provar perante o CRCBA que os encarregados da parte técnica contábil são profissionais habilitados

Discipl

11

9

Livro Diário sem estar devidamente registrado no órgão competente

Etic/Disc

9

10

Sociedade Contábil sem cadastro no CRCBA composta por contabilista legalmente habilitado

Discipl

7

11

Contabilista que não mantém arquivada a 2ª via da Declaração de Percepção de Rendimentos (DECORE)

Etic/Disc

6

12

Contabilista diplomado sem registro no CRCBA

Etic/Disc

5

13

Contabilista suspenso ou com registro profissional baixado

Etic/Disc

5

14

Inexecução dos serviços contábeis para os quais foi expressamente contratado

Etic/Disc

5

15

Contabilista que responde pela organização contábil sem averbação de alteração cadastral junto ao CRCBA

Etic/Disc

4

16

Outras Infrações

Etic/Disc

51

 

TOTAL

 

363

A Vice-presidência de ética, disciplina e fiscalização do CRCBA  recomenda a leitura desse artigo.

PARA SUA REFLEXÃO

 

PARA PENSAR E AGIR !!!

 

“Precisa-se de Matéria Prima para construir um País"

Por João Ubaldo Ribeiro

 

A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para  nada... 

Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula.

O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a "ESPERTEZA“ é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. 

Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal  E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO  OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

Pertenço ao país onde as "EMPRESAS PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos... E para eles mesmos.

Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde  a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos.

Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito, onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos. Onde pessoas fazem "gatos" para roubar luz e água, e nos queixamos de como esses serviços estão caros. Onde não existe a cultura pela leitura (exemplo maior nosso atual Presidente, que recentemente  falou que é "muito chato ter que ler")  e não há consciência nem memória política, histórica nem econômica. Onde nossos  congressistas trabalham  dois dias por semana para aprovar projetos e leis  que só servem para afundar o que não tem, encher o saco do que tem pouco e beneficiar só a alguns.

Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e  não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes.

Quanto mais analiso os defeitos do Fernando Henrique e do Lula, melhor  me sinto como pessoa... apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um  guarda de trânsito para não ser multado.

Quanto mais digo o quanto o Dirceu é culpado, melhor sou eu como brasileiro... apesar de ainda hoje de  manhã ter passado para trás um cliente através de uma fraude, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não.  Não.  Não.

Já basta!

Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres de que nosso País precisa. Esses defeitos, essa  "ESPERTEZA BRASILEIRA" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte...

Entristeço-me. Porque, ainda que Lula renunciasse  hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.

E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor. Mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier.

Qual é a alternativa?

Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?

Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente

condenados, igualmente estancados... Igualmente sacaneados!

É muito gostoso ser brasileiro.

Mas quando essa brasilidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda... Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias.

Nós temos que mudar! Um novo governante com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada..

Está muito claro...

Somos nós os que temos que mudar. Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo: desculpamos a mediocridade mediante programas  de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez.

Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe)  que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido. Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO  ME OLHAR NO ESPELHO.

AÍ ESTÁ.

NÃO PRECISO PROCURÁ-LO   EM OUTRO LADO.  

E você, o que pensa?...

É O QUE EU SEMPRE DIGO. “O GOVERNO SOMOS NÓS, OS POLÍTICOS, NEM TANTO ASSIM.”

"MEDITE!!!"

E eu acrescento: o que nos falta é EDUCAÇÃO!

PREVIDENCIA SOCIAL – VENCIMENTO DA GPS DA COMPETÊNCIA 10.2006.

Contribuição previdenciária - Recolhimento vence dia 03.11.2006

As empresas devem recolher até o dia 03.11.2006, sem multa e sem juros, as contribuições previdenciárias por elas devidas, bem como os valores relativos à retenção por serviços prestados mediante cessão de mão-de-obra ou empreitada e os valores arrecadados dos segurados empregado e contribuinte individual a seu serviço, relativos à competência outubro/2006.

Ressalte-se que as citadas contribuições devem ser recolhidas até o dia 02 do mês seguinte ao da competência, entretanto, quando não houver expediente bancário no dia 02 (como ocorre neste mês), o vencimento é prorrogado para o dia útil imediatamente posterior

MANCHETES

ARTIGOS CONTÁBEIS

COMENTÁRIOS DA SEMANA

ATOS JURÍDICOS DA BAHIA - LEGISLAÇÃO DO ICMS, SIMBAHIA E OUTROS TRIBUTOS

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

IMPOSTOS, TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES - SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL


OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 


COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

presidencia@crcba.org.br                    |          ouvidoria@crcba.org.br           |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br                          |            registro@crcba.org.br            |     eventos@crcba.org.br 

Clique abaixo e confira:

 

Livros e Artigos

Biblioteca

Links Úteis

 

 

As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.  

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antonio Roberto de Souza
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Dante Albano Menezes Lopes
- Edmar Sombra Bezerra
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
- Erivaldo Pereira Benevides
- Geraldo Vianna Machado
- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Carlos Andrade
- José Carlos Travessa de Souza
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva
- Maria Constança Carneiro Galvão
- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Olegário Santos de Souza
- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Valdeci Santos Pereira
- Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes
- Wilson Oliveira Brito 
Presidência
- Edmar Sombra Bezerra  

Coordenação
- Antonio Nogueira

Editoração gráfica
- Coordenação de Informática - Robson Melo - informatica@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

 

 

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.