EDITORIAL DO PRESIDENTE

Prezado(a) colega,

Ao tomarmos conhecimentos de tantas notícias de corrupção, fraude, comportamento indesejado de servidor público, desvios de verbas públicas, tratamento ilícito de médicos na área de saúde, apropriação de recursos públicos e tantas outras mazelas inseridas em nosso contexto social, nos deparamos com a possibilidade da Ciência do Patrimônio provocar o cidadão a desenvolver uma atitude proativa através do Controle Social.

Foi pensando nestas e outras possibilidades concretas que o Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Ouvidoria Geral da União e com os diversos órgãos que estão intimamente ligados à Transparência e ao Controle Social, promoveu um evento de conscientização no dia 12/07/2018, em Salvador - o Seminário Regional de Participação e Controle Social.

O evento elucidou questões altamente pertinentes para o cidadão conhecer os seus direitos e deveres. Foi apresentado pelo Ouvidor do Estado da Bahia o trabalho que está sendo desenvolvido para que o estado organize-se para Ouvir o cidadão e, em tempo reduzido, esclarecer as dúvidas do mesmo.

A Lei de Acesso a Informação oportuniza a todos os cidadãos a tomar conhecimento do que está sendo feito com o dinheiro público. Hoje, a Transparência é fator preponderante para identificar um bom Gestor. O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, para mostrar o seu próprio exemplo, tem procurado em seu Portal de Transparência atender a toda a legislação, disponibilizando para todos os Profissionais da Contabilidade como os recursos estão sendo utilizados e, em breve, estaremos divulgando também a prestação de contas dos 180 dias de Gestão.

Hoje, a informação está na Palma da Mão, basta um simples click que podemos rapidamente divulgar e receber informações sobre os diversos assuntos e, assim sendo, o Controle Social passa a ser de fundamental importância para a era digital, a sociedade da informação. Estamos vivendo em um novo cenário de mudanças rápidas e tempestivas com o advento e o progresso da tecnologia. Por isso, os profissionais da Contabilidade precisam também atualizar-se e modernizar as suas relações com os usuários das informações que produzimos.

As mudanças apontadas nos conduzem a termos três possibilidade, que levam a mudanças, que são: empatia, experimentação e ação. A empatia é sempre se colocar no lugar do outro. A experimentação é sabermos respeitar a experiência e a vivência na identificação das novas possibilidades. E a ação serve para que os projetos e ideias não fiquem somente no campo das ideias e possam efetivamente funcionar.

Hoje não podemos somente idealizar possibilidades e não operacionalizá-las. A celeridade nos processos é a dinâmica da vez, pois, como já dizia o nosso Cazuza, “O tempo não para”.

Como Profissionais da Contabilidade, aprendamos a desenvolver e ajudar a essa sociedade a acompanhar através dos observatórios sociais, onde e como estão sendo aplicados o dinheiro público e alertarmos a todos dos maus gestores. Assim, podemos contribuir para que o Brasil possa alertar de que precisam de Homens do Bem e honestos no comando do país. Chega de tantos desmandos, façamos a nossa parte com o controle social. Avante, colegas, por um Brasil melhor!

Atenciosamente,

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

ORIENTAÇÕES PARA ACESSO AOS EVENTOS EAD DO CRCBA



INSCREVA O SEU TRABALHO ATÉ O DIA 02/09/2018

Print

TRANSMISSÃO AO VIVO DO CURSO "CONTABILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS MENSURADOS AO CUSTO AMORTIZADO"

FOLDER-01

Agenda de Educação Continuada

 

 
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL EM SEABRA- BA   24/07/2018
CURSO: CONTABILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS MENSURADOS AO CUSTO AMORTIZADO - SALVADOR   25/07/2018
ONLINE: CONTABILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS MENSURADOS AO CUSTO AMORTIZADO - SALVADOR 25/07/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL EM JACOBINA- BA   26/07/2018

 

 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1813, DE 13 DE JULHO DE 2018
Publicado(a) no DOU de 17/07/2018, seção 1, página 22.

Despacho do Secretário- Executivo nº 89/18 
Publica o Credenciamento de Empresa Fabricante - Convertedora de Bobina de Papel para uso em equipamento ECF.

Despacho do Secretário- Executivo nº 91/18 
Publica os Laudos de Análise Funcional - PAF-ECF.

Despacho do Secretário- Executivo nº 92/18 
Publica Ajustes SINIEF e Convênios ICMS, aprovados na 169ª Reunião Ordinária do CONFAZ, realizada no dia 05.07.2018.

Despacho do Secretário Executivo n° 90/18
Publica Protocolo celebrado entre os Estados e o Distrito Federal.

Retificação do Despacho n° 92/18
Publica Ajustes SINIEF e Convênios ICMS, aprovados na 169ª Reunião Ordinária do CONFAZ, realizada no dia 05.07.2018.

Despacho n° 94/18
Publica os Laudos de Análise Funcional - PAF-ECF.

Ato COTEPE/ICMS nº 42/18
Altera o Ato COTEPE ICMS 23/18, que divulga a relação dos contribuintes beneficiados no cumprimento de obrigações tributárias relativas ao ICMS na prestação de serviço de transporte e na armazenagem de Etanol Hidratado Combustível - EHC e Etanol Anidro Combustível - EAC pelo sistema dutoviário.

ÁREA ESTADUAL

DOE: 07/07/2018  |  Documento: PORTARIA Nº 139/2018
PORTARIA Nº 139/2018 - Altera o Anexo I da Portaria nº 257, de 19 de dezembro de 2017, que disciplina os procedimentos operacionais da Campanha NOTA PREMIADA BAHIA (NPB).

DOE: 05/07/2018  |  Documento: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2018
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2018 - Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal.

ÁREA MUNICIPAL

29.900 - DOM de 30/06/2018 a 03/07/2018
Altera dispositivos do Decreto nº 29.100, de 06 de novembro de 2017, que regulamenta o art. 5º da Lei nº 8.723, de 22 de dezembro de 2014, que dispõe sobre a redução de 80% (oitenta por cento) no Valor Venal do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 76, DE 25 DE JUNHO DE 2018
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 75, DE 25 DE JUNHO DE 2018
ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 15, DE 14 DE MARÇO DE 2018
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8013, DE 12 DE JUNHO DE 2018
Assunto: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8012, DE 01 DE JUNHO DE 2018
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física - IRPF

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 67, DE 14 DE JUNHO DE 2018
ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4022, DE 06 DE JULHO DE 2018
Assunto: Contribuição para o PIS/PASEP

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Só é inadimplente quem não paga parcela do Pert até 30 dias após vencimento
De acordo com a Lei 13.469/2017, que instituiu o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), só se pode considerar atrasada a parcela não paga depois de 30 dias do vencimento.

eSocial: Começa a adesão ao regime por parte das empresas do Simples Nacional
A Receita Federal espera a adesão de 155 mil MEI com empregados

Pessoa Jurídica Inativa – Conceito
Instrução Normativa RFB 1.605/2015

Portaria autoriza Procuradoria da Fazenda a fazer acordos com contribuintes
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional quer fazer acordos com os contribuintes. Portaria do órgão do dia 13 de junho autoriza procuradores a negociar com devedores questões ligadas ao cumprimento de decisões judiciais, desistência de recursos…

Publicado o Manual do eSocial Web Geral
eSocial Web Geral é uma ferramenta auxiliar na inserção de dados no eSocial, em situação de contingência

Entenda por que servidores devem estar com seus dados atualizados no eSocial
A partir de janeiro de 2019, todos os servidores públicos do país com vínculos ativos — mesmo que afastados por motivo de licença ou cessão — e inativos deverão estar com seus dados cadastrais informados ao governo federal por meio do eSocial.

Fundo PIS-Pasep: consulta a saldo com valor reajustado começa nesta segunda
Quem deixar para sacar as cotas do Fundo PIS-Pasep no mês que vem terá os saldos das contas corrigidos em 8,9741%; saques serão retomados em agosto e vão até 28 de setembro.

CCJ muda regras para publicação de documentos das sociedades anônimas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei 7609/17, do Senado, que dispensa as companhias fechadas (sem ações negociadas em bolsa) com menos de 20 acionistas...

ESocial Passa a Valer Para Todas as Empresas do País a Partir de 16 de Julho
A partir do dia 16 de julho, todas as empresas privadas do país, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados, deverão utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais…

Ilegalidades tributárias e como se proteger
Dentro das normas dos tributos no Brasil existem muitas regras que protegem os contribuintes e dão limitações ao poder de tributar, principalmente com relação a aumento de alíquotas e a perda de benefícios tributários.

Receita Federal atualiza regra de utilização da logomarca do Programa OEA
O uso da logomarca do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) é um dos benefícios oferecidos pela Receita Federal aos operadores certificados como OEA. Conquistar o direito de usar essa marca é uma estratégia de marketing…

Tabela Aplicável no Simples Nacional – Revenda de Veículos
O contabilista deve estar atento às nuances legislativas, para que a contabilidade registre, separadamente, as receitas advindas de serviços e revenda de mercadorias, especialmente quanto têm tratamento tributário distinto.

Imposto indevido pode ser recuperado
A falta de conhecimento a respeito do sistema tributário brasileiro faz milhares de empreendedores colaborarem com o aumento do saldo positivo da arrecadação do Fisco. Isso porque muitas micro e pequenas empresas (MPEs) desconhecem essa possibilidade...

Receita liberou consulta ao segundo lote de restituição do IR 2018
A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018 será liberada a partir das 9h de hoje (9). Esse lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Como se Apura o PIS nas Cooperativas?
Bases: Medida Provisória 2.158-35/2001, art. 15 e Solução de Divergência Cosit 2/2018.

Cloud é realidade para compliance fiscal
As mudanças da legislação tributária, impostas pelo Fisco, sempre causam impactos para os contribuintes brasileiros.

Quase 30% das micro e pequenas empresas não estão preparadas para o eSocial

A adaptação exige investimento em tecnologia para utilizar ferramentas e plataformas de transmissão de dados.

O País só se desenvolve conforme os investimentos realizados nos fatores econômicos, e que dependem exclusivamente de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

9 razões para recrutar um analista de negócios na sua empresa de serviços contábeis

A empresa contábil de sucesso hoje é mais diversificada e se concentra em habilidades além da contabilidade para fornecer aos clientes os serviços que eles precisam.

Estrutura Básica da Contabilidade

Apresentamos uma breve análise sobre a importância do conhecimento da estrutura básica da contabilidade, para os operadores e usuários.

A nova C.H.A.V.E. para o sucesso profissional
A importância de trabalhar em empresas que possuem os mesmos valores que você

Perito Especialista no Objeto da Perícia, art. 465 do CPC/2015Prof.
O perito especialista no objeto da perícia é uma nova realidade, fruto da evolução do conhecimento científico. Autor(a) Prof. Me. Wilson Alberto Zappa Hoog

Hipnose é a nova arma do Life Coach para mudar a sua vida
Ao longo da vida passamos por experiências que podem causar diversos medos e traumas que nos bloqueiam.

Contabilidade consultiva existe?
Recentemente um tema bastante falado no meio contábil e corporativo é “contabilidade consultiva”.

Vendendo serviços de contabilidade: Quer pescar peixes grandes?
Muitas vezes escuto empresários da contabilidade culparem os concorrentes que praticam preços baixos pela perda de grandes oportunidades.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Durante o período de apuração dessa edição do CRCBA Notícias, não foram publicadas novidades desta seção.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Durante o período de apuração dessa edição do CRCBA Notícias, não foram publicadas novidades desta seção.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Vantagens do trabalho temporário e do trabalho terceirizado para empresas de Paranaguá
Um dos municípios mais antigos do Paraná, a histórica Paranaguá é uma das principais portas de entrada e saída de diversos produtos do Brasil. Enviado pelo(a) autor(a) Aroldo Glomb

Empregador Pessoa Física Ingressará no eSocial Somente a Partir de Janeiro de 2019
Empregadores domésticos já integram o eSocial desde outubro de 2015.

Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello é o novo ministro do Trabalho
Nome foi anunciado nesta segunda-feira pela Presidência da República.

Auditores-fiscais interditam duas propriedades em Goiás
Dois trabalhadores foram retirados da atividade de extração de areia num rio; outros 12 estavam em um canteiro de obras, construindo um frigorífico.

Eliseu Padilha nomeado ministro do Trabalho interino
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 05/07/18.

Sistema passa a valer para todas as empresas privadas do país em 16 de julho

Os órgãos públicos deverão adotar o novo registro, obrigatoriamente, em janeiro de 2019.

Nova agência do trabalho é inaugurada em Salvador
Localizada no salvador Norte Shopping, a nova unidade de atendimento atenderá mais de cem usuários por dia.

ATO TST Nº 329 DE 17/07/2018
Divulga os novos valores referentes aos limites de depósito recursal previstos no artigo 899 da CLT.


Seminário discutiu controle e participação social em Salvador

publico

O Seminário Regional de Controle e Participação Social reuniu a classe contábil e representantes da sociedade civil organizada em Salvador, nesta quinta-feira (12/7), para discutir mecanismos de participação social no combate à corrupção e fiscalização da aplicação de recursos públicos. Após 7 anos da promulgação da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011), com a implantação da transparência como premissa obrigatória dos órgãos da gestão pública, os desafios passam a estar voltados a orientar o cidadão a como utilizar as informações e exercer o seu papel de usuário final dos serviços públicos.

O Seminário foi realizado do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União – CGU, e contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon.

antonio-carlos-ribeiro-CRCBA-web

O presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, destacou em sua palavra a importância da participação social por meio do acesso às informações públicas. “Uma das coisas que considero prioritárias para que esse controle social possa ocorrer, eu chamo de empatia. Tenho de me colocar no lugar do outro. Quem é esse cidadão que está junto com o estado acompanhando o gasto público? Outro item é a experimentação, experienciar as possibilidades para que o cidadão possa ser melhor informado e assim criar a cultura para envolver as pessoas no controle social”.

constança-web

A conselheira do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão, defendeu o papel da classe contábil na construção de pontes para maior interação da sociedade com as informações públicas. “Esse importante tema não só interessa a governos, servidores e profissionais da Contabilidade, mas toda a sociedade. Esta é uma oportunidade de promover um chamamento à sociedade para cumprir o seu papel de fiscalizar os recursos públicos. E não há categoria melhor do que a dos profissionais da Contabilidade, para fazer essa sensibilização”.

ronaldo-CGU-web

O superintendente da Controladoria Geral da União em Salvador, Ronaldo Machado de Oliveira, afirmou que o cidadão é peça fundamental no papel de fiscalização da aplicação dos recursos públicos, pois ele pode identificar com maior efetividade os serviços que não atendem ao que propõem. “O cidadão é o beneficiário final das políticas públicas. É ele quem sabe se funciona, não funciona, se atinge o objetivo. E é quem pode sugerir instrumentos. Esse evento serve para auxiliar o cidadão nas ferramentas disponíveis para exercer o controle social, participando ativamente na gestão e políticas públicas e no combate à corrupção”.

mesa-diretora-web

A mesa diretora do Seminário contou com as presenças de Maria Constança Carneiro Galvão – Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade; Antonio Carlos Ribeiro da Silva – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia; Ronaldo Machado –  Superintendente da Controladora Regional da União no Estado da Bahia; Marcos Lindenmayer – Chefe de Gabinete da Ouvidoria Geral da União; Luciano Chaves – Secretário Geral  do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; Pedro José Sufreddini – Secretário Regional da Bahia do Tribunal de Contas da União; Luciano Taques Ghignone –  Promotor do Ministério Público do Estado da Bahia; Ronaldo Nascimento de Sant’anna – Conselheiro Substituto do TCM; Fernando Túlio –  Procurador da República do Ministério Público Federal no Estado da Bahia e José Maria Dutra – Ouvidor Geral do Estado da Bahia, representando o Governo do Estado da Bahia.

Medalha Mérito Contábil Militino Rodrigues Martinez

Durante a solenidade de abertura, foi realiza a entrega da Medalha Mérito Contábil Militino Rodrigues Martinez, maior honraria da classe contábil baiana, instituída pela Resolução CRC-BA Nº 457 de 2007, destinada a condecorar àqueles que prestado notáveis serviços prestados à Ciência Contábil, seja no campo da atividade Científica, Cultural e Educacional e que possua reputação ilibada e tenha, no mínimo, vinte anos de exercício ininterruptos da profissão, devidamente registrados em Conselho Regional de Contabilidade.

militino-web

O homenageado foi o profissional da Contabilidade Fernando Dantas Alves Filho, sócio-presidente da PwC Brasil e membro de fóruns internacionais do Network de firmas PwC, dentre os quais o Global Strategy Council e o Asia, Pacific & Americas Cluster Leadership Team. O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva realizou a entrega solene da medalha e de certificado ao homenageado, que agradeceu a condecoração e afirmou o caráter especial que esta homenagem assume por se tratar do Conselho Regional de sua terra natal.

Painéis temáticos

O seminário contou com a apresentação de quatro painéis, abordando temas como ouvidoria, governança, controle e participação social na era digital e laboratórios de dados digitais para a cidadania.

painel1-web
Painel “Ouvidoria e defesa do usuário de serviço público”, com apresentação de Marcos Lindenmayer – Chefe de Gabinete da Ouvidoria Geral da União; José Maria Dutra – Ouvidor Geral do Estado da Bahia e mediação de Fernando Dantas Alves Filho – Sócio-Presidente da PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes – PwC .

painel2-certificados-web
Painel “Acesso a Informação e Governança”, com apresentação de Vitor de Almeida – Presidente da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia;  Luciano Ataíde – Pesquisador do Núcleo de Pós Graduação da Escola de Administração da UFBA; e mediação de  Adilson Carvalho Silva – Perito em Crimes Financeiros da Polícia Federal.

painel3-web
Painel “Controle Social e Participação na Era Digital”, com apresentação de George Santiago – Observatório Social de Santo Antônio de Jesus; Maria Celeste Pereira de Jesus – Diretora do Instituto de Direito e Cidadania; Iara Luísa de Santana Dórea Vaz – Observatório Social de Lauro de Freitas; e Antônio Veiga Argollo Neto – Coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção e Ouvidoria da CGU-BA.

painel4-web
Painel “Laboratórios de Dados para a Cidadania”, com apresentação de Edely Gomes – Raul Hacker Club; Juan Torres – Escola de Dados-BA e mediação de Romualdo Anselmo dos Santos – Auditor Federal de Controle / CGU-BA.

Solenidade descerra foto do contador Antônio Nogueira (2016-2017) em galeria de presidentes do CRCBA

Durante a reunião plenária do mês de julho, realizada no dia 13/07, foi realizada a solenidade de descerramento da fotografia do presidente Antônio Carlos Nogueira Cerqueira – gestão do biênio 2016-2017, na galeria de presidentes do CRCBA. Com a presença dos presidentes Sudário de Aguiar Cunha, Adeildo Osório de Oliveira, Maria Constança Carneiro Galvão e do presidente do SINDICONTA-BA, Marco Moura, juntos ao plenário atual do órgão, a solenidade se traduziu em um resgate de momentos importantes vividos pelo Conselho.



Ouvidoria se reuniu com presidente do CRCBA

Na manhã do dia 18/7, o presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva se reuniu com os membros da Ouvidoria do CRCBA, composta pelo ouvidor geral, conselheiro Nivaldo Pinto, pelo ouvidor assistente, Marcelo Cavalcante, pela conselheira Vivian Nunes, membro da Ouvidoria, e pela assistente Flávia Barbosa. Na oportunidade, foram tratados os projetos da Ouvidoria, com o intuito de trazer melhorias ao atendimento dos pleitos da classe contábil e sociedade baiana.

CRCBA realizou curso sobre a Reforma Trabalhista em Itapetinga

No dia 17/07, o Instrutor Gilmar Mendes ministrou o curso "Reforma Trabalhista: as principais alterações trazidas pela Lei nº 13.467/17", na cidade de Itapetinga-BA.

Inscrições abertas para o Seminário Capacitando para a Implantação do eSocial, em Seabra

Clique aqui e realize a sua inscrição!

Inscrições abertas para o Seminário Capacitando para a Implantação do eSocial, em Jacobina

Clique aqui e realize a sua inscrição!

servio

Siga o CRCBA no Instagram!

 

Inscrições abertas para o vestibular 2018.2 da Faculdade Visconde de Cairu

A Faculdade Visconde de Cairu está com inscrições abertas para seu vestibular agendado 2018.2. São 113 anos de tradição e experiência em educação, oferecendo vagas para os cursos de ciências contábeis, administração, psicologia, serviço social, pedagogia, desenvolvimento e análise de sistemas, gestão de recursos humanos, gestão comercial e gestão financeira. Este ano, a inscrição no  processo seletivo será  gratuita, mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis,  que serão doados à instituições beneficentes em salvador, já atendidas pela Cairu. 

Os interessados em realizar um dos cursos ofertados pela Instituição, ainda contam com uma série de vantagens na hora de pagar a mensalidade, como o EducaCairu e o Prober, linhas de desconto e financiamento próprios da Faculdade. Para garantir uma dessas vantagens oferecidas pela Cairu, basta realizar a inscrição para o processo seletivo através do site www.cairu.br ou presencialmente na Rua do Salete, nº 50, Barris. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 2108-8512, das ​08h às 19h​.