AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

 

I WORKSHOP DE PERÍCIA CONTÁBIL, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - FEIRA DE SANTANA-BA

22/11/2016

FÓRUM CONTÁBIL - ALAGOINHAS-BA

22/11/2016

PALESTRA: AS ALTERAÇÕES CONTÁBEIS E FISCAIS PARA 2017 - VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

25/11/2016
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO - VALENÇA/BA 25/11/2016

CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO - SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA

25/11/2016

CURSO: NORMA INTERNACIONAL DE RELATÓRIO FINANCEIRO (IRFS) PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME´s) 28/11/2016

CURSO: DEPARTAMENTO DE PESSOAL E ASPECTOS PONTUAIS DA JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA - SALVADOR/BA:

30/11/2016
 

PESQUISA DE SATISTAÇÃO DA CLASSE CONTÁBIL

Caro(a) Profissional da Contabilidade,

Encaminhamos pesquisa de satisfação cuja finalidade é avaliar como os profissionais da contabilidade se sentem em relação ao CRCBA, especialmente quanto às condições físicas e ambientais, atendimento, desempenho dos setores, comunicação e programas e projetos relativos ao 2º semestre de 2016.

Por meio dos resultados obtidos, é possível ao CRCBA implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação. Por esse motivo, solicitamos sua especial gentileza em participar desse processo respondendo ao questionário até o dia 14 de dezembro de 2016.

image004-2

Registramos que o questionário é de natureza confidencial.

Participe! Sua colaboração é muito importante.

RECEBA NOVIDADES CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS TAMBÉM NO CELULAR

NOVEMBRO AZUL - ESPALHE ESSA IDEIA

 

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1670, DOU DE 14/11/2016
Dispõe sobre procedimentos preliminares relativos ao parcelamento previsto no art. 9º da Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016.(Leia mais)

PARECER NORMATIVO COSIT Nº 3,  DOU DE 08/11/2016
Assunto: Normas de Administração Tributária PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE NATUREZA TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA. RITO DA LEI Nº 9.784, DE 1999. (Leia mais)

ÁREA ESTADUAL

Durante o período de apuração desta edição, não foram divulgadas novidades de legislação tributária pela Sefaz - Bahia.

ÁREA MUNICIPAL

IPTU até 2013 terá 100% de desconto nas multas e juros durante mutirão de conciliação
O contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Salvador terá uma oportunidade única para ficar em dia em relação aos débitos do imposto até o exercício de 2013. Durante a Semana de Conciliação que será promovida pelo Tribunal de Justiça de Bahia (TJ-BA), entre 16 e 25 de novembro, será possível efetuar o pagamento do imposto atrasado, sem multa e juros, com redução de honorários e parcelamento em até 12 meses. (Leia mais)

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF06 Nº 6050, DOU DE 16/11/2016
ASSUNTO: Normas de Administração Tributária. EMENTA: DISPENSA DE RETENÇÃO DO IRRF. PAGAMENTOS EFETUADOS A PESSOAS JURÍDICAS. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 145, DOU DE 17/11/2016
ASSUNTO: DIREITOS ANTIDUMPING, COMPENSATÓRIOS OU DE SALVAGUARDAS COMERCIAIS EMENTA: as alíquotas específicas do direito anti-dumping provisório, da Resolução Camex nº 2, de 16 de janeiro de 2014, aplicável às importações efetuadas de produtor descrito nesta Resolução, emprega-se a alíquota indicada ao produtor, independente do exportador utilizado. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 148, DOU de 17/11/2016
ASSUNTO: Imposto sobre a Importação – II EMENTA: FATURA COMERCIAL. REIMPORTAÇÃO. Não será exigida a apresentação da fatura comercial no despacho de reimportação de mercadoria enviada ao exterior em exportação temporária para reparo, permanecendo o mesmo titular quando do seu retorno ao País. (Leia mais)

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Novo Simples Nacional pode ser prejudicial para empresas
Ao contrário do que tem sido amplamente divulgado pelo governo, aderir ao Novo Simples Nacional, que passa a valer a partir de 2018, pode não ser uma vantagem para muitas empresas. Fonte: Canal Executivo. (Leia mais)

Senado analisa proposta para simplificar regras tributárias
Foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (9/11), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 406/2016 - Complementar, que altera o Código Tributário Nacional (Lei 5.172/1966) com o objetivo de simplificar o sistema tributário brasileiro. A proposta, resultado do trabalho da Comissão de Juristas da Desburocratização, foi aprovada pela Comissão Diretora do Senado e apresentada no Plenário na terça-feira. Fonte: COAD. (Leia mais)

O Recof-Sped pode servir de estímulo às exportações?
Na atual crise em que o Brasil vive, o exportador brasileiro, mesmo com uma taxa cambial favorável às exportações, tem encontrado dificuldades em transformar seu negócio competitivo para exportar. Fonte: Fenacon. (Leia mais)

Como Saber se o Honorário que Pratico gera Lucratividade?
O empresário contábil deseja conhecer os custos por cliente para conseguir apurar o lucro, tarefa que às vezes parece impossível, quando não trabalhosa. Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

Microempresas: as normas para parcelamento de dívidas
A nova versão da lei ampliou de 60 para 120 prestações o prazo para pagamento das dívidas tributárias. Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

Outsourcing na contabilidade: como este conceito pode ser aplicado?
Toda empresa deve ter uma boa escrituração contábil e fiscal. Não só porque a lei exige que a organização cumpra determinadas ações de gestão financeira e contábil, mas porque o gestor se beneficia de inúmeros dados precisos sobre sua empresa, podendo tomar melhores decisões sobre seus recursos e processos. Fonte: Sage. (Leia mais)

Nova norma IFRS 9 exige adaptação das instituições financeiras brasileiras até janeiro de 2018
A partir de janeiro de 2018, as empresas financeiras e demais que adotam padrões contábeis internacionais precisarão se adequar à estrutura do IFRS 9 (International Financial Reporting Standards 9), que estabelece diferentes requisitos para a classificação e mensuração de ativos e passivos financeiros. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

Ainda dá para aumentar a restituição do IR 2017 ou doar parte dos valores
Existem ferramentas legais que fazem com que a devolução seja muito maior. Fonte: Jornal do Comércio. (Leia mais)

A importância do PIS, COFINS, IRPJ e CSLL
Fazer uma administração com um bom planejamento tributário desde o início de atividade da empresa poderá ser a chave para o sucesso da mesma. Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

Devedor  do Simples pode optar por parcelamento até 11 de dezembro
O dono de micro e pequena empresa endividado no Simples já pode agendar essa opção pela internet. Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

Escrituração Contábil Fiscal tem novos arquivos
O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) informa que foram publicados os seguintes arquivos referentes ao leiaute 3 da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), para situações especiais do ano-calendário 2017 e situações normais do ano-calendário 2016: Fonte: LegisWeb. (Leia mais)

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Atenção para os Exames Médicos Ocupacionais
Todo trabalhador regido pela CLT, sendo facultativo ao empregado doméstico, deve submeter-se aos exames médicos ocupacionais, sendo estes obrigatórios na admissão, na demissão e periodicamente no curso do vínculo empregatício. Os custos dos exames são de responsabilidade do empregador. Fonte: Destaques Empresariais. (Leia mais)

e-Social – Ambiente de Produção Para Testes
A Resolução CDE 2/2016 publicou o cronograma de implementação do eSocial conforme disposto no Decreto 8.373/2014, o qual se dará conforme o faturamento do empregador. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

Previdência – Calendário de Pagamento do INSS de 2017
Os segurados da Previdência Social já podem consultar as datas de pagamento de benefícios em 2017. O novo calendário de pagamentos do INSS já está disponível para consulta na página da Previdência Social. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

As 1001 formas de calcular o 13º salário
O 13º salário foi instituído pela Lei 4.090/62 e pela Lei 4.749/65, regulamentado pelo Decreto 57.155/65, e com isso posso afirmar que existem muitos entendimentos e formas de calcular e vários fatores que interferem nesse cálculo. O que devemos levar em consideração? Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

Opção pela CPRB em 2017 Exige Planejamento das Empresas
A partir de 01.12.2015 há possibilidade de optar ou não pela CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta. Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)


COAF

Fonte: CFC

Os profissionais e organizações contábeis devem manter cadastro de seus clientes, conforme Art. 10 da Lei n.º 9.613/98 e regulado nos Arts. 4º, 5º e 15 da Resolução CFC n.º 1.445/13, Esta resolução dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis, quando no exercício de suas funções, para cumprimento das obrigações previstas na lei em referência. Nesse aspecto, cabe ressaltar que o profissional e a Organização Contábil devem observar o princípio do “conheça o seu cliente”.

 



 

 

 


XI ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FOI REALIZADO EM SALVADOR

Do dia 11 ao dia 15/11, aconteceu o XI Encontro Baiano dos Estudantes de Ciências Contábeis – EBECIC, na Universidade Federal da Bahia – UFBA, em Salvador. Com o tema “O papel do Profissional Contábil em Tempos de Crise”, o tradicional encontro reuniu estudantes de todo o estado para acompanhar uma programação técnico científica de peso. A palestra magna foi ministrada pelo conselheiro do CRCBA Vitor Maciel. O conselheiro do CRCBA Antônio Carlos Ribeiro da Silva ministrou a palestra “Sucateamento da educação sob os aspectos da crise e a importância da pós-graduação para o curso de Ciências Contábeis”. O Delegado licenciado do CRCBA Fabrício Neves ministrou a palestra “O papel da Contabilidade na Governança Pública”. A conselheira do CFC Maria Constança Carneiro Galvão esteve presente na solenidade de abertura, juntamente com o reitor da UFBA João Carlos Salles, com o presidente do SINDICONTA-BA Marcos Moura, dentre outros representantes.


O conselheiro Vitor Maciel (CRCBA) ministrou a palestra magna do encontro.


O Delegado licenciado do CRCBA Fabrício Neves ministrou a palestra "Papel da Governança na Contabilidade Pública".

VII CONGRESSO DE CONTABILIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA REUNIU CLASSE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O VII Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, promovido pela FAINOR por meio do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis, acontece na cidade de Vitória da COnquista, desde a quarta-feira (16/11) e será encerrado nesta sexta (18/11). A solenidade de abertura contou com a presença de estudantes, profissionais, professores da FAINOR e de Instituições parceiras, além de nomes de referência na área, como o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA Wellington Cruz, qeu participou do painel de abertura "As mais recentes alterações da Contabilidade Aplicada ao Setor Público", do conselheiro do CRCBA Eduardo Leal, da Delegada do CRCBA em Vitória da Conquista Andreza Americano, da presidente do Sindicato dos Contabilistas de Vitória da Conquista Josana Mota, do Coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAINOR Josenaldo Alves, dentre outros.

REUNIÃO DEFINE ASSEMBLEIA PARA IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE EUNÁPOLIS



Na noite do dia 17/11 (quinta-feira), a comissão para implantação do Observatório Social de Eunápolis se reuniu na subseção da OAB local, com o intuito de anunciar a assembleia que acontecerá no dia 21/12/2016, para inscrição dos voluntários e candidatos à 1ª diretoria. A comissão foi criada com a participação do CRCBA, OAB-BA e CDL de Eunápolis, com o intuito de motivar a sociedade civil organizada do município. O Delegado do CRCBA em Eunápolis, Rosemberg Pereira, coordena os trabalhos para a implantação do Observatório, que tem a função de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos no município, com apoio voluntário da sociedade civil e sem ligações político-partidárias.

CRCBA REALIZA CURSO BRES IFRS PARA PME's

folder-01-01-01

I WORKSHOP DE PERÍCIA CONTÁBIL, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE FEIRA DE SANTANA

cartaz-workshop

ADEILDO OSÓRIO FARÁ PALESTRA SOBRE ALERAÇÕES CONTÁBEIS E FISCAIS PARA 2017 EM VITÓRIA DA CONQUISTA

cartaz

CURSO DEPARTAMENTO DE PESSOAL E JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA (30/11)

folder-01

CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO

cartazbarreiras-sto-antonio-valenca

EVENTOS DO SESCAP-BA

No dia 30 de novembro (quarta-feira), o SESCAP vai realizar a palestra “FGTS e Fiscalização Eletrônica no Trabalho”. O evento vai abordar assuntos das principais ocorrências na individualização/recolhimento do FGTS, parcelamento de débito, crédito a recuperar, devolução de valores e retificações – PTC – com ênfase em sucessão de empresas (fusão/incorporação). A palestra acontecerá das 8h às 12h, no auditório do SESCAP BA.


No dia 06 de dezembro, o SESCAP-BA realiza palestra sobre Simples Nacional em Camaçaria. A inscrição é um quilo de alimento não perecível.

FÓRUM CONTÁBIL DE ALAGOINHAS - 22/11/2016

folder-01

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O IV PRÊMIO SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO EM ESTUDOS DE ECONOMIA E MERCADO FLORESTAL

O Serviço Florestal Brasileiro - (SFB) e a Escola de Administração Fazendária (ESAF) está divulgando o IV Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. O prêmio tem o intuito de estimular os estudos no tema, com foco na produção sustentável no Brasil, os seus desafios e as perspectivas socioeconômicas e ambientais, e de criar um portfólio de estudo que contribuam para o avanço da capacidade do SFB.

A inscrição para o concurso vai até o dia 31 de dezembro de 2016.

Para maiores informações acesse o site: https://goo.gl/8NcsgH