Edição nº 236 -  19  de Outubro de 2009

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania

 

EVENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DO CONTABILISTA DA BAHIA
Congressos, seminários, cursos, palestras, mesas redondas. Etc.

 


 


PROGRAMA EDUCAÇÃO CONTINUADA AOS SÁBADOS TEVE CURSO SOBRE O “MOMENTO ATUAL DA CONTABILIDADE”, NO DIA 17/10.


Curso sobre o “Momento Atual da Contabilidade”, pelo MsC. Adeildo Osório de Oliveira (CFC).

Foi ministrado curso sobre o “Momento Atual da Contabilidade”, no dia 17/10/2009, na Fundação Visconde de Cairú, apresentado pelo Vice-Presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, MsC. Adeildo Osório de Oliveira. No dia 31/10, haverá curso sobre “Aspectos Práticos do REFIS, conforme Lei 11.941/09”, ministrado pelo Prof. Marcelo da Silva Pinho. Inscreva-se nos cursos do Programa Educação Continuada aos sábados através do endereço eletrônico http://web.crcba.org.br/eventos . As inscrições do curso são gratuitas, sendo recolhidas 1 lata de leite em pó para doação.


CRCBA PRESTA CONSULTORIA AO EMPRESARIADO DURANTE FEIRA DO EMPREENDEDOR


Atendimento empresarial no estande do CRCBA.

            O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia ofereceu serviços de consultoria ao empresariado baiano durante a feira do Empreendedor, realizada no Centro de Convenções de Salvador – BA, durante os dias 15 a 18 de outubro de 2009. O evento é uma iniciativa do SEBRAE – BA e traz informações e oportunidades de negócios para os empreendedores do estado. O CRCBA disponibilizou estande de atendimento, com profissionais formados pelo Programa Rede Contabilizando o Sucesso, parceria do SEBRAE com os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, que prepara profissionais aptos a exercer tomadas de decisões gerenciais no mercado empresarial.

Os visitantes tiveram acesso a consultoria contábil de qualidade gratuita, sendo bem orientados em relação aos procedimentos a serem adotados para realizar negócios com sucesso. Também foram apresentadas palestras durante o evento, sobre Passo a Passo para abrir uma empresa, Microempreendedor Individual - MEI e Programa Rede Contabilizando o Sucesso.

Compareceram ao estande de atendimento do CRCBA, a Presidente Maria Constança Carneiro Galvão; o Coordenador do Programa Rede Contabilizando o Sucesso, Prof. Drº Antônio Carlos Ribeiro (ACR); Conselheira Célia Oliveira de Jesus Sacramento, Srº Erivaldo Pereira Benevides, Delegados do CRCBA, Professores e Coordenadores do curso de Ciências Contábeis.

Prestaram atendimento empresarial os profissionais Ana Lúcia Bastos Alves Santos, Odenilson Cristal, Máximo Miranda, Cristiane Melo, Pedro Badu e  Paulo  Américo. As palestras foram ministradas pelo Sr. Marcelo da Silva Pinho, Prof. Dr.Antônio Carlos Ribeiro (ACR), Sr. Daniel Pinheiro e Profª Lorena Pinho.


Presidente Maria Constança ao lado da Conselheira Célia Sacramento, consultores e contabilistas presentes.


CRCBA TEM REUNIÃO DE DELEGADOS NOS DIAS 16 E 17 DE OUTUBRO


Delegados e Coordenadores Regionais do CRCBA se reúnem na sede do Conselho.

Durante os dias 16 e 17 de outubro de 2009, o CRCBA promoveu Encontro dos representantes das 35 Delegacias e os 4 Coordenadores Regionais para serem discutidos assuntos referentes ao planejamento de trabalho do Conselho em todo o estado da Bahia, juntamente com Coordenadores, Diretoria, Conselheiros e Presidente do Conselho. A Presidente Maria Constança Carneiro Galvão deu as boas-vindas aos Delegados e Coordenadores Regionais, ao tempo em que falou sobre a importância do trabalho em prol da classe.

No decorrer do encontro, houveram momentos de discussão para alinhar os trabalhos do CRCBA  em todas as suas Delegacias, oportunidade de levantar falhas e sugestões para se alcançar ações mais eficazes e unificadas do órgão. Foram realizados Dinâmica para discussão em grupo e apresentação das Divisões, com participação dos Coordenadores e Vice-Presidentes das Divisões e Delegados, e trabalho dos Coordenadores Regionais com os Delegados, com direito a apresentação de estratégias de ação de cada Delegacia.

Durante a reunião, houve também espaço para palestra motivacional e dinâmicas de entrosamento, coordenadas pelo Prof. Antônio Carlos Ribeiro (ACR), apresentação de informações sobre o Processo Eleitoral 2009, Apresentação e Discussão dos Parâmetros de Pontuação e Premiação das Delegacias, dentre outros. O CRCBA continua a promover encontros pontuais entre seus Conselheiros, Delegados e Coordenadores Regionais, na busca da prestação das melhores contribuições à Classe Contábil Baiana.



LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL
Simples Nacional, Pis, Cofins, Irpj, Irpf,  Itr, Clss, Cide, Ipi. Contribuição Previdência Patronal Etc


  • Presidente Lula sanciona Decreto sobre o Sistema de Contabilidade Federal

    Assessoria de Comunicação do CFC

    Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (8) o Decreto nº 6.976, de 7 de outubro de 2009, que trata das atribuições do Sistema de Contabilidade Federal. O Sistema visa evidenciar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da União.

    No que diz respeito às normas internacionais de contabilidade, o Decreto traz algumas novidades. Em seu artigo 4, inciso II, o Sistema de Contabilidade promoverá a busca da convergência aos padrões internacionais de contabilidade, respeitados os aspectos formais e conceituais estabelecidos na legislação vigente. Já o seu artigo 7, incisos XXVII, XXVIII e XXIX, diz que compete ao órgão central do Sistema de Contabilidade Federal identificar as necessidades de convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público; editar normativos, manuais, instruções de procedimentos contábeis e plano de contas aplicado ao setor público, objetivando a elaboração e publicação de demonstrações contábeis consolidadas, em consonância com os padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público; e adotar os procedimentos necessários para atingir os objetivos de convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público, respectivamente.

    Para o coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, a publicação do Decreto é um grande marco no processo de institucionalização, no âmbito do Setor Público. "O Decreto estabelece a diretriz de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público no Brasil, constituindo-se em base normativa sólida para que o órgão central de Contabilidade da União, representado pela Secretaria do Tesouro Nacional, desempenhe as ações necessárias, visando a esta grande mudança da contabilidade do setor público".

    Ainda, segundo Feijó, "o setor público definitivamente caminhará a passos largos em busca da Contabilidade Patrimonial, isto é, da aplicação na área pública dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público editadas pelo CFC". Vale ressaltar que o Decreto nº 3589, de 6 de setembro de 2000, que trata sobre o Sistema de Contabilidade Federal, foi revogado a partir da publicação desse novo Decreto.  

 

AGENDA TRIBUTÁRIA

Receita Federal do Brasil

Outubro 2009

D

S

T

Q

Q

S

S

  

  

  

  

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Outubro

D

S

T

Q

Q

S

S

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

ESPAÇO DO CONTABILISTA

  • DCI – SP
    O novo padrão contábil
    As normas internacionais IFRS podem ser positivas para as empresas, que devem estar atentas a todos os detalhes

 

MANCHETES NACIONAIS
Temas contábeis e tributários

 

 

ARTIGOS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES CONTÁBEIS

 

NOTICIAS E NOVIDADES NA LEGISLAÇÃO CONTÁBIL
Atos publicados pelo Conselho Federal de Contabilidade e CRCBA

 

ÉTICA, DISCIPLINA E FISCALIZAÇÃO NA  ATIVIDADE CONTÁBIL

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

 

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

 

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

        presidencia@crcba.org.br            |          ouvidoria@crcba.org.br         |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br               |            registro@crcba.org.br        |     eventos@crcba.org.br  
 

diretoria@crcba.org.br                  |       desenprof@crcba.org.br          |                                                 

 


As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.
 

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antônio José Salles da Silva
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
-
Elionice Ferraz de Souza Cardoso
- Euvaldo Figueredo
- Geraldo Vianna Machado
- Gilson Antônio Carmo da Silva

- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva

- Maria Constança Carneiro Galvão
- Maria do Socorro Galdino Moreira

- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Olívia Marques Troccoli

- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Wilson Oliveira Brito
Presidência
- Maria Constança Carneiro Galvão  

Coordenação
- Antônio Nogueira

Editoração Gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Assessoria de Comunicação
- Leandro Nunes Santos
comunicacao@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.