"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo." (Winston Churchill)

 

 

 

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

As eleições para a renovação de 1/3 (um terço) do Plenário dos Conselhos Regionais de Contabilidade acontecerão nos dias 17 e 18 de novembro deste ano. Mais que um dever, o voto é um direito soberano de exercício democrático, para a escolha de nossos representantes. Nesse ano, o Conselho Federal de Contabilidade estipulou a data limite de 06/11 para que os profissionais possam regularizar pendências de quaisquer natureza, inclusive as financeiras, e participarem normalmente do pleito. Assim, orientamos aos profissionais que fiquem atentos aos prazos e que não percam a chance de participar de um momento tão importante para a nossa profissão.

 

Divulgamos a edição 522 do CRCBA Notícias, seu informativo eletrônico semanal, com as mais importantes notícias e artigos da área contábil. Desejo a todos uma ótima leitura, saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 

Nos dias 17 e 18 de novembro, mais de 520 mil profissionais da contabilidade devem participar do processo que escolherá 1/3 (um terço) dos integrantes dos Plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todos os Estados e do Distrito Federal. Todo o processo eleitoral ocorre em site específico, o www.eleicaocrc.com.br. Nele consta o campo de votação, o espaço para escolha da jurisdição – o profissional só vota em chapas do seu Estado –, local para esclarecer dúvidas e para trocar e obter nova senha. Se estiver impedido legalmente ou enfermo, o profissional pode justificar o voto. Logo após o encerramento da votação, o site trará um campo para justificativa. A não participação ou não justificativa acarretará multa de R$ 127,20 – o equivalente a 30% do valor da anuidade do técnico em contabilidade no exercício de 2015. O site estará no ar de 8 de outubro a 31 de dezembro.


Para votar, o profissional deve estar em situação regular no seu Conselho Regional, até 10 (dez) dias antes da data de inicio da eleição, ou seja, até o dia 6/11/2015, inclusive quanto a débitos de qualquer natureza. É importante que o profissional mantenha seus endereços e contatos (endereço residencial, e-mail e telefone) atualizados com o Conselho Regional de Contabilidade.

 

Publicações:

 

Convocação para Registro de Chapa – DOE 648.26 KB - Download


Convocação para Registro de Chapa – CORREIO 716.91 KB - Download


Chapa Registrada Correio 17 Agosto 441.64 KB
- Download


Chapa Registrada DOE 15 de Agosto 535.71 KB
- Download


Relação de Chapa Habilitada – 28/08/2015 (Diário Oficial do Estado) 569.77 KB - Download


Relação de Chapa Habilitada – 28/08/2015 (Correio da Bahia) 767.48 KB - Download

 


APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2013.2 TÊM ATÉ 11/11/15 PARA EFETUAR REGISTRO


Os bacharéis em Ciências Contábeis que foram aprovados no Exame de Suficiência 2013.2 têm até o dia 11/11/2015 para requerer o registro definitivo na categoria de contador ou solicitar a alteração de categoria de técnico para contador. O prazo para que o profissional solicite o registro ou a alteração cadastral é de dois anos a partir da data da divulgação do resultado do Exame de Suficiência em Diário Oficial.


Para requerer o registro, o profissional deve acessar a página do CRCBA na internet (http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/registro/registro-pessoa-fisica/registro-definitivo/) e observar toda a documentação exigida e as instruções de procedimentos a serem adotados. A documentação exigida, juntamente com os requerimentos e guias impressos por meio do site, devem ser protocolados na sede em Salvador ou na Delegacia do CRCBA mais próxima até o dia 11/11/2015.


Acesse o link para verificar o endereço e horário de funcionamento da Delegacia mais próxima: http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/delegacias/ 





Não foram publicadas novidades no site da Receita Federal durante o período de aputração dessa edição.




Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ- Bahia durante o período de aputração dessa edição.



Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ- Salvador durante o período de aputração dessa edição.



eSocial inicia cadastramento de domésticos.

 

Regulamentada Novas Regras do PRORELIT.

 

Prazos de Entrega do EFD-Contribuições, DCTF/Mensal e DOI.

 

eSocial impactará decisivamente nos departamentos de Pessoal e RH.

 

Nova Lei Contábil será impactada com Inflação.

 

Veja aqui a cartilha sobre o Simples das Empregas Domésticas.

 

STF vai discutir constitucionalidade de contribuição social após cumprida finalidade que a motivou.

 

Simples Nacional – Tabelas Aplicáveis – Instalação e Montagem de Estrutura Metálica e Outros Serviços.

 

Compensação de tributos com precatórios.
Autor: Kiyoshi Harada - Fonte: www.fiscosoft.com.br

 

Alterações na legislação da EIRELI e a criação da Sociedade Limitada Unipessoal.

Autor: Fabiane Peres - Fonte: www.fiscosoft.com.br

 



Norma de Educação Profissional Continuada entra em Audiência Pública

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC


Brasília – A minuta de revisão da Norma de Educação Profissional Continuada (NBC PG 12) foi colocada em audiência pública neste dia 1º de outubro. A Norma – que tem por objetivo regulamentar o Programa de Educação Profissional Continuada (PECP) para os profissionais de contabilidade, além de nortear as ações que o CFC e os Conselhos Regionais devem desenvolver para viabilizar, controlar e fiscalizar o seu cumprimento –, ficará disponível para sugestões até o dia 3 de novembro de 2015. (Leia mais)

 



Solução de Consulta Disit nº 6044, de 1º de Outubro de 2015.

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ EMENTA: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR - PAT. POSSIBILIDADE DE DEDUÇÃO. LIMITE. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 210, de 30 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE – IRRF EMENTA: RETENÇÃO NA FONTE. SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA. EMPREGO DE MATERIAIS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 184, de 30 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO EMENTA: IMUNIDADE. IMPOSTOS. CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS. INSTTIUIÇÃO EDUCACIONAL. ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. FINALIDADE LUCRATIVA. AUSÊNCIA. CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO. ABONO SALARIAL. DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 2008, de 30 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Física – IRPF EMENTA: RENDIMENTO DO TRABALHO NÃO ASSALARIADO. TITULARES DE SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO. LIVRO CAIXA. DESPESAS DEDUTÍVEIS. DISPÊNDIOS COM EMPREGADOS. (Leia mais)

 



Decreto nº 8.533, de 30 de Setembro de 2015.

Regulamenta o disposto no art. 9º-A da Lei nº 10.925, de 23 de julho de 2004, que dispõe sobre o crédito presumido da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins relativo à aquisição de leite in natura, e institui o Programa Mais Leite Saudável. (Leia mais)

 



Resolução CFC 1490/2015

Altera o inciso V do Art. 1º da Resolução CFC n.º 1.473/2014, de 30 de Setembro de 2015. (Leia na íntegra)

 

Portaria MTE n.º 1.286, de 30 de setembro de 2015.

Suspende os efeitos da Portaria MTE n.º 1.565 de 13 de outubro de 2014 em relação ao INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA em razão do deferimento do pedido de antecipação de tutela concedido no âmbito do processo n.º 0800934-68.2015.4.05.8100, que tramita na 6ª Vara Federal do Ceará. (Leia mais)

 

Portaria MTE n.º 1.287, de 30 de setembro de 2015.

Institui a Comissão Especial para Debater o Uso do Amianto no Brasil. (Leia mais)

 



CRCBA PARTICA DO 12º ENCONTRO NORDESTINO DE CONTABILIDADE

 

O presidente do Conselho Federal, José Martônio, deu as boas-vindas aos participantes da 12ª edição do ENECON.


A 12º edição do Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon) aconteceu no Mar Hotel em Recife-Pe, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, e teve como tema central ‘Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas’. O Enecon reuniu grandes nomes da classe contábil brasileira. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) foi representado pelo presidente, contador Wellington do Carmo Cruz; pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira; pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional e Institucional, Welington Menezes Ferraz; pelo vice-presidente Técnico Antônio Carlos Ribeiro da Silva; pela ouvidora geral Iara Luísa Santana Dórea Vaz; pela conselheira Marcly Amorim Pizzani, dentre outros representantes.

 

O presidente Wellington Cruz (direita), junto aos presidentes dos CRC's do Nordeste.


Durante os três dias de evento, foram apresentados trabalhos científicos, palestras e painéis. O vice-presidente da Câmara Técnica do CRCBA, contador Antônio Carlos Ribeiro da Silva e a conselheira do CRCBA, contadora Marcly Amorim Pizzani, compuseram a Comissão Técnica do 12º Enecon. A Comissão foi responsável pelo acompanhamento e avaliação dos trabalhos técnicos e científicos inscritos no concurso.

 

Na foto, a Comissão Técnica do evento, com participação do vice-presdiente Técnico do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, e da conselheira Marcly Amorim Pizzani.


 

A conselheira federal Maria Constança Carneiro Galvão (foto) apresentou ao público presente o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) – que planeja e executa diversos projetos voluntários, a exemplo do Observatório Social. A coordenadora estadual do PVCC, conselheira Iara Luísa de Santana Dórea Vaz, esteve presente no encontro e participou do 1º Fórum de Jovens Lideranças – iniciativa dos Conselhos Regionais do Nordeste e comissão organizadora do Enecon. O Fórum propõe o encontro de jovens líderes, a fim de debater as oportunidades da profissão contábil.

 

A ouvidora geral do CRCBA, Iara Luísa Dórea, participou do 1º Fórum de Jovens Lideranças, projeto do qual ela coordena a comissão baiana.


Grandes nomes da classe contábil estiveram presentes no 12º Enecon – o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador Martônio Alves Coelho; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim – que apresentou palestra durante o Fórum de Jovens Lideranças; o presidente do CRCPI e coordenador da comissão estadual de Jovens Lideranças Contábeis do Piauí, Elias Caddah; o coordenador da Comissão Nacional de Jovens Lideranças, Joaquim Bezerra Filho, além de presidentes de outros CRCs.

 

A ouvidora geral do CRCBA Iara Luísa, acompanhada da conselheira do CFC Maria Constança, do presidente do CRCPE, Geraldo de Paula Batista Filho,dentre outros representantes do PVCC.


Cerca de 800 pessoas passaram pelo Enecon nos três dias de realização do evento, apreciando a extensa grade de programação. O 13º Encontro Nordestino de Contabilidade foi apresentado no último dia e deve acontecer na cidade Natal, no Rio Grande do Norte, em 2017.

 


O anúncio de que o Rio Grande do Norte sediará o ENECON em 2017 foi feito com a presença de presidentes dos CRC's da região Nordeste na mesa do evento.

 


PRESIDENTE DO CRCBA REALIZA ENTREVISTA COM JORNAL A TARDE

 


Na manhã da última segunda-feira (5) o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, Wellington do Carmo Cruz, recebeu na sede do CRCBA a jornalista Joyce de Sousa, do jornal A Tarde, e concedeu entrevista para a seção de economia do jornal. O presidente falou acerca da crise econômica que assola o país e de como os consumidores podem driblar essa instabilidade político-econômica.

 


EXCLUSÃO DE SIMPLES NACIONAL É TEMA DE PALESTRA GRATUITA NA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU

 

O supervisor regional do Simples Nacional da Receita Federal, Claudemir Anjos, ministrou a palestra.


Indispensável à classe contábil, o Simples Nacional foi tema central de uma palestra realizada na Fundação Visconde de Cairu nesta segunda-feira (5). Realização do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com apoio do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sescap), Sindicato dos Contabilistas (Sindiconta) e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Seccional Bahia (Ibracon – 9ª Região), o evento arrecadou latas de leite que foram encaminhadas às instituições carentes de Salvador.

 

O conselheiro do CRCBA Daniel Queiroz e a auditora fiscal da Receita Federal Maria Cristina de Carvalho deram as boas-vindas aos participantes.


Com ementa ‘Emissão dos Atos Declaratórios Executivos de Exclusão do Simples Nacional, emitidos em setembro de 2015 para a exclusão do Simples Nacional a partir de 01 de janeiro de 2016, bem como as formas de resolução das pendências a fim de evitar a concretização da exclusão’, a palestra “Exclusão do Simples Nacional” foi ministrada pelo analista tributário da Receita Federal do Brasil, bacharel em Ciências Contábeis e Matemática, o supervisor regional do Simples Nacional Claudemir Santos Anjos – que fez uma análise minuciosa acerca do assunto.

 

Claudemir recebeu o certificado das mãos do presidente Wellington Cruz (direita) e do vice-presidente de Fiscalização Edmilson Bispo (esquerda).


O presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz; o vice-presidente de Fiscalização do CRCBA, Edmilson Bispo Gonçalves, o conselheiro do CRCBA, Daniel Pinheiro de Queiroz Filho, o conselheiro Almério Santana e o conselheiro Raimundo Silva estiveram presentes representando o CRCBA no evento, que recebeu estudantes, profissionais contábeis e contou, ainda, com a participação da chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança da 5ª Região (Bahia/Sergipe), auditora fiscal Maria Cristina Menezes Barreto de Carvalho, representando a Receita Federal do Brasil. Na oportunidade, foram arrecadadadas latas de leite em pó, que foram doadas ao Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil - NACCI.

 

O conselheiro Raimundo Silva (centro), acompanhado colaboradora Valdelice Mota (esquerda), realizou a entrega do leite arrecadado à representante do NACCI.

 


DELEGADO DA UNIDADE DO CRCBA EM VITÓRIA DA CONQUISTA RECEBE TREINAMENTO NA SEDE DO CRCBA

 

A diretora executiva do CRCBA, Marilene Matos (à direita), recebeu o delegado Sérgio Nunes e a estagiária Tuane Guedes.


Na última quarta-feira (30) o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) recebeu em sua sede, em Salvador, o delegado da unidade do CRCBA em Vitória da Conquista, Sergio Nunes Ribeiro de Oliveira, acompanhado da estagiária da delegacia do CRCBA em Vitória da Conquista, Tuane Guedes Pereira. Os visitantes; que foram recepcionados pela diretora executiva do CRCBA, contadora Marilene Gonzaga Matos, e demais funcionários; quando receberam treinamento e atualização das rotinas dos setores do CRCBA.

 


PRESIDENTE DO CRCBA SE REUNE COM REPRESENTANTES DO SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE FEIRA DE SANTANA

 


Na tarde da última segunda-feira (5), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz (foto), e a diretora executiva do CRCBA, Marilene Gonzaga Matos, se reuniram com membros do Sindicado dos Contabilistas de Feira de Santana (Sincont). Os representantes do Sincont apresentaram a demanda atualizada de ocorrências em Feira de Santana e região, a fim de viabilizar o acompanhamento, por parte do CRCBA, à classe contábil da cidade.

 


REPRESENTANTES DO CRCBA PARTICIPAM DE REUNIÃO DA COOPERATIVA NACIONAL DOS PROFESSORES

 

Aconteceu no dia 30/9, reunião da Cooperativa Nacional de Professores (Conaprof), qeu teve o obejetivo de apresentar o projeto "Pontes para o Futuro" a empresários locais, com o intuito de fomentar a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Na ocasião, a Universidade de AUBURN e a Vice-Prefeitura de Salvador trataram de proejto que fomentará o Intercâmbio de Estudantes Americanos e Brasileiros para o estudo da cultura e aprendizagem da língua nativa. A vice-prefeita de Salvador e conselheira do CRCBA, Célia Sacramento (foto), acompanhada do conselheiro Almério Santana, representaram a classe contábil durante a reunião.

 


DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS ACONTECE EM SENHOR DO BONFIM

 

 

A cidade de Senhor do Bonfim recebeu, no último sábado (26), na Associação Comercial da cidade, o evento Debatendo as Organizações Contábeis. Assuntos relevantes e atuais foram abordados no encontro, que contou com a presença do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira; do vice-presidente Técnico do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da SIlva; do conselheiro Daniel Queiroz Filho; delegado da unidade do CRCBA em Senhor do Bonfim, José Evangelista de Oliveira; o delegado da unidade do CRCBA em Juazeiro, Gilvan Ribeiro de Assis, além de estudantes de Ciências Contábeis, profissionais da área, além de gestores contábeis e de outros segmentos.

 


O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, recebe o certificado das mãos do delegado José Evangelista de Oliveira e do subdelegado Carlos Alberto Rocha.


As palestras "Marketing para Gestores: Caso de Sucesso, COAF e a Resolução CFC" e ‘Simples Nacional – Principais Alterações’ foram ministradas pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Antônio Carlos Nogueira Cerqueira e pelo conselheiro do CRCBA, contador Daniel Pinheiro de Queiroz Filho, respectivamente.


Realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), o evento é gratuito e arrecadou fraldas geriátricas que serão doadas
às instituições de caridade de Senhor do Bonfim. A 18ª delegacia do CRCBA, unidade senhor do Bonfim, colaborou para a realização do evento.

 


 

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

 

Brasília – Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (24), na seção 3, página 208 a 210, a lista de aprovados no 15ª Exame de Qualificação Técnica (EQT).  Nesta edição, 1.568 profissionais se submeteram ao certame. As provas foram aplicadas nos dias 24, 25 e 26 de agosto.

Para a prova de Qualificação Técnica Geral (QTG), foram aprovados 372 contadores; para a do Banco Central do Brasil (BCB), 81; e para a prova da Superintendência de Seguros Privados (Susep), 8.

A aprovação no EQT possibilita o registro no Cadastro Nacional de Auditores (CNAI) do CFC, para atuação como auditores independentes  em instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e nas sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

O profissional poderá entrar com recurso contra o resultado das questões dissertativas, em até cinco dias, a partir da divulgação do resultado no DOU. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eqt@cfc.org.br.

Clique aqui e confira o resultado

 


JUCEB: CERTIDÕES SERÃO SOLICITADAS PELA INTERNET A PARTIR DE OUTUBRO

 

A partir desta segunda-feira (5/10), as certidões emitidas pela Junta Comercial da Bahia (Juceb) serão solicitadas pela internet. O serviço integra um pacote de medidas adotadas pela autarquia para modernizar o sistema de registro mercantil, dentro de um projeto maior, denominado Juceb Online, que prevê a informatização total do processo de legalização de empresas no estado.

 

O sistema Certidão Web, que consta da primeira etapa do projeto, vai possibilitar a solicitação e o recebimento de certidões pela internet. Para ter acesso ao serviço, o usuário vai preencher um cadastro e especificar o tipo de certidão que deseja receber. O próprio sistema emite o boleto que, ao ser quitado, gera a demanda para o setor da Juceb responsável pelo serviço. Em pouco tempo, dependendo do tipo de certidão solicitada, o cidadão receberá o documento por e-mail.

 

Se a certidão solicitada for a do tipo Simplificada, o processo é praticamente instantâneo. No caso das certidões dos tiposEspecífica e de Inteiro Teor, o prazo máximo é de até quatro dias úteis. “O novo processo vai facilitar muito a vida do usuário. Atualmente, todas as certidões são solicitadas pela internet, a diferença é que para retirar a Específica e Inteiro Teor o cidadão precisa se deslocar até a unidade da Junta na qual fez a solicitação”, explica o presidente da Juceb, Antonio Carlos Tramm.

 

Se a certidão solicitada for a do tipo Simplificada, o processo é praticamente instantâneo. No caso das certidões dos tiposEspecífica e de Inteiro Teor, o prazo máximo é de até quatro dias úteis. “O novo processo vai facilitar muito a vida do usuário. Atualmente, todas as certidões são solicitadas pela internet, a diferença é que para retirar a Específica e Inteiro Teor o cidadão precisa se deslocar até a unidade da Junta na qual fez a solicitação”, explica o presidente da Juceb, Antonio Carlos Tramm.

 

A adoção do novo sistema vai impactar também nos custos dos serviços. Atualmente, se o solicitante estiver fora da capital baiana, ele tem que pagar uma taxa de sedex para o envio do documento. Com a implantação do sistema não haverá necessidade dessa taxa, porque o documento será enviado via internet.

 

Como solicitar

O sistema estará disponível no site da Juceb (www.juceb.ba.gov.br), na aba Serviços Online, que se encontra na barra do menu principal. Ao clicar no subtópico Certidões, aparecerá uma janela para o preenchimento do cadastro. “É importante que esse cadastro seja preenchido corretamente, principalmente os itens referentes ao telefone, para que a Juceb possa entrar em contato, caso seja necessário, e o endereço de e-mail, que é para onde serão enviadas as certidões”, acrescenta o presidente. As dúvidas poderão ser esclarecidas através do manual do usuário, que se encontra disponível no site da Juceb, na aba Portal do Registro Mercantil, no subtópico Manuais.

 

As certidões Específicas e Inteiro Teor solicitadas antes do dia 5 de outubro seguirão o seu procedimento normal, ou seja, deverão ser retiradas nos locais de atendimento onde foram solicitadas. Entretanto, a partir de outubro, nenhuma solicitação de certidão será mais protocolada presencialmente em qualquer unidade da Juceb. Já as certidões Simplificadas devem seguir o mesmo processo, ou seja, podem ser retiradas no próprio site da Juceb. Para isso, o solicitante deve entrar na abaServiços Online e clicar no link Clique aqui para retirar Certidão Simplificada solicitada até o dia 02/10 ou diretamente no link http://www.juceb2.ba.gov.br/autoatendimento/auto/.

 

Todas as certidões poderão ter sua autenticidade verificada no link http://regin.juceb.ba.gov.br/regin.ba/TELAVALIDADOCS.aspx. As certidões podem ser reimpressas na página inicial do Portal de Serviçosque é acessado logo após o cadastramento. Na opção Reimpressão de documentos, o cidadão poderá reimprimir os documentos, tanto as certidões quanto os boletos gerados pelo sistema. Maiores informações no site www.juceb.ba.gov.br .

 


EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA DO CONTADOR FOI REALIZADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA (29/9)

 

O conselheiro do CRCBA Eduardo Leal parabeniza os profissionais pela passagem de seu dia (22 de setembro).

 

Na última terça-feira (29/9), foi realizado um evento em homenagem ao Dia do Contador, no Salão de Festas do SENAC de Vitória da Conquista. Houve apresentação cultural de profissionais da Contabilidade artistas e confraternização entre profissionais da região. O evento foi uma realização da ATS Informática, com apoio do CRCBA, Sincontec, CDL de Vitória da Conquista, ACIVIC e Mazzo Organização Contábil. Na oportunidade o conselheiro do CRCBA Eduardo Leal Cardoso, a subdelegada do CRCBA em Vitória da Conquista Anreza Novais, a presidente do Sincontec Josana Mota, o coordenador do curso Ciências Contábeis da FAINOR Josenaldo de Souza Alves, dentre outros representantes locais.

 


DELEGADO DO CRCBA EM GUANAMBI PUBLICA COLUNA NO JORNAL LOCAL FOLHA DO ALGODÃO

 

 


CRCBA REALIZA MUTIRÃO PARA ENTREGAR CARTEIRAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL NO DIA 17/10

 

No dia 17/10 (sábado), o CRCBA realizará um mutirão para a entrega das carteiras de identidade profissional disponíveis em sua sede, localizada em Salvador – BA. O mutirão acontecerá a partir das 08h30min e será encerrado às 14h. Os documentos somente serão entregues aos seus titulares, munidos do documento de identificação.

 


 


 


 



 


 


 


10º ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EBECIC ACONTECERÁ EM FEIRA DE SANTANA DE 30/10 A 02/11

 

O Encontro Baiano dos Estudantes de Ciências Contábeis – EBECIC é o fórum máximo de discussão entre os estudantes de contabilidade do estado da Bahia; o evento ocorre anualmente nas principais cidades baianas e, neste ano de 2015, acontecerá pela terceira vez no município de Feira de Santana, de 30/10 a 02/11.

Em todas as suas edições, o encontro tem sido palco de debates sobre os mais importantes temas relativos não só à qualidade da formação universitária, mas também às questões profissionais, à Universidade e à sociedade como um todo. Para esta edição, a equipe organizadora do 10º EBECIC propôs como tema geral a ser debatido: “O profissional contábil e a responsabilidade social: Formação, consciência e efetividade”. A programação completa e as inscrições do encontro estão disponíveis no site: ebecic.com.br

 


CONFIRA AFENDA DE CURSOS DO SINDICONTA-BA

 

CURSO DE SPED FISCAL (ICMS E PIS/COFINS) – 21 e 22/10

 

2° TURMA DO CURSO PRÁTICO DE PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA (CÁLCULOS) – 04 à 07/11

 

2° TURMA DO CURSO PRÁTICO CONTÁBIL (MÓDULO COMPLETO) - 13/11/2015

 


Abertas inscrições para IV Fórum de Relações Trabalhistas

Evento é promovido com objetivo de aproximar os profissionais da área da saúde privada do judiciário baiano

 

Estão abertas as inscrições para o “IV Fórum de Relações Trabalhistas do Estado da Bahia”, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba). A finalidade do evento é aproximar profissionais da área de saúde privada do judiciário baiano, além de discutir inovações na legislação relativas ao direito do trabalho.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

De acordo com o Coordenador Científico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas a intenção é apresentar aos profissionais da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado e, por outro lado, manter os empresários informados sobre o que há de mais novo na legislação trabalhista. “Serão discutidas no IV Fórum de Relações Trabalhistas as mudanças advindas com a vigência do Novo Código de Processo Civil sancionado em março de 2015 e validade a partir de março de 2016. As alterações do novo CPC provocarão sérias mudanças no processo do trabalho; e o processo recursal trabalhista advinda com a recente mudança do artigo 896 da CLT. O empresariado deve estar preparado para cumprimento das novas normas evitando-se a indesejável ampliação do passivo trabalhista”, informa.

Podem se inscrever para participar do evento, estudantes, sindicalistas, profissionais da área de saúde e juristas que tenham interesse pela temática. As inscrições devem ser feitas no site do Fórum, através do endereço eletrônico:http://sindhosba.org.br/forum. Os valores e condições de pagamento também podem ser obtidos através do portal.

Fórum Trabalhista

O evento surgiu em 2012, por iniciativa do Sindhosba. A intenção é apresentar aos representantes da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado. O evento já possibilitou discussões sobre temas como: ações regressivas acidentárias, assédio moral, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, cooperativas de trabalho, despedida indireta do contrato de trabalho, termo de ajuste de conduta, estabilidade sindical e duração patológica do processo.

 



 

SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO E CONTROLE SOCIAL MUNICIPAL - ALAGOINHAS 07/10/2015
PALESTRA - CAPTAÇÃO DE RECURSOS - SALVADOR 14/10/2015
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL - LUÍS EDUARDO MAGALHÃES 21/10/2015
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL - BARREIRAS 22/10/2015
IV SEMINÁRIO BAIANO DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR 23/10/2015
PALESTRA: BLOCO K NO SPED FISCAL - SALVADOR 03/11/2015
PALESTRA: BLOCO K NO SPED FISCAL - CAMAÇARI 04/11/2015
PALESTRA: BLOCO K NO SPED FISCAL - FEIRA DE SANTANA 05/11/2015
III ENCONTRO DE PERITOS CONTADORES DO ESTADO DA BAHIA - SALVADOR 06/11/2015
II SEMINÁRIO DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS - SALVADOR 23/11/2015

 

 

Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias