Edição nº 164 - 25 de Abril de 2008

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania

 

PALAVRA DA PRESIDENTE



Dia do Contabilista

Em comemoração ao Dia do Contabilista, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia iniciou suas homenagens à Classe Contábil baiana, com uma Celebração Eucarística, realizada às 10:00h de hoje, na Sede do Regional.

 

Na oportunidade, foram descerradas, na Galeria de Presidentes do CRCBA, as fotos dos Ex-presidentes  Hélio Barreto Jorge, que exerceu o mandato durante o período de 01/01/2002 a 31/12/2003  e Edmar Sombra Bezerra, que presidiu o Regional no período de  01/01/2004 a 31/12/2005 e 01/01/2006 a 31/12/2007,

 

Estiveram presentes na Sala do Plenário do Regional para as homenagens, aproximadamente setenta pessoas, dentre as quais, os familiares dos homenageados.

As comemorações continuam no Tropical Hotel da Bahia, onde, a partir das 13:00h, a Classe Contábil baiana pode contar com uma programação de palestras e solenidades de Entrega da Medalha “Militino Rodrigues Martinez” e Entrega de Carteiras de Habilitação Profissional.


“A vida é um eterno aprendizado".  

Caríssimos Contabilistas: é com o coração transbordante de satisfação que, junto com valorosos e valiosos Conselheiros e Conselheiras deste Regional, nos colocamos diante dos nobres colegas. Primeiramente agradecidos a Deus pelo dom da vida, que nos dá a gratificante possibilidade de capitanear a Classe de Contabilistas de tão elevada importância nos mais diversos segmentos sociais e que depositaram confiança neste grupo, nos elegendo seus representantes para que, forjados nas lides e lutas, engajados nas políticas de classe e, portanto, revestidos com a honraria de assumir o CRCBA e, em especial, a Presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia para o biênio de 2008-2009, nesta posição, por escolha livre e soberana de expressivo contingente dos que fazem esta honrosa entidade.

Dizia o poeta que devemos saber viver o sabor do nosso tempo. Ao me debruçar na redação destas palavras, trouxe à memória lances de uma trajetória de política classista, ao longo de tantos anos, que reconheço entrelaçada e em boa parte tributária da construção do coletivo chamado CRCBA.

Na história de vida do CRCBA, figuras renomadas ocuparam a sua Presidência como o saudoso Militino Rodrigues Martinez, que também foi Presidente do Conselho Federal de Contabilidade por dois mandatos, Walter Crispim da Silva, Romeu Martim Bião, José Antônio Moreira Icó da Silva, Sudário de Aguiar Cunha, Adeildo Osório de Oliveira, hoje vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, Hélio Barreto Jorge, Edmar Sombra Bezerra e todos deixaram as suas marcas positivas nas suas administrações.

Hoje, na Presidência do CRCBA, depois desta longa trajetória, aprendemos que toda caminhada sempre começa com o primeiro passo. Desistir, nunca! Sempre ir à luta com fé, garra, serenidade, confiança e determinação, respeitando e valorizando a profissão que tanto amamos e que nos tem concedido frutos dignificantes.

Impulsionados pelo privilégio e a responsabilidade de vislumbramos novos tempos, onde os desafios são crescentes, precisamos quebrar paradigmas - tudo pela classe, para a classe, para o profissional baiano e brasileiro – e, o Portal da Legislação do Contabilista (www.crcba.org.br/portal), bem como o Site de Oportunidades de Empregos (web.crcba.org.br/oportunidade), ora lançados, fazem parte desta nova visão. Afinal, nós fomos criados para construirmos pirâmides e versos, descobrirmos continentes e mundos, e caminharmos sempre, com um saco de interrogações em uma mão e uma caixa de possibilidades na outra.

Nossas metas consistem em fazer cumprir o Plano de Trabalho para o exercício, focando a qualificação profissional, através de educação continuada, tanto para os contabilistas quanto para os servidores do Regional, além de ter como grande meta para esta gestão, a aquisição de um terreno para a construção de nova sede, garantindo assim, um atendimento eficaz, eficiente e efetivo a você, Contabilista, com quem temos o compromisso de servir com zelo, ética e transparência.

Maria Constança Carneiro Galvão
Presidente do CRCBA

Lançamentos:

 

 

MANCHETES

ARTIGOS CONTÁBEIS

NOVIDADES NA LEGISLAÇÃO DA PROFISSÃO CONTABIL – CRCBA – ATOS DO CRCBA E CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

  • RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.121/08.

    Aprova a NBC t 1 – Estrutura Conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações Contábeis.


 

VICE-PRESIDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO

COMENTÁRIOS DA SEMANA

 

ATOS JURÍDICOS DA ESFERA ESTADUAL – LEGISLAÇÃO DO ICMS, SIMBAHIA E OUTROS TRIBUTOS


LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

 

IMPOSTOS E TRIBUTOS ADMINISTRADOS PELA RECEITA FEDERAL DO BRASIL.

  • ME e EPP NÃO OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL

    Recolhimento de IPI nas ME e EPP não optantes pelo Simples Nacional

    Considerando o grande número de consultas recebidas a respeito da crítica do PGD DCTF relativamente ao código 1097- 02, a Receita Federal esclareceu que:

    As ME e EPP não optantes pelo Simples tinham prazo de recolhimento do IPI diferenciado.

    Porém, com a edição da LC 123, de 2007, que revogou a Lei 9.841/99, esse prazo diferenciado deixou de existir a partir de julho/2007.

    Contudo, somente a partir de dezembro é que a agenda tributária foi alterada. Em vista do disposto decidiu-se que não deveriam ser cobrados acréscimos legais relativamente aos pagamentos efetuados no período em que a agenda estava incorreta, motivo pelo qual a tabela do Validador DCTF Receitanet somente foi alterada a partir do mês de novembro, uma vez que a agenda foi acertada em dezembro, referindo-se aos fatos geradores de novembro em diante.

    Resumindo, para os meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2007, para todos os efeitos, o IPI das ME/EPP não optantes pelo Simples Nacional continuou com período de apuração mensal. Os códigos são: 0668/02, 1020/02 e 1097/02.

    A partir de dezembro/2007, as ME e EPP não optantes pelo Simples Nacional entraram na regra geral com relação ao vencimento e também aos códigos de receita, ou seja, aquilo que elas recolhiam no código 1097 passou a ser o mesmo que as demais empresas recolhiam nos códigos 0676, 1097 ou 5123. Desse modo, esses são os códigos que devem ser informados na DCTF Semestral relativa ao 2º semestre de 2007, para os optantes nessa situação.

    Publicado por www.crc-ce.org.br


  • IRPF - Pessoas que podem ser consideradas dependentes para os efeitos da legislação do Imposto de Renda

  • Dacon mensal/semestral - Aprovada nova versão do programa gerador para preenchimento do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Mensal-Semestral (Dacon Mensal-Semestral 1.1)

 

Direitos do Contribuinte


OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

 

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

        presidencia@crcba.org.br            |          ouvidoria@crcba.org.br         |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br               |            registro@crcba.org.br        |     eventos@crcba.org.br

 


As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.
 

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antônio Carlos Ribeiro da Silva
- Antônio José Salles da Silva
- Antonio Roberto de Souza
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
-
Elionice Ferraz de Souza Cardoso
- Erivaldo Pereira Benevides
- Euvaldo Figueredo

- Geraldo Vianna Machado
-
Gilson Antônio Carmo da Silva
- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva
- Maria Constança Carneiro Galvão
-
Maria do Socorro Galdino Moreira
- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Olívia Marques Troccoli

- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Welington Menezes Ferraz
- Wilson Oliveira Brito
Presidência
- Maria Constança Carneiro Galvão  

Coordenação
- Antônio Nogueira

Editoração Gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!


As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.