AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

 

CURSO: NORMA INTERNACIONAL DE RELATÓRIO FINANCEIRO (IRFS) PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME´s) - SALVADOR/BA

28/11/2016
CURSO: DEPARTAMENTO DE PESSOAL E ASPECTOS PONTUAIS DA JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA - SALVADOR/BA 05/12/2016

PALESTRA CONTÁBIL - FEIRA DE SANTANA/BA

09/12/2016
 

PESQUISA DE SATISTAÇÃO DA CLASSE CONTÁBIL

Caro(a) Profissional da Contabilidade,

Encaminhamos pesquisa de satisfação cuja finalidade é avaliar como os profissionais da contabilidade se sentem em relação ao CRCBA, especialmente quanto às condições físicas e ambientais, atendimento, desempenho dos setores, comunicação e programas e projetos relativos ao 2º semestre de 2016.

Por meio dos resultados obtidos, é possível ao CRCBA implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação. Por esse motivo, solicitamos sua especial gentileza em participar desse processo respondendo ao questionário até o dia 14 de dezembro de 2016.

image004-2

Registramos que o questionário é de natureza confidencial.

Participe! Sua colaboração é muito importante.

RECEBA NOVIDADES CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS TAMBÉM NO CELULAR

PRESIDENTE ANTÔNIO NOGUEIRA PUBLICA ARTIGO EM ANUÁRIO EMPRESARIAL

 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1671,  DOU DE 23/11/2016
Dispõe sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte relativa ao ano-calendário de 2016 e a situações especiais ocorridas em 2017 (Dirf 2017) e o Programa Gerador da Dirf 2017 (PGD Dirf 2017). (Leia mais)

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1672, DOU DE 24/11/2016
Estabelece critérios para o cumprimento da obrigação de escriturar o Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque integrante da Escrituração Fiscal Digital (EFD) estabelecida pela Instrução Normativa RFB nº 1.652 de 20 de junho de 2016. (Leia mais)

ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB Nº 11, DOU DE 23/11/2016
Dispõe sobre a incidência de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) nas operações de cessão de direitos creditórios. (Leia mais)

PORTARIA RFB Nº 1639, DOU DE 24/11/2016
Estabelece procedimentos para disponibilização de dados de que trata o Decreto nº  8.789, de 29 de junho de 2016. (Leia mais)

ÁREA ESTADUAL

ATO COTEPE/PMPF Nº 22, DOU DE 23.11.16
Preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) de combustíveis. (Leia mais)

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO Nº 27.946, DOM DE 19 A 21/11/2016
Revoga os Decretos n os 25.316, de 12 de setembro de 2014 e 26.916 de 16 de dezembro de 2015, na forma que indica. (Leia mais)

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 31/2016, DOM DE 24/11/2016
Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Leia mais)

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 152, DOU DE 18/11/2016
ASSUNTO: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – IRRF. EMENTA: RENDIMENTOS DE VGBL. PORTADOR DE MOLÉSTIA GRAVE. INCIDÊNCIA. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8015, DOU DE 22/11/2016
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ. CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO. ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO. LUCRO PRESUMIDO. REGIME DE CAIXA.  (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8022, DOU DE 22/11/2016
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física – IRPF. RENDIMENTOS ORIUNDOS DE PERDÃO OU CANCELAMENTO DE DÍVIDA. TRATAMENTO TRIBUTÁRIO. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8023, DOU DE 22/11/2016
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ. LUCRO PRESUMIDO. SERVIÇOS PRESTADOS DIRETAMENTE NO EXTERIOR. CABIMENTO DA COMPENSAÇÃO DO IMPOSTO PAGO NO ESTRANGEIRO.  (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF07 Nº 7019, DOU de 24/11/2016
ASSUNTO: Normas de Administração Tributária. EMENTA: CNPJ. INSCRIÇÃO. ENTIDADES RELIGIOSAS. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF07 Nº 7020, DOU DE 24/11/2016
ASSUNTO: Contribuição para o PIS/Pasep. EMENTA: NÃO CUMULATIVIDADE. CRÉDITOS. DESPESAS.  (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF07 Nº 7021, DOU DE 24/11/2016
ASSUNTO: Normas de Administração Tributária. EMENTA: CNPJ. INSCRIÇÃO. UNIDADES AUXILIARES.  (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 144, DOU DE 24/11/2016
ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS. EMENTA: SISCOSERV. EMPRÉSTIMO. FINANCIAMENTO. REGISTRO. (Leia mais)

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Durante o período de apuração desta edição do CRCBA Notícias, não foram publicadas novidades de legislação pelo Conselho Federal de Contabilidade.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Cuidado para não ser autuado pela receita federal por sonegação envolvendo distribuição de lucros
Estudo para assegurar que empresas não sejam autuadas por não seguir as normas exigidas pela Receita Federal e possam distribuir lucros isentos de imposto de renda sem que haja riscos. Fonte: Administradores (Leia mais)

Margem de Lucro nos Serviços Contábeis
Lucro na comercialização de uma mercadoria ou serviço prestado é o fim esperado por qualquer empresário. Portanto, conhecê-lo e buscar a meta faz parte, ao menos, da análise mensal. Você conhece o lucro do seu empreendimento? Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

Receita orienta sobre parcelamento de débitos do Simples
Cerca de 600 mil empresas foram notificadas por débitos com a receita. Fonte: Paraíba Total. (Leia mais)

As autuações do Fisco podem aumentar em até 40% até final do ano. O que fazer?
Em setembro, a Receita Federal do Brasil divulgou informações sobre os resultados dos lançamentos acumulados de créditos tributários de 2016. Fonte: Administradores. (Leia mais)

Contadores devem ter segurança jurídica para adotar nova norma ética
Uma nova norma ética, editada em julho deste ano pela International Ethics Standards Board for Accountants (Conselho de Normas Éticas Internacionais para os Profissionais da Contabilidade), trouxe inquietação para os profissionais da contabilidade brasileiros, segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

Sistema tributário nacional é injusto, afirmam especialistas
A política de equidade e progressividade do sistema tributário nacional foi tema de  audiência pública promovida nesta segunda-feira (21) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), por meio da Subcomissão de Avaliação do Sistema Tributário. Fonte: Agência Senado. (Leia mais)

Receita Federal disponibiliza Minuta do Manual de Orientação do Leiaute da ECD
O referido manual entrará em vigor somente a partir da publicação da versão atualizada do programa da ECD. Fonte: IOB News. (Leia mais)

2017: Os Desafios dos Profissionais de Contabilidade
Os contabilistas são profissionais que anteveem situações e precisam ser proativos nas atividades em que estão envolvidos. Frequentemente encontro situações em que os gestores estão mais preocupados com alguma medida governamental do que agir preventivamente, planejando e analisando alternativas dentro do cenário previsível. Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

ICMS – Ferramenta do CONFAZ ajuda identificar as alíquotas dos Estados e Distrito Federal
Ferramenta disponibilizada pelo CONFAZ, ainda que rudimentar ajuda na pesquisa das alíquotas internas do ICMS dos Estados e do Distrito Federal. Fonte: Siga o Fisco. (Leia mais)

Complicando o simples para a economia das pequenas empresas
Plano de excluir os endividados do Simples deixa clara a ideia com que se opera o sistema tributário brasileiro: não contribui para o crescimento dos pequenos negócios e favorece o protagonismo das grandes empresas. Fonte: ZH. (Leia mais)

O peso colossal dos tributos
Com as contas públicas no vermelho, é improvável que haja redução de impostos nos próximos anos, mas um projeto em análise na Câmara deverá propor a simplificação e a racionalização do sistema. Fonte: O Estadão. (Leia mais)

4 tipos de sociedade que você pode ter em seu novo negócio
Antes de abrir o meu primeiro negócio, tive que analisar muito bem em qual tipo de sociedade a minha empresa se enquadraria. Esse cuidado, sem dúvidas, me poupou muitas dores de cabeça e problemas no futuro! Existem muitos tipos de sociedade, e todas elas estão juridicamente estabelecidas no Código Civil. Ou seja, isso significa que elas devem atender ao que está nos artigos 1.309 a 1.092 da legislação. Fonte: Guia Empreendedor. (Leia mais)

Restituição de Tributos Prescreve em 5 Anos
O prazo prescricional das ações de restituição de tributos pagos indevidamente, sujeitos a lançamento por homologação, é de cinco anos, contado a partir do pagamento, quando a ação for ajuizada após a Lei Complementar 118/05. Fonte: Destaques Empresariais. (Leia mais)

Prazo Para Retificar CBE/RERCT Encerra em Dezembro
O prazo para a entrega das declarações retificadoras de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), no âmbito do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), termina em 31/12/2016, de acordo com a Circular BACEN 3.812, de 20/10/2016. Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

Distrato de Prestação de Serviços Contábeis Exige Atenção
Resolução CFC n.º 1493/2015 (com informações disponíveis no site do CFC). Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PERVIDENCIÁRIAS

Observações Importantes – Adiantamento da 1ª Parcela do 13º Salário
Para o pagamento do adiantamento da 1ª parcela do 13º Salário, verificar algumas situações importantes que afetam diretamente no resultado do cálculo, tais como(...). Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

Como eSocializar seu cliente
Sabemos que há uma grande diferença em implantar o eSocial nas grandes empresas deste país e implantar o eSocial nas micro, pequenas e médias empresas, que por sua vez contam com o apoio maciço das empresas de contabilidade. Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

LEGISLAÇÃO FEDERAL DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

LEI Nº 13.361, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016.
Altera a Lei no 11.473, de 10 de maio de 2007, que dispõe sobre a cooperação federativa no âmbito da segurança pública. (Leia mais)

LEI Nº 13.362, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016.
Altera a Lei no 11.664, de 29 de abril de 2008, que "dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS", para assegurar o atendimento às mulheres com deficiência. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.906, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2016
Altera o Decreto no 4.732, de 10 de junho de 2003, quanto à Presidência da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.907, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2016
Aprova o IX Plano Setorial para os Recursos do Mar. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.908, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2016
Promulga o Protocolo Complementar para o Desenvolvimento Conjunto do CBERS - 4A entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China ao Acordo Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China sobre Cooperação em Aplicações Pacíficas de Ciência e Tecnologia do Espaço Exterior, firmado em Brasília, em 19 de maio de 2015. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.912, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2016
Dispõe sobre a execução, no território nacional, da Resolução 2278 (2016), de 31 de março de 2016, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que renova o embargo de exportação de petróleo ilícito da Líbia. (Leia mais)


COAF

Fonte: CFC

Os profissionais e organizações contábeis devem manter cadastro de seus clientes, conforme Art. 10 da Lei n.º 9.613/98 e regulado nos Arts. 4º, 5º e 15 da Resolução CFC n.º 1.445/13, Esta resolução dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis, quando no exercício de suas funções, para cumprimento das obrigações previstas na lei em referência. Nesse aspecto, cabe ressaltar que o profissional e a Organização Contábil devem observar o princípio do “conheça o seu cliente”.

 



 

 


PALESTRA "CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO" FOI REALIZADA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS E VALENÇA (25/11)




444
O presidente Antônio Nogueira versou sobre aspectos imprescindíveis à atuação regular do profissional contábil, em Santo Antônio de Jesus.


O conselheiro Daniel Queiroz recebe seu certificado de palestrante.

O Circuito do Aperfeiçoamento Contábil, Tributário e Societário aconteceu nesta sexta-feira (25/11), em Santo Antônio de Jesus e Valença. O evento teve inicio às 8h e foi finalizado às 12h. A palestra foi ministrada pelo Presidente do CRCBA Antônio Carlos Nogueira e o Conselheiro Daniel Pinheiro. O CRCBA, junto com o CFC, realizou este evento com o apoio do IBRACON, SESCAP/BA, SINDICONTA/BA e ABRACICON.


O presidente Antônio Nogueira, ao lado do Delegado Ailton De Souza, do vice-presidente de Registro do CRCBA, Elmo Luís de Oliveira, entregam as latas de leite arrecadadas no evento a entidade beneficente de Santo Antônio de Jesus.



Na palestra de Valença, o presidente Antônio Nogueira, ao lado do conselheiro Daniel Queiroz e do Delegado do CRCBA Henrique Oiticica.


O evento teve bom público em Valença.


PRESIDENTE ANTÔNIO NOGUEIRA VISITOU O OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS


O presidente Antônio Nogueira, acompanhado do Delegado Ailton de Souza, realizou visita institucional ao Observatório Social de Santo Antônio de Jesus, presidido pelo profissional contábil Ramiundo Diorandes, que já foi vice-presidente do CRCBA.

FEIRA DE SANTANA TEVE O I WORKSHOP DE PERÍCIA CONTÁBIL, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

No dia 22/11 (terça-feira), foi realizado o “I Workshop de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem de Feira de Santana”, no auditório da Faculdade Anísio Teixeira – FAT. O evento contou com a palestra do Coordenador da Comissão de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA Adilson Carvalho. Os peritos contábeis Adelina Marques, Baby Thyers, Carlos Deley, Edmilson Galvão e Sônia Lúcia também estiveram presentes.

15156824_1239011552826923_1937783052420070495_o

A solenidade de abertura contou com a presença do Conselheiro Miguel Ângelo Boaventura, a Conselheira Marcly Amorim, a Delegada do CRCBA de Feira de Santana Tânia Bonfim, o subdelegado Jaguaratan Souza, a Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Feira de Santana Alda Lobo, dentre outros representantes locais.

15129572_1239011412826937_6839831098965607417_o  

ADEILDO OSÓRIO RECEBEU HOMENAGEM DURANTE XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL CPC

O Contador Adeildo Osorio de Oliveira recebeu homenagem pelas relevantes contribuições prestadas à profissão contábil, especialmente pela sua atuação no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), durante a abertura do “XIII Seminário Internacional CPC”, realizado na sede da AMCHAM, na cidade de São Paulo, em 24 de outubro de 2016. O homenageado é ex-diretor da Fundação Apoio ao CPC e Coordenador do CRE. O CPC trata-se de um órgão que emite os pronunciamentos contábeis no Brasil, em consonância com as IRFS, produzidas pelo IASB, com sede em Londres. Adeildo Osorio também é presidente da academia baiana de ciências contábeis – ABACICON, presidente do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Contabilidade e ex-presidente do CRCBA.

ao-9293-1

PALESTRA "AS ALTERAÇÕES CONTÁBEIS E FISCAIS PARA 2017", EM VITÓRIA DA CONQUISTA

111

No dia 25/11 (sexta-feira), o Presidente da ABACICON Adeildo Osório de Oliveira ministrou a palestra “As Alterações Contábeis e Fiscais para 2017”, em Vitória da Conquista. O evento foi uma realização do CRCBA em conjunto com o CFC e apoio da ABRACICON, IBRACON, SESCAP/BA, SINDICONTA/BA, SINCONTEC/BA e a Faculdade Maurício de Nassau. A palestra teve taxa de inscrição solidária de uma lata de leite em pó, convertida em donativos para entidades filantrópicas locais.

ASSEMBLEIA PARA IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE EUNÁPOLIS ACONTECERÁ NO DIA 21/12

No dia 21/12 (quarta-feira), às 18h, será realizada a Assembleia de Implantação do Observatório Social (OS) de Eunápolis, uma iniciativa conjunta do CRCBA, OAB-BA, Maçonaria, CDL, Fala Eunápolis, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Bancários, dentre outros. Toda a população local está convidada a participar da assembleia, exceto aqueles que possuam filiação partidária. A pauta vai consistir em abordar os objetivos e prestar esclarecimentos à população acerca da importância da implantação do OS.

O Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros e trata-se de um espaço para exercício da cidadania, com o objetivo de reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil para colaborar com o progresso da gestão pública. Atualmente, o Observatório já possui cerca de 3 mil voluntários no Brasil e o programa é destinado aos profissionais que desejam trabalhar como voluntários em favor da transparência e da qualidade aplicada aos recursos públicos, a exemplo de empresários, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que desejam entregar-se à causa da justiça social.

A implantação do Observatório em Eunápolis tem o objetivo de auxiliar os gestores a melhor administrar os recursos públicos. Os voluntários que desejam fazer parte do projeto serão capacitados para participar de ações em diversas áreas, todas sem conotação política e com o intuito de diminuir os gastos públicos.

CRCBA REALIZA CURSO BRES IFRS PARA PME's

folder-01-01-01

CURSO SOBRE JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA NO DIA 05/12 EM SALVADOR

folder-01-01

MBA "CONTROLE E GESTÃO DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR" ENCERRA PRIMEIRA DISCIPLINA EM SALVADOR

No dia 19 de novembro, a Faculdade Visconde de Cairu finalizou a primeira disciplina do “MBA em Controle e Gestão das Entidades do Terceiro Setor”, realizado em  parceria com o CFCBA, FBC e PROFIS. A disciplina “Entidades do Terceiro Setor” foi ministrada pelo professor Airton Grazzioli – Procurador do Ministério Público de São Paulo.

O MBA tem o objetivo de capacitar os participantes oriundos da área de contabilidade e afins, na gestão e controle das entidades de interesse social, contribuindo para o desenvolvimento, sustentabilidade e cumprimento das missões dessas organizações. O público alvo são os Bacharéis de Ciências Contábeis e aos demais cursos de graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas que estejam buscando qualificação em nível de gestão e controle.

 A disciplina “Legislação Aplicada às Entidades do Terceiro Setor” terá inicio no dia 2 e será finalizada no dia 16 de dezembro, ministrada pelo professor José E. Sabo – Procurador do Ministério Público de Brasília.

2-img-20161122-wa0023
(Professor Airton Grazzioli no último dia da disciplina “Entidades do Terceiro Setor”)

REUNIÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ALAGOINHAS

9-img-20161122-wa0014
(Na foto: a Conselheira Iara ao lado dos Conselheiros e Presidentes que compuseram a mesa)

Na tarde do dia 11 de novembro, aconteceu a reunião para implantação do Observatório Social de Alagoinhas, no auditório da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas. O evento foi uma iniciativa do CRCBA, OAB-BA, CDL de Alagoinhas, Associação dos Contabilistas de Alagoinhas e ACIA. Teve como objetivo reunir os empresários, funcionários públicos, profissionais, estudantes, professores e outros cidadãos que, de forma voluntária apoiam à causa da justiça social, em beneficio da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

A Conselheira do CRCBA, Iara Luísa Dórea ministrou a palestra de “Sensibilização para a Implantação do Observatório Social”. Estiveram presentes, para composição da mesa, o Conselheiro do CRCBA Eduardo Leal Cardoso, o presidente da ASCONTA Elismar Alves, o delegado do CRCBA Lucio Oliveira, o presidente do SICOMERCIO Benedito Vieira, o presidente da SECCIONAL da OAB de Alagoinhas Paulo Pinto e o presidente da Associação Comercial – ACIA Josival Fagundes.

 

ENCONTRO "TEMAS CRÍTICOS PARA A ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 2016 E QUESTÕES TRIBUTÁRIAS RELEVANTES

A ANEFAC e a PwC Brasil convida a classe contábil a participar do encontro “Temas críticos para a elaboração das demonstrações financeiras em 2016 e questões tributárias relevantes”, das 8h30min às 13h do dia 28/11 (segunda-feira), no Hotel Mercure, em Salvador. Durante o evento, serão discutidos os aspectos técnicos, práticos e legais do processo de elaboração das demonstrações financeiras, subdivididos em tema contábeis e tributários. Os sócios e diretores da PwC Brasil das áreas contábil e tributária serão os palestrantes do evento.

1500

SINDICONTA-BA REALIZA SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AOS SEUS 75 ANOS

Seminário - Sustentabilidade Econômica e da Gestão das Entidades Representativas dos Contabilistas no Brasil
Descrição
O Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia (SINDICONTA-BA), em comemoração aos 90 anos de Fundação e 75 anos de Carta Sindical, proporciona através do IV Seminário dos Profissionais da Contabilidade, um espaço com palestras a respeito de assuntos atuais, para o profissional da contabilidade manter-se atualizado.

PÚBLICO-ALVO:

Contadores, Técnicos em Contabilidade, Bacharéis em Ciências Contábeis, Estudantes e demais profissionais interessados em adquirir ou atualizar conhecimentos.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

26/11/2016 – Sábado
  • De 9h às 9h30: Abertura.
  • De 9h30 às 11h40: “Talk Show”
    Tema - Qual a importância do contador nas empresas frente à crise brasileira
    Professor Antonio Carlos Ribeiro – ACR
    Representante do CFC/CRC
    Representante do SESCAP/BA;
    Representante do SINDICONTA/BA.
  • De 11h40 às 14h: Intervalo para o almoço (O almoço será disponibilizado pelo evento no próprio espaço).
  • De 14h às 17h30: “Talk Show”
    Tema - A dicotomia entre as Entidades Contábeis

    DEBATEDORES:
    Marco Aurélio dos Santos de Moura – Presidente SINDICONTA-BA;
    Antonio Carlos Nogueira Cerqueira – Presidente CRC-BA;
    Altino do Nascimento Alves – Presidente SESCAP-BA;
    Representante da Central dos Sindicatos Brasileiros;
    Representante da Central Nacional das Profissões Liberais.
    Representante das IES.
TEMAS A SEREM DEBATIDOS:
  • A Contabilidade mercantil, gerencial como ferramenta de gestão – valorização e aviltamento.
  • A Contabilidade Pública e do 3º setor – Ferramenta de controle na gestão Pública.
  • Os Peritos Contadores inscritos no Cadastro Nacional versus a omissão e filiação nos Sindicatos.
  • Parcerias do Sistema Sindical com o Sistema CFC/CRCs na Educação Continuada dos Contadores.
  • A participação ativa das Faculdades na formação,  graduação e pós-graduação dos Contadores.
  • As duas faces da formação acadêmica frente ao mercado de trabalho e o Super Simples /MEI.
  • Recadastramento dos filiados das entidades Sindicais dos Contadores.
  • Critérios para os Contabilistas cobrarem honorários e prerrogativas pelo CFC e TSE para eleição 2018.
INVESTIMENTO:
1 Lata de leite em pó.

REALIZAÇÃO:
SINDICONTA BA

ORGANIZAÇÃO:
SINDICONTA-BA

APOIO:
CRC-BA
SESCAP-BA
IBRACOM-BA 
CSB  – FEDCONT-RJ –ES e BAHIA
RBCONT-BA
CNPL

Data
Local
Sheraton da Bahia Hotel 
Endereço: Avenida Sete de Setembro 1537 | Campo Grande, Salvador-BA
Contato
Tel.: (71) 3322-8080 ou 3011-8172 - Email: eventos@sindiconta-ba.org.br

EVENTOS DO SESCAP-BA

No dia 30 de novembro (quarta-feira), o SESCAP vai realizar a palestra “FGTS e Fiscalização Eletrônica no Trabalho”. O evento vai abordar assuntos das principais ocorrências na individualização/recolhimento do FGTS, parcelamento de débito, crédito a recuperar, devolução de valores e retificações – PTC – com ênfase em sucessão de empresas (fusão/incorporação). A palestra acontecerá das 8h às 12h, no auditório do SESCAP BA.


No dia 06 de dezembro, o SESCAP-BA realiza palestra sobre Simples Nacional em Camaçaria. A inscrição é um quilo de alimento não perecível.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O IV PRÊMIO SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO EM ESTUDOS DE ECONOMIA E MERCADO FLORESTAL

O Serviço Florestal Brasileiro - (SFB) e a Escola de Administração Fazendária (ESAF) está divulgando o IV Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. O prêmio tem o intuito de estimular os estudos no tema, com foco na produção sustentável no Brasil, os seus desafios e as perspectivas socioeconômicas e ambientais, e de criar um portfólio de estudo que contribuam para o avanço da capacidade do SFB.

A inscrição para o concurso vai até o dia 31 de dezembro de 2016.

Para maiores informações acesse o site: https://goo.gl/8NcsgH