AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

 
CURSO: ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DO ICMS DO ESTADO DA BAHIA - VITÓRIA DA CONQUISTA 20/07/2016
CURSO: IMPAIRMENT- SALVADOR/BA 21/07/2016
FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E PREST. CONTAS DE CANDIDATOS E PART. POLÍTICOS P/ELEIÇÕES/16-SALVADOR 22/07/2016
II WORKSHOP DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR 27/07/2016
Seminário Contábil-fiscal e de Auditoria – As Grandes Alterações para 2016 11/07/2016
 
 

Prezado(a) colega,

Daqui a 29 dias estaremos juntos escrevendo um capítulo muito especial da história da profissão contábil em nosso país – o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade – CBC. O Centro de Convenções do Estado do Ceará – um dos mais modernos do mundo - receberá mais de 8.000 profissionais e estudantes de Contabilidade. A comitiva baiana já tem mais de 400 participantes e estamos muito felizes em contar com a sua presença!


Elencamos, abaixo, os principais motivos pelos quais você não pode ficar de fora:

  • 190 atividades técnicas com especialistas internacionais e nacionais;

  • 20 pontos garantidos no Programa de Educação Profissional Continuada;

  • sorteio de 05 carros 0km durante o Congresso;

  • aumento da rede de relacionamento profissional;

  • grande agenda cultural com a Caminhada da Cidadania e artistas de peso da região.

O stand do CRCBA no Congresso será o nosso ponto de encontro. Lá, iremos confraternizar com nossos colegas de profissão, grandes mestres da Contabilidade de nosso estado, conselheiros do CRCBA, ex-presidentes e, acima de tudo, nossos amigos.

Nos vemos em Fortaleza!

Cordialmente,

Contador Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
Presidente do CRCBA
 

 

ENTREVISTA DA SEMANA

wellington-cruz
Contador Wellington do Carmo Cruz
Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA

CRCBA – Após quatro anos à frente do CRCBA, como presidente, você assume o desafio de ser vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional da instituição. Quais são seus principais objetivos e projetos para essa nova missão?
Primeiramente, digo que será uma missão difícil, considerando que estarei substituindo o Vice-Presidente Wellington Ferraz e, antes dele, a nossa eterna Presidente Maria Constança Carneiro Galvão. Ambos fizeram um trabalho brilhante à frente da área de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA. O nosso principal objetivo será de dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, aproximando ainda mais o Profissional da Contabilidade do seu Orgão de Classe, através de eventos de Capacitação. No ano de 2016, resgataremos os projetos “Quintas do Conhecimento” (Sempre realizados nas quintas-feiras a noite) e “Educação Continuada aos Sábados” (realizado nos sábados pela manhã). Dentro desses dois projetos, realizaremos palestras na sede do CRCBA, com até 4 horas de duração, sempre com temas técnicos e do dia a dia do profissional contábil.

Em 2016, os profissionais da Contabilidade que são responsáveis técnicos pela preparação das Demonstrações Contábeis e/ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas sujeitas à contratação de auditoria de Empresas Auditadas pela CVM, BACEN e SUSEP terão de cumprir Educação Continuada, assim como os Auditores já fazem. Então, precisaremos ofertar mais eventos pontuados de acordo com o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC – NBC PG 12 (R1), proporcionando a esse profissional capacitação frequente.

CRCBA – A Educação Profissional Continuada (EPC) já é obrigatórias aos profissionais contábeis auditores e, a partir de janeiro deste ano, passou a ser exigida também aos responsáveis técnicos e gerentes de elaboração de demonstrações contábeis em empresas sujeitas à auditoria independente. O que será feito para atender a esse novo público?
Conforme a NBC PG 12 (R1), os CRC’s têm a responsabilidade de incentivar a implementação de atividades de capacitação que permitam o cumprimento da Norma de Educação Continuada. O CRCBA, desde o advento da norma em 2005, tem realizado eventos pontuados. Porém, precisaremos realizar eventos que sejam pontuados também para os Preparadores das Demonstrações Contábeis. No ano de 2015, convidamos as Capacitadoras que são registradas no CRCBA para uma reunião, pois boa parte dessas são Empresas de Auditoria que realizam treinamentos para o seu quadro de funcionários. Logo, fizemos uma sensibilização para que essas empresas realizem cursos também para o público externo.

Além disso, O CRCBA estará também realizando eventos em parceria com essas Capacitadoras, buscando realizar cursos que condizem com as atividades no dia a dia do profissional. Veja, não buscamos apenas que os Profissionais cumpram com a norma. Além de cumprir, eles irão ser de fato capacitados, trazendo retorno a seus empregadores. Temos uma programação para realizar eventos credenciados que possibilitem aos Auditores e Preparadores 60 (sessenta) pontos de Educação Continuada no ano de 2016. Nesse ano, o CFC, por meio da resolução nº 1.502/2016 , criou o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). Em breve, os profissionais que atuam na Perícia Contábil também precisarão cumprir Educação Continuada, assim como os Auditores e Preparadores.

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, existe uma estimativa que no próximo ano receberemos 6.000 relatórios de atividades de Preparadores e Auditores, ou seja, teremos muito trabalho pela frente.

CRCBA – Existe uma espécie de tabela de cálculo dos pontos de EPC. Em recente alteração feita na NBC PG 12, a tabela anual de pontos sofreu modificação. Como essa pontuação está distribuída e quais as consequências dessa mudança?
A Norma de Educação continuada vem sofrendo alterações ao longo do tempo. Todas elas foram necessárias para a adequação às necessidades do Sistema CFC/CRC´s e dos profissionais. Anteriormente, o profissional precisava cumprir 96 pontos durante o triênio, logo, era preciso o fechamento do triênio para verificarmos se o profissional cumpriu ou não com a norma. No ano de 2012, o CFC fez a última alteração em relação à pontuação. Desde então, o profissional precisa comprovar 40 (quarenta) pontos anuais de Educação Continuada. Essa mudança trouxe celeridade ao processo de análise dos relatórios de atividades, bem como as justificativas pelo eventual descumprimento do programa. A comprovação é feita mediante a apresentação de relatório de atividades que deve ser protocolado até o dia 31/01 do ano subsequente, no CRC de Jurisdição do Profissional. Essas atividades compreendem: 1 – A participação em cursos e eventos credenciados, cursos de pós-graduação oferecidos por IES registradas no MEC; 2 – Atividades de docência em cursos de graduação, pós-graduação, cursos de extensão ou como instrutor em eventos; 3 – Participação em Comissões Técnicas, Bancas Acadêmicas e orientação de tese, dissertação ou monografia; 4 – Produção Intelectual como autor de livros, publicação de artigos em revistas, jornais nacionais e internacionais. Existem formas diversificadas para que o Auditor ou Preparador obtenha os 40 pontos no ano.

CRCBA – Na mesma alteração da NBC, está a inclusão das universidades corporativas de empresas de grande porte e departamentos de treinamento como prestadores de EPF. Como o Sistema CFC/CRC’s orienta e supervisiona a prestação desses serviços?
Compete aos Conselhos Regionais de Contabilidade receber os pedidos de credenciamento das instituições a serem reconhecidas como capacitadoras e emitir seu parecer. Após a homologação no plenário do CRC, submete-se à apreciação da Comissão de Educação Profissional Continuada do CFC. Os nossos colaboradores e conselheiros da Câmara de Desenvolvimento Profissional e Institucional analisam toda a documentação encaminhada pelas empresas e Universidades, verificando a autenticidade e se toda a documentação está de acordo com a NBC PG 12 (R1). É um trabalho muito preciso e de grande responsabilidade, com o qual seguimos estritamente os parâmetros da norma para o credenciamento de uma Instituição como capacitadora. Após o credenciamento, o CRC tem a responsabilidade de verificar, por meio da fiscalização, a efetiva realização dos cursos e dos eventos na forma em que foram homologados, bem como a capacitadora fica obrigada a nos encaminhar anualmente a relação de eventos/cursos, com datas, nome dos facilitadores e o nome dos participantes certificados. Para 2016, estamos planejando reuniões com maior periodicidade com as capacitadoras, para discutirmos a norma e levarmos sugestões ao CFC. Atualmente, o CRCBA possui 12(doze) capacitadoras credenciadas e ativas, e temos mais duas em processo de credenciamento.

CRCBA – Segundo o CFC, o objetivo do projeto de Educação Continuada é atualizar os conhecimentos e capacitar os profissionais contábeis. Qual a estratégia utilizada pela Câmara de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA para oferecer aos profissionais um conteúdo de qualidade técnica?
Além de atualizar os conhecimentos e capacitar os profissionais contábeis, o Programa de Educação Continuada é uma ferramenta de valorização da nossa profissão. Enquanto tivermos profissionais preparados para o mercado atual, os empresários e gestores públicos entenderão a grande responsabilidade que o profissional contábil tem nas mãos, bem como sua importância para a sobrevivência da empresa e dos entes públicos. Nos próximos 2 anos, realizaremos não só cursos que envolvam a matéria tributária, mas também voltados aos Pronunciamentos Contábeis – CPC, às IFRS e NBC´s, Ética na Profissão, Responsabilidade do Contador, Marketing Contábil, dentre outros. Alguns desses cursos realizaremos em parceria com as capacitadoras credenciadas no CRCBA, dessa forma, trazendo profissionais gabaritados que atuam nas empresas de Auditoria para ministrar cursos e serem somados ao nosso cadastro de palestrantes.

Como estratégia, a Câmara de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA busca: 1) Pesquisar Normas e procedimentos adotados através das atualizações do CPC’s que normalmente são divulgados pelo Conselho Federal de Contabilidade; 2) Através dos Relatórios de Avaliações dos eventos, identifica-se os anseios da classe (o que a classe pede como curso de atualização), pois, dessa forma, identifica-se quais as demandas técnicas solicitadas pelos profissionais da Contabilidade; 3) Atualização da legislação (o que mudou referente a Contabilidade para pequenas e Médias empresas, Consolidação de Balanço, Impairment, alteração na legislação tributária, entre outros).

CRCBA – De acordo com sua vivência profissional e de representante da classe contábil baiana, quais são os temas que mais merecem atenção atualmente, no sentido de integrarem a grade de eventos educativos do CRCBA?
A profissão contábil está em constante mudança. Todos os dias temos novas Leis, Decretos, Decisões, Normas… E o profissional precisa estar antenado com tudo que acontece ao seu redor. No primeiro semestre, demos ênfase a cursos e eventos sobre as alterações na legislação do ICMS, novidades do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, Encerramento das Demonstrações Contábeis de 2015 e SPED. Abordamos também os Demonstrativos Contábeis no Setor Público e as alterações orçamentárias, durante o SINCASP- SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO, realizado nos dias 17 e 18/05. Ao longo desses próximos dois anos, falaremos também sobre a Governança Corporativa, Ética na Profissão, Responsabilidade do Contador, dentre outros assuntos pertinentes à profissão. Atualmente, o Brasil está passando por uma crise ética, política e econômica. É importante ressaltar que no meio desse momento crítico, o profissional da Contabilidade deve buscar oportunidades e continuar se qualificando.

CRCBA – Deixe um recado para os futuros profissionais da Contabilidade e também para aqueles que acabam de ingressar na profissão. Quais os caminhos mais promissores hoje para as Ciências Contábeis?
O Brasil está vivendo uma das suas maiores crises. É um grande momento para o profissional da Contabilidade fortalecer ainda mais o seu papel e sua importância para a sociedade. As empresas e os entes públicos estão buscando reduzir custos, logo, observo que as áreas como a Controladoria, Auditoria e Planejamento Tributário estão em forte crescimento. Os gestores e investidores precisam ainda mais de transparência, confiabilidade e lisura das Demonstrações Contábeis. Diante desse fato é que precisamos do profissional contábil que se qualifica e se prepara para um mercado cada vez mais competitivo. Deixo aqui o convite para Classe Contábil da Bahia, para que participe dos eventos do CRCBA e se aproximem do seu Órgão de Classe, fazendo suas sugestões e críticas, porque quando juntos, somos mais fortes.

 

 

dia-PAIS-2016

 

 

dia-PAIS-2016

 

 

ÁREA FEDERAL

ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB Nº 6, DE 09 DE AGOSTO DE 2016
Aprova a versão “Dercat - Perguntas e Respostas 1.1” que dispõe sobre a aplicação do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT). (Leia mais)

PORTARIA COANA Nº 59, DE 29 DE JULHO DE 2016
Altera os Anexos I, II e III da Instrução Normativa RFB nº 1.598, de 9 de dezembro de 2015, que dispõe sobre o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado. (Leia mais)

ÁREA ESTADUAL

Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ-BA durante o período de apuração dessa edição.

ÁREA MUNICIPAL

DECRETO Nº 27.543, DOM DE 09/08/2016
Regulamenta o inciso XXXI do art. 99 da Lei nº 7.186, de 27 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a retenção e o recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS pelas produtoras de eventos, espetáculos, shows, festivais e congêneres, na forma que indica.(Leia mais)

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS

O que é Saldo Credor do ICMS?
O saldo credor do ICMS é aquele em que o montante de créditos apurados (imposto pago nas notas fiscais de entrada) supera ao montante de débitos (imposto devido nas notas fiscais de saídas). Fonte: Blog Guia Tributário. (Leia mais)

Governo faz pente-fino em desonerações
A equipe econômica está passando um pente-fino nas desonerações tributárias para tentar cobrir os R$ 55 bilhões que faltam para o cumprimento da meta fiscal de 2017. Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

Proposta do Simples Internacional deve estar pronta até o final do mês
O prazo foi estipulado durante a primeira reunião de técnicos que irão formular a proposta para aumentar e incentivar as exportações das empresas de pequeno porte. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

4 dicas para motivar equipes em escritório contabil 1
O Brasil não é um país muito amistoso para o profissional de contabilidade. Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo Doing Business, divulgado pelo Banco Mundial e pela IFC (International Finance Corporation), as empresas gastam, em média, 2,6 h. Fonte: Sage. (Leia mais)

Contabilidade pode ser decisiva para novos negócios
Com o aumento do desemprego, um número cada vez maior de brasileiros busca no empreendedorismo uma alternativa para manter a renda. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)

O trabalho das empresas pode aumentar com mudanças no ISS
O imposto municipal poderá ser recolhido com base no domicílio do tomador do serviço, o que aumentaria as obrigações acessórias das empresas. Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

Novo Simples – Fisioterapia e Corretagem de seguro poderão pagar mais
Projeto de Lei 125/2015 que eleva o teto do Simples Nacional para R$ 4,8 milhões ameaça aumentar a carga tributária. Fonte: Siga o Fisco. (Leia mais)

Empresas com participação estrangeira têm prazo para fazer declaração
As empresas que não declararem estarão sujeitas a uma multa. Fonte: Fenacon. (Leia mais)

Empresas do Simples Nacional engrossam estatísticas de usuários da certificação digital no Brasil
A espécie de identidade da pessoa física ou jurídica em meio eletrônico passou a ser decisiva para a apresentação das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência. Fonte: Jornal do Comércio. (Leia mais)

Bloco K exige mais atenção a partir de janeiro de 2017
Contadores acompanham com atenção a obrigatoriedade do Bloco K no âmbito do Sped. Fonte: Jornal do Comércio. (Leia mais)

Débitos do Simples foram enviados para Inscrição em Dívida Ativa
Informamos que os débitos apurados no Simples Nacional, relativos aos períodos de apuração (PA) até12/2013, e que se encontravam em cobrança na Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB em 01/07/2016, foram enviados à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN para inscrição em dívida ativa, nos termos do art. 41 da Lei Complementar nº 123, de 2006. Fonte: Portal do Simples Nacional. (Leia mais)

MINISTÉRIO DA FAZENDA - RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Consultas Públicas, Decisões, Soluções de Consultas, Divergências etc.

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 55, DE 12 DE MAIO DE 2016
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ 
EMENTA: COOPERATIVAS. RECURSOS TRANSFERIDOS POR AUTARQUIAS POR MEIO DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. APLICAÇÃO FINANCEIRA. TRIBUTAÇÃO. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 71, DE 24 DE MAIO DE 2016
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ 
EMENTA: CESSÃO DE PREJUÍZOS FISCAIS. QUITAÇÃO ANTECIPADA DE PARCELAMENTO. EMPRESA CEDENTE. RECEITA. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 75, DE 24 DE MAIO DE 2016
ASSUNTO: IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE – IRRF 
EMENTA: As importâncias pagas ou creditadas a pessoa jurídica pela veiculação de anúncios publicitários, diretamente pelo anunciante ou por intermédio de agência de propaganda, não estão sujeitas à incidência do Imposto de Renda na Fonte. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 83, DE 08 DE JUNHO DE 2016
ASSUNTO: SIMPLES NACIONAL 
EMENTA: REVENDA DE PRODUTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÃO CONCENTRADA EM UMA ÚNICA ETAPA (MONOFÁSICA). PESSOA JURÍDICA OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL NÃO ENQUADRADA NA CONDIÇÃO DE IMPORTADORA OU DE INDUSTRIAL. ALÍQUOTA ZERO. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 92, DE 14 DE JUNHO DE 2016
ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS 
EMENTA: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. OPÇÃO. EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL. ALÍQUOTA. MATRÍCULA CEI DE RESPONSABILIDADE DA EMPRESA. MANUTENÇÃO DA ALÍQUOTA. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 93, DE 14 DE JUNHO DE 2016
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL – ITR 
EMENTA: CESSÃO DA HERANÇA. SUJEIÇÃO TRIBUTÁRIA PASSIVA. RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA POR SUCESSÃO “MORTIS CAUSA”. INOPONIBILIDADE DAS CONVENÇÕES PARTICULARES AO FISCO. (Leia mais)

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 53, DE 12 DE MAIO DE 2016
ASSUNTO: SIMPLES NACIONAL 
EMENTA: SIMPLES NACIONAL. ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO CIVIL POR EMPREITADA OU SUBEMPREITADA E DE COMERCIO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. PREENCHIMENTO DA GFIP/SEFIP. (Leia mais)

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E SOCIETÁRIA

Registro do Comércio – Inexigência de Certidão de Regularidade
Base: art. 7º-A da Lei 11.598/2007 (na redação dada pela Lei Complementar 147/2014). Fonte: Destaques Empresariais. (Leia mais)

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Federal

LEI Nº 13.298, DE 20 DE JUNHO DE 2016.
Estabelece a reincorporação pela União dos trechos de rodovias federais transferidos aos Estados e ao Distrito Federal por força da Medida Provisória no 82, de 7 de dezembro de 2002. (Leia mais)

 

 

NOTÍCIAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

Trabalho: Registro do SESMT no Ministério do Trabalho será realizado através da Internet
O registro dos SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - seja realizado por meio do Sistema SESMT, disponível no sítio da internet do Ministério do Trabalho. Fonte: LegisWeb. (Leia mais)

Ausência de Comunicação de Férias no Prazo Legal Gera Pagamento em Dobro?
A concessão das férias deverá ser comunicada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 dias, participação essa da qual o trabalhador deverá dar recibo. Assim prevê o artigo 135 da CLT, cujo objetivo é garantir ao empregado a oportunidade de programar as suas férias. Fonte: Blog Guia Trabalhista. (Leia mais)

INSS fará pente-fino e pode cortar benefícios
Beneficiários de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença poderão ter os pagamentos cancelados caso não realizem as perícias médicas de revisão. Fonte: IG - Economia. (Leia mais)

ESocial: como se preparar
O eSocial está chegando e muitas empresas ainda têm dúvidas sobre quais adequações precisarão fazer para atender às exigências do fisco. Mesmo que as regras válidas para a nova ramificação do Sistema Público de Escrituração Digital. Fonte: Revista Dedução. (Leia mais)


3ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO "DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS" ACONTECERÁ EM 18/10

pre-convite

No dia 18 de outubro, o CRCBA e o SESCAP-BA promovem a terceira edição do Seminário "Debatendo as Organizações Contábeis", com apoio da Fecomércio-Ba e do Sindiconta-BA. A programação completa e as inscrições estarão disponíveis em breve.


CRCBA REALIZA PALESTRA SOBRE FGTS E FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DO TRABALHO NO DIA 17/8




DECORE ELETRÔNICA - NOTAS TÉCNICAS

Fonte: CRCBA

A Resolução CFC 1364/2011, alterada pela Resolução CFC nº 1492/15, agora possui notas técnicas em seu Anexo II que dispõem sobre procedimentos importantes na emissão de uma Decore Eletrônica.

Ao todo são 06 notas. Abaixo, na íntegra, segue a Nota 1:

“O profissional deverá manter junto com a via da Decore cópia dos termos de abertura e de encerramento do livro diário assinados pelo sócio da empresa e pelo profissional da Contabilidade responsável e das páginas onde constam os lançamentos referentes aos rendimentos declarados na Decore (se referente ao ano corrente somente página do diário), devidamente escriturado de acordo com a ITG 2000 (R1).”


CRCBA REALIZOU REUNIÃO PLENÁRIA DO MÊS DE AGOSTO COM PRESENÇA DE PROFISSIONAL DE RIO REAL

A reunião plenária do mês de agosto foi realizada nessa sexta-feira (12/8) e contou com a presença do profissional Paulo de Souza, do município de Rio Real - BA, e da conselheira do CFC Maria Constança Carneiro Galvão, além do conselho diretor do CRCBA e dos seus conselheiros. Como profissional convidado, Paulo acompanhou a deliberação da pauta administrativa do órgão e teve espaço para se pronunciar e registrar a sua presença, quando agradeceu a oportunidade e expressou sua felicidade em presenciar a atuação do seu órgão de classe além dos eventos de educação continuada dos quais participa.


Na foto, Paulo (ao centro), junto com o conselho diretor, conselheiros e a diretora executiva do CRCBA.

Na quinta-feira (11/8), foram realizadas as reuniões de Câmara, quando são julgados os processos de Registro e de Fiscalização e são deliberados os assuntos específicos das áreas operacionais, e também reuniu o seu Conselho Diretor, órgão que chefia as decisões de toda a atuação do CRCBA.

CRCBA REALIZOU VISITA INSTITUCIONAL À PRESIDENTE DO CRCSE

No dia 05/8 (sexta-feira), o presidente Antônio Nogueira e o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA Edmilson Bispo realizaram visita institucional à sede do CRCSE, em Aracaju, quando foram muito bem recebidos pela presidente Ângela Dantas e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC Aécio Prado Dantas júnior. Na ocasião, foram tratados temas inerentes ao Sistema CFC/CRC's.

CRCBA REALIZOU SOLENIDADE DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM SUA SEDE


A mesa diretora da solenidade contou com a presença do presidente Antônio Nogueira; do vice-presidente de Registro e Cadastro, Elmo de Olivera; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Wellington Cruz; da Ouvidora Geral, Iara Luísa Dórea e do vice-presidente Técnica, Welington Ferraz. Também estiveram presentes o conselheiro Adilson Carvalho, a diretora executiva Marilene GOnzaga, a coordenadora Técnica Litânia Azevedo e a coordenadora de Registro e Cadastro, Ramaiana Assis.

Na noite de quinta-feira (11/8), o CRCBA realizou solenidade de habilitação profissional com entrega de carteiras em sua sede, na capital baiana, quando deu as boas-vindas aos novos profissionais habilitados e ratificou a importância de se atuar com ética e observância ás legislações que versam sobre a atividade do profissional contábil em nosso país. O objetivo das solenidades é aproximar os novos profissionais de seu órgão de classe, para que tenham todo o apoio necessário para o pleno exercício da profissão.

CRCBA TEVE REUNIÃO INSTITUCIONAL COM A FECOMÉRCIO-BA

Na última segunda-feira, o presidente Antônio Nogueira, acompanhado do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional Edmilson Bispo e do conselheiro Ricardo Almeida, se reuniram com o presidente da Fecomércio Carlos Andrade, acompanhado do Superintendente Executivo Paulo Studart. Na ocasião, foram tratadas ações conjuntas para a realização de eventos voltados para o empresariado, sobretudo os empreendedores da classe contábil.

CAIXA REALIZA EVENTO SOBRE REGULARIDADE DO EMPREGADOR JUNTO AO FGTS

  • Realização: CAIXA – GERÊNCIA DE FILIAL DO FGTS – Coordenação Créditos em Recuperação
  • Datas: 16 e 18/08/2016
  • Horário: 09:00 às 12:00
  • Local: Gerência de Filial do FGTS – GIFUG/SA. Rua Ivonne Silveira, 248 – Doron (Paralela), Ed. Empresarial 2 de Julho, 10° Andar - CEP 41.194-015 Salvador - BA

Programação:

08:45 às 9:10 – Credenciamento /Introdução

09:10 às 09:30 – Regularidade FGTS – Ocorrências Impeditivas e CRF

09:30 às 10:10 – Parcelamento de Débitos FGTS – Contratação

10:10 às 10:45 – Parcelamento de Débitos FGTS – Manutenção

10:45 às 11:00 – Coffee Break

11:00 às 11:50 – Perguntas mais Frequentes

11:50 às 12:00 – Avaliação e Encerramento

 Obs.: Serão destacadas as operações via Internet.

Público Alvo: Empresas que desejam Regularizar-se junto ao FGTS; Escritórios de Contabilidade.


ATENÇÃO:
1 – Evento Gratuito
2 - Vagas Limitadas
3 – Evento em duas Turmas de até 50 Participantes cada – 1ª Turma no dia 16/08 e a 2ª Turma em 18/08.
4 – Estacionamento no Local ao custo de R$ 6,00 a primeira hora e R$ 5,00 as horas adicionais.

Canais de Contato para Inscrição:

IBRACON REALIZA CURSOS SOBRE IFRS 15 E NOVO RELATÓRIO DE AUDITOR INDEPENDENTE

IFRS - 15

Data: 31/08/2016
Horário: 14:00 às 18:00
Carga Horária: 04 horas

QTG: 04 pontos
CMN: 04 pontos
SUSEP: 04 pontos
PREP: 04 pontos

Auditório do CRC-BA: 
Rua do Salete, 320, Barris 
Salvador-BA | CEP: 40070-200

NOVO RELATÓRIO DE AUDITOR INDEPENDENTE

9ª Seção Regional

Data Inicial: 31/08/2016
Horário: 09:00 às 13:00
Carga Horária: 04 horas

QTG: 04 pontos
CMN: 04 pontos
SUSEP: 04 pontos

Auditório do CRC-BA: 
Rua do Salete, 320, Barris 
Salvador-BA | CEP: 40070-200

CONFIRA AGENDA DE CURSOS DO SINDICONTA-BA

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO DA UCSAL - INSCRIÇÕES ABERTAS


MBA EM CONTABILIDADE E CONTROLE APLICADOS AO SETOR PÚBLICO

SESCAP-BA PROMOVE PALESTRA SOBRE RESOLUÇÃO CFC 1445/13 (COAF)