Editorial do Presidente

Prezado(a) colega,


Neste editorial abordaremos o terceiro pilar da nova gestão que é sobre Responsabilidade Social. Pode-se afirmar que uma organização esteja praticando responsabilidade social quando de forma voluntária, adotamos posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.


Gostaríamos de salientar que a lógica da responsabilidade social que defendemos é de “melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe”, pois entendemos responsabilidade social como um processo contínuo e de melhoria de qualquer organização nas suas perspectivas de relação com seus funcionários, profissionais de contabilidade e parceiros. Não pregamos um viés assistencialista uma vez que há uma lógica de um crescimento responsável.


Assim sendo, a primeira responsabilidade social que precisamos praticar são com os nossos pares, os profissionais da contabilidade, com ações que identifiquem a nossa preocupação com os colegas de profissão através de atitudes que demonstrem a nossa preocupação enquanto órgão de classe pelos profissionais de contabilidade devidamente registrados no crcba tais como: zelar pelas prerrogativas da profissão contábil, buscar parcerias para os profissionais terem descontos em alguns estabelecimentos, promover constantes ações de educação continuada para de maneira responsável melhor qualificar os profissionais de contabilidade, apoiar aos novos profissionais de contabilidade que entrem no mercado, criar oportunidades de empregos para os colegas que porventura estejam disponíveis ao mercado e assim sucessivamente.


Não poderia ser diferente, é que a responsabilidade social externa nossa precisa ser ampliada e tornar-se visível perante a sociedade e o  próprio Conselho Federal de Contabilidade criou o PVCC (Programa de Voluntariado da Classe Contábil) para tornar aparente os projetos de ação do CFC para a responsabilidade social e dentro deste programa existem 04 subprogramas que são: rede nacional de cidadania fiscal com a criação nos municípios de observatórios sociais; educação financeira; doações ao Funcriança e Fundo do Idoso e Ações locais de voluntariado.


Como podemos perceber existem ações externas propostas pelo CFC que se funcionar de maneira efetiva contribui para uma imagem dos profissionais de contabilidade que estão preocupados com a responsabilidade social perante a sociedade onde estejemos inseridos.


O CRCBa é de todos nós! Por isso se envolvam sugerindo ações que engrandeçam cada vez mais a nossa Profissão e participem de todos os movimentos que faremos com o intuito de ampliar a nossa responsabilidade social, pois fazer o bem sem olhar a quem é dever cristão.

 

Atenciosamente,

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

ANUIDADE 2018 COM 5% DE DESCONTO EM FEVEREIRO

A anuidade de Contadores, Técnicos em Contabilidade e Organizações Contábeis, referente ao exercício de 2018, foi fixada pelo CFC através da Resolução CFC N.º 1531/2017 e não apresentou aumento em relação ao ano de 2017. Para o pagamento integral no mês de fevereiro, profissionais e empresários terão desconto de 5%.

Para imprimir a guia de pagamento com desconto (à vista), ou parcelado em 7 vezes (valor integral), o profissional deve acessar a área de “Atendimento Online” no site (www.crcba.org.br) e clicar em “Guia de Pagamentos” e “Débitos”, ou clicar no link a seguir para acesso direto: gerar guia de pagamento.

PAGAMENTO EM 7 PARCELAS*

  • Os valores vigentes em março de 2018 servirão de base para a concessão de parcelamentos. As parcelas pagas após 31 de março de 2018 serão atualizadas mensalmente pelo IPCA. Parcelas pagas com atraso serão acrescidas de multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.
  • Exceto para EIRELI, que pode parcelar em 3 vezes.

 

EXPEDIENTE DE CARNAVAL

 

Agenda de Educação Continuada

 

 
PALESTRA: REFORMA TRABALHISTA: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI Nº 13.467/17 E MP 808/17 - SALVADOR 05/02/2018
PALESTRA : CONTABILIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS E ALTERAÇÕES DO SIMPLES NACIONAL - BARREIRAS 06/02/2018
PALESTRA: CONTABILIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS E ALTERAÇÕES DO SIMPLES NACIONAL - LUIZ EDUARDO MAGALHÃES   07/02/2018

Educação a Distância

 

ÁREA FEDERAL

Instrução Normativa  RFB 178630/01/2018
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.778, de 29 de dezembro de 2017, a Instrução Normativa RFB nº 1.455, de 6 de março de 2014, e dispõe sobre a depreciação, amortização ou exaustão dos bens adquiridos de partes vinculadas nos termos do parágrafo único do art. 2º do Decreto nº 9.128, de 17 de agosto de 2017.

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1785, DE 24 DE JANEIRO DE 2018
Retificação.

 

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO COFIS Nº 2, DE 30 DE JANEIRO DE 2018 - DOU 31/01/2018
Cancela os lançamentos referentes às multas aplicadas pelo atraso na entrega das Declarações do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte relativos a fatos geradores ocorridos nos anos-calendário de 2012 a 2017.

 

RESOLUÇÃO CGSIM Nº 44 DE 19/01/2018 - DOU 30/01/2018
Dispõe sobre alterações na Resolução nº 36, de 02 de maio de 2016.

 

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4004, DE 30 DE JANEIRO DE 2018- DOU 31/01/2018
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Retenção na fonte. serviços de coleta e transbordo, transporte, triagem, tratamento e disposição final de resíduos.

ÁREA ESTADUAL

DECRETO Nº 18.219/2018 - DOE: 27/01/2018
Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências.

ÁREA MUNICIPAL

Não foram publicadas novidades pela Sefaz Salvador no período de apuração desta edição.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

A contribuição sindical patronal, passou a ser opcional, com o advento da Reforma Trabalhista trazida pela Lei n° 13.467/2017 que alterou o artigo 587 da CLT independentemente do seu regime tributário e de possuir ou não empregados. Fonte: Tributanet.

Receita abre na quinta-feira a consulta ao lote de restituição multiexercício do IR de 2008 a 2017.

A partir das 9 horas de quinta-feira, 8 de fevereiro, estará disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, contemplando as restituições residuais, referentes aos exercícios de 2008 a 2017. Fonte: Extra

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVI

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.


DESAGRAVO PÚBLICO
Fonte: CRCBA

Existe um importante instituto garantido pelo Código de Ética Profissional da Contabilidade e que é pouco conhecido. Trata do Desagravo Público. É um mecanismo de defesa em que o Profissional da Contabilidade poderá requerê-lo quando atingido, de forma pública e injusta no exercício da profissão ou de cargo ou função que lhes sejam inerentes e das prerrogativas profissionais. O requisito essencial é estar o profissional inscrito em CRC e em situação regular. O desagravo será promovido pelo conselho competente, a pedido do ofendido.

A Resolução CFC nº 972/03 regulamenta o instituto do desagravo público e dá outras providências e poderá ser obtida no sítio do CFC (www.cfc.org.br).
 

Clique aqui para participar da pesquisa

CRCBA realizou a Palestra: Reforma Trabalhista - As primeiras alterações trazidas pela Lei No. 13.367/2017 e MP 808/2017

Na manhã de hoje (05/02), o CRCBA realizou a palestra "Reforma Trabalhista: As Principais Alterações Trazidas pela Lei Nº 13.467/17 e MP 808/17", ministrada pelo Contador, Gilmar Mendes, no Auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador/BA. O Superintendente da Secretaria da Fazenda, Antônio Félix Macedo Mascarenhas, abriu o evento ao lado da Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Lorena Pinho.

O evento foi gratuito, com taxa solidária de kit escolar e o público-alvo foram os profissionais da Contabilidade, estudantes e profissionais de outras categorias.

CRCBA e entidades de classe contabil fazem reunião com a SEFAZ

Na tarde de quinta-feira, 01 de fevereiro, o CRCBA foi convidado junto com o SESCAP e Sindiconta, pela SEFAZ para uma reunião com o objetivo de divulgação do novo projeto do Governo do Estado: Nota Premiada Bahia - NPB. 

 
Na ocasião o Sr. Antonio Felix Macedo Mascarenhas e Antônio Carlos, da SEFAZ discorreram sobre a iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Fazenda, que incentiva ao cidadão a desenvolver o exercício da cidadania fiscal, através da exigência da inclusão do CPF nas notas fiscais eletrônicas referentes às compras no mercado baiano.
 

Em um aspecto geral, a campanha da NPB prevê a distribuição para os cidadãos de prêmios em dinheiro, por meio de sorteios, assim como beneficiar as instituições sociais e de saúde participantes da 3ª fase da Sua Nota é um Show de Solidariedade, através da indicação do cidadão para o compartilhamento das suas notas fiscais eletrônicas.

Para realizar o seu cadastro, indicar as instituições beneficiadas e para obter maiores informações, basta acessar o site e preencher os dados necessários: www.nbp.sefaz.ba.gov.br

CRCBA realizou Curso Simples Nacional e suas alterações em Vitória da Conquista

O Curso Simples Nacional e suas alterações, Exercícios Práticos e Estudos de Casos, ocorreu em Vitoria da Conquista no dia 31/01/2018, na Câmara Municipal e foi ministrado pelo Contador RICARDO SANTOS.

CRCBA realizou segunda edição de palestra sobre alterações do Simples Nacional em 2018

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

Na manhã desta terça-feira (30/1), o CRCBA realizou a segunda turma da palestra “Novidades do Simples Nacional – alterações da Lei Complementar 155/2016”, em Salvador, com inscrições gratuitas. O Delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador, João Vicente Velloso Silva, destacou a parceria com o CRCBA como forte ferramenta de informação ao contribuinte. O palestrante é o analista tributário da Receita, Claudemir dos Anjos. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Lorena Pinho, lembrou que o CRCBA e a Receita Federal lançaram curso online também gratuito sobre o tema, disponível no link: www.crcba.elore.com.br

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

CRCBA realizou primeira edição de palestra sobre alterações do Simples Nacional em 2018

auditório-acr

O CRCBA realizou no dia 23/1, a palestra “Alterações do Simples Nacional – novidades da Lei Complementar 155/2016”, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. O analista tributário da Receita Federal Claudemir dos Anjos aborda as principais novidades do regime simplificado de tributação, principalmente as que se referem à opção pelo Simples, parcelamentos, regularização de pendências, restituições e compensações, dentre outros temas. Por conta da grande busca da classe pelo tema, também foram disponibilizados um curso online sobre o tema e foi confirmada nova turma presencial para o dia 30/1.

Palestra “Contabilidade para Pequenas Empresas e Alterações do Simples Nacional” – Luís Eduardo Magalhães (07/2)

folder-01

 

Palestra “Contabilidade para Pequenas Empresas e Alterações do Simples Nacional” – Barreiras (06/2)

folder-01

 

DOE PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO AO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) é uma conta bancária especial destinada à doações de pessoas físicas ou jurídicas para entidades beneficentes, com incentivo de abatimento no Imposto de Renda. Através dele, você ou a sua empresa poderá ajudar o Centro Educacional Santo Antônio – unidade educacional das Obras Sociais Irmã Dulce localizada no município de Simões Filho, que atende cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Veja como é fácil doar

  1. Contribua com o projeto De Conto em Conto

    Projeto Aquarela - Ação criativa em vários tons

  2. Deposite o valor que deseja doar

    Deposite o valor parcial ou total do projeto na conta do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / Simões Filho (para pessoa física o limite é de 6% do imposto devido e para pessoa jurídica, 1%).

    Nome:
    Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Simões Filho
    Banco:
    Caixa Econômica Federal
    Agência:
    2150
    Conta Corrente:
    242-0 (OP.006)
    CNPJ da conta:
    20.441.232/0001-92
  3. Envio de comprovante e carta

    Envie via e-mail para marketing@irmadulce.org.br ou fax (71) 3310.1104, o comprovante bancário e a carta declarando o direcionamento do valor doado ao projeto escolhido.

    Download do Modelo de Carta

  4. Emissão de Recibo

    O CMDCA emitirá um recibo comprovando a doação, o qual será enviado ao endereço registrado na carta modelo.

  5. Aplicação da doação

    O CMDCA repassa 100% do valor doado.

marketing@irmadulce.org.br

0800 284 5 284

Sem título-1

AJUDE O FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA DE SALVADOR

Ajude a garantir os direitos da terceira idade. Faça sua doação ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Folder Doacao ao FMPI-web

O Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) financia programas e ações que asseguram os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva da terceira idade na sociedade. Cada projeto financiado será aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Município e pelo Ministério Público. Mas para que esses projetos aconteçam, é importante que você faça sua doação. Com ela, muitos idosos vão poder ter uma vida mais ativa e saudável. As doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda: até 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

Como fazer a sua doação?

1º Passo: Deposite na conta do Fundo Municipal da Pessoa Idosa: Banco do Brasil Agência: 3832-6 Conta Corrente: 930.186-0 CNPJ: 24.877.314/0001-35 Razão Social: Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

2º Passo: Encaminhe o comprovante de depósito para o Fundo e informe: Nome completo de pessoa física ou jurídica Endereço Telefone Número do CNPJ (pessoa jurídica) Número do CPF (pessoa física).

3º Passo: O Fundo emite e envia o recibo para o contribuinte.

Observações: • Pessoa Física: o incentivo fiscal da dedução do imposto não é aplicável ao modelo de declaração simplificado, sendo necessário que a declaração seja realizada pelo modelo completo. • Pessoa Jurídica: A dedução do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa é considerada isoladamente, não se submetendo a limite em conjunto com outras deduções do imposto. A apuração é pelo lucro real, 1% do Imposto de Renda.

Mais informações:

Tel.: (71) 3202-2300 • www.semps.salvador.ba.gov.br Rua Miguel Calmon, 28, Comércio. Salvador – Bahia. CEP: 40015-010. Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Tel.: (71) 3202-2212 • E-mail: fmdi@salvador.ba.gov.br Conselho Municipal do Idoso
Tel.: (71) 3328-2578 • Rua Carlos Gomes, 108, Ed. Maçônico, 2º andar, sala 208, Centro – Salvador – BA.


FGV - MBA GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA: TURMA CONFIRMADA 26/01/2018

Inscrições e informações podem ser requisitadas nos sites http://mbafgvba.com.br/ ; http://mgm-salvador.fgv.br/ ou pelo telefone: (71)2101-5555.

CURSO ONLINE "REFORMA TRABALHISTA: O QUE MUDOU NO SEU NEGÓCIO" COM 20% DE DESCONTO

A Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017 – é uma realidade e começa a vigorar a partir de 11.11.2017 e, sem sombra de dúvidas, as alterações são substanciais nas relações de trabalho após sua vigência. Daí, torna-se fundamental conhecer e refletir sobre todas as mudanças e consequências, a fim de melhorar a eficiência das empresas, evitando riscos e prejuízos previsíveis.

Neste contexto, o Brasil Jurídico, em parceria com a CRCBA, oferece o curso Online “REFORMA TRABALHISTA: O QUE MUDOU NO SEU NEGÓCIO”, detalhando exaustivamente, por setor e ramo de negócio,no âmbito da iniciativa privada, todas as mudanças promovidas.

São textos explicativos e vídeo-aulas didáticos, objetivos e práticos, focados na linguagem empresarial, trazendo um comparativo entre a realidade anterior à reforma e a realidade posterior à reforma, aplicados aos diferentes ramos do empreendedorismo.

E mais! Serão disponibilizados modelos de contratos ajustados à nova realidade para download, CLT comparada completa, canal de TIRA-DÚVIDAS via e-mail e atualização permanente durante 6 (seis) meses.

Não perca esta oportunidade! Desconto especial de 20% aos associados do CRCBA, ou seja,o valor por pessoa de apenas R$ 79,00 (setenta e nove reais) com o uso do cupom de desconto CRCBA2017.

UNIME CONCEDE DESCONTO A PROFISSIONAIS CONTÁBEIS EM MBA's E CURSOS DE IDIOMAS


Profissionais registrados no CRCBA têm 5% de desconto em pós-graduações da FGV



Descontos de 30% para profissionais registrados no CRCBA