Editorial do Presidente

Prezado(a) colega,

O editorial desta semana fala sobre o valor que as pessoas têm em uma organização, que por certo é o seu mais importante recurso, o capital intelectual, o essencial de uma empresa. Em virtude disso, os profissionais da Contabilidade podem exercer atividades para que venham a liderar uma equipe.

E por falar em liderança, não se pode esquecer que um líder exerce influência sobre as pessoas, deve saber extrair das inter-relações estabelecidas entre ele e sua equipe a sinergia necessária para a obtenção de resultados eficazes. Não é uma tarefa simples, pelo contrário, exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diversos tipos. Assim, liderança é um processo passível de desenvolvimento, tendo em vista que o grau em que o líder é aceito e reconhecido não depende somente de suas características pessoais, mas também das pessoas conduzidas por ele e do contexto situacional. E, para se entender o sucesso de uma organização, urge conhecer os estilos de liderança e a sua importância nas organizações.

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos, incentivando-as a trabalharem com entusiasmo por um objetivo comum. Pode surgir de forma natural, quando uma pessoa informalmente se destaca no papel de líder, sem possuir necessariamente um cargo de liderança. Esta liderança é formal, quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo com autoridade delegada. Conforme Novo, Chernicharo e Barradas (2008, p. 29), a liderança pode ser definida como um fenômeno tipicamente social, é o esforço que se efetua para influir no comportamento dos outros, com o intuito de que se atinjam os objetivos organizacionais, individuais e pessoais.

Pode-se dizer, então, que liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Esse tipo de liderança que o Brasil precisa, líderes éticos, com postura ilibada e com atitudes que demonstrem o seu real valor moral. A falta destes indivíduos em nossa sociedade é tão grande que nos influenciamos com líderes enganadores. Como profissionais da Contabilidade, é necessário que exerçamos nossas lideranças, influenciando outros com a verdade e nunca nos deixarmos levar por palavras bonitas e ações contraditórias. Desejo a todos que sejamos líderes influenciadores do bem e que as informações que gerarmos possam refletir sempre a verdade dos fatos.

Atenciosamente,

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

Café e Mesa-redonda "Três gerações da Contabilidade" (25/4)

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Profissional contábil - participe dessa campanha!

CURSO "Atualização da legislação do ICMS e do Simples Nacional" (12/4)

Palestra "Noções Básicas e Novidades do IRPF 2018" - (11/4)

Agenda de Educação Continuada

 

 
PALESTRA: NOÇÕES BÁSICAS E NOVIDADES DO IRPF 2018 - SALVADOR 11/04/2018
CURSO DE ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DO ICMS-BA E SIMPLES NACIONAL COM ÊNFASE NA LEGISLAÇÃO ESTADUAL, COM EXEMPLOS PRÁTICOS REFERENTES O EXERCÍCIO 2018 - SALVADOR   12/04/2018
PALESTRA: IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA/2018: DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS"- BARREIRAS 12/04/2018
CAFÉ E MESA REDONDA - TRÊS GERAÇÕES DA CONTABILIDADE - SALVADOR 25/04/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES 14/05/2018
CRCBA CAPACITANDO PARA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL E OUVINDO OS PROFISSIONAIS EM BARREIRAS 15/05/2018
PALESTRA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS PARA FORMAÇÃO DE PREÇOS - SANTO ANTÔNIO DE JESUS   16/05/2018
 

ÁREA FEDERAL

ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB Nº 2, DE 22 DE MARÇO DE 2018
(Publicado(a) no DOU de 05/04/2018, seção 1, página 26) – Retificação.

COMUNICADO 01/18, DE 3 ABRIL DE 2018
(Publicado no sitio do Confaz). O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ na sua 168ª Reunião Ordinária, realizada em Brasília, DF, no dia 3 de abril de 2018, considerando que foram suspensas, por meio de Decisão Cautelar Monocrática proferida pelo STF no âmbito da ADI 5866/DF, as cláusulas oitava, nona, décima, décima primeira, décima segunda, décima terceira, décima quarta, décima sexta, vigésima quarta e vigésima sexta do Convênio ICMS 52/17, de 7 de abril de 2017, faz publicar o presente comunicado para esclarecimentos técnicos.

ÁREA ESTADUAL

PORTARIA Nº 077 DE 03 DE ABRIL DE 2018
(Publicada no Diário Oficial de 04/04/2018) Altera a Portaria nº 582, de 29 de dezembro de 2000, que dispõe sobre o fornecimento de senhas para utilização dos serviços oferecidos pela Sefaz através da Internet.

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO Nº 29.600, de 02 de abril de 2018
DOM DE 03/04/2018 - Altera e acrescenta dispositivos do Decreto nº 28.453, de 12 de maio de 2017 - Viva Cultura, que regulamenta a Lei nº 9.174, de 18 de outubro de 2016, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 57, DE 28 DE MARÇO DE 2018
DOU de 06/04/2018, seção 1, página 140. ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF10 Nº 10002, DE 28 DE MARÇO DE 2018
DOU de 09/04/2018, seção 1, página 55. ASSUNTO: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Projeto revoga prescrição intercorrente em ações trabalhistas
Câmara Notícias. Texto altera vários pontos da reforma trabalhista aprovada no ano passado pelo Congresso.

eSocial Web para empresas e regras de eventos extemporâneos entram em produção hoje, 09/04
Fonte: Portal eSocial. Nova ferramenta permitirá, na primeira versão, a consulta aos eventos enviados pelo web service. A partir de 09h00 desta segunda-feira, dia 09/04/2018, entram em produção o módulo Web do eSocial, além das regras de eventos extemporâneos previstas no leiaute.

Refis do Funrural e do Simples Nacional: alívio e salvação no campo e na cidade
Fonte: O Paraná. Após um trabalho intenso feito nos bastidores do Congresso Nacional e até do Palácio do Planalto, produtores rurais e empresários de pequeno porte tiveram uma grande vitória nessa semana, com a derrubada dos vetos às medidas provisórias (...)

Novo golpe do FGTS alcança mais de 70 mil pessoas no WhatsApp em um dia
Fonte: Brasil Econômico. Fraude promete resgate de valores de até R$1,9 mil a pessoas que tiveram um vínculo formal de trabalho em qualquer período entre 1998 e 2018.

CFC sediará evento de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Fonte: Comunicação CFC. Com o tema “As mudanças da contabilidade pública no Brasil, na América Latina e no Mundo – oportunidades e desafios”, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam, nos dias 26 e 27 de abril, na sede do CFC, em Brasília (DF), o V Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos  Aplicados ao Setor Público.

Agência reduz juros em linhas de crédito para empresas
Fonte: Folha de São Paulo. Finep deve conceder R$ 3,5 bi em empréstimos neste ano.

Profissão é regulamentada
Fonte: Ministério do Trabalho. Quase 11 mil esteticistas, cosmetólogo e técnico em estética, serão impactados pela nova lei.

Ampliação do cadastro positivo ajudará a reduzir spread
Fonte: Agência Brasil. O projeto, que cria um ranking para que bons pagadores consigam mais acesso a crédito com empréstimos a custos menores, já foi aprovado no Senado.

Pessoas físicas podem destinar parte do IR a Fundos Municipais
Fonte: Jornal da Região. Pessoas físicas têm até o final de abril para destinar até 3% do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI), a fim de potencializar recursos financeiros para implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas às crianças e à terceira idade.

Produção restrita será atualizada para a versão 2.4.02 do leiaute em 09/04
Fonte: Portal eSocial. Empresas poderão realizar testes no ambiente de produção restrita utilizando a nova versão.

MEI inadimplente perde direito a benefícios previdenciários
Fonte: Agência Brasil. Microempreendedor Individual (MEI) que contribui em dia com a Receita pode ter acesso a direitos como aposentadoria por idade, salário maternidade e auxílio doença.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

LEI Nº 13.643 DE 03 DE ABRIL DE 2018
D.O.U.: 04.04.2018. Regulamenta as profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Exame de Suficiência 2018, inscrições devem ser em abril e provas em junho
A Consulplan foi a banca examinadora selecionada, por meio de processo licitatório, a realizar as edições do Exame de Suficiência de 2018. Portanto, os bacharéis em Ciências Contábeis que estão aguardando a data para realizar o Exame já podem se preparar. As provas serão aplicadas ainda no primeiro semestre deste ano. Fonte: Portal Dedução.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

RESOLUÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS Nº 640 DE 03.042018
D.O.U.: 04.04.2018 - Altera a Resolução nº 185/PRES/INSS, de 15 de março de 2012.


Emissão de guias parceladas para anuidade 2018
Fonte: CRCBA

Para imprimir a guia de pagamento com desconto (à vista), ou parcelado em 7 vezes (valor integral), o profissional pode acessar o link que segue, sem necessidade de inserir sua senha de atendimento pessoal: gerar guia de pagamento.

Para o pagamento parcelado em até sete vezes, vale ressaltar que as anuidades com vencimento após essa data (31 de março) serão atualizadas, mensalmente, pelo IPCA.

 

1º Exame de Suficiência de 2018 tem nova banca examinadora

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

A Consulplan foi a banca examinadora selecionada, por meio de processo licitatório, a realizar as edições do Exame de Suficiência de 2018.  Portanto, os bacharéis em Ciências Contábeis que estão aguardando a data para realizar o Exame já podem se preparar. As provas serão aplicadas ainda no primeiro semestre deste ano.

O edital, que está sendo elaborado conforme a Resolução CFC nº 1.486/15, está em fase de revisão final e será publicado nas próximas semanas. A expectativa é de que as inscrições sejam abertas no próximo mês e as provas aplicadas em junho. A Consulplan ficará responsável pela organização, elaboração e aplicação das provas em 2018.

Sobre o Exame

A aprovação no Exame de Suficiência é condição obrigatória para que os bacharéis em Ciências Contábeis possam requerer o registro no Conselho Regional de Contabilidade e, assim, passem a exercer a profissão. Desde que foi instituído por força de lei, em 2010, o Exame já aprovou mais de 189 mil profissionais da contabilidade.

O conteúdo programático cobrou dos candidatos, na última edição realizada, no segundo semestre de 2017, Contabilidade Geral;  Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; e Língua Portuguesa.

Quem pode fazer o Exame

De acordo com a Resolução CFC nº 1.486/15, o Exame pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do concurso de Ciências Contábeis.

Sobre a Consulplan

A Consulplan, segundo dados publicados pela própria empresa, é conhecida por aplicar prova para mais de 15 milhões de brasileiros. Dentre seus clientes, destacam-se: IBGE, Embrapa, Ministério da Defesa (Aeronáutica), Ministério da Educação (Inep), TSE, Ministério Público de Minas Gerais, Codevasf, Chesf, entre muitos outros. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Mais informações sobre o Exame de Suficiência podem ser obtidas aqui

Campanha Imposto do Bem

imposto do bem - TV

O Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), e em parceria com a agência OCP Comunicação e colaboradores, leva ao conhecimento de todos os contribuintes a existência dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais e municipais, mantidos através de doações devidamente comprovadas e de parte do imposto sobre a renda, devido por pessoas físicas e jurídicas, conforme a Lei 8069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

A campanha Imposto do Bem, lançada nesta sexta-feira (9) pelo TJBA, é destinada a sensibilizar a população do Estado da Bahia acerca da possibilidade de destinação de parte do imposto de renda devido aos Fundos Especiais para Infância e Adolescência (FIAs), diretamente por ocasião de sua Declaração de Ajuste Anual, respeitado o limite de 1% (um por cento) para pessoa jurídica e 3% (três por cento) para pessoa física, do imposto devido.

Para o Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior, “descontar os 3% do imposto de renda devido, para as crianças, é acima de tudo um ato de amor. Mas, também, um ato de preparação do futuro, porque as crianças são os donos do mundo do amanhã e temos que cuidar de todas, hoje, para que tenhamos um mundo para todos no futuro”.

Dados recentes demonstram que os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente possibilitam a municipalização de recursos e dão maior autonomia para o contribuinte do imposto de renda. Com eles, um cidadão ou empresário pode decidir por destinar parte de seu imposto de renda devido para iniciativas sociais de sua própria cidade, em vez de destinar o valor total somente para a União. Isso dá maior agilidade, transparência e eficiência ao uso do dinheiro público.

COMO PROCEDER PASSO A PASSO AS DOAÇÕES AOS FIAS:

1º PASSO: Preencha a Declaração de Ajuste (DAA) até a data final para entrega, utilizando-se do modelo completo;

2º PASSO: Vá em “Resumo da Declaração”, “Doações Diretamente na Declaração -ECA”, clique em “novo” no canto inferior direito da tela.

3º PASSO: Informe o “Tipo de Fundo”. Se municipal, escolha o Município de sua preferência e o valor a ser doado, observando o limite disponível. Clica “ok”.

4º PASSO: Ao confirmar o valor, o programa emitirá DARF. Para isto “clique imprimir”, no lado esquerdo da tela e em seguida clique “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Abrirá janela. Escolha recibo e clique “ok”. Imprima o DARF.

5º PASSO: Pague o DARF gerado até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, nas instituições financeiras autorizadas;

Clique aqui e assista ao vídeo explicativo

Informações: 

www.tjba.jus.br/impostodobem

 

DOE PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO AO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) é uma conta bancária especial destinada à doações de pessoas físicas ou jurídicas para entidades beneficentes, com incentivo de abatimento no Imposto de Renda. Através dele, você ou a sua empresa poderá ajudar o Centro Educacional Santo Antônio – unidade educacional das Obras Sociais Irmã Dulce localizada no município de Simões Filho, que atende cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Veja como é fácil doar

  1. Contribua com o projeto De Conto em Conto

    Projeto Aquarela - Ação criativa em vários tons

  2. Deposite o valor que deseja doar

    Deposite o valor parcial ou total do projeto na conta do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / Simões Filho (para pessoa física o limite é de 6% do imposto devido e para pessoa jurídica, 1%).

    Nome:
    Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Simões Filho
    Banco:
    Caixa Econômica Federal
    Agência:
    2150
    Conta Corrente:
    242-0 (OP.006)
    CNPJ da conta:
    20.441.232/0001-92
  3. Envio de comprovante e carta

    Envie via e-mail para marketing@irmadulce.org.br ou fax (71) 3310.1104, o comprovante bancário e a carta declarando o direcionamento do valor doado ao projeto escolhido.

    Download do Modelo de Carta

  4. Emissão de Recibo

    O CMDCA emitirá um recibo comprovando a doação, o qual será enviado ao endereço registrado na carta modelo.

  5. Aplicação da doação

    O CMDCA repassa 100% do valor doado.

marketing@irmadulce.org.br

0800 284 5 284

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12º ENESCAP – Gestão Empresarial e Qualidade de Vida

Horário de atendimento extraordinário da Delegacia do CRCBA em Feira de Santana no mês de abril

Cursos do Sindiconta - Bahia

IR 2018

PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA

Educação a Distância

AJUDE O FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA DE SALVADOR

Ajude a garantir os direitos da terceira idade. Faça sua doação ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Folder Doacao ao FMPI-web

O Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) financia programas e ações que asseguram os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva da terceira idade na sociedade. Cada projeto financiado será aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Município e pelo Ministério Público. Mas para que esses projetos aconteçam, é importante que você faça sua doação. Com ela, muitos idosos vão poder ter uma vida mais ativa e saudável. As doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda: até 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

Como fazer a sua doação?

1º Passo: Deposite na conta do Fundo Municipal da Pessoa Idosa: Banco do Brasil Agência: 3832-6 Conta Corrente: 930.186-0 CNPJ: 24.877.314/0001-35 Razão Social: Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

2º Passo: Encaminhe o comprovante de depósito para o Fundo e informe: Nome completo de pessoa física ou jurídica Endereço Telefone Número do CNPJ (pessoa jurídica) Número do CPF (pessoa física).

3º Passo: O Fundo emite e envia o recibo para o contribuinte.

Observações: • Pessoa Física: o incentivo fiscal da dedução do imposto não é aplicável ao modelo de declaração simplificado, sendo necessário que a declaração seja realizada pelo modelo completo. • Pessoa Jurídica: A dedução do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa é considerada isoladamente, não se submetendo a limite em conjunto com outras deduções do imposto. A apuração é pelo lucro real, 1% do Imposto de Renda.

Mais informações:

Tel.: (71) 3202-2300 • www.semps.salvador.ba.gov.br Rua Miguel Calmon, 28, Comércio. Salvador – Bahia. CEP: 40015-010. Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Tel.: (71) 3202-2212 • E-mail: fmdi@salvador.ba.gov.br Conselho Municipal do Idoso
Tel.: (71) 3328-2578 • Rua Carlos Gomes, 108, Ed. Maçônico, 2º andar, sala 208, Centro – Salvador – BA.

FGV - MBA GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA: TURMA CONFIRMADA 26/01/2018

Inscrições e informações podem ser requisitadas nos sites http://mbafgvba.com.br/ ; http://mgm-salvador.fgv.br/ ou pelo telefone: (71)2101-5555.

CURSO ONLINE "REFORMA TRABALHISTA: O QUE MUDOU NO SEU NEGÓCIO" COM 20% DE DESCONTO

A Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017 – é uma realidade e começa a vigorar a partir de 11.11.2017 e, sem sombra de dúvidas, as alterações são substanciais nas relações de trabalho após sua vigência. Daí, torna-se fundamental conhecer e refletir sobre todas as mudanças e consequências, a fim de melhorar a eficiência das empresas, evitando riscos e prejuízos previsíveis.

Neste contexto, o Brasil Jurídico, em parceria com a CRCBA, oferece o curso Online “REFORMA TRABALHISTA: O QUE MUDOU NO SEU NEGÓCIO”, detalhando exaustivamente, por setor e ramo de negócio,no âmbito da iniciativa privada, todas as mudanças promovidas.

São textos explicativos e vídeo-aulas didáticos, objetivos e práticos, focados na linguagem empresarial, trazendo um comparativo entre a realidade anterior à reforma e a realidade posterior à reforma, aplicados aos diferentes ramos do empreendedorismo.

E mais! Serão disponibilizados modelos de contratos ajustados à nova realidade para download, CLT comparada completa, canal de TIRA-DÚVIDAS via e-mail e atualização permanente durante 6 (seis) meses.

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