"Se todas as coisas nos reduzem a zero, é daí do zero, que temos que partir". (Waly Salomão)

 

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Ontem (22/9) celebramos o Dia do Contador, profissional imprescindível para as organizações, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. Mesmo que hoje tenhamos adotado o termo de profissional da Contabilidade para todas as categorias (bacharéis e técnicos), não poderíamos deixar essa importante data para a Contabilidade passar em branco. Sabemos das dificuldades que a nossa profissão enfrenta, com a alta carga tributária e grande demanda de obrigações acessórias que o nosso país apresenta. No entanto, são os nossos desafios que nos fazem grandes, e é em momentos de dificuldade que nos tornamos maiores. Para cada empresa que luta contra a burocracia, a figura do profissional contábil se faz mais necessária e valorizada, basta aproveitarmos as oportunidades. Desejo a todos os colegas que alcancem o sucesso por meio de nossa nobre profissão e que não deixem, em nenhum momento, de acreditar na Contabilidade. Parabéns a todos nós!

Divulgamos a edição 520 do CRCBA Notícias, com as últimas notícias da área contábil. Desejo a todos uma ótima leitura, saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 


NOTA DE FALECIMENTO

 

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia lamenta profundamente o falecimento do ex-Conselheiro e Professor Luiz Henrique Moreira, ocorrido no dia 21/9 (segunda-feira). A Classe Contábil baiana hoje se despede um grande colega, que deixa saudades aos familiares, amigos e colegas de profissão. Pedimos a Deus que, na sua infinita misericórdia, conforte o coração dos que se despedem, e que receba o Sr. Luiz Henrique para o descanso eterno. O sepultamento aconteceu ontem (22/9), no Cemitério Jardim da Saudade, Salvador – BA.

 


 

Nos dias 17 e 18 de novembro, mais de 520 mil profissionais da contabilidade devem participar do processo que escolherá 1/3 (um terço) dos integrantes dos Plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todos os Estados e do Distrito Federal. Todo o processo eleitoral ocorre em site específico, o www.eleicaocrc.com.br. Nele consta o campo de votação, o espaço para escolha da jurisdição – o profissional só vota em chapas do seu Estado –, local para esclarecer dúvidas e para trocar e obter nova senha. Se estiver impedido legalmente ou enfermo, o profissional pode justificar o voto. Logo após o encerramento da votação, o site trará um campo para justificativa. A não participação ou não justificativa acarretará multa de R$ 127,20 – o equivalente a 30% do valor da anuidade do técnico em contabilidade no exercício de 2015. O site estará no ar de 8 de outubro a 31 de dezembro.


Para votar, o profissional deve estar em situação regular no seu Conselho Regional, até 10 (dez) dias antes da data de inicio da eleição, ou seja, até o dia 6/11/2015, inclusive quanto a débitos de qualquer natureza. É importante que o profissional mantenha seus endereços e contatos (endereço residencial, e-mail e telefone) atualizados com o Conselho Regional de Contabilidade.

 

Publicações:

 

Convocação para Registro de Chapa – DOE 648.26 KB - Download


Convocação para Registro de Chapa – CORREIO 716.91 KB - Download


Chapa Registrada Correio 17 Agosto 441.64 KB
- Download


Chapa Registrada DOE 15 de Agosto 535.71 KB
- Download


Relação de Chapa Habilitada – 28/08/2015 (Diário Oficial do Estado) 569.77 KB - Download


Relação de Chapa Habilitada – 28/08/2015 (Correio da Bahia) 767.48 KB - Download

 


ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade

Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas

 

 

A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.

O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.

Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.

A programação do ENECON está disponível no site http://www.eneconpe2015.org.br/ 

 


EXAME DE SUFICIÊNCIA TEVE 2.408 PARTICIPANTES NA BAHIA

 

Momento da abertura dos portões em Salvador - Ba.


As provas da segunda edição do Exame de Suficiência da classe contábil de 2015 foram aplicadas no último domingo (20/9), em todo o Brasil. Com baixo número de abstenções, o Exame teve 2.408 participantes na Bahia, com provas aplicadas em Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Itabuna e Vitória da Conquista. Essa é a primeira edição aplicada após o fim do prazo para o registro de Técnicos em Contabilidade (expirado em 01/06/2015), determinado pela Lei Nº. 12.249/2010.

 

 

A Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC é responsável pela organização e aplicação do Exame de Suficiência em todo o país. O presidente do Conselho Curador da FBC, Contador Adeildo Osório de Oliveira, coordenou o Exame na Bahia e falou da sua consolidação após 5 anos de aplicação após a Lie Nº. 12.249/2010. “Foi um anseio grande da profissão instituir esse Exame, lutamos muito por isso. O Exame nasceu em função da verificação da deficiência nos bancos escolares. A formação profissional deixava a desejar e precisava  existir um filtro para que os profissionais chegassem ao mercado com um mínimo de conhecimento. É uma instituição adotada há muito tempo por outras profissões,  e hoje está consolidado e suficientemente implantado”. Adeildo também comentou o clima de tranquilidade em que transcorreram as provas. “Esse segundo Exame de 2015 é exclusivo para bacharéis em Contabilidade, então tivemos um contingente cerca de 30% menor do que nas últimas edições. Aqui na Bahia houve pouquíssimas ocorrências, quase zero. Acredito que os candidatos estão mais atentos e o número menor de participantes também contribui para isso.”

 


O presdiente curador da FBC, Adeildo Osório, passa as instruções aos colaboradores do exame.

 


RESPONDA AGORA A PESQUISA SOBRE MERCADO DE TRABALHO DO CRCBA E ABRH-BA

 

 

Encaminhamos pesquisa endereçada aos profissionais da Contabilidade e aos gestores de organizações contábeis, em dois questionários distintos, com o intuito de melhor conhecer a realidade do mercado de trabalho na área contábil e as suas ações de retenção de talentos, o que propiciará ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia maior conhecimento para traçar suas estratégias na área de Desenvolvimento Profissional. O resultado da pesquisa será muito importante para o planejamento de nossas ações de educação profissional continuada. Sua contribuição é muito importante!

 

Profissionais da Contabilidade:
https://pt.surveymonkey.com/r/CRCprofI

Gestores de organizações contábeis:
https://pt.surveymonkey.com/r/CRCorgI





Instrução Normativa nº 1.587, de 18 de Setembro de 2015.

Dispõe sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte relativa ao ano-calendário de 2015 e a situações especiais ocorridas em 2016 (Dirf 2016) e o Programa Gerador da Dirf 2016 (PGD Dirf 2016). (Leia mais)

 




Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ-BA durante o período de aputração dessa edição.

 



Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ- Salvador durante o período de aputração dessa edição.

 



DCTF – Prazo de entrega - Procedimentos para informações das CSRF (PIS/Cofins/CSLL retidos na fonte).

Fonte: CPA, www.contadores.cnt.br

 

Prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) termina no dia 30 de setembro.

Fonte: Receita Federal, www.contadores.cnt.br

 

Dúvidas Frequentes em Relação ao Preenchimento da ECF.

Fonte: Blog Guia Tributário, www.contadores.cnt.br

 

Entenda a distribuição de lucros e o pró-labore no Simples Nacional.

Fonte: UOL – Economia, www.contadores.cnt.br

 

Empresa que opta pelo sistema Simples não deve pagar adicional de 10% do FGTS.

Fonte: APET, Conjur, www.contadores.cnt.br

 

Saem Regras para a DIRF/2016.

Fonte: Blog Guia Tributário, www.contadores.cnt.br

 

Saiba como pagar as dívidas previdenciárias do empregado doméstico.

Fonte: Brasil Econômico, www.contadores.cnt.br

 

Senado aprova projeto que eleva alíquota da Contribuição sobre Lucro Líquido.

Fonte: Agência Brasil, www.contadores.cnt.br

 

Livro de Controle da Produção e do Estoque Será Obrigatório a Partir de 2016.

Fonte: Blog Guia Tributário, www.contadores.cnt.br



Novos horizontes da contabilidade

Fonte: DCI

 

Um "mal necessário" nas empresas, vinculado à burocracia e à papelada, que evoluiu para a figura do profissional criativo e versátil, indispensável para o sucesso das organizações.

Se no passado a atividade contábil era vista como secundária, apenas associada ao pagamento de impostos, hoje o contador vive seu melhor momento: cada vez mais, suas habilidades e conhecimentos técnicos lhe permitem interpretar informações empresariais de modo estratégico e utilizá-las como instrumento de gestão orientada para a excelência.

Tanto melhor para os 527.374 profissionais que atuam na área - 273.100 na região Sudeste e 147.923 somente na capital paulista -, dos quais se exige hoje uma postura "plural, multidisciplinar, flexível a mudanças, ciente da necessidade de atualização constante, além de conhecimentos de várias áreas", nas palavras de Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP/Aescon-SP). (Leia na íntegra)

 



Solução de Consulta Disit nº 6041, de 15 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ EMENTA: IRPJ. FATO GERADOR. ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. DEPÓSITOS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 6042, de 15 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ EMENTA: IRPJ. FATO GERADOR. ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. DEPÓSITOS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 6043, de 15 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ EMENTA: IRPJ. FATO GERADOR. ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. DEPÓSITOS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 187, de 15 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ EMENTA: PROFISSIONAL LIBERAL. EIRELI. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 220, de 15 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: SIMPLES NACIONAL EMENTA: SIMPLES NACIONAL. RECEITA BRUTA. LICITAÇÃO. CONCURSO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 5017, de 18 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: Contribuições Sociais Previdenciárias EMENTA: Em razão das disposições nas Notas PGFN/CASTF nº 174 e PGFN/CRJ nº 604, ambas de 2015, e no Ato Declaratório Interpretativo nº 5/2015 e, tendo em vista a declaração de inconstitucionalidade do art. 22, inciso IV da Lei nº 8.212, de 1991, proferida pelo STF em sede de julgamento de Recurso Extraordinário com repercussão geral reconhecida, nos termos do art. 543-B do CPC, a contribuição patronal a cargo da tomadora de serviços prestados por cooperado com intermediação de cooperativa de trabalho não é mais exigível pela RFB. No entanto, a contribuição do cooperado, como contribuinte individual, deverá ser retida e recolhida pela cooperativa no montante de 20% da remuneração recebida por ele. (Leia mais)

 



CRCBA PARTICIPA DA XXXI CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE NA REPÚBLICA DOMINICANA

 

Na foto, o presidente Wellington Cruz (CRCBA), o delegado do CRCBA em Guanambi, Fabrício Neves, e o presidente do CFC, José Martônio Alves Coelho.


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz, representou o CRCBA na XXXI Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), que aconteceu em Punta Cana, na República Dominicana. A realização do evento, que aconteceu de 17 a 20 de setembro, é da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e tem patrocínio do Instituto de Contadores Públicos da República Dominicana, além de mais de 21 países da América que integram a AIC, dentre eles o Brasil.
Com o lema central "Por una profesión estandarizada con calidad y valores éticos" (Por uma profissão regulamentada com qualidade e valores éticos – em tradução livre para o Português), a Conferência discutiu os principais pontos da profissão através de trabalhos nacionais e internacionais, num parâmetro mundial. Dezenas de delegações do mundo inteiro participaram da conferência.

 

O delegado Fabrício Neves apresentou um estudo de caso sobre gestão de finanças municipais.

 

O delegado do CRCBA em Guanambi, contador Fabrício Ramos Neves, apresentou o trabalho “Gestión de las finanzas municipales y indicadores socioeconómicos: Estudo de caso em uma prefectura del Estado de Bahia” (Gestão das finanças mucipais e indicadores: Estudo de caso de uma prefeitura do Estado da Bahia”. Na área de tecnologia, o diretor de Tecnologia da Informação da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Dorywillians Botelho de Azevedo, apresentou o trabalho “Aplicação do Certificado Digital no Brasil - Governo x Contadores x Empresa”.

 

Delegação brasileira, com presença do presidente Wellington Cruz; Olivia Kirtley, presidente da IFAC; Maria Clara Bugarim, vice-presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; e o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

 

O Brasil é um dos países que mais se destacam dentro do meio profissional contábil, numa esfera mundial; tem diversos trabalhos premiados em eventos de grande porte e internacionais, além de ser o país onde um grande número de profissionais têm registros. Como esperado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), representado pelo presidente, contador José Martônio Alves Coelho – organismo patrocinador da AIC – muitos representantes da classe contábil brasileira estiveram presentes no evento.

 


CRCBA E RECEITA FEDERAL REALIZAM PALESTRA SOBRE OS PARCELAMENTOS DA LEI Nº 12.996/2014


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) e a Receita Federal do Brasil realizaram a palestra ‘Consolidação dos Parcelamentos da Lei Nº 12.996/2014’, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufba, em Salvador, nesta terça-feira (22, dia do contador). A palestra gratuita, ministrada pelo analista tributário da Receita Federal do Brasil, Claudemir santos dos Anjos, esclareceu as dúvidas dos estudantes e profissionais contábeis que estiveram presentes.

 


O presidente Wellington Cruz (foto) parabenizou os participantes pelo Dia do Contador, comemorado hoje, e apresentou a agenda de eventos de educação continuada do CRCBA para os próximos meses. Participaram da mesa de abertura o Superintendente adjunto da Receita Federal Demian Fagundes, o Diretor da Faculdade de Economia da UFBA Paulo Antônio Balanco e o conselheiro do CRCBA Almério Santana. O evento aconteceu no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, em Salvador. As inscrições foram gratuitas e os participantes doaram latas de leite em pó, entregues na ocasião à Creche Orfanato Mãe Nildete.

 


O presidente Wellington Cruz entregou doação do leite arrecadado na palestra a representante da Creche Orfanato Mãe Nildete.

 


PRESIDENTE DO CRCBA SE REUNE COM REPRESENTANTES DO 10º ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


Na manhã da última terça-feira (22), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz (foto), recebeu, na sede do CRCBA, o presidente da executiva regional dos estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, Bruno Tito, e o coordenador geral do 10º Encontro Baiano dos Estudantes de Ciência Contábeis (Ebecic), Vinícius Miranda.

 


Os representantes do Ebecic buscam apoio para o evento, que acontece de 30 de outubro a 02 de novembro, em Feira de Santana. O Encontro Baiano dos Estudantes de Ciências Contábeis acontece anualmente (há dez anos) e tem o objetivo de reunir os estudantes de todo o estado da Bahia para discutir pautas importantes quanto à universidade, às questões profissionais e da sociedade, além de promover o incentivo às pesquisas e produções científicas.


O presidente do CRCBA, Wellington Cruz, confirmou que vai estar presente representando o Conselho e a classe contábil durante o 10º Ebecic. A programação completa do Ebecic; que conta com palestras, mesas redondas, grupos de discussão e outras atividades; pode ser conferida no site do evento (www.ebecic.com.br). 

 

 


CRCBA APRESENTA PROJETO DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS PARA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA BAHIA

 

apresentação2-web

 

Na última quinta-feira (17/9), a ouvidora geral do CRCBA e vice-presidente de TI dos Observatórios Sociais do Brasil, Iara Dórea Santana Vaz (foto), apresentou o projeto para criação do Observatório Social da cidade de Salvador em reunião da Diretoria da Associação Comercial da Bahia (ACB), realizada na sede da Associação, na capital baiana. Ao lado do presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz, da componente da Diretoria da ACB e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Constança Carneiro Galvão, e demais membros da Diretoria, foi feita uma breve explanação geral do projeto em âmbito nacional, para que então fosse explicada a implantação do Observatório na capital baiana.

 

Iara apresentou o projeto dos Observatórios, que consistem em organizações não governamentais, composta por membros voluntários da sociedade civil sem ligação partidária, que auxiliam e fiscalizam a administração pública na gestão e aplicação dos recursos públicos, buscando a otimização dos benefícios prestados à sociedade, prezando por sua lisura e transparência. Em fase de mobilização e captação de entidades que apoiem a implantação do Observatório Social de Salvador, que já conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA) e Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-BA), o projeto prevê uma reunião até o fim de outubro para a formalização dos apoios de todas as entidades participantes.

 

Iara agradeceu o espaço para apresentar os Observatórios Sociais e convidou a ACB a participar da implantação do projeto em Salvador. “Esse convite é para o exercício pleno da cidadania, para sairmos da frente da televisão, quando vemos tanta corrupção de maneira tão escandalosa, para exercermos o nosso verdadeiro papel.  Fundar um Observatório em Salvador é lançar uma semente para a fiscalização da aplicação de recursos, para que a mesma ocorra de maneira responsável e eficiente”. O presidente Luiz Fernando agradeceu a apresentação e parabenizou a iniciativa. “Gostaria de parabenizar essa ação de cidadania e responsabilidade hoje apresentada por Iara”. O presidente também sinalizou que o apoio da ACB na implantação do Observatório Social em Salvador será analisado pela Diretoria da instituição.

 


CRCBA REALIZOU PALESTRA SOBRE COMO AUMENTAR PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS NA TARDE DESSA QUINTA-FEIRA (17/9)

 

O CRCBA realizou, na tarde do dia 17/9, a palestra “Como aumentar a produtividade e rentabilidade no escritório contábil”, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador – BA. Participaram da mesa de abertura do evento a diretora executiva do CRCBA, Marilene Gonzaga Matos; o subdelegado do CRCBA em Feira de Santana, Jaguaratan Souza; o membro da Comissão de Jovens Lideranças do CRCBA, Paulo Neto, e o palestrante Gabriel Gaspar, CEO da Nibo.

 

mesa-web

 

A diretora Marilene Matos (foto) deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a programação e eventos de educação continuada do CRCBA, que oferece, cursos, palestras e seminários voltados à qualificação profissional e à atualização acerca de temas relevantes para a classe contábil. “Participar dos eventos de educação continuada é muito importante. Com esse pensamento, o CRCBA tem promovido esses eventos com assiduidade e nós parabenizamos os participantes por fazerem parte desse importante processo de valorização da classe contábil”. O Contador Paulo Neto, membro da Comissão de Jovens Lideranças do CRCBA, falou  rapidamente sobre o projeto e apresentou seus objetivos, que consistem, basicamente, em promover a integração dos alunos de Ciências Contábeis das instituições de ensino do país, bem como dos jovens contadores e o Sistema CFC/CRC’s.

 

palestra-web

 

Gabriel Gaspar, fundador da empresa de sistemas empresariais Nibo, falou sobre rotinas  que possibilitam o aumento da produtividade das organizações contábeis. No Brasil, um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais contábeis é a grande quantidade de obrigações acessórias impostas pelo governo. Durante a palestra, Gabriel apresentou pesquisa que mostra que a média mundial de horas gastas, anualmente, para que um contador cumpra todas as obrigações fiscais de uma empresa é de 264 horas, enquanto que no Brasil esse número sobre para 2.600 horas. Utilizando essa linha de pensamento, o palestrante tomou o exemplo da indústria automobilística, ramo de alta complexidade e alto grau de exigência, para mostrar que a implantação de rotinas organizadas pode trazer sucesso e rentabilidade às atividades mais complexas, bem como à de Contabilidade.

 

Estiveram presentes os conselheiros do CRCBA Daniel Queiroz e Iara Dórea, além do delegado do CRCBA em Paulo Afonso, Lúcio Oliveira. A palestra foi gratuita e é uma iniciativa do CRCBA, em parceria com CFC, Ibracon-BA, Sescap-BA e Sindiconta-BA. Os participantes doaram 2 latas de leite em pó, que serão entregues a instituições de caridade da capital baiana.

 


SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL ACONTECEU EM ITABUNA


A cidade de Itabuna-Ba recebeu pela primeira vez, na última quinta-feira (17), o Seminário de Contabilidade Rural – o evento aconteceu no auditório do campus II da Faculdade Unime. A contabilidade aplicada ao setor rural é o tema central do evento, que apresentou palestras abordando temas que facilitam a união das duas diretrizes, a fim de um maior desenvolvimento na área rural – organismo da economia brasileira; levando em conta o domínio absoluto que a agricultura e pecuária têm dentro desta esfera.

 

Na foto, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Welington Ferraz (à direita), realiza a entrega dos certificados dos palestrantes, ao lado da coordenadora de Arrecadação do Senar-BA, Rúbia Armede, do Delegado do CRCBA em Itabuna, Jesuíno Oliveira, e demais representantes.


As palestras “Contabilidade Gerencial Aplicada à Atividade Rural” e “Aspectos Fiscais da Atividade Rural” foram ministradas pelo bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Direito Tributário e Consultoria Fisco Contábil, Leandro Nascimento Santos e pela bacharela em Ciências Contábeis, mestranda em Contabilidade e especialista em Direito Tributário, Luciana Gonçalves de Souza, respectivamente. Gratuito, o Seminário de Contabilidade Rural é voltado aos estudantes e profissionais contábeis.


O evento é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar), com o apoio da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime-Itabuna).

 


CRCBA REALIZA PALESTRA EM HOMENAGEM AO DIA DO CONTADOR EM ITABUNA

Na foto, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Welington Ferraz,dás as boas vindas e parabeniza os participantes, ao lado do Superintendente de Delegacias do CRCBA, Erivaldo Benevides, do Delegado do CRCBA em Itabuna, Jesuíno Oliveira, do presdiente do Sindicato dos Contabilistas do sul da Bahia (Sindicontasul), José Oliveira Reis Filho, e demais representantes locais.


Na última terça-feira (22), dia em que se comemora o dia do Contador, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) realizou, em Itabuna, uma palestra para homenagear a classe contábil. O evento gratuito aconteceu no auditório do campus II da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).

 


Da esquerda para a direita, o Superintendente de Delegacias do CRCBA, Erivaldo Benevides, o coordenador regional do CRCBA Presley Santana; o delegado Jesuíno Oliveira; o vice-presidente Welington Ferraz e o presidente do Sindicontasul, José Oliveira Reis Filho.


O empresário contábil, coordenador regional do CRCBA na região sudoeste, contador Presley Márcio Souza Santana, foi o responsável por ministrar a palestra “Como obter o ISO 9001 – Gestão de Qualidade”. Uma das normas de qualidade mais conhecidas e aplicadas, o ISO 9001 possibilita que o empresário economize dinheiro, realize mais negócios e, por conseguinte, aumente os lucros de sua empresa – seja pequena, média ou grande.


A palestra, que teve duração de duas horas, é uma realização do CRCBA, em parceria com a coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unime. Estiveram presentes profissionais da área contábil, gestores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação ligadas à área contábil.

 


ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL DA BAHIA PROMOVE PALESTRA DIRECIONADA A CONTADORES

 

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-Ba) promoverá, no dia 29 de setembro, uma palestra sobre os “Aspectos Técnicos Relacionados com as Contas Anuais Partidárias”. Utilizando o modelo de palestra expositiva, os participantes terão liberdade de interação ao final do evento, que é gratuito, e terá início às 14h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. O titular da coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias e servidor do TER-BA, Geomário Lima Silva Filho, ministrará a palestra. As inscrições poderão ser feitas através do site do TRE (www.tre-ba.jus.br).

 


 


 


CONFIRA AFENDA DE CURSOS DO SINDICONTA-BA

 

3° TURMA DO CURSO PRÁTICO DE SPED CONTÁBIL FISCAL- ECF (SUBSTITUIU A DIPJ)

Data: 23/09/2015

 

2° TURMA DO CURSO PRÁTICO DE PERÍCIA JUDICIAL TRABALHISTA (CÁLCULOS) – 04 à 07/11

Data: 04 a 07/11/2015

 

2° TURMA DO CURSO PRÁTICO CONTÁBIL (MÓDULO COMPLETO) – SEXTA-FEIRAData: 13/11/2015

 


CFC abre audiência pública para três Normas Brasileiras de Contabilidade

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

 

Sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro

 O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou a atualização de três normas relativas à auditoria e à asseguração em audiência pública. Elas foram revisadas pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), entidade responsável por editar as normas internacionais de auditoria (ISAs, na sigla em inglês). O Brasil, desde 2010, adotou as normas internacionais e, por isso, precisa realizar a sua atualização ao mesmo tempo em que a Ifac a realiza.

Os textos modificados foram o da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria Estrutura Conceitual (NBC TA – Estrutura Conceitual), da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3000 (NBC TO 3000) e da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3420 (NBC TO 3420).

De acordo com a vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Verônica Souto Maior, as mudanças não são de conteúdo, mas buscam, na sua grande maioria, melhorar a apresentação dos temas. “Detalhamos os itens para torná-los de fácil identificação pelos profissionais”, explica. Ela esclarece ainda que a atualização da NBC TO 3420 se fez necessária  apenas para  se adequar às alterações realizadas nas  duas outras Normas.

A NBC TA – Estrutura Conceitual traz referências sobre o que deve conter em trabalhos de auditoria, revisão e asseguração.

A NBC TO 3000 trata dos trabalhos de asseguração que são diferentes dos de auditoria e de revisão de informações financeiras históricas. Nessa revisão, foi incluído, como trabalho de asseguração, o de atestação.

A NBC TO 3420 trata da compilação de informações financeiras pro forma.

Os textos estão disponíveis aqui. As sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro de 2015, para o email ap.nbc@cfc.org.br.

 


Abertas inscrições para IV Fórum de Relações Trabalhistas

Evento é promovido com objetivo de aproximar os profissionais da área da saúde privada do judiciário baiano

 

Estão abertas as inscrições para o “IV Fórum de Relações Trabalhistas do Estado da Bahia”, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba). A finalidade do evento é aproximar profissionais da área de saúde privada do judiciário baiano, além de discutir inovações na legislação relativas ao direito do trabalho.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

De acordo com o Coordenador Científico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas a intenção é apresentar aos profissionais da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado e, por outro lado, manter os empresários informados sobre o que há de mais novo na legislação trabalhista. “Serão discutidas no IV Fórum de Relações Trabalhistas as mudanças advindas com a vigência do Novo Código de Processo Civil sancionado em março de 2015 e validade a partir de março de 2016. As alterações do novo CPC provocarão sérias mudanças no processo do trabalho; e o processo recursal trabalhista advinda com a recente mudança do artigo 896 da CLT. O empresariado deve estar preparado para cumprimento das novas normas evitando-se a indesejável ampliação do passivo trabalhista”, informa.

Podem se inscrever para participar do evento, estudantes, sindicalistas, profissionais da área de saúde e juristas que tenham interesse pela temática. As inscrições devem ser feitas no site do Fórum, através do endereço eletrônico:http://sindhosba.org.br/forum. Os valores e condições de pagamento também podem ser obtidos através do portal.

Fórum Trabalhista

O evento surgiu em 2012, por iniciativa do Sindhosba. A intenção é apresentar aos representantes da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado. O evento já possibilitou discussões sobre temas como: ações regressivas acidentárias, assédio moral, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, cooperativas de trabalho, despedida indireta do contrato de trabalho, termo de ajuste de conduta, estabilidade sindical e duração patológica do processo.

 


CURSO EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O CARGO DE DIRETOR - FUNDAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA DA BAHIA

 

INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE, CRESCIMENTO, E LUCRATIVIDADE DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS, AGRO-INDUSTRIAIS, grandes, médias, pequenas Responsabilidade na Empresa: DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

COMPETÊNCIA EXECUTIVA SEGUNDO ROTEIRO DE PRÁTICAS JÁ CONSAGRADAS EM TODO O MUNDO POR EMPRESAS DE VANGUARDA. APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA DO PROJETO

 

Link do curso: http://www.fepba.org.br/curso-educacao-executiva-cargo-diretor-de-negocios/

 

Ainda hoje muitos Empresários somente contam com o “feeling”, seu e de seus Diretores para apoiarem e tomarem DECISÕES dos seus negócios.

Com a dinâmica do mercado atual, e com centenas de informações importantes que precisam ser identificadas, inter-relacionadas, integradas, analisadas, e revalidadas 4 vezes por ano no mínimo, é impossível simular as melhores alternativas, poder analisar os resultados com confidencialidade, como também poder corrigir os rumos da estratégia de cada PRODUTO existente e novo da Empresa, sem a presença de um profissional do próprio quadro da Empresa, cujo objetivo principal é concentrar toda a inteligência do negócio, e fazer as melhores ESCOLHAS. Este profissional está sendo acolhido hoje nas Empresas de vanguarda, pelo nome de Diretor de Desenvolvimento de Negócios.

Este Diretor, todavia, não pode exercer a sua função com toda eficiência, obtendo resultados firmes em tempo real, se não tiver o apoio de uma SISTEMÁTICA estruturada e suportada por SOFTWARE, que deve ser implementada para cada PRODUTO [existente ou novo], na sua Empresa.

Esta SISTEMÁTICA que foi criada e vem sendo implementada desde 2006, é denominada PLATAFORMA VIRTUAL DE NEGÓCIOS. Constituída de mecanismos capazes de absorver a inteligência dispersa nos vários executivos da Empresa, simula as várias alternativas de Modelo de Negócio de cada PRODUTO [existente ou novo], e ao fazer seus diagnósticos ESCOLHE a que irá conduzir maior vantagem competitiva e lucratividade para a Empresa.

A PVN pode-se dizer é o “feeling” do negócio, estruturado, expandido, integrado, simulado, e reavaliado, de todas as Competências existentes na Empresa e no seu entorno.

Cada Empresa na atual conjuntura Empresarial, precisa possibilitar a transferência do conhecimento e da tecnologia de como implementar e operacionalizar a PVN, a pelo menos 2 de seus Diretores ou Sócios. Adquirindo este conhecimento e tecnologia, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios estará pronto para planejar e gerenciar com grande eficiência e agilidade os seus PROJETOS inovadores.

PÚBLICO ALVO: Profissionais das diversas ÁREAS de Empresas privadas grandes, médias, e pequenas, dos Setores Industrial e Agroindustrial.

OBJETIVO: Aumentar a competência para assumir com firmeza um dos cargos de maior valorização ATUAL e FUTURA dentro das Empresas, o de DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS.

COORDENAÇÃO / APRESENTAÇÃO:

  • Eng. Mauricio Franco Monteiro

 

  • Marcelo Barbosa [discussão de “CAS0S” usando o SOFTWARE da PVN]

 

PLANO DE EXECUÇÃO: [Conforme SUMÁRIO/sessões aulas e debates]

MATERIAL DIDÁTICO: remessa via E-mail ou em CD CARGA HORÁRIA: presenciais = 40 h

DURAÇÃO: 3 meses

INVESTIMENTO: R$ 3.000,00 [em 3 parcelas] INÍCIO: Agosto de 2015

DIA / HORÁRIO: Sábados (8h às 12h). LOCAL: Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia INSCRIÇÃO; Diretamente no site da FEP – FUNDAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO: [METODOLOGIA / SISTEMÁTICA / SOFTWARE SUPORTE, DISCUSSÕES EM EVENTOS NACIONAIS, PUBLICAÇÕES EM REVISTAS ESPECIALIZADAS, fazer solicitação para o e-mail estrateg@ufba.br

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 



 

DIA DO CONTADOR - DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS - GUANAMBI 24/09/2015
II JORNADA DO CONHECIMENTO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO DE JACOBINA 25/09/2015
DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS - SENHOR DO BONFIM 26/09/2015
IV SEMINÁRIO BAIANO DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR 23/10/2015
III ENCONTRO DE PERITOS CONTADORES DO ESTADO DA BAHIA - SALVADOR 06/11/2015

 

 

Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias