"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade". (Albert Einstein)

 





 


CRCBA REALIZA MUTIRÃO PARA NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS EM PARCERIA COM A JUSTIÇA FEDERAL

 

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e a Justiça Federal da Bahia estão trabalhando juntos para levar ao Profissional da Contabilidade uma oportunidade imperdível de negociação de débito. O I Mutirão Multiconselhos da Justiça Federal da Bahia em 2016 acontecerá no dia 25 de abril, no 3º andar do Edifício Sede no Fórum Teixeira de Freitas - AV ULISSES GUIMARÃES, 2799, Sussuarana - CAB – Salvador-Bahia, das 13h às 18h.

Na ocasião, Profissionais da Contabilidade poderão negociar débitos judiciais e extrajudiciais com condições diferenciadas, oferecidas com base na Resolução CFC n.º 1368/2011.

As negociações acontecerão com base nos seguintes parâmetros:

I – os créditos serão exigidos, no mínimo, pelo seu valor originário sem atualização monetária;
II – análise da capacidade financeira do devedor, considerando-se:

  1. a situação de emprego;
  2. os rendimentos auferidos;
  3. a condição de aposentado, pensionista ou reformado;
  4. o fato de ser portador de doença grave;
  5. outros fatores socioeconômicos que reduzam, limitem ou impeçam o desempenho de atividades laborais.

Obs.: O profissional interessado deverá presentar documento comprobatório em uma das seguintes condições acima.

 

Nas transações realizadas em audiência de conciliação, poderão ser aplicados prazos de parcelamento maiores que os previstos na Resolução CFC 1368/2011, limitados ao valor mínimo de R$50,00 (cinquenta reais) por parcela.

 

Venha para a Conciliação!

 


CRCBA REALIZARÁ CURSO SOBRE DFC E DVA NO DIA 08/4 - VAGAS LIMITADAS!

 

 



Assista aqui ao vídeo promocional do evento


Faltam apenas 173 dias para o 20º CBC e quase 5 mil inscrições já foram realizadas. Acesse o site do evento e garanta já a sua participação. Convide seus amigos a fazerem parte da nossa Comitiva e vamos mostrar ao Brasil a alegria contagiante e a competência profissional da classe contábil baiana!


ACESSE AQUI A COLUNA DO CRCBA NO A TARDE SOBRE A DIRPF 2016

 

 





Ato Declaratório Executivo Corec nº 2, de 24 de março de 2016.

Aprova a versão 6.5 do Programa Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP). (Leia mais)

 




ATO COTEPE/PMPF Nº 6, DE 23 DE MARÇO DE 2016.

Preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) de combustíveis. (Leia mais)

 



Durante o período de apuração dessa edição, não foram divulgadas novidades no site da Sefaz - Salvador.

 



Prazo da DSPJ Inativa e da Dmed termina 31 de março.

Fonte: Revista Dedução

 

Simples Nacional – Consolidação das normas – Alterações.

Fonte: CFC - Conselho Federal de Contabilidade

 

Taxa de Fiscalização e Funcionamento – TFF 2016 de Salvador vence no próximo dia 31

Fonte: Almério Santana - conselheiro CRCBA



REGISTRO CADASTRAL DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

 

As organizações contábeis que explorem serviços contábeis são obrigadas a obter o Registro Cadastral junto ao Conselho Regional de Contabilidade da jurisdição da sua sede, sem o que não poderão iniciar suas atividades, conforme dispõe o Artigo 1º da Resolução CFC nº 1390/12.
O registro cadastral compreenderá as seguintes categorias:

  • Microemprendedor Individual;
  • Empresário Individual;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
  • Sociedade Simples Pura Limitada ou Ilimitada;
  • Sociedade Empresária Limitada.

Os parágrafos 3º e 4º  da resolução em referência diferenciam as organizações contábeis de responsabilidade individual das organizações contábeis de responsabilidade coletiva.
A exploração de atividades contábeis sem possuir registro cadastral configura infração ética e/ou disciplinar das normas da profissão contábil.

Observação: o profissional da contabilidade que ainda possuir cadastro de escritório na antiga modalidade “Escritório Individual” - sem CNPJ/MF - poderá solicitar BAIXA junto ao CRCBA e adotar alguma das categorias acima citadas.

 

Fonte: CRCBA




Resolução CFC 2016/CTO02

Orientação aos auditores independentes para emissão de relatórios de asseguração razoável sobre informações financeiras pro forma elaboradas para cumprimento do Art. 7º da Instrução CVM n.º 565, de 15 de junho de 2015, emitida pela Comissão de Valores Mobiliários. (Leia na íntegra)



CRCSP APRESENTA NOVA DIRETORIA E CONSELHEIROS EMPOSSADOS À SOCIEDADE

 

Na foto, o presidente CRCBA Antônio Nogueira (à esquerda), o presidente do CRCSP Gildo Freire (ao centro) e demais representantes da classe presentes.

 

No dia 18 de março, o CRCSP realizou sloenidade de posse dos novos conselheiros eleitos e da nova Diretoria do órgão para os próximos dois anos, na capital paulista, com a presença de autoridades da classe contábil e políticos, dentre eles o governador do Estado de São Paulo e o presidente do Conselho Federal de Contabilidade. Leia matéria completa aqui.

 


ABACICON REALIZA SUA PRIMEIRA ASSEMBLEIA NESSA SEGUNDA-FEIRA (28/3)

 

 

A Academia Baiana de Ciências Contábeis - ABACICON realizou a sua primeira assembleia na tarde dessa segunda-feira (28/3), na sede do CRCBA, em Salvador. Com a presença do presidente Adeildo Osório de Oliveira e demais acadêmicos, dentre eles os ex-presidentes do CRCBA Walter Crispim, José Antônio Moreira Icó, Sudário de Aguiar Cunha, Maria Constança Carneiro Galvão e Wellington do Carmo Cruz, além dos vice-presidentes do CRCBA Antônio Carlos Ribeiro da Silva e Graciela Mendes Ribeiro Reis, foram planejadas as ações da Academia para o ano de 2016.

 

 


COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA SE REÚNE PARA APRIMORAR PORTAL DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO DO CRCBA

 

Em reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (28/3), a Comissão de Transparência do CRCBA se reuniu na sede do CRCBA, na capital baiana, para tratar de melhorias a serem realizadas no Portal da Lei de Acesso à Informação do CRCBA, disponibilizado no site do órgão (www.crcba.org.br). Estiveram presentes os conselheiros Adilson Carvalho, coordenador da comissão, e Ricardo Sampaio, além da diretora executiva Marilene Matos, a controladora Margarete Luz, o coordenador de TI Érick Sodré e a assistente Jeane Borges.

 


CRCBA TRAÇA CONVÊNIO COM EMPRESA DE SOFTWARE

 

Na tarde dessa segunda-feira (28/3), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, contador Wellington Cruz, se reuniu com representantes da empresa Omie, que acaba de inaugurar uma franquia no estado da Bahia. Marcelo Jardim e Francis Sanches, representantes da Omie, apresentaram o software de ERP que acabam de lançar no mercado baiano. Na ocasião, o CRCBA apresentou a minuta do termo de convênio e a programação de eventos de educação continuada para o próximo ano. Também participaram da reunião a coordenadora do setor de Desenvolvimento Profissional, Adailce Santos, e a assistente Elisângela Lima.

 


PRESIDENTE DO CRCBA SE REÚNE COM FUNCIONÁRIOS

 

 

Na tarde do dia 23/3,o presidente Antônio Nogueira e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Wellington Cruz se reuniram com os funcionários do CRCBA para reforçar sua ideologia de trabalho meritocrático, e pediu que todos se esforçassem para o fortalecimento do órgão e da classe contábil baiana.

 

Juntos, todos fizeram uma oração e reforçaram os votos de muita amizade, felicidade e trabalho frutificante. Na ocasião, o presidente Nogueira aproveitou para transmitir uma mensagem positiva antes do período da Páscoa.

 


CONTADORES APROVADOS EM EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014.1 TÊM ATÉ MAIO PARA EFETIVAR CADASTRO


O profissional da contabilidade que foi aprovado na edição 2014.1 do Exame de Suficiência, na categoria contador, tem até o dia 30 de maio para efetuar a ativação de seu registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA).


O profissional que deseja garantir seu registro e cadastro junto ao CRCBA deve comparecer à sede do órgão, na capital, ou em uma das 35 unidades de delegacias no interior. Os profissionais podem, ainda, acessar no site (www.crcba.org.br) o link de “Registro”, clicando no botão “Institucional”, localizado no menu superior, ondeestão disponíveis as orientações e documentação necessária para proceder com o registro.


Além de legalidade no exercício da profissão (com o registro e a fiscalização do exercício profissional), o sistema CFC/CRC’s garante o direito à participação em ações de Educação Continuada no estado da Bahia, além de uma série de benefícios (como convênios e descontos em mensalidades de graduação e pós-graduação, prestados por instituições conveniadas).

 


CRCs PARTICIPAM DE TREINAMENTO DA DECORE

 

Por Fabrício Santos - Comunicação CFC

 

Brasília  – Diretores, chefes de fiscalização e profissionais da Tecnologia da Informação (TI) dos Conselhos Regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul participaram, no dia 22 de março, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), do treinamento  do sistema da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).


Com a modernização, o profissional da contabilidade deverá fazer o upload dos documentos que comprovem o rendimento aferido na declaração na hora da emissão da Decore.

 

O sistema, que vai ao ar em abril, passou por uma série de ajustes, tornando-o mais confiável e ágil. Segundo com o vice-presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, Ricardo Carvalho, “a Decore eletrônica foi aprimorada e adaptada mediante as sugestões de todos os Conselhos Regionais”.

No dia 23 de novembro de 2015, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução n.º 1.492/2015, que altera a forma de emissão da Declaração.

A Decore é emitida como comprovação de rendimento de pró-labore, distribuição de lucros, honorários, atividades rurais, extrativistas, comissões, renda de aluguéis, rendimento de aplicações financeiras, venda de imóveis ou móveis, aposentadoria e benefícios de previdência pública ou privada, do microempreendedor individual, declaração de imposto de renda de pessoa física, rendimentos com vínculo empregatício, rendimentos auferidos no exterior, renda recebida por padres, pastores e ministros religiosos, pensionistas, royalties, pagamento a autônomos cooperados e bolsistas.

Para cada uma dessas rendas, há uma lista de documentos que valem como comprovante e que agora estarão disponíveis para consulta online a partir da emissão do documento. Após a emissão da Decore, o sistema gera um número para a que instituição interessada possa conferir a veracidade do documento.

 


CURSO SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COM PONTUAÇÃO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (CFC)

 

 


FUNDAÇÃO CÉSAR MONTES OFERECE CURSO SOBRE AS NOVAS REGRAS E PROIBIÇÕES PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016

 

 


SESCAP-BA OFERECE CURSO SOBRE NOVIDADES NO ICMS 2016

 

 



 

PALESTRA: O SPED E AS FISCALIZAÇÕES DA RECEITA FEDERAL - EUNÁPOLIS 31/03/2016
CURSO:DEMONSTRAÇÃO FLUXO DE CAIXA (DFC) E ELABORAÇÃO DA DEMONST. DO VALOR ADICIONADO (DVA)-SALVADOR 08/04/2016
CURSO: ATUALIZAÇÃO DO ICMS DO ESTADO DA BAHIA - JACOBINA 15/04/2016
CURSO SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS- SALVADOR 25/04/2016
SINCASP- SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO-SALVADOR 17/05/2016 à 18/05/2016 


 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico