“A sua fonte permanente e atualizada de notícias contábeis e tributárias”

* Boletim n° 300 - 29 de Março de 2011 *

      

 

MENSAGEM DA SEMANA

"A melhor maneira de se ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros" (Confúcio)


PALAVRA DA PRESIDENTE

Prezados (as) Colegas, 

Juntamente com a alteração do Decreto Lei 9.295/46, promovida pela Lei 12.249/10, tivemos também a renovação de nosso Código de Ética Profissional, que passa a se chamar “Código de Ética Profissional do Contador – CEPC”. A Resolução CFC nº 1.307/10 altera dispositivos da Resolução CFC nº 803/96 e traz algumas novidades para o contabilista. Nossa profissão está mudando bastante, sendo que o nosso papel é acompanhar essas mudanças e conduzir nossa classe para os melhores caminhos.

Podemos indicar algumas alterações que se destacam no exercício da profissão contábil:

  • O inciso I do Art. 4º da Resolução CFC nº 1.307/10 inclui a capacidade técnica como um dos pré-requisitos para o exercício da profissão contábil, tendo em vista a obrigatoriedade da aprovação em Exame de Suficiência para obtenção do registro profissional. Reforçando esta vertente, a exigência de cumprimento dos Programas Obrigatórios de Educação Continuada estabelecidos pelo CFC passa a constar no Código de Ética com a criação do inciso X do Art. 2º da Resolução CFC nº803/1996. Dessa forma, fica clara a necessidade do aperfeiçoamento profissional constante por parte do contabilista, que pode acompanhar a programação de Desenvolvimento Profissional do CRCBA e participar dos eventos de capacitação técnica (http://web.crcba.org.br/eventos).
     

  • Visando manter uma comunicação prática e segura entre CRC e profissionais, foi criado o inciso XI do Art. 2º da Resolução CFC nº 803/1996, onde consta um dos deveres do profissional: “XI – comunicar, ao CRC, a mudança de seu domicílio ou endereço e da organização contábil de sua responsabilidade, bem como a ocorrência de outros dados necessários ao controle e fiscalização profissional.” A atualização de endereço e demais dados cadastrais facilita a comunicação do órgão com o profissional e a inobservância desta obrigação pode gerar punição disciplinar e ética (esta, a partir das recentes alterações no Código de Ética) aos profissionais.

É preciso estar atento às mudanças introduzidas ao Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, para que possamos atuar plenamente em nossa profissão e estarmos em sintonia com os preceitos da ética e da boa conduta profissional. Para conferir as demais alterações em nosso Código de Ética, acesse a Resolução CFC nº 1.307/10 na íntegra através deste link.

Abraço fraternal,

Contadora Maria Constança Carneiro Galvão
Presidente do CRCBA


BOLETIM ELETRÔNICO: 300 EDIÇÕES A SERVIÇO DA CLASSE CONTÁBIL

È com muita satisfação e renovação de compromisso que a classe Contábil da Bahia comemora a edição de nº 300 do Boletim Eletrônico.

Para Antonio Nogueira, Conselheiro Vice-Presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina do CRCBA e editor/coordenador do Boletim Eletrônico ( foto ) esta é uma marca significativa e motivo de muita comemoração. São 300 semanas que a classe contábil recebe por e-mail ou acessando em nosso site de forma gratuita, as alterações na legislação Contábil, tributária e Societária. Este serviço, pioneiro entre os CRCS de todo o Brasil, oferece à classe contábil em tempo hábil as novidades na legislação, comentários e artigos de interesse da profissão contábil e para muitos contabilistas a única fonte de informação e atualização. O acesso é livre para toda a população, inclusive para profissionais de outras atividades.

Para Nogueira, o Boletim Eletrônico (http://www.crcba.org.br/boletim ), assim como o Portal da Legislação ( www.crcba.org.br/portal ), o último  já com mais de 320.000 acessos,  são exemplos do CRCBA  renovando o  compromisso de proporcionar  à classe a educação continuada permanente.

Por Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
Vice-Presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina do CRCBA

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL A SERVIÇO DA CLASSE CONTÁBIL





FAÇA PARTE DA CAMPANHA EM PROL DOS DESABRIGADOS DE SANTANA DO MUNDAÚ (AL) E ÁGUA PRETA (PE)


 


FAÇA PARTE DO CORAL BALANÇO DA HARMONIA

O Coral Balanço da Harmonia está voltando para encantar a Classe Contábil Baiana com suas belas canções. O contabilista que tiver vontade de ingressar neste projeto social deve entrar em contato com o CRCBA através do número (71)2109-4041 ou do e-mail pessoal@crc-ba.org.br .

 

NOTICIAS TRIBUTÁRIAS
Simples Nacional, Pis, Cofins, Irpj, Irpf,  Itr, Clss, Cide, Ipi. Contribuição Previdência Patronal,  Icms, ISS etc

Noticias da Área Federal.

Noticias da Área Estadual.

Notícias da Área Municipal.

 

 

NOTÍCIAS CONTÁBEIS.
ARTIGOS, COMENTÁRIOS, OPINIÕES ETC.

  • CFC divulga diversas normas contábeis

 

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS.

 

 

UTILIDADES E FERRAMENTAS DIÁRIAS
Veja toda semana nesta coluna

COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

 

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de quaisquer responsabilidades pelo conteúdo das informações.