AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

 
III SEMINÁRIO: DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS NO BRASIL – SALVADOR-BA 18/10/2016
PALESTRA: ÉTICA, COMBATE A FRAUDES CONTÁBEIS E SANÇÕES AO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE - ITAPETINGA-BA 23/09/2016
CURSO: RISCOS E CONTROLES EMPRESARIAIS – SALVADOR-BA 28/09/2016
SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO CONTADOR – FEIRA DE SANTANA-BA 30/09/2016
CURSO: DISTRATO DE VENDAS NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA: ASPECTOS TRIBUTÁRIOS, CONTÁBEIS E LEGAIS - SALVADOR-BA 04/10/2016
CURSO: ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - SALVADOR-BA 07/10/2016
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO – FEIRA DE SANTANA/BA 21/10/2016

CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO - SERRINHA

21/10/2016
CIRCUITO DO APERFEIÇOAMENTO CONTÁBIL, TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO – SERRINHA/BA 21/10/2016
IV ENCONTRO DE PERITOS, MEDIADORES E ÁRBITROS CONTADORES DO ESTADO DA BAHIA - SALVADOR-BA 04 e 05/11/2016

 

3ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO "DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS" ACONTECERÁ EM 18/10

 

22 DE SETEMBRO - DIA DO CONTADOR

Prezado(a) Contador(a),

Há 71 anos, no dia 22/9/1945, foi criado o primeiro curso Superior de Ciências Contábeis do Brasil e esta data passou a ser atribuída ao “Dia do Contador”. Esse marco histórico de nossa profissão veio para homenagear os profissionais contábeis portadores do bacharelado em Ciências Contábeis, chamados Contadores.

Existe, entretanto, um fato histórico anterior à data comemorativa de hoje, que é a celebração do “Dia do Contabilista”, que nasceu de um encontro entre os profissionais contábeis e o Senador João Lyra, no dia 25 de abril de 1926. Na ocasião, o Senador recebeu homenagem da classe e proferiu a seguinte frase: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”.

Com a promulgação da Lei 12.249, no ano de 2010, o CFC expediu ofício aos Conselhos Regionais de Contabilidade, em abril de 2012, orientando-os a utilizarem o termo “profissional da Contabilidade” e não mais “Contabilista”, quando em referência conjunta às categorias dos Técnicos em Contabilidade e dos Contadores. Ficou, então, caracterizado o dia 25 de abril como o “Dia do Profissional da Contabilidade”, quando são celebrados os Técnicos e os Contadores brasileiros.

Entendemos a dia de 25 de abril como a data oficial de celebração da classe contábil brasileira, quando empreendemos campanhas nacionais por todo o sistema contábil brasileiro. Entretanto, celebrar o “Dia do Contador” em 22 de setembro significa resgatar uma parte crucial de nossa história e lembrar que os avanços e conquistas alcançadas em nossa jornada servem de espelho para o presente e para o futuro.

Desejamos a todos as Contadoras e Contadores brasileiros, especialmente aos profissionais baianos, que a Contabilidade seja guia e força motriz em suas vidas, sempre respaldada pela competência, pela ética e por todos os princípios e saberes propagados na honrosa formação profissional escolhida para o labor diário. Viva o Contador brasileiro!

Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia

ENTREVISTA DA SEMANA


Contador Edson Piedade Campos
Conselheiro do CRCBA



TEMA: Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC

Por meio da Resolução n.º 1502/2016, o CFC instituiu o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC/CFC). Em que consiste esse Cadastro?
Trata-se do cadastro dos profissionais da Contabilidade que se dedicam especificamente à Perícia Contábil, cadastro esse instituído, disciplinado e administrado pelo CFC, por meio do qual a Autoridade Contábil Brasileira certificará a plena habilitação profissional, promovendo regulamentação, educação continuada e fiscalização do exercício da atividade pericial.

Qual a importância desse Cadastro para o desenvolvimento da atividade de Perícia Contábil?
A atividade profissional de Perícia Contábil possui uma grande importância política e um grande alcance social, na medida em que, por meio da constituição da prova pericial contábil, os conflitos patrimoniais tendem naturalmente para uma justa e adequada solução. A Perícia Contábil é, portanto, uma poderosa ferramenta de pacificação de conflitos de natureza patrimonial.
Assim sendo, tal qual se verifica com a atividade de Auditoria Contábil, os Peritos Contadores reclamavam pela instituição de um cadastro específico, por meio do qual fosse possível promover adequada regulamentação e fiscalização da atividade profissional, além do necessário planejamento das ações de capacitação.
O CNPC/CFC veio atender a essa demanda histórica dos Peritos Contadores, constituindo-se, dessa forma, numa grande conquista da nossa categoria.

O CNPC/CFC atende às novas disposições do Novo Código de Processo Civil?
Sem dúvida que sim. O Código de Processo Civil de 2015, em vigor desde março de 2016, trouxe novas disposições acerca da prova pericial, entre elas a definição de que “Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.”
Além disso, restou estabelecido que, para formação do seu cadastro, os tribunais formularão consulta a diversas entidades, inclusive aos conselhos regulamentadores de profissão regulamentada.
A fim de que os Conselhos de Contabilidade possam atender à consulta feita pelos tribunais, necessário se faz a constituição de cadastros específicos no âmbito do próprio CFC.
Desta forma, além de garantir o atendimento da demanda dos Peritos Contadores, que tanto esperaram pela instituição do cadastro específico, o CNPC/CFC também garante o atendimento das disposições do Novo Código de Processo Civil.

Quais são os normativos que regulam o cadastro de peritos dos tribunais e o CNPC/CFC?

Em matéria de cadastro de peritos, existem dois normativos básicos que os profissionais devem dominar. O primeiro deles é a Resolução CNJ n.º 233/2016, que estabelece normas gerais sobre o Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos e Científicos dos Tribunais Brasileiros – o CPTEC. O segundo normativo já foi mencionado aqui, que é a Resolução CFC n.º 1502/2016, que estabelece normas gerais sobre o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis - CNPC/CFC.
Dominando esses dois normativos o Perito Contador terá as informações mais importantes acerca da instituição do cadastro de peritos dos tribunais e do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC.

Quais são os requisitos exigidos do Profissional de Contabilidade para garantir-lhe o cadastramento no CNPC/CFC
Por força da Resolução CFC n.º 1502/2016, o cadastramento dos profissionais no CNPC se dará em duas etapas. A primeira etapa vai até dezembro de 2016, exigindo-se do interessado apenas a comprovação de uma única experiência prévia na atividade de Perícia Contábil, seja como perito do juízo, seja como assistente técnico-pericial. Nesse primeiro momento, o profissional entra no sistema de cadastramento, que está disponível no site do CRCBA, envia a documentação solicitada e, estando tudo regular, terá o se cadastramento deferido.
A segunda etapa tem início a partir de janeiro de 2017, exigindo-se do interessado a aprovação em competente Exame de Qualificação Técnica – EQT, semelhante ao que é aplicado para ingresso no Cadastro Nacional de Auditores Independentes.
Em todos os casos, a partir de janeiro de 2017, para que o profissional possa se manter ativo no CNPC/CFC, será necessário que o cumprir o plano específico de Educação Profissional Continuada, como também hoje já eh exigido dos auditores contábeis.

Quantos profissionais encontram-se hoje inscritos no CNPC/CFC?
Considerando que estamos hoje em 15/09/2016, o CNPC/CFC registra 1.336 profissionais cadastrados, dos quais 65 são baianos.

Em face da instituição do CNPC/CFC, quais as perspectivas que se abrem para o exercício da atividade de Perícia Contábil?
As expectativas para a Perícia Contábil no Brasil são verdadeiramente muito boas. Creio que o CNPC/CFC inaugura um período de franco desenvolvimento da atividade, tanto do ponto de vista institucional (político), como do ponto de vista técnico (Educação Continuada).
Sem dúvida, com o CNPC/CFC, teremos a oportunidade de melhorar a prestação do serviço de Perícia Contábil, contribuindo ainda mais para a justa e pacífica solução dos conflitos de natureza patrimonial.

Como é a experiência de ser membro da Comissão de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA (CPEMA/CRCBA)?
Tem sido uma experiência muito gratificante. Eu venho aprendendo muito com meus ilustres colegas membros da Comissão, assim como com os colegas visitantes, que sempre marcam presença em nossas reuniões mensais. O grupo é muito qualificado e comprometido, composto por profissionais de larga e experiência no exercício da Perícia Contábil e que tem se mostrado muito disposto a contribuir para o desenvolvimento dessa nossa tão importante atividade profissional contábil.

A Comissão teve alguma participação no processo de criação do CNPC/CFC?
Sim, a CPEMA/CRCBA teve uma participação destacada no processo de criação do CNPC/CFC. Desde 2015, nosso grupo já vinha trabalhando firme num projeto de Cadastro Estadual de Peritos Contadores, a fim de que o CRCBA pudesse melhor atender às demandas por indicação de profissionais, formuladas pelo Poder Judiciário Baiano. Dessa forma, quando o CFC convocou a audiência pública para regulamentar o CNPC/CFC, já tínhamos amadurecidas diversas soluções que acabaram sendo sugeridas pela CPEMA/CRCBA e acatadas pelo CFC.

Vossa Senhoria deseja deixar alguma mensagem aos Profissionais que atuam na atividade de Perícia Contábil?
Duas. A primeira é que a CPEMA/CRCBA está de portas abertas para acolher todo e qualquer profissional interessado em contribuir para o desenvolvimento da Perícia Contábil. Venham nos visitar em nossas reuniões ordinárias mensais, cujo calendário encontra-se divulgado no portal da Transparência do CRCBA. Basta fazerem um contato prévio com a Câmara Técnica para providenciarmos o seu acolhimento e chegarem junto que será um prazer recebe-los.
A segunda mensagem é uma convocação. Se você é Profissional da Contabilidade desenvolve atividade na área de Perícia Contábil, então, não perca a chance de se cadastrar no CNPC/CFC, ainda em 2016, sem a exigência de se submeter a Exame de Qualificação Técnica, bastando comprovar uma única atuação profissional. Leia atentamente a Resolução CFC n.º 1502/2016, entre no sistema de cadastramento, cujo link se encontra no site do CRCBA, e venha fazer parte desse time de vencedores, que são os Peritos Contábeis Cadastrados no CNPC/CFC. O cadastramento é gratuito e garante a certificação da regularidade do exercício da atividade de Perícia Contábil. Qualquer dúvida, faça contato com o Setor de Registro e Cadastro do CRCBA.

EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL - PREVINA-SE!

A Receita Federal, em comunicado enviado às entidades contábeis, informa que dará início no dia 26 de setembro de 2016 ao procedimento de exclusão de ofício de empresas do Simples Nacional, motivada por débitos com exigibilidade não suspensa, previdenciários e não previdenciários, do Simples Nacional ou não, tanto no âmbito do Receita Federal como da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Buscando alertar e conscientizar os responsáveis pelo acompanhamento fiscal destas empresas, o CRCBA e o SESCAP BAHIA listam algumas advertências de como se devem comportar diante desta situação.

Clique aqui para acessar o perguntas e respostas.

 

ÁREA FEDERAL

No período de apuração dessa edição, não foram publicadas novidades pela Receita Federal.

ÁREA ESTADUAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2016, DOE DE 17/09/2016
Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal. (Leia mais)

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2016, DOE DE 17/09/2016
Relaciona os produtos considerados como cosméticos para efeitos da incidência do adicional do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza. (Leia mais)

ÁREA MUNICIPAL

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEFAZ/DGRM Nº 26/2016, DOM DE 22/09/2016
Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Leia mais)

LEI Nº 9.148 /2016 DOM  13/09/2016
Dispõe sobre o Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador e dá outras providências. (Leia mais)

MINISTÉRIO DA FAZENDA-RECEITA FEDERAL DO BRASIL.
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 137, DE 16 DE SETEMBRO DE 2016
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS. EMENTA: SIMPLES NACIONAL. RETENÇÃO NA FONTE. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 129, DE 31 DE AGOSTO DE 2016
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ. EMENTA: PERFURAÇÃO DE POÇOS DE ÁGUA. CONSTRUÇÃO CIVIL. LUCRO PRESUMIDO. PERCENTUAL. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4028, DE 19 DE SETEMBRO DE 2016
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ LUCRO PRESUMIDO. ATIVIDADE GRÁFICA. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF04 Nº 4029, DE 19 DE SETEMBRO DE 2016
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ. BASE DE CÁLCULO. DESCONTOS INCONDICIONAIS. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF08 Nº 8014, DE 25 DE AGOSTO DE 2016
Assunto: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – IRRF DIÁRIAS. ISENÇÃO. (Leia mais)

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS
Artigos

PEC 241, a moratória do contrato social
A medida, que limita os gastos públicos por 20 anos, consagra o Brasil como paraíso dos rentistas Fonte: Carta Capital. (Leia mais)

Receita irá excluir empresas com débitos do Simples Nacional
A Receita Federal do Brasil informou recentemente que, a partir deste mês de setembro, irá notificar as empresas do Simples Nacional que possuem débitos tributários ou previdenciários e, caso esses não sejam pagos, haverá na sequência o procedimento de exclusão por oficio de pessoas jurídicas optantes pelo regime simplificado de tributação. Fonte: Portal N10. (Leia mais)

e-CAC disponibiliza novo serviço aos contribuintes
Ato Declaratório Executivo 26/2016 Fonte: COAD. (Leia mais)

Termina em 30 de setembro o prazo de entrega da DITR 2016
A DITR (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) é a declaração que deve ser apresentada por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular do domínio útil (enfiteuta ou foreira) ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural. Deverá ser apresentada uma declaração para cada imóvel rural que pertencer ao contribuinte. Fonte: COAD. (Leia mais)

Vale a pena internacionalizar as operações do meu escritório contábil?
Você tem pensado em internacionalizar as operações do seu escritório de contabilidade para expandir seu mercado para além dos clientes brasileiros? Ainda está em dúvida se vale a pena investir nisso? Então confira aqui quais são os prós e os contras de optar pela convergência do seu escritório contábil para as normas internacionais. Fonte: Sage. (Leia mais)

Receita Federal esclarece condições de validade para confirmação de entrega da ECD
A Receita Federal publicou nesta segunda-feira (19), no Diário Oficial da União, a IN nº 1660/2016 que regulamenta a apresentação da ECD. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

Simples Nacional – Consolidação do conceito de Receita Bruta
Com o advento da publicação da Resolução nº 129/2016 (DOU de 19/09) do Comitê Gestor do Simples Nacional (19/09), veio à tona a discussão sobre o conceito de receita bruta para fins de cálculo do Simples Nacional. Fonte: Siga o Fisco. (Leia mais)

Você sabe como fazer a substituição do Livro Digital (ECD) após sua autenticação?
Parte essencial da Escrituração Digital Contábil (ECD), a autenticação do Livro Diário Escriturado sempre foi feita diretamente pelas juntas comerciais ao receber os arquivos do SPED   Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

Esclarecimentos sobre a Resolução CGSN nº 129
Ela apenas consolida entendimentos já exarados anteriormente pelo Comitê Gestor do Simples Nacional Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

Com a evolução da tecnologia, contador precisa se reinventar
Ao pensar na figura do contador, muitos remetem à imagem de alguém rodeado de papéis, que se limita a fazer contas na calculadora e anotar tudo em livros pesadíssimos Fonte: Tribuna do Norte. (Leia mais)

Empresas devem estar atentas às atualizações do Bloco K em 2017
A partir de 2017 a Receita Federal do Brasil apertará o cerco e as empresas devem estar atentas à obrigatoriedade do Bloco K no âmbito do SPED. Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

DTTA deve ser entregue até 30/Setembro
A Declaração de Transferência de Titularidade de Ações – DTTA é mais um obrigação fiscal acessória a ser cumprida pelas empresas, relacionada a exigência do imposto de renda sobre o ganho de capital com ações. Fonte: Blog Guia Contábil. (Leia mais)

A hora e a vez de o contador assumir o protagonismo nas decisões
Nesta quarta-feira, 22 de setembro, os mais de 343 mil contadores brasileiros comemorou mais um Dia do Contador. Porém, neste ano, muito mais do que atentar às novidades nos sistemas e ferramentas a serem utilizadas, os profissionais contábeis têm o desafio de acompanhar todos os novos desafios do ambiente de negócios brasileiro, na contabilidade pública, na auditoria e na perícia contábil, e contribuir com a tão falada mudança de cultura empresarial. Fonte: Jornal do Comércio. (Leia mais)

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Regra facilita recolhimento do FGTS de trabalhador doméstico
Desde outubro de 2015, o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) se tornou obrigatório também para trabalhadores domésticos, que prestam serviços de forma contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial. Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

Plano de Proteção ao Emprego – Perguntas e Respostas
O Plano de Proteção ao Emprego – PPE é um programa que visa preservar os empregos dos trabalhadores de empresas que se encontram temporariamente em situação de dificuldade econômico-financeira. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

SEFIP – Não Preenchimento – Contribuição sobre Serviços de Cooperativa
Em tal hipótese, o não preenchimento de tais informações não configura o cometimento da infração a que se refere o art. 32-A da Lei nº 8.212, de 1991. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

eSocial estabelece novo cronograma de implantação
A partir do dia 16 de setembro, o eSocial irá fazer os cálculos das principais verbas rescisórias dos empregados domésticos. Fonte: Contabilidade na TV. (Leia mais)

Manual do eSocial - Módulo Empregador Doméstico tem nova Versão
Foi disponibilizada a Versão 1.7 do Manual de Orientação do eSocial para o Empregador Doméstico. Fonte: COAD. (Leia mais)

Propostas de mudança nas leis trabalhistas devem ser feitas só em 2017
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou hoje (21) que o governo só deve enviar a proposta de reforma na legislação trabalhista ao Congresso Nacional no segundo semestre do ano que vem. Segundo o ministro, a prioridade no momento “é resolver a questão do maior déficit fiscal da história do país”. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

Falta de Registro do empregado e as consequências atribuídas à Empresa
O vínculo empregatício se caracteriza pelo que estabelece o art. 3º da CLT, ou seja, uma vez presente os requisitos dispostos no referido dispositivo, a empresa estará obrigada a atender todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias legalmente previstas para com o empregado que teve o vínculo reconhecido. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

Contribuição Previdenciária Patronal na contratação de MEI
A empresa que contrata MEI está obrigada recolher a Contribuição Previdenciária Patronal – CPP? Fonte: Siga o Fisc. (Leia mais)

LEGISLAÇÃO FEDERAL DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

LEI Nº 13.338, DE 19 DE SETEMBRO DE 2016.
Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor de Encargos Financeiros da União e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, crédito suplementar no valor de R$ 2.457.162.512,00, para reforço das dotações constantes da Lei Orçamentária vigente. (Leia mais)

LEI Nº 13.339, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016.
Abre crédito extraordinário, em favor da Justiça Eleitoral, no valor de R$ 150.000.000,00, para o fim que especifica. (Leia mais)

DECRETO Nº 8.851, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016
Dispõe sobre a substituição de Ministros de Estado, do Advogado-Geral da União e do Presidente do Banco Central do Brasil. (Leia mais)


COAF

Fonte: CFC

Os profissionais e as organizações contábeis para atenderem a Resolução CFC 1445/13 perante os seus clientes deverão adotar os seguintes procedimentos: devem esclarecer aos seus clientes os propósitos da Lei e da Resolução e incluir nos contratos de prestação de serviços (que tem por objetivo estabelecer os direitos e deveres dos profissionais e organizações contábeis na relação com seus clientes), cláusula que ressalta a obrigação de cumprimento à Lei n.º 9.613/98 e alterações e a Resolução CFC n.º 1.445/13.

Dada a relevância das obrigações legais, recomenda-se que os profissionais da Contabilidade, entre outros procedimentos, orientem também seus colaboradores a atenção necessária para o cumprimento da Lei.



PRESIDENTE ANTÔNIO NOGUEIRA SE REÚNE COM MEMBRO DA COMISSÃO DE JOVENS LIDERANÇAS



Na tarde dessa quarta-feira (21/9), o presidente Antônio Nogueira se reuniu com o membro da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do CRCBA, Paulo Neto, quando foram discutidos alguns projetos voltados para os estudantes de Ciências Contábeis.

VICE-PRESIDENTE E CONSELHEIRO DO CRCBA PARTICIPAM DE SEMANA DO CONTADOR DA FASB

 

Com informações - FASB

Contabilidade e Contemporaneidade foi o tema escolhido para VII Semana do Contador da Faculdade do Sul da Bahia – FASB, realizada nos dias 15 e 16 de setembro. O evento organizado pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Neuma Tigre e pelos professores do colegiado Carlos Nascimento e Adriana Esteves contou com palestras de cunho educacional e atualização profissional.

Na noite de abertura, realizada na quinta-feira, 15, os alunos egressos Romilson Binas; Patrícia Lopes; Gidalva Luz e Jefferson Berto narraram relatos de experiências e desafios enquanto alunos, bem como as oportunidades após conclusão do curso.

fasb1
Já na sexta-feira, 16, os alunos acompanharam a palestra; Ética, combate a fraudes contábeis e sanções ao profissional contador com Welington Menezes Ferraz – contador eVice-Presidente Técnico do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – (foto acima).

fasb2
Conselheiro Gerson Caldas – CRCBA.

Na ocasião, prestigiaram o evento personalidades da aréa contábil como; João Amaral Neto, Delegado do CRCBA de Teixeira de Freitas; João Batista Arifa Mota, Sub delegado Delegado do CRCBA de Teixeira de Freitas; Deraldo Santana Cruz, Coordenador das Delegacias do Sul da Bahia;  Gerson Caldas, Conselheiro do CRCBA;  Lucilio Alves de Oliveira, Contador; Adel Fernandes Brito, Contador; Abess Fernandes Brito, Contador.

Os diretores da FASB; Daniel Zaniqueli, administrativo financeiro; Ir. Leidiana Luciano, diretora acadêmica em exercício e Vera Mora, conselheira consultiva, também compareceram a VII Semana do Contador.

Após o ciclo de palestras a coordenadora Neuma Tigre agradeceu a participação dos palestrantes e dos alunos que muito enriqueceram o evento com suas contribuições e interações com os convidados.

 fasb3

CRCBA PARTICIPA DA III SEMANA CIENTÍFICA DA UNEB EM BARREIRAS



A III Semana Cientifica da UNEB Barreiras foi iniciada no dia 21/09/2016, com participação da UNEB, UFOBA, CRCBA, Senar-BA e Sindicato Rural de Barreiras. O tema da programação foi voltado ao Agronegócio, importância relevante à profissionalização e incentivo à área acadêmica na especialização em Contabilidade Rural. A Delegada do CRCBA em Barreiras, Keiko Ueda, fez parte da mesa que dirigiu os trabalhos.

DELEGACIA DO CRCBA EM BARREIRAS REALIZOU CAFÉ DA MANHÃ EM HOMENAGEM AO DIA DO CONTADOR

A Delegacia do CRCBA em Barreiras recebeu os profissionais com um café da manhã em celebração ao Dia do Contador, nessa quinta-feira (22/9). Na foto, a Delegada Keiko está ao lados dos profissionais.

PALESTRA SOBRE ALTA PERFORMANCE CELEBRA O DIA DO CONTADOR EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS


A Delegacia do CRCBA em Santo Antônio de Jesus realizou a palestra "10 Características Do Profissional de Alta Performance", no dia 22/9, em homenagem ao Dia do Contador, no hotel Solemar, em Santo Antônio de Jesus. O evento contou com a participação da Junta Comercial do Estado da Bahia - JUCEB, da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus - ACESAJ, SEBRAE e outras instituições locais. O coaching Fernando Araújo foi o responsável por abordar o tema.

Na foto, da esquerda para a direita, Raimundo Diorandes de Brito, representante do Sebrae;  Jamile Souza; Genival Deolino Souza; a Delegada do CRCBA Ana Paula Nogueira Rodrigues; o representante da ACESAJ, Gildete Batatinha; Marrielson Santos; a representante da JUCEB, Kelly Barbosa; a representante da ACESAJ, Nadielly Andrade e o palestrante Fernando Araújo.

CRCBA ESTEVE PRESENTE NA SEMANA DO CONTADOR DA UNEB EM CAMAÇARI


O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Wellington Cruz (foto), acompanhado das Delegadas Marineide Nunes (Camaçari) e Tânia Bomfim (Feira de Santana), representaram o CRCBA na abertura da Semana do Contador da UNEB de Camaçari, realizada na última quarta-feira (21/9). Na ocasião, a Delegada Tânia Bomfim e o professor Nailton Cazumbá, coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRCBA, realizaram palestra.

DELEGACIA DO CRCBA EM ITAPETINGA REALIZOU PALESTRA SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL



A Delegacia do CRCBA em Itapetinga realizou, no dia 23/9 (sexta-feira), a palestra “Ética, Combate a Fraudes Contábeis e Sanções ao Profissional da Contabilidade”, ministrada pelo vice-presidente Técnico do CRCBA, Welington Menezes Ferraz. O evento foi realizado no auditório da COOPARDO, em Itapetinga, em comemoração ao Dia do Contador. Na oportunidade, foram arrecadado 63 quilos de alimentos não perecíveis como forma de taxa de inscrição solidária. Os donativos foram destinados à entidade filantrópica Lar Laura Carvalho, que cuida de idosos carentes na localidade. 

SUBDELEGADO DO CRCBA MINISTROU PALESTRA SOBRE SISTEMA CFC/CRCs EM EVENTO DA UNIFACS



O Subdelegado do CRCBA em Feira de Santana, Jaguaratan Souza (foto), ministrou palestra sobre o Sistema CFC/CRC's e as ações voltadas aos estudantes e jovens profissionais empreendidas pelos Conselhos de Contabilidade para os alunos de Ciências Contábeis da UNIFACS de Feira de Santana, durante evento realizado em celebração ao Dia do Contador, na última quinta-feira (22/9).

CRCBA PARTICIPOU DA 5ª FEIRA DE ESTÁGIO E EMPREGO DA UNIFACS, EM SALVADOR


Na foto, a coordenadora Litânia Azevedo apresenta os projetos do CRCBA ao aluno do 3º semestre de Ciências Contábeis André Santos.

O CRCBA esteve presente na 5ª Feira de Estágio e Emprego da UNIFACS, realizada em Salvador, nos dias 21 e 22/9. O evento realizou palestras, workshops, oficians, seleção de trainees e disponibilizou stands de diversas instituições de classe, incluindo o CRCBA. A coordenadora Técnica Litânia Azevedo e a coordenadora do setor de Registro Ramaiana Assis estiveram presentes e orientou os alunos que visitaram o stand do CRCBA sobre a função do órgão e as ações empreendidas para o público jovem.


A coordenadora Ramaiana Assis visitou as salas do curso de Ciências Contábeis e levou informações do sistema contábil brasileiro aos alunos.

VICE-PRESIDENTE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL SE REUNIU COM REPRESENTANTES DE COOPERATIVISMO BAIANO



O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Wellington Cruz, acompanhado da coordenadora de Desenvolvimento Profissional Adailce Santos, recebeu representantes do Sistema Baiano de Cooperativas OCEB-SESCOOP-BA para tratar de ações educativas para a área de Contabilidade voltada para cooperativas.

CURSO RISCO E CONTROLES EMRPESARIAIS (28/9)

cartaz-01

IV ENCONTRO DE PERITOS, MEDIADORES E ÁRBITROS CONTADORES DA BAHIA 

cartaz-web

PROGRAMA GESTÃO E CONTABILIDADE ABRE PRIMEIRAS TURMAS NA BAHIA

EMKT_curso_pos_mba_controle_gestao_terceiro_setor

Salvador: Repatriação de Recursos: regras, benefícios e desafios da regularização de ativos e de sociedades Offshores

Data: 27/09/2016 (terça-feira)
Horário: 9h00min às 12h00min
Local: CRA – BA (Av. Tancredo Neves, 999 – Caminho das Árvores, Salvador – BA)

Com a recente sanção da Lei 13.254/16, foi introduzido no Brasil o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) de recursos, bens ou direitos de origem lícita, não declarados ou declarados incorretamente, remetidos, mantidos no exterior ou repatriados por residentes ou domiciliados no Brasil. A ANEFAC, a Braga & Moreno e o Banco Modal convidam você a participar de seminário que irá discutir o assunto.

A lei, bem como a norma da Receita Federal do Brasil que a regulamenta, traz inúmeros pontos controvertidos e inconstitucionais, que merecem uma análise mais profunda por aqueles que pretendem aderir ao programa. O contribuinte deve apresentar a declaração única de regularização e o recolhimento de 15% de imposto, e da multa de 100% sobre o imposto, totalizando 30%. Em contrapartida, terão anistia de alguns crimes, como os de lavagem de dinheiro, falsificação, evasão de divisas e sonegação fiscal. O prazo para a adesão será dia 31 de outubro de 2016.

Estima-se que atualmente haja entre US$ 7 e US$ 12 trilhões depositados nos inúmeros paraísos fiscais espalhados ao redor do mundo, como a Suíça, Mônaco, Ilhas Cayman e Liechestein.

Conteúdo:
– Atualidades do RERCT e os avanços da interpretação da Lei 13.254/2016. A experiência internacional nos casos de exclusões. Dever de transparência e segurança jurídica;
– A Lei de Repatriação e sua regulamentação: principais questões ainda pendentes;
– A retroação de efeitos no RERCT e a declaração dos “trusts”, fundos, “holdings” e outros casos que podem gerar dúvidas sobre dupla cobrança sobre os titulares, bem como o que fazer?;
– Tributação dos “gastos” e dos rendimentos auferidos a partir de 31.12.2014 e os efeitos da retificação das declarações;
– Ainda há tempo para modificação da legislação do RERCT? Quais as dúvidas ainda existentes? O que pode mudar?

Programa:
• 08h30 Recepção, Welcome coffee e Networking
• 09H00 Abertura – ANEFAC
• 09h05 Conteúdo técnico: Braga & Moreno
• 10h30 Conteúdo: Banco Modal
• 11h05 Espaço para perguntas
• 11h30 Encerramento – ANEFAC

Política de cancelamento 
Caso o inscrito não possa participar, é necessário comunicar a desistência com antecedência de 48 horas, pelo e-maileventos@anefac.com.br ou pelo telefone 11 2808-3266.

Não haverá reembolso do valor de inscrição, mesmo com o aviso de 48 horas, a ANEFAC oferece um crédito para a participação em outro evento da entidade a ser realizado, em outra data de livre escolha pelo participante, que tenha o mesmo valor. A ANEFAC não realizará estorno em cartão de crédito.

 

SEMINÁRIO CUSTEIO PREVIDENCIÁRIO - 18/10/2016

CONFIRA AGENDA DE CURSOS DO SINDICONTA-BA

 

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO DA UCSAL - INSCRIÇÕES ABERTAS


MBA EM CONTABILIDADE E CONTROLE APLICADOS AO SETOR PÚBLICO