Editorial do Presidente

Caro(a) colega,

O editorial desta semana começa com a seguinte indagação: quem disse que falta ética na Contabilidade? No momento em que as discussões sobre ética estão na ordem do dia, cobrando-se honestidade e seriedade de diversos profissionais, não seria diferente para os profissionais de contabilidade. Parafraseando a ideia da presidente do STF, Carmem Lúcia, podemos afirmar que “Ninguém é obrigado a ser contador, mas se for para ser contador, tem que ser contador sério, ou a pessoa não é um contador”. Não podemos esquecer que, mais do que ser honesto, é preciso parecer. Com isso, um contador, pelas atividades que exerce, deve ser ético ao extremo.

Hoje a ética encontra ressonância em todas os debates surgidos no Brasil, pois ela não é algo que se deva exigir apenas de determinadas atividades profissionais e sim uma exigência para todos os cidadãos.

Ser ou não ser ético é uma opção pessoal e a construção do que seria certo ou errado? Moral ou imoral? Justo ou injusto? Temos por base as influências surgidas na família, na igreja e no meio social onde vivemos.

Para Socrates, “a Ética não se baseia só nos costumes do povo e leis exteriores, mas sim na convicção pessoal adquirida através de uma reflexão na tentativa de compreender a justiça das leis.” É  nesta perspcetiva que podemos afirmar que a ética é individual e, com base nas influências externas, a construção individual que vai fazer do seu pensar de ser ético ou deixar de ser.

A ética deve atrelar-se entre o fazer e o agir, assim sendo, ela passa a ser indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados, pois o fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão, e o agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Esse assunto por certo se encontra bem recorrente nos debates e, em nosso caso específico, recentemente foi aprovada a NBCPG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, que passará a vigora a partir de 01.06.2019, e tem como objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.

O Novo Código de Ética aborda os deveres, vedações e permissibilidades para o profissional da Contabilidade. Relata também o que é proibido para o profissional e o que o mesmo pode fazer, o que diz respeito a valor e publicidade dos serviços profissionais. O código aborda as proibições de conduta do profissional da Contabilidade em relação aos colegas e à classe. Caso os profissionais não atendam às normas do Código do Ética, os mesmos recebem penalidades em que são observadas as atenuantes e os agravantes. Durante os próximos editoriais, faremos explanações sobre o novo Código de Ética.

Boa leitura para todos!

  
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

CRCBA realizou renião de Delegados em Salvador nos dias 22 e 23 de março

No dia 22 de março, foi realizada a reunião plenária do CRCBA, no auditório do Hotel Portobello, em Salvador, ao tempo em que foi iniciaad a primeira reunião de Delegados do CRCBA em 2019, congregando os representantes do órgão do interior do estado para passarem por dois dias de treinamento, integração e sanamento de possíveis dificuldades para o pleno atendimento da classe contábil em suas regiões. O saldo é muito produtivo, com oxigenação de ideias e obtenção de melhorias nos procedimentos com o embate de ideias dos Delegados, conselheiros e funcionários do órgão.


Reunião Plenária do CRCBA, com participação dos delegados.

No dia 22 de março, os delegados participaram da reunião plenária com os conselheiros, realizaram dinâmica de integração com a pedagoga Geisa Arlete, participaram da palestra "A Importância de um Mindset positivo na Contabilidade" com a coach Rosane Aleluia e participaram de oficina com os coordenadores dos setores de Registro, Fiscalização, Desenvolvimento Profissional, atendimento, Controle Interno e Técnica.


Dinâmica de Integração com os delegados.


Palestra "A Importância de um Mindset positivo na Contabilidade" com a coach Rosane Aleluia.


O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva realizou dinâmica interativa com questões sobre os projetos das principais áreas do CRCBA.


A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Lorena Pinho, falou sobre os proejtos de Educação Continuada. Os delegados foram estimulados a definir os temas do eventos educativos que serão realizados em suas jurisdições.


Na foto, a superintendente de Delegacias, Maria do Socorro Galdino, ao lado da vice-presidente de Registro, Mércia Andrade, e do superintendente adjunto de Delegacias, Gerson Caldas, abordaram os projetos para o interior do estado.


A vice-presidente Técnica Sonia Gomes tratou da importância da produção científica, das comissões técnicas e anunciou o lançamento da revista técnica Diálogo Contábil, realizado no dia 27 de março.

No dia 23, os delegados participaram de oficina sobre o Código de Ética Profissional do Contador, apresentada pelo presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva. Também discutiram novos projetos para as Delegacias que serão colocados em prática em 2019.


O presidente Antonio Carlos e colaboradores do CRCBA.

Anuidade 2019 - pague até 31 de março sem juros e multa

Profissionais contábeis podem pagar a anuidade 2019 até o dia 31 de março, sem acréscimos de juros e multa, de acordo com os valores e condições fixadas pela Resolução CFC N.º 1.533, de 22 de novembro de 2018.

OS BOLETOS ENCAMINHADOS VIA CORREIOS SÃO EXCLUSIVAMENTE PARA PAGAMENTO EM COTA ÚNICA, CONFORME ORIENTAÇÃO NO VERSO DA GUIA. 

É importante salientar que o pagamento sem acréscimos de juros e multas só será possível para boletos emitidos até o dia 31 de março. Como o dia 31 é um domingo, o pagamento poderá ser realizado até a segunda-feira (01/04), considerando que o boleto tenha sido emitido dentro do prazo. Para gerar o boleto da anuidade 2019, cliue aqui.

O profissional ou Organização Contábil poderá parcelar ou gerar a guia cota única acessando o site informando apenas o numero de registro e CPF ou CNPJ, conforme o caso

.

Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Por Comunicação CFC

A equidade de gênero caminha a trilha da realidade na classe contábil. As mulheres já somam 42% dos profissionais do País e os números não param de crescer. Para consagrar a história do empoderamento feminino na classe contábil, o Conselho Federal de Contabilidade realizará, em 2019, o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista.

O lançamento do encontro será promovido, nesta sexta-feira (19), em Porto de Galinhas (PE), conhecida como a cidade do Sol, que sediará o evento no ano que vem.

A cada edição, os Encontros Nacionais da Mulher Contabilista vão crescendo e conquistando um público mais expressivo.

Do primeiro evento realizado no Rio de Janeiro (RJ) (1991), passando por Salvador (BA) (1992), Maceió (AL) (1999), Belo Horizonte (MG) (2003), Aracaju (SE) (2005), Florianópolis (SC) (2007), Vitória (ES) (2009), Caldas Novas (GO) (2011), Santos (SP) (2013) e Foz do Iguaçu (PR) (2015), a proposta de discutir temas da área contábil e de interesse geral, com enfoque principal no universo feminino, consolidou-se entre a classe e conquistou espaço cativo no calendário de eventos contábeis.

Serviço:
XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista
Data: 11 a 13 de setembro de 2019
Local: Auditório do Enotel  | Rod. PE-09 s/n Porto de Galinhas – Pernambuco | Brasil
Idealização: Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Realização:  Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE)
Organização: Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon)

Programação e Inscrições: enmc.cfc.org.br 

Agenda de Educação Continuada

QUARTAS DO CONHECIMENTO - PALESTRA: LIDERANÇA FEMININA - OPORTUNIDADES E DESAFIOS - SALVADOR :
Data: 27/03/2019 - Local: SEDE DO CRCBA


CURSO: eSOCIAL - SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS, PREVIDENCIÁRIAS E TRABALHISTAS - SALVADOR (EVENTO PONTUADO PELO CFC):
Data: 05/04/2019 - Local: FUNDAÇÃO VISCONDE CAIRU

SEMINÁRIO: V WORKSHOP DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR:
Data: 24/05/2019 - Local: UNIFACS - Av. Tancredo Neves, 2131 - Caminho das Árvores - Salvador-BA

Cursos online CRCBA – clique aqui e acesse

Cursos online CRCSP (convênio) – clique aqui e acesse

convenio-CRCSP_Prancheta 1

14º ENECON - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES ENECON-web

O 14º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon) acontecerá de 13 a 15 de junho de 2019, em Teresina-PI. O evento sediado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) é realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com apoio dos Conselhos Regionais dos Estados do Nordeste (CRCs).

O Enecon deste ano tem como tema central “A transformação da Contabilidade no mundo atual”. A programação será repleta de palestras, oficinas, mesa redonda com temas relevantes e com inovações para a classe contábil.

Também já está disponível o edital de Submissão de Trabalhos Científicos para participação no Concurso de Artigos Científicos do 14º Enecon. Trabalhos sobre diferentes aspectos da Contabilidade poderão ser submetidos até o dia 13 de março de 2019. Os melhores artigos serão premiados com valores que variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil. A finalidade é de estimular a pesquisa acadêmica sobre temas da área contábil e afins, visando identificar trabalhos de qualidade e que consolidem a profissão contábil.

“O ENECON é um evento grandioso, sempre bastante aguardado e frequentado pela classe contábil de todo o país. Estamos com grandes expectativas para receber profissionais, acadêmicos e categorias de áreas afins, aqui em Teresina, cidade acolhedora, durante esses três dias de muito aprendizado e experiências nos mais variados setores da Contabilidade. Uma excelente oportunidade para todos. ”, diz o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim.

Os interessados na participação do 14º Enecon, assim como na participação do Concurso de Artigo Científico, já podem realizar as inscrições pela internet, através do site http://enecon.crcpi.com.br/  ou por meio dos seguintes links:

Inscrição Enecon 2019: http://www1.cfc.org.br/evento?NUL

Submissão de Trabalhos Científicos:

http://www1.cfc.org.br/sisweb/trabalhospi/

 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1878, DE 14 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 15/03/2019
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.208, de 04 de novembro de 2011, que estabelece termos e condições para instalação e funcionamento de portos secos e dá outras providências.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1877, DE 14 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 15/03/2019
Dispõe sobre a prestação de informações sobre Valor da Terra Nua à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1875, DE 14 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 15/03/2019
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.627, de 11 de março de 2016, e a Instrução Normativa RFB nº 1704, de 31 de março de 2017, que dispõem sobre o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1876, DE 14 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 15/03/2019
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1 de março de 2012, que dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital das Contribuições Incidentes sobre a Receita (EFD-Contribuições).

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1874, DE 12 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 14/03/2019
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.783, de 11 de janeiro de 2018, que dispõe sobre a solicitação de serviços mediante dossiê digital de atendimento.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1873, DE 12 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 14/03/2019
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.782, de 11 de janeiro de 2018, que dispõe sobre a entrega de documentos no formato digital para juntada a processo digital ou a dossiê digital no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1872, DE 12 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 14/03/2019
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.751, de 16 de outubro de 2017, que dispõe sobre a permissão de acesso do contribuinte aos serviços disponíveis no Atendimento Virtual (e-CAC) da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

PORTARIA RFB Nº 561, DE 26 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 28/03/2019
Altera a Portaria RFB/SG nº 314, de 13 de fevereiro de 2019, que subdelega competência ao Corregedor, ao Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas, aos Superintendentes, e aos Delegados da Receita Federal do Brasil.

PORTARIA RFB Nº 520, DE 19 DE MARÇO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 25/03/2019
Regulamenta o processo de seleção de vídeos para participação no Concurso Audiovisual Innovación Social #NAF 2.0.

PORTARIA RFB Nº 389, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019 - Publicado(a) no DOU de 14/03/2019
Retificação

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO COFIS Nº 10, DE 07 DE MARÇO DE 2019 - DOU 11/03/2019
Aprova e divulga o leiaute da EFD-Reinf - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 876, DE 13 DE MARÇO DE 2019 - DOU 14/03/2019
Altera a Lei nº 8.934, de 18 de novembro de 1994, que dispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

ÁREA ESTADUAL

PORTARIA Nº 043 DE 08 DE MARÇO DE 2019 (Publicada no Diário Oficial de 09/03/2019)
Fixa as circunscrições fiscais das Diretorias de Administração Tributária e respectivas Inspetorias e dá outras providências.

DECRETO Nº 18.943 DE 08 DE MARÇO DE 2019 (Publicado no Diário Oficial de 09/03/2019)Dispõe sobre prazo especial para recolhimento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS devido pelos contribuintes vinculados à campanha de promoção de vendas denominada “Liquida Salvador - 2019”.

DECRETO Nº 18.949 DE 12 DE MARÇO DE 2019 (Publicado no Diário Oficial de 13/03/2019) Aprova os recursos do Programa FAZCULTURA para o exercício de 2019.

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO Nº 30.873, de 21 de março de 2019
Altera dispositivos do Decreto nº 17.671, de 11 de setembro 2007, que estabelece o Calendário Fiscal de Tributos do Município do Salvador, na forma que indica.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 04/2019
Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 46, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 - DOU 06/03/2019
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4020, DE 20 DE MARÇO DE 2019 - DOU 28/03/2019
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 76, DE 20 DE MARÇO DE 2019 - DOU 28/03/2019
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 81, DE 20 DE MARÇO DE 2019 - DOU 28/03/2019
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 80, DE 20 DE MARÇO DE 2019 - DOU 28/03/2019
Assunto: Contribuição para o PIS/PASEP.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8003, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 - DOU 25/03/2019
Assunto: Contribuição para o PIS/PASEP.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8005, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 - DOU 25/03/2019
Assunto: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 63, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 - DOU 11/03/2019
Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 61, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 - DOU 11/03/2019
Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Inadimplência no MEI atinge quase metade dos inscritos no programa
Apesar de o valor mensal da contribuição ser baixo, de R$ 50, quase metade dos empreendedores cadastrados estão com mensalidades em aberto. Fonte: Correio Braziliense.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Durante o período de apuração, não foram publicadas novidades desta seção.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Atualização do Plano de Ações da convergência de normas é publicada pela Ifac
O Plano de Ações do processo de convergência das normas de contabilidade aos padrões emitidos pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) passou por atualização neste mês de março e foi enviado à Ifac pelo presidente do CFC, Zulmir Breda. Nesta semana, o Plano foi publicado no site da Federação. Comunicação CFC.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

RESOLUÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS Nº 677 DE 21/03/2019 - DOU 26/03/2019
Altera a Resolução nº 141/PRES/INSS, de 2 de março de 2011. 


CRCBA e Sedur firmam acordo de cooperação técnica para atendimento específico à classe contábil

CONVENIO-SEDUR1

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) firmou, nesta sexta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA). O convênio tem como objetivo aproximar a secretaria e a classe contábil nas áreas de atuação. O encontro para assinatura do documento aconteceu na sede do órgão e contou com a presença do titular da Sedur, Sérgio Guanabara, do subsecretário Fábio Rosa e do presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, acompanhado do vice-presidente de Administração, André Luís Barbosa e dos conselheiros Edson França e Alison Santana. O deputado federal João Roma foi o responsável pela aproximação das entidades.

CONVENIO-SEDUR2

O acordo irá contribuir para o intercâmbio de informações entres as instituições, visando a disponibilização de atendimento aos profissionais de contabilidade e debates de novos métodos de simplificação de processos de abertura de empresas em Salvador. Além disso, serão promovidas palestras trimestrais sobre as inovações nos processos de licença da Sedur.

Para o secretário Sérgio Guanabara essa cooperação técnica é enriquecedora para os profissionais, mas quem sai ganhando mesmo é a população. “Essa troca contínua de informações permite que o conselho esteja sempre atualizado, que a Sedur identifique melhorias para os processos e a população ganha com maior agilidade e entendimento sobre os serviços”, afirma. O presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, faz coro. “Estreitar essa relação é fundamental para promover a regularização das empresas e agilidade na abertura. O profissional fica mais motivado e a população resolve os processos de forma mais célere”, conclui.

Menos burocracia – A assinatura do convênio está alinhada à meta da Prefeitura de reduzir a burocracia para o licenciamento de obras e para o funcionamento de atividades empresariais. Lançado em 2017, o Portal Simplifica, uma das ações do eixo Simplifica do programa Salvador 360, tem trazido avanços e mais comodidade para o cidadão.

Durante o encontro, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedur, Jealva Fonseca destacou os trabalhos que a secretaria vem realizando para oferecer maior facilidade ao cidadão que desejar abrir uma empresa em Salvador. “Estamos finalizando o processo para integração entre os órgãos municipais que compõem a Redesim, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia nas aberturas de empresas”, finalizou.

O Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil. Esse programa fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

ASCOM /SEDUR

CRCBA presente na imprensa - dúvidas sobre a DIRPF 2019



O presidente Antonio Carlos Ribeiro da SIlva concedeu entrevista ao vivo nesta segunda-feira (01/04) para o Jornal da Manhã, da TV Bahia, e também gravou entrevista pra o Bahia Agora, esclarecendo dúvidas sobre a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. O caminho ideal é sempre ter a assessoria de um profissional contábil qualificado para não correr riscos.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sérvio Túlio dos Santos de Moura, concedeu entrevista sobre a DIRPF 2019 para a rádio Cajazeiras na última sexta-feira (29/03).

CFC lança o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Por Rafaella Feliciano-
Comunicação CFC.

Começa a contagem regressiva para a realização do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 15 a 18 de novembro de 2020, em Santa Catarina (SC).  Com o lema “Ser contábil: humano, digital e ético”, o 21º CBC foi lançado na noite da última quarta-feira (27), em Balneário Camboriú, que sediará o encontro no ano que vem. Líderes da classe contábil, representantes do Sistema CFC/CRCs, autoridades e os patrocinadores do evento estiveram presentes no lançamento do 21º CBC firmando uma grande parceria para a realização do encontro que pretende reunir 6 mil  participantes.


Na foto, o presidente do CFC, Zulmir Breda, o presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, dentre outros representantes da classe.


Da esq. para a dir.: Francisco Sant’Anna , Marcello Alexandre Seemann , Maria Clara Bugarim, Adeildo Osório de Oliveira , Silvio Ribeiro e Zulmir Breda

Durante o lançamento, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marcello Alexandre Seemann, agradeceu a oportunidade em receber o 21º CBC na região e reafirmou o compromisso do CRCSC  para a realização do congresso que promete ser um dos maiores da história da contabilidade brasileira. “Estamos empenhados em construir um grande legado para a nossa classe contábil”.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, anunciou a abertura das inscrições e a venda de espaços para a Feira de Negócios. Para ele, estar à frente de um congresso é um grande desafio e a meta é trazer uma programação técnica e científica que corrobore com a importância do papel do profissional da contabilidade para o desenvolvimento sustentável do país. “Me sinto honrado em ter a oportunidade de fazer parte da construção do 21º CBC. Sei que muitos gostariam de participar desse momento e espero poder representar a classe contábil para que possamos realizar um importante encontro para os profissionais da contabilidade”, disse.

Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e integrante da comissão organizadora do 21º CBC, lembrou o sucesso das edições passadas do CBC e divulgou o vídeo de lançamento do congresso. A contadora, que já participa há vários anos da organização dos congressos, disse acreditar que a próxima edição vai trazer como diferencial a utilização da tecnologia e da sustentabilidade no encontro. Segundo ela, será um momento de “consagrar o profissional da contabilidade como visionário e imprescindível aos avanços da sociedade”.

Entre outros participantes, também estiveram presentes no encontro o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas (Sindicont Litoral), Silvio Ribeiro; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (CBC), Adeildo Osório de Oliveira; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Francisco Sant’Anna; o representante da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), o contador  Sérgio Approbato Machado Júnior; a deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT-SC); além dos representantes das empresas patrocinadoras.

Para garantir a sua participação no 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, faça a sua inscrição AQUI.

CRCBA lança a revista técnica Diálogo Contábil

Durante a última edição do Projeto Quartas do Conhecimento Contábil, quando foi realziada a palestra "Lideranças Femininas - Oprtunidades e Desafios", foi realizado o lançamento da revista técnica Diálogo Contábil, em formato digital. A edição de lançamento traz uma homenagem às mulheres da profissão contábil, entrevista sobre o Projeto da Mulher Contabilista, artigo sobre o eSocial e um artigo técnico. Para acessar a edição da revista, basta clicar aqui.


A palestra "Lideranças Femininas - Oportunidades e Desafios" contou com participações da empresária Rosemma Maluf e da juíza do trabalho Andréa Presas, com moderação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Lorena Pinho.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, André Luís Barbosa dos Santos, deu as boas-vindas ao s participantes em nome do presidente Antonio Carlos Ribeiro, que cumpria agenda institucional fora do estado.

O evento reuniu as integrantes da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, coordenada pela vice-presidente Lorena, e contou também com a presença da conselheira do CFC Maria Constança Carneiro Galvão.

A palestra foi transmitida online e pode ser acessada no link: bit.ly/CRCBAead

Nota de Falecimento

É com profundo pesar e consternação que comunicamos o falecimento do Sr. Ariosto Espírito Santo Kruschewsky, 1º Delegado do CRCBA na cidade de Itabuna, no dia 21/03/2019. Rogamos à Deus para que, em sua infinita misericórdia, possa confortar os corações de amigos e familiares nesse momento de dor e saudades.

MBA em Contabilidade e Contabilidade Aplicados ao Setor Público - 3ª turma da UCSAL (desconto para registrados no CRCBA

Profissionais da Contabilidade registrados no CRCBA têm direito a 60% de desconto na matrícula e 20% de desconto de desconto nas mensalidades. Veja a programação completa no site da UCSal e faça a sua inscrição/matrícula até 10/04/2019:

http://novapos.ucsal.br/curso/mba-em-contabilidade-e-controle-aplicados-ao-setor-publico

097-Folder MBA em ContabilidadeeControle-3ªTurma-VersãoPrelim

Especialização em Gestão, Controladoria, e Auditoria Ambiental - UFBA

curso

Programa completo do curso aqui

 

DESCONTOS PARA PROFISSIONAIS REGISTRADOS NO CRCBA

Graduações e pós-graduações Cairu

Cartaz A3 - Cairu - Graduacao 19-1

Cartaz A3_pos_cairu_descontos2019

MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária - desconto de 20%

O IPOG Salvador, em parceria com CRC/BA, confirma a 4ª turma do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária. Estude com os melhores professores do Brasil e com uma grade curricular moderna e atualizada. Aqui o seu diploma é garantido, com uma instituição certificada pelo MEC. Associado faça sua matrícula essa semana e garanta 20% de desconto em todas parcelas.

Saiba mais CLIQUE AQUI 

São mais de 100 turmas em todo país, Seu Diploma é reconhecido Nacionalmente!

CRC BA

Siga o CRCBA no Instagram!