EDITORIAL DO PRESIDENTE

Prezado(a) colega,

O editorial desta semana abordará sobre o padroeiro da Contabilidade, dentro da concepção cristã católica. Gostaria de iniciar esclarecendo o que seria um padroeiro. Dentro do aspecto religioso, seria o santo escolhido como protetor ou intercessor junto de Deus. Padroeiro tem o significado de protetor, aquela que zela, que cuida, trata-se de um santo intercessor que advoga por nós junto a Deus e que tem afinidade especial por uma determinada profissão.

O Conselho Federal de Contabilidade esclarece que o padroeiro do profissional da Contabilidade é São Mateus, que foi um contabilista. Atuava na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, isto é, um arrendatário de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação. Escriturava e auditava. Era um publicano, e por isso não era bem visto pela sociedade, sendo considerado um pecador.

São Mateus pode ter sido o primeiro auditor que a história conheceu. Na verdade, ele gozava de má fama pelo fato de ser um cobrador e arrecadador de tributos. Chamava-se telônio o local onde se efetivava o pagamento dos tributos e onde também se trocava moeda estrangeira, um misto de casa de câmbio e de pagamento dos tributos.

Mateus nasceu em Cafarnaum. Não se conhece a data do seu nascimento. Seu pai, Alfeu, deu-lhe o nome de Levi. Sua cidade natal era cortada pelas principais estradas da Palestina, ponto de convergência e centro comercial da região. Jesus Cristo tinha especial simpatia por essa cidade, tendo nela pregado a sua doutrina. Na época, era uma província romana. Em sua peregrinação, Cristo passa diante do telônio de Levi, para e o chama: "Segue-me". Levi se levanta, acompanha o Mestre e abandona seus rendosos negócios. Troca de nome e de vida. Convertendo-se ao cristianismo, adotou o nome de Mateus, que significa "o dom de Deus".

Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo, e o primeiro dos quatro evangelistas. Antes de sua conversão, era o mais rico e o mais inteligente de todos eles. Escreveu o relato das pregações de Cristo por volta dos anos 50 d.C na língua siro-chaldaico. Mateus marcou a virada de sua vida com um banquete que ofereceu aos amigos. Nele compareceu Cristo, o que ensejou questionamentos e reverbérios por parte dos escribas e fariseus, classes atingidas pela nova pregação.

Diziam "este Homem anda com publicanos e pecadores e banqueteia-se com eles". Tais recriminações não pouparam também os apóstolos: "como é que vosso Mestre se senta a mesa com os pecadores?" Tais críticas mereceram as famosas palavras de Jesus Cristo: "Não são os sãos, mas sim os doentes, que necessitam do médico. Não vim a chamar os justos, senão os pecadores." Após a cena descrita no chamado "Evangelho do Espírito Santo", na qual os apóstolos receberam o dom da sabedoria, saíram os mesmos pelas várias regiões para a difusão religiosa. Mateus pregou, em primeiro lugar, na própria Palestina, e em seguida, dirigiu-se à Arábia e Pérsia, deslocando-se finalmente para a Etiópia, onde faleceu.

Atenciosamente,

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

Consulte os locais de provas do Exame deSuficiência 2018.1

Clique no link abaixo, insira seu CPF e veja o local onde irá prestar o Exame.

Confira aqui

SEMINÁRIO EFD X REINF- presencial e online

No dia 12/6, o CRCBA, SENAR-BA, Caixa Econômica, Receita Federal, Previdência Social E Ministério do Trabalho realizarão o Seminário eSocial x EFD-REINF, em Salvador. O evento será gratuito e terá também transmissão online pela plataforma de educação a distância do CRCBA, além de inscrições para a modalidade presencial.

Inscrição para presencial - VAGAS ESGOTADAS

Inscrição para transmissão online ao-vivo

Videoconferência eSocial - principais novidades e aspectos práticos

No dia 14 de junho, o CRCBA realiza videoconferência sobre a implantação do eSocial, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira - IAT, com polos de transmissão para 20 municípios baianos. Inscreva-se: bit.ly/2L4Iab8

Profissionais do interior do estado devem se inscrever diretamente na Delegacia local, veja a relação: bit.ly/2L3uUU7

Agenda de Educação Continuada

 

 
CURSO: ATIVOS NÃO FINANCEIROS - APLICAÇÃO DE CASO DE ENSINO - SALVADOR   09/6/2018
SEMINÁRIO eSOCIAL X EFD REINF SALVADOR   12/06/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL - SALVADOR- (EVENTO PONTUADO PELO CFC)   14/06/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM JEQUIÉ-BA( (EVENTO PONTUADO PELO CFC) 19/06/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM IPIAÚ (EVENTO PONTUADO PELO CFC)   20/06/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL EM VALENÇA   21/06/2018
 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1808, DE 30 DE MAIO DE 2018
Dispõe sobre o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN), instituído pela Lei Complementar nº 162, de 6 de abril de 2018.

ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB Nº 3, DE 01 DE JUNHO DE 2018
Dispõe sobre a impossibilidade de apuração de créditos da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS de que trata o § 14 do art. 3º c/c art. 15, II, todos da Lei nº 10.833, de 2003, após a alienação do bem.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 836, DE 30 DE MAIO DE 2018
 DOU de 30.5.2018 - Edição extra

DECRETO Nº 9.394, DE 30 DE MAIO DE 2018
 Altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - TIPI, aprovada pelo Decreto no 8.950, de 29 de dezembro de 2016.

DECRETO Nº 9.393, DE 30 DE MAIO DE 2018
Altera o Decreto nº 8.415, de 27 de fevereiro de 2015, que regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra.

DECRETO Nº 9.391, DE 30 DE MAIO DE 2018
DOU de 30.05.2018 - Edição Extra

LEI Nº 13.670 DE 30 DE MAIO DE 2018
DOU 30.05.2018 - Edição Extra

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 834, DE 29 DE MAIO DE 2018
 Altera a Lei nº 13.606, de 9 de janeiro de 2018, para prorrogar o prazo de adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural para 30 de outubro de 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº DO ATO 1808 - RFB
Dispõe sobre o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN), instituído pela Lei Complementar nº 162, de 6 de abril de 2018.

ÁREA ESTADUAL

DECRETO Nº 18.431 DE 04 DE JUNHO DE 2018 (Publicado no Diário Oficial de 05/06/2018) Dispõe sobre o uso de Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A por produtor rural inscrito no Cadastro de Contribuinte da Secretaria da Fazenda - SEFAZ.

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO Nº 29.793 - DOM de 05/06/2018
Altera e revoga dispositivos do Decreto nº 29.434, de 29 de dezembro de 2017, que regulamenta dispositivos da Lei nº 9.306, de 28 de dezembro de 2017, que institui o Programa de Parcelamento Incentivado - PPl, na forma que indica.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 13/2018
Prorroga o prazo da obrigatoriedade de emissão de Bilhetes/Ingresso Eletrônico – BE, de que trata a Instrução Normativa SEFAZ/DRM nº 08/2018 BE, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4019, DE 01 DE JUNHO DE 2018
Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF06 Nº 6011, DE 25 DE MAIO DE 2018
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Reflexos da greve dos caminhoneiros no sistema tributário brasileiro
No âmbito tributário, temos diversas questões que precisam ser apreciadas pelo judiciário. Fonte: Administradores

Receita Federal aprimora pesquisa do sistema Normas
Sistema Normas é a fonte de pesquisa dos principais atos administrativos editados pela Receita Federal. Fonte: Receita Federal

Lei das relicitações faz um ano e efeito na prática é quase nulo
“É lamentável que o governo não consiga regulamentar num tempo razoável uma legislação que ele mesmo criou em regime de urgência”, diz o sócio do Vernalha Guimarães & Pereira Advogados, Fernando Vernalha, ao referir-se à Lei 13.448. Fonte: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços

Senado aprova arrecadação de ISS sobre aplicativos pelo município do embarque
A proposta que muda as regras de tributação sobre os aplicativos de transporte de passageiros, como Uber, Cabify, 99, Pop e similares, foi aprovada nesta terça-feira (5) no Plenário do Senado. Fonte: Agência Senado

Prazo para Saque do Abono Salarial 2016 Termina Ainda Este Mês
Os trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2016 devem sacar o benefício ainda este mês, já que o prazo limite termina dia 29 de junho. Fonte: Blog Guia Trabalhista

Reoneração da Folha é Publicada e Vigorará a Partir de Setembro/2018
Lei 13.670/2018. Fonte: Blog Guia Tributário

Prazo para o pagamento da guia de maio do eSocial doméstico termina quinta-feira (7/6)
Documentos gerados após essa data serão calculados com multa. Fonte: Receita Federal

Receita Disponibiliza Aplicativos Para Adesão ao PERT-SN
O Portal do Simples Nacional comunica que os aplicativos para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária das ME e EPP optantes pelo Simples Nacional (PERT-SN) e Simei (PERT-MEI) na RFB já estão disponíveis. Fonte: Blog.Guia

Aplicativos para adesão ao PERT-Simples Nacional e PERT-MEI já estão disponíveis
O pedido de adesão deve ser realizado até o dia 09/07/2018. Fonte: Fenacon

Prazo para adesão ao Refis do Simples vai até julho
Parcelamento para microempresas e empresas de pequeno porte é regulamentado. Fonte: Fenacon

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Durante o período de apuração dessa edição do CRCBA Notícias, não foram publicadas novidades desta seção.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Normas aplicadas ao Setor Público estão em audiência pública
Minutas de sete Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) convergidas ao padrão internacional e que deverão ser publicadas no segundo semestre de 2018 já estão disponíveis, no site do Conselho Federal de Contabilidade, para audiência pública. Fonte: Comunicação CFC

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

PORTARIA MTB Nº 389 DE 01/06/2018
Altera a Portaria MTE nº 854 de 2015, que aprova normas para a organização e tramitação dos processos de multas administrativas e de Notificação de Débito de Fundo de Garantia do tempo de serviço e/ou Contribuição Social.


Presidente do CRCBA palestrou no IV Encontro de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis do Maranhão

O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva ministrou palestra durante o IV Encontro de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis do Maranhão, que teve como tema central “A Educação Contábil e as Demandas do Profissional”, em São Luís – MA, no dia 4 de junho. O encontro é uma realização do CRCMA e tem como objetivos aproximar a classe contábil das instituições de ensino superior e discutir a qualidade de ensino e demandas do mercado de trabalho na área contábil.

CRCBA presente em Seminário sobre Programa de Regularização Tributária do SImples Nacional

Nesta quinta-feira (07/06), o SEBRAE realizou o Seminário REFIS Simples Nacional 2018, no auditório da UNIME, em Salvador, com apoio institucional do CRCBA. O auditor fiscal da Receita Federal Claudemir dos Anjos foi o responsável por abordar o Programa de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte com débitos do Simples Nacional (PERT-SN). O conselheiro do CRCBA, Edson França (foto), representou a classe contábil na ocasião.

 

CRCBA se reuniu com a SEDUR Salvador para propor melhorias no atendimento aos profissionais contábeis

Representantes do CRCBA estiveram reunidos, na última segunda-feira (05/06), em Salvador, com o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo do Salvador – SEDUR, José Sérgio Guanabara, para tratar de demandas relacionadas à atuação da classe contábil. O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, André Luís Barbosa dos Santos, acompanhado dos conselheiros Alison Silva, Edson França e Samori Ferreira expuseram os serviços da secretaria que são utilizados pelos profissionais contábeis e buscaram uma aproximação das entidades, a fim de otimizar a atuação dos profissionais, empresários e da Secretaria.



Situações como emissões de TVL, prazos e responsabilidades descentralizadas dos processos, Salvador Simplifica e adequação dos endereços para o cadastro sincronizado nas aberturas de empresas, foram destaques neste encontro, que resultou em um grande início de parceria com o objetivo de ampliar o debate para a classe contábil. Outro intuito importante do encontro foi representar os profissionais contábeis na busca do melhoramento das burocracias nas licenças para a abertura das empresas e seu desenvolvimento das atividades.

As partes se comprometeram em organizar um novo encontro com maior participação da classe contábil com o intuito de estreitar laços, apresentando novas propostas para a qualificação dos trabalhos da SEDUR, bem como esclarecer o funcionamento das atividades internas e de outros órgãos independentes que contribuem com a finalidade da Secretaria. 

CRCBA recebe treinamento sobre Transparência e Ouvidoria do CFC

Nesta quarta-feira (06/6), funcionários e conselheiros do CRCBA passaram por treinamento sobre Transparência a Acesso a Informação com supervisora de Ouvidoria do Conselho Federal de Contabilidade, Fabrícia Andrade. O treinamento se estende até esta quinta-feira (07/06), quando é abordado o tema Gestão e Prática em Ouvidoria.


A supervisora de Ouvidoria do CFC, Fabrícia Andrade, foi responsável por conduzir o treinamento.



Comissão de Perícia, Mediação e Arnitragem do CRCBA se reuniu em Salvador

No dia 30 de maio, a comissão de Perícia, Mediação e Arbitragem do CRCBA se reuniu na sede do CRCBA, em Salvador, para discutir o planejamento de cursos e eventos pontuados no Programa de Educação Profissional Continuada - PEPC, do Conselho Federal de Contabilidade. A comissão é coordenada pelo perito contábil Audrey Jones de Souza e conta com a participação de grandes nomes da área, como o professor Kleber Marruaz.

 

Profissionais registrados no CRCBA têm desconto em pós-graduações do IPOG

O CRCBA firmou convênio com a ICP Cursos / IPOG Salvador, que prevê descontos de R$ 3.120,00 no valor total dos cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição e 10% de desconto nos cursos de curta duração.

CB_Salvador & Porto Seguro_Face 1200x630_Conteúdo

1º Encontro do Terceiro Setor da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA

peça_divulgação_I_EnTes (1)

Educação a Distância

 

Profissionais registrados no CRCBA têm desconto em pós-graduações de Perícia Judicial Trabalhista

O site do Perito On Line está com inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação “Especialização em Perícia Judicial Trabalhista”, nas modalidades on-line e presencial. Os profissionais da contabilidade registrados e regulares com o CRCBA, bem como seus dependentes, têm desconto de 25% sobre o valor da mensalidade.

Para mais informações, clique aqui! 

Pos Pericia_BA_15_6_2018