"Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção". (Steve Jobs)

 

 

 





Será sorteada meia bolsa de pós-graduação durante a III Jornada do Conhecimento Contábil e Tributária

 

Durante a III Jornada do Conhecimento Contábil e Tributário, que acontece nesta terça-feira (23/2), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, será sorteada meia bolsa para pós-graduação na área contábil, oferecida pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG, patrocinador do evento. Quem quiser participar do evento pode realizar a inscrição no local, durante o credenciamento, que se iniciará às 07h50min da terça.

 

cartaz-A3-CONHECIMENTO-CONTABIL-CRCBA-22-2


 

Prezado(a) Profissional da Contabilidade,

 

É com muita alegria que convidamos você a integrar a Comitiva Baiana no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade - CBC, que acontecerá de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza – CE, com o tema “Contabilidade: Transparência para o Controle Social”. Vamos, ao lado de grandes personalidades contábeis de nossa majestosa Bahia, marcar presença no maior evento da classe contábil brasileira e fazer parte de mais um importante capítulo da história de nossa profissão!

Serão 4 dias dedicados ao engrandecimento do saber e do fazer contábil, com renomados palestrantes nacionais e internacionais, imbuídos da nobre missão de debater temas de grande relevância, em suas mais variadas áreas de atuação. Ainda, este é um grande momento de integração, oportunidade que teremos de compartilhar experiências e de reforçar os laços de amizade com nossos colegas de todo o país.

 

Faltam apenas 204 dias para o 20º CBC e mais de 4 mil inscrições já foram realizadas. Acesse o site do evento e garanta já a sua participação. Convide seus amigos a fazerem parte da nossa Comitiva e vamos mostrar ao Brasil a alegria contagiante e a competência profissional da classe contábil baiana!

Cordialmente,



Adeildo Osório de Oliveira
Edmar Sombra Bezerra
Hélio Barreto Jorge
José Antônio Moreira Icó da Silva
José Edward Moraes
Maria Constança Carneiro Galvão
Sudário de Aguiar Cunha
Walter Crispim da Silva

 

Antônio Carlos Nogueira Cerqueira
Edmilson Bispo Gonçalves
Edvaldo Almeida dos Santos
Elmo Luís de Oliveira Santos
Graciela Mendes Ribeiro Reis
Welington Menezes Ferraz
Wellington do Carmo Cruz

Erivaldo Pereira Benevides

Iara Luísa de Santana Dórea Vaz

 


ANUIDADE 2016 PODE SER PAGA COM 5% DE DESCONTO ATÉ 28/2/2016

 

O Conselho Federal de Contabilidade divulgou os valores das anuidades de 2016, por meio da Resolução CFC n.º1.491/2015, com vencimento em 31 de março de 2016, que são: R$ 507,00 (quinhentos e sete reais) para os contadores e de R$ 455,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco reais) para os técnicos em contabilidade.

 

As anuidades poderão ser pagas antecipadamente com desconto, conforme prazos e condições estabelecidas na tabela a seguir. Até o dia 28/2/2016, será concedido desconto de 5%. (Leia mais)





Durante o período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades pela Receita Federal.

 




INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2016, de 19 de Fevereiro de 2016.

Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal. (Leia mais)

 

DesTDA, cujos fatos geradores são janeiro e fevereiro, foram prorrogados até 20 de Abril.

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia informa aos contribuintes do Simples Nacional, obrigados ao envio da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação – DeSTDA, que o prazo de entrega referente aos fatos geradores de Janeiro e Fevereiro de 2016 foi prorrogado para 20/04/2016.
O contribuinte inscrito no Estado da Bahia que desejar transmitir a declaração antes dessa data, poderá baixar o programa acessando o site: www.sedif.pe.gov.br, e enviar o arquivo pelo site da SEFAZ.

 



Durante o período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades pela Sefaz-Salvador.

 



DeSTDA : Confaz aprovou prorrogação do prazo de entrega.

Fonte: Fenacon - www.contadores.cnt.br

 

STF decide que Receita pode acessar dados bancários sigilosos.

Fonte: Diário do Comércio - www.contadores.cnt.br

 

STF: Suspensão da aplicabilidade do diferencial de alíquotas do Simples Nacional na operação interestadual para não contribuinte.

Fonte: LegisWeb - www.contadores.cnt.br

 

STF livra pequenas empresas de novas regras do ICMS no comércio eletrônico.

Autor: Tatiana Freitas
Fonte: Folha de S. Paulo - www.contadores.cnt.br

 

Desoneração da Folha de Pagamento: fique por dentro 3.

Fonte: Sage Gestão Contábil - www.contadores.cnt.br

 

Nova Dirf traz mais responsabilidades.

Fonte: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços - www.contadores.cnt.br

 

6 lições que as empresas aprenderam com a entrega da ECF em 2015.

Autor: Leonel Siqueira
Fonte: Administradores - www.contadores.cnt.br

 



Solução de Consulta Disit nº 4002, de 17 de Fevereiro de 2016.

Assunto: Obrigações Acessórias.
Ementa: EFD-Contribuições. Pessoas jurídicas imunes e isentas do IRPJ. Outros tributos apurados. Montante mínimo de obrigação. Limite legal. Contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários. (Leia mais)

 



ABANDONO DE DOCUMENTOS CONTÁBEIS POR CLIENTES

 

O que fazer com documentos que são simplesmente abandonados pelos clientes nas dependências dos escritórios de contabilidade? Nestes casos, o profissional da contabilidade deve estar ciente e comunicar ao cliente/empresário que, de acordo com a legislação em vigor, a guarda de documentos é de exclusiva responsabilidade do contribuinte. Para deixar isso bem claro e certamente evitar inconvenientes futuros é de fundamental importância a inclusão de uma cláusula a respeito da guarda de documentos no contrato de prestação de serviços, evitando quaisquer discussões a respeito e resguardando o escritório e o profissional contábil. Desta forma, o profissional da contabilidade não deve trazer para si a responsabilidade da guarda de documentos, seja por liberalidade ou por contrato. Nos casos em que haja abandono de documentos nas dependências do escritório, o profissional da contabilidade deve notificar o empresário, por meio de correspondência com aviso de recebimento (A.R.) ou via Cartório de Títulos e Documentos, solicitando que, no prazo de trinta dias os documentos que se encontram no escritório sejam retirados. Não havendo retorno desejado ou nos casos em que não houve sucesso na entrega da notificação, o profissional da contabilidade deve fazer uma publicação em jornal de grande circulação nos mesmos termos da notificação. Se ainda assim, não houver sucesso na retirada dos documentos e o profissional da contabilidade não queira continuar guardando os mesmos, deve depositá-los em juízo (*), para se precaver de eventuais responsabilidades.

Neste contexto, utilizando este ferramental que compreende os procedimentos administrativos e judiciais acima dispostos, certamente o profissional da contabilidade disporá de uma segurança maior, isentando-se de eventuais prejuízos, e, preocupando-se efetivamente com assuntos que são de sua responsabilidade.

(*) O procedimento judicial neste caso é a impetração de uma Ação Consignatória regida pelo artigo 890 do Código de Processo Civil. Por esse remédio judicial, havendo o deferimento pelo douto juízo a documentação e os livros correspondentes ficam sob a alçada do Fórum Cível competente.

 

Fonte: CRCPR



CRCBA REALIZOU REUNIÕES DE CÂMARA NESTA SEGUNDA-FEIRA (22/2)


Foram realizadas nesta segunda-feira (22), na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), as reuniões das Câmaras de Registro e Cadastro; de Desenvolvimento Operacional; Técnica e de Fiscalização. As reuniões, que aconteceram simultaneamente, contaram com a presença dos respectivos membros componentes das câmaras, além dos conselheiros do CFC Maria Constança Galvão e Hélio Barreto Jorge; do vice-presidente Técnico, Welington Menezes Ferraz; do vice-presidente de Fiscalização, Edvaldo Almeida; do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Edmilson Bispo Gonçalves e do vice-presidente de Registro e Cadastro; Elmo Luís de Oliveira Santos.

 

Reunião da Câmara de Desenvolvimento Operacional, com as presenças da conselheira Maria do Socorro Galdino (à direita); do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional Edmilson Bispo Gonçalves; da conselheira Renata Galvão e da diretora executiva Marilene Matos.

 

Reunião da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina.

 

Reunião da Câmara de Registro e Cadastro, com presença da conselheira Célia Sacramento (à esquerda); da coordenadora do setor de Registro e Cadastro Ramaiana Assis; do conselheiro Adilson Carvalho; do conselheiro Francisco Silva de Souza e do conselheiro Luiz Carlos Soares.

 

Reunião da Câmara Técnica, com o conselheiro Antônio Carlos Ribeiro (à esquerda); a coordenadora da Técnica Litânia Azevedo; o vice-presidente Técnico Welington Ferraz; o conselheiro Gerson Caldas e o conselheiro Antônio Cláudio Vasconcellos.

 


CONSELHEIRA CÉLIA SACRAMENTO REPRESENTOU O CRCBA EM FORMATURA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNEB

 

Na foto, a conselheira Célia Sacramento compõe a mesa da solenidade, ao lado do reitor José Bites de Carvalho e demais representantes acadêmicos.

 

No último sábado, a conselheira do CRCBA Célia Sacramento representou a classe contábil baiana em solenidade de colação de grau de turma de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em Salvador. Na ocasião, a conselheira também realizou a entrega do diploma de Destaque Acadêmico ao bacharel Hugo Leonardo Reis Marques, que obteve o melhor desempenho durante a graduação. O diploma de Destaque Acadêmico é uma iniciativa do CRCBA, em parceria com as Instituições de Ensino Superior da Bahia, com o objetivo de incentivar a boa formação acadêmica dos futuros profissionais da Contabilidade.

 


VICE-PRESIDENTE WELINGTON FERRAZ PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO DE ITABUNA

Com informações de Secretaria Municipal de Comunicação de Itabuna

 


Com a participação de moradores de todas as regiões do município, que apresentaram sugestões e críticas durante conferências, seminários nos bairros e em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 15, no auditório do Sest/Senat, na Avenida José Soares Pinheiro, a Prefeitura de Itabuna concluiu a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que agora será encaminhado para análise e votação pela Câmara de Vereadores. O relatório foi colocado à disposição do público no site da prefeitura. O vice-presidente Técnico do CRCBA, Welington Menezes Ferraz, participou da audiência, representando a classe contábil do município.

 


DELEGADO DO CRCBA EM GUANAMBI REALIZA ENTREGA DO DIPLOMA DE DESTAQUE ACADÊMICO

 

Na foto (da esquerda para direita): Denise Neves, coordenadora do curso e representante da mulher contabilista em Guanambi; o delegado Fabrício Neves e docentes da Faculdade, juntamente com os discentes.

 

Durante solenidade de colação de grau de turma de Ciências Contábeis da Faculdade Guanambi, o delegado do CRCBA na cidade realizou a entrega do diploma de destaque ao aluno Alex Silva Cruz, que obteve desempenho destacado durante sua graduação.

 


CRCBA TRAÇA PARCERIA COM A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE GUANAMBI

 

Na foto, o delegado do CRCBA Fabrício Neves e Vanderlei Marques Cardoso, Gerente de Estratégias da CDL de Guanambi.

 

No dia 19/2, o delegado do CRCBA em Guanambi, Fabrício Neves, se reuniu com o gerente de Estratégias da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Guanambi, Vanderlei Marques Cardoso, para traçar ações parceiras das instituições, sobretudo em projetos de qualificação profissional. O delegado Fabrício foi convidado a ministrar palestras sobre e-Financeira para empresários locais e o CRCBA será convidado a participar da construção do I Fórum de Desenvolvimento doSertão Produtivo, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da indústria, do comércio, do setor de serviços e do agronegócio local.viços e do agronegocio regional.

 


 



 


FUNDAÇÃO CÉSAR MONTES OFERECE CURSOS COM DESCONTOS PARA PROFISSIONAIS REGISTRADOS NO CRCBA

 

A Fundação César Montes (FUNDACEM) oferece descontos de 25,14% em seus cursos para profissionais registrados no CRCBA. Confira abaixo os próximos cursos ofertados:

 

 

 


SESCAP-BA REALIZA SÉRIE DE CURSOS ONLINE ACERCA DE TEMAS INDISPENSÁVEIS À CLASSE CONTÁBIL

 

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sescap-Ba) realiza, a partir de amanhã (28), uma série de cursos online voltados à classe contábil e outras categorias. Os cursos, que terão transmissão online, vão abordar temas atuais e indispensáveis ao profissional contábil que deseja estar atualizado.


Os estudantes, associados, filiados e contribuintes não representados que desejarem se inscrever, deverão investir cerca de R$ 70,00; R$ 90,00; R$180,00 e R$250,00; respectivamente. As inscrições podem ser realizadas no site do Sescap-Ba (sescapbahia.org.br).


Confira programação dos cursos oferecidos:

25 de fevereiro – “Holding Familiar – Planejamento Sucessório e Patrimonial – Etapas e Vantagens” – Parte II (ministrado pelo MBA João Alberto Teixeira)

10 de março – “Compreendendo os Convênios, Protocolos e Ajustes, validade e eficácia no âmbito do ICMS” (ministrado pelo advogado José Julberto)

17 de março – “Fundamentos da Previdência Social e Complementar: Afastamento da Folha de Pagamento, Férias Individuais e Coletivas, Atestados, Faltas e Estabilidade” (ministrado pelo especialista em cálculo trabalhista e legislação previdenciária Mário Sérgio Curti)

 



 


Eventos Data 

III JORNADA DO CONHECIMENTO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO - SALVADOR

 

23/02/2016

CURSO: PLANEJAMENTO PARA O ENCERRAMENTO DO BALANÇO 2015/2016 - ASPECTOS TRIBUT. CONTÁBEIS-SALVADOR

 

04/03/2016
CURSO:DEMONSTRAÇÃO FLUXO DE CAIXA (DFC) E ELABORAÇÃO DA DEMONST. DO VALOR ADICIONADO (DVA)-SALVADOR 25/03/2016

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico