Editorial do Presidente

O editorial desta semana nos fez conduzir a uma reflexão de nossas práticas enquanto profissionais de Contabilidade, nos levando a pensar para ALÉM DO CONHECIMENTO OBJETIVO. Tem-se percebido que as Faculdades de Contabilidade, muitas vezes, ofertam cursos que levam à concessão de diplomas no assunto de Contabilidade, com suas especialidades.

Em muitos casos, os cursos seguem uma tradição bem testada, respeitada e acadêmica, replicada no ensino por muitos anos. Posso aqui citar o meu próprio exemplo, como professor de Contabilidade com 35 anos de carreira acadêmica, replico o mesmo modelo sem observar que o mundo mudou em uma velocidade exponencial e ainda estamos com pensamento bem analógico com as nossas práticas de formar novos contadores.

Assim sendo, podemos destacar que primeiro, há um problema de “relevância”. Linder e Smith (1992) iniciaram um interessante debate (cf. HBR, 1992) sobre “se (...) as escolas de contabilidade (parafraseando) estão fornecendo o que o mundo dos negócios realmente precisa?”(Linder & Smith, 1992: 16). Em suma, eles sugerem que “os graduados são mal treinados - muitos graduados em Contabilidade entram em negócios (...) sem mesmo uma compreensão rudimentar da tecnologia da informação, do mundo dos negócios, de mercado de capitais, de capacidade de interpretar legislação etc.”

As Faculdades estão trabalhando em lógicas diferentes da necessidade do mercado. Percebo que se realizássemos uma pesquisa com os acadêmicos, como já realizei no passado, eles indicariam que terminam o curso com a sensação de que não estão preparados para o mundo do trabalho na área. O que fazer para mudar esse cenário?

Talvez uma das alternativas fosse que as escolas de Contabilidade pudessem se engajar em mais pesquisas de campo e admitirem ensinar o gerenciamento como um conjunto de especialidades funcionalmente isoladas; aplicar tecnologias em seus procedimentos acadêmicos; conduzir o acadêmico a interpretar os fenômenos utilizando-se da hermenêutica como possibilidade de reflexão, saindo da mera objetividade para uma visão mais analítica.

As empresas e as Faculdades devem arregaçar as mangas e trabalhar em direção a um consenso sobre o que é relevante e como pode ser ensinado e estudado para um novo enfoque da educação contábil, desenvolvendo habilidades orientadas. Em segundo lugar, para combater as críticas em outra frente, a educação e a pesquisa contábil devem alcançar e manter suas descobertas dentro das Instituições de Ensino. Como área de estudo, a Contabilidade é frequentemente vista como tendo baixa estima para desenvolver pesquisas aplicadas às empresas, para que as mesmas melhorem sua performance e se desenvolvam prosperamente.

Por sua vez, as tentativas de reforçar o conteúdo acadêmico da Contabilidade nos remetem a argumentos sobre a relevância da educação e pesquisa nesta aárea. Uma base útil nesse pântano de debates é obtida voltando a atenção para a questão do conhecimento na educação contábil. Talvez seja possível afastar o debate da relevância ou do rigor acadêmico para uma reavaliação do conhecimento em Contabilidade para as práticas atuais.

Convido a todos os profissionais de contabilidade para refletirmos sobre a necessidade de nos permitirmos abrir o caminho para uma crítica dos modelos que ainda utilizamos para aplicar os conhecimentos contábeis, para partirmos para uma visão hermenêutica do conhecimento, em que vamos adquirindo através do diálogo e da aplicação de novos saberes.

Ótima semana a todos!

  
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

Anuidade 2019 com 5% de desconto em fevereiro

Profissionais contábeis podem pagar a anuidade 2019 com 5% de desconto, até o dia 28 de fevereiro, de acordo com os valores e condições fixadas pela Resolução CFC N.º 1.533, de 22 de novembro de 2018. Os descontos são válidos para pagamentos em cota única.

OS BOLETOS ENCAMINHADOS VIA CORREIOS SÃO EXCLUSIVAMENTE PARA PAGAMENTO EM COTA ÚNICA, CONFORME ORIENTAÇÃO NO VERSO DA GUIA. 

O profissional ou Organização Contábil poderá parcelar ou gerar a guia cota única acessando o site informando apenas o numero de registro e CPF ou CNPJ conforme o casoImprima seu boleto aqui.

POST_CRCBA

Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) - prestação de contas até 28/02

O prazo para prestar contas ao PEPC acaba no dia 28 de fevereiro. Acesse aqui o sistema. Caso prefira, a prestação de contas pode ser entregue no CRC do seu Estado.



Expediente do CRCBA durante o período de Carnaval

Veja o funcionamento em nossas Delegacias:

DELEGACIA HORÁRIO
ALAGOINHAS Funciona até 28/02 – 08 às 16:30
Retorna 07/03 – 12H
BARREIRAS Funciona até 01/03 – 18h
Retorna dia 07/03 – 08h
BRUMADO Funciona até 28/02
Retorna 07/03
CAMACAN Funciona até 28/02 – 17h
Retorna 07/03 – 9h
CAMAÇARI Funciona até 28/02
Retorna 07/03
EUNÁPOLIS Não funcionará dias 04 e 05/03
Retorna dia 06/03 – 13h30min
ILHÉUS Funciona até  28/02
Retorna 07/03
IRECE Funciona até 01/03 – 18h
Retorna 06/03 – 08h
ITABUNA Não funcionará dias 04 e 05/03
Retorna dia 06/03 – 14h
LAURO DE FREITAS Funciona até 01/03 – 18h
Retorna dia 07/03 – 08h
LUIS E. MAGALHÃES Não funcionará dias 04 a 06/03
Retornará dia 07/03
JACOBINA Funciona até 01/03 – 12h
Retorna 06/03 14h
SEABRA Funciona até  28/02 – 17h
Retorna dia 08/03
SENHOR DO BONFIM Funciona até 01/03 – 18h
Retorna dia 06/03 – 14h
VALENÇA Funciona até 28/02 – 18h
Retorna 06/03 – 08h
VITÓRIA DA CONQUISTA Funciona até 01/03 – 18h
Retorna dia 06/03 – 08h
TEIXEIRA DE FREITAS Funciona até 01/03 – 18h
Retorna dia 06/03 – 14h
PORTO SEGURO Funciona até 28/02 – 18h
Retorna 06/03 – 08h



Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Por Comunicação CFC

A equidade de gênero caminha a trilha da realidade na classe contábil. As mulheres já somam 42% dos profissionais do País e os números não param de crescer. Para consagrar a história do empoderamento feminino na classe contábil, o Conselho Federal de Contabilidade realizará, em 2019, o XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista.

O lançamento do encontro será promovido, nesta sexta-feira (19), em Porto de Galinhas (PE), conhecida como a cidade do Sol, que sediará o evento no ano que vem.

A cada edição, os Encontros Nacionais da Mulher Contabilista vão crescendo e conquistando um público mais expressivo.

Do primeiro evento realizado no Rio de Janeiro (RJ) (1991), passando por Salvador (BA) (1992), Maceió (AL) (1999), Belo Horizonte (MG) (2003), Aracaju (SE) (2005), Florianópolis (SC) (2007), Vitória (ES) (2009), Caldas Novas (GO) (2011), Santos (SP) (2013) e Foz do Iguaçu (PR) (2015), a proposta de discutir temas da área contábil e de interesse geral, com enfoque principal no universo feminino, consolidou-se entre a classe e conquistou espaço cativo no calendário de eventos contábeis.

Serviço:
XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista
Data: 11 a 13 de setembro de 2019
Local: Auditório do Enotel  | Rod. PE-09 s/n Porto de Galinhas – Pernambuco | Brasil
Idealização: Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Realização:  Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE)
Organização: Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon)

Programação e Inscrições: enmc.cfc.org.br 

Agenda de Educação Continuada

QUARTAS DO CONHECIMENTO - CURSO: IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS NA AUDITORIA - SALVADOR (EVENTO PONTUADO PELO CFC):
Data: 13/03/2019 - Local: FUNDAÇÃO VISCONDE CAIRU

TREINANDO COM A JUCEB - AS NOVAS FERRAMENTAS EM USO NO REGISTRO DE EMPRESAS - MÔDULO III - SALVADOR - 3ª TURMA :
Data: 14/03/2019 - Local: FUNDAÇÃO VISCONDE CAIRU

TREINANDO COM A JUCEB - AS NOVAS FERRAMENTAS EM USO NO REGISTRO DE EMPRESAS - MÔDULO III - SALVADOR - 4ª TURMA:
Data: 21/03/2019 - Local: FUNDAÇÃO VISCONDE CAIRU

Cursos online CRCBA – clique aqui e acesse

Cursos online CRCSP (convênio) – clique aqui e acesse

convenio-CRCSP_Prancheta 1

14º ENECON - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES ENECON-web

O 14º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon) acontecerá de 13 a 15 de junho de 2019, em Teresina-PI. O evento sediado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) é realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com apoio dos Conselhos Regionais dos Estados do Nordeste (CRCs).

O Enecon deste ano tem como tema central “A transformação da Contabilidade no mundo atual”. A programação será repleta de palestras, oficinas, mesa redonda com temas relevantes e com inovações para a classe contábil.

Também já está disponível o edital de Submissão de Trabalhos Científicos para participação no Concurso de Artigos Científicos do 14º Enecon. Trabalhos sobre diferentes aspectos da Contabilidade poderão ser submetidos até o dia 13 de março de 2019. Os melhores artigos serão premiados com valores que variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil. A finalidade é de estimular a pesquisa acadêmica sobre temas da área contábil e afins, visando identificar trabalhos de qualidade e que consolidem a profissão contábil.

“O ENECON é um evento grandioso, sempre bastante aguardado e frequentado pela classe contábil de todo o país. Estamos com grandes expectativas para receber profissionais, acadêmicos e categorias de áreas afins, aqui em Teresina, cidade acolhedora, durante esses três dias de muito aprendizado e experiências nos mais variados setores da Contabilidade. Uma excelente oportunidade para todos. ”, diz o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim.

Os interessados na participação do 14º Enecon, assim como na participação do Concurso de Artigo Científico, já podem realizar as inscrições pela internet, através do site http://enecon.crcpi.com.br/  ou por meio dos seguintes links:

Inscrição Enecon 2019: http://www1.cfc.org.br/evento?NUL

Submissão de Trabalhos Científicos:

http://www1.cfc.org.br/sisweb/trabalhospi/

 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1867, DE 25 DE JANEIRO DE 2019 (Publicado(a) no DOU de 13/02/2019, seção 1, página 25)  
Retificação

PORTARIA RFB Nº 226, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2019 (Publicado(a) no DOU de 12/02/2019, seção 1, página 33)
Transfere atribuições no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

PORTARIA RFB Nº 225, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2019 (Publicado(a) no DOU de 12/02/2019, seção 1, página 33)
Altera a Portaria RFB nº 3.010, de 29 de junho de 2011, que estabelece critérios e condições para destinação de mercadorias abandonadas, entregues à Fazenda Nacional ou objeto de pena de perdimento.

PORTARIA RFB Nº 224, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2019 (Publicado(a) no DOU de 12/02/2019, seção 1, página 33)
Delega e Subdelega competências no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

PORTARIA RFB Nº 315, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2019 (Publicado(a) no DOU de 15/02/2019, seção 1, página 26)
Altera o Anexo Único da Portaria RFB nº 2.383, de 13 de julho de 2017, que institui o Programa de Gestão de que trata o § 6ºdo art. 6º do Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995, na modalidade de Teletrabalho, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

PORTARIA RFB Nº 314, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2019 - (Publicado(a) no DOU de 18/02/2019, seção 1, página 20)
Subdelega competência ao Corregedor, ao Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas, aos Superintendentes, e aos Delegados da Receita Federal do Brasil.

PORTARIA RFB Nº 315, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2019 - (Publicado(a) no DOU de 15/02/2019, seção 1, página 26)
Altera o Anexo Único da Portaria RFB nº 2.383, de 13 de julho de 2017, que institui o Programa de Gestão de que trata o § 6ºdo art. 6º do Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995, na modalidade de Teletrabalho, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

ÁREA ESTADUAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2019 (Publicada no Diário Oficial de 22/02/2019)
Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal.

PORTARIA Nº 033 DE 20 DE FEVEREIRO DE 2019 (Publicada no Diário Oficial de 21/02/2019) Altera o Anexo III da Portaria nº 257, de 19 de dezembro de 2017, que disciplina os procedimentos operacionais da Campanha NOTA PREMIADA BAHIA (NPB).

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO Nº 30.795, de 14 de fevereiro de 2019 - DOM DE 15/02/2019
Prorroga, em caráter excepcional, o prazo para o pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, altera dispositivo do Dec. nº 17.671, de 11 de setembro 2007, e dá outras providências.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 03/2019 - DOM DE 20/02/2019
Aprova o Termo de Indeferimento da Opção pelo Simples Nacional, de que tratam o § 6º do art. 16 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e o parágrafo único do art. 14 da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, e estabelece o rito para sua impugnação.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 02/2019 - DOM DE 20/02/2019
Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 23, DE 18 DE JANEIRO DE 2019 - DOU 13/02/2019
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA - IRPJ

INSTRUÇÃO NORMATIVA SERFB Nº 1867, DE 25 DE JANEIRO DE 2019 - DOU 13/02/2019
(*) Retificação da Instrução Normativa RFB nº 1.867/2019. 

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8001, DE 10 DE JANEIRO DE 2019 - DOU 12/02/2019
Assunto: Contribuição para o PIS/PASEP.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4005, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2019 - DOU 12/02/2019
Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Carreira Contábil está entre as que mais geraram empregos em 2018 e promete crescimento para 2019
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, os profissionais devem estar preparados para acompanhar as mudanças e saírem na frente. Os impactos advindos dos avanços tecnológicos têm impulsionado transformações  nas áreas de atuação de muitos segmentos, como

Inconsistência entre DIRPF e ECF gera fiscalização
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substituiu a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ) desde o exercício 2015, e foi instituída pela Instrução Normativa nº 1.422/2013. Fonte: Tributanet

Receita Federal pede histórico de transações em bitcoin para expoente do mercado
De acordo com documentos obtidos pelo site Portal do Bitcoin na última quinta-feira (14), o Serviço de Fiscalização da Receita Federal está pedindo esclarecimentos sobre o histórico das transações de Bitcoin de um dos maiores nomes do mercado. Fonte: Canaltech

Divulgadas instruções para a rais anual
Através da Portaria ME 39/2019 foram aprovadas instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS ano-base 2018. Fonte: Mapa Jurídico

eSocial já conta com mais de 50% dos trabalhadores brasileiros cadastrados
O eSocial alcançou a marca de 24 milhões de trabalhadores cadastrados na nova plataforma. Fonte: Fenacon

CFC altera redação da NBC TA 250 sobre leis e regulamentos na auditoria de demonstrações contábeis
A NBC TA 250 – sobre Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis, publicada, na última quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU), que trata da responsabilidade do auditor, traz uma nova redação. Fonte: CFC - Conselho Federal de Contabilidade

Atualização do Código de Ética do profissional da contabilidade é publicado no DOU Segundo o presidente do CFC, Zulmir Breda, entre os principais objetivos, a atualização busca combater a mercantilização  da profissão contábil. “Queremos combater a publicidade que deprecie e desmereça a atuação do profissional da contabilida. Fonte: CFC - Conselho Federal de Contabilidade

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Durante o período de apuração dessa edição do CRCBA Notícias, não foram publicadas novidades desta seção.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Exame de Qualificação Técnica (QTG) terá duas edições em 2019
Brasília – A partir deste ano, o contador que desejar atuar como auditor independente terá duas oportunidades para fazer as provas de Qualificação Técnica (QTG) e a específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Fonte: Comunicação CFC.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO CODAC Nº 1 DE 28 DE JANEIRO DE 2019
Dispõe sobre os procedimentos a serem observados para o preenchimento da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do tempo de serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) pelos produtores rurais e pelos adquirentes de produção rural de pro(...)


Presidentes dos CRCs do Nordeste se reúnem em Fortaleza

presidentes-nordeste

O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva e a diretora executiva Litânia Santiago participam das reuniões de presidentes e diretores dos Conselhos Regionais da região Nordeste, em Fortaleza – CE. A programação foi iniciada na quarta-feira (20/02) e se encerrou nesta sexta (22/02). A pauta das reuniões envolveu temas como Exame de Suficiência e a criação de Comissões e Planos para atendimento ao relato integrado, formato de prestação de contas que teve a adesão do Sistema CFC/CRCs em 2019.

diretores2

Diretores dos Conselhos de Contabilidade do Nordeste reunidos para planejamento de implantação de comissões e planos do relato integrado.

abraçando

Na ocasião, os presidentes e diretores participaram também do lançamento do Projeto Abraçando o Controle Social no estado do Ceará, que aconteceu na quinta-feira (21/02).

CRCBA realizou treinamentos sobre registro empresarial em parceria com JUCEB, SESCAP-BA e SINDICONTA-BA

públicoweb

O CRCBA realizou duas edições do “Encontro com a JUCEB: Treinamento sobre as novas ferramentas em uso no registro de empresas”, nos dias 14 e 21 de fevereiro no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. O projeto é uma parceria da JUCEB, CRCBA, SESCAP-BA, SINDICONTA-BA, com apoio da Fundação Visconde de Cairu. O objetivo dos encontros foi de instruir os profissionais contábeis acerca das ferramentas digitais de registro, alteração e encerramento de empresas, bem como interagir com as demandas e dificuldades do dia a dia da categoria.

acr-web

O presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, falou sobre o trabalho de parceria que o Conselho tem desempenhado com a JUCEB e avança nas tratativas pelas prerrogativas da profissão. “Registro empresarial é coisa de Contador. É por isso que estamos apresentando à Junta um modelo que já é adotado em outros estados, com o qual os processos de registro e alteração de empresas só podem ser feitos mediante a inserção do número de registro profissional ativo no Conselho de Contabilidade. Isso traz valorização à classe e mais qualidade nos trabalhos”.

juceb-tramm-web

O presidente da JUCEB, Antonio Carlos Marcial Tramm, também ressaltou a parceria com o CRCBA e os sindicatos da categoria como uma forma de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Junta. Também sinalizou que estão desenvolvendo pesquisas com os usuários dos serviços e propondo melhorias no atendimento.

vp-andre-web

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, André Luis Barbosa dos Santos, deu as boas-vindas aos participantes e tratou a parceria entre CRCBA e JUCEB como fundamental para que sejam alcançadas melhorias nos serviços de registro empresarial no estado.

palestante-web

O diretor de Registro Empresarial da JUCEB, Alessandro Antonio Nascimento, foi o facilitador dos treinamentos, apresentando os procedimentos de forma prática e sanando as dúvidas dos participantes.

CRCBA apoiou palestra beneficente sobre reforma tributária em Vitória da Conquista

mesa-palestra

No dia 21 de fevereiro, foi realizada a palestra beneficente “Os impactos da Reforma Tributária na Arrecadação Municipal”, no auditório da FAINOR, em Vitória da Conquista, numa iniciativa da JBL Gestão Pública e Empresarial, com apoio institucional do CRCBA. A conselheira Mércia Cristina Andrade Dias e o delegado do CRCBA em Vitória da Conquista, Amauri Soares, representaram a classe contábil baiana, na ocasião. A palestra foi ministrada pelo especialista em Finanças e auditor fiscal do município de Salvador Artur Mattos.

delegacia-conquista
Na foto, o presidente do SINCONTEC, Josafá de Jesus, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAINOR, professor Josenaldo de Souza Alves, e a conselheira Mércia Andrade.

Associação dos Contabilistas de Alagoinhas empossou nova Diretoria

mesa

Na noite desta quinta-feira (14/02), o presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva e o vice-presidente de Administração e Finanças André Luis Barbosa dos Santos estiveram presentes na posse da diretoria da Associação dos Contabilistas de Alagoinhas – ASCONTA, realizada no auditório do Hotel Plaza, em Alagoinhas. Participaram da solenidade diversas autoridades locais, como o delegado do CRCBA em Alagoinhas, José Carlos Silva de Santana; o prefeito Joaquim Neto; o secretário da Fazenda Municipal, Daniel Grave; e o presidente da Câmara Municipal, Roberto Torres, dentre outros.

O profissional contábil Elismar Alves dos Santos foi reeleito para o cargo de presidente da Associação. Veja abaixo a relação completa dos diretores e conselheiros fiscais eleitos:

Diretoria Executiva
Elismar Alves dos Santos – presidente reeleito
Lucio Oliveira dos Santos – vice-presidente
Ednaldo Silva Santana – 1º tesoureiro
Joseilson dos Santos Silva – 2º tesoureiro
Fabiana Paiva – 1ª secretária
Aylane Andrade – 2ª secretária

Conselho Fiscal
Roberto Andrade Messias – 1º conselheiro
Mario Borges – 2º conselheiro
Paulo de Souza – 3º conselheiro

Diretoria Administrativa
Bernadino Celestino dos Santos – diretor de Relações Públicas e Marketing
Fabricio Fonseca Cunha – diretor de Educação, Assuntos Fiscais, Contábeis e Legislação

CRCBA realizou Workshop para Síndicos e Gestores de Condomínios

 

palestra-auditorio-web

Nesta quarta-feira (13/02), o CRCBA realizou o Workshop para Síndicos e Gestores de Condomínio, na sua sede, em Salvador. Com participação do Mestre e conselheiro do CRCBA Ubiratã Pereira, da Dra. Michele Lordêlo, coordenadora da comissão de Contabilidade para Condomínios do CRCBA, e do especialista Gilmar Mendes, foram abordados aspectos tributários, de auditoria e implantação do e-Social. Cerca de 70 profissionais e estudantes participaram do workshop, que teve taxa de inscrição solidária de uma lata de leite em pó.

bira-web

O conselheiro Ubiratã Batista abordou a documentação fiscal de edificações, tributos incidentes, obrigações acessórias dos condomínios e tributos sobre prestação de serviços por pessoa física, dentre outros.

michele-web

A professora Michele Lordêlo falou sobre a gestão contábil de condomínios, procedimentos de auditoria, compliance, dente outros pontos específicos.

gilmar-web

O professor Gilmar Mendes abordou a implantação do eSocial em condomínios, apresentou a nova guia do FGTS, o recolhimento unificado do INSS e IRRF, soluções para principais inconsistências e outros aspectos práticos do sistema.

DESCONTOS PARA PROFISSIONAIS REGISTRADOS NO CRCBA

Graduações e pós-graduações Cairu

Cartaz A3 - Cairu - Graduacao 19-1

Cartaz A3_pos_cairu_descontos2019

Siga o CRCBA no Instagram!