Edição nº 232 -  22  de Setembro de 2009

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania

 

PARABÉNS, CONTADOR! QUE SEU CAMINHO SEJA ILUMINADO POR CONQUISTAS E REALIZAÇÕES. 

O CRCBA parabeniza os Contadores pelo seu dia (22/09) e deseja que a Classe Contábil alcance a valorização profissional que tanto almeja. È com esse intuito que temos trabalhado incessantemente, através de ações voltadas para o exercício responsável e eficaz da profissão.

 

 

EVENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DO CONTABILISTA DA BAHIA
Congressos, seminários, cursos, palestras, mesas redondas. Etc.

 

CRCBA REALIZA III SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO CONTADOR

Evento reuniu 1.000 participantes em dia repleto de apresentação de palestras e painéis, homenagens ao Contador e peça motivacional


Salão Íris do Hotel Fiesta esteve lotado durante o Seminário.

             O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Fundação Brasileira de Contabilidade- Setorial Bahia (FBC-BA), realizou neste sábado, dia 19/09/2009, o III Seminário em Homenagem ao Dia do Contador (comemorado no dia 22 de setembro), no Salão Íris do Hotel Fiesta, Salvador – BA. Cerca de 1.000 participantes, dentre estudantes de Ciências Contábeis e profissionais da Contabilidade, estiveram presentes para prestigiar as atrações do evento, num momento de congraçamento da Classe Contábil Baiana.

            Com o tema “Contabilidade: uma Ciência além dos números”, o seminário contou com grandes personalidades da Contabilidade nacional, como a Presidente do Conselho Regional do Estado da Bahia, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, o Vice-Presidente de Controle Interno do CFC, Contador Adeildo Osório de Oliveira, o Professor Wilson Thomé Sardinha, responsável por importantes obras de cunho acadêmico e Coordenador da Comissão de Resgate da Memória do CRCBA, dentre outros. 


Presidente Maria Constança faz seu pronunciamento durante abertura do seminário.

A Presidente Maria Constança Carneiro Galvão (CRCBA) fez questão de agradecer a todos os parceiros do Conselho em suas lutas pela valorização do profissional contábil, além de pontuar as principais conquistas após 1 ano e 8 meses de gestão. Dentre elas, mereceram destaque as ações voltadas para a busca do conhecimento (através de seminários, palestras e videoconferências), reestruturação da sede do Conselho (renovação do parque de informática e ampliação do espaço de trabalho), assinaturas de convênios com instituições de ensino (facilitando ao contabilista a ingressar em cursos de graduação e pós-graduação) e projeto para construção de nova sede, mais ampla e moderna, já aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 


Prof. Dr. Edgard Cornachione (FEA – USP) fala sobre o tema central do seminário.

O Prof. Dr. Edgard Cornachione (FEA – USP) deu início aos trabalhos, apresentando a palestra “Contabilidade: uma Ciência além dos números”, mostrando as diversas vertentes presentes na profissão contábil, além dos números em si. O Prof. Dr. Antônio Carlos Ribeiro (ACR), apresentou a palestra “Contabilidade Emocional” e o impacto das emoções no cotidiano do profissional. Houve apresentação do Painel “A Internacionalização da Contabilidade”, coordenado pelo Contador Adeildo Osório de Oliveira (CFC) e Dra. Sônia Gomes (UFBA). Houve ainda a palestra “O perfil do novo profissional de contabilidade frente ao mercado atual”, ministrada pela Profª. Dionei Lessa (UFS e Faculdade Dom Pedro II) e a Palestra “Contador Empreendedor”, por Júlio César Chompannidis (SEBRAE-BA).

Ao fim do evento, houve formatura da primeira turma do Programa Rede Contabilizando o Sucesso, parceria entre o SEBRAE e o Sistema CFC/CRC’s, que visa formar profissionais dinâmicos e aptos ter participação mais efetiva na gestão de empresas. Houve ainda a apresentação da Palestra Motivacional “Planilha FM”, com sátiras ligadas ao contabilista, além de sorteio de brindes e inscrições para a IX Convenção de Contabilistas do Estado da Bahia.

 


IX CONVENÇÃO DOS CONTABILISTAS DO ESTADO DA BAHIA ACONTECERÁ EM SALVADOR

            A cidade de Salvador sediará a IX Convenção dos Contabilistas do Estado da Bahia, entre os dias 08 e 10 de novembro de 2009, no Bahia Othon Palace Hotel. O evento é uma parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Fundação Brasileira de Contabilidade – Setorial Bahia (FBC – BA). Com o tema “Contabilidade e Tecnologia: Desafios e Perspectivas”, serão tratados assuntos acerca da tendência de convergência da prática profissional adotada mundialmente. Também serão apresentados trabalhos científicos e serão oferecidos mini-cursos aos participantes.

PARCELAMENTO DAS INSCRIÇÕES EM CARTÃO DE CRÉDITO E BOLETO BANCÁRIO – FAÇA JÁ A SUA!



REDE CONTABILIZANDO O SUCESSO

IPIAÚ - BA 

Início das inscrições para  preenchimento de vagas para a Turma 06 do Programa Rede Contabilizando o Sucesso na cidade de IPIAÚ - BA.

 

INíCIO DAS AULAS 02 DE OUTUBRO DE 2009 DAS 18H ÁS 22H:

 

As aulas ocorrerão ás Sextas – 08h ás 18h e aos Sábados – 08h ás 18h. Ocasionalmente para o fechamento dos módulos ocorrerá aulas na Quinta a noite (18h ás 22h) e aos Domingos pela manhã (08h ás 12h).

 

LOCAL: Centro Comunitário Batista Sete de Setembro

               Rua José Muniz Ferreira, 67 - Centro

 

Contatos: Delegacia do CRCBA Ipiaú: 73- 3531-1738/5860

email: crcba.del25-ipiau@assemec.com.br

CRCBA – 71 - 2109-4054 – Ramaiana

email:contabilizando@crcba.org.br


 

REDE CONTABILIZANDO O SUCESSO

SALVADOR - BA

Início das inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas para a Turma 07 do Programa Rede Contabilizando o Sucesso na cidade de SALVADOR - BA.

INíCIO DAS AULAS 05 DE OUTUBRO DE 2009 DAS 18h e 30 min às 22h:

 

O Processo seletivo será composto de uma redação que será realizada na sede do CRCBA nos dias: 23 e 24 de setembro nos seguintes horários 09h às 12h e 17h ás 20h.

 

As aulas da turma ocorrerão nos dias: Segunda, Terça e Quarta das 18h e 30min às 22h na sede do CRCBA.

 

Contatos:               CRCBA – 71 - 2109-4054 – Ramaiana

email:contabilizando@crcba.org.br


NOVAS TURMAS

Fique atento para as inscrições das NOVAS Turmas do Programa Rede Contabilizando o Sucesso em sua cidade.

Previsão: 

·         Vitoria da Conquista – 15 de outubro de 2009 - Turma 08;

·         Teixeira de Freitas – 22 de outubro de 2009 – Turma 09.

As aulas ocorrerão ás Sextas – 08h ás 18h e aos Sábados – 08h ás 18h. Ocasionalmente para o fechamento dos módulos ocorrerá aulas na Quinta a noite 18h ás 22 e aos Domingos pela manhã (08h ás 12h).

 

Contatos:       CRCBA – 71 - 2109-4054 – Ramaiana

                       email:contabilizando@crcba.org.br

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA FEDERAL
Simples Nacional, Pis, Cofins, Irpj, Irpf,  Itr, Clss, Cide, Ipi. Contribuição Previdência Patronal Etc

 


  • MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL:
    COMITÊ GESTOR AUTORIZA NOVAS OCUPAÇÕES

     

    O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN nº 67, que acrescentou novas ocupações autorizadas a se cadastrarem como Microempreendedores Individuais (MEI).

    A relação completa encontra-se no link abaixo.

    Clique aqui para baixar a relação das ocupações

    Na mesma resolução eliminou-se a obrigação, para a empresa tomadora, de retenção da contribuição previdenciária do MEI que preste serviços de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos.

    Nunca é demais lembrar que a criação do MEI não teve o objetivo de fragilizar as relações de trabalho.
    Portanto, não deve o instituto ser utilizado por empresas para a transformação em MEI de pessoas físicas que lhes prestam serviços.

    SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL


PERGUNTAS E RESPOSTAS DA RECEITA FEDERAL E DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2008/PergResp/default.htm

Quem está obrigado a entregar a Dimob?

Resp. Pessoas jurídicas e equiparadas que comercializaram imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim; que intermediaram aquisição, alienação ou aluguel de imóveis ou realizarem sublocação de imóveis; bem como aquelas constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios, conforme determina o art. 1º da Instrução Normativa SRF nº 694, de 13 de dezembro de 2006.

2. Qual é o prazo e forma de entrega da Dimob?

Resp A declaração deve ser apresentada até o último dia útil do mês de fevereiro do ano subseqüente ao que se refiram as suas informações. A declaração gravada deve ser entregue pela Internet, utilizando-se a última versão do programa Receitanet disponível, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.

Nos casos de Extinção, Fusão, Incorporação/Incorporada e Cisão Total da pessoa jurídica a declaração de Situação Especial deve ser apresentada até o último dia útil do mês subseqüente à ocorrência do evento.

Tratando-se de Situação Especial “Incorporação”, apenas a Incorporada deve apresentar a Dimob de Situação Especial.

 

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA ESTADUAL
O Icm´s, Ipva  e as  Novidades Tributárias do Estado da Bahia

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE SALVADOR E OUTROS MUNICIPIOS
O Issqn, Iptu, Tff, Itiv e as  Novidades Tributarias

  • 19.682
    Altera dispositivos do Decreto nº 18.019, de 30 de novembro de 2007, que regulamenta o documentário fiscal relativo ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) , estabelece critérios para emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e, e dá outras providências.

     

  • Leis municipais confirmam isenção de tributos para Copa e Jogos Olímpicos

     

  • Lei Municipal ( Salvador ) nº 7.722/2009.
    Concede isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS para a prestação de serviços relacionados aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

 

AGENDA TRIBUTÁRIA

Receita Federal do Brasil

Setembro 2009

D

S

T

Q

Q

S

S

  

  

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

  

  

  

 

> Diário

 

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

SETEMBRO|09

D

S

T

Q

Q

S

S

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 

 

 

 

 

MANCHETES NACIONAIS
Temas contábeis e tributários

ARTIGOS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES CONTÁBEIS

 

ÉTICA, DISCIPLINA E FISCALIZAÇÃO NA  ATIVIDADE CONTÁBIL

PERGUNTAS E RESPOSTA DIRECIONADAS A FISCALIZAÇÃO DO CRCBA

Contabilidade em Entidades Sem Fins Lucrativos

1º Questionamento:
Pergunta: Faço parte de uma associação religiosa/cultural/filantrópica, fundada há 2 anos em minha cidade. Logo de início procuramos assistência profissional que realizasse a contabilidade de nossa instituição. Mas disseram-nos que, como somos uma entidade religiosa e pequena, não seria necessário contabilidade, muito menos feita por técnico. De qualquer modo, todos os anos apresentamos a DIPJ, a RAIS e temos o livro caixa. O livro razão e o diário não temos. Gostaria de saber o que a lei exige para o nosso caso e qual a melhor solução para nós.

Resposta: As entidades sem fins lucrativos estão compostas por pessoas, coisas, fatos e interesses coexistentes e coordenados em torno de um patrimônio com finalidade comum ou comunitária.

Portanto, estão sujeitas a procedimentos contábeis em consonância com a legislação vigente.

Para mais informações consulte o site (www.cfc.org.br) e veja as Resoluções CFC nºs 877/2000, 837/1999 e 838/1999.

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

 

OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

 

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

        presidencia@crcba.org.br            |          ouvidoria@crcba.org.br         |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br               |            registro@crcba.org.br        |     eventos@crcba.org.br  
 

diretoria@crcba.org.br                  |       desenprof@crcba.org.br          |                                                 

 


As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.
 

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antônio José Salles da Silva
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
-
Elionice Ferraz de Souza Cardoso
- Euvaldo Figueredo
- Geraldo Vianna Machado
- Gilson Antônio Carmo da Silva

- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva

- Maria Constança Carneiro Galvão
- Maria do Socorro Galdino Moreira

- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Olívia Marques Troccoli

- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Wilson Oliveira Brito
Presidência
- Maria Constança Carneiro Galvão  

Coordenação
- Antônio Nogueira

Editoração Gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Assessoria de Comunicação
- Leandro Nunes Santos
comunicacao@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.