Edição nº 237 -  26  de Outubro de 2009

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania

 

ELEIÇÕES -  2009 – VEJA ABAIXO TODOS OS PROCEDIMENTOS

No curso desta semana, divulgaremos um boletim extraordinário contendo informações mais detalhadas e em tópicos sobre a eleição.

 

EVENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DO CONTABILISTA DA BAHIA
Congressos, seminários, cursos, palestras, mesas redondas. Etc.

 


NOVOS CONTABILISTAS RECEBEM CARTEIRA PROFISSIONAL NA SEDE DO CRCBA


Novos contabilistas junto à Presidente Maria Constança e Conselheiros do CRCBA.

             O CRCBA realizou solenidade de entrega de carteira profissional a novos habilitados na noite do dia 19 de outubro de 2009, em sua sede. Os novos contabilistas, acompanhados de seus familiares, foram recebidos pela Presidente Maria Constança Carneiro Galvão; pelo Vice-Presidente de Registro e Cadastro Raimundo Diorandes de Brito; pelo Ouvidor Geral do CRCBA, Contador Welington Menezes Ferraz; Conselheiro Areudo Barbosa Guimarães e pelo Conselheiro Geraldo Vianna Machado, Paraninfo da turma.

            O Conselheiro Geraldo Vianna apresentou palestra sobre ”O Sistema CFC/CRC`s na mudança da Contabilidade Pública Brasileira”, forma de deixar os novos profissionais a par da importância do sistema e de suas ações no cenário nacional. Em seguida, a Contadora Anita Pires de Oliveira fez o juramento da profissão, juntamente com seus colegas presentes na cerimônia, quando foram entregues os seus registros profissionais.

            Ao fim da cerimônia, foi entregue o Prêmio Destaque Acadêmico ao formando de melhor desempenho do Curso de Ciências Contábeis da UNIME, Contador José Maurício Silva de Oliveira, que fez agradecimentos ao CRCBA, em especial à Presidente Maria Constança, que realizou a entrega do Prêmio. Por fim, os formandos fizeram a tradicional fotografia com a Presidente do Conselho e participaram de coquetel de encerramento.

Clique aqui para fazer download de outras fotografias da solenidade.

 


 

NOVAS TURMAS DO PROGRAMA REDE CONTABILIZANDO O SUCESSO CONFIRMADAS!!!

BARREIRAS

As aulas ocorrerão ás Sextas – 14h ás 22h e aos Sábados – 08h ás 18h e aos Domingos para fechamento dos módulos de 20h. 

Não perca a oportunidade! Faça já sua matrícula!
Previsão para início em Novembro/2009
 

Contatos: Delegacia do CRCBA Barreiras: 77- 3611-4606
email: del.barreiras@crcba.org.br
email:contabilizando@crcba.org.br
CRCBA – 71 - 2109-4054 – Ramaiana

IRECÊ

As aulas ocorrerão ás Sextas – 14h ás 22h e aos Sábados – 08h ás 18h e aos Domingos para fechamento dos módulos de 20h.

Não perca a oportunidade! Faça já sua matrícula!
Previsão para início em Novembro/2009
 

Contatos: Delegacia do CRCBA Irecê 74- 3641-3644
email: del.irece@crcba.org.br;prates@holistica.com.br
email:contabilizando@crcba.org.br
CRCBA – 71 - 2109-4054 – Ramaiana

GUANAMBI

As aulas ocorrerão ás Sextas – 14h ás 22h e aos Sábados – 08h ás 18h e aos Domingos para fechamento dos módulos de 20h. 

Não perca a oportunidade! Faça já sua matrícula!
Previsão para início em Novembro/2009
 

Contatos: Delegacia do CRCBA Guanambi 77-3451-1131
email:
del.guanambi@crcba.org.br;odimbrito@uol.com.br
email:contabilizando@crcba.org.br
CRCBA – 71 - 2109-4054 – Ramaiana

TEIXEIRA DE FREITAS

As aulas ocorrerão ás Sextas – 14h ás 22h e aos Sábados – 08h ás 18h e aos Domingos para fechamento dos módulos de 20h.

Não perca a oportunidade! Faça já sua matrícula!
Previsão para início em Novembro/2009
 

Contatos: Delegacia do CRCBA Teixeira de Freitas 73- 3011-4043
email:
del.teixeiradefreitas@crcba.org.br;galvaocontab@uol.com.br
email:contabilizando@crcba.org.br
CRCBA – 71 - 2109-4054 – Ramaiana

 


Convênio fortalece parceria entre o Fisco e os contadores

Presidente Maria Constança durante assinatura do Convênio entre as entidades congraçadas

Para ampliar a parceria entre o Fisco Estadual, os empresários contábeis, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e a Federação Nacional das Empresas Contábeis e de Serviços (Fenacon) foi assinado na última sexta-feira (02/10), o Convênio de Cooperação Técnica para doação, pela Fenacon para a Sefaz de 100 Certificados Digitais e-CPF A3, padrão ICP-Brasil, com validade de um ano. O secretário da Fazenda, Carlos Martins, o vice-presidente da região Nordeste da Fenacon, Adelvani Braz, o presidente do Sindicato das Empresas Contábeis e de Serviços (Sescap Bahia), Dorywillians Azevedo, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC BA), Maria Constança Carneiro, participaram da solenidade. Presentes, ainda, diretores e associados do Sescap Bahia, além de técnicos do CRC BA e da Sefaz.

As senhas disponibilizadas pelo convênio possibilitarão a SEFAZ dar continuidade a fiscalização do Simples Nacional (onde o acesso ao sistema pela Receita Federal se dará por meio de certificação eletrônica); fazer consultas à base de dados da Nota Fiscal Eletrônica; do SPED Fiscal, entre outros, reduzindo o tempo de fiscalização e a exigência de livros e documentos fiscais, proporcionando agilidade nos serviços tributários ofertados aos contabilistas e aos empresários contábeis.

O evento foi notícia no Diário Oficial do estado, no dia 01/10. Mais uma parceria Fenacon/Sescap Bahia para divulgar a Certificação Digital, uma nova ferramenta tecnológica que está impactando a atuação das empresas do país. Segundo o Secretário da Fazenda, o convênio firma a integração entre os órgãos. “Acho essencial porque vem dando bons resultados para o Fisco, os contadores e os empresários baianos. A Sefaz e o Sescap Bahia vêm, através dos seus técnicos, ministrando palestras e videoconferências - tendo como públicos-alvo contabilistas e empresários de contabilidade sobre assuntos de interesse desses segmentos, promovendo o alinhamento sobre as questões tributárias. Eventos que estreitam os laços de respeito e cordialidade”, destacou.

Valorização

Para o presidente do Sescap Bahia, Dorywillians Azevedo, os certificados digitais valorizam o trabalho das empresas que, por meio do e-CPF e do e-CNPJ, podem utilizar os serviços da Receita Federal, como o acesso irrestrito à situação fiscal, cópias de declaração e comprovantes de arrecadação, além de fazer pedidos de retificação de erros on-line (Redarf Net) e procurações eletrônicas. Até abril de 2010, o Sescap Bahia fornecerá gratuitamente a certificação aos empresários contábeis para estimular a adesão a esta nova ferramenta.

Segundo Dorywillians, a adoção de novas tecnologias pelas empresas é um caminho promissor. "Ter uma assinatura digital imprime confiança e credibilidade ao processo de criação e validação dos registros contábeis, pois contribui para a comunicação entre os sistemas das empresas e o sistema do Fisco de forma transparente", assinala. A Bahia é um dos quatro estados do país, segundo a Fenacon, onde a procura por certificados digitais vêm crescendo especialmente entre a área jurídica.

De acordo com Dorywillians, a iniciativa faz parte da atuação político-sindical do SESCAP BAHIA. "A cada dia, o sindicato moderniza seus serviços, focado nas empresas representadas, a fim de estreitar o relacionamento com esses públicos", afirma

Palestras e obrigatoriedade

O vice-presidente da região Nordeste da Fenacon, Adelvani Braz, aproveitou para destacar o papel preventivo do empresário contábil na orientação junto as empresas sobre o correto relacionamento com o Fisco. Falou também do empenho da Federação para disseminar essa nova e importante tecnologia em todo o país, por meio de palestras gratuitas, para levar aos profissionais da área contábil, empresários, advogados, estudantes e a comunidade, o conhecimento da certificação digital. Na Bahia, essas iniciativas são feitas por meio do Sescap e do CRC BA.

A certificação é obrigatória para as pessoas jurídicas tributadas em pelo menos um período de apuração durante o ano-calendário, com base no lucro real ou arbitrado. Também é exigida de pessoas jurídicas que tenham apresentado a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) mensal em relação ao mesmo período abrangido pela DIPJ 2008. Para as demais pessoas jurídicas, o certificado é facultativo.

Mais informações com o Sescap Bahia, pelo telefone 3452-4082.

Ascoms Sescap Bahia e Sefaz (Isana Pontes/Maria Paula)


CRCBA RECEBE VISITA DA ILUSTRE CONTABILISTA IVONE TIMBÓ

Contabilista Ivone Timbó ao lado da Presidente Maria Constança Carneiro Galvão.

            O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia teve o prazer de receber em sua sede, a visita da Contabilista Ivone Timbó, exemplo de mulher profissional ativa e presente nos acontecimentos da classe. A Sra. Ivone Timbó concluiu seu curso técnico em Contabilidade no ano de 1968, no Colégio Comercial Hugo Baltazar da Silveira, e atua até hoje na área. Já fez parte do Plenário do CRCBA, como conselheira, na gestão do saudoso Militino Martinez Rodrigues.  Presente nos principais congressos de contabilidade do país, ao lado do Prof. Wilson Sardinha, Prof. Sudário Aguiar Cunha, Adeildo Osório de Oliveira, Militino Rodrigues e da presidente Maria Constança, é peça fundamental da história da Contabilidade baiana.


 


 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL
Simples Nacional, Pis, Cofins, Irpj, Irpf,  Itr, Clss, Cide, Ipi. Contribuição Previdência Patronal Etc

 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA ESTADUAL
O Icm´s, Ipva  e as  Novidades Tributárias do Estado da Bahia

  • CTe – Conhecimento de Transporte Eletrônico
    Já esta disponível para emissão o Conhecimento de Transporte Eletrônico para as empresas de transporte de cargas.

    Saiba mais

 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE SALVADOR E OUTROS MUNICIPIOS
O Issqn, Iptu, Tff, Itiv e as  Novidades Tributarias

  • Sefaz avalia situação fiscal de empresas notificadas pela Sucom

     

  • Lei municipal ( salvador ) nº 7.727/2009.
    Altera e acrescenta dispositivos da Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006 e alterações posteriores, que institui o Código Tributário e de Rendas do Município do Salvador, e dá outras providências.
    Anexos II da Lei nº 7.727/09: Tabelas de Receita nº II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X - Ver sessão Código Tributário e de Rendas - exercício 2010
    (Clique aqui).
    Anexo II da Lei nº 5.311/97 (
    Clique aqui).

     

AGENDA TRIBUTÁRIA

Receita Federal do Brasil

Outubro 2009

D

S

T

Q

Q

S

S

  

  

  

  

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Outubro

D

S

T

Q

Q

S

S

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

 

ARTIGOS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES CONTÁBEIS

 

NOTICIAS E NOVIDADES NA LEGISLAÇÃO CONTÁBIL
Atos publicados pelo Conselho Federal de Contabilidade e CRCBA


 

ÉTICA, DISCIPLINA E FISCALIZAÇÃO NA  ATIVIDADE CONTÁBIL

  • Aberto para balanço
    O contador, profissão existente em todos os países, recebeu seu merecido reconhecimento em diversas partes do mundo

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

 

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

 

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

        presidencia@crcba.org.br            |          ouvidoria@crcba.org.br         |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br               |            registro@crcba.org.br        |     eventos@crcba.org.br  
 

diretoria@crcba.org.br                  |       desenprof@crcba.org.br          |                                                 

 


As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.
 

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antônio José Salles da Silva
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
-
Elionice Ferraz de Souza Cardoso
- Euvaldo Figueredo
- Geraldo Vianna Machado
- Gilson Antônio Carmo da Silva

- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva

- Maria Constança Carneiro Galvão
- Maria do Socorro Galdino Moreira

- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Olívia Marques Troccoli

- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Wilson Oliveira Brito
Presidência
- Maria Constança Carneiro Galvão  

Coordenação
- Antônio Nogueira

Editoração Gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Assessoria de Comunicação
- Leandro Nunes Santos
comunicacao@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.