EDITORIAL DO PRESIDENTE

Prezado(a) Colega,

Neste editorial, gostaria de levantar uma discussão que tem nos inquietado, que é o AVILTAMENTO DE HONORÁRIOS CONTÁBEIS. Vou iniciar buscando o significado de aviltar, tentando entender, na etimologia da palavra, qual o seu sentido.

Ao pesquisar no dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, encontrei o significado de aviltar, que seria tornar vil, degradar, desvalorizar, envergonhar, rebaixar e depreciar. No dicionário Michaelis, encontramos o significado de ato ou efeito de avaliar(-se); estado da pessoa ou coisa aviltada; desonra ou abatimento moral; vexame e baixa ou queda de preço de uma mercadoria, depreciação, desvalorização.

Pensando nestas e outras possibilidades concretas de conceito ou significado da palavra aviltamento, concluímos que o ato de aviltar é rebaixar sem critérios determinadas coisas. Assim sendo, o Código de Ética Profissional do Contador - CEPC, alterado pela Resolução CFC 1307/10, afirma que:

Art. 20 O caput do Art. 8° da Resolução CFC n° 803/1996 passa a vigorar com a seguinte redação: art. 8º É vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante AVILTAMENTO DE HONORÁRIOS ou em concorrência desleal.

Ao ler o nosso Código de Ética, elucidam-se questões altamente definidas para que o contador conheça os seus direitos e deveres perante os seus pares. Desta forma, fica evidente que, conforme previsto no código de ética da profissão, existe uma infração se os colegas praticarem preços inferiores ao já realizado pelo colega que esteja passando o serviço.

A desvalorização dos serviços contábeis perpassa, com certeza, pelo valor cobrado pelos colegas para realizarem as atividades contábeis. Precisamos valorizar o trabalho intelectual, que não se pode mensurar com facilidade. Os anos de estudos provocam um diferencial nos seus serviços e isso precisa ser levado em consideração.

Colegas, no momento em que estiver para decidir qual a composição de um preço de um serviço de Contabilidade, leve em consideração seu tempo e dedicação aos estudos, os cursos que precisa fazer para melhoria dos seus serviços, seus custos fixos para manter a qualidade do serviço, seus riscos etc.

Outro ponto que considero de fundamental importância seriam suas atitudes éticas perante seus colegas de profissão. Como afirmava o nosso saudoso Prof. Antônio Lopes de Sá, “por causa da profissão que escolhemos, devemos ser éticos ao extremo”.

Conclamamos a todos os colegas que procurem sempre exercer a nossa PROFISSÃO sem deixar de respeitar o colega. O BEM MAIOR que podemos ter neste mundo é o respeito com o outro. O dinheiro e a ganância são efêmeros. Agora, o respeito com o outro é muito mais sólido e edificante como pessoa. Sejamos todos irmanados e prósperos, respeitando uns aos outros.

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

DIA DO VOLUNTARIADO - PARTICIPE!



ORIENTAÇÕES PARA ACESSO AOS EVENTOS EAD DO CRCBA



INSCREVA O SEU TRABALHO ATÉ O DIA 02/09/2018

Print

TERCEIRO SETOR

folder-01


Agenda de Educação Continuada

 

 
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM GUANAMBI-BA(EVENTO PONTUADO PELO CFC)   28/08/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM BRUMADO -BA(EVENTO PONTUADO PELO CFC)   29/08/2018
ENCONTRO COM A JUCEB - TREINAMENTO: AS NOVAS FERRAMENTAS EM USO NO REGISTRO DE EMPRESAS - SALVADOR   31/08/2018
CURSO: DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA) - SALVADOR (EVENTO PONTUADO PELO CFC)   12/09/2018
SEMINÁRIO: IV WORKSHOP DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR (EVENTO PONTUADO PELO CFC)   21/09/2018
 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1826, DE 15 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 17/08/2018, seção 1, página 22) . Dispõe sobre a adesão de pessoa jurídica responsável pela administração de local ou recinto alfandegado ao Compromisso de Ajustamento de Conduta Técnica e Operacional.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1825, DE 14 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 16/08/2018, seção 1, página 22). Altera a Instrução Normativa SRF nº 85, de 11 de outubro de 2001, que disciplina a concessão de regimes especiais de emissão de documentos e escrituração de livros fiscais.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1824, DE 10 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 14/08/2018, seção 1, página 62). Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.711, de 16 de junho de 2017, que regulamenta o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), instituído pela Lei nº 13.496, de 24 de outubro de 2017, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1823, DE 10 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 14/08/2018, seção 1, página 62). Revoga a Instrução Normativa SRF nº 47, de 28 de abril de 2000, que dispõe sobre a prestação de informações econômico-fiscais pelos fabricantes de produtos do capítulo 33 da TIPI.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1822, DE 02 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 03/08/2018, seção 1, página 38). Dispõe sobre a prestação das informações para fins de consolidação de débitos no Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), instituído pela Lei nº 13.496, de 24 de outubro de 2017, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB Nº 4, DE 14 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 16/08/2018, seção 1, página 22. Dispõe sobre a vigência da Lei nº 13.670, de 30 de maio de 2018.

PORTARIA CGSN Nº 25, DE 21 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 24/08/2018, seção 1, página 33). Altera a Portaria CGSN nº 8, de 22 de junho de 2009, que dispõe sobre os Grupos Técnicos do Comitê Gestor do Simples Nacional.

PORTARIA RFB Nº 1170, DE 03 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 08/08/2018, seção 1, página 33). Altera a Portaria RFB nº 2.466, de 28 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a jurisdição fiscal das Unidades Descentralizadas da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

PORTARIA RFB Nº 1171, DE 03 DE AGOSTO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 07/08/2018, seção 1, página 16). Altera os Anexos IV, VI, IX, XII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII e XIX da Portaria MF nº 430, de 9 de outubro de 2017, que aprova o Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

CARTA-CIRCULAR BACEN Nº 3.893 DE 07 DE AGOSTO DE 2018 - DOU em 08.08.2018
Estabelece procedimentos operacionais relativos à manutenção no Banco Central do Brasil de recursos, em espécie, correspondentes ao valor do saldo das moedas eletrônicas mantidas em conta de pagamento.

ÁREA ESTADUAL

DECRETO Nº 18.558/2018 (DOE: 18/08/2018)
Altera o Regulamento do Processo Administrativo Fiscal, aprovado pelo Decreto nº 7.629, de 09 de julho de 1999, e dá outras providências.

DECRETO Nº 18.557/2018 (DOE: 17/08/2018)
Dispõe sobre diferimento do ICMS nas saídas de querosene de aviação - QAV, nas condições que estabelece.

ÁREA MUNICIPAL

Decreto 30.094 - DOM de 24/08/2018
Altera e acrescenta dispositivos ao Decreto nº 29.100, de 06 de novembro de 2017, que regulamenta o art. 5º da Lei nº 8.474, de 02 de outubro de 2013, e institui o Programa de Certificação Sustentável “IPTU VERDE”, na forma que indica.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 18/2018 - DOM DE 23/08/2018
Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 17/2018 - DOM DE 02/08/2018
Regulamenta os procedimentos relativos às exclusões dos contribuintes do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) – Simples Nacional e aprova o Termo de Exclusão do Simples Nacional de que tratam o art. 28; art. 29, seus incisos e parágrafos; art. 33, todos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e suas alterações, e o art. 83, inciso III e seus parágrafos, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, estabelecendo o rito processual para a sua ciência, impugnação e julgamento.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 016/2018 - DOM DE 10 A 28/07/2018
Altera e acrescenta dispositivos na Instrução Normativa SEFAZ/DGRM nº 30/2014, alterada pela IN SEFAZ/DGRM nº 15/2016, que estabelece os procedimentos para a análise do processo de avaliação especial de imóveis prevista no art. 8º da Lei nº 8.473, de 27 de setembro de 2013, na forma que indica.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 15/2018 - DOM DE 25/07/2018
Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF03 Nº 3003, DE 31 DE JULHO DE 2018
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 93, DE 16 DE AGOSTO DE 2018
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 102, DE 17 DE AGOSTO DE 2018
ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ 

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 92, DE 13 DE AGOSTO DE 2018
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS 

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8017, DE 31 DE JULHO DE 2018
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF03 Nº 3004, DE 13 DE AGOSTO DE 2018
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA - IRPF

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Não recolher ICMS é crime, decide STJ
Ministros negaram pedido de habeas corpus de empresário que não recolheu o tributo, mas o declarou como se tivesse pago. Fonte: Valor Econômico.

Alerta: Termina dia 31/08 a prestação das informações para consolidação do PERT
Roteiro contendo passo a passo para os contribuintes efetivarem a prestação das informações e sanarem as eventuais dúvidas relacionadas ao Programa Especial de Regularização Tributária – Débitos Previdenciários (PERT) pode ser encontrado no si(...) Fonte: Blog Guia Tributário. Empresa em recuperação judicial poderá ser dispensada de certidão negativa de tributos As empresas que desejarem requerer a recuperação judicial poderão ser dispensadas da apresentação das certidões negativas de débitos tributários. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 477/18, que revoga o dispositivo. Fonte: Contabilidade na TV

CFC Regulamenta Parcelamento de Débitos
Através da Resolução CFC 1.546/2018 o órgão regulamentou o parcelamento de débitos com os respectivos conselhos regionais, relativos à exercícios anteriores. Fonte: Blog Guia Contábil.

Empresa em recuperação judicial poderá ser dispensada de certidão negativa de tributos
As empresas que desejarem requerer a recuperação judicial poderão ser dispensadas da apresentação das certidões negativas de débitos tributários. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 477/18, que revoga o dispositivo. Fonte: Contabilidade na TV.

Agências dos Correios poderão emitir carteira profissional sem custo
O Ministério do Trabalho e Emprego pretende ampliar os pontos de emissão da carteira de trabalho em todo o país, sem custos para os cidadãos. A ampliação seria possível por meio de um acordo em discussão com os Correios, que têm agências nos 5.5. Fonte: Agência Brasil.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Durante o período de apuração dessa edição do CRCBA Notícias, não foram publicadas novidades desta seção.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

RESOLUÇÃO 1.546 CFC, DE 16 DE AGOSTO DE 2018 - DOU 22/08/2018
O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas funções legais e regimentais, resolve(...)

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

PORTARIA MTB Nº 656 DE 22/08/2018 - DOU 23/08/2018
Aprova modelos de contrato de trabalho e de Nota Contratual para contratação de músicos, profissionais, artistas e técnicos de espetáculos de diversões, e dá outras providências.

CIRCULAR CAIXA Nº 819 DE 20/08/2018
Aprova e divulga alteração no cronograma de implantação do eSocial.

ATO DECLARATÓRIO DA SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT Nº 17 DE 15.08.2018 - DOU 20/08/2018
Cancela o precedente administrativo nº 91.

CIRCULAR CAIXA Nº 821 DE 13/08/2018 - DOU 14/08/2018
Publica o Manual FGTS Movimentação da Conta Vinculada, como instrumento disciplinador do saque do Fundo de Garantia do tempo de serviço.

PORTARIA MTB Nº 634 DE 09.08.2018 - DOU 10/08/2018
Altera a Portaria MTE nº 723 de 2012 , que cria o Cadastro Nacional de aprendizagem Profissional - CNAP, destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica definidas no art. 8º do Decreto nº 5.598, de(...)


“Roda de Conversas – Café com o profissional da Contabilidade” debate os serviços da SEDUR

Na manhã desta quarta-feira (22/8), o CRCBA realizou o evento “Roda de Conversas – Café com profissionais da Contabilidade”, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. Na oportunidade, profissionais e empresários contábeis tiveram a oportunidade esclarecer dúvidas e propor melhorias acerca dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo – SEDUR, antiga SUCOM.

público1-web

Participaram do encontro o secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, José Sérgio de Sousa Guanabara, acompanhado da diretora Jealva Ávila Fonseca; o presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva; o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, André Luís Barbosa dos Santos; o vice-presidente de Fiscalização do CRCBA, Sérvio Túlio dos Santos de Moura; os conselheiros Alison Santana, Edson França e Maria Cláudia Cassimiro dos Santos.

mesa-web

Em seu pronunciamento inicial, o presidente Antonio Carlos enfatizou a importância dos profissionais contábeis para o empresariado e para os órgãos tributantes. “Em todos os processos que tramitam na prefeitura, o empresário resolve as demandas através do contador. Então, o contador precisa participar efetivamente desta construção das ideias para que possamos, juntos, fazer melhor”.

O presidente também destacou a necessidade de um atendimento especializado para os profissionais contábeis na Secretaria da Fazenda Municipal, como acontece com os advogados. “Tem uma coisa que não é da SEDUR, mas gostaria de deixar aqui registrado. A SEFAZ oferece um atendimento especializado para advogados e não oferece para os contadores. Se tem para advogado, tem que ter para contador. Leve essa demanda ao secretário, porque a classe contábil está muito insatisfeita com esse processo. Se a prefeitura arrecada, agradeça também ao contador, porque as obrigações acessórias são feitas por nós. Então, cada um tem seu papel, seu valor, sua importância, e o profissional da Contabilidade luta por esse espaço”.

O secretário geral da JUCEB, Hélio Portela, destacou a relevância do encontro. “O contador é um agente externo de todos os órgãos públicos tributantes e de licenciamento. Fico muito contente por esse encontro, com o secretário respondendo pessoalmente aos profissionais, porque só assim avança o registro empresarial”.

O secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, José Sérgio de Sousa Guanabara, afirmou estar muito feliz por participar do evento. “Fico muito feliz em participar desse encontro, vejo todos bem dispostos e isso certamente amplia a nossa capacidade de fazer mais. Quando recebi esse convite para estar hoje aqui, eu imediatamente aceitei. Achei oportuno esse tipo de reunião, na base de diálogo, num formato bastante objetivo do que podemos fazer por vocês e também pelo município”.

profissional4-web

Durante o “Roda de Conversas”, os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador esclareceram aspectos mais relevantes dos serviços direcionados à classe contábil, como TVL, alteração de razão social, inclusão e exclusão de atividades, licença de publicidade, dentre outros trâmites e documentações. Os profissionais contábeis presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e de registrar reclamações e sugestões de melhorias.

 

CRCBA realizou Seminário sobre Prestação de Contas Eleitorais

publico

O CRCBA realizou o Seminário “Prestação de Contas Eleitorais” no dia 10 de agosto, em sua sede, localizada em Salvador, numa iniciativa conjunta com o Conselho Federal de Contabilidade e Tribunal Superior Eleitoral – TSE. O evento aconteceu debateu a “Atuação da Justiça Eleitoral nas eleições 2018 com foco nas fake news”, bem como as prestações de contas e financiamento eleitoral. Participaram da mesa de abertura o presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, o advogado Marcelo Junqueira Ayres Filho, ex-Juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-Bahia, e o advogado Tiago Assis, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da OAB-BA.

mesa

certificados-palestra
Marcelo Junqueira Ayres Filho ministrou a palestra “Atuação da Justiça Eleitoral nas eleições 2018 com foco nas fake news”, coordenada por Tiago Assis.

painel2
No turno da tarde, os contadores Marco Moura, presidente do SINDICONTA-BA, e Evaldo Pereira de Souza, vice-presidente de Controle Interno do CRCBA, apresentaram o painel “Prestação de Contas e Financiamento Eleitorais”.

O Seminário é parte de uma programação nacional do Conselho Federal de Contabilidade e também foi transmitido ao vivo pela plataforma de Educação a Distância do CRCBA (www.crcba.elore.com.br). A taxa de inscrição foi solidária, sendo que cada participante da modalidade presencial doou duas latas de leite em pó, que foram distribuídas para entidades beneficentes. A versão presencial teve 102 inscritos e a online teve 58 inscritos.

CRCBA realizou audiências públicas em Salvador e Santo Antônio de Jesus

No dia 14 de agosto, o CRCBA realizou audiências públicas nas cidades de Santo Antônio de Jesus, pela manhã, e em Salvador, pela tarde, com o tema “Classe Contábil Baiana Forte e Ativa”. O intuito é reunir as principais queixas da classe acerca dos serviços públicos relacionados a atuação contábil, para propor soluções às respectivas entidades.

Salvador

A audiência pública “Classe Contábil Baiana Forte e Ativa”, em Salvador, foi realizada na tarde desta terça-feira (14/8), com as participações do presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva, do vice-presidente de Administração e Finanças André Luís Barbosa dos Santos, do ouvidor geral Nivaldo Pinto, do conselheiro Alison Luís Santana Silva, do vice-presidente do SESCAP-BA, Roberto Conceição, do Diretor do SESCAP-BA, Esaú Fagundes, e de profissionais contábeis. Na ocasião, foram tratados dos principais entraves enfrentados pela classe contábil baiana no exercício profissional relativos aos serviços oferecidos pelos órgãos públicos.

audiencia2-web

O presidente Antonio Carlos pontuou o objetivo do encontro. “Essa é uma grande oportunidade que temos, enquanto entidade, para verificar os problemas que a classe enfrenta com os órgãos públicos e para pleitearmos melhorias para o exercício dos nossos trabalhos”. Na ocasião, foram reunidos os principais tópicos, que servirão de fomento para encontros futuros. No dia 22 de agosto, o CRCBA terá uma nova audiência em Salvador, com participação da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador – SEDUR.

audiencia-web

Santo Antônio de Jesus

audiencia2

No turno da manhã, foi realizada também audiência pública na cidade de Santo Antônio de Jesus, com as participações do presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, do vice-presidente de Fiscalização, Sérvio Túlio dos Santos de Moura, do ouvidor geral Nivaldo Pinto, do delegado do CRCBA no município, Ailton Souza Andrade, e profissionais contábeis da região. O objetivo do encontro segue a mesma dinâmica de levantar e conhecer as demandas da classe na localidade e promover ações que resultem em melhorias práticas. Na oportunidade, foram arrecadadas latas de leite em pó, que serão doadas a entidades beneficentes.

audiencia4

audiencia3


CRCBA e SENAR Bahia realizam Seminário eSocial x EFD-REINF em Barreiras

O auditório do Campus Reitor Edgar Santos da Universidade Federal do Oeste da Bahia, localizado no município de Barreiras, ficou lotado na noite da última quinta-feira, 23, para acompanhar o Seminário ESOCIAL X EFD REINF, realizado pelo Sistema FAEB em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA).

O evento, que já foi realizado na sede do Sistema FAEB em Salvador, e no município de Luís Eduardo Magalhães levou para os profissionais e estudantes da área contábil todos os esclarecimentos sobre a nova forma da prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, que será realizada por meio dos programas do eSocial e da EFD-Reinf.

O Auditor Fiscal da Receita Federal, Adriano Mário Rodrigues Guedes; o Coordenador da Representação do FGTS da Caixa Econômica, Gustavo Henrique de Almeida Cajueiro e a Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho, Alessandra Luz de Souza Nunes Andrade conduziram as palestras que orientaram sobre o eSocial, que é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. E o EFD-Reinf, que consiste na escrituração fiscal digital das retenções e informações da contribuição previdenciária substituída.

eSocial

De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. 

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Cursos do IBRACON - BA

 



Controles Internos, Compliance e SOX



9ª Seção Regional

Data Inicial: 28/09/2018 - Data Final: 28/09/2018
Horário: 08:30 às 17:30
Carga Horária: 8 HS

AUD: 8
CMN: 8 
SUSEP: 8
ProGP (preparadores): 8
PERITO:8
 

Auditório do CRC-BA

Endereço: Rua do Salete, 320, Barris
Salvador-BA | CEP: 40070-200



Definição e importância dos controles internos

Tipos de controles internos
Papel da administração
Lei Sarbanes-Oxley (SOX404)
Relação SOX404 vs regras CVM, BACEN e IBGC
Aplicação SOX404 nas empresas brasileiras
Processo de implementação SOX404
Controles de Revisão 
Alertas do PCAOB

Felipe Sanches dos Santos Galdino

PwC

Gerente Sênior da PwC com foco em Compliance, Governança, Controles Internos, Auditoria Interna e Gestão de Riscos, além disso é Presidente do Comitê Estratégico de Finança da Amcham Salvador e Vice-Presidente da ANEFAC regional Salvador (Associação Nacional dos Executivos de Finanças). Possui experiência em auditoria externa e consultoria empresarial em projetos de diagnóstico e implantação de Compliance, Auditoria Interna, Controles Internos, Governança Corporativa, Gestão de Riscos, SOx Compliance, Segurança da Informação, Gestão de Projetos e Governança de TI. Professor das disciplinas de Governança Corporativa e Auditoria Contábil e Operacional no MBA de Finanças e Controladoria da Estácio. Professor da disciplina Governança Corporativa no MBA de Gestão Esportiva da Faculdade 2 de Julho.

ASSOCIADOS : R$ 200,00
 
NÃO ASSOCIADOS: R$ 400,00
 
ESTUDANTE: R$ 200,00





19/10/2018 - CPC 35 - Demonstrações Separadas e CPC 36 - Demonstrações Consolidadas
23/11/2018 - CPC 27 - Ativo imobilizado e CPC 28 - Propriedades para investimento
23/11/2018 - CPC 25 - Provisões, passivos e ativos contingentes
11/12/2018 - Encerramento das Demonstrações Contábeis



Siga o CRCBA no Instagram!