Classe contábil foi homenageada na Câmara Municipal de Salvador

sessão-auditorio-web

Nesta segunda-feira (18/9), a Câmara Municipal de Salvador realizou Sessão Especial em homenagem aos contadores baianos, em virtude da comemoração do Dia do Contador no dia 22 de setembro. A sessão foi proposta pelo presidente da Câmara, o vereador Leo Prates. Estiveram presentes profissionais, professores e estudantes de Ciências Contábeis, e representantes da classe contábil baiana. Compuseram a mesa da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Leo Prates; o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira; o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCBA, Welington Ferraz; o ex-presidente do CRCBA, Sudário de Aguiar Cunha e o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Salvador, Franklin Régis. Estiveram presentes o ex-presidente do CRCBA Walter Crispim, os conselheiros Miguel Ângelo Boaventura e Roberto Andrade;  o coordenador do MBA em Contabilidade e Controle da Universidade Católica do Salvador, professor Vivaldo Ribeiro, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNINASSAU, professora Rose Rozendo; o coordenador da Comissão de Contabilidade para Cooperativas do CRCBA, Valmir Lima Silva, dentre profissionais e estudantes.

sessão-mesa-web

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Leo Prates, falou da importância dos profissionais contábeis, sobretudo para a evidenciação de informações relevantes, práticas de controle e aprimoramento de gestão. “Se existem guardiões dos números e dos controles da sociedade são vocês contadores, e a vocês destinamos o nosso reconhecimento e o nosso mais profundo parabéns”.

sessão-nogueira-web

O presidente Antônio Nogueira destacou a importância que o profissional contábil tem para a construção de um país mais justo. “Vivemos esse momento histórico, neste dia 22 de setembro, de recebermos uma homenagem na mais legítima casa do povo, nestes 71 anos de profissão contábil em nosso país, profissão de uma pujança estratégica extraordinária na condução no cenário das políticas sociais desse país. O contador exerce um papel social que representa o verdadeiro papel do estado, que é de fiscalização na aplicação dos recursos públicos e privados. Temos muito a comemorar nesse 22 de setembro e temos que, cada vez mais, como patronos da ética e da transparência, fazer com que o nosso trabalho seja um elo de proteção da sociedade”.

Por fim, Nogueira falou da participação do profissional contábil nos tribunais de conta do país. “Recentemente, num artigo que escrevi, chamado ‘A Contabilidade é a Cura’, e eu me torno refém deste sentimento, destaquei que o nosso trabalho, além de um trabalho de ciência e técnico, tem uma importância elementar para que os tribunais de conta julguem os recursos de nossa cidadania para que, com isso, possamos ter investimentos em prol do nosso povo, sobretudo os mais necessitados”.

sessão-sudario-web

O professor Sudário de Aguiar Cunha, presidente do CRCBA de 1986 a 1989 e vereador de Salvador de 1989 a 1993, registrou mais uma vez seu pleito para que os profissionais contábeis ocupem mais espaços nos tribunais de contas do país.

PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DO CRCBA


O CRCBA inaugurou, na última quarta-feira (06/9), a plataforma de Educação à Distância disponibilizada por meio de acordo de parceria estabelecido com a empresa Fortes Tecnologias em Sistemas. O webinar Governança e Sustentabilidade Corporativa foi transmitido pela plataforma e os associados do CRCBA poderão assistir à palestra até o dia 30/9, no site www.crcba.elore.com.br.




Palestra "As Formas de Sociedade e sua Tributação"

Inscrição para modalidade à distância.

Inscrição para modalidade presencial.

XIII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA

 

Informações e inscrição: www.convencaocrcba.org.br

AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

 
 
XIII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - XIII CCB - SALVADOR - BA   16 a 18/10/2017
CIRCUITO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO - GANDU   25/09/2017
PALESTRA: O CENÁRIO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS E ATUAÇÃO DO CONTADOR - RIBEIRA DO POMBAL 25/09/2017
PALESTRA: CONTABILIDADE PARA O III SETOR - BARREIRAS   25/09/2017
PALESTRA: AS FORMAS DE SOCIEDADE E SUA TRIBUTAÇÃO - SALVADOR EAD 27/09/2017
PALESTRA : NOVIDADES DO eSOCIAL: AGORA É PARA VALER - FEIRA DE SANTANA 27/09/2017
CURSO: CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS RELACIONADOS COM A CONTABILIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS EM CONTROLADAS E COLIGADAS ? CPC 18 (R2) - SALVADOR/BA   26/10/2017
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO- SEABRA-BAHIA 28/10/2017
PALESTRA: CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR - FEIRA DE SANTANA - BAHIA 30/10/2017
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO- ITABERABA 30/10/2017
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO- IBOTIRAMA 30/10/201
PALESTRA: GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA - SALVADOR   08/11/2017
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO - SALVADOR/BA   10/11/2017
JORNADA CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA DE ITAMARAJU   10/11/2017
JORNADA CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA DE TEIXEIRA DE FREITAS   10/11/2017
PALESTRA: CAUSAS DE SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO - COMO INFORMAR NA SFIP - SALVADOR   22/11/2017
PALESTRA: ÉTICA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL - SALVADOR   29/11/2017
 

XIII Convenção de Contabilidade da Bahia - 6,5 pontos de Educação Continuada

Eleições CRC's 2017: cadastro atualizado é importante para o processo eleitoral

Por Comunicação CFC

As eleições para a escolha de dois terços dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade irão ocorrer nos dias 21 e 22 de novembro. De acordo com a legislação vigente, o voto é obrigatório para todos os contadores e técnicos em contabilidade, com registro definitivo e com idade de até 70 anos na data do sufrágio.

“Manter o cadastro atualizado é fundamental para o processo eleitoral”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior. Ele é também o coordenador da comissão nacional das eleições 2017 do Sistema CFC/CRCs.

A eleição para a escolha dos novos conselheiros será exclusivamente via internet, em sistema específico, e o acesso do profissional à votação será por meio de uma senha ou por Certificado Digital tipo e-CPF. O CFC irá remeter, pelos Correios, a cada contador e técnico em contabilidade, uma carta-senha, contendo uma senha provisória, que o profissional deverá alterar para torná-la definitiva.

“Com os dados cadastrais atualizados nos CRCs, os profissionais não correrão o risco de deixar de receber a carta-senha. Mas, se isto ocorrer, ainda assim é possível gerar uma nova senha no sistema eletrônico, com toda a segurança e sigilo necessários”, explica Aécio Prado. Além disso, serão importantes, no momento de alterar a senha provisória no sistema, o endereço de email e o número do telefone celular do profissional.

O vice-presidente do CFC afirma que, em caso de dúvidas, os contadores e técnicos devem procurar os CRCs de suas jurisdições, para atualizarem os dados, durante este mês de setembro. “A partir do dia 2 de outubro, o CFC irá remeter a senha provisória a todos os profissionais com registro ativo, de acordo com os respectivos endereços constantes dos cadastros dos Conselhos Regionais”, informa Aécio Prado. “Para aqueles que já possuem senha de acesso aos serviços disponibilizados nos sites dos CRCs, esta atualização poderá ocorrer de forma totalmente eletrônica”, complementa o coordenador.

Quem não votar e não justificar a ausência no pleito eleitoral estará sujeito à aplicação de multa.

Normas aplicáveis
As eleições para escolha de dois terços dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade têm como fundamentos legais a seguinte legislação:
Resolução CFC nº 1.520/2017. Dispõe sobre as eleições diretas para os Conselhos Regionais de Contabilidade e dá outras providências.
Resolução CFC nº 1.481/2015. Fixa o valor da multa por ausência não justificada à eleição nos CRCs e dá outras providências
Resolução CFC nº 1.524/2017. Altera o inciso II e acrescenta o Parágrafo único ao Art. 37 da Resolução CFC nº 1.520/2017, que dispõe sobre as eleições diretas para os Conselhos Regionais de Contabilidade e dá outras providências.

JUCEB parabeniza CRCBA pelo Dia do Contador

A Junta Comercial do Estado da Bahia parabenizou o Conselho Regional de Contabilidade pelo Dia do Contador, celebrado em 22/09, por meio do Ofício da Presidência 0106/2017. Na oportunidade, a JUCEB expressou o desejo em estar unido ao CRCBA nesta justa homenagem à classe contábil.

CRCBA homenageará profissional contábil com longo período de atuação em Sessão Especial da Câmara

No di 09 de outubro, em Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador apra homenagear profissional contábilna maturidade, o CRCBA irá prestar justas homenagens a um profissional contábil com longo período de atividade contábil. A sessão é uma proposta do Vereador licenciado Paulo Câmara, representado pelo Vereador Atanázio Júlio. A sessão nasce de projeto liderado pela coordenadora estadual do Programa do Voluntariado da Classe Contábil, conselheira Olivia Troccoli, com grande apoio da profissional contábil membro do voluntariado Lícia Maia. A homenagem acontecerá às 09 horas do dia 09 de outubro, no Plenário Cosme de Farias - Câmara Municipal de Salvador.

 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1737, DE 15 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 18/09/2017
Dispõe sobre o tratamento tributário e os procedimentos de controle aduaneiro aplicáveis às remessas internacionais, e altera a Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010, que dispõe sobre os procedimentos de controle aduaneiro e o tratamento tributário aplicáveis aos bens de viajante.

PORTARIA PGFN Nº 948, DE 15 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 19/09/2017
Regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade – PARR.

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1738, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 20/09/2017
Aprova alteração da VI Emenda à Nomenclatura do Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, aprovada pela Instrução Normativa RFB nº 1.666, de 4 de novembro de 2016.

PORTARIA RFB Nº 2694, DE 19 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 20/09/2017
Altera a portaria RFB nº 2.383, de 13 de julho de 2017, que institui o Programa de Gestão de que trata o § 6º do art. 6º do Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995, na modalidade de Teletrabalho, no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

ÁREA ESTADUAL

Retificação do Ato COTEPE/PMPF nº 17/17 - DOU de 19.09.2017
Preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) de combustíveis.

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO N° 28.866, de 15 de setembro de 2017 - DOM DE 16 A 18/09/2017
Acrescenta dispositivo ao Decreto nº 27.278, de 31 de maio de 2016, na forma que indica.

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 99110, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 18/09/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS. EMENTA: NÃO CUMULATIVIDADE. CRÉDITOS. BENS E SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO. ALUGUEL DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. ENERGIA ELÉTRICA. COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 415, DE 08 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 19/09/2017
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DA PESSOA JURÍDICA – IRPJ. EMENTA: PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS. DEVOLUÇÃO DE CAPITAL EM BENS E DIREITOS AVALIADOS A VALOR JUSTO. ALIENAÇÃO. VALOR CONTÁBIL. POSSIBILIDADE. ADIÇÃO DO GANHO CONTROLADO POR SUBCONTA.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 433, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 19/09/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP. EMENTA: BEBIDAS FRIAS. APURAÇÃO CUMULATIVA. SISTEMÁTICA.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 449, DE 19 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 20/09/2017
ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. EMENTA: SISCOSERV. LICENCIAMENTO DE DIREITOS SOBRE PROGRAMAS DE COMPUTADOR. DIREITOS DE DISTRIBUIÇÃO OU COMERCIALIZAÇÃO. INTANGÍVEIS. REGISTRO. 

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4031, DE 19 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 21/09/2017
Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias. A decisão judicial proferida em caráter liminar, ou que antecipe os efeitos da tutela, suspende a exigibilidade do crédito tributário relativo às contribuições previdenciárias e às devidas a terceiros, mas não dispensa o sujeito passivo da obrigação de informar, no campo próprio da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), os valores das contribuições cuja exigibilidade foi suspensa.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 407, DE 05 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 21/09/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS. EMENTA: Retenção na Fonte. Desenvolvimento e licenciamento de software. Suporte técnico.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 420, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 21/09/2017
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS. EMENTA: BEBIDAS FRIAS. SUCESSÃO DE REGIMES TRIBUTÁRIOS. ESTOQUE DE ABERTURA. CRÉDITOS. ALÍQUOTA. LEI APLICÁVEL.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 423, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017 - DOU DE 21/09/2017
ASSUNTO: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins. EMENTA: NÃO CUMULATIVIDADE. DIREITO DE CREDITAMENTO. BENFEITORIAS. EDIFICAÇÕES. PRAZO DE 24 MESES. LEI Nº 11.488, DE 2007.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Microempreendedor tem até 2 de outubro para parcelar débitos na Receita
Para débitos de boletos vencidos após maio de 2016, o parcelamento será de, no máximo, 60 meses. Fonte: Jornal do Brasil / Agência Brasil

Aumento de PIS e Cofins sobre importado pode parar na Justiça
Para especialistas, exclusão do ICMS da base de cálculo dos tributos federais pode levar a questionamento da majoração dessas contribuições, ocorrida em 2015, para importação. Fonte: Fenacon.

Receita Federal alerta para o fim do prazo de adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR)
Os débitos poderão ser parcelados em até 176 parcelas. Fonte: Receita Federal.

Receita alerta sobre prazo de entrega da DITR
A Receita Federal já recebeu mais de 3,2 milhões de declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referentes ao exercício 2017. Fonte: Receita Federal.

Cancelamento da Inscrição do MEI Inadimplente
Resolução CGSIM 39/2017, que alterou a Resolução CGSIM 36/2016. Fonte: Boletim Contábil.

ECF Tem Nova Versão do Programa
Foi publicada a versão 3.0.5 do programa da ECF – Escrituração Contábil Fiscal. Fonte: Blog Guia Tributário / Portal SPED.

O Dilema da Inadimplência nos Honorários Contábeis
É quase impossível, no momento econômico pelo qual passa o Brasil, conter o crescimento da inadimplência. O mesmo ocorre em relação aos honorários contábeis? Fonte: Blog Guia Contábil.

Receita abre consulta pública sobre obrigação de informar pagamentos em espécie
As sugestões poderão ser encaminhadas até 6 de outubro. Fonte: COAD.

IRF Compensável – Registro Contábil
Base: Instrução Normativa RFB 1.720/2017 que alterou a Instrução Normativa RFB 1.585/2015. Fonte: Blog Guia Contábil.

Restituição de Tributo Recolhido a Maior no Simples Nacional
Base: artigos 116 a 119 da Resolução CGSN 94/2011. Fonte: Blog Guia Tributário.

Exclusão do Simples Nacional por dívida tributária é inconstitucional e ilegal
As microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) podem fazer a opção pelo regime tributário especial denominado Simples Nacional que, sem dúvida, traz vantagens econômicas e tributárias, proporcionando que o recolhimento de oito tributos (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica) ocorra mediante a expedição do documento único de arrecadação (DAS)[1]. Fonte: COAD.

Adesão a Parcelamento PERT Encerra-se em 29/Set
O PERT – Programa Especial de Regularização Tributária, abrange os débitos de natureza tributária e não tributária, vencidos até 30 de abril de 2017, inclusive aqueles objeto de parcelamentos anteriores rescindidos ou ativos, em discussão administrativa ou judicial, ou provenientes de lançamento de ofício efetuados após a publicação da Medida Provisória 783/2017 (31.05.2017), desde que o requerimento seja efetuado no prazo de adesão. Fonte: Destaques Empresariais.

GTIN: as novas validações nas NF-es e NFC-es
A mudança que envolve Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais Eletrônicas para Consumidor Final começou a valer já em setembro. Fonte: Administradores.

Exclusão no novo Refis das micro e pequenas empresas do Simples Nacional
As micro e pequenas empresas cadastradas no sistema Simples Nacional que estão inadimplentes já estão sendo notificadas pela Receita Federal para acertarem seus débitos. Porém, muitas não têm condições para tal. Estão com a ‘corda no pescoço’ por conta da crise econômica. Mas caso não resolvam as pendências serão expulsas do regime tributário a partir de janeiro de 2018. Fonte: Contabilidade na TV.

Imposto de importados poderá ser pago no cartão de crédito
As novas regras eliminaram a necessidade de os Correios ou o contribuinte preencherem declarações de importação em papel. Fonte: Diário do Comércio.

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Federal

LEI Nº 13.481, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017.
Altera a Lei no 6.088, de 16 de julho de 1974, para incluir o vale do rio Vaza-Barris na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); e dá outras providências.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 800, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017.
Estabelece as diretrizes para a reprogramação de investimentos em concessões rodoviárias federais e dá outras providências.

LEI Nº 13.482, DE 20 DE SETEMBRO DE 2017.
Altera a Lei no 10.893, de 13 de julho de 2004, para estabelecer a obrigatoriedade de divulgação dos valores arrecadados do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e do quantitativo e da destinação dos valores arrecadados ao Fundo da Marinha Mercante (FMM).

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 801, DE 20 DE SETEMBRO DE 2017.
Dispõe sobre a contratação, o aditamento, a repactuação e a renegociação de operações de crédito, a concessão de garantia pela União e a contratação com a União realizadas com fundamento na Lei Complementar nº 156, de 28 de dezembro de 2016, e na Lei Complementar nº 159, de 19 de maio de 2017, e sobre a realização de termos aditivos a contratos de refinanciamento celebrados com a União com fundamento na Lei Complementar nº 148, de 25 de novembro de 2014.

LEI Nº 13.483, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017.
Institui a Taxa de Longo Prazo (TLP); dispõe sobre a remuneração dos recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e sobre a remuneração dos financiamentos concedidos pelo Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); altera as Leis nos 8.019, de 11 de abril de 1990, 9.365, de 16 de dezembro de 1996, 10.893, de 13 de julho de 2004, e 10.849, de 23 de março de 2004; e dá outras providências.

DECRETO Nº 9.158, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017
Regulamenta a prorrogação das concessões e das autorizações de geração de energia hidrelétrica abrangidas pelo art. 2º da Lei nº 12.783, de 11 de janeiro de 2013, e dá outras providências.

 

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Durante o período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades relacionadas à essa seção.

 

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

eSocial – Especialista dá 5 dicas para não errar na Implantação
Com menos de quatro meses para vigorar, as organizações tiveram diferentes prazos para se adequar. Fonte: Jornal Contábil.

EFD-Reinf Começa em 2018
Dessa forma, a DIRF não será substituída logo de imediato, referente ao ano-calendário 2018 (DIRF 2019). Fonte: Portal SPED.

FGTS – Falta de recolhimento permite rescisão indireta de contrato de trabalho
Na reclamação, a trabalhadora alegou que a empregadora deixou de cumprir suas obrigações ao não recolher, por vários meses, o FGTS. Fonte: Jornal Contábil / Conjur.

Regulamentação do Trabalho Intermitente pela Reforma Trabalhista
Nova modalidade de trabalho foi criada pela Lei 13.467/2017, que entrará em vigor a partir de novembro de 2017. Fonte: Blog Guia Trabalhista.

É empresário? Já tem mudança da reforma trabalhista no eSocial
Receita Federal divulga versão atualizada do eSocial com as mudanças acarretadas pela reforma trabalhista. Fonte: Gazeta do Povo.

Apenas 4,4% das pequenas empresas estão prontas para utilizar o eSocial
Pouco menos da metade dessas companhias sequer começaram a registrar as informações na plataforma; segundo os consultados, estrutura para lidar com burocracia é maior dificuldade. Fonte: COAD.


COBRANÇA DE 13º SALÁRIO POR PARTE DE PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
Fonte: CFC

Os direitos e deveres dos profissionais de contabilidade perante seus clientes, em conformidade com a norma vigente, devem estar estipulados em contratos de prestação de serviços.

Destarte, nesses contratos, além dos honorários mensais, é praxe a inclusão de uma cláusula atribuindo ao(à) “contratante” a responsabilidade pelo pagamento de um adicional anual, geralmente correspondente ao valor de uma parcela mensal, para fazer face a trabalhos extras próprios do período final do exercício, tais como o encerramento das Demonstrações Contábeis anuais, Declaração de Rendimentos da Pessoa Jurídica, elaboração de informes de rendimento, elaboração da RAIS, elaboração da folha de pagamento do 13º (décimo terceiro) salário, elaboração da DIRF, etc.

 

 

CRCBA realizou Circuito do Aperfeiçoamento Contábil, Trabalhista, Tributário e Societário em Camacan e Gandu

Na última semana, o CRCBA realizou o Circuito do Aperfeiçoamento Contábil, Trabalhista, Tributário e Societário em Camacan e Gandu, dando seguimento ao projeto de promover ações de Educação Continuada a todo o estado baiano. O circuito tem como proposta levar explanações úteis ao dia-a-dia de profissionais e empresários contábeis, abordando temas cruciais, como o Simples Nacional, legislação trabalhista, previdenciária, código de ética, dentre outros. O evento propõe taxa solidária de inscrição de uma lata de leite em pó, ou outro item de alimentação ou de higiene pessoal, com o intuito de fazer com que a classe esteja atenta a questões sociais, incentivando doações e outras ações de caráter beneficente.

Camacan



Na cidade de Camacan, o evento foi realizado no dia 23/9, com palestras do presidente Antônio Nogueira e do conselheiro Daniel Queiroz. O evento contou com as presenças do vice-presidente da Câmara Técnica do CRCBA, Welington Ferraz, do delegado do CRCBA em Camacan, José Valmiro dos Santos, dentre outros representantes da classe, que receberam profissionais e estudantes de CIências Contábeis da região na Câmara Municipal de Camacan.

Gandu

Em Gandu, a classe contábil foi recebida no auditório da CDL, e também contou com as palestras do presidente Antônio Nogueira e do conselheiro Daniel Queiroz, nesta segunda-feira (25/9). Na foto, os palestrantes estão ao lado do delegado do CRCBA em Gandu, Antônio de Jesus Nogueira.

Vice-presidente de Registro e Cadastro do CRCBA fez palestra na Câmara Municipal de Mutuípe


Ao centro, o vice-presidente Elmo Oliveira, ao lado do delegado do CRCBA em Santo Antônio de Jesus, Ailton Souza Andrade.


O vice-presidente de Registro e Cadastro do CRCBA, Elmo Luís de Oliveira Santos, realizou palestra na Câmara Municipal de Mutuípe sobre "Custo e Formação de Preços de Serviços Contábeis", na última sexta-feira(22/9), dia em que se comemora o Dia do Contador. O evento, que foi aberto à sociedade local, sobretudo aos profissionais contábeis, trouxe uma importante reflexão acerca dos valores a serem cobrados pelos serviços contábeis, sobretudo no combate ao aviltamento de honorários e para a valorização da classe.

Delegado do CRCBA em Alagoinhas falou sobre o sistema contábil para alunos da UNIT

No último sábado (23/9), o delegado do CRCBA em Alagoinhas, Lúcio Oliveira, fez uma apresentação sobre o sistema contábil brasileiro aos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes - UNIT, durante o Café Contábil, realizado pela isntituição em comemoração ao Dia do Contador.


Seminário Contábil e Tributário de Valença

No dia do Contador (22/9), o CRCBA realizou o Seminário Contábil e Tributário de Valença, no auditório da FAZAG. O consultor tributário Márcio Damasceno realizou uma ampla aobrdagem de temas como as alterações do Simples Nacional, SPED Contábil e SPED Fiscal, exclusão da base de cálculo do ICMS na incidência do PIS e COFINS, dentre outros. O evento teve taxa solidária de isncrição de 01 lata de leite em pó e os donativos arrecadados foram doados a entidades locais.

Classe contábil de Ribeira do Pombal confraterniza no Dia do Contador

Profissionais contábeis de Ribeira do Pombal se reuniram na última sexta-feira (22/9) para celebrar o Dia do Contador, com as presenças do delegado do CRCBA no município, Afrânio Lopes Filho, da subdelegada Maria Geane Castro, profissionais contábeis da região e familiares.

Faculdade Santo Antônio realizou palestra sobre mercado de trabalho para Contadores em Alagoinhas


O conselheiro Antônio Salles, presidente da Faculdade Santo Antônio, saudou os estudantes presentes.


NA foto, o cosnelheir Antônio Salles, o delegado Lúcio Oliveira e demais representantes locais.

Na sexta-feira (22/9), a Faculdade Santo Antônio, localizada em Alagoinhas, realizou a palestra "O Contador e as Oportunidades no Mercado de Trabalho, ministrada pelo profissional Wellington Araújo. O presidente da faculdade e conselheiro do CRCBA, ANtônio Salles, e o delegado do CRCBA em Alagoinhas, Lúcio Oliveira, estiveram presentes e representaram o órgão de classe perante os estudantes presentes.

Turma da pós de Perícia Judicial e Práticas Atuariais do ITCP em Salvador

 

Sindiconta-BA divulga agenda de cursos e eventos

7ª TURMA DO CURSO PRÁTICO DE PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA (CÁLCULOS) - 23, 24, 25 e 26/10.
Data: 23/10/2017

PARA ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM O CURSO - Atualização do Curso Prático de Cálculo Trabalhista na Liquidação de Sentenças – Reflexos da Reforma trabalhista – 27/10/2017
Data: 27/10/2017

REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017
Data: 30/10/2017

E-SOCIAL - VERSÃO 2.3
Data: 31/10/2017

Sescap Bahia realiza 3º Fórum Empresarial

 

MBA DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO DA UCSAL - DESCONTOS DE 15% REGISTRADOS NO CRCBA*

*Profissionais registrados e regulares no CRCBA.

Clique aqui para informações completas do curso

-Início previsto:
06 de outubro de 2017.
Obs.: A UCSal se reserva ao direito de não iniciar o curso na data prevista, caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados.

-Local de Realização:
Universidade Católica do Salvador  - Campus da Federação – Avenida Cardeal da Silva, 205, Federação, Salvador- BA, CEP: 40.231-902 – Secretaria de Cursos Lato Sensu.

MATRÍCULA:
Inscrições até 05 de outubro de 2017.
Realizar pré-inscrição por meio do link a seguir: https://goo.gl/34zZR7
Em seguida, dirigir-se à Secretaria da Pós-Graduação Lato Sensu da UCSal, para efetivar as matrículas acadêmica e financeira.

-Local de Matricula:
Universidade Católica do Salvador  - Campus da Federação – Avenida Cardeal da Silva, 205, Federação, Salvador- BA, CEP nº 40.231-902 – Secretaria de Cursos Lato Sensu.

-Horário Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das13h às 21h, e sábado, das 9h às 12h.

INFORMAÇÕES:
(71) 3203-8998 – Secretaria de Lato Sensu – das 8h às 12 e das 13h às 21h.

INVESTIMENTO:
18 parcelas de R$ 599,00

15% para Contabilistas regulares junto ao Conselho Regional de Contabilidade da Bahia.

 INSCREVA-SE

UNIME CONCEDE DESCONTO A PROFISSIONAIS CONTÁBEIS EM MBA's E CURSOS DE IDIOMAS


SESCAP OFERECE CURSO DE GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS


Profissionais registrados no CRCBA têm 5% de desconto em pós-graduações da FGV



Descontos de 30% para profissionais registrados no CRCBA