CRCBA MANIFESTA APOIO À CAMPANHA "DOE UMA ESCOLHA 2017"

Na última terça-feira (21/02), a conselheira Célia Sacramento, o presidente Antônio Nogueira, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Wellington Cruz e o conselheiro Fernando Carlos Almeida se reuniram com a gerente da ONG Visão Mundial, Luciene Trindade, e a coordenadora pedagógica, Milene Sena. O objetivo da reunião foi alinhar apoio para a campanha "Doe Uma Escolha 2017", que é uma ação do Projeto Calendário de Direitos - celebração da volta às aulas.

O "Doe uma Escolha" tem o desafio de mobilizar a cidade em torno da causa da educação da criança e com isso, busca o fortalecimento e o envolvimento de instituições públicas e privadas, da comunidade escolar e famílias em uma ação de mobilização pelo direito e pela qualidade da educação. A ONG tem como meta arrecadar kits escolares (caderno, lápis, régua, caneta, borrachas, cola, entre outros materiais escolares) para serem disponibilizados aos alunos de escolas públicas, além de uma ação de voluntariado que será realizada no dia 18 de março. A diretora do CRCBA, Marilene Matos e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Wellington Cruz, também estiveram presentes na reunião.
 |
|
COMISSÃO DA XIII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA SE REÚNE VIA CONFERÊNCIA

Na manhã de terça-feira (21/2), a comissão técnica da XIII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia realizou, via web, a reunião para tratar da programação da convenção, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro. O presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, a conselheira Célia Sacramento, o conselheiro Raimundo Silva e as coordenadoras do CRCBA, Ramaiana Assis e Litania Azevedo, participaram da reunião de forma presencial, quando puderam conversar com os membros da comissão que estiveram conectados via conferência.

|
|
COMISSÃO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO DO CRCBA SE REUNIU EM SALVADOR

No dia 21/02 (terça-feira), ocorreu a reunião dos membros da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA, quando foi discutido o calendário de eventos de educação continuada. Os informes sobre a SECOFEM - Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios, que acontece de 6 a 10 de março, em Salvador, foram pauta da reunião, que contou com a presença do presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, o Coordenador da Comissão de Assuntos Relacionados à Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Fernando Carlos Almeida, o presidente do IBRACON, Antomar Rios, o profissional Nelson Henrique Carvalho, dentre outros profissionais que também fazem parte da comissão.
|
|
DELEGADA DO CRCBA PLEITEIA MELHORIAS COM A SEFAZ DE DIAS DÁVILA

A delegada do CRCBA em Camaçari, Marineide Nunes de Araújo realizou uma reunião com o Secretário da Fazenda de Dias Dávila, nesta quarta-feira, dia 22/02, quando apresentou reivindicações da classe contábil sobre alguns problemas que vem ocorrendo com os serviços prestados pela Secretaria. Na ocasião, foram debatidos pontos como a demora na Viabilidade, no REGIM e na liberação de Alvarás da Prefeitura e da Vigilância Sanitária. A classe contábil local pleiteia que os trâmites sejam mais céleres e atendam tanto à Prefeitura quanto às empresas que se instalam no município, com a desburocratização no trabalho de abertura e legalização de empresas, além de tratamento diferenciado para Micro e Pequenas Empresas.

A delegada Marineide Nunes, segunda da esquerda para a direita, levou pleitos da classe contábil local para a administração fazendária de Dias Dávila.
O Secretário da Fazenda de Dias Dávila, Paulo Cezar Gomes da Silva, afirmou que estará analisando todos os temas abordados, a fim de procurar soluções e melhorias para sanar os problemas que vem ocorrendo. Também afirmou a intenção de firmar parceira com o CRCBA, para interagir mais próximo à classe contábil. Também participaram da reunião, Justina Maria Tina Costa Nascimento, Secretária Municipal de Adm. e Transportes de Dias Dávila; Carlos Matheus Guimarães Santos, Subsecretário da Fazenda; e Justino Francisco dos Santos, Secretário de Governo. |
|
PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DEVEM ATENTAR PARA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL EM FEVEREIRO/2017
Os profissionais contábeis devem estar atentos para o recolhimento das contribuições sindicais do ano de 2017, com vencimento no mês de fevereiro. A contribuição sindical é um recolhimento obrigatório, devido por todos aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão. (Art. 579 da CLT). Outro ponto importante a observar é da existência de sindicato em sua jurisdição.
SINDICONTA – BA
O valor da Contribuição Sindical Exercício 2017 é de R$ 200,00 (duzentos reais), conforme aprovação em Assembléia Geral Extraordinária do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia, realizada em 15 de Dezembro de 2016. PERGUNTAS E RESPOSTAS DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DO SINDICONTA-BA – clique aqui
CLT PARCIAL – clique aqui
SINDICONTASUL
Para a Contribuição Sindical de 2017, a CNPL vai realizar a cobrança da Contribuição Sindical 2017 em seu nome , em favor do Sindicontasul-Sind dos Contabilistas do Sul da Bahia CNPJ: 16.420.820/0001-72, em face da mudança da legislação MTE, onde o prazo da cobrança será impreterivelmente até o dia 28/02/2017. O valor é o mesmo do ano passado, R$ 115,00. A CNPL informa que já foram emitidas as guias, agora é só aguardar a entrega pelos correios.
|
|
NOTA DE FALECIMENTO
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, na manhã da última terça-feira (21), do empresário contábil, senhor Fernando Pardo Moura Lopo, pai do ex-presidente do SESCAP BAHIA, Fernando César Passos Lopo.
|
|
PROFISSIONAL CONTÁBIL: ORIENTE SEUS CLIENTES A DOAR PARTE DO IMPOSTO DEVIDO

O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) convida os profissionais baianos a incentivarem os seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a doarem parte do Imposto de Renda devido ao Fundo da Criança e do Adolescente, do município e/ou do estado. As doações são deduzidas do imposto devido e não implicam em nenhum custo adicional ao contribuinte. Assim, pode-se direcionar parte do imposto devido a ações sociais locais.
As pessoas físicas que desejam doar deduzindo do Imposto de Renda, caso possuam segurança e uma estimativa confiável do quanto vai pagar de imposto, é recomendável realizar as doações dentro do ano-base, depositando a doação até o último dia útil do ano, assegurando a dedução total de 6%. Até o dia 30 de abril, é possível doar até 3% do imposto devido, referente ao ano base anterior, descontado da declaração feita no modelo completo.
As pessoas jurídicas, poderão deduzir até 1% do imposto de renda apurado pelo Lucro Real na declaração a ser entregue no ano seguinte.
|
|
PALESTRA "LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO 2017"

|
|
PALESTRA "AUDITORIA INTERNA COMO CONTROLE PREVENTIVO, VISANDO A EXCELÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES"

|
|
|