ELEIÇÕES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE CONTABILIDADE ACONTECERÃO NOS DIAS 21 E 22 DE NOVEMBRO

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DE DÉBITOS ATÉ 10/11/2017

As eleições para a escolha de dois terços dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade irão ocorrer nos dias 21 e 22 de novembro, via internet, no endereço www.elicaocrc.org.br. De acordo com a legislação vigente, o voto é obrigatório para todos os contadores e técnicos em contabilidade, com registro definitivo e com idade de até 70 anos na data do sufrágio. Para profissionais com 70 anos ou mais, o voto é facultativo.

Início: às 8h do dia 21/11/2017 (horário local); Término: às 18h do dia 22/11/2017 (horário local).

Para participar do pleito eleitoral, o profissional deve manter o seu registro regular e os dados cadastrais (endereço, e-mail, telefone) atualizados para com o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. O profissional pode realizar a atualização de seus dados cadastrais no site do CRCBA (http://www.crcba.org.br/passoapassorecadastramento/). O prazo para regularização de qualquer débito pelo profissional é até o dia 10/11/2017 (10 dias antes da data de início da eleição).

O acesso do profissional ao sistema de votação será por meio de uma senha ou por Certificado Digital tipo e-CPF. O CFC encaminhou no mês de outubro, pelos Correios, a cada contador e técnico em contabilidade, uma carta-senha, contendo uma senha provisória, que o profissional deverá alterar para torná-la definitiva, no site das eleições (www.eleicaocrc.org.br).

Caso o profissional não tenha recebido a senha provisória em seu domicílio, por conta de algum dado cadastral desatualizado ou outro motivo, o profissional deverá gerar nova senha provisória, acessando o site (www.eleicaocrc.org.br), clicando em “enviar nova senha provisória” e informando seu CPF.

A senha provisória será remetida, em seguida, ao endereço eletrônico do profissional ou ao número de telefone celular (via SMS) cadastrado no CRC respectivo, conforme sua escolha. Não poderá ser gerada mais de uma senha provisória em menos do que uma hora. No caso de e-mail, é importante conferir se a nova senha foi bloqueada como spam.

Todas as informações sobre chapas registradas e habilitadas para as eleições do CRCBA estão disponíveis no site (http://www.crcba.org.br/new/publicacoes-2/eleicoes/).

Quem não votar e não justificar a ausência no pleito eleitoral estará sujeito à aplicação de multa, conforme Resolução CFC nº. 1.481/2015.

Datas importantes

EVENTO DATA
Prazo para regularização dos débitos pelo profissional da contabilidade para que esteja apto a votar. Até 10/11/2017 (10 dias antes da data de início da eleição).
Eleição com período de duração de 34 horas. 21 e 22/11/2017.
Apuração dos votos, seus resultados finais e lavratura da ata. Após o término da eleição – 22/11/2017.
Publicação do resultado das eleições. Até 5 dias úteis após o registro do resultado em ata.
Prazo para interposição de recursos ao CFC. Até 3 dias úteis após a publicação do resultado final no DOU.
Prazo para envio de justificativa pelo profissional da contabilidade por não comparecer à eleição. Até 22/12/2017 (30 dias após a eleição para apresentar, no sistema informatizado de votação, a justificativa de sua falta).

Veja entrevista com Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão Nacional das Eleições CRCs 2017.