Editorial do Presidente

Prezado(a) colega,

Conforme editorial da semana passada, ficamos de abordar neste boletim o segundo pilar da nova gestão, que é a VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. Na reunião plenária de janeiro que aconteceu nos dias dia 25 e 26/01, teci um comentário informando que a valorização profissional deve perpassar internamente pela melhoria da qualidade técnica de seus pares. Acredito que nós, profissionais da Contabilidade, poderemos ser melhor reconhecidos socialmente pelo aumento de nossa competência técnica. Abrindo um parêntese, gostaria de compartilhar com o leitor que essa primeira plenária, com os novos conselheiros, nos orgulhou demasiadamente pela qualidade técnica dos atuais membros do conselho e a participação efetiva do desejo de fazer o melhor pela classe. Assim sendo, acreditamos estar no caminho acertado para uma maior valorização de nossa profissão.

Gostaria aqui de expressar alguns pontos que considero importantes para que ocorra um reconhecimento social de nossa profissão. Primeiro, poderia começar relatando a necessidade de termos uma melhor postura técnica perante as pessoas que nos procuram para contratar os nossos serviços. Segundo, devemos cuidar de nossa aparência e de nossa saúde física e mental. Terceiro, seria exercermos a nossa profissão com uma postura ilibada e ética perante os nossos pares, desenvolvendo  respeito mútuo entre os colegas. O quarto ponto, seria o reconhecimento do governo, dos empresários e demais segmentos da sociedade em tentar entender o valor e importância da contabilidade para a sustentabilidade da sociedade.

Outro ponto que não poderia ficar à margem é a ampliação de suas redes de contatos, seus canais de relacionamentos, para que possam estender os seus horizontes profissionais. Outra coisa imprescindível é o desejo e a paixão pelo que fazemos. Você é feliz pelo que você faz?  Você tem a alegria em ir para o seu ambiente de trabalho? Gosta da profissão escolhida? Todas as profissões têm os seus percalços, dificuldades em alguma área para exercer as atividades, porém a paixão pela profissão deve ser forte para facilitar os canais que podem ser abertos para o caminho da VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.

Gostaria neste espaço de conclamar a todos os profissionais da contabilidade que procurem seu aprimoramento profissional através da educação continuada permanente, evitando que os órgãos que mantemos contatos criem no imaginário simbólico que não estamos bem qualificados. A educação continuada é um dos caminhos fortalecidos para a VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. Por isso, nesta nova gestão, estaremos empenhados em levar para todos os recantos e encantos da Bahia cursos presenciais e a distância, procurando melhor qualificar os nossos colegas de profissão.

Não esqueçam que o CRCBA é de todos nós! Por isso, se envolvam, sugerindo ações que engrandeçam cada vez mais a nossa Profissão. Particularmente, tenho muito orgulho por tê-la escolhido. Que Deus possa derramar infinitas bênçãos na vida de cada um.

Atenciosamente,

 
Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA

Agenda de Educação Continuada

 

 
2ª PALESTRA: ALTERAÇÕES DO SIMPLES NACIONAL - NOVIDADES DA LEI COMPLEMENTAR Nº 155/2016 - SALVADOR BA   30/01/2018
CURSO DO SIMPLES NACIONAL E SUAS ALTERAÇÕES - EXERCÍCIOS PRÁTICOS E ESTUDOS DE CASOS - VITÓRIA DA CONQUISTA   31/01/2018
PALESTRA: REFORMA TRABALHISTA: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI Nº 13.467/17 E MP 808/17 - SALVADOR 05/02/2018
PALESTRA : CONTABILIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS E ALTERAÇÕES DO SIMPLES NACIONAL - BARREIRAS 06/02/2018
PALESTRA: CONTABILIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS E ALTERAÇÕES DO SIMPLES NACIONAL - LUIZ EDUARDO MAGALHÃES   07/02/2018

Educação a Distância

PROFISSIONAIS SUJEITOS AO PROGRAMA TÊM ATÉ O DIA 31/1 PARA ENVIAR O RELATÓRIO

Veja aqui a relação de cursos e capacitadoras credenciadas em 2017

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DECLARAÇÃO DE NÃO OCORRÊNCIA AO COAF DEVE SER FEITA ATÉ 31 DE JANEIRO

sistemas

A partir de 1º de janeiro de 2017, a “declaração de não ocorrência” ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) poderá ser feita diretamente no sistema desenvolvido pelo Departamento de Informática (DEINF) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Conforme previsto na Resolução CFC n.º 1.530/2017, profissionais e organizações contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência que qualquer natureza, devem comunicar ao Coaf a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

Para auxiliar os profissionais, o Conselho Federal de Contabilidade elaborou um manual e uma cartilha com as orientações detalhadas sobre o novo sistema. Clique aqui para acessar o manual e clique aqui para acessar a cartilha.

O endereço do sistema para o preenchimento da “declaração de não ocorrência” de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo ao Coaf é http://sistemas.cfc.org.br.

A partir das informações iniciais, que esclarecem como deverá ser feito ao cesso, por meio de senha provisória a ser enviada pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o manual explica os passos necessários para o preenchimento da declaração,

Os manuais de orientações, alteração de senha, utilização do certificado digital e o endereço para realizar o teste da assinatura eletrônica estão disponibilizados a seguir.

cartilha_coaf Cartilha de Orientações Gerais: COAF – Declaração de não ocorrência.
manual_coaf Manual de Orientações sobre o Sistema: COAF – Declaração de não ocorrência.
manual_senha Manual para alteração de senha: Alteração de Senha.
icp Manual para utilização do Certificado Digital: Certificação Digital.
manual_icp Endereço para testar a assinatura eletrônica: http://icpbravoaccess.com.br.
team_viewer Aplicativo para Acesso Remoto: Download
Net Framework Net Framework 4.5.2: Download

Os Requisitos mínimos de sistema para utilizar o Certificado Digital são:

  • Windows XP ou superior.
  • Google Chrome 20.0 ou Internet Explorer 8.
  • Processador 2GHz.
  • Memória RAM 512 MB.
  • Net Framework 4.0 ou superior.

Para instalar o Net Framework 4.5.2 acesse o site oficial da Microsoft ou faça o download clicando aqui.

Contatos

Coordenadoria de Fiscalização, Ética e Disciplina – COFIS
Telefones: (61) 3314-9611 / 3314-9613 / 3314-9492 / 3314-9496
E-mail: fiscalizacao@cfc.org.br

Anuidade 2018 com 10% de desconto até quarta-feira (31/1)

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A anuidade de Contadores, Técnicos em Contabilidade e Organizações Contábeis, referente ao exercício de 2018, foi fixada pelo CFC através da Resolução CFC N.º 1531/2017 e não apresentou aumento em relação ao ano de 2017. Para o pagamento integral no mês de janeiro, profissionais e empresários terão desconto de 10%. No mês de fevereiro, a anuidade poderá ser paga com desconto de 5%.

Para imprimir a guia de pagamento com desconto (à vista), ou parcelado em 7 vezes (valor integral), o profissional deve acessar a área de “Atendimento Online” no site (www.crcba.org.br) e clicar em “Guia de Pagamentos” e “Débitos”, ou clicar no link a seguir para acesso direto: gerar guia de pagamento.

PAGAMENTO EM 7 PARCELAS*

  • Os valores vigentes em março de 2018 servirão de base para a concessão de parcelamentos. As parcelas pagas após 31 de março de 2018 serão atualizadas mensalmente pelo IPCA. Parcelas pagas com atraso serão acrescidas de multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.
  • Exceto para EIRELI, que pode parcelar em 3 vezes.

 

 

ÁREA FEDERAL

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO COSIT Nº 44, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2017 - DOU 23/01/2018
Divulga taxas de câmbio para fins de elaboração de balanço relativo ao mês de novembro de 2017.

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO CODAC Nº 1, DE 22 DE JANEIRO DE 2018 - DOU 24/01/2018
Dispõe sobre os procedimentos a serem observados para o preenchimento da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do tempo de serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) no caso em que especifica.

PORTARIA MINISTRO DE ESTADO DOS TRANSPORTES Nº 50 DE 22.01.2018 – DOU 23/01/2018
Acresce dispositivos à Portaria nº 261, de 3 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 4 de dezembro de 2012, que disciplina a concessão e a administração do benefício de Passe Livre à pessoa com deficiência, comprovadamente carente, no sistema de transporte coletivo interestadual de passageiros, de que trata a Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994.

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO RFB Nº 1, DE 22 DE JANEIRO DE 2018 – DOU 23/01/2018
Altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), a fim de adequá-la às alterações realizadas pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

ÁREA ESTADUAL

DECRETO Nº 18.205/2018 – Diário Oficial do Estado de 24/01/2018
Aprova os recursos do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia - FAZATLETA, para o programa de 2018.

DECRETO Nº 18.190/2018 – Diário Oficial do Estado de 19/01/2018
Aprova os recursos do Programa FAZCULTURA para o exercício de 2018.

ÁREA MUNICIPAL

Não foram publicadas novidades pela Sefaz Salvador no período de apuração desta edição.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

BNDES triplica crédito para pequena e média empresa
Até dezembro, o valor anual poderá chegar a R$ 21,5 bilhões, três vezes mais do que os R$ 7 bilhões desembolsados em 2017. Fonte: Diário do Comércio.

Empresa excluída do Simples tem prazo para regularizar situação
As micro e pequenas empresas excluídas do Simples Nacional, regime especial de tributação, têm até quarta-feira (31/01) para quitarem os débitos e pedirem a reinclusão no programa. Fonte: Diário do Comércio.

MEI 2018: boleto será reajustado em fevereiro
Os Microempreendedores Individuais (MEI) precisam ter atenção, porque os valores da contribuição mensal serão reajustados em fevereiro. Fonte: Extra.

Como evitar que a sua empresa fique parada no tempo
O que deu certo no passado não é garantia de sucesso no futuro. Fonte: contadores.cnt.br

Sem um bom atendimento, não há como manter clientes
Muitas empresas consideram o atendimento como se fosse uma atividade departamental. Saiba como não cometer este erro. Fonte: SEGS.

Empresa Descontou a Contribuição Sindical Sem Minha Autorização – O que Faço?
A contribuição sindical, até outubro/2017, era devida por todos aqueles que participassem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão. Fonte: contadores.cnt.br

O que é empatia e como usá-la em apresentações profissionais
Saiba mais sobre essa habilidade, que pode fazer toda a diferença durante uma apresentação. Fonte: Administradores.

MEI pode abrir e encerrar contas por meio eletrônico
A possibilidade era restrita às contas de depósitos de pessoas físicas. Fonte: FENACON.

Como superar falhas na comunicação
Quais obstáculos atrapalham diálogos saudáveis? E como superá-los? Fonte: Administradores.

7 erros que você não pode cometer no primeiro ano da sua empresa
Empreender está na moda, só que isso não é tão fácil como muita gente pensa. Aprender com os erros dos outros pode ser uma das melhores formas de trilhar o caminho para o sucesso. Fonte: contadores.cnt.br

Três dicas para ampliar as respostas positivas em seu cotidiano
Chegou o momento de mudar algumas posturas para viver sem grandes frustrações e alcançar metas conjuntas. Fonte: Administradores.

Intenção de investimento aumenta entre os empresários
Empreendedores alocarão recursos em seus próprios negócios para aumentar as vendas, adaptar a empresa a nova tecnologia e criar novas processos para diminuir custos e despesas. Fonte: Diário do Comércio.

Sem um bom atendimento, não há como manter clientes
Muitas empresas consideram o atendimento como se fosse uma atividade departamental. Saiba como não cometer este erro. Fonte: SEGS.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Federal

Não foram publicadas novidades no período de apuração desta edição.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Prazo para prestar contas da Educação Continuada encerra-se nesta quarta-feira (31)
Os profissionais da contabilidade que cumprem o Programa de Educação Profissional Continuada (EPC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), devem enviar o relatório de atividades, juntamente com os respectivos documentos comprobatórios, ao Conselho Regional de Contabilidade, até a próxima quarta-feira, 31 de janeiro. Fonte: CFC.

Encerra-se nesta quarta-feira (31/1) prazo para prestar a declaração de não ocorrência ao COAF
Fonte: CFC.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

PORTARIA MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO - MTB Nº 31 DE 16.01.2018 - DOU 17/01/2018
Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS ano-base 2017.


COAF
Fonte: CFC

Os profissionais e organizações contábeis devem manter cadastro de seus clientes, conforme Art. 10 da Lei n.º 9.613/98 e regulado nos Arts. 4º, 5º e 15 da Resolução CFC n.º 1.445/13, Esta resolução dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis, quando no exercício de suas funções, para cumprimento das obrigações previstas na lei em referência. Nesse aspecto, cabe ressaltar que o profissional e a Organização Contábil devem observar o princípio do “conheça o seu cliente” Não é necessário comunicar ao Coaf operação que não foi possível identificar o beneficiário final. Entretanto, os profissionais e Organizações Contábeis deverão documentar as medidas adotadas na tentativa de identificação e dispensar especial atenção a essas operações, conforme previsto no Art. 7º parágrafo único da Resolução CFC n.º 1.445/13, adotando os demais procedimentos constantes da norma.

 

CRCBA realizou palestra sobre alterações do Simples Nacional em 2018

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O CRCBA realizou no dia 23/1, a palestra “Alterações do Simples Nacional – novidades da Lei Complementar 155/2016”, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. O analista tributário da Receita Federal Claudemir dos Anjos aborda as principais novidades do regime simplificado de tributação, principalmente as que se referem à opção pelo Simples, parcelamentos, regularização de pendências, restituições e compensações, dentre outros temas. Por conta da grande busca da classe pelo tema, também foram disponibilizados um curso online sobre o tema e foi confirmada nova turma presencial para o dia 30/1.

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Estiveram presentes o presidente do CRCBA, professor Antonio Carlos Ribeiro da Silva, o delegado–adjunto da Receita Federal em Salvador, Flávio Macário de Carvalho, da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Lorena de Andrade Pinho, do vice-presidente de Administração, André Luís Barbosa dos Santos, e do conselheiro Ubiratã Batista Pereira. O evento contou com a presença de cerca de 120 profissionais.

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A vice-presidente Lorena Pinho apresentou os palestrantes aos presentes e informou que o CRCBA irá realizar uma pesquisa com os profissionais da Contabilidade, para levantar as principais temáticas, formatos, carga horárias e demais tópicos para os eventos de educação continuada.

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O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva pontuou rapidamente os projetos da nova gestão, sobretudo para a área de educação, e informou que a pontualidade nos eventos será uma constante da nova gestão, para que os participantes tenham o melhor aproveitamento possível dos temas abordados.

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O delegado-adjunto da Receita Federal do Brasil em Salvador, Flávio Macário de Carvalho, ratificou a importância do trabalho de parceria entre CRCBA e Receita na relação entre Fisco e classe contábil.

Presidente do CRCBA recebeu visita do presidente do Sindiconta-BA e de profissionais contábeis


O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva recebeu a visita do presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia - Sindiconta-BA, Marco Aurélio dos Santos de Moura, na última quarta-feira (24/1), quando foram tratados pontos importantes da parceria entre as entidades representativas da classe contábil.


Nesse mesmo dia, o presidente Antonio Carlos recebeu a visita dos profissionais contábeis Luiz Viana, Anderson Carvalho (à direita) e João Miranda (à esquerda), que vieram conhecer o novo presidente e expor os seus anseios em relação à profissão contábil.


Também no dia 24/1, o profissional contábil José Lúcio Nogueira, de Guanambi, acompanhado de sua esposa, Luciana Rodrigues da Silva, conheceu o CRCBA e o seu novo presidente.

CRCBA realizou palestra sobre Simples Nacional e eSocial em Ribeira do Pombal

No dia 22 de janeiro, o CRCBA realizou a primeira edição do evento "CRCBA capacitando e ouvindo os profissionais", quando o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCBA, Sérvio Túlio Santos de Moura ministrou palestra sobre o eSocial e o conselheiro Radamés da Silva Oliveira realizou palestra sobre as novidades do Simples Nacional para o exercício de 2018. Na ocasião, os profissionais foram ouvidos sobre os projetos que gostariam que fossem executados pela gestão do CRCBA, que busca conhecer os anseios dos profissionais de todo o estado, com o intuito de realizar ações mais assertivas em suas competências. O evento teve taxa de isncrição solidária de 1 quilo de alimento não perecível, converida em donativos para entidade beneficente local.


O evento foi realizado na Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, localizada em Ribeira do Pombal.

CRCBA realizou treinamentos para conselheiros das Câmaras de Registro e Fiscalização

O CRCBA realizou treinamento aos conselheiros das Câmaras de Registro e de Fiscalização no dia 17 de janeiro, quando foram apresentadas as legislações e orientações do Sistema CFC-CRC's sobre os procedimentos operacionais de cada uma das áreas. As apresentações foram realizadas pela coordenadora de Registro e Cadastro, Ramaiana Assis, e pelo coordenador de Fiscalização, Eraldo Galdino Júnior, com a supervisão dos respectivos vice-presidentes Antônio José Salles da Silva e Sérvio Túlio dos Santos de Moura.


A coordenadora de Registro e Cadastro, Ramaiana Assis, apresentou o treinamento sobre Registro e Cadastro, no turno da manhã do dia 17/1.


O vice-presidente de Registro e Cadastro, Antonio José Salles da Silva, supervisionou os trabalhos da Câmara.


Conselheiros da Câmara de Registro e Cadastro e funcionários participaram do treinamento.


No turno da tarde, o treinamento de Fiscalização foi apresentado pelo coordenador Eraldo Galdino Júnior, sob a supervisão do vice-presidente Sérvio Túlio e participação de conselheiros e funcionários do setor.

DOE PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO AO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) é uma conta bancária especial destinada à doações de pessoas físicas ou jurídicas para entidades beneficentes, com incentivo de abatimento no Imposto de Renda. Através dele, você ou a sua empresa poderá ajudar o Centro Educacional Santo Antônio – unidade educacional das Obras Sociais Irmã Dulce localizada no município de Simões Filho, que atende cerca de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Veja como é fácil doar

  1. Contribua com o projeto De Conto em Conto

    Projeto Aquarela - Ação criativa em vários tons

  2. Deposite o valor que deseja doar

    Deposite o valor parcial ou total do projeto na conta do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / Simões Filho (para pessoa física o limite é de 6% do imposto devido e para pessoa jurídica, 1%).

    Nome:
    Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Simões Filho
    Banco:
    Caixa Econômica Federal
    Agência:
    2150
    Conta Corrente:
    242-0 (OP.006)
    CNPJ da conta:
    20.441.232/0001-92
  3. Envio de comprovante e carta

    Envie via e-mail para marketing@irmadulce.org.br ou fax (71) 3310.1104, o comprovante bancário e a carta declarando o direcionamento do valor doado ao projeto escolhido.

    Download do Modelo de Carta

  4. Emissão de Recibo

    O CMDCA emitirá um recibo comprovando a doação, o qual será enviado ao endereço registrado na carta modelo.

  5. Aplicação da doação

    O CMDCA repassa 100% do valor doado.

marketing@irmadulce.org.br

0800 284 5 284

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AJUDE O FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA DE SALVADOR

Ajude a garantir os direitos da terceira idade. Faça sua doação ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Folder Doacao ao FMPI-web

O Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) financia programas e ações que asseguram os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover a autonomia, integração e participação efetiva da terceira idade na sociedade. Cada projeto financiado será aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Município e pelo Ministério Público. Mas para que esses projetos aconteçam, é importante que você faça sua doação. Com ela, muitos idosos vão poder ter uma vida mais ativa e saudável. As doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda: até 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

Como fazer a sua doação?

1º Passo: Deposite na conta do Fundo Municipal da Pessoa Idosa: Banco do Brasil Agência: 3832-6 Conta Corrente: 930.186-0 CNPJ: 24.877.314/0001-35 Razão Social: Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

2º Passo: Encaminhe o comprovante de depósito para o Fundo e informe: Nome completo de pessoa física ou jurídica Endereço Telefone Número do CNPJ (pessoa jurídica) Número do CPF (pessoa física).

3º Passo: O Fundo emite e envia o recibo para o contribuinte.

Observações: • Pessoa Física: o incentivo fiscal da dedução do imposto não é aplicável ao modelo de declaração simplificado, sendo necessário que a declaração seja realizada pelo modelo completo. • Pessoa Jurídica: A dedução do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa é considerada isoladamente, não se submetendo a limite em conjunto com outras deduções do imposto. A apuração é pelo lucro real, 1% do Imposto de Renda.

Mais informações:

Tel.: (71) 3202-2300 • www.semps.salvador.ba.gov.br Rua Miguel Calmon, 28, Comércio. Salvador – Bahia. CEP: 40015-010. Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Tel.: (71) 3202-2212 • E-mail: fmdi@salvador.ba.gov.br Conselho Municipal do Idoso
Tel.: (71) 3328-2578 • Rua Carlos Gomes, 108, Ed. Maçônico, 2º andar, sala 208, Centro – Salvador – BA.


FGV - MBA GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA: TURMA CONFIRMADA 26/01/2018

Inscrições e informações podem ser requisitadas nos sites http://mbafgvba.com.br/ ; http://mgm-salvador.fgv.br/ ou pelo telefone: (71)2101-5555.

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A Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017 – é uma realidade e começa a vigorar a partir de 11.11.2017 e, sem sombra de dúvidas, as alterações são substanciais nas relações de trabalho após sua vigência. Daí, torna-se fundamental conhecer e refletir sobre todas as mudanças e consequências, a fim de melhorar a eficiência das empresas, evitando riscos e prejuízos previsíveis.

Neste contexto, o Brasil Jurídico, em parceria com a CRCBA, oferece o curso Online “REFORMA TRABALHISTA: O QUE MUDOU NO SEU NEGÓCIO”, detalhando exaustivamente, por setor e ramo de negócio,no âmbito da iniciativa privada, todas as mudanças promovidas.

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Profissionais registrados no CRCBA têm 5% de desconto em pós-graduações da FGV



Descontos de 30% para profissionais registrados no CRCBA