AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

 
ASPECTOS PONTUAIS DA JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA E TRIBUTAÇÃO DO INSS - VITÓRIA DA CONQUISTA 28/10/2016
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO - BARREIRAS 31/10/2016
IV ENCONTRO DE PERITOS, MEDIADORES E ÁRBITROS CONTADORES DO ESTADO DA BAHIA - SALVADOR-BA 04 e 05/11/2016
SEMINÁRIO: CONTABILIDADE, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE INTERNO PARA CONSELHOS DE CLASSE E DEMAIS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA - SALVADOR 08/11/2016
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO - SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA 25/11/2016
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO - VALENÇA/BA 25/11/2016
 

SEMINÁRIO “DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS NO BRASIL” REUNIU MAIS DE 200 EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EM SALVADOR 

publico2-web

A terceira edição do Seminário Debatendo as Organizações Contábeis no Brasil reuniu mais de 200 empresários e profissionais contábeis na última terça-feira (18/10), no auditório da Fecomércio-BA, em Salvador. O evento, que foi uma realização conjunta do CRCBA, CFC e SESCAP-BA, apresentou uma grade de palestrantes com grande experiência na área contábil para debater temas cruciais para a gestão de sucesso das organizações contábeis brasileiras. Durante a solenidade de abertura, subiram ao palco o Diretor de TI da FENACON, Dorywillians Azevedo; o presidente do SESCAP-BA, Altino Alves; o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade; o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira; e o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Dantas Júnior (foto).

mesa-web

Leia matéria completa.

IV ENCONTRO DE PERITOS, MEDIADORES E ÁRBITROS CONTADORES DA BAHIA 

cartaz-web

APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.2 TÊM ATÉ 31/10/16 PARA SOLICITAR REGISTRO

Os bacharéis em Ciências Contábeis aprovados no Exame de Suficiência 2014.2 têm até o dia 31/10/2016 para requererem o seu registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia - CRCBA, sem a necessidade de serem submetidos a um novo exame.

Para saber toda a documentação necessária para requerer o registro profissional, acesse o link: REGISTRO PESSOA FÍSICA.

ACESSE OS TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS APRESENTADOS NO 20º CBC

Nessa 20º edição do CBC, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) continuou promovendo várias mudanças para conferir ao Congresso crescente nível de importância que a área contábil vem assumindo. Foi mantida a submissão de dois tipos de trabalhos a serem apresentados no evento: Trabalhos Científicos e Trabalhos Técnicos. Foram considerados trabalhos científicos aqueles decorrentes de investigação de natureza acadêmica e trabalhos técnicos aqueles decorrentes do estudo de uma temática com aplicação prática.

Trabalhos científicos do 20º Congresso

Trabalhos técnicos do 20º Congresso

ACESSE A GALERIA DE FOTOS DO 20º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE

Foram 4 dias de intenso aperfeiçoamento profissional, relacionamento interpessoal, cultura e celebração da classe contábil brasileira. Cerca de 8.000 pessoas participaram do maior evento de Contabilidade do Brasil. Veja aqui a galeria de fotos da Delegação Baiana.

 

comitiva-stand

comitiva-portico

VEJA AS FOTOS DO CFC

ATENÇÃO, PERITOS CONTÁBEIS! PRAZO PARA REGISTRO NO CNPC

O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), criado pela Resolução CFC n.º 1.502 , de 19 de fevereiro de 2016, tem o objetivo de oferecer ao judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como Peritos Contábeis, permitindo ao Sistema CFC/CRCs identificá-los com o intuito de dar maior celeridade à ação do poder judiciário, uma vez que se poderá conhecer geograficamente e, também, por especialidade a disponibilidade desses profissionais.

O CNPC se justifica tendo em vista o novo Código de Processo Civil Brasileiro (CPC), que entrou em vigor no dia 18 de março de 2016, determinando que os juízes sejam assistidos por peritos quando a prova do fato depender de conhecimento específico e que os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais.

Os contadores interessados têm até 31 de dezembro de 2016 para se cadastrar no site do CFC ou nos dos Conselhos Regionais de Contabilidade. No ato da inscrição, é preciso comprovar experiência, indicar a especificação da área de atuação e o estado e município em que se pretende exercer as atividades.

Para consultar ou solicitar cadastro no CNPC CLIQUE AQUI.

Para emitir a certidão de regularidade no CNPC CLIQUE AQUI.

Caso julgue necessário, acesse o passo-a-passo para auxiliá-lo(a) no correto preenchimento do pedido de cadastro no CNPC.

*A inscrição no cadastro é voluntária.

ÁREA FEDERAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1665, DOU DE 20/10/2016
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.627, de 11 de março de 2016, que dispõe sobre o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária. (Leia mais)

ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB Nº 10, DOU DE 21/10/2016
Aprova a versão “Dercat - Perguntas e Respostas 1.3” que dispõe sobre a aplicação do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT). (Leia mais)

PORTARIA CONJUNTA RFB / PGFN Nº 1525, DOU DE 18/10/2016
Cria os Grupos de Atuação Especial no Combate à Fraude à Cobrança Administrativa e à Execução Fiscal no âmbito da Secretaria Receita Federal do Brasil (RFB) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). (Leia mais)

ÁREA ESTADUAL

AJUSTE SINIEF 15, DOU DE 28/09/2016
Altera o Ajuste SINIEF 12/15, que dispõe sobre a Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação - DeSTDA. (Leia mais)

ÁREA MUNICIPAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DRM Nº 27/2016, DOM DE 20/10/2016
Estabelece os procedimentos relativos à emissão, cessão, utilização e controle do Certificado de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico Sustentável e de Inovação – CIDEI, e dá outras providências. (Leia mais)

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

Bloco K: empresas resistem em abrir o controle dos estoques
Estabelecimentos industriais com faturamento anual acima de R$ 300 milhões pedem a prorrogação do prazo de entrega, previsto para janeiro de 2017. Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

Receita Federal esclarece regras sobre retenção de tributos nos pagamentos efetuados por órgãos públicos federais
A Instrução Normativa RFB nº 1663/2016 trata da retenção de IR e das contribuições de entidades imunes e isentas. Fonte: Receita Federal. (Leia mais)

Aviltamento de honorários x dignidade contábil
O trabalho dos Profissionais da Contabilidade é remunerado através do pagamento de honorários. Mas, o que são os honorários? O termo vem do latim “honorarius”, que significa feito ou dado por honra. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

Micro e pequenas empresas podem ter tratamento específico em falência
A Câmara dos Deputados analisa a possibilidade de conceder tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas em caso de falência. De acordo com o Projeto de Lei 5809/16, do deputado Helder Salomão, quando se tratar de empresas pequenas. Fonte: Agência Câmara. (Leia mais)

Simples Nacional – Novas Tabelas aprovadas pela Câmara dos Deputados
Texto do Projeto de Lei Complementar 25/2007 (que altera a LC 123/2006) aprovado pela Câmara dos Deputados, que prevê aumento do teto da receita bruta para micro, pequena empresa e Microempreendedor Individual; novo prazo para parcelamento das dívidas. Fonte: Siga o Fisco. (Leia mais)

Auditores da Receita querem barrar novo Refis
Segundo a categoria, o programa de refinanciamento não traz os resultados esperados e acarreta prejuízos aos cofres públicos. Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

Taxas Usuais de Depreciação
A depreciação corresponde ao encargo periódico que determinados bens sofrem, por uso, obsolescência ou desgaste natural. Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

STF: Incide ICMS na assinatura de telefonia
STF decide que ICMS incide sobre assinatura básica de telefonia. Fonte: Mapa Jurídico. (Leia mais)

Receita abre consulta pública sobre Simples Exportação
Já está disponível para consulta pública minuta de instrução normativa (IN) que dispõe sobre o procedimento simplificado de exportação destinado às microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

Finanças aprova conversão de tributos em investimentos para primeira empresa
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou projeto do deputado Otavio Leite que cria incentivos para quem quiser abrir sua primeira empresa, com o objetivo de estimular novos empreendimentos, em especial, aqueles destinados a resolver problemas. Fonte: Agência Câmara. (Leia mais)

Receita Federal Não Reconhece Imunidade do Livro Eletrônico
Este é o entendimento da Receita Federal do Brasil (RFB), em recente solução de consulta (Solução de Consulta Disit/SRRF 2.016/2016). Fonte: Destaques Empresariais. (Leia mais)

CEST - Prorrogação da exigência não resolve o problema do comércio atacadista e varejista
A prorrogação do prazo de exigência do CEST ajudou os contribuintes do ICMS, mas não resolveu o problema do comércio que encontra dificuldade em definir o Código Especificador da Substituição Tributária. Fonte: Siga o Fisco. (Leia mais)

Repatriação: entenda o processo de regularização de ativos no exterior
Valor recuperado com a repatriação permitirá à equipe econômica do governo ampliar a reserva técnica do Orçamento. Fonte: IG - Economia. (Leia mais)

Entenda os benefícios sociais e ecológicos da contabilidade ambiental
A maioria das empresas tem buscado diferenciais no mercado e determinadas políticas adotadas podem fazer uma diferença determinante no futuro delas. Uma dessas é a contabilidade ambiental, que surge como uma nova área da contabilidade com diversas vantagens não somente para as organizações, mas para a sociedade como um todo. Fonte: Sage. (Leia mais)

Auditoria Contábil Gera Qualidade de Informação
Todas empresas precisam de informações para nortear seus planos de negócios. A contabilidade, comprovadamente, é fonte indispensável de dados financeiros e econômicos. Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

Receita Federal suspende obrigatoriedade do Sistema de Controle de Bebidas (Sicobe)
O Ato Declaratório Executivo (ADE) nº 75/2016, que modifica regras de controle de produção de bebidas, tem validade a partir de 13 de dezembro. Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

Chegou o Fiscal na Empresa! E agora ?
Talvez poucos aspectos sejam tão desagradáveis a qualquer gestor de RH quanto a necessidade de atender às fiscalizações federais – trabalhista e previdenciária. Fonte: Destaques Empresariais. (Leia mais)

Contadores são obrigados a cumprir atualização profissional
No final de 2014, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC regulamentou, por meio da Norma Brasileira de Contabilidade PG 12, o Programa de Educação Profissional Continuada - PEPC para os profissionais contábeis. Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

Como aumentar a produtividade no meu escritório contábil?
Aquela imagem clássica de um escritório contábil desorganizado, cheio de papéis espalhados pela mesa, é coisa do passado. Hoje, profissionais contábeis sabem que a organização estrutural impacta positivamente na produtividade e rentabilidade do negócio. O problema é que muitos desses profissionais ainda não sabem como reduzir o investimento e o tempo gastos nas rotinas do negócio. Fonte: Sage. (Leia mais)

Empresas podem recuperar Pis e Cofins pagos em importações
O benefício vale para operações realizadas entre 2011 e 2013, período no qual a base de cálculo desses impostos foi considerada irregular pelo Supremo Tribunal Federal. Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Hora de Revisar a Opção pela CPRB
A partir de 01.12.2015 há possibilidade de optar ou não pela CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, de acordo com a Lei 13.161/2015. Fonte: Blog Guia Tributário. (Leia mais)

A Projeção do Aviso Prévio e a Contagem dos Avos de Férias e 13º Salário
Aviso prévio é a comunicação da rescisão do contrato de trabalho por uma das partes, empregador ou empregado, que decide extingui-lo, com a antecedência que estiver obrigada por força de lei. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

O Reconhecimento das Convenções Coletivas não Supera a Irredutibilidade Salarial
A Constituição Federal de 1988 em seu inciso XXVI art. 7º assegura aos trabalhadores em geral, o direito ao reconhecimento das convenções e acordos coletivos do trabalho. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

Hora extra inspira cuidado a empregadores
Com menos funcionários por conta da crise, empresas colocam empregados para trabalhar cada vez mais tempo, entretanto os gestores precisam ficar atentos à legislação para evitar litígios. Fonte: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços. (Leia mais)

LEGISLAÇÃO FEDERAL DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

LEI Nº 13.349, DE 18 DE OUTUBRO DE 2016.
Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor do Ministério da Educação e de Operações Oficiais de Crédito, crédito suplementar no valor de R$ 1.103.400.627,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.880, DE 19 DE OUTUBRO DE 2016
Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Seicheles sobre a Isenção Parcial de Vistos, firmado em Victoria, em 13 de dezembro de 2011. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.882, DE 19 DE OUTUBRO DE 2016
Promulga o Acordo de Cooperação entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Polônia no Campo da Luta Contra o Crime Organizado e Outras Modalidades Delituosas, firmado em Brasília, em 9 de outubro de 2006. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.883, DE 19 DE OUTUBRO DE 2016
Altera o Programa de Dispêndios Globais - PDG para 2016 das empresas estatais federais, aprovado pelo Decreto nº 8.632, de 30 de dezembro de 2015, e dá outras providências. (Leia mais)

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 749, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016.
Dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro, pela União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, relativo ao exercício de 2016, com o objetivo de fomentar as exportações do País. (Leia mais)


COAF

Fonte: CFC

As operações consideradas suspeitas de acordo com os Arts. 9º e 11 da Lei n.º 9.613/98, regulados pelo Art. 1º, 9º e 10 da Resolução CFC n.º 1.445/13 deverão ser informadas pelos profissionais e organizações contábeis ao COAF. Ressalta-se que as operações listadas no Art. 10 da Resolução CFC, devem ser comunicadas ao Coaf, independentemente de análise ou de qualquer outra consideração.


REUNIÃO DE DELEGADOS E COORDENADORES REGIONAIS DO CRCBA APRESENTOU PROJETOS PARA O INTERIOR E NOMEOU NOVA DELEGADA DE GUANAMBI

abertura-web

A Reunião de Delegados e Coordenadores Regionais do CRCBA foi realizada nos dias 17 e 18/10, em Salvador – BA. Com a presença do Superintendente de Delegacias do CRCBA, Erivaldo Benevides; do presidente Antônio Nogueira; do presidente do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Contabilidade, Adeildo Osório; do presidente do CRCPB, Garibaldi Filho; da conselheira do CFC Maria Constança Galvão; do ex-presidente do CRCBA, Edmar Bezerra; vice-presidentes, conselheiros e funcionários do CRCBA, os Delegados e Coordenadores Regionais discutiram os principais projetos do Conselho, sobretudo as ações de maior impacto no interior do estado. O primeiro dia da reunião foi realizado no Hotel Portobello, na capital baiana. No segundo dia, houve um momento de treinamento, quando os Delegados participaram do III Seminário Debatendo as Organizações Contábeis no Brasil, no auditório da Casa do Comércio.

posse-denise-web
Da esquerda para a direita, o presidente Antônio Nogueira, o ex-presidente Edmar Bezerra, a conselheira do CFC Maria Constança Galvão, a delegada Denise Neves, o superintendente de Delegacias Erivaldo Benevides e o presidente do CRCPB Garibaldi Filho.

Leia matéria completa aqui.

CRCBA REALIZOU CIRCUITO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO EM FEIRA DE SANTANA E SERRINHA

O Circuito do Conhecimento Contábil, Tributário e Societário passou por Feira de Santana na manhã dessa sexta-feira (21/10) e por Serrinha no turno da tarde. O presidente Antônio Nogueira e o conselheiro Daniel Queiroz foram os responsáveis pro apresentar os temas de grande relevância à classe contábil das localidades. A próxima edição do evento, que tem percorrido o estado da Bahia, acontecerá em Barreiras, no dia 31/10/2016. A programação completa de eventos de educação continuada do CRCBA está disponível no site: http://www.crcba.org.br/


Em Feira, o presidente Antônio Nogueira e o conselheiro Daniel Queiroz receberam os certificados da Delegada do CRCBA em Feira de Santana, Tânia Bomfim, e do Conselheiro Miguel Ângelo Boaventura, ao lado de representantes locais. 



Em Feira de Santana, o evento foi realizado no auditório da Associação Comercial local.


Em Serrinha, na mesa de abertura do evento, o conselheiro Daniel Queiroz (à esquerda), o presidente Antônio Nogueira, o ex-Delegado do CRCBA em Serrinha José Edmundo Bacellar e o Delegado atual Elimar Oliveira Bittencourt.


Em Serinha, o Circuito foi realizado no espaço Mário Alves.

folder-01-01

PREFEITURA DE SALVADOR REALIZA WORKSHOP DE INCENTIVOS FISCAIS

No dia 26 de outubro de 2016, a Prefeitura Municipal de Salvador, através do Escritório Salvador Cidade Global, com apoio da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (SEMPS), realizará o Workshop Incentivos Fiscais, em Salvador. O evento tem a parceria do Banco Itaú, e não há quaisquer custos para os participantes. O objetivo é capacitar tanto as empresas com possibilidade de investir com esses mecanismos, quanto as organizações que podem captar recursos para a concretização de projetos sociais. 

As atividades acontecerão em dois momentos do dia: pela manhã, voltada para representantes de potenciais empresas investidoras e representantes de classes que atuam com contabilidade e direito tributário e, na parte da tarde, focado nas entidades sem fins lucrativos e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal do Idoso. 

INFORMAÇÕES

DATA: 26 de outubro de 2016

HORÁRIO: 1º Turno –  Empresas - 08 às 12h; 2º Turno – Entidades e Conselhos - 13 às 17h.

LOCAL (PMS): auditório da SEFAZ municipal (Rua das Vassouras, nº 01, Centro), Salvador-BA.
PALESTRANTE: Bruno Barroso, sócio-diretor da Nexo Investimento Social (www.nexo.is).

INSCRIÇÕES: as vagas são limitadas e que a confirmação de presença deverá ser enviada até dia 21/10/2016, para o e-mail: rafaelarodrigues.cidadeglobal@gmail.com. Mais informações, falar com Rafaela Rodrigues, através do tel.: 3202-6186.

CRCBA PARTICIPOU DO I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

“O sistema de ensino precisa fortalecer o tema da educação em direitos humanos e ter como uma de suas responsabilidades, a formação de gestores e educadores para esta temática”. Foi com essas pa­la­vras que a profª Drª, Maria de Nazaré Tavares abriu, nesta segunda-feira (17), o I Seminário de Educação em Direitos Humanos - Políticas Públicas Educacionais e Sociais. Ela integra o Comitê Nacional para a Educação e Direitos Humanos e é referência na temática em todo o País. O Seminário acotneceu na segunda (17) e foi encerrado na terça-feira (18/10).


O presidente Antônio Nogueira, à direita, participou da mesa de abertura do Seminário.

Promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Seminário reuniu educadores, gestores escolares, conselheiros tutelares, estudantes de direito e profissionais das áreas de direitos humanos. O encontro traz palestras, mesas-redondas e debates sobre a temática, como o acesso a uma educação gratuita, de qualidade e inclusiva. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, a exemplo do subsecretário da educação, Nildon Pitombo, do presidente do CRCBA, ANtônio Nogueira, do diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Anatércia Contreiras.

“É um momento muito importante para a nossa sociedade baiana. A gente está vivendo um momento de muito preconceito, individualismo e esse debate é um esclarecimento. Tenho certeza que minha presença será de suma importância porque vai servir para que eu possa enriquecer a minha visão, a minha participação na sociedade”, informou o contador e escritor, Claudio Vieira, que possui uma doença rara, a Artrogripose Múltipla Congênita (AMC). Cláudio que possui braços e pernas atrofiadas e a cabeça “virada para trás”, é autor do livro “O Mundo está ao contrário” e trabalha fazendo palestras motivacionais em todo o país.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Wellington Cruz, e a coordenadora adjunta da Câmara de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Constança Carneiro Galvão, proferiram palestra sobre educação financeira e orçamento familiar durante o seminário, na segunda-feira (17/10). Essa palestra faz parte do projeto de sensibilização do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Na foto, os palestrantes recebem o certificado ao lado do presidente do Sindiconta-BA, Marco Aurélio Moura, e do profissional contábil e palestrante internacional Cláudio Vieira.

CRCBA ESTEVE PRESENTE NA IV SEMANA DE GESTÃO EMPRESARIAL E II SEMANA DE CONTABILIDADE DA UESC

Na noite dessa quinta-feira (20/10), o vice-presidente Técnico do CRCBA, Welington Ferraz, e a conselheira Valdeci dos Santos, participaram da solenidade de abertura da IV Semana de Gestão Empresarial e II Semana de Contabilidade da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus.

O tema do evento, que acontece até o dia 22/10, é  Gestão e Controle em Benefício da Sociedade e objetiva propiciar discussão e  compreensão de diversos assuntos inerentes às Ciências Contábeis e  Administrativas, bem como suas relações interdisciplinares. A entrada está condicionada a doação de 1kg de alimento não perecível (que será doado a entidades de apoio social) e podem ser realizadas pelo site, no credenciamento ou durante os minicursos.

FBC DIVULGOU GABARITO PRELIMINAR DO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2016.2

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) divulgou, no dia 19 de outubro, o Gabarito Preliminar do 2º Exame de Suficiência de 2016. Para acessar, clique aqui.

As provas foram aplicadas no dia 16 de outubro para 47.385 mil bacharéis em Ciências Contábeis.

A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) em até 60 dias, contados a partir da data de aplicação da prova.

VITÓRIA DA CONQUISTA RECEBE PALESTRA SOBRE JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA E TRIBUTAÇÃO DO INSS

cartaz-web

PROGRAMA GESTÃO E CONTABILIDADE ABRE PRIMEIRAS TURMAS NA BAHIA

emkt_curso_pos_mba_controle_gestao_terceiro_setor_equipe_docente