XIII Convenção de Contabilidade da Bahia entrou para a história - cerca de 600 participantes no maior evento contábil baiano

auditorio

Cerca de 600 pessoas estiveram presentes na solenidade de abertura que oficializou mais uma edição de muito sucesso da XIII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia, na última terça-feira (17/10), em Salvador – BA. O salão Ondina B, do Bahia Othon Palace Hotel esteve repleto de profissionais e estudantes de Contabilidade, dentre representantes da sociedade civil e da classe contábil.

presidente-abertura

Emocionado, o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, fez agradecimentos à toda equipe de funcionários, conselheiros e delegados do CRCBA, e destacou a oportunidade de multiplicação de conhecimentos para a classe contábil. “Que os nossos conhecimentos neste encontro sejam somados, multiplicados e compartilhados”.

mesa-martonio

O presidente do Conselho Federal, José Martonio Coelho, destacou a importância do estado baiano para a classe contábil. “A Bahia é um berço histórico e cultural do Brasil. E no esteiro da Contabilidade, abarca o maior percentual de profissionais contábeis da região nordeste”.

mesa-abertura

A mesa diretora da Convenção teve a participação do presidente do CRCSP, Gildo Freire Araújo; da coordenadora-adjunta de Registro e Cadastro do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão; do presidente do IBRACON-BA, Antomar Rios; da subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Milhomem; do secretário geral da JUCEB, Hélio Portela; do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; do presidente Antônio Nogueira; do diretor de Contabilidade Pública da SEFAZ-BA, Manuel Roque dos Santos Filho; do Delegado da Receita Federal em Salvador, João Vicente Velloso Silva; do presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis, Adeildo Osório de Oliveira; do presidente do SESCAP-BA, Altino Alves do Nascimento; da Delegada do CRCBA em Camaçari, Maria de Lourdes de Souza Carmo; do presidente do SINDICONTA-BA, Marco Aurélio dos Santos Moura.

auditorio2
A Convenção contou com três dias de programação, 22 trabalhos científicos apresentados, 5 minicursos, 7 fóruns temáticos, 2 palestras e 1 painel, abordando temáticas de grande importância da atividade contábil, que giraram em torno do tema central “Contabilidade: Gestão, Transparência e Responsabilidade Social”. Nos próximos dias, será divulgada newsletter especial com informações detalhadas do maior evento contábil.

mesa-palestra-magna
O vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Breda, ministrou a palestra magna do evento, discutindo a importância da profissão contábil para o estabelecimento de mecanismos eficazes de gestão e transparência nas empresas públicas e privadas.

AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

 
 
CIRCUITO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO, TRABALHISTA E SOCIETÁRIO - PAULO AFONSO   23/10/2017
PALESTRA: EXCLUSÃO E AGENDAMENTO DO SIMPLES NACIONAL - SALVADOR   24/10/2017
JORNADA TRABALHISTA, TRIBUTÁRIA E CONTÁBIL DA CIDADE DE ILHÉUS 26/10/2017
CURSO: CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS RELACIONADOS COM A CONTABILIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS EM CONTROLADAS E COLIGADAS ? CPC 18 (R2) - SALVADOR/BA   26/10/2017
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO- IBOTIRAMA 27/10/2017
JORNADA TRIBUTÁRIA DE TEIXEIRA DE FREITAS 27/10/2017
JORNADA TRIBUTÁRIA DE ITAMARAJU 27/10/2017
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO- SEABRA 28/10/2017
PALESTRA: CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR - FEIRA DE SANTANA - BAHIA 30/10/2017
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO- ITABERABA 30/10/2017
PALESTRA: GESTÃO CONTÁBIL, CONTROLE DE TAREFAS E PRECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS - CRUZ DAS ALMAS 31/10/2017
SEMINÁRIO SOBRE A NOVA REFORMA TRABALHISTA - ITABUNA 31/10/2017
PALESTRA: GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA - SALVADOR   08/11/2017
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO - SALVADOR/BA   10/11/2017
PALESTRA: CAUSAS DE SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO - COMO INFORMAR NA SFIP - SALVADOR   22/11/2017
PALESTRA: FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA - DECORE/COAF - SALVADOR:   29/11/2017
 

CRCBA Notícias - sua revista digital semanal

Print

JORNADA TRABALHISTA, TRIBUTÁRIA E CONTÁBIL DA CIDADE DE ILHÉUS

 

JORNADA TRIBUTÁRIA DE TEIXEIRA DE FREITAS

JORNADA TRIBUTÁRIA DE ITAMARAJU


SEMINÁRIO SOBRE A NOVA REFORMA TRABALHISTA - ITABUNA


CRCBA realizará Circuito do Aperfeiçoamento Contábil, Trabalhista, Tributário e Societário em Ibotirama, Seabra e Itaberaba

folder-01

folder-01

folder-01

Eleições CRC's 2017: cadastro atualizado é importante para o processo eleitoral

Por Comunicação CFC

As eleições para a escolha de dois terços dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade irão ocorrer nos dias 21 e 22 de novembro. De acordo com a legislação vigente, o voto é obrigatório para todos os contadores e técnicos em contabilidade, com registro definitivo e com idade de até 70 anos na data do sufrágio.

“Manter o cadastro atualizado é fundamental para o processo eleitoral”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior. Ele é também o coordenador da comissão nacional das eleições 2017 do Sistema CFC/CRCs.

A eleição para a escolha dos novos conselheiros será exclusivamente via internet, em sistema específico, e o acesso do profissional à votação será por meio de uma senha ou por Certificado Digital tipo e-CPF. O CFC irá remeter, pelos Correios, a cada contador e técnico em contabilidade, uma carta-senha, contendo uma senha provisória, que o profissional deverá alterar para torná-la definitiva.

“Com os dados cadastrais atualizados nos CRCs, os profissionais não correrão o risco de deixar de receber a carta-senha. Mas, se isto ocorrer, ainda assim é possível gerar uma nova senha no sistema eletrônico, com toda a segurança e sigilo necessários”, explica Aécio Prado. Além disso, serão importantes, no momento de alterar a senha provisória no sistema, o endereço de email e o número do telefone celular do profissional.

O vice-presidente do CFC afirma que, em caso de dúvidas, os contadores e técnicos devem procurar os CRCs de suas jurisdições, para atualizarem os dados, durante este mês de setembro. “A partir do dia 2 de outubro, o CFC irá remeter a senha provisória a todos os profissionais com registro ativo, de acordo com os respectivos endereços constantes dos cadastros dos Conselhos Regionais”, informa Aécio Prado. “Para aqueles que já possuem senha de acesso aos serviços disponibilizados nos sites dos CRCs, esta atualização poderá ocorrer de forma totalmente eletrônica”, complementa o coordenador.

Quem não votar e não justificar a ausência no pleito eleitoral estará sujeito à aplicação de multa.

Normas aplicáveis
As eleições para escolha de dois terços dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade têm como fundamentos legais a seguinte legislação:
Resolução CFC nº 1.520/2017. Dispõe sobre as eleições diretas para os Conselhos Regionais de Contabilidade e dá outras providências.
Resolução CFC nº 1.481/2015. Fixa o valor da multa por ausência não justificada à eleição nos CRCs e dá outras providências
Resolução CFC nº 1.524/2017. Altera o inciso II e acrescenta o Parágrafo único ao Art. 37 da Resolução CFC nº 1.520/2017, que dispõe sobre as eleições diretas para os Conselhos Regionais de Contabilidade e dá outras providências.

 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1751, DE 16 DE OUTUBRO DE 2017 -  DOU DE 18/10/2017
Dispõe sobre a permissão de acesso do contribuinte aos serviços disponíveis no Atendimento Virtual (e-CAC) da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

PORTARIA COANA Nº 81, DE 17 DE OUTUBRO DE 2017 - DOU DE 18/10/2017
Dispõe sobre procedimentos operacionais relativos ao controle e despacho aduaneiro de remessa expressa internacional e à habilitação de empresa de transporte expresso internacional para o despacho aduaneiro de remessa expressa internacional.

PORTARIA COANA Nº 82, DE 17 DE OUTUBRO DE 2017 -  DOU DE 18/10/2017
Dispõe sobre procedimentos operacionais relativos ao controle e despacho aduaneiro de remessa postal internacional.

ÁREA ESTADUAL

Durante o período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades pela Sefaz Bahia.

ÁREA MUNICIPAL

Durante o período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades pela Sefaz Salvador.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF07 Nº 7018, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 - DOU de 16/10/2017
ASSUNTO: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins. EMENTA: REIDI. CONSÓRCIO. FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS PARA PESSOA JURÍDICA HABILITADA. FATURAMENTO. POSSIBILIDADE. 

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF07 Nº 7019, DE 22 DE AGOSTO DE 2017 - DOU DE 16/10/2017
ASSUNTO: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins. EMENTA: EXPRESSÃO "OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL". SIGNIFICADO NA LEGISLAÇÃO REFERENTE AO REGIME DE APURAÇÃO CUMULATIVA DA COFINS.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4037, DE 11 DE OUTUBRO DE 2017 - DOU DE 16/10/2017
Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins. FRETE. COBRANÇA CONCENTRADA OU MONOFÁSICA.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 448, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 16/10/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS. EMENTA: COMERCIALIZAÇÃO, LICENCIAMENTO OU CESSÃO DE USO DE SOFTWARES IMPORTADOS. SUJEIÇÃO À NÃO CUMULATIVIDADE.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 496, DE 27 DE SETEMBRO DE 2017 -  DOU DE 18/10/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS. EMENTA: NÃO CUMULATIVIDADE. CRÉDITOS. INSUMOS. DEPRECIAÇÃO. INCIDÊNCIA CONCENTRADA OU MONOFÁSICA. SERVIÇO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS. 

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4038, DE 17 DE OUTUBRO DE 2017 -  DOU DE 19/10/2017
Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins. Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins. REGIME CUMULATIVO. PRODUTOS MÉDICOS E HOSPITALARES. ALÍQUOTA ZERO. IMPOSSIBILIDADE.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 431, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 20/10/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP. EMENTA: EXPORTAÇÃO. ROYALTIES. INCIDÊNCIA.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 498, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 -  DOU DE 20/10/2017
ASSUNTO: Contribuição para o PIS/Pasep. EMENTA: A sociedade cooperativa de trabalho prestadora de serviços que fizer uso da exclusão da base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins referente às sobras apuradas na Demonstração do Resultado do Exercício, antes da destinação para a constituição do Fundo de Reserva e do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social, sujeita-se ao recolhimento da Contribuição para o PIS/Pasep incidente sobre a folha de salários, sem prejuízo do pagamento da Contribuição para o PIS/Pasep incidente sobre o faturamento. 

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 500, DE 18 DE OUTUBRO DE 2017 - DOU DE 20/10/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. EMENTA: AGROINDÚSTRIA. CONTRIBUIÇÃO SUBSTITUTIVA DO ART. 22-A LEI Nº 8.212/1991. ATIVIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NÃO CARACTERIZADA. NÃO ENQUADRAMENTO NAS EXCEÇÕES PREVISTAS NOS §§ 2ºE 3º DO ART. 22-A DA LEI Nº 8.212/1991.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Receita intensifica cobrança de tributos de contribuintes que se apropriaram de valores de terceiros
A Receita Federal em Minas Gerais encaminhou carta cobrança para 757 contribuintes devedores de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), no montante de R$ 501 milhões. Além disso, a Instituição também entrará em contato telefônico com os contribuintes devedores. Fonte: Portal Dedução.

Criado Serviço de Validação de Documentos no e-CAC
Base: Ato Declaratório Executivo Codac 35/2017. Fonte: Blog Guia Tributário.

Receita paga hoje 5º lote de restituições do Imposto de Renda
Serão liberados mais de 2,8 bilhões de reais para cerca de 2,359 milhões de contribuintes. Fonte: Veja.

Cliente de Serviços Contábeis Inadimplente – Quais Ações Possíveis de Cobrança dos Honorários?
Um dilema contante dos profissionais liberais, especialmente dos contabilistas, é com o “cliente inadimplente” (que deve honorários). Fonte: Destaques Empresariais.

CFC realiza pesquisa sobre Perfil do Profissional da Contabilidade
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está realizando, a partir do dia 11 de outubro, nova pesquisa do Perfil do Profissional da Contabilidade, que tem como objetivo fornecer subsídios ao CFC para a elaboração do Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs para os próximos 10 anos, previsto para iniciar em 2018. Fonte: CFC.

Está em Vigor a Exigência do Código CEST para Atacadistas
Convênio ICMS 92/2015. Fonte: Blog Guia Tributário.

Empresas em recuperação também querem Refis para parcelar dívidas
Empresas em dificuldades querem se beneficiar das mudanças previstas na nova lei, que visam uma reabilitação mais rápida, inclusive com maior facilidade de acesso a crédito novo. Fonte: Diário do Comércio.

3 novas normas contábeis para 2018
Novas normas contábeis para 2018 estão prometendo alterações significativas. Devido ao grande número de legislações e influências do ponto de vista legal, societário e fiscal, o ambiente contábil brasileiro pode ser considerado complexo. Fonte: BLB.

Receita Federal alerta sobre possível exclusão de benefícios fiscais
A concessão e a fruição de benefício fiscal dependem da regularidade fiscal. Fonte: Receita Federal.

Dono de empresa não pode culpar contador por sonegação fiscal
O contribuinte empresário tem o dever de zelar pelo recolhimento dos tributos, bem como providenciar o correto repasse ao Fisco, ainda que contrate serviço de contador. Com este fundamento, a 7ª. Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região confirmou sentença que condenou um empresário do Paraná pela sonegação de R$ 6,5 milhões em impostos federais. Fonte: LegisWeb.

ECD Tem Nova Versão de Programa
Versão 4.0.7 da ECD. Fonte: Blog Guia Contábil.

Simples Nacional passa por importantes mudanças a partir de 2018
A Lei Complementar nº 155/2016 entra em vigor no dia 1 de janeiro e, com ela, uma série de alterações passam a vigorar. Dentre essas serão alterados valores limites possíveis para estar no modelo tributário e a criação de uma faixa de transição. Fonte: Jornal do Comércio.

Governança corporativa chega às pequenas e médias empresas
A governança corporativa é um fator fundamental para as empresas, ao proporcionar regras e criar uma cultura de transparência, senso de justiça, prestação de contas e responsabilidade. No entanto o conceito é costumeiramente relacionado exclusivamente a grandes corporações no País. Fonte: Jornal do Comércio.

Planejamento Tributário: fundamental para o seu negócio
Mesmo indispensável para o sucesso de qualquer empresa, o planejamento tributário muitas vezes é deixado de lado pelos empreendedores brasileiros. Fonte: Contabilidade na TV.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Federal

LEI Nº 13.491, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017.
Altera o Decreto-Lei no 1.001, de 21 de outubro de 1969 - Código Penal Militar.

LEI Nº 13.493, DE 17 DE OUTUBRO DE 2017.
Estabelece o Produto Interno Verde (PIV), em cujo cálculo será considerado o patrimônio ecológico nacional.

DECRETO Nº 9.171, DE 17 DE OUTUBRO DE 2017
Altera o Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999, que regulamenta a Lei nº9.786, de 8 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro.

DECRETO Nº 9.172, DE 17 DE OUTUBRO DE 2017
Institui o Sistema de Registro Nacional de Emissões - Sirene, dispõe sobre os instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima a que se refere o inciso XIII do caput do art. 6º da Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009, e altera o Decreto nº 7.390, de 9 de dezembro de 2010, que regulamenta a referida Política.

DECRETO Nº 9.173, DE 18 DE OUTUBRO DE 2017
Dispõe sobre a exclusão das participações acionárias minoritárias detidas pela Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras no capital social da Deten Química S.A. e da Brasken S.A. do Programa Nacional de Desestatização.

DECRETO Nº 9.174, DE 18 DE OUTUBRO DE 2017
Dispõe sobre a qualificação de empreendimentos públicos federais de infraestrutura nos setores de energia elétrica, petróleo e gás natural, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República.

DECRETO Nº 9.175, DE 18 DE OUTUBRO DE 2017
Regulamenta a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, para tratar da disposição de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Durante o período de apuração desta edição, não foram divulgadas novidades dessa área.

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Cerca de 15 milhões contribuíram para o PIS/Pasep por 20 anos; saiba como sacar
Desde o ano passado, a promoção de campanhas reduziu pela metade o contingente de brasileiros que ainda não sacaram o benefício. Fonte: Administradores.

Trabalho nos feriados: Ministério esclarece dúvidas
Mais um feriado nacional chegando. Oportunidade para responder interrogações de muitos trabalhadores que ainda têm dúvidas sobre se devem trabalhar e, em caso afirmativo, quais seus direitos. Fonte: LegisWeb.

Fim do Imposto Sindical
Em decorrência da “reforma trabalhista“, promovida pela Lei 13.467/2017, afirma-se que o “imposto sindical foi extinto”, o que não corresponde exatamente à verdade. Fonte: Mapa Jurídico.

O eSocial Irá Substituir a Folha de Pagamento?
Conforme o art. 225 do Regulamento da Previdência Social – RPS,  constitui obrigação do empregador “preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento... Fonte: Blog Guia Trabalhista.

O e-Social e os Impactos para os condomínios
Novo sistema de escrituração digital das obrigações sociais, previdenciárias e trabalhistas, o e-Social trará mudanças para todos os empregadores.Fonte: Fenacon.

Empresas Sem Funcionários Deverão Transmitir o eSocial Sem Movimento
Mesmo que o empregador, pessoa jurídica nunca tenha remunerado qualquer trabalhador deverá uma vez por ano – competência janeiro – transmitir o eSocial na condição “Sem Movimento” no evento “S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos". Fonte: Blog Guia Trabalhista.


DECORE ELETRÔNICA - REQUISITOS
Fonte: CRCBA

A DECORE ELETRÔNICA será emitida, mediante assinatura com certificação digital PADRÃO A-3, em 1 (uma) via destinada ao beneficiário, ficando armazenado no Banco de Dados do CRCBA o documento emitido, à disposição para conferências futuras por parte da Fiscalização e para envio à Receita Federal do Brasil.

 

Nova cartilha de Perícia do CRCBA

cartilha-pericia
A
cesse aqui a versão digital da cartilha.

 

Publicados os resultados do 17º EQT

Foi publicado no Diário Oficial da União, dia 16/10/2017, seção 3, páginas 97 a 99, o resultado relativo à aplicação do 17º Exame de Qualificação Técnica, realizado no período de 21 a 24 de agosto de 2017. Acesse as listas de aprovados:

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL
ESPECÍFICA CVM
ESPECÍFICA BCB

Turma da pós de Perícia Judicial e Práticas Atuariais do ITCP em Salvador

Sindiconta-BA divulga agenda de cursos e eventos

7ª TURMA DO CURSO PRÁTICO DE PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA (CÁLCULOS) - 23, 24, 25 e 26/10.
Data: 23/10/2017

PARA ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM O CURSO - Atualização do Curso Prático de Cálculo Trabalhista na Liquidação de Sentenças – Reflexos da Reforma trabalhista – 27/10/2017
Data: 27/10/2017

REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017
Data: 30/10/2017

E-SOCIAL - VERSÃO 2.3
Data: 31/10/2017

MBA DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO DA UCSAL - DESCONTOS DE 15% REGISTRADOS NO CRCBA*

*Profissionais registrados e regulares no CRCBA.

Clique aqui para informações completas do curso

-Início previsto:
10 de novembro de 2017.
Obs.: A UCSal se reserva ao direito de não iniciar o curso na data prevista, caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados.

-Local de Realização:
Universidade Católica do Salvador  - Campus da Federação – Avenida Cardeal da Silva, 205, Federação, Salvador- BA, CEP: 40.231-902 – Secretaria de Cursos Lato Sensu.

MATRÍCULA:
Até 03 de novembro de 2017.
Realizar pré-inscrição por meio do link a seguir: https://goo.gl/34zZR7
Em seguida, dirigir-se à Secretaria da Pós-Graduação Lato Sensu da UCSal, para efetivar as matrículas acadêmica e financeira.

-Local de Matricula:
Universidade Católica do Salvador  - Campus da Federação – Avenida Cardeal da Silva, 205, Federação, Salvador- BA, CEP nº 40.231-902 – Secretaria de Cursos Lato Sensu.

-Horário Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das13h às 21h, e sábado, das 9h às 12h.

INFORMAÇÕES:
(71) 3203-8998 – Secretaria de Lato Sensu – das 8h às 12 e das 13h às 21h.

INVESTIMENTO:
18 parcelas de R$ 599,00

15% para Contabilistas regulares junto ao Conselho Regional de Contabilidade da Bahia.

 INSCREVA-SE

UNIME CONCEDE DESCONTO A PROFISSIONAIS CONTÁBEIS EM MBA's E CURSOS DE IDIOMAS


Profissionais registrados no CRCBA têm 5% de desconto em pós-graduações da FGV



Descontos de 30% para profissionais registrados no CRCBA