Acesse o Boletim Eletrônico - CRCBA no seu navegador: http://www.crcba.org.br/boletim
Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia
Edição n.º 47 - 09 de novembro de 2005

Profissão Contábil: Instrumento de Cidadania

Prestando Contas

Contador Edmar Sombra Bezerra - Presidente do CRCBAPrezado(a) contabilista,

O CRCBA mantém sua gestão focada em Educação Continuada disseminando conhecimentos para os contabilistas em todo o estado da Bahia, estando seus gestores convictos de que dessa forma estará atendendo aos anseios do mercado e desenvolvendo a credibilidade da Classe Contábil em relação à sociedade.

No ano de 2004 foram realizados 42 eventos de curta duração (01 dia), em diversas cidades do Estado, como Alagoinhas, Barreiras, Camacã, Camaçari, Eunapólis, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itaberaba, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Valença, Vitória da Conquista e Xique-Xique, atingindo 2940 profissionais. Em 2005, até o mês de agosto, já foram oferecidos 41 eventos dessa natureza, com a participação de 2.614 contabilistas, nessas diversas cidades, posição que já assegura um importante aumento dessa atividade em relação ao ano anterior, haja visto que a programação desses eventos continuará até o mês de dezembro.

O Projeto Contabilizando o Sucesso já abrange sete turmas, em seis cidades (Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Eunapólis, Itabuna e Vitória da Conquista), sendo que duas turmas já concluíram as atividades em sala de aula (1ª de Salvador e Santo Antônio de Jesus). O Programa tem sido um sucesso e abrirá novas turmas no próximo ano.

O Programa Excelência em Contabilidade está sendo desenvolvido, atualmente, através de realizações de cursos de Pós-Graduação mediante convênios firmados com as IES: Fundação Visconde de Cairu, Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA, Faculdade Jorge Amado, Fabac, Faculdade São Salvador, Universidade Católica do Salvador, , sobre temas como Contabilidade Gerencial, Perícias Contábeis, Análise Econômica-Finaneira, (Área Pública), Consultoria Contábil Financeira, dentre outros, com participação de cerca 500 Contadores.

Outros projetos estão sendo desenvolvidos, a exemplo o Programa de Educação Continuada para auditores, Boletim Eletrônico, Programa de Integração Estudantil, e a inesquecível 26ª Conferência Interamericana de Contabilidade, que foi realizada em Salvador, no período de 23 a 26 de outubro de 2005, evento internacional que é realizado a cada dois anos e que aconteceu no Brasil há 23 anos (em 1983).

Os Gestores do CRCBA estão conscientes de que somente com desenvolvimento profissional será alcançado a credibilidade exigida pela sociedade e a Classe Contábil estará na vanguarda para disponibilizar a contabilidade como instrumento de cidadania.

Veja abaixo, nesta edição especial, um pouco do muito que fizemos em Educação Continuada em prol da classe contábil e avalie nossa atuação.

Saudações Contábeis,

Edmar Sombra Bezerra
Presidente do CRCBA

 

26ª CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE

Veja aqui tudo sobre a inesquecível 26ª Conferência Interamericana de Contabilidade realizada em Salvador no final do mês passado.

Seminário sobre Imposto de Renda de Pessoa Física

No dia 30/03/05 foi realizado, em Salvador, o Seminário sobre Imposto de Renda de Pessoa Física, tendo como palestrante o Auditor da Receita Federal, Eduardo Gomes de Almeida Maciel.

   

O evento contou com a presença do Superintendente Regional da Receita Federal-5ª Região Fiscal, Senhor Adalto Lacerda Silva, do Coordenador de Eventos do CRCBA, Conselheiro Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, do Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, Conselheiro Hildebrando Oliveira de Abreu, dos Ex-Conselheiros do CRCBA, Leovigildo Silva Muricy de Santanna e Marco Antônio Amâncio Queiroz, e do Senhor Expedito José Gomes da Costa - CDEC.

189 pessoas estiveram presentes no evento que arrecadou 196,2 kg de alimentos que foram entregues ao GACC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer, que no evento esteve representado por Ronaldo dos Santos.

CONTABILIZANDO O SUCESSO
Palestra de apresentação em Vitória da Conquista

No dia 21 de março, com a presença do Presidente do CRCBA, Contador Edmar Sombra Bezerra, e do Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, Contador Hildebrando Abreu, foi realizada palestra de apresentação do Projeto Contabilizando o Sucesso, na cidade de Vitória da Conquista.

   

Também estavam presentes o Vice-Presidente de Registro e Cadastro, Edvaldo Paulo de Araújo, o Conselheiro Dante Albano e o Delegado do CRCBA na cidade de Vitória da Conquista, Fernando Antônio Pinheiro Costa.

O evento, que contou com a presença 150 participantes, foi seguido da apresentação de curso sobre SINTEGRA, ministrado pelo contador e consultor Anselmo Brum.

A Solenidade de lançamento do Programa Contabilizando o Sucesso foi realizada em parceria com o SEBRAE, que no evento esteve representado pelo Professor Nei Franca.

Seminário sobre SINTEGRA, Compra Legal e Softwares Aplicativos

No dia 30/03/05 foi realizado, em Seabra, o Seminário sobre SINTEGRA, Compra Legal de Softwares Aplicativos, tendo como palestrante O Auditor Fiscal da SEFAZ/BA, João da Silva Borges.

 

O evento, que teve um total de 110 participantes, contou com a presença do Presidente do CRCBA, Contador Edmar Sombra Bezerra, dos Delegados de Seabra, Pedro de Araújo Teles, de Ibotirama, Valdo Teixeira do Amaral e de Itaberaba, Edvando da Conceição Cerqueira. Também esteve presente o Inspetor Fazendário, INFAZ/Seabra, Milton Nunes.

A Estrutura Funcional junto ao CFC/CRC's

Foi realizado no dia 11/04/2005, no Salão Porto Seguro do Tropical Hotel da Bahia, palestra sobre A Estrutura Funcional junto ao CFC/CRC's, ministrada pelo professor e Vice-Presidente da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CFC, Sudário de Aguiar Cunha.

   

Estiveram presentes no evento o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, o Presidente da Câmara de Registro e Cadastro, Edvaldo Paulo de Araújo, os Membros da Câmara de Registro e Cadastro Dante Albano Menezes Lopes, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira e José Roberto Ferreira de Souza, o Vice-Presidente da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, Hildebrando Oliveira Abreu, a Conselheira e Membro da Comissão Estadual do Projeto Mulher Contabilista, Maria Constança Carneiro Galvão e o Auditor da SEFAZ, Gilson Antônio Carmo da Silva.

   

A palestra foi seguida de Solenidade de Habilitação Profissional para entrega das carteiras profissionais dos recém registrados. O Mestre de Cerimônia, Moacir Caldas Santos, fez as honras da solenidade que entregou 42 carteiras de habilitação profissional.

Cerimônia

Foi realizada, no dia 13 de abril de 2005, Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação para Implementação do Plano Nacional de Políticas para Mulheres entre o Município de Salvador e o Governo Federal e para o Lançamento do Programa Gênero, Raça e Cidadania no Combate à Violência na Escola. A cerimônia realizou-se no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia e contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito João Henrique, da Superintendente Especial de Políticas para Mulheres, Sra Maria Helena Souza da Silva e da Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da Republica. Esteve presente também a Conselheira Maria Constança Carneiro Galvão, membro da Comissão Organizadora do V Encontro Nacional da Mulher Contabilista e membro da Comissão Estadual do Projeto Mulher Contabilista, a convite do Excelentíssimo Senhor Prefeito João Henrique e da Sra Maria Helena Souza da Silva.

Comemoração do Dia do Contabilista

Por ocasião da comemoração do Dia do Contabilista, 25 de Abril, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia prestigiou a classe contábil em evento realizado no Tropical Hotel da Bahia.

A comemoração foi iniciada com a celebração de culto ecumênico, com a participação do Frei Gleizee Campinho Dias Bastos, da Congregação OSM cap, do Pastor Francisco Pinheiro, da Igreja Batista e do Espírita Leovigildo Muricy de Santana, do Centro Espírita Luz e Caridade. Em seguida, foi ministrada palestra com o tema: "Você é um Contador 100%? As 7(sete) Competências Essenciais do Contador Eficaz", tendo como palestrante o administrador Victoriano Garrido Filho. Com o término da palestra foi dado início ao jantar dançante.

 

A mesa de honra foi composta pelo palestrante, Victoriano Garrido Filho, pelo Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, Conselheiro Hildebrando Oliveira de Abreu, pela primeira Conselheira mulher do CRCBA, Amélia Sylvia Valije Sestelo, pelo Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, pelo Vice-Presidente de Desenvolvimento do CFC, Sudário de Aguar Cunha, pelo Superintendente da Receita Federal, Adalton Lacerda e pelo representante do SEFAZ, João Borges.

 

Comemoração do Dia do Contabilista - Santo Amaro

Em comemoração ao do Dia do Contabilista, 25 de Abril, a Delegacia Regional do CRCBA em Santo Amaro realizou evento para prestigiar a classe pela passagem do seu dia. Com o forte apoio do Banco do Brasil, o evento reuniu contabilistas e funcionários do Banco, primeiro em missa, que se realizou na Igreja do Rosário de Santo Amaro, e em seguida em jantar no Restaurante Trilhos Urbanos.

 

O Delegado do CRCBA em Santo Amaro, Jilson Lopes Bastos e o Gerente do Banco do Brasil, José Nivaldo Dirard, fizeram as honras da comemoração.

1ª Semana de Reflexão Contábil

Nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de abril de 2005, a Universidade Federal do Estado da Bahia, UFBA, realizou a 1ª Semana de Reflexão Contábil. O evento, que teve abertura no Dia do Contabilista, trouxe para os profissionais contábeis palestras com assuntos de suma importância para o bom desenvolvimento de seu exercício.

 

Os temas debatidos foram:

Lavagem de Dinheiro, ministrada pelo contador da Polícia Federal, José Nilton Nunes Filho, e tendo como debatedor José Alexandre S. Menezes.

Perfil Profissional, ministrada por Kleber Marruaz, e tendo como debatedor Joseilton Rocha.

Educação Continuada, ministrada pelo Conselheiro do CRCBA, José Carlos Travessa de Souza, e tendo como debatedor Sheizi Calheira.

O Papel da Contabilidade na Sociedade, ministrada pelo Conselheiro do CRCBA, Hildebrando Abreu, e tendo como debatedor Sudário de Aguiar Cunha.

Responsabilidade Social, ministrada por José de Andrade Silva Filho, da Múltipla S/A, e tendo como debatedor Arlindo Neto.

O Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, também esteve presente no evento prestigiando a iniciativa da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA em aprimorar ainda mais os conhecimentos dos profissionais contábeis no exercício de sua profissão.

Foi realizado no dia 25/04/2005, em Ribeira do Pombal, com a presença do Delegado Afrânio Lopes Filho, palestra sobre A Estrutura Funcional junto ao CFC/CRC's, ministrada pelo Conselheiro do CRCBA e membro da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, Olegário Santos de Souza.

Seminário sobre SINTEGRA, Compra Legal e Softwares Aplicativos

O Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, de Itaberaba recebeu 65 participantes, entre eles empresários, para o Seminário sobre SINTEGRA, Compra Legal de Softwares Aplicativos, realizado no dia 05/05/2005, em Itaberaba.

 

 

O evento, que teve como palestrante O Auditor Fiscal da SEFAZ/BA, João da Silva Borges, contou com a presença do Presidente do CRCBA, Contador Edmar Sombra Bezerra, do Delegado de Itaberaba, Edvando da Conceição Cerqueira e do Presidente da CDL, Jorge Silva Santos.

I Seminário Baiano de Contabilidade para o Terceiro Setor

As Entidades Sem Fins Lucrativos, denominadas organizações do Terceiro Setor, criadas para atender às necessidades sociais não supridas pelo Estado, têm adquirido grande importância e notoriedade dentro do quadro econômico de nosso país. Por conseguinte, as verbas alocadas para o cumprimento de suas atividades têm aumentado em tal proporção que se faz necessário a inserção de um profissional, altamente capacitado, para o desenvolvimento de uma gestão eficaz. Desta forma, a Contabilidade mais uma vez mostra-se como uma ferramenta indispensável à transparência das informações e investimentos dentro da empresa ou instituição, proporcionando também uma maior agilidade, eficiência e segurança ao gestores.

   

Com o objetivo de capacitar seus profissionais, para que estes estejam devidamente atualizados com os conhecimentos que esta nova área de atuação exige, o CRCBA realizou, no dia 06/05/2005, no Salão Atlântico, do Tropical Hotel da Bahia, o "I Seminário Baiano de Contabilidade para o Terceiro Setor", onde foram ministradas palestras com temas de suma importância para àqueles que atuam, ou possuem interesse, na área. O evento, que reuniu grandes especialistas em Entidades sem Fins Lucrativos, profissionais da área contábil, jurídica e empresarial, contou com a presença de mais de 400 participantes, dentre eles contadores, estudantes, advogados, juízes, promoteres de justiça, diretores e presidentes de entidades não governamentais e representantes do Ministério Público.

 

Após a apresentação do seminário, municiada por Adeildo Osório de Oliveira, da Fundação Brasileira de Contabilidade, o público pôde deter sua atenção às palestras, cuja temática foi grandemente apreciada.

   

Os temas debatidos foram:

Terceiro Setor: Aspectos Legais e Jurídicos, ministrada por Dr. Gladaniel Palmeira de Carvalho, tendo como coordenadores Adeildo Osório de Oliveira, da Fundação Brasileira de Contabilidade, e Dra. Cristiane Silveira, Advogada Especialista em Entidades sem Fins Lucrativos.

A segunda palestra foi subdividida em dois temas:

Tema 01: Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - Caminhos Legais para a Obtenção, ministrada por Dr. Antônio Brito, Superintendente da Fundação José Silveira.

Tema 02: Imunidade e Isenções Tributárias Aplicáveis as Entidades sem Fins Lucrativos, ministrada por Salomão Vieira dos Santos, Auditor da Secretaria da Receita Federal.

Tendo como coordenadores o Professor Sudário de Aguiar Cunha, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, e Patrícia Maria dos Santos Jorge, Contadora, empresária e Diretora de eventos SESCAP/BA.

Após intervalo para almoço foi dado início a terceira palestra, que teve como tema a Importância dos Relatórios Contábeis e Eficiência na Prestação de Contas de uma Entidade sem Fins Lucrativos, ministrada por Osório Cavalcante Araújo, Contador, Mestre em Contabilidade, Professor da UFC, Representante do CRCCE.

À frente da coordenação estiveram Luis Eugênio Fonseca Miranda, Curador do Ministério Público do Estado da Bahia e Maria Constança Carneiro Galvão, Membro da Comissão Nacional da Mulher Contabilista.

Além das palestras, o seminário também trouxe para o público a exposição de trabalho, o qual fora apresentado e publicado no Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Santos/SP- 2004. "A Evidenciação das Informações Contábeis das OSCIPS (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) instaladas em Feira de Santana/BA", apresentado por seus autores, Fabiano Araújo e Tânia Cristina Azevedo.

Coordenadores: Miguel Ângelo Nery Boaventura, Vice-Presidente de Fiscalização do CRCBA e Erivaldo Pereira Benevides, Coordenador de Delegacias do CRCBA.

Após intervalo para Coffe Breek foi realizada palestra sobre Procedimentos de Auditoria Aplicáveis em uma ONG, ministrada por Dário Bezerra Moreira Sampaio, Contador, Ex-auditor da Price e Empresário.

Coordenadores: Adeildo Osório de Oliveira, Vice, Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, e Hildebrando Oliveira de Abreu, Vice-Presidente da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA.

   

Em seguida foi realizada a Solenidade de encerramento do evento.

Também estiveram presentes prestigiando o evento o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, do Vice-Presidente de Controle Interno do CRCBA, Edson Piedade Campos, Conselheiros do CRCBA Olegário Santos Souza, Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes, Wellington do Carmo Cruz, a Diretora Administrativa e Financeira do CRCBA, Margarete Santos Luz, o Superintendente da Receita Federal, Adalto Lacerda, e Ex-Conselheiro do CRCBA, Leovigildo Silva Muricy de Santanna, a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FABAC, Sônia Maria da Silva Gomes, a membro da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Lícia Maria Maia Barbosa, os Delegados do CRCBA em Feira de Santana, Raimundo Sena Ribeiro, em Camacã, José Valmiro dos Santos, em Irecê, José Sodré Barreto, a Professora da Fundação Visconde de Cairu, Célia Oliveira de Jesus Sacramento.

 

A Comissão Organizadora do seminário, composta por Antonio Carlos Nogueira, Contador, Empresário e Conselheiro do CRCBA, Iara Luisa de Santana Dórea, Contadora, Empresária e Conselheira do CRCBA, Hildebrando Oliveira de Abreu, Contador, Auditor, Vice-Presidente da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, e por Tânia Cristina Azevedo, Contadora e Professora da UEFS e FABAC, convidada pelo CFC e pelo CRCBA, para compor a comissão, sente-se honrada com os resultados alcançados nesta grande empreitada. Profissionais e estudantes satisfeitos com os novos conhecimentos adquiridos no evento, conhecimentos que os tornaram teoricamente preparados para este fascinante mercado de trabalho.

 

O evento contou com o apoio das Instituições de Ensino, do Conselho Federal de Contabilidade e da Fundação Brasileira de Contabilidade.

Seminário sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária

No dia 18/04/05 foi realizado, em Ilhéus, Seminário sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária, tendo como palestrante Dagmar Sampaio Fontoura Neta, consultora da IOB.

 

 

O evento, realizado em parceria com a Revista IOB, contou com a presença do Delegado de Ilhéus, Jaime Alves dos Santos, do Conselheiro e Membro da Câmara de Controle Interno do CRCBA, Erivaldo Pereira Benevides, e do Vice-Presidente de Controle Interno do CRCBA, Edson Piedade Campos, representando o Conselho na ausência do Presidente, Edmar Sombra Bezerra.

Seminário sobre SINTEGRA, Compra Legal e Softwares Aplicativos

No dia 13/05/05 foi realizado, na Câmara de Vereadores de Santo Amaro, Seminário sobre SINTEGRA, Compra Legal e Softwares Aplicativos, ministrado pelo Auditor Fiscal da SEFAZ/BA, João da Silva Borges.

 

 

O evento contou com a participação de 40 pessoas, entre profissionais e estudantes. Também esteve presente, fazendo as honras do evento, o Delegado do CRC em Santo Amaro, Jilson Lopes Bastos.

Seminário sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária

No dia 16/05/05 foi realizado, em Porto Seguro, Seminário sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária, tendo como palestrante Dagmar Sampaio Fontoura Neta, consultora da IOB. O evento, realizado em parceria com a Revista IOB, contou com a presença do Delegado de Porto Seguro, Emmanuel Velloso de Souza e da Conselheira do CRCBA e Coordenadora Executiva Estadual do Programa Contabilizando o Sucesso, Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes.

 

 

Vitória da Conquista Realizará grande evento

Será realizado em Vitória da Conquista, no próximo dia 07, uma grande jornada da classe contábil da Bahia. Nesse dia, Os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade, respectivamente José Martônio Coelho Neto e Maria Clara Bulgarim, seu Diretor Executivo e de Operações Adeildo Osório de Oliveira e todos os conselheiros do CRCBA estarão presente para a primeira reunião sazonal dos delegados.

Temas de vital e importante interesse para a classe contábil, serão abordados pelos Delegados de 21 (vinte e uma) delegacias regionais do CRCBA e é uma realização inédita na instituição, bem como uma revisão nas principais obrigações acessórias do lucro real e presumido. Paralelo a essa reunião, Vitória da Conquista, representando profissionais de 223 cidades, estará realizando grande jornada destinado ao aprimoramento do profissional da contabilidade. Pela manha, teremos a palestra do Professor Synésio Cirino da Costa Filho, auditor da Previdência Social e ex-vice presidente do CRCBA, que abordará o tema Previdência Social. Pela tarde, o conselheiro Antonio Nogueira, coordenador de eventos do CRCBA e especialista em tributos federais ministrará palestra com uma abordagem geral sobre o IMPOSTO SIMPLES, com uma revisão geral sobre essa sistemática de apuração dos tributos federais após 09 ( nove ) anos da sua instituição.

Em seguida, realizaremos cerimônia com a nomeação inédita dos Representantes do CRCBA nas cidades que não possuem delegados designados. Essa representação propicia ao contabilista, uma maior integração com a sua delegacia regional e mais representatividade das comunidades junto ao seu órgão de classe. A nomeação dos representantes do CRCBA, indicação dos delegados para as cidades sobre sua jurisdição é velho anseio da classe contábil e representa uma grande marco na consolidação da representatividade da classe contábil em todo o Estado da Bahia.

Finalizando estaremos oferecendo a toda a classe contábil e empresarial presente ao evento a palestra Motivacional Elevando a Auto-Estima a ser proferida por Gerson da Silva Mota - Psicanalista Clínico, seguido de coquetel de encerramento.

Eunapólis e Porto Seguro

Será realizado na cidade de Eunapólis, no dia 07/07/2005, e em seguida da cidade de Porto Seguro, no dia 08/07/2005, grande palestra sobre "As 10 Atitudes do Profissional Nota 10 - Você é um Contabilista de Atitude?", proferida pelo brilhante Administrador Victoriano Garrido Filho.

Em Eunapólis o evento se realizará no Auditório da Câmara Municipal de Eunapólis, na Rua Artulino Ribeiro, S/Nº, Diná Borges, das 17 às 18h. Em Porto Seguro será no Hotel Solar do Imperador, Av. do Aeroporto, S/Nº - Porto Seguro/Ba, Ponto de Referência: Em frente à Rodoviária, das 10 às 12h.

Irecê

Nos dias 15 e 16/07/2005 a cidade de Irecê estará levando para seus profissionais dois temas de suma importância para o aperfeiçoamento do exercício. No dia 16, das 09h às 12h, será ministrada palestra sobre Lucro Real e Presumido. SIMPLES - Revisão Geral, proferida pelo Conselheiro e Membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira.

No dia 15, das 19h30min às 21h, o tema abordado será A Importância do Tripé: Empresa, Contabilista e Fisco, ministrada pelo Conselheiro e Vice-Presidente da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, Hildebrando Oliveira de Abreu. As palestras serão ministradas Rua: Febrônio Barreto, Nº 60, 2º Andar - Ponto de Referência: Em cima do Curso Visão.

Salvador

Em Salvador, no dia 15/07/2005, será realizada palestra sobre Fluxo de Caixa, ministrada pala Contadora e Professora Tânia Cristina Azevedo. A apresentação discutirá "A Necessidade do Profissional Contábil assessorar o empresário no controle e fluxo de recursos financeiros". O evento ocorrerá no Hotel Vilamar Ltda. Rua: Visconde de Itaboraí, 236, no Bairro de Amaralina, das 09 às 12h.

Seminário sobre A Contabilidade Gerencial como Instrumento de Tomadas de Decisão

No dia 16/06/05 foram realizados, em Salvador, seminário sobre "A Contabilidade Gerencial como Instrumento de Tomadas de Decisão", tendo como palestrante a Contadora e Professora, Célia Oliveira de Jesus Sacramento, e seminário sobre "Obrigatoriedade da Contabilidade - Fiscalização 1º semestre", ministrada pelo Conselheiro do CRCBA, Miguel Ângelo Nery Boaventura.

 

 

O evento contou com a participação do Vice-Presidente de Controle Interno, Conselheiro Edson Piedade Campos, do Membro Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, Conselheiro Wellington do Carmo Cruz e do Vice-Presidente da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, Conselheiro Hildebrando Abreu, representando o Conselho na ausência do Presidente, Edmar Sombra Bezerra. Também esteve presente prestigiando o evento o Professor e Auditor, Antônio Carlos Costa Ramos.

Solenidade de Habilitação Profissional

No dia 10 de junho de 2005 a Câmara de Registro e Cadastro do CRCBA realizou grande evento, no Tropical Hotel da Bahia, para entrega das carteiras profissionais dos recém registrados. Este trabalho pioneiro, que visa oferecer boas vindas aos novos contabilistas, foi realizado em Solenidade que contou com a participação de aproximadamente, 450 (quatrocentos e cinqüenta) profissionais, bem como de familiares e amigos dos profissionais que prestigiaram mais esta iniciativa deste Conselho, e foi abrilhantado com uma Palestra proferida pelo Administrador Victoriano Garrido Filho.

 

 

Estiveram presentes no grandioso evento inúmeros Conselheiros convidados. O Membro da Câmara de Recursos, José Carlos Travessa de Souza, representando o Conselho na ausência do Presidente Edmar Sombra Bezerra, o Vice-Presidente da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, Hildebrando Oliveira de Abreu, o Vice-Presidente de Registro e Cadastro, Técnico em Contabilidade Edvaldo Paulo de Araújo, o Membro da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional e Coordenador de Eventos, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, o Membro da Câmara Técnica e de Desenvolvimento Profissional, Olegário Santos Souza, o Membro da Câmara de Registro e Cadastro, Dante Albano Menezes Lopes, o Conselheiro Edmilson Bispo Gonçalves. O Ex-Presidente deste Conselho e hoje Diretor Executivo e de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade, Contador Adeildo Osório de Oliveira, como também o Ex-Vice-Presidente deste Conselho, professor e auditor fiscal da Previdência Social, Sinésio Cyrino da Costa Filho.

 

 

VI Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis

As exigências na relação ensino/aprendizagem impactam o fazer pedagógico, exigindo momento de reflexões e discussões para que medidas sejam tomadas de forma a otimizar os resultados pretendidos.

Com este pensamentos, professores e cientistas dos cursos de Ciências Contábeis se propõem a estarem reunidos no VI Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis, para, neste curto período de tempo, trocar experiências a apresentar propostas de "Como fazer a Prática Pedagógica" para melhor qualificar os futuros profissionais da Contabilidade diante das mudanças e exigências que ora se apresentam no âmbito do ensino superior e no mercado de trabalho.

O fórum será realizado de 20 a 22 de julho de 2005, em Salvador, no Tropical Hotel da Bahia.

Maiores informações acesse o site www.unime.com.br/vi_forum.

VII Enecon - Encontro Nordestino de Contabilidade

Entre os 15 a 17 de junho de 2005 foi realizado, em Teresina, Piauí, o VII Enecon - Encontro Nordestino de Contabilidade, e o CRCBA esteve presente neste grande evento debatendo as novidades e inovações da profissão.

   

O evento discutiu assuntos relevantes à área contábil a fim de fortalecer a classe e possibilitar o crescimento profissional e o desenvolvimento pessoal dos contabilistas. O encontro contou com a participação de renomados palestrantes e com uma vasta programação. Os temas foram levados a debate através de palestras, painéis e apresentação de trabalhos.

Campanha Inverno sem Frio

A Campanha Inverno sem Frio, lançada pela Comissão Estadual da Mulher Contabilista do Estado da Bahia (CEMCEB), através da sua Coordenadora Maria Constança Carneiro Galvão, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), e que tem como objetivo recolher agasalhos e cobertores para doar nas instituições cadastradas no CRCBA, tem sido um sucesso.

   

O material arrecadado na campanha estará sendo entregue nesta sexta, 08/07/2005 às instituições. Os cobertores serão doados para o "Abrigo de Idosos D. Pedro II" e para o "Lar São Gabriel", e os agasalhos à "Creche Escola Comunitária Frutos de Mães".

As membros da Comissão Estadual da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, a Coordenadora Maria Constança Carneiro Galvão, Iara Luisa de Santana Dórea, a Professora Sônia Maria Silva Gomes, a Professora Célia Oliveira de Jesus Sacramento, a Professora Mirian Alice Weiss e a Professora Ana Maria Oliveira Rosa, agradecem a colaboração da classe contábil.

Grande Jornada Contábil do Sudoeste

A "Grande Jornada Contábil do Sudoeste", realizada em Vitória da Conquista, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no dia 08/07/2005 foi um sucesso. A primeira reunião sazonal dos delegados, que contou com a ilustre participação dos Presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), respectivamente, José Martonio Alves Coelho e Maria Clara Cavalcante Bugarim, como também do Diretor Executivo e de Operações da FBC, Adeildo Osório de Oliveira, trouxe à discussão temas de grande importância para a classe contábil, contribuindo desta forma para o aprimoramento do profissional.

Especial e de gala fora o jantar dançante oferecido por Rita e Edvaldo Paulo de Araújo as autoridades presentes de Vitória da Conquista, encantando a todos pela receptividade de sua família tendo deixado para todos que lá estiveram a lembrança inesquecível de uma grande confraternização.

A grande jornada, que contou com a presença de 220 profissionais, teve inicio às 9h com palestra ministrada pelo Auditor Fiscal da Previdência Social, Sinésio Cyrino da Costa Filho, sobre "Previdência Social". À tarde, às 14h, o Conselheiro Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, Coordenador de Eventos do CRCBA e Especialista em Tributos Federais, ministrou palestra sobre "Obrigações Acessórias do Lucro Real e Presumido. SIMPLES - Revisão Geral".

Em paralelo estava acontecendo reunião de Delegados onde se realizou cerimônia com a nomeação inédita dos Representantes do CRCBA nas cidades que não possuem delegados designados. 49 profissionais foram nomeados nas cidades de Candido Sales, Condeuba, poções, Barra do Choça, Morro do Chapéu/ Binoto/ Utinga, Canarana/ Barro Alto/ Molungu do Morro, Ibicuí/ Irarantim, Itambé, Macarani, Iguaí, Itororó, Maiquinique, Nova Canaã, Buerarema, Itajuipe, Ibicaraí, Coaraci, Botuporã, Boquira, Rio dos Pires, Igaporã, Rio de Santana, Santas Cruz de Cabralia, Belmonte, Guaratinga, Itagimirim/ Itapebi, Itabela, W. Guimarães, Teolandia, Presidente Tancredo Neves, Itagibá, Amargosa, Aratuipe, Castro Alves, Conceição do Almeida, Crus das Almas, Governador Mangabeira, Laje, Mutuipe, Nazaré, Nova Iria, Santa Terezinha, São Felipe, Sapeaçu, Ubaira, Taperoá, Ituberá, Camamu.

Em seguida, com a presença do Diretor de Operações da Desenbahia, Paulo Ribeiro, e da Gerente de Micro e Pequenas Empresas da Desenbahia, Maria Gabriela Seixas, foi firmado o Convênio de Cooperação Técnica entre o CRCBA e a Desenbahia, o qual permitirá aos contabilistas regularmente habilitados no CRCBA acesso à linha de financiamento específica destinada à modernização dos escritórios de contabilidade. Finalizando a grande jornada, foi oferecida a classe contábil e empresarial presente no evento uma palestra Motivacional Elevando a Auto-Estima, proferida pelo Psicanalista Clínico, Gerson da Silva Mota, seguida de coquetel de encerramento.

Estiveram presentes prestigiando este grande evento o Presidente do CRCBA Edmar Sombra Bezerra, os Conselheiros Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, Bartolomeu Jorge Santos de Araújo, Dante Albano Menezes Lopes, Edson Piedade Campos, Edvaldo Paulo de Araújo, Erivaldo Pereira Benevides, Hélio Barreto Jorge, Hildebrando de Abreu, Iara Luisa de Santana Dórea, José Carlos Travessa de Souza, José Roberto Ferreira da Silva, Miguel Ângelo Nery Boaventura, Olegário Santos de Souza, Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes e Wellington do Carmo Cruz, e os Delegados Antônio de Jesus Nogueira, Deraldo Santana da Cruz, Edvando da Conceição Cerqueira, Elmo Luis de Oliveira Santos, Emmanuel Velloso de Souza, Fernando Antônio Pinheiro Costa, Geilton da Silva Galvão, Ismeraldo Pereira Sousa, Jesuíno de Souza Oliveira, José Valmiro dos Santos, Marcos Eriberto Moreno Freitas, Maria das Graças Marinho Machado, Mario Miranda Soares, Martinho Neto Leite, Ocimar Santos Paz, Romilson Barreto da Silva e Valter Brito.

Seminário Sintegra, Simbahia e Substituição Tributária

Foi realizado no dia 17/06/2005, no Hotel Acalanto Ltda, em Feira de Santana, Seminário Sintegra, Simbahia e Substituição Tributária, tendo como palestrante Stenor Pinto Santos. O Delegado de CRCBA em Feira de Santana, Raimundo Sena Ribeiro, fez as honras do evento que contou com a presença de 100 participantes, entre profissionais e estudantes de contabilidade e áreas afins.

 

 

Seminário sobre Fluxo de Caixa

Foi realizado no dia 15/07/2005, Seminário sobre Fluxo de Caixa, tendo como programação "A Necessidade do Profissional Contábil assessorar o empresário no controle e fluxo de recursos financeiros", ministrada pela Contadora e professora Tânia Cristina Azevedo.

 

O evento, realizado no Hotel Vilamar, em Amaralina, contou com a presença dos Conselheiros Miguel Ângelo Nery Boaventura, Wellington do Carmo Cruz e Iara Luisa Dórea e teve a participação de 70 pessoas, entre profissionais e estudantes de contabilidade e áreas afins.

 

Os alimentos arrecadados nas inscrições foram doados ao Abrigo São Gabriel, representado pelo Irmão Gabriel.

Seminários em Irecê

"A Importância do Tripé: Empresa, Contabilista e Fisco", foi o tema da palestra ministrada pelo Conselheiro e Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, Hildebrando Abreu, no dia 15/07/2005, em Irecê.

 

No dia 16 a palestra foi sobre "Obrigações Acessórias - Lucro Real e Presumido. Simples - Revisão Geral", proferida pelo Conselheiro e Coordenador de Eventos do CRCBA, Antônio Nogueira.

Também no dia 16 foi inaugurado o Mini Centro de Convenções de Irecê - MCCI, sobre o qual o Delegado do CRCBA em Irecê, José Sodré Barreto, falou em entrevista na Rádio 103.7 FM.

 

Estiveram presentes em Irecê prestigiando os eventos o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, e os Conselheiros Erivaldo Pereira Benevides e Hélio Barreto Jorge.

Posse da Contadora e Conselheira do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão, na Diretoria da Associação Comercial da Bahia, em 15/07/2005.

   

Seminário sobre Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras

Foi realizado no dia 27/07/2005, na cidade de Santo Amaro, Seminário sobre Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras, tendo como palestrante a Contadora e professora Célia Oliveira de Jesus Sacramento.

 

 

O evento, realizado no Prédio da Prefeitura Municipal de Santo Amaro, contou com a presença do nosso ilustre Presidente, Contador Edmar Sombra Bezerra e do Delegado do CRCBA em Santo Amaro, Jilson Lopes Bastos.

Entrega de Carteiras aos Novos Contabilistas de Senhor do Bonfim

No dia 23/07/2005 foi realizada entrega de Carteira de Habilitação Profissional aos novos Contabilistas da cidade de Senhor do Bonfim, Juliano Mendes Angelim, Epitácio Viana Gama e Aurenice Pereira da Silva.

 

O evento foi realizado na Associação Comercial e contou com a presença do Presidente da Associação dos Contabilistas, Djalma Alves da Silva, dos Técnicos em Contabilidade, Firmino Vieira e Carlos Alberto Rocha.

As carteiras foram entregues pelo Delegado do CRCBA em Senhor do Bonfim, o Técnico José Evangelista de Oliveira.  

Seminário sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária

Foi realizado no dia 29/07/2005, na cidade de Itapetinga, Seminário sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária, tendo como palestrante Rito Marcelo de Melo.

   

   

O evento, realizado no COOPARDO - Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo, contou com a presença do Presidente do CRCBA, Contador Edmar Sombra Bezerra, do Conselheiro e Vice-Presidente de Registro e Cadastro, Edvaldo Paulo de Araújo, do Conselheiro e Membro da Câmara de Registro e Cadastro, Dante Albano Menezes Lopes, da Conselheira e Coordenadora do Programa Contabilizando o Sucesso no Estado da Bahia, Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes, dos Delegados do CRCBA na cidade de Vitória da Conquista, Fernando Antônio Pinheiro Costa, e na cidade de Itapetinga Valter Brito.

   

19° Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis

O 19° Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis, que teve como tema central "A pesquisa como instrumento propulsor para o avanço da Ciência Contábil", reuniu estudantes e profissionais de todas as partes do Brasil.

   

Realizado no período de 31 de julho a 5 de agosto de 2005, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em conjunto com o Centro de Convenções de Natal, o evento contou com uma rica programação.

- Palestras sobre os mais diversos temas ligados a pesquisa contábil;
- Mesas redondas compostas por pessoas de grupos divergentes, visando à discussão sobre a inserção da pesquisa na área contábil;
- Mini-cursos que tratem da formação acadêmica e profissional do estudante;
- Apresentação de trabalhos de iniciação científica sobre os mais variados temas contábeis;
- Eventos culturais que contribuirão para uma melhor interação dos participantes do evento.

Esteve presente neste grande encontro o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional do CRCBA, Conselheiro Hildebrando Abreu, participando da mesa redonda sobre "Cientista ou Operário da Contabilidade".

   

A comissão formada por estudantes da Bahia também marcou presença e mostrou que os estudantes baianos têm muito interesse em aprender e desenvolver com qualidade sua futura profissão.

Solenidade de Habilitação ao Exercício Profissional

No dia 08 de agosto de 2005 a Câmara de Registro e Cadastro do CRCBA realizou Solenidade para entrega da Carteira de Identidade de Contabilista, no Salão Atlântico do Tropical Hotel da Bahia, Campo Grande.

O evento foi iniciado com a palavra do Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, e do Vice-Presidente de Registro e Cadastro, Conselheiro Edvaldo Paulo de Araújo.

 

     

Em seguida foi realizada Palestra Motivacional, proferida pela Contadora e Professora Célia Oliveira de Jesus Sacramento.

Após o discurso do Paraninfo da turma, o Contador e Conselheiro Hélio Barreto Jorge, foram entregues as carteiras aos recém registrados.

Estiveram presentes prestigiando o evento o Vice-Presidente de Fiscalização e de Recursos, Conselheiro Miguel Ângelo Nery Boaventura, o Coordenador de Eventos, Conselheiro Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, o Membro da Câmara de Registro e Cadastro, Conselheiro Dante Albano Menezes Lopes, a Coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, Conselheira Maria Constança Carneiro Galvão, a Diretora de Eventos do Sescap, Patrícia Maria dos Santos Jorge, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Sudário de Aguiar Cunha e Ex-Presidente do CRCBA, Icó Silva.

Grande Jornada Contábil de Morro do Chapéu

O CRCBA, dando continuidade ao seu trabalho de proporcionar a classe contábil o aprimoramento de seus conhecimentos, vem realizando "Grandes Jornadas Contábeis", em diversas cidades do interior do estado. A primeira aconteceu em Vitória da Conquista e reuniu mais de 200 participantes.

   

No dia 19/08/2005 foi na cidade de Morro do Chapéu que o evento reuniu profissionais e estudantes para a Grande Jornada Contábil de Morro do Chapéu.

Realizada no Hotel Gruta dos Brejões, a jornada discutiu "A Importância do Tripé: Empresa, Contabilista e Fisco" e "A Obrigatoriedade da Contabilidade e a Adoção do Contrato de Prestação de Serviços nos Termos do Código Civil", ministradas, respectivamente, pelo Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, Conselheiro Hildebrando Abreu, e pelo Fiscal do CRCBA, Reli Mota Cabral.

   

Estiveram presentes o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, o Coordenador de Eventos e Conselheiro Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, a Chefe da Agência da Receita Federal do Brasil, Maridilva Rocha Costa de Freitas e a Gerente de Micro e Pequenas Empresas da Desenbahia, Maria Gabriela Seixas.

Grande Jornada Contábil de Xique-Xique

No dia 20/08/2005 a Grande Jornada Contábil foi realizada na cidade de Xique-Xique, no Clube da Fraternidade Zita Magalhães, e contou com a ilustre presença do Prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, e do Deputado Estadual, Reinaldo Braga.

   

A Gerente de Micro e Pequenas Empresas da Desenbahia, Maria Gabriela Seixas, também estive presente no evento que teve como programação: Palestra sobre Sintegra e Alterações do Simbahia, palestrando o Auditor Fiscal da SEFAZ/BA, Anselmo Leite Brum; Palestra sobre A Importância do Tripé: Empresa, Contabilista e Fisco, palestrando o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, Conselheiro Hildebrando Abreu; e Palestra sobre Tributos Federais, Obrigações Acessórias do Lucro Presumido Simples - Revisão Geral na Legislação, palestrando o Coordenador de Eventos e Conselheiro Antônio Carlos Nogueira Cerqueira.

   

 

Aproveitando a oportunidade, o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, prosseguindo com o trabalho de informatizar as delegacias, fez a entrega da impressora ao Delegado do CRCBA na cidade de Xique-Xique, Antônio Carlos Gomes Pereira. Em seguida foi realizada entrega de carteira de Habilitação ao Exercício Profissional aos novos contabilistas de Xique-Xique.

Palestra de Apresentação do Cadastro Sincronizado

Foi realizada, no dia 23/08/2005, no Auditório da Fundação Visconde de Cairu, Palestra de Apresentação do Cadastro Sincronizado, ministrada por Eraldo Leal Lemos.

   

O projeto piloto integrará os novos procedimentos de cadastramento no âmbito da Secretaria da Receita Federal, bem como das Secretarias de Fazenda dos Estados da Bahia e de São Paulo, tornando assim o CNPJ o identificador único das pessoas jurídicas e demais entidades.

   

Estiveram presentes no evento o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, a Conselheira, Iara Luisa de Santana Dórea, o Delegado da Receita Federal em Salvador, Tito Augusto César Pires de Viveiros, o Gerente de Informações Econômico-Fiscais, Carlos Mauricio de Sena Cova, o Plantonista do CNPJ da Delegacia da Receita Federal de Salvador, Alberto César Batista e o Assessor da Superintendência de Administração Tributária da SEFAZ estadual, João Osvaldo Borges.

Os alimentos arrecadados no evento foram entregues a Sociedade Liga da Lauro de Freitas.

Solenidade de Habilitação ao Exercício Profissional - Camaçari

No dia 24/08/2005 foi realizada, na Câmara Municipal da cidade de Camaçari, Solenidade de Habilitação ao Exercício Profissional.

O evento teve início com Palestra Motivacional, proferida pela Profª Célia Oliveira de Jesus Sacramento, e seguida da Palavra do Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra.

   

A Coordenadora da Comissão Estadual do Projeto Mulher Contabilista na Bahia, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, esteve presente no evento para lançamento do Projeto Mulher Contabilista.

   

Após a palavra do Paraninfo da turma, o Delegado da 32ª Delegacia do CRCBA, o Contabilista José Carlos Alves Silveira, foram entregues as carteiras aos recém registrados.

Também estiveram presentes a Conselheira Iara Luisa de Santana Dórea, o Conselheiro Hélio Barreto Jorge, e o Presidente do Sescap, Fernando César Passos Lopo.

Foi realizado no dia 26/08/2005 mais uma Grande Jornada Contábil, desta vez na cidade de Juazeiro. Realizada no Grande Hotel de Juazeiro, a jornada vem dando continuidade ao excelente trabalho do CRCBA em prol dos conhecimentos de seus profissionais contábeis.

No evento foram ministradas palestras sobre “A Legislação, A Tributação e a Contabilidade de Entidades do Terceiro Setor”, tendo como palestrante o Conselheiro Olegário Santos de Souza, “A Importância do Tripé: Empresa, Contabilista e Fisco” tendo como palestrante o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, Conselheiro Hildebrando Abreu, “O Papel do Contabilista no Processo Administrativo Fiscal Previdenciário” tendo como palestrante Sinésio Cyryno da Costa Filho, e “Tributos Federais: Obrigações Assessórias do Lucro Real e Presumido”, tendo como palestrante o Contador Antônio Carlos Nogueira Cerqueira.

   

Em paralelo ao evento foi realizada Reunião Sazonal de Delegados, onde estiveram presentes o Presidente do CRCBA Edmar Sombra Bezerra, os Conselheiros Edvaldo Paulo de Araújo, Erivaldo Pereira Benevides, Hélio Barreto Jorge, Iara Luisa de Santana Dórea, José Carlos Travessa de Souza, José Roberto Ferreira da Silva, Maria Constança Carneiro Galvão, Miguel Ângelo Nery Boaventura, Olegário Santos de Souza e Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes.

E os Delegados, Paulo Alexandre de Oliveira, José Joaquim Bastos Ferreira, Roberto Messias Andrade, Valdo Teixeira do Amaral, José Sodré Barreto, Fernando Antônio Pinheiro Costa, Zilda Oliveira de Bruno, Afrânio Lopes Filho, Jilson Lopes Bastos, Pedro de Araújo Teles Junior, José Evangelista de Oliveira, José Edmundo Bacellar, Antônio Carlos Gomes Pereira e Jaime Alves dos Santos.

   

Solenidade de Habilitação ao Exercício Profissional

No dia 13 de setembro de 2005 a Câmara de Registro e Cadastro do CRCBA realizou Solenidade para entrega da Carteira de Identidade de Contabilista, no Salão Atlântico do Tropical Hotel da Bahia, Campo Grande.

O evento foi iniciado com a palavra do Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, e do Vice-Presidente de Registro e Cadastro, Conselheiro Edvaldo Paulo de Araújo.

   

Em seguida foi realizada Palestra Motivacional, proferida pela Conselheira e Presidente da Comissão de Eventos do CRCBA, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão.

   

Após o discurso da Paraninfo da turma, Eleonice Ferraz de Souza Cardoso, foram entregues as carteiras aos recém registrados.

Estiveram presentes prestigiando o evento os Conselheiros Dante Albano Menezes Lopes, Hélio Barreto Jorge e Iara Luisa de Santana Dórea.

Grande Jornada Sobre Gestão Pública

Foi realizado no dia 14/09/2005 Grande Jornada Sobre Gestão Pública, no Auditório do Tropical Hotel da Bahia, Salvador.

Dando início ao evento, a Conselheira e Presidente da Comissão de Eventos do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão, proferiu palestra sobre “A Importância do Planejamento na Administração Pública”.

 

Em seguida o Conselheiro Wellington do Carmo Cruz, palestrou sobre “A Evidência dos Controles Internos na Contabilidade Pública”.

   

Durante a parte da tarde foram ministradas mais duas palestras.

Receita Orçamentária”, proferida pelo Conselheiro José Roberto Ferreira da Silva.

E “Execução Orçamentária”, tendo como palestrante Fernando Carlos C. Almeida.

Ao término das palestras, a Presidente da Comissão de Eventos do CRCBA sorteou entre os participantes camisas da 26ª Conferência Interamericana de Contabilidade, evento que reunirá profissionais de vários países e que irá realizar-se na cidade de Salvador, de 23 a 26 de outubro de 2005.

11ª CONESCAP

Foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2005 a 11ª CONESCAP - Convenção Nacional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa.

O evento, que acontece a cada dois anos, foi realizado no Pirâmide Palace Hotel, na cidade de Natal, Rio Grande do Sul.

"Empresas de Serviços: Desafios e Perspectivas", este foi o tema discutido na 11ª Conescap, o qual contou com uma rica programação e a participação de renomados profissionais.

   

   

Estiveram presentes no evento o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, e os Conselheiros Maria Constança Carneiro Galvão, Iara Luisa de Santana Dórea, Hélio Barreto Jorge e Miguel Ângelo Nery Boaventura.

Solenidade de entrega das honrarias da classe contábil da Bahia

Por ocasião da comemoração do Dia do Contador, 22 de Setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia prestigiou a classe contábil em jantar por adesão realizado no Hotel Blue Tree Tower, Rio Vermelho, nesta capital em 29 de Setembro.

Na oportunidade foi realizada a Formatura da primeira turma do Programa Contabilizando o Sucesso, onde o Presidente do CRCBA, Edmar Sombra Bezerra, o Vice-Presidente Técnico e de Desenvolvimento Profissional, Hildebrando Abreu, e o Professor Sudário de Aguiar Cunha, realizaram a entrega dos certificados aos formandos Analice Barbosa Almeida, Carlos Jorge Santos, Cássia Cristina Brasileiro, Cilene Araújo Miranda, Francisco Ferreira, Jesiel Borges, Manoel Pardo e Noel Carlos.

Como destaque e em noite de gala foram realizadas homenagens a profissionais da área contábil com a concessão da Distinção de Contabilista Benemérito à Contadora DILZA RAMOS RODRIGUES, concessão da Medalha Mérito Contábil Militino Rodrigues Martinez ao Contador SUDÁRIO DE AGUIAR CUNHA, além da concessão da Distinção Contador Honorário ao Senhor STENOR PINTO SANTOS.

   

   

Estiveram presentes no brilhante evento os Conselheiros Hildebrando Abreu, Maria Constança Carneiro Galvão, Wellington do Carmo Cruz, Iara Luisa de Santana Dórea, Vera Lúcia Santos B. Gomes, Edson Piedade Campos, Hélio Barreto Jorge, José Roberto Ferreira da Silva, o Ex-Conselheiro, Antônio Nogueira Cerqueira, o Ex-Presidente José Antônio Moreira de Icó da Silva e o Professor Wilson Thomé Sardinha Martins.

O Senhor STENOR PINTO SANTOS, profissional que muito tem contribuído para o aprimoramento de nossa Classe Contábil, foi honradamente homenageado com a concessão da Distinção Contador Honorário, em Solenidade realizada no dia 29 de setembro, no Hotel Blue Tree Tower, em Salvador.

 

Boletim Eletrônico do CRCBA
 

Comitê Editorial
- Edmar Sombra Bezerra
- Edson Piedade Campos
- Edvaldo Paulo de Araújo
- José Carlos Travessa
- Miguel Angelo Nery Boaventura
- Bartolomeu Jorge Santos de Araújo
- Erivaldo Pereira Benevides
- Geraldo Vianna Machado
- Hélio Barreto Jorge
- Hildebrando Oliveira de Abreu
- José de Andrade Silva Filho
- José Roberto Ferreira da Silva
- Olegário Santos Souza
- Vera Lúcia Santos Barbosa Gomes
- Wellington do Carmo Cruz

Editoração
- Roberto Vivas da Silva

Fale conosco:
eboletim@crcba.org.br

Acesse o Boletim no seu navegador:
Clique aqui!

 
As notícias exibidas semanalmente pelo Boletim Eletrônico co CRCBA são extraídas dos principais períódicos do país e, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as publicou originalmente, ficando, assim, o CRCBA isento de qualquer opinião, tendência ou veracidade da informação.