ÁREA FEDERAL

Lei Complementar nº 154, de 19 de Abril de 2016.
Acrescenta § 25 ao art. 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, para permitir ao microempreendedor individual utilizar sua residência como sede do estabelecimento. (Leia mais)

ÁREA ESTADUAL

Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ- Bahia durante o período de apuração dessa edição.

ÁREA MUNICIPAL

Decreto nº 27.155, 18 de Abril de 2016.
Altera dispositivos do Dec. nº 25.917, de 27 de março de 2015, que regulamenta o inciso III do art. 4º da Lei nº 8.421, de 15 de julho de 2013, na forma que indica. (Leia mais)

Decreto nº 27.157, de 18 de Abril de 2016.
Dispõe sobre a redução do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU dos clubes sociais e recreativos, de regatas, das agremiações e clubes de caráter desportivo e de futebol, na forma que indica. (Leia mais)

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS

CTG 2001 (R2) – Define as formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.
CFC

A verdade em Auditoria
Por Inaldo da Paixão - Tribuna da Bahia de 25/04/2016

DeSTDA - Cenário das prorrogações.
Fonte: Siga o Fisco.

Alterada norma sobre Escrituração Contábil Digital.
Fonte: Boletim Contábil.

Escrituração Contábil Digital (ECD) - Prazo de entrega não será postergado.
Fonte:  SPED

Trabalho: MTPS altera os procedimentos para a atualização dos dados das entidades sindicais no CNES, do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Fonte: LegisWeb.

ECF: Publicada Versão 2.0.0 do Programa.
Fonte: Blog Guia Tributário.

ENTIDADES PARCEIRAS DA CLASSE CONTÁBIL

 

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Federal

Decreto nº 8.716, de 22 de Abril de 2016.
Institui o programa de prevenção e proteção individual de gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contra o Aedes aegypti. (Leia mais)

Parecer Normativo Cosit nº 1, de 20 de Abril de 2016.
Assunto: Contribuição Previdenciária. CONTRIBUIÇÃO PARA A SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO. Recolhimento durante os períodos de licenças e afastamentos sem vencimentos. Base de cálculo e incidência de juros e multas. (Leia mais)

Municipal

Instrução Normativa nº 14/16, de 20 de Abril de 2016.
Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Leia mais)

 


Profissional da Contabilidade, nosso maior patrimônio é VOCÊ!



Aos meus estimados colegas, com muito carinho, dedico todas as belas e justas homenagens que lhes cabem neste dia – 25 de abril de 2016 – Dia do Profissional da Contabilidade

Somos agentes indispensáveis do desenvolvimento, do controle e da transparência, detentores da sabedoria milenar de contabilizar os recursos e de gerir riquezas em prol do bem estar social. Somos, caros colegas, profissionais capazes de propiciar o sucesso das empresas – públicas e privadas – de nosso país, geradoras de emprego e renda. Apesar de ser uma das primeiras profissões já relatadas no mundo, a Contabilidade acompanha a modernidade do mundo digital, o que requer do profissional contábil um perfil dinâmico, sempre atualizado com os aparatos tecnológicos à sua disposição e a par das novidades da legislação vigente.

Podem contar sempre com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia. Estamos à sua disposição para sempre servirmos melhor à sociedade brasileira, compartilhando a nossa gratificante função profissional por meio das benesses que ajudamos a promover, sempre gratos e merecedores das oportunidades que conquistamos.


Nesse dia tão especial, parabenizo a todos por fazerem parte dessa bela categoria profissional, que congrega mais de 520 mil profissionais em atividade no país, sendo 22.280 destes somente no estado da Bahia. Com muito orgulho e honra, podemos dizer que somos PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE. O trabalho da administração do CRCBA, árduo e honorífico, é para que a cada dia esse sentimento cresça, consolidado na força de nossa união e dos esforços desprendidos em prol de nossa profissão.

Cordialmente,


Contador Antônio Carlos Nogueira Cerqueira 
Presidente do CRCBA 

Post_800x800px_CRCBA

 

SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE (11/5) - VAGAS LIMITADAS!


SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - 17 E 18/5/2016

20º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE


Assista aqui ao vídeo promocional do evento

Faltam apenas 138 dias para o 20º CBC e mais de 6 mil inscrições já foram realizadas. Acesse o site do evento e garanta já a sua participação. Convide seus amigos a fazerem parte da nossa Comitiva e vamos mostrar ao Brasil a alegria contagiante e a competência profissional da classe contábil baiana!


CRCBA PRORROGA ATENDIMENTO DO MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO DE DÉBITOS ATÉ O DIA 29/4 EM SUA SEDE


Por conta de problemas técnicos com o fornecimento de internet do CRCBA nesta segunda-feira (25/4), o que impossibilitou o atendimento dos profissionais contábeis durante o I Mutirão Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia em 2016, o CRCBA, em comum acordo com a Justiça Federal, decidiu prorrogar o atendimento do Mutirão de hoje (26/4) até o dia 29/4 (sexta-feira), de forma presencial na sede do CRCBA, localizada na Rua do Salete, número 320, Barris, Salvador – BA. As negociações acontecerão com as mesmas condições concedidas pela Resolução CFC n.º 1368/2011, durante o horário de atendimento do CRCBA, das 08h30min às 16h45min.


Profissionais da Contabilidade poderão negociar débitos judiciais e extrajudiciais com condições diferenciadas, oferecidas com base na Resolução CFC n.º 1368/2011.


As negociações acontecerão com base nos seguintes parâmetros:


I – os créditos serão exigidos, no mínimo, pelo seu valor originário sem atualização monetária;
II – análise da capacidade financeira do devedor, considerando-se:

  1. a situação de emprego;
  2. os rendimentos auferidos;
  3. a condição de aposentado, pensionista ou reformado;
  4. o fato de ser portador de doença grave;
  5. outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais.

Obs.: O profissional interessado deverá apresentar documento comprobatório em uma das seguintes condições acima.


 Nas transações realizadas em audiência de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos na Resolução CFC 1368/2011, limitados ao valor mínimo de R$50,00 (cinqüenta reais) por parcela.


 Venha para a Conciliação!



DESAGRAVO PÚBLICO

Fonte: CRCBA

Existe um importante instituto garantido pelo Código de Ética Profissional da Contabilidade e que é pouco conhecido. Trata do Desagravo Público. É um mecanismo de defesa em que o Profissional da Contabilidade poderá requerê-lo quando atingido, de forma pública e injusta no exercício da profissão ou de cargo ou função que lhes sejam inerentes e das prerrogativas profissionais. O requisito essencial é estar o profissional inscrito em CRC e em situação regular. O desagravo será promovido pelo conselho competente, a pedido do ofendido.

A Resolução CFC nº 972/03 regulamenta o instituto do desagravo público e dá outras providências e poderá ser obtida no sítio do CFC, www.cfc.org.br.

CRCBA CELEBRA DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE COM MUITO TRABALHO

Hoje (25/4), ao mesmo tempo em que é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, o CRCBA tem uma segunda-feira de muito trabalho, com a realização de reunião da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a realização do curso de Demonstrações Contábeis e Individuais e com um ato simbólico de celebração do dia.

Ministrado pelo Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP, Edmilson Patrocínio, o curso de Demonstrações Contábeis e Individuais  garante pontuação de Educação Continuada do CFC. O presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, acompanhado do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Wellington Cruz, e do conselheiro Fernando Carlos Almeida, saudou os participantes. Edmilson Patrocínio também é membro da comissão de Perícia Contábil do CRCBA e é autor de livros na área contábil.

Edmilson Patrocínio possui Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, o que lhe qualifica de maneira destacada no mercado contábil. “Eu trabalhei com mercados de capitais, com demonstrações contábeis para usuário externo e foi uma experiência muito rica estar na USP. É uma visão muito real, muda seu ponto de vista em relação aos negócios.” O professor pontuou a importância do curso realizado. “O objetivo do curso é destacar e sensibilizar para a importância das demonstrações contábeis consolidadas e para a relevância de apuração de resultados de grupos de empresas. Quando falamos em equivalência patrimonial e balanço consolidado, você tem informações que são altamente relevantes. Por exemplo, em relação à equivalência patrimonial, que tem a função de entender como o resultado de um grupo de empresas é afetado pelo desempenho de empresas investidas”. Patrocínio afirma que, na sua experiência profissional, tem visto empresas, particularmente de médio e de grande porte, que sentem algumas dificuldades com algumas técnicas relacionadas tanto à consolidação de balanço quanto à equivalência patrimonial.

Reunião da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Com o intuito de promover mais transparência e eficácia na administração pública, a Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA se reuniu na manhã dessa segunda-feira (25/4), na sede do CRCBA. Dentre os presentes, esteve o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Wellington Cruz; a conselheira do CFC, Maria Constança; o coordenador da comissão, conselheiro Fernando Carlos Cardoso, e demais membros.

IMG_8367-web

A pauta da reunião foi discussão de metas e plano de trabalho para 2016, com destaque para as ações de educação continuada, concursos, treinamentos e oficinas aplicadas à área pública. Foram enfatizados, na oportunidade, os eventos dos dias 17 e 18/05, que serão realizados em parceria com a UNEB – o IV Encontro de Gestores Públicos e a VIII Semana Contábil Fiscal de Estados e Municípios – SECONFEM.

IMG_8374-web

Celebração do Dia do Profissional da Contabilidade

Também foi celebrado o Dia do Profissional da Contabilidade, com um bonito bolo que simbolizou a data marcante para a classe contábil brasileira. Todos os profissionais presentes na sede, o presidente Antônio Nogueira e os conselheiros presentes, junto aos funcionários do CRCBA, cantaram os parabéns e aproveitaram para homenagear o funcionário Anderson Lima, aniversariante do dia.

IMG_8393-web

CRCBA CONVIDA SOCIEDADE PARA 1ª REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SALVADOR

No dia 03/5, o CRCBA realizará a 1ª Reunião para Criação do Observatório Social de Salvador, em sua sede, localizada na capital baiana. O objetivo é mobilizar voluntários e entidades sem fins políticos para a mobilização que permitirá a implantação desse importantíssimo projeto em Salvador.

O que é um Observatório Social (OS)?

É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Como Funciona?

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como:

• a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhara aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.

• a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.

• a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município,fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. E a cada 4 meses realiza a prestação de contas do seu trabalho à sociedade.




CFC E CRCBA PARTICIPAM DE HOMENAGEM AO MINISTRO DO TSE HENRIQUE NEVES

Durante a realização do VI Curso de Especialização em Direito Eleitoral, da Fundação César Montes (FUNDACEM), realizado no dia 16/4, o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Henrique Neves, professor e coordenador acadêmico do curso, recebeu a homenagem de “Honra ao Mérito pelo decisivo apoio, como professor e Ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, aos cursos de Especialização em Direito Eleitoral promovidos pela FUNDACEM, para o aperfeiçoamento da democracia brasileira”, numa ação em comemoração aos 12 anos de existência da instituição.



Para a homenagem, o professor César Montes convidou os representantes de órgãos parceiros da Fundacem: Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA); Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Caixa de Assistência aos Advogados do Estado da Bahia (CAAB); Associação dos Promotores de Justiça do Estado da Bahia (APEB); União das Controladorias do Estado da Bahia (UCIB) e Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (ABAM). A entrega da homenagem ao Ministro contou com a presença de três profissionais da Contabilidade, que são Maria Constança Carneiro Galvão, Coordenadora Adjunta da Câmara de Registro do CFC e ex-presidente do CRCBA; Daniel Arruda, Auditor do TCE – BA; e Vitor Almeida, Presidente da UCIB. 

DELEGACIA DO CRCBA EM FEIRA DE SANTANA SUSPENDE EXPEDIENTE DO DIA 29/4 POR CONTA DA MICARETA LOCAL

A Delegacia do CRCBA em Feira de Santana suspenderá as atividades no dia 29/4 (sexta-feira), por conta do período de Micareta da cidade. O atendimento retornará ao normal na segunda-feira (02/5). A medida visa à segurança e à preservação dos colaboradores e do local de atendimento aos profissionais da região.

CONSELHEIRO VITOR MACIEL É NOMEADO DIRETOR DE ASSISTÊNCIA AOS MUNICÍPIOS DO TCM-BA


Foi divulgado no TCM diário oficial no dia 21.04, que o conselheiro do CRCBA Vitor Maciel dos Santos, ocupante permanente do cargo de Auditor Estadual de Controle Externo, Classe B, nível 1, foi intitulado pelo ATO Nº. 009/16 para exercer o cargo de Provimento Temporário de Diretor de Assistência aos Municípios, símbolo DAS-5, da Diretoria de Assistência dos Municípios.

Vitor Maciel é Contador; Especialista em Auditoria Governamental; Mestre em Contabilidade com ênfase em Gestão Pública; Professor Titular da Universidade Federal da Bahia; Controlador Geral; Membro do Grupo Técnico de Estudos das Normas e Procedimentos Contábeis Aplicadas ao Setor Público da Secretaria do Tesouro Nacional - STN e Membro da Academia Baiana de Ciências Contábeis - ABACICON.

DELEGACIA DO CRCBA EM GUANAMBI RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA DE VEREADORES PELO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE


O delegado Fabrício Neves recebe a moção das mãos do vereador Joel do Surua.

Nesta segunda-feira (25/4), Dia do Profissional da Contabilidade, o delegado do CRCBA na cidade de Guanambi, Fabrício Neves, recebeu uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores local das mãos do vereador Joel do Surua, em reconhecimento da importância da classe contábil para o desenvolvimento das organizações públicas e privadas.

VICE-PRESIDENTE TÉCNICO DO CRCBA REPRESENTOU A CLASSE CONTÁBIL EM EVENTO REGIONAL DO ROTARY CLUB


Na foto, o vice-presidente Técnico do CRCBA, Welington Ferraz, ao lado de sua esposa, Eliane Batista.

O vice-presidente Técnico do CRCBA, Welington Menezes Ferraz, participou da 59ª Conferência Distrital do Rotary Club, realizado na cidade de Vitória da Conquista, de 21 a 23/4, representando a classe contábil baiana. A conferência é realizada pelo Distrito 4550 do Rotary e sua abertura oficial reuniu membros da organização e autoridades locais. A programação contou com palestras, reuniões, apresentações e outras atividades. Com atuação em âmbito internacional, o Rotary é uma organização composta por líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários e pregam valores como companheirismo, diversidade, integridade e liderança.


A Contadora Cidelia Porto, presidente do Rotary Clube Girassol de Vitória da Conquista, na qualidade de Club anfitrião, profere mensagem de boas vindas aos participantes.

SENAR-BA E CRCBA OFERECEM SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL GRATUITO EM FEIRA DE SANTANA

FBC E CFC PROMOVEM CURSO EAD SOBRE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL PARA PEQUENAS EMPRESAS

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), promoverá a 11ª turma do curso a distância “Escrituração Contábil para Pequenas Empresas”.
O curso tem o objetivo de qualificar profissionais para aplicar os procedimentos básicos de escrituração contábil para pequenas empresas, optantes ou não pelo Simples Nacional, em conformidade com as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela legislação societária e fiscal pertinentes ao tema. O curso é coordenado pelo Contador Professor Msc. Eduardo Azevedo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30/04, no site www.cursopme.com.br, confira também no portal, as formas de pagamento. O conteúdo será disponibilizado de 16/05/16 a 22/07/2016. O certificado será emitido pela Fundação Brasileira de Contabilidade.

DELEGACIA DO CRCBA EM ITABUNA PROMOVEU ATENDIMENTO GRATUITO PARA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NESSA SEGUNDA (25/4)


Na foto, o vice-presidente Técnico do CRCBA, Welington Ferraz, e o delegado do CRCBA em Itabuna, Jesuíno Oliveira, ao lado dos represententantes locais.

O CRCBA, por meio da sua Delegacia em Itabuna, em parceria com o Sindicontasul, a Alterdata e UNIME, com o apoio do Shopping Jequitibá, realizaram ação de orientação ao público sobre a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, neste 25 de abril, em Itabuna – BA. Esta foi mais uma ação social envolvendo os Profissionais da Contabilidade, com o objetivo de tirar dúvidas e orientar os cidadãos sobre a importância de declarar o imposto de renda de maneira correta.

INCENTIVE SEUS CLIENTES A DOAREM PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO

DELEGACIA DO CRCBA EM ITABUNA REALIZOU REUNIÃO COM PROFISSIONAIS


.

No dia 13/4, Profissionais contábeis de Itabuna e região se reuniram na delegacia do CRCBA na localidade, com a presença do delegado Jesuíno Oliveira e da conselheira Valdeci Santos Pereira. O intuito da reunião foi debater a programação para o Dia do Profissional da Contabilidade em Itabuna, o Forró Contábil 2016 e a ação social Declare Certo seu Imposto de Renda.

DELEGADO DO CRCBA EM ITAMARAJU FAZ ENTREGA DE CARTEIRA PROFISSIONAL


.

O delegado do CRCBA na cidade de Itamaraju realizou a entrega de carteira profissional no dia 23/4, para o profissional Rogério dos Santos, na delegacia de sua região. A entrega da carteira de forma solene reforça a importância da proximidade do profissional ao seu órgão de classe, estando a par dos projetos de educação continuada, dos pleitos da sua categoria e sempre observante à legislalçao e preceitos éticos vigentes. Assim se constrói uma classe forte e bem representada em todas as regiões.

TCE-BA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NESTA TERÇA (26/4)

2016 04 TCEemCampo3 DESTAQUE

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) promove, dia 26.04 (terça-feira), por intermédio da Ouvidoria do TCE/BA e da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o Seminário sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O evento, que marca a 3ª edição do TCE em Campo de 2016, será realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira e retransmitido para 33 polos de videoconferência no Estado da Bahia. Na oportunidade, o público poderá participar do debate que terá como tema “O Ambiente Jurídico Relacionado às Organizações da Sociedade Civil e suas Relações de Parceria com o Estado”.

Os interessados em participar devem inscrever-se no Portal do TCE/BA, no navegador "Acesso Rápido", no link "Inscrição para Evento".

Confira, a seguir, a programação do evento.

 PROGRAMAÇÃO

14h – 14h10: Abertura - Luciano Chaves de Farias (ECPL)
14h10 – 14h30: Danilo Andrade (MPC)
14h30 – 14h50: Juliana Damasceno (PGE)
14h50 – 15h10: Milton Coelho Filho (SAEB)
15h10 – 15h30: Mary Claudia Cruz e Souza (SERIN)
15h30 – 15h50: Eliana Rolemberg e Nailton Cazumbá (OSC)
16h – 17h30: Debate

Data: 26/04 (terça-feira)
Horário: 14h às 17h30
Local: Instituto Anísio Teixeira - IAT

COORDENADOR DA COMISSÃO DE CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR PARTICIPARÁ DE "DIÁLOGO JURÍDICO COM AS OSCs"

O Coordenador da Comissao de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRCBA, Nailton Cazumbá, participará do evento "Diálogo Jurídico com as OSCs", a ser realizado no dia 11/5, das 09h às 16h30min, no auditório da OAB-BA, em Salvador. Com o objetivo de contribuir para a capacitação dos atores sociais, envolvidos com o repasse e a gestão de recursos públicos e privados, utilizados para a implementação e efetivação dos direitos fundamentais, o evento traz como tema central as "Perspectivas e desafios na gestão de recursos públicos e privados".

Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil.

Data: 11 de Maio de 2016
Horário previsto: 09h00min às 16h30min

Investimento: R$ 50,00 (Inteira)
R$ 25,00 (Meia)

AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA

SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE- SALVADOR 11/05/2016
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL - FEIRA DE SANTANA 11/05/2016
SINCASP- SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO-SALVADOR 17/05/2016 à 18/05/2016 
CURSO: SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - SALVADOR/BA 20/05/2016