Edição nº 233 -  28  de Setembro de 2009

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania

 

CONTABILISTA BAIANO É DESTAQUE NO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE.

Adeildo Osório de Oliveira, Ex-Presidente do CRCBA comanda e revoluciona a Vice Presidência de Controle Interno.

 

Apresentação.

A Vice-presidência de Controle Interno, órgão executivo do Conselho Federal de Contabilidade, tem por finalidade auxiliar no planejamento, controle e avaliação da execução orçamentária e financeira do Conselho Federal de Contabilidade.

Compete ao Vice-presidente de Controle Interno superintender a Coordenadoria de Controle Interno e a Auditoria Interna, coordenar os trabalhos da Câmara de Controle Interno, distribuir os processos para relato na Câmara de Controle Interno, denunciar ao Plenário do CFC, a fim de que se deliberem as providências a serem tomadas, relativas aos Regionais em atraso quanto à remessa da proposta orçamentária e da prestação de contas anual ao CFC.
 
Contatos:

Vice-presidente de Controle Interno
Adeildo Osório de Oliveira
E-mail: cci@cfc.org.br

Coordenador
Cesar Roberto Buzzin
(61) 3314-9610
E-mail: crbuzzin@cfc.org.br

Palavra do Vice-presidente

Normatizar, orientar, manter a unificação e padronização das técnicas e procedimentos contábeis faz do Conselho Federal de Contabilidade o guardião do Sistema CRC/CRCs, proporcionando aos contabilistas do Sistema amplo assessoramento no desempenho de suas atividades. Para tal, a Vice-presidência de Controle Interno traçará diretrizes na busca da qualificação técnica dos profissinais responsáveis  pelos serviços contábeis dos Conselhos de Contabilidade como um todo, consubstanciando as decisões deliberativas da Câmara de Controle Interno nas normas emanadas pelo CFC, dentre outras, em cumprimento às atribuições  regimentalmente delegadas à Corte de Contas.

Contador Adeildo Osório de Oliveira
Vice-presidente de Controle Interno.

 

EVENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DO CONTABILISTA DA BAHIA
Congressos, seminários, cursos, palestras, mesas redondas. Etc.

 

IX CONVENÇÃO DOS CONTABILISTAS DO ESTADO DA BAHIA ACONTECERÁ EM SALVADOR

            A cidade de Salvador sediará a IX Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia, entre os dias 08 e 10 de novembro de 2009, no Bahia Othon Palace Hotel. O evento é uma parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Fundação Brasileira de Contabilidade – Setorial Bahia (FBC – BA). Com o tema “Contabilidade e Tecnologia: Desafios e Perspectivas”, serão tratados assuntos acerca da tendência de convergência da prática profissional adotada mundialmente. Também serão apresentados trabalhos científicos e serão oferecidos mini-cursos aos participantes.

PARCELAMENTO DAS INSCRIÇÕES EM CARTÃO DE CRÉDITO E BOLETO BANCÁRIO – FAÇA JÁ A SUA!


 


 


II Seminário de Contabilidade do Extremo Sul da Bahia reúne Contabilistas da Região

            Aconteceu na noite da última terça-feira (22/09), Dia do Contador, o II Seminário de Contabilidade do Extremo Sul da Bahia, numa realização do CRCBA, CFC, FBC – BA e Delegacia de Teixeira de Freitas (CRCBA). O evento ocorreu na Faculdade do Sul da Bahia, em Teixeira de Freitas – BA, e reuniu contabilistas, estudantes de Ciências Contábeis e autoridades da região.

            O seminário teve Audiência pública com representantes dos órgãos da Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS, JUCEB, CEF, Sefaz e Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, coordenada pelo Ouvidor Geral do CRCBA, Contador Welington Menezes Ferraz. A Presidente do CRCBA, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão,e o Delegado do CRCBA na cidade de Teixeira de Freitas, Contador Geílson da Silva Galvão, participaram da sessão e prestaram contas dos trabalhos realizados pelo CRCBA.

            Na seqüência, houve apresentação da Palestra “Alterações Obrigatórias Para Escrituração Contábil e Balanço de 2008, Face as Disposições da Resolução C.F.C. Nº 1159, Lei nº 11941/09 E Lei nº 11638/07 – Aplicáveis a Socidades Empresárias e Sociedades Anônimas”, ministrada pela Conselheira (CRCBA) Célia Oliveira de Jesus Sacramento. O Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, Tec. Em Contabilidade Edvaldo Paulo de Araújo, ministrou Palestra Motivacional ao fim do evento.

 


ALAGOINHAS TEM O I SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO PROFISSIONAL CONTÁBIL DA REGIÃO SUDESTE DA BAHIA

            A cidade de Alagoinhas – BA recebeu o I Seminário em Homenagem ao Profissional Contábil da Região Sudeste da Bahia, na noite do dia 17/09/2009, na Faculdade Santo Antônio. O evento é uma realização do CRCBA, em parceria com CFC, FBC – BA e Delegacia do CRCBA de Alagoinhas, com apoio da Faculdade Santo Antônio.

A Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão participou do seminário, nesta grande oportunidade de prestigiar a Classe Contábil da Região Sudeste da Bahia. Maria Constança faz questão de participar dos eventos no interior do estado, ações que levam a qualificação profissional da contabilidade de toda a Bahia.

O Contador, empresário Contábil, advogado e Professor Erivaldo Pereira Benevides, ministrou a Palestra “Perspectivas da Profissão Contábil”, apresentando os principais caminhos a seguir na área. A Profª. Drª. Célia Oliveira de Jesus Sacramento, Conselheira do CRCBA, ministrou Palestra sobre as Alterações Obrigatórias para Escrituração Contábil e Balanço 2008, versando sobre as Disposições da Resolução C.F.C. Nº 1159, Lei Nº 11941/09 e Lei Nº 11638/07.

 


 

 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL
Simples Nacional, Pis, Cofins, Irpj, Irpf,  Itr, Clss, Cide, Ipi. Contribuição Previdência Patronal Etc


SIMPLES NACIONAL

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL:
COMITÊ GESTOR AUTORIZA NOVAS OCUPAÇÕES

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN nº 67, que acrescentou novas ocupações autorizadas a se cadastrarem como Microempreendedores Individuais (MEI).

A relação completa encontra-se no link abaixo.

Clique aqui para baixar a relação das ocupações

Na mesma resolução eliminou-se a obrigação, para a empresa tomadora, de retenção da contribuição previdenciária do MEI que preste serviços de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos.

Nunca é demais lembrar que a criação do MEI não teve o objetivo de fragilizar as relações de trabalho.
Portanto, não deve o instituto ser utilizado por empresas para a transformação em MEI de pessoas físicas que lhes prestam serviços.

SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL



PERGUNTAS E RESPOSTAS DA RECEITA FEDERAL E DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

3. Onde obter impresso próprio para preenchimento da Dimob?

Esta declaração não está disponível em formulário pré-impresso. No endereço http://www.receita.fazenda.gov.br você encontra o programa. Faça o download para instalá-lo. Importe ou preencha os dados, e depois transmita por intermédio do Receitanet, que está disponível no mesmo endereço eletrônico.

4. No que se refere a operações imobiliárias, em que casos a pessoa física está equiparada à pessoa jurídica?

Quando efetuar incorporação ou loteamento, nos termos dos arts. 1º e 3º, inciso III do Decreto-Lei nº 1.381, de 23 de dezembro de 1974 e art. 10, inciso I do Decreto-Lei nº 1.510, de 27 de dezembro de 1976.

5. O corretor de imóveis autônomo está obrigado a apresentar a Dimob?

Sim, se estiver equiparado à pessoa jurídica por efetuar incorporação ou loteamento.

6. É obrigatória a apresentação da Dimob por empresas que não tenham realizado operações imobiliárias no ano-calendário de referência?

Não, conforme determina o § 3º do art. 1º da Instrução Normativa SRF nº 694, de 13 de dezembro de 200

 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA ESTADUAL
O Icm´s, Ipva  e as  Novidades Tributárias do Estado da Bahia

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE SALVADOR E OUTROS MUNICIPIOS
O Issqn, Iptu, Tff, Itiv e as  Novidades Tributarias

 

AGENDA TRIBUTÁRIA

Receita Federal do Brasil

Setembro 2009

D

S

T

Q

Q

S

S

  

  

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

  

  

  

 

> Diário

 

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

SETEMBRO|09

D

S

T

Q

Q

S

S

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 

 

 

 

 

ESPAÇO DO CONTABILISTA

 

MANCHETES NACIONAIS
Temas contábeis e tributários


ARTIGOS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES CONTÁBEIS

 

NOTICIAS E NOVIDADES NA LEGISLAÇÃO CONTÁBIL
 
Atos publicados pelo Conselho Federal de Contabilidade e CRCBA

ÉTICA, DISCIPLINA E FISCALIZAÇÃO NA  ATIVIDADE CONTÁBIL

SÍMBOLOS DA PROFISSÃO CONTÁBIL

CADUCEU DE MERCÚRIO

ASAS: Símbolo da diligência, ou seja, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.

ELMO: Peça de armadura antiga que protegia a cabeça. Significa a proteção aos pensamentos baixos que leva a ações desonestas.

BASTÃO: Simboliza o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto o patrimônio de quaisquer entidades.

SERPENTES: Simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo mais vantajoso para o cliente.

ANEL

PEDRA: Turmalina rosa clara, ladeada de diamantes.

De um lado o caduceu de mercúrio, que é a insígnia do deus do comércio (bastão que representa o poder; com duas serpentes trançadas, simbolizando a sabedoria e o capacete com duas asas que representam atividade e diligência). Do outro lado, as tábuas da lei, com a legenda "Lex".

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

 

OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

 

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

        presidencia@crcba.org.br            |          ouvidoria@crcba.org.br         |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br               |            registro@crcba.org.br        |     eventos@crcba.org.br  
 

diretoria@crcba.org.br                  |       desenprof@crcba.org.br          |                                                 

 


As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.
 

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antônio José Salles da Silva
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
-
Elionice Ferraz de Souza Cardoso
- Euvaldo Figueredo
- Geraldo Vianna Machado
- Gilson Antônio Carmo da Silva

- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva

- Maria Constança Carneiro Galvão
- Maria do Socorro Galdino Moreira

- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Olívia Marques Troccoli

- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Wilson Oliveira Brito
Presidência
- Maria Constança Carneiro Galvão  

Coordenação
- Antônio Nogueira

Editoração Gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Assessoria de Comunicação
- Leandro Nunes Santos
comunicacao@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.