100 DIAS DE GESTÃO

Prezado(a) colega,

Nesta semana, teremos um editorial comemorativo de prestação de contas dos feitos no CRCBA. São 100 dias de GESTÃO e já percebemos no balanço geral muitas conquistas que foram propostas em nossa plataforma de campanha.


Conselheiros empossados para compor o plenário do CRCBA.

Gostaria de iniciar relatando alguns avanços na área administrativa, principalmente na melhoria que alcançamos da relação de transparência com todos os funcionários do CRCBA, pois são eles que fazem a máquina CRC engrenar e funcionar. Fizemos reuniões de alinhamento, comemoramos os aniversariantes do mês, dialogamos pessoalmente com as lideranças das equipes dos setores, propomos melhorias nos procedimentos. Estruturamos a comissão para revisar o Plano de Cargos e Salários, que tem 60 dias para que proceda com um retorno dos rumos que iremos tomar nesta temática. Estamos cientes que precisamos a cada dia humanizar o nosso CRCBA.


Conselho Diretor eleito para o biênio 2018-2019.

Quanto à nossa sede, constituímos uma comissão para estudar  os percalços da venda da sede e da aquisição de um terreno. Propomos alienação do veículo que estava à disposição do presidente, entendendo que precisamos usar os recursos para outras demandas. Diminuímos o gasto com telefones celulares corporativos para o conselho diretor e demais grupos de apoio e propomos investir em educação continuada na contrapartida da redução destes custos.

No setor de informática, prosseguimos com a busca de uma maior segurança, analisando junto ao setor de TI as possíveis vulnerabilidades e falhas de segurança na infraestrutura de rede e sistemas do CRCBA, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Estamos definindo como metas a implementação de cursos à distância e o setor de tecnologia muito ajudará nesta implantação.


Reunião de Delegados realizada em março de 2018.

Foram reconduzidos os delegados que desejaram permanecer no CRCBA e surgiram novos valorosos colegas que assumiram outras delegacias onde houve vacância. Agora, percebemos todos empenhados em fazer o melhor pela classe contábil baiana e isso ficou bem evidente em nossa reunião de delegados, bastante elogiada por todos pelo dinamismo e da participação de todos, sem contar com a qualidade técnica da condução com a palestra de um coaching que contribuiu para o entendimento do nosso papel enquanto líderes da classe nos rincões da Bahia.


Reunião da Câmara de Controle Interno do CRCBA.

Além das atividades de rotinas do Controle Interno do CRCBA, sugerimos que o mesmo tivesse participação efetiva na reunião dos delegados, abordando a necessidade de se ter cuidado com a coisa pública. Outra ação que estão debruçados a fazer é a revisão das Normas Internas do CRCBA, com foco na IN 05/2017, do Governo Federal, a qual “dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.”


Reunião da Câmara de Fiscalização do CRCBA.

Uma das áreas prioritárias da existência de todo conselho é a FISCALIZAÇÃO. Sendo assim, retomamos a Fiscalização eletrônica atrelada à fiscalização presencial, com o intuito de melhor orientar o profissional da Contabilidade no desempenho de suas funções. Uma outra medida já adotada são os procedimentos fiscalizatórios de organizações sem cadastro no CRCBA. O objetivo da Fiscalização não é simplesmente punir o profissional e sim fazer uma fiscalização preventiva, conscientizando os nossos colegas da importância de cumprir as determinações do órgão de classe e sempre manter uma postura ética e ilibada.

Assim sendo, estamos dando celeridade aos ritos processuais, apuração de denúncias, contando com o apoio de todos os conselheiros envolvidos na Câmara de Fiscalização. Outro feito importante é o retorno da fiscalização presencial no interior da Bahia.

Após a Lei nº 12.249/10, os conselhos passaram a ter a responsabilidade de promover educação continuada aos profissionais da Contabilidade. A Gestão 2018-2019 tem como meta prioritária capacitar melhor os nossos colegas para que tenhamos uma maior valorização profissional pela nossa competência técnica aprimorada. Não perdendo de vista gestão participativa, realizamos uma pesquisa junto aos profissionais visando identificar as áreas prioritárias. Com essa meta delineada, fica evidente em tão pouco tempo termos realizados 15 eventos, entre capital e interior do estado, com o objetivo de oferecer à classe contábil baiana cursos e palestras de qualidade, propiciando o aprimoramento dos profissionais da Contabilidade. Já atingimos 3.335 pessoas, entre profissionais da Contabilidade e estudantes, em uma demonstração clara que precisamos continuar investindo em todo o estado na formação de nossos colegas, independente da dimensão geográfica de nosso território.



A responsabilidade social também se fez presente nestes 100 primeiros dias de gestão, tendo em vista que nos eventos realizados, arrecadamos donativos que foram entregues para 12 entidades sociais. Somente neste período foram arrecadadas: 551 latas de leite; 489 quilos de alimentos não perecíveis; e 149 kits escolares.


Curso disponiilizado na plataforma EAD, sobre Simples Nacional, em parceria com a Receita Federal.

Outra novidade que estamos desenvolvendo é o projeto de Educação Profissional a Distância – EAD, com o objetivo de atualizar e proporcionar aos profissionais da Contabilidade o aprimoramento técnico e científico, no ambiente on-line, tendência atual de capacitação, garantindo comodidade e tempo, proporcionando redução de custos para atender aos profissionais da capital e do interior do Estado da Bahia.


Reunião da Câmara Técnica do CRCBA.

A Câmara Técnica do CRCBA fez, neste período, a revisão da Norma que dispõe sobre o Funcionamento das Comissões de Estudos Técnicos e Grupos de Trabalhos do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA). Foram reestruturadas também as Comissões Técnicas de Estudos e foi proposta uma agenda de cursos voltados à Educação Profissional Continuada, relacionados às Normas Brasileiras de Contabilidade.


Reunião da Câmara de Registro.

No setor de registro, foram realizados com eficiência o processamento de 1114 (um mil e cento e quatorze) pedidos com a finalidade de registro, cadastro, alteração, cancelamento e baixa de profissionais e organizações contábeis junto ao CRCBA. Além de agilizar os processos, estamos iniciando uma campanha de recadastramento dos profissionais, com o intuito de melhorar a comunicação com todos e restabelecer o retorno de um evento para a entrega das carteiras dos neófitos profissionais, para que possam entender o funcionamento do órgão e o exercício da profissão.


Reunião da Ouvidoria do CRCBA.

Outro setor que ganhou um incremento com muita qualidade foi a Ouvidoria. Neste período, o Ouvidor Geral participou de treinamentos e melhorou com competência os procedimentos da ouvidoria do CRCBA.

Com base nos relatos anteriores, podemos perceber o quanto já se fez em prol da classe contábil e é somente o começo de uma trajetória que está sendo construída com um conselho Diretor de excelência, composto por pessoas tituladas e, acima de tudo, comprometidas com os anseios da classe, trabalhando ao lado de uma equipe de conselheiros de altíssima competência. A cada dia, mostram-se empenhados em ver a nossa Profissão no topo do pódio. Avante, colegas, conto com o apoio de todos vocês!

Atenciosamente,

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

Café e Mesa-redonda "Três gerações da Contabilidade" (25/4)

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12º Encontro ENESCAP - 03 e 04 de maio

Cartaz 12 ENESCAP (1)

Caminhada e corrida contábil (20/5)

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Conhecer nossa história é respeitar a diversidade!

Você Sabia?

Para acessar, clique no link a seguir: goo.gl/vBZ7w7

Agenda de Educação Continuada

 

 
CAFÉ E MESA REDONDA - TRÊS GERAÇÕES DA CONTABILIDADE - SALVADOR   25/04/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM TEIXEIRA DE FREITAS 07/05/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM EUNÁPOLIS 08/05/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES   14/05/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM BARREIRAS   15/05/2018
PALESTRA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS PARA FORMAÇÃO DE PREÇOS - SANTO ANTÔNIO DE JESUS   16/05/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL - VITÓRIA DA CONQUISTA 16/05/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO eSOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM CAMAÇARI 18/05/2018
 

ÁREA FEDERAL

ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB Nº 2, DE 22 DE MARÇO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 05/04/2018, seção 1, página 26) – Retificação.

COMUNICADO 01/18, DE 3 ABRIL DE 2018
(Publicado no sitio do Confaz). O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ na sua 168ª Reunião Ordinária, realizada em Brasília, DF, no dia 3 de abril de 2018, considerando que foram suspensas, por meio de Decisão Cautelar Monocrática proferida pelo STF no âmbito da ADI 5866/DF, as cláusulas oitava, nona, décima, décima primeira, décima segunda, décima terceira, décima quarta, décima sexta, vigésima quarta e vigésima sexta do Convênio ICMS 52/17, de 7 de abril de 2017, faz publicar o presente comunicado para esclarecimentos técnicos.

ÁREA ESTADUAL

PORTARIA Nº 077 DE 03 DE ABRIL DE 2018
(Publicada no Diário Oficial de 04/04/2018) Altera a Portaria nº 582, de 29 de dezembro de 2000, que dispõe sobre o fornecimento de senhas para utilização dos serviços oferecidos pela Sefaz através da Internet.

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO Nº 29.600, de 02 de abril de 2018
DOM DE 03/04/2018 - Altera e acrescenta dispositivos do Decreto nº 28.453, de 12 de maio de 2017 - Viva Cultura, que regulamenta a Lei nº 9.174, de 18 de outubro de 2016, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 57, DE 28 DE MARÇO DE 2018
DOU de 06/04/2018, seção 1, página 140. ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF10 Nº 10002, DE 28 DE MARÇO DE 2018
DOU de 09/04/2018, seção 1, página 55. ASSUNTO: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Projeto revoga prescrição intercorrente em ações trabalhistas
Câmara Notícias. Texto altera vários pontos da reforma trabalhista aprovada no ano passado pelo Congresso.

eSocial Web para empresas e regras de eventos extemporâneos entram em produção hoje, 09/04
Fonte: Portal eSocial. Nova ferramenta permitirá, na primeira versão, a consulta aos eventos enviados pelo web service. A partir de 09h00 desta segunda-feira, dia 09/04/2018, entram em produção o módulo Web do eSocial, além das regras de eventos extemporâneos previstas no leiaute.

Refis do Funrural e do Simples Nacional: alívio e salvação no campo e na cidade
Fonte: O Paraná. Após um trabalho intenso feito nos bastidores do Congresso Nacional e até do Palácio do Planalto, produtores rurais e empresários de pequeno porte tiveram uma grande vitória nessa semana, com a derrubada dos vetos às medidas provisórias (...)

Novo golpe do FGTS alcança mais de 70 mil pessoas no WhatsApp em um dia
Fonte: Brasil Econômico. Fraude promete resgate de valores de até R$1,9 mil a pessoas que tiveram um vínculo formal de trabalho em qualquer período entre 1998 e 2018.

CFC sediará evento de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Fonte: Comunicação CFC. Com o tema “As mudanças da contabilidade pública no Brasil, na América Latina e no Mundo – oportunidades e desafios”, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam, nos dias 26 e 27 de abril, na sede do CFC, em Brasília (DF), o V Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos  Aplicados ao Setor Público.

Agência reduz juros em linhas de crédito para empresas
Fonte: Folha de São Paulo. Finep deve conceder R$ 3,5 bi em empréstimos neste ano.

Profissão é regulamentada
Fonte: Ministério do Trabalho. Quase 11 mil esteticistas, cosmetólogo e técnico em estética, serão impactados pela nova lei.

Ampliação do cadastro positivo ajudará a reduzir spread
Fonte: Agência Brasil. O projeto, que cria um ranking para que bons pagadores consigam mais acesso a crédito com empréstimos a custos menores, já foi aprovado no Senado.

Pessoas físicas podem destinar parte do IR a Fundos Municipais
Fonte: Jornal da Região. Pessoas físicas têm até o final de abril para destinar até 3% do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI), a fim de potencializar recursos financeiros para implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas às crianças e à terceira idade.

Produção restrita será atualizada para a versão 2.4.02 do leiaute em 09/04
Fonte: Portal eSocial. Empresas poderão realizar testes no ambiente de produção restrita utilizando a nova versão.

MEI inadimplente perde direito a benefícios previdenciários
Fonte: Agência Brasil. Microempreendedor Individual (MEI) que contribui em dia com a Receita pode ter acesso a direitos como aposentadoria por idade, salário maternidade e auxílio doença.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

LEI Nº 13.643 DE 03 DE ABRIL DE 2018
D.O.U.: 04.04.2018. Regulamenta as profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Exame de Suficiência 2018, inscrições devem ser em abril e provas em junho
A Consulplan foi a banca examinadora selecionada, por meio de processo licitatório, a realizar as edições do Exame de Suficiência de 2018. Portanto, os bacharéis em Ciências Contábeis que estão aguardando a data para realizar o Exame já podem se preparar. As provas serão aplicadas ainda no primeiro semestre deste ano. Fonte: Portal Dedução.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

RESOLUÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS Nº 640 DE 03.042018
D.O.U.: 04.04.2018 - Altera a Resolução nº 185/PRES/INSS, de 15 de março de 2012.


CRCBA participa de reunião com Comitê Gestor do eSocial da Bahia

Com informações do SENAR Bahia.

Serão promovidos treinamentos na área voltados para a classe contábil baiana.

Representantes do Conselho regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA e do SENAR Bahia participaram de reunião com o Comitê Gestor do eSocial na Bahia (composto pela Receita Federal, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica e INSS) no dia 11/4. O encontro aconteceu na sede da Superintendência da Receita Federal, em Salvador, e teve o objetivo de prospectar ações  para capacitar o maior número de profissionais da área contábil e demais interessados no novo sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

Na ocasião, as instituições definiram as bases para a operacionalização das ações educacionais, que têm previsão de começar no mês de maio. Está previsto um circuito de palestras do eSocial e EFD Reinf no estado, Inclusive com a disponibilização de conteúdos na modalidade a distância.


O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva e o vice-presidente de Fiscalização Sérvio Túlio Moura representaram o CRCBA na ocasião.

Presidente do CRCBA recebeu visitas institucionais na quarta-feira (20/4)

Nesta quarta-feira (20/4), o presidente Antonio Carlos Ribeiro recebeu as visitas institucionais dos representantes da Grupo Brugniara, Alexandre Coelho e André Amorim, dos representantes da AJE Bahia, Patric Piton e Luis Vianna, e do representante da Consiste, Marcos Vinicius Fonseca, na sede do CRCBA, em Salvador. Na ocasião, foram tratados de pautas e projetos de interesse da classe contábil baiana.


Representantes da Grupo Brugniara, Alexandre Coelho e André Amorim.


Representantes da AJE Bahia, Patric Piton e Luis Vianna.


Representante da Consiste, Marcos Vinicius Fonseca.

CRCBA realizou palestra sobre novidades do IRPF 2018

Na tarde do dia 11/4, o CRCBA realizou a palestra "Noções Básicas e Novidades do IRPF 2018", no auditório da Fundação Visconde de Cairu. O professor Ubiratã Batista Pereira, conselheiro do CRCBA, foi o facilitador. O vice-presidente de Administração e Finanças, André Luís Barbosa dos Santos deu as boas-vindas aos participantes e fez informes de projetos do Conselho. O evento teve taxa solidária de inscrição de dois quilos de alimentos não perecíveis, doados a instituições beneficentes da capital baiana.


O vice-presidente André Luís Barbosa deu as boas-vindas e apresentou o palestrante, o conselheiro Ubiratã Batista aos participantes.

ASDEC realizou curso sober SIMPLES e ICMS com apoio do CRCBA

Foi realizado no dia 12/4, o curso "Atualização da Legislação do ICMS-BA e do Simples Nacional", no auditório da Fundação Visconde de Cairu. A facilitadora foi a especialista em Auditoria Fiscal e em Legislação Tributária Dilza Rodrigues. O curso é uma realização da Associação dos Docentes e Egressos da Cairu - ASDEC e teve o apoio do CRCBA.

1º Exame de Suficiência de 2018 tem nova banca examinadora

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A Consulplan foi a banca examinadora selecionada, por meio de processo licitatório, a realizar as edições do Exame de Suficiência de 2018.  Portanto, os bacharéis em Ciências Contábeis que estão aguardando a data para realizar o Exame já podem se preparar. As provas serão aplicadas ainda no primeiro semestre deste ano.

O edital, que está sendo elaborado conforme a Resolução CFC nº 1.486/15, está em fase de revisão final e será publicado nas próximas semanas. A expectativa é de que as inscrições sejam abertas no próximo mês e as provas aplicadas em junho. A Consulplan ficará responsável pela organização, elaboração e aplicação das provas em 2018.

Sobre o Exame

A aprovação no Exame de Suficiência é condição obrigatória para que os bacharéis em Ciências Contábeis possam requerer o registro no Conselho Regional de Contabilidade e, assim, passem a exercer a profissão. Desde que foi instituído por força de lei, em 2010, o Exame já aprovou mais de 189 mil profissionais da contabilidade.

O conteúdo programático cobrou dos candidatos, na última edição realizada, no segundo semestre de 2017, Contabilidade Geral;  Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; e Língua Portuguesa.

Quem pode fazer o Exame

De acordo com a Resolução CFC nº 1.486/15, o Exame pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do concurso de Ciências Contábeis.

Sobre a Consulplan

A Consulplan, segundo dados publicados pela própria empresa, é conhecida por aplicar prova para mais de 15 milhões de brasileiros. Dentre seus clientes, destacam-se: IBGE, Embrapa, Ministério da Defesa (Aeronáutica), Ministério da Educação (Inep), TSE, Ministério Público de Minas Gerais, Codevasf, Chesf, entre muitos outros. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Mais informações sobre o Exame de Suficiência podem ser obtidas aqui

Campanha Imposto do Bem

imposto do bem - TV

O Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), e em parceria com a agência OCP Comunicação e colaboradores, leva ao conhecimento de todos os contribuintes a existência dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais e municipais, mantidos através de doações devidamente comprovadas e de parte do imposto sobre a renda, devido por pessoas físicas e jurídicas, conforme a Lei 8069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

A campanha Imposto do Bem, lançada nesta sexta-feira (9) pelo TJBA, é destinada a sensibilizar a população do Estado da Bahia acerca da possibilidade de destinação de parte do imposto de renda devido aos Fundos Especiais para Infância e Adolescência (FIAs), diretamente por ocasião de sua Declaração de Ajuste Anual, respeitado o limite de 1% (um por cento) para pessoa jurídica e 3% (três por cento) para pessoa física, do imposto devido.

Para o Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior, “descontar os 3% do imposto de renda devido, para as crianças, é acima de tudo um ato de amor. Mas, também, um ato de preparação do futuro, porque as crianças são os donos do mundo do amanhã e temos que cuidar de todas, hoje, para que tenhamos um mundo para todos no futuro”.

Dados recentes demonstram que os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente possibilitam a municipalização de recursos e dão maior autonomia para o contribuinte do imposto de renda. Com eles, um cidadão ou empresário pode decidir por destinar parte de seu imposto de renda devido para iniciativas sociais de sua própria cidade, em vez de destinar o valor total somente para a União. Isso dá maior agilidade, transparência e eficiência ao uso do dinheiro público.

COMO PROCEDER PASSO A PASSO AS DOAÇÕES AOS FIAS:

1º PASSO: Preencha a Declaração de Ajuste (DAA) até a data final para entrega, utilizando-se do modelo completo;

2º PASSO: Vá em “Resumo da Declaração”, “Doações Diretamente na Declaração -ECA”, clique em “novo” no canto inferior direito da tela.

3º PASSO: Informe o “Tipo de Fundo”. Se municipal, escolha o Município de sua preferência e o valor a ser doado, observando o limite disponível. Clica “ok”.

4º PASSO: Ao confirmar o valor, o programa emitirá DARF. Para isto “clique imprimir”, no lado esquerdo da tela e em seguida clique “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Abrirá janela. Escolha recibo e clique “ok”. Imprima o DARF.

5º PASSO: Pague o DARF gerado até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, nas instituições financeiras autorizadas;

Clique aqui e assista ao vídeo explicativo

Informações: 

www.tjba.jus.br/impostodobem

 

DOE PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO AO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) é uma conta bancária especial destinada à doações de pessoas físicas ou jurídicas para entidades beneficentes, com incentivo de abatimento no Imposto de Renda. Através dele, você ou a sua empresa poderá ajudar o Centro Educacional Santo Antônio – unidade educacional das Obras Sociais Irmã Dulce localizada no município de Simões Filho, que atende cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Veja como é fácil doar

  1. Contribua com o projeto De Conto em Conto

    Projeto Aquarela - Ação criativa em vários tons

  2. Deposite o valor que deseja doar

    Deposite o valor parcial ou total do projeto na conta do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / Simões Filho (para pessoa física o limite é de 6% do imposto devido e para pessoa jurídica, 1%).

    Nome:
    Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Simões Filho
    Banco:
    Caixa Econômica Federal
    Agência:
    2150
    Conta Corrente:
    242-0 (OP.006)
    CNPJ da conta:
    20.441.232/0001-92
  3. Envio de comprovante e carta

    Envie via e-mail para marketing@irmadulce.org.br ou fax (71) 3310.1104, o comprovante bancário e a carta declarando o direcionamento do valor doado ao projeto escolhido.

    Download do Modelo de Carta

  4. Emissão de Recibo

    O CMDCA emitirá um recibo comprovando a doação, o qual será enviado ao endereço registrado na carta modelo.

  5. Aplicação da doação

    O CMDCA repassa 100% do valor doado.

marketing@irmadulce.org.br

0800 284 5 284

Sem título-1

Horário de atendimento extraordinário da Delegacia do CRCBA em Feira de Santana no mês de abril

Cursos do Sindiconta - Bahia

IR 2018

PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA

Educação a Distância

AJUDE O FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA DE SALVADOR

Ajude a garantir os direitos da terceira idade. Faça sua doação ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Folder Doacao ao FMPI-web

O Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) financia programas e ações que asseguram os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva da terceira idade na sociedade. Cada projeto financiado será aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Município e pelo Ministério Público. Mas para que esses projetos aconteçam, é importante que você faça sua doação. Com ela, muitos idosos vão poder ter uma vida mais ativa e saudável. As doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda: até 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

Como fazer a sua doação?

1º Passo: Deposite na conta do Fundo Municipal da Pessoa Idosa: Banco do Brasil Agência: 3832-6 Conta Corrente: 930.186-0 CNPJ: 24.877.314/0001-35 Razão Social: Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

2º Passo: Encaminhe o comprovante de depósito para o Fundo e informe: Nome completo de pessoa física ou jurídica Endereço Telefone Número do CNPJ (pessoa jurídica) Número do CPF (pessoa física).

3º Passo: O Fundo emite e envia o recibo para o contribuinte.

Observações: • Pessoa Física: o incentivo fiscal da dedução do imposto não é aplicável ao modelo de declaração simplificado, sendo necessário que a declaração seja realizada pelo modelo completo. • Pessoa Jurídica: A dedução do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa é considerada isoladamente, não se submetendo a limite em conjunto com outras deduções do imposto. A apuração é pelo lucro real, 1% do Imposto de Renda.

Mais informações:

Tel.: (71) 3202-2300 • www.semps.salvador.ba.gov.br Rua Miguel Calmon, 28, Comércio. Salvador – Bahia. CEP: 40015-010. Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Tel.: (71) 3202-2212 • E-mail: fmdi@salvador.ba.gov.br Conselho Municipal do Idoso
Tel.: (71) 3328-2578 • Rua Carlos Gomes, 108, Ed. Maçônico, 2º andar, sala 208, Centro – Salvador – BA.

FGV - MBA GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA: TURMA CONFIRMADA 26/01/2018

Inscrições e informações podem ser requisitadas nos sites http://mbafgvba.com.br/ ; http://mgm-salvador.fgv.br/ ou pelo telefone: (71)2101-5555.

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A Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017 – é uma realidade e começa a vigorar a partir de 11.11.2017 e, sem sombra de dúvidas, as alterações são substanciais nas relações de trabalho após sua vigência. Daí, torna-se fundamental conhecer e refletir sobre todas as mudanças e consequências, a fim de melhorar a eficiência das empresas, evitando riscos e prejuízos previsíveis.

Neste contexto, o Brasil Jurídico, em parceria com a CRCBA, oferece o curso Online “REFORMA TRABALHISTA: O QUE MUDOU NO SEU NEGÓCIO”, detalhando exaustivamente, por setor e ramo de negócio,no âmbito da iniciativa privada, todas as mudanças promovidas.

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