Editorial do Presidente

Prezado(a) colega,

O editorial desta semana, após várias reflexões que fizemos no Seminário de Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRC’s, que ocorreu no período de 19 a 22/02/2018, em Brasília, pode nos conduzir ao seguinte questionamento: vale a pena ser profissional da Contabilidade?

Que respostas poderiam chegar com essa pergunta? Aí, pensamos! Somos uma classe profissional com aproximadamente 530 mil profissionais em todo o território nacional, quase 400 mil estudantes, contribuímos para o sucesso empresarial através das informações que geramos para as empresas. Em quaisquer circunstâncias de crise ou de lucratividade, o profissional da Contabilidade sempre estará presente para orientar aos gestores os rumos que devem ser tomados. Por essas e outras razões, tão evidentes do nosso valor social, não tem sentido uma revista¹ fazer comentários infelizes que a profissão seria extinta. No mínimo, quem escreveu não entende nada de processos empresariais. Como comentou o ex-presidente do CRCSP e CFC, Serafim Abrantes, "a tecnologia não tem CRC". São essas atitudes que devemos perseguir em defesa da nossa profissão e, assim fazendo, estamos em ação protetora da sociedade.

Como agentes de proteção à sociedade, quando fiscalizamos as contas públicas, contribuímos para a iniciativa privada organizar seus negócios. O papel do Profissional da Contabilidade hoje é de consultor empresarial, aquele que gera informações e orienta as tomadas de decisões cruciais para o sucesso empresarial.

Se nos reportarmos aos aspectos históricos da Contabilidade, percebemos que sua origem é milenar e sempre existiu na perspectiva de controle do patrimônio de entidades públicas e privadas. Assim sendo, hoje a diferença que podemos perceber é que esse acompanhamento do controle patrimonial acontece usando ferramentas tecnológicas, porém o homem será sempre necessário para interpretar essas informações para que tanto de pessoas físicas quanto jurídica possam tomar decisões.

Como profissionais atentos às mudanças tecnológicas, precisamos a cada dia nos aperfeiçoamos e usamos a tecnologia como aliada da Contabilidade para que os processos sejam cada dia agilizados através da inteligência artificial. As mudanças tecnológicas são imensas e rápidas, por isso toda a profissão deverá adequar-se a essas mudanças e não seria, em hipótese alguma, exclusividade do profissional de Contabilidade e, sim, de todas as profissões e por que não afirmar de “toda a Sociedade”.

Por isso, colegas, invistam em educação continuada e aperfeiçoamento do nosso saber tecnológico e exerçamos as nossas atividades pensando mais do que realizando mera execução de atividades. Por tudo que foi dito, podemos afirmar com todas as letras, VALE A PENA SER CONTADOR.

  1. “ELAS VÃO SUBSTITUIR VOCÊ”, entre “as profissões que deixarão de existir em uma década”, matéria publicada pela Revista Veja em 31 de janeiro de 2018.

Atenciosamente,

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

IV JORNADA DO CONHECIMENTO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO

PALESTRA: REFORMA TRABALHISTA - O QUE MUDA PARA EMPRESAS E FUNCIONÁRIOS? - FEIRA DE SANTANA

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CURSO "SIMPLES NACIONAL E SUAS ALTERAÇÕES" - CAMAÇARI

PALESTRA GESTÃO DE CUSTOS PARA FORMAÇÃO DE PREÇOS - ALAGOINHAS

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AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O NOVO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

PALESTRA SOBRE AS ALTERAÇÕES DA REFORMA TRABALHISTA - LAURO DE FREITAS

ANUIDADE 2018 COM 5% DE DESCONTO EM FEVEREIRO

A anuidade de Contadores, Técnicos em Contabilidade e Organizações Contábeis, referente ao exercício de 2018, foi fixada pelo CFC através da Resolução CFC N.º 1531/2017 e não apresentou aumento em relação ao ano de 2017. Para o pagamento integral no mês de fevereiro, profissionais e empresários terão desconto de 5%.

Para imprimir a guia de pagamento com desconto (à vista), ou parcelado em 7 vezes (valor integral), o profissional deve acessar a área de “Atendimento Online” no site (www.crcba.org.br) e clicar em “Guia de Pagamentos” e “Débitos”, ou clicar no link a seguir para acesso direto: gerar guia de pagamento.

PAGAMENTO EM 7 PARCELAS*

  • Os valores vigentes em março de 2018 servirão de base para a concessão de parcelamentos. As parcelas pagas após 31 de março de 2018 serão atualizadas mensalmente pelo IPCA. Parcelas pagas com atraso serão acrescidas de multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.
  • Exceto para EIRELI, que pode parcelar em 3 vezes.

 

O CRCBA QUER SABER O QUE VOCÊ PENSA

A nova administração do CRCBA tem uma filosofia de gestão participativa, alinhada com os anseios da classe contábil e da sociedade baiana. Para que esse trabalho alcance o sucesso, é fundamental que as sugestões, elogios, descontentamentos, ou quaisquer impasses de informações sejam conhecidos pelo Órgão, para que as devidas providências sejam tomadas e o profissional, bem como a sociedade, sejam plenamente atendidos. Com esse intuito, reforçamos a importância do nosso canal de Ouvidoria, que no dia 07/3/2018 completará 13 anos de existência.

A Ouvidoria do CRCBA tem como meta para 2018, ampliar as formas de interação com o seu público, buscando conhecer quais são suas expectativas e, assim, cooperar de uma forma mais efetiva para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Órgão.

Para entrar em contato, o cidadão tem à sua disposição o nosso site: http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/ouvidoria/, onde pode preencher o Formulário de Ocorrência, bem como pelo e-mail ouvidoria@crc-ba.org.br, ou pelos correios, encaminhando para Rua do Salete 320, Barris, CEP: 40.070-200 - Salvador/BA.

Atualmente, a Ouvidoria do CRCBA tem a seguinte composição: Ouvidor Geral – Contador Nivaldo Pinto Santos; Ouvidor Assistente - Contador Marcelo Carvalho Cavalcante; Secretária da Ouvidoria – Contadora Vivian Nunes de Jesus da Silva; Operacional da Ouvidoria – funcionária Marla Luz.

Nós queremos ouvi-los!

Agenda de Educação Continuada

 

 
PALESTRA: REFORMA TRABALHISTA: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI Nº 13.467/17 E MP 808/17 ? LAURO DE FREITAS   06/03/2018
CURSO: SIMPLES NACIONAL E SUAS ALTERAÇÕES - EXERCÍCIOS PRÁTICOS E ESTUDOS DE CASOS - CAMAÇARI   14/03/2018
IV JORNADA DO CONHECIMENTO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO - SALVADOR   20/03/2018
PALESTRA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS PARA FORMAÇÃO DE PREÇOS - ALAGOINHAS   23/03/2018
PALESTRA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS PARA FORMAÇÃO DE PREÇOS - ALAGOINHAS 23/03/2018
 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1795, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018
Aprova o programa multiplataforma para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País para o exercício de 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1794, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018
Dispõe sobre a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2018, ano-calendário de 2017, pela pessoa física residente no Brasil.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1793, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018
Aprova o programa multiplataforma Livro Caixa da Atividade Rural para apuração do resultado sujeito à incidência do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física relativo ao ano-calendário de 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1792, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018
Aprova o programa multiplataforma Ganhos de Capital para apuração de resultado sujeito à incidência do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física relativo ao ano-calendário de 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1791, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018
Aprova o programa multiplataforma Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê-Leão) do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física relativo ao ano-calendário de 2018.

PORTARIA COSIT Nº 1, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2018
Altera a Portaria Cosit nº 16, de 30 de maio de 2017, que constitui Turmas de Solução de Consultas do Centro de Classificação Fiscal de Mercadorias (Ceclam).

PORTARIA PGFN Nº 32, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2018
Regulamenta o procedimento de dação em pagamento de bem imóveis para extinção de débitos, de natureza tributária, inscritos em dívida ativa da União.

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO RFB Nº 2, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2018
DOU de 16/02/2018, seção 1, página 34. Altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) a fim de adequá-la às alterações realizadas pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

ÁREA ESTADUAL

Não foram publicadas novidades pela Sefaz Bahia no período de apuração desta edição.

ÁREA MUNICIPAL

Não foram publicadas novidades pela Sefaz Salvador no período de apuração desta edição.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 1, DE 03 DE JANEIRO DE 2018
DOU de 21/02/2018, seção 1, página 25. ASSUNTO: Simples Nacional. EMENTA: MÁRMORE. EXTRAÇÃO EM BLOCO. ANEXO I. As receitas de venda de mármore extraído em bloco são tributadas pelo Anexo I da Lei Complementar nº 123, de 2006.
Dispositivos Legais: Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18, § 4º, I; Decreto nº 7212, de 2010, art. 2º, parágrafo único e art. 8º.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 2, DE 03 DE JANEIRO DE 2018
DOU de 20/02/2018, seção 1, página 13. ASSUNTO: Simples Nacional.  EMENTA: GELO. ANEXO. As receitas de venda de água congelada artificialmente (gelo) são tributadas pelo Anexo I da Lei Complementar nº 123, de 2006. Dispositivos Legais: Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18, § 4º, I; Decreto nº 7.212, de 2010, art. 2º, parágrafo único e art. 8º.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 533, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017
DOU de 15/02/2018, seção 1, página 20. ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS. EMENTA: COOPERATIVA AGROPECUÁRIA. EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO. RECEITAS DECORRENTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Receita Federal alerta para o prazo de entrega da DME
Na próxima quarta, 28 de fevereiro, termina o prazo para entrega da Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME) referente a fatos ocorridos em janeiro/2018. Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Receita Federal apresenta as novidades da DIRPF 2018
Entre as novidades estão o maior detalhamento dos bens e a informação de CPF de dependentes. Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Demonstrativo de rendimentos já está disponível no site do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta sexta-feira no site o demonstrativo de rendimentos de 2017 dos aposentados e pensionistas obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Fonte: Agência Brasil.

Como declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda
Especialista tira as principais dúvidas sobre como declarar moedas digitais no IR deste ano. Fonte: Infomoney.

Nova ferramenta do INSS mostra o tempo que falta para se aposentar
Diferente da ferramenta anterior disponível no site, a nova calculadora realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do trabalhador. Fonte: Diário do Comércio.

Fisco 2018: qual o impacto das novas tendências fiscais?
Por conta do complexo sistema tributário brasileiro, não é sempre que os contribuintes conseguem atender às regras pertinentes ao regime de Substituição Tributária. Fonte: Administradores.

IR: entrega da declaração começa dia 1º de março
Aplicativo para o preenchimento do formulário estará disponível para download dia 28. Fonte: Diário do Nordeste.

Projeto que simplifica obtenção de certidão negativa é aprovado
O texto passou no Senado, mas ainda precisa ser votado na Câmara. A medida faz parte de pacote que visa desburocratizar a atividade empresarial. Fonte: Contadores.cnt.br

“Tabelamento” dos Honorários Contábeis!
Para refletir: trata-se de visão do tabelamento de honorários contábeis diferenciada ou distorcida? Fonte: Contadores.cnt.br

Governo centra o foco no projeto de reforma tributária
O governo pretende dar atenção especial ao projeto de reforma do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição ao Financiamento da Seguridade Social (Cofins), incluído pelo Palácio do Planalto entre as 15 prioridades da agenda Legislativa. Fonte: Tributanet.

Simples Nacional: Balanço dos Pedidos de Opção em Janeiro de 2018
No mês de Janeiro de 2018, foram recebidos 537.950 pedidos de opção pelo Simples Nacional, sendo 30.343 de empresas novas e 507.607 de empresas já em atividade. Fonte: Contabilidade na TV.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Trabalhadores poderão transferir automaticamente salário para contas digitais
A partir de 1° de julho, os trabalhadores poderão transferir automaticamente o salário, sem pagar tarifas, para contas digitais, como Pay Pal e Nubank. Fonte: Agência Brasil.

PIS: trabalhadores nascidos em março e abril podem sacar abono salarial
Os pagamentos são feitos conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho, com os nascidos naquele mês. Fonte: Administradores.

ATO CONGRESSO NACIONAL - CN Nº 5 DE 19.02.2018
D.O.U.: 20.02.2018. Prorroga a Medida Provisória nº 808, de 14.11.2017, publicada em Edição Extra do Diário Oficial da União do mesmo dia, mês e ano, que "Altera a Consolidação das Leis do TrabalhoCLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943", pelo período de sessenta dias.

CIRCULAR CAIXA Nº 800 DE 08/02/2018
D.O.U.: 16.02.2018. Divulga a versão 7 do Manual de Orientação - Regularidade do Empregador que dispõe sobre os procedimentos pertinentes à regularidade do empregador junto ao FGTS, incluindo o aperfeiçoamento dos critérios e condições devidas ao parcelamento do FGTS.

PORTARIA MTB Nº 99, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2018
DOU: 09.02.2018. Altera o Anexo II - Requisitos de segurança específicos para máquinas utilizadas nas indústrias de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano - da Norma Regulamentadora nº 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados e dá outras providências.

PORTARIA MTB Nº 98, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2018
DOU: 09.02.2018. Altera a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12) - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

PORTARIA MTB Nº 97, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2018

DOU: 09.02.2018. Altera a Norma Regulamentadora nº 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.


COAF
Fonte: CFC

Os profissionais e organizações contábeis deverão manter o registro de todos os serviços que prestarem de acordo com o Art. 8º da Resolução CFC n.º 1.445/13.
“I - a identificação do cliente;
II - descrição pormenorizada dos serviços prestados ou das operações realizadas;
III - valor da operação;
IV - data da operação;
V - forma de pagamento;
VI - meio de pagamento; e
VII - o registro fundamentado da decisão de proceder, ou não, às comunicações de que trata o Art. 9º, bem como das análises de que trata o Art. 3º.

 

Presidentes do CRCBA e CRCRS se reuniram com presidente do CRCSP

Os presidentes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), Antonio Carlos Ribeiro da Silva, e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia Lopes Rodrigues, estiveram na sede do CRCSP, em 22 de fevereiro de 2018.

A visita, de caráter institucional, contou com a presença do vice-presidente do CRCRS de Relações Institucionais, Celso Luft, e do diretor executivo da entidade, Ricardo Vitória. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, os vice-presidentes de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, e de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, e o diretor executivo Claudio Rafael Bifi receberam os visitantes.

Após a recepção, os representantes de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul reuniram-se na sala das Entidades Congraçadas, onde puderam trocar informações e experiências para a gestão dos Conselhos.

Marcia agradeceu a visita e reforçou a ideia de integração entre os Conselhos. “O intercâmbio de ideias é muito positivo, pois temos os mesmos objetivos, prerrogativas e projetos. Às vezes, a forma como uma jurisdição executa uma ação pode inspirar os demais Conselhos a buscar melhorias em seu próprio estado. Nós somos todos CRCs”, declarou a presidente do Conselho paulista.

“O CRCSP é um órgão de referência no sistema CRCSP e a oportunidade de podermos aprender uns com os outros é sempre bem-vinda”, afirmou o presidente do CRCBA. A presidente do CRCRS também destaca a união entre os órgãos do Sistema CFC/CRCs. “Nosso objetivo aqui é de cooperação, alinhamento de propostas e de nos reforçarmos mutuamente em benefício da profissão”, declarou Ana Tércia.

Presidente e vice-presidentes do CRCBA participaram do Seminário de Planejamento Estratégico do CFC


O
presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, e os vice-presidentes do CRCBA participaram do Seminário de Planejamento Estratégico, em Brasília/DF, de 19 a 22/2, quando foram reunidos membros dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Brasil e do Conselho Federal para discutir o planejamento do sistema para os próximos anos.


Reunião com vice-presidentes de Administração e Finanças, com presença do vice-presidente André Luís Barbosa (CRCBA).



Reunião das vice-presidências de Controle Interno, com participação do vice-presidente Evaldo Pereira de Souza (CRCBA).


A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Lorena Pinho e a vice-presidente Técnica Sônia Gomes, ao lado do conselheiro do CFC Wellington Cruz e conselheiros federais.

CRCBA discutiu novo Código de Ética com classe contábil em audiência pública

O CRCBA realizou na tarde do dia 22/2, audiência pública para compilar sugestões de alterações ao Novo Código de Ética Profissional do Contador. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCBA, Sérvio Túlio Moura, coordenou os trabalhos, que contou com a participação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Lorena Pinho, dos conselheiros Alison Santana, Edson França, Antônio Félix  de Oliveira, do coordenador de Fiscalização, Eraldo Galdino, do coordenador de Desenvolvimento Operacional, Valnei Mota, profissionais da Contabilidade e equipe de Fiscalização do CRCBA. As sugestões coletadas na audiência foram enviadas ao Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

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Associação de docentes e egressos da Cairu realizou curso sobre EFD-REINF com apoio do CRCBA


Na foto, da esquerda para a direita, o palestrante Francisco Aguiar, Rosana Santos (ASDEC), o conselheiro Ubiratã Batista (CRCBA) e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional e Institucional Adailce Santos (CRCBA).

Foi realizado nesta terça-feira (27/2), curso sobre EFD-REINF, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador, ministrado pelo professor Francisco Aguiar. O curso tem o apoio institucional do CRCBA. Durante a abertura, o conselheiro Ubiratã Batista fez informes aos presentes sobre a agenda de Educação Continuada do CRCBA, ao lado da representante da Associação de Docentes e Egressos da Cairu -ASDEC, Rosana Santos.

CRCBA homenageou servidores que completaram 10 anos de atividade em reunião plenária

Durante a reunião plenária ordinária realizada no dia 27/2, o CRCBA homenageou os colaboradores Adailce Soares dos Santos e Valnei de Araujo Mota, que completaram 10 anos de atividades no Conselho, representando grandes colaborações ao desenvolvimento e valorização da classe contábil. O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva entregou um certificado de homenagem e agradeceu o empenho nos trabalhos desenvolvidos em prol da profissão contábil.

Mensalmente, o CRCBA realiza reuniões ordinárias de suas câmaras e plenárias, quando julga processos de registro e de fiscalização da profissão, apresenta as ações desenvolvidas e acompanham o planejamento estratégico da instituição. Na segunda-feira (26/2), as câmaras e o conselho diretor se reuniram na sede do CRCBA, localizada na capital baiana, e, no dia seguinte, foi realizada a reunião plenária, quando participam os conselheiros efetivos.

CRCBA realizou doação de kits escolares

No dia 21/2, CRCBA entregou os 89 kits escolares arrecadados na palestra sobre a Reforma Trabalhista, realizada no dia 05/2, em Salvador, à entidade beneficente Clube das Mães Abelhas Mestras de Cajazeiras XI – Faculdade do Guri, que presta um trabalho beneficente de escola e creche a crianças carentes da capital baiana. A representante Vera Lúcia Santos recebeu os materiais das mãos da diretora executiva do CRCBA, Marilene Gonzaga. Muito feliz com os donativos, Vera Lúcia agradeceu à classe contábil baiana e informou que ações dessa natureza viabilizam os trabalhos desenvolvidos pela Faculdade do Guri. Quem quiser colaborar com a instituição, pode encontrá-la no endereço e telefone que seguem: Rua Cajazeiras XI, Quadra D, Caminho 29, nº. 05; te. (71)3395-2963 / 98706-7392 / 98882-5007.

Educação a Distância

12º ENESCAP – Gestão Empresarial e Qualidade de Vida

Cartaz 12 ENESCAP (1)

DOE PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO AO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) é uma conta bancária especial destinada à doações de pessoas físicas ou jurídicas para entidades beneficentes, com incentivo de abatimento no Imposto de Renda. Através dele, você ou a sua empresa poderá ajudar o Centro Educacional Santo Antônio – unidade educacional das Obras Sociais Irmã Dulce localizada no município de Simões Filho, que atende cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Veja como é fácil doar

  1. Contribua com o projeto De Conto em Conto

    Projeto Aquarela - Ação criativa em vários tons

  2. Deposite o valor que deseja doar

    Deposite o valor parcial ou total do projeto na conta do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / Simões Filho (para pessoa física o limite é de 6% do imposto devido e para pessoa jurídica, 1%).

    Nome:
    Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Simões Filho
    Banco:
    Caixa Econômica Federal
    Agência:
    2150
    Conta Corrente:
    242-0 (OP.006)
    CNPJ da conta:
    20.441.232/0001-92
  3. Envio de comprovante e carta

    Envie via e-mail para marketing@irmadulce.org.br ou fax (71) 3310.1104, o comprovante bancário e a carta declarando o direcionamento do valor doado ao projeto escolhido.

    Download do Modelo de Carta

  4. Emissão de Recibo

    O CMDCA emitirá um recibo comprovando a doação, o qual será enviado ao endereço registrado na carta modelo.

  5. Aplicação da doação

    O CMDCA repassa 100% do valor doado.

marketing@irmadulce.org.br

0800 284 5 284

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AJUDE O FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA DE SALVADOR

Ajude a garantir os direitos da terceira idade. Faça sua doação ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

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O Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) financia programas e ações que asseguram os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva da terceira idade na sociedade. Cada projeto financiado será aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Município e pelo Ministério Público. Mas para que esses projetos aconteçam, é importante que você faça sua doação. Com ela, muitos idosos vão poder ter uma vida mais ativa e saudável. As doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda: até 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

Como fazer a sua doação?

1º Passo: Deposite na conta do Fundo Municipal da Pessoa Idosa: Banco do Brasil Agência: 3832-6 Conta Corrente: 930.186-0 CNPJ: 24.877.314/0001-35 Razão Social: Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

2º Passo: Encaminhe o comprovante de depósito para o Fundo e informe: Nome completo de pessoa física ou jurídica Endereço Telefone Número do CNPJ (pessoa jurídica) Número do CPF (pessoa física).

3º Passo: O Fundo emite e envia o recibo para o contribuinte.

Observações: • Pessoa Física: o incentivo fiscal da dedução do imposto não é aplicável ao modelo de declaração simplificado, sendo necessário que a declaração seja realizada pelo modelo completo. • Pessoa Jurídica: A dedução do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa é considerada isoladamente, não se submetendo a limite em conjunto com outras deduções do imposto. A apuração é pelo lucro real, 1% do Imposto de Renda.

Mais informações:

Tel.: (71) 3202-2300 • www.semps.salvador.ba.gov.br Rua Miguel Calmon, 28, Comércio. Salvador – Bahia. CEP: 40015-010. Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Tel.: (71) 3202-2212 • E-mail: fmdi@salvador.ba.gov.br Conselho Municipal do Idoso
Tel.: (71) 3328-2578 • Rua Carlos Gomes, 108, Ed. Maçônico, 2º andar, sala 208, Centro – Salvador – BA.


FGV - MBA GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA: TURMA CONFIRMADA 26/01/2018

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