Edição nº 117 - 04 de Maio de 2007

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania  


ELEITA NOVA DIRETORIA DO SESCAP – BAHIA.

 

SESCAP –  BAHIA TEM  NOVA  DIRETORIA.

 

Em eleição realizada no  ultimo dia 02, a chapa única encabeçada por DORYWILIANS BOTELHO DE AZEVEDO  fora eleita a nova diretoria  do SESCAP-BAHIA e que comandará  seus destinos pelo próximo triênio 2007/2010.

 

A nova diretoria ficou assim composta:

 

DIRETORIA EFETIVA:

Presidente: Dorywillians Botelho de Azevedo

Vice-presidente: Fernando César Passos Lopo

Diretor Administrativo: André Luiz Lago Martinez

Diretor Financeiro: Roberto Carlos de Jesus Conceição

Diretor de Eventos: Marco Aurélio dos Santos de Moura

Diretor de Tecnologia: Leonídio Freitas de Souza

Diretor de Assuntos Legislativos: Valdemiro Nogueira Cerqueira

Diretor Regional: Edson Daltro Bonfim

 

DIRETORIA SUPLENTE:

Neuseny Sereno Barreto

Ana Lúcia Santos Barros da Silva

Valdi José Santos

Altino do Nascimento Alves

Helissandra Maria Jorge Medrado

Welligton Menezes Ferraz

Euvaldo Figueiredo

Clarisse Terezinha Krelling

 

CONSELHO FISCAL EFETIVO:          CONSELHO FISCAL SUPLENTE.

Valdomiro José Santos                          Carlos Luiz Alves Barreto

Reinaldo Cardoso da Silveira                  Fernando Antonio do Amaral

Edmilson Bispo Gonçalves                      Erivaldo Pereira Benevides

 

REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO NACIONAL – EFETIVOS

Dorywillans Botelho de Azevedo

Fernando César Passos Lopo

 

REPRESENTANTES DA FEDERACÃO NACIONAL – SUPLENTES

Leonidio Freitas de Souza

José Carlos Alves Silveira

 

 

Nossos parabéns aos recém eleitos e os votos  pela realização de trabalho profícuo em prol das organizações da contabilidade.

 

A diretoria que concluiu o mandato, encabeçada pelo querido FERNANDO CESAR PASSOS  LOPO  nossas homenagens pelo belíssimo trabalho realizado e a esperança de que as conquistas serão mantidas e que os frutos do trabalho plantado sejam colhidos em abundancia pela atual e futuras administrações.

PARA SUA REFLEXÃO

  • VOCÊ SABIA?

1) Que a fiscalização do CRC-BA está visitando as empresas para identificar se possuem contabilista responsável pela sua contabilidade e se o mesmo é habilitado junto ao CRC-BA? E caso não seja, a empresa será notificada a apresentar o nome do profissional no prazo de 10 dias?

2) Que a DECORE é um instrumento de valorização profissional? E que o CRC-BA está fiscalizando o mau uso desse documento, sem a competente comprovação da renda a ela vinculada?

3) Que o CRC-BA já abriu Inquérito Policial e processou alguns falsos contabilistas que vinham exercendo a profissão irregularmente? E que estes foram apenados pela Justiça?

4 Que o CRC-BA é uma autarquia Federal com poder de polícia para Fiscalizar a profissão contábil, auditada pelo Conselho Federal de Contabilidade e fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União, ainda que seus recursos advenham, exclusivamente, das anuidades dos contabilistas?

5) Que todos os conselheiros do CRC, inclusive o presidente, exercem cargos considerados relevantes, portanto sem remuneração?

6) Que a pedra do anel do contabilista é "turmalina rosa clara", ladeada de diamantes?

7
) Que nas lutas do CRC-BA  e demais CRC´S junto ao Conselho Federal, a entidade conseguiu reduzir o valor da anuidade dos técnicos em relação aos contadores?

8) Que os escritórios individuais com até 5 (cinco) colaboradores, incluindo o titular, não pagam mais anuidades para o CRC-BA?

9) Que a Carteira de Contabilista, no caso de furto ou roubo, com o B.O. pode ser emitida a 2ª via sem o pagamento de taxa?

10 Que com o objetivo de promover mais ainda, a "Valorização Profissional", o CRC-BA baixou de ofício centenas de registros que se encontravam inadimplentes com órgão com mais de duas anuidades? 

11) Que o CRC-BA, para atender aqueles contabilistas que se encontram em dificuldades financeiras e inadimplentes com o órgão, concedeu, através de medida resolutiva, redução de até 100% nos juros e multas de débitos anteriores a 2007, conforme a quantidade de parcelas e que o prazo para solicitar esse benefício se estende até 30 de junho próximo?

12) Que o CRC-BA instituiu as Comissões: Mulher Contabilista, para discutir com essas profissionais as suas necessidades, bem como desenvolver ações conjuntas?

13) Que de acordo com o Novo Código Civil, (art. 1.178), o contabilista é considerado preposto dos seus clientes, e como tais são pessoalmente responsáveis perante os proponentes pelos atos culposos que praticarem no exercício de suas funções?

14) Que o contabilista é obrigado a manter Contrato de Prestação de Serviços Contábeis com os seus clientes? E que a sua falta é infração e poderá gerar multa?

15) Que a não atualização do endereço do contabilista ou da organização contábil no cadastro do CRC-BA é infração e pode gerar multa?

16) Que o CRC-BA dispõe de 37 delegacias regionais no interior do Estado e dezenas  representações,  como medida de descentralização das ações do órgão?

17) Que através de uma senha fornecida pelo CRC-BA o contabilista pode acessar o seu cadastro, emitir boletos e emitir sua certidão de regularidade sem nenhum ônus?

os empresários a contratar somente contabilista registrado e regular com o Conselho?

18) Que a execução da contabilidade é obrigatória para todas as empresas e que é um grande diferencial de valorização profissional perante o seu cliente?

 

EVENTOS EM DESTAQUE

SUPERSIMPLES SERÁ DEBATIDO EM PALESTRA.

Estaremos realizando palestras sobre o supersimples no decorrer desse mês de maio nas seguintes cidades:

Salvador – dia 16.

Feira de Santana – dia 18.

Senhor do Bomfim – dia 11.

Jacobina – dia 11.

Juazeiro – dia 12.

Faça sua inscrição aqui.

 

MANCHETES

  • Auditoria menor ganha com rodízio
    Enquanto grandes companhias de auditoria sentem-se prejudicadas com a instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as auditorias menores vêem boas possibilidades nesta determinação
  • Emissor de cupom fiscal vai ganhar um espião
    Novos aparelhos terão uma porta que vai permitir ao fisco acesso online das vendas

  • O peso dos impostos
    Se a sociedade perceber que o dinheiro arrecadado é bem empregado, há mais fácil assimilação da exigência tributária de que o brasileiro paga muito imposto?

  • Tributação por analogia
    Circula nos meios jurídicos e empresariais um preocupante projeto de lei pretensamente regulamentador do parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional

  • A Emenda 3 e as profissões liberais
    A Emenda 3 é a única possibilidade do liberal encontrar trabalho

  • Juntas Comerciais unem-se ao Fisco
    Considerada parte fundamental para a simplificação das relações entre empresas e poder público, as Juntas Comerciais estão em processo de aproximação das Fazendas estaduais



ARTIGOS CONTÁBEIS.



 

VICE-PRESIDENCIA DE FISCALIZAÇÃO

 


COMENTÁRIOS DA SEMANA.

 

  • Contabilidade Gerencial e o Ambiente Empresarial
    Autor: Olindo Baião / Érica Cezário / José Antônio Santos Cerqueira Lima / Paulo Roberto Santana
    A Contabilidade Gerencial como uma ciência social, definida como um processo de análise contábil e financeira e de grande importância para tomada de decisão do administrador

 

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

  • Nova versão do Aplicativo Cliente da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF)

  • Justiça padroniza valor de perícias trabalhistas
    O Conselho Superior da Justiça do Trabalho editou Resolução com o objetivo de dar um teto de R$ 1 mil para os honorários periciais


  • Prazo para pagamento das verbas rescisórias - Multa - Nova Orientação Jurisprudencial
    O pagamento das parcelas constantes do Termo de Rescisão deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

    a) até o 1º dia útil imediato ao término do contrato; ou
    b) até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização ou dispensa de seu cumprimento.

    De acordo com o art. 477, § 8º da CLT, a inobservância destes prazos sujeitará o empregador à autuação administrativa e ao pagamento, em favor do empregado, de multa no valor equivalente ao seu salário, corrigido monetariamente, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador tiver dado causa à mora.
    Entretanto, foi publicada a Orientação Jurisprudencial do TST nº 351 da SDI-I, que dispõe: “Incabível a multa prevista no art. 477, § 8º, da CLT, quando houver fundada controvérsia quanto à existência da obrigação cujo inadimplemento gerou a multa”
    Em outras palavras, não acarretará o pagamento desta multa quando houver fundamentada controvérsia acerca do cumprimento de uma obrigação.

    Publicado por www.iob.com.br


LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA

IMPOSTOS E TRIBUTOS ADMINISTRADOS PELA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL.

 

SUPERSIMPLES – COMEÇE A ENTENDER A LEGISLAÇÃO.

  • Supersimples
    Autor: Dilson França Lange / Emanuel Gonçalves
    Questionamentos Tributários


OUTRAS FONTES FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 


COMITÊ DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Como você está recebendo o BOLETIM ELETRÔNICO do CRCBA?

Suas críticas e sugestões serão bem vindas, participe você também da gestão do CRCBA.

 

Envie suas sugestões para: 

 

presidencia@crcba.org.br                           |          ouvidoria@crcba.org.br                             |     fiscalizacao@crcba.org.br 

 

eboletim@crcba.org.br                                 |            registro@crcba.org.br                             |     eventos@crcba.org.br 

Clique abaixo e confira:

 

Livros e Artigos Contábeis

Leis e Normas de Rotina do Contabilista

Links Úteis

 

 

As informações contábeis e tributárias aqui publicadas não representam a totalidade das introduções e novidades da legislação, mas tão somente algumas selecionadas nos meios de comunicação. Continue utilizando as outras fontes de informação de seu habitual acesso. Elas são e continuarão sendo, fontes imprescindíveis para seu aperfeiçoamento profissional.  

 

EXPEDIENTE DO BOLETIM ELETRÔNICO DO CRCBA

Comitê Editorial

- Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
- Antonio Roberto de Souza
- Areudo Barbosa Guimarães
- Carlos Luis Alves Barreto
- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
- Dante Albano Menezes Lopes
- Edmar Sombra Bezerra
- Edmilson Bispo Gonçalves
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
- Erivaldo Pereira Benevides
- Geraldo Vianna Machado
- Graciela Mendes Ribeiro Reis
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- Iara Luisa de Santana Dórea
- José Carlos Andrade
- José Raimundo Alves Reis
- José Roberto Ferreira da Silva
- Maria Constança Carneiro Galvão
- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Raimundo Diorandes de Brito
- Raimundo Santos Silva
- Robson da Silva Martins
- Valdeci Santos Pereira
- Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes
- Wilson Oliveira Brito 
Presidência
- Edmar Sombra Bezerra  

Coordenação
- Antonio Nogueira

Editoração gráfica
- Coordenação de Informática - Érick Nilson - informatica@crcba.org.br

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

 

 

As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico do CRCBA são extraídas dos principais periódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.