Edição nº 152 - 25 de Janeiro de 2008

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania


O CRCBA mudou.

Você acompanhou essas mudanças?

Após quatro anos, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia encerra uma importante etapa de sua trajetória. Marcado por expressivas mudanças, esse período incluiu desde reestruturações físicas na sede do Conselho até uma reavaliação de seu modelo organizacional.

“Superamos desafios e realizamos avanços significativos. Estamos entregando um conselho mais maduro, moderno e orientado para o futuro. Considero importante concluir essa gestão celebrando as mudanças e compartilhando-as com a classe contábil”, afirma o Presidente do CRCBA, Edmar Bezerra.

Melhorias na prestação de serviços, planejamento, novas diretrizes, desburocratização de processos, constituição de novas comissões e áreas, estreitamento da relação tanto com contabilistas quanto com parceiros, ampliação de investimentos, bem como da quantidade de cursos e eventos realizados. Essas são apenas algumas das realizações alcançadas nos últimos anos.

Para que você conheça melhor cada mudança estaremos lhe enviando informações continuamente no decorrer das próximas semanas. Você também pode acessar as informações na íntegra através do endereço www.ocrcbamudou.com.br.

 

LEGISLAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL ( Supersimples )

  • Atenção: Prazo final para opção e exclusão do Simples Nacional  - Faltam  5 dias para o fim do prazo.

  • Simples Nacional: Livros Contábeis e Fiscais Obrigatórios

  • Publicações de Resoluções do Comitê gestor
    Duas novas resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) foram aprovadas e publicadas no DOU de 28 desse mês.
    A Resolução CGSN nº 28
    trata da contabilidade simplificada para as empresas optantes, que observará regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. É importante lembrar que empreendedor individual com receita bruta anual de até R$ 36 mil está dispensado da escrituração contábil.
    A Resolução CGSN nº 29
    altera, a partir de 2008, os efeitos da opção para as empresas em início de atividade. Em 2007, a empresa era considerada optante a partir do último deferimento de inscrição (Estadual ou Municipal). A partir de agora, os efeitos retroagem à data de abertura constante do CNPJ..


 

NOTA DE FALECIMENTO

Foi sepultado no ultimo dia 21 em Itabuna –Bahia, vítima de acidente de transito, o Técnico em contabilidade, Andrei Quinteiro de Matos, também estudante de Ciências contábeis da FACSUL e pessoa de muita estima na comunidade contábil daquela cidade. Nossas condolências a família enlutada.

ESPAÇO DO CONTABILISTA

CONSULTA PARA VISITANTES EM NOSSO SITE, WWW.CRCBA.ORG.BR REFERENTE CONTABILISTAS E ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS REGISTRADOS NO CRCBA

O site do CRCBA, www.crcba.org.br, já disponibiliza para o público em geral, em especial para aqueles que pretendam contratar ou que já contrataram um contabilista ou uma organização contábil (Escritório Individual e Escritório Sociedade) informação acerca da situação do registro de profissionais ou do cadastro de escritórios junto a este Órgão.

Para tanto, acesse o nosso site na seção “Cadastro do CRCBA”, selecione o item “Visitante” e, em seguida, deverá ser escolhida uma das seguintes opções: “Profissional”, “Escritório” (Sociedade) ou “Escritório Individual”.

Da pesquisa poderá ser obtida uma das seguintes respostas:

1.      ATIVO / REGULAR – O contabilista (ou a organização contábil) encontra-se registrado e completamente regular junto ao Órgão;

2.      ATIVO / * - O contabilista (ou a organização contábil) encontra-se registrado, todavia, apresenta alguma pendência junto ao Órgão;

3.      BAIXADO – O contabilista encontra-se baixado junto ao Órgão, estando inabilitado para o exercício da profissão contábil, devendo tal fato ser comunicado ao Órgão. Por outro lado, tratando-se de uma organização contábil, esta possui o registro cadastral baixado junto a este Órgão.

4.      REGISTRO NÃO ENCONTRADO!” – O contabilista não possui registro junto ao Órgão ou trata-se de um profissional sem formação técnica em Contabilidade, estando, em ambas as situações, inabilitado para o exercício da profissão contábil, devendo, também, tal fato ser comunicado ao Órgão. Por outro lado, tratando-se de uma organização contábil, esta não possui cadastro de escritório junto a este Órgão.

Atenção!!! Alertamos que o consulente deverá estar de posse do número de registro/cadastro ou do nome completo do contabilista/organização contábil para efetuar, com sucesso, a sua consulta cadastral junto ao nosso site, pois a digitação errada de alguma informação poderá acarretar na não localização do profissional ou da organização contábil em nosso banco de dados.

Na dúvida, consulte o nosso Órgão!

Telefone: 71 2109-4000
E-mail: informatica@crcba.org.br

 

 

MANCHETES

ARTIGOS CONTÁBEIS

NOVIDADES NA LEGISLAÇÃO DA PROFISSÃO CONTABIL – CRCBA – ATOS DO CRCBA E CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE.

Responsabilidade

banner aud publica

VICE-PRESIDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO

 

COMENTÁRIOS DA SEMANA

 

LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIA - FEDERAL

  • Medida provisória nº 413/2008.
    Dispõe sobre medidas tributárias destinadas a estimular os investimentos e a modernização do setor de turismo, a reforçar o sistema de proteção tarifária brasileiro, a estabelecer a incidência de forma concentrada da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS na produção e comercialização de álcool, altera o art. 3o da Lei no 7.689, de 15 de dezembro de 1988, e dá outras providências.

 

ATOS JURÍDICOS DA ESFERA ESTADUAL – LEGISLAÇÃO DO ICMS, SIMBAHIA E OUTROS TRIBUTOS

  • DOE: 19 e 20.01.2008
    Documento: DECRETO Nº 10.840/08
    Procede à Alteração nº 99 ao Regulamento do ICMS e dá outras providências.

  • DOE: 18.01.2008 
    Documento: DECRETO Nº 10.839/08
    Dispõe sobre prazo especial para recolhimento do ICMS devido pelos contribuintes vinculados à campanha de promoção de vendas denominada “Liquida Salvador -2008” .

     

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

IMPOSTOS E TRIBUTOS ADMINISTRADOS PELA RECEITA FEDERAL DO BRASIL.

OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

 

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

        presidencia@crcba.org.br            |          ouvidoria@crcba.org.br         |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br               |            registro@crcba.org.br        |     eventos@crcba.org.br

 


As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.
 

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antônio Carlos Ribeiro da Silva
- Antônio José Salles da Silva
- Antonio Roberto de Souza
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
-
Elionice Ferraz de Souza Cardoso
- Erivaldo Pereira Benevides
- Euvaldo Figueredo

- Geraldo Vianna Machado
-
Gilson Antônio Carmo da Silva
- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva
- Maria Constança Carneiro Galvão
-
Maria do Socorro Galdino Moreira
- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Olívia Marques Troccoli

- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Welington Menezes Ferraz
- Wilson Oliveira Brito
Presidência
- Maria Constança Carneiro Galvão  

Coordenação
- Antônio Nogueira

Editoração Gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!


As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.