ÁREA FEDERAL

Receita permite inclusão de novos débitos no Refis.
Fonte: Diário do Comércio. (Leia mais)

Receita ampliará marcação de atendimento presencial pela internet.
Fonte: Jornal do Comércio. (Leia mais)

Contribuinte pode emitir DIRPF de anos anteriores.
Fonte: Fenacon. (Leia mais)

 

ÁREA ESTADUAL

AJUSTE SINIEF 07, DE  8 DE ABRIL DE 2016.
Prorroga o prazo de envio dos arquivos a que se refere à cláusula décima primeira do Ajuste SINIEF 12/15, que dispõe sobre a Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação - DeSTDA. (Leia mais)

ÁREA MUNICIPAL

Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ- Salvador durante o período de apuração dessa edição.

NOTÍCIAS CONTÁBEIS TRIBUTÁRIAS

A nova desoneração da folha de pagamento - Lei 13.161/2015.
Fonte: Contabilidade na TV

Dados das Decores estão disponíveis para a Receita.
Fonte: CFC

Lei 13.259 altera apuração do IR sobre ganho de capital.
Fonte: Conjur

ENTIDADES PARCEIRAS DA CLASSE CONTÁBIL

Saiba mais sobre contribuições previdenciárias e rurais do Senar
Por Rúbia Armede - Gerente de Arrecadação do Senar-BA
É muito importante que os profissionais da área contábil tenham conhecimento do recolhimento sobre a comercialização da produção agropecuária. No artigo, seguem dicas e dúvidas sobre o recolhimento para PRODUTOR RURAL PESSOA FÍSICA!
(Leia mais)

LEGISLAÇÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL

Lei nº 13.271, de 18 de Abril de 2016.
Dispõe sobre a proibição de revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho e trata da revista íntima em ambientes prisionais. (Leia mais)

SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE (11/5) - VAGAS LIMITADAS!


20º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE


Assista aqui ao vídeo promocional do evento

Faltam apenas 145 dias para o 20º CBC e mais de 6 mil inscrições já foram realizadas. Acesse o site do evento e garanta já a sua participação. Convide seus amigos a fazerem parte da nossa Comitiva e vamos mostrar ao Brasil a alegria contagiante e a competência profissional da classe contábil baiana!


PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE: DOE SANGUE, DOE VIDA!

 

O colega de profissão, contador Hélio Barreto Jorge,  ex-presidente desta casa e atual membro do Conselho Federal de Contabilidade, encontra-se em recuperação de um problema de saúde e está internado no HOSPITAL SÃO RAFAEL, em Pau da Lima, Salvador – BA.

A luta pela sua franca recuperação vem sendo alcançada com a luz divina e com as orações dos amigos.   Fora necessário ao seu restabelecimento, muitas e muitas bolsas de sangue, o que ocasionou a sua gradativa recuperação.

Hospital São Rafael e o próprio  paciente Hélio Jorge, ambos  ainda precisam de sangue de qualquer tipo, para   seu tratamento e  recompor os estoques necessários para, cada vez mais, salvar  vidas.

Rogamos  a você, contabilista, seus amigos e familiares, um gesto de calor humano, fazendo a doação sangue  de qualquer tipo,  ao nobre amigo HELIO BARRETO JORGE, diretamente  no hospital São Rafael e citando como direcionada a ele.

O atendimento para este ato humanitário é das 8 até às 17h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 8 às 12h. Os doadores não pagarão estacionamento para esta finalidade.

Doar sangue é vida e um gesto de amor!

 


CRCBA REALIZA MUTIRÃO PARA NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS EM PARCERIA COM A JUSTIÇA FEDERAL

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e a Justiça Federal da Bahia estão trabalhando juntos para levar ao Profissional da Contabilidade uma oportunidade imperdível de negociação de débito. O I Mutirão Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia em 2016 acontecerá no dia 25 de abril, no 3º andar do Edifício Sede no Fórum Teixeira de Freitas - AV ULISSES GUIMARÃES, 2799, Sussuarana - CAB – Salvador-Bahia, das 13h às 18h.

Na ocasião, Profissionais da Contabilidade poderão negociar débitos judiciais e extrajudiciais com condiçõesdiferenciadas, oferecidas com base na Resolução CFC n.º 1368/2011.

As negociações acontecerão com base nos seguintes parâmetros:

I – os créditos serão exigidos, no mínimo, pelo seu valor originário sem atualização monetária;
II – análise da capacidade financeira do devedor, considerando-se:

  1. a situação de emprego;
  2. os rendimentos auferidos;
  3. a condição de aposentado, pensionista ou reformado;
  4. o fato de ser portador de doença grave;
  5. outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais.

Obs.: O profissional interessado deverá presentar documento comprobatório em uma das seguintes condições acima.

 Nas transações realizadas em audiência de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos na Resolução CFC 1368/2011, limitados ao valor mínimo de R$50,00 (cinquenta reais) por parcela.

 Venha para a Conciliação!


GABARITO PRELIMINAR DO EXAME DE SUFICIÊNCIA É DIVULGADO

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), instituição contratada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para a realização do Exame de Suficiência, divulgou, neste dia 13 de abril, o gabarito preliminar da prova, que foi aplicada no último dia 10.

Acesse AQUI o gabarito preliminar.

O prazo para a interposição de recursos contra questões da prova se inicia neste dia 14 de abril. De acordo com o edital, “o examinando que desejar interpor recurso contra o gabarito preliminar da prova poderá fazê-lo no período compreendido das 10h do 1º (primeiro) dia útil até as 18h do 2º (segundo) dia útil, após a divulgação do gabarito preliminar”.

Ainda segundo o edital, a interposição de recursos somente será admitida por meio do sistema de acompanhamento de inscrição, disponível no site da FBC (www.fbc.org.br). Após o prazo estabelecido, o sistema ficará automaticamente indisponível.

A relação dos aprovados no Exame de Suficiência será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e divulgada nos sites da FBC e do CFC no prazo de até 60 dias a partir da data de aplicação da prova.

 

 


ALTERAÇÃO DE CADASTRO DE ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS JUNTO AO CRCBA

Fonte: CRCBA

Toda e qualquer alteração nos atos constitutivos da Organização Contábil será objeto de averbação no CRC, no prazo de até 30 (trinta) dias, a contar da data da ocorrência do fato.
A alteração decorrente de mudança de endereço será efetuada sem ônus para o requerente.

A exploração de atividades contábeis sem averbação contratual configura infração disciplinar às normas da profissão contábil.

CRCBA E UNEB FIRMAM PARCERIA PARA REALIZAÇÃO DO SINCASP

 

Na última quinta-feira (14/4), CRCBA e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) firmaram parceria para a realização do SImpósio Nacional de Contabildiade Aplicada ao Setor Público (SINCASP), que será realizado nos dias 17 e 18/5, em Savaldor - BA. Na ocasiãom ficou definido que o evento acotnecerá no Teatro da UNEB, localizado no bairro do Cabula, em Salvador.


Na foto, o presidente Antônio Nogueira, acompanhado do conselheiro Fernando Carlos Cardoso, coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do CRCBA, e da diretora executiva Marilene Matos, ao lado do professor Flávio Dias Correia, Diretor do Depatrtamento de Ciências Humanas da UNEB, da professora Naira Moura, entre demais docentes e alunos do curso de Ciências Contábeis da UNEB.

CRCBA REALIZA REUNIÕES DE CÂMARA E DE CONSELHO DIRETOR DO MÊS DE ABRIL

 

Nesta segunda-feira (18/4), o CRCBA realiza reuniões de câmaras e do Conselho Diretor do mês de abril, prévias da reunião plenária mensal que acontecerá amanhã (19/4) e reunirá os conselheiros da entidade. A reunião plenária do mês de abril será um momento histórico para a classe contábil baiana, pois na ocasião acontecerá a solenidade de descerramento das fotos dos ex-presidentes Wellinton Cruz (2012 a 2015) e Adeildo Osório de Oliveira, em referência ao seu segundo mandato à frente do órgão, de 1999 a 2001.


Reunião da Câmara de Desenvolvimento Operacional do CRCBA, com presença do vice-presidente Edmilson Bispo Gonçalves; das conselheiras Renata Maria Carneiro Galvão e Maria do Socorro Galdino Moreira, da diretora executiva Marilene Gonzaga Matos (à direita) e da controladora Margarete Luz (esquerda).


Reunião da Superintendência de Delegacias, com o conselheiro Daniel Queiroz (à esquerda), o superintendente de Delegacias Erivaldo Benevides e a funcionária Mirela Baraúna.


4ª reunião das Câmaras de Ética e Disciplina, Fiscalização e Recurso, para julgamento de processos de fiscalização. A reunião foi presidida pelo vice-presidente Edvaldo Almeida dos Santos, com participação dos conselheiros Daniel Pinheiro de Queiroz Filho, Miguel Ângelo Nery Boaventura, Erivaldo Pereira Benevides, Roberto Messias Andrade, Eduardo Leal Cardoso, Edson Piedade Campos, Antônio José Salles da Silva e Fernando Antônio Amaral.


Reunião da Câmara Técnica do CRCBA, coordenada pelo vice-presidente Welington Ferraz, com a presença dos conselheiros Gerson Andrade Caldas, Antônio Cláudio Silva Vasconcelos, Raimundo Santos Silva e da coordenadora Técnica Litânia Azevedo.


Reunião da Câmara de Desenvolvimento Profissional, coordenada pelo vice-presidente Wellignton Cruz (ao centro) e participação dos conselheiros Marcly AMorim Pizzani (esquerda) e Almério Santana (de paletó à direita), com participação da coordenadora Adailce Santos e dos colaboradores Bruno Brito, Rafael Ribeiro e Valdelice Mota.

 

ASSOCIAÇÃO DE EGRESSOS DA CAIRU (ASDEC) FOI LANÇADA COM CAFÉ DA MANHÃ ESPECIAL



Um café da manhã especial, oferecido aos ex-alunos da Fundação Visconde de Cairu, instituição que há mais de cem anos dedica seus esforços para a formação de de profissionais contábeis, dentre outras categorias, marcou o lançamento da Associação dos Egressos da Cairu (ASDEC) no último sábado (16/4). A solenidade aconteceu no auditório da Cairu e reuniu personalidades da área contábil, professores, alunos e profissionais de Contabilidade. Na foto acima, o profissional Adalto Lacerda, detentor da comenda "Amigo do CRCBA" e ex-superintendente da Receita Federal do Brasil seccional Bahia-Sergupe; ao lado do presidente da Fundação Visconde de Cairu, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, que também é conselheiro do CRCBA; o presidente do CRCBA, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira; a conselheira do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão; e o conselheiro Edson Piedade Campos.

CRCBA REALIZOU CURSO SOBRE LEGISLAÇÃO DO ICMS EM JACOBINA



Na sexta-feira (15/4), a consultora tributária Dilza Rodrigues (foto) realizou curso sobre a legislação do ICMS para o estado da Bahia, com novidades vigentes já nesse ano de 2016, no auditório do Sindicato dos Empregados do Comércio de Jacobina e Região. Com bom público reunido, Dilza abordou os aspectos legais do comércio eletrônico (e-commerce); cálculo da diferença da alíquota interestadual; aletrações para micro empresas e EPPs; aspectos relacionados ao Simples Nacional, dentre outros tópicos de grande relevância, que têm chamado muita atenção dos profissionais contábeis e empresariado. A conselheira Lucy Geane Rios Evangelista e delegado do CRCBA na cidade de Jacobina, Antônio Nicolau Moura Cunha, estiveram presentes no curso e representaram o Conselho na ocasião.


Na foto, o delegado do CRCBA em Jacobina Antônio Nicolau (esquerda), Dilza Rodrigues e a conselheira Lucy Geane, acompanhados de demais representantes de instituições locais.

COMISSÃO DE PERÍCIA CONTÁBIL DO CRCBA SE REUNIU EM SALVADOR (12/4)

Na manhã da última terça-feira (18/4), membros da Comissão de assuntos relacionados à Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem se reuniram na sede do CRCBA, em Salvador. A reunião foi presidida pelo contador Adilson Carvalho Silva, com a coordenação adjunta do contador Kleber Marruaz. O objetivo do encontro foi saudar os novos integrantes da Comissão, discutir o Planejamento estratégico para o biênio 2016/2017, explanar críticas ao Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), sugerindo possíveis ações, definir o calendário das reuniões ordinárias de 2016 e discutir como será montada a Coletânea de artigos científicos sobre Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem, sob a Coordenação do Professor Audrey Souza, da UFBA. Na ocasião, esteve presente o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Welington Cruz, que também integra a comissão de estudos.

 

INCENTIVE SEUS CLIENTES A DOAREM PARTE DO IMPOSTO DE RENDA DEVIDO

 

CRCBA PROMOVE ORIENTAÇÃO GRATUITA DE DIRPF EM ITABUNA (25/4)

SESCAP-BA OFERECE CURSO SOBRE NOVIDADES NO ICMS 2016 - 20/4/2016


AGENDA DE EVENTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRCBA


CURSO SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS- SALVADOR 25/04/2016
SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE- SALVADOR 11/05/2016
SINCASP- SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO-SALVADOR 17/05/2016 à 18/05/2016