Edição nº 119 - 18 de Maio de 2007

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania  


EVENTOS EM DESTAQUE


IMPERDÍVEL CURSO AVANÇADO DE SINTEGRA

 

Investimento: R$ 100,00  

Professor, Contador  e Consultor Tributário:   Antonio Carlos Santana
Local: Fundação Visconde de Cairu

Data:
31.05/2007

Horário: 08 as 12:00  e das 14:00 as 18:00

Deposito na conta:
41.698-3  ag. 3457-6   Banco do Brasil

 

Maiores informações:  

 

Tel.: 71.3271 0349  
Ficha de inscrição:
www.conaprof.com.br, 
conaprof@conaprof.com.br

 

Inscreva-se já vagas limitadas! 

 

Certificado, lanche e gratuidade para quem inscrever 4 pessoas.


 

SUPERSIMPLES.

PALESTRAS REALIZADAS.

Jacobina, Senhor do Bomfim, Juazeiro, Salvador e Feira De Santana.

Essas foram às cidades que durante o período de 11 a 19 desse mês o CRCBA, com a coordenação da sua Ouvidoria Geral, realizou palestras sobre o novo ordenamento jurídico estabelecido pela Lei complementar 123/2006 e que tem previsão para inicio em Julho próximo.

 As Palestras foram realizadas pelo Conselheiro Antonio nogueira, Vice-Presidente de Fiscalização, ética e Disciplina desse regional e especialista no Assunto.

Centenas de profissionais e estudantes, em cada cidade estão sendo treinados para melhor aperfeiçoamento do SIMPLES NACIONAL e do NOVO ESTATUTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Também foram registrados presenças de  dezenas de empresários interessados no saber da nova legislação que propicia tratamento diferenciado e privilegiado a estas empresas.

Alem dessas cidades, já foram realizadas palestras em Ilhéus, Porto Seguro, Teixeira de Freitas. Outras virão. Informem-se em nosso site www.crcba.org.br no link de  eventos.

PALESTRA SOBRE SISTEMA BRASILEIRO DE CONTABILIDADE.

Pela noite do dia 09 nas dependências da UNEB, na cidade de Senhor do Bomfim, mais de 120 profissionais e estudantes tiveram acesso a palestra sobre o sistema Brasileiro de  contabilidade ( CFC/CRC´S) ministrado pelo  Vice-Presidente de Controle Interno do CRCBA, Conselheiro  Helio Barreto Jorge.

SEGUNDO FORUM DA MULHER CONTABILISTA DO SUL DO ESTADO DA BAHIA.

Realizado no ultimo dia 11, em Itabuna, com a presença dos conselheiros, Helio Barreto Jorge, Maria Constança Carneiro Galvão, Erivaldo Benevides, Valdeci da Paixão e do ouvidor assistente, Wellington Ferraz, entre outras representatividades da classe contábil, dentre eles diversos Delegados do CRCBA, SUCESSO fora o sentimento unânime sobre a realização do Segundo Fórum da Mulher Contabilista do Sul do Estado. Mais de 150 mulheres contabilistas se fizeram presentes e assuntos de relevância da profissão contábil e da participação da Mulher contabilista no cenário atual da contabilidade, foram os temas mais debatidos. Aos organizadores, nossos agradecimentos. Impecável a organização.

SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE AVANÇADA EM FEIRA DE SANTANA.

Realizado na Progressista cidade de Feira de Santana o Seminário de Contabilidade. O conclave abordou diversos temas de interesse da classe contábil  e teve como temas principais:

Audiência Pública

 

Com Órgãos Públicos, como:  CEF – Caixa Econômica Federal;  JUCEB – Junta Comercial do Estado da Bahia;– PMFS – Prefeitura Municipal de Feira de Santana; SEFAZ - Secretaria da Fazenda Estadual;Secretaria da Receita Federal;INSS - Instituto Nacional da Previdência Social;  Audiência Pública CRCBA, Entidades Contábeis do Estado da Bahia e Contabilistas

 

Sob a coordenação de Edvaldo Paulo de Araújo e Welington Menezes Ferraz, Ouvidores do CRCBA com a participação do Presidente do CRCBA, Conselheiros, Delegados e Presidentes das Entidades Contábeis do Estado da Bahia.

As Várias Faces da Mulher
      Palestrante: Maria Constança Carneiro Galvão.


SISTEMA CFC x CRC´s
     Palestrantes: Hélio Barreto Jorge
                         Erivaldo Pereira Benevides

ATITUDE & CIA
     Palestrante: Edvaldo Paulo de Araújo

SUPERSIMPLES
     Palestrante: Antônio  Nogueira

Contabilidade e os Novos Tempos
     Palestrante: Professor Adeíldo Osório de Oliveira.

 

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE MOBILIZA PRESIDENTES DOS CRC´S SOBRE O NOVO SISTEMA GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

 

Nosso presidente Edmar Sombra Bezerra, esteve em Brasília, juntamente com os demais presidentes de todos os CRC´s do Brasil, a fim de planejarem o aperfeiçoamento dos profissionais da contabilidade sobre a nova norma geral aplicável as micro e pequenas empresas, dentre outros assuntos de relevância da profissão.

VI ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA.
FLORIONOPOLIS – 06 a 09 DE JUNHO/007.

Encontro amplia a visibilidade da mulher na área contábil


A Contabilidade é uma profissão considerada predominantemente masculina. Ao longo dos anos, porém, essa preponderância quantitativa vem diminuindo: em 1950, em nível nacional, o percentual de mulheres na profissão era de 4,3%; em 1990, esse índice subiu para 31,7%; e, hoje, dos 400 mil profissionais contábeis, 37% são mulheres. Entre os fatores que contribuem para essa progressão, está o aumento da visibilidade da participação feminina em importantes cargos e instâncias decisórias da área contábil. Expoente do calendário de eventos de valorização das profissionais da categoria, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC) realiza de 7 a 9 de junho, em Florianópolis (SC), a sua sexta edição. As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de maio.
Por que participar
O contato com os temas mais atuais e relevantes para a área, abordados por profissionais consagrados, possibilitam a atualização técnica que faz a diferença no dia-a-dia de trabalho. Além disso, participar de um evento do porte do VI ENMC traz a chance do entrosamento, da troca de informações com outros profissionais, ampliando a rede de contatos pessoais, fator considerado fundamental no mercado de trabalho atual.
A programação do VI Encontro Nacional da Mulher Contabilista foi cuidadosamente preparada para proporcionar o debate de temas essencialmente técnicos e também de outros assuntos de interesse mais geral, guardando ainda espaço para a descontração.
A solenidade de abertura, no dia 7 de junho, terá a presença da presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Nilson José Göedert; do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Carlos José de Lima Castro; e do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Antonio de França. Promete encantar os presentes a interpretação do Hino Nacional pela cantora Marina Elali.
A programação inclui os painéis "Governança Corporativa" (dia 8) e "Controle e transparência nas gestões públicas e privadas" (dia 9), a serem desenvolvidos por profissionais de importantes empresas e instituições nacionais. Serão também realizadas as palestras "Mulher: síntese particular de múltiplas competências" (dia 8), pela diretora acadêmica da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco do Maranhão, Ceres Murad; "Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras de sucesso" (dia 8), pela escritora Betânia Tanure; e "O valor do equilíbrio para o alto desenvolvimento profissional" (dia 9), pelo headhunter e escritor Robert Wong.
Além disso, a programação prevê a apresentação da peça teatral "Os homens são de marte... e é pra lá que eu vou" (dia 8), com interpretação de Mônica Martelli, e de um talk show (dia 9), sob a coordenação da apresentadora de televisão Leila Ferreira. O lazer ficará por conta de duas festas noturnas: "Noite da Magia" (dia 7) e "Festas Catarinenses" (dia 8).
As inscrições podem ser feitas no site: www.encontromulher.com.br

 

 

MANCHETES

ARTIGOS CONTÁBEIS.


 

VICE-PRESIDENCIA DE FISCALIZAÇÃO


COMENTÁRIOS DA SEMANA.

 


LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIA - FEDERAL

 

ATOS JURIDICOS DA ESFERA ESTADUAL – LEGISLAÇÃO DO ICMS, SIMBAHIA E OUTROS TRIBUTOS

DOE: 11.05.2007  |  Documento: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 23/07

Fixa a base de cálculo para efeito de incidência do ICMS, na primeira operação realizada pelos produtores, com diversos produtos inseridos na categoria de cereais e outros, nas operações internas e interestaduais.

DOE: 11.05.2007  |  Documento: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 20/07

Fixa a base de cálculo para efeito de incidência do ICMS, na primeira operação realizada pelos produtores, com diversos produtos inseridos na categoria de sucatas, nas operações internas e interestaduais.

DOE: 10.05.2007  |  Documento: DECRETO Nº 10.341/07

Dispõe sobre o recadastramento no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia (CAD-ICMS) dos contribuintes que exerçam atividades enquadradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 com os códigos nº 4681-8/01, 4681-8/02, 4682-6/00 e 4731-8/00.

ATOS JURIDICOS DA ESFERA MUNICIPAL – LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS MUNICIPAIS DE SALVADOR

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA

IMPOSTOS E TRIBUTOS ADMINISTRADOS PELA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL.

 

SUPERSIMPLES – COMEÇE A ENTENDER A LEGISLAÇÃO.

OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 


COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

presidencia@crcba.org.br                           |          ouvidoria@crcba.org.br                             |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br                                 |            registro@crcba.org.br                             |     eventos@crcba.org.br 

Clique abaixo e confira:

 

Livros e Artigos Contábeis

Leis e Normas de Rotina do Contabilista

Links Úteis

 

 

As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.  

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antonio Roberto de Souza
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Dante Albano Menezes Lopes
- Edmar Sombra Bezerra
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
- Erivaldo Pereira Benevides
- Geraldo Vianna Machado
- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Carlos Andrade
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva
- Maria Constança Carneiro Galvão
- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Valdeci Santos Pereira
- Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes
- Wilson Oliveira Brito 
Presidência
- Edmar Sombra Bezerra  

Coordenação
- Antonio Nogueira

Editoração gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

 

 

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.