"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso". (Ariano Suassuna)

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Divulgamos a edição 519 do CRCBA Notícias, com as últimas novidades da área contábil, fiscal, de legislação e previdenciária, além de artigos e eventos de educação continuada do CRCBA e outros relacionados à classe contábil. A partir do próximo dia 30, profissionais e estudantes de Ciências Contábeis de todo o Brasil se reúnem em Recife para a 12ª edição do Encontro Nordestino de Contabilidade - ENECON. As informações e o sistema de inscrições do encontro podem ser acessadas no site (http://www.eneconpe2015.org.br/). Com o tema "Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas", o 12º ENECON certamente será mais um evento de muito sucesso do sistema CFC/CRC's. Nos encontramos em Recife!

Desejo a todos uma ótima leitura, saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade

Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas

 

 

A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.

O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.

Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.

A programação do ENECON está disponível no site http://www.eneconpe2015.org.br/ 

 


CONFIRA OS GABARITOS DAS PROVAS AQUI – 15º EQT

 

 


DIVULGADOS OS LOCAIS DAS PROVAS DO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.2

 

 


XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE RECEBEU CLASSE CONTÁBIL EM VITÓRIA DA CONQUISTA - CONFIRA COBERTURA COMPLETA

 

 

Na noite da última quarta-feira (26/8), o auditório do Centro de Convenções DIvaldo Franco, em Vitória da Conquista – BA, recebeu mais de 700 profissionais e estudantes de Ciências Contábeis para a solenidade que abriu oficialmente a XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia. Com a presença de autoridades da Contabilidade baiana e nacional, foi uma noite especial para todos que participaram desse momento histórico da classe contábil, que teve momentos de homenagens, nomeações e muita alegria. O Presidente do CRCBA, Contador Wellington do Carmo Cruz, destacou, em sua palavra, a importância de se realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, pela primeira vez, e pontuou a importância técnica e científica do evento. “Sinto-me muito honrado em realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, cidade que já em seu nome se mostra vitoriosa.

 

(Leia cobertura completa)

 





Portaria nº 1.302 PGFN/RFB, de 14 de Setembro de 2015.

Dispõe sobre o pagamento e o parcelamento de débitos junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) relacionados ao Programa de Recuperação Previdenciária dos Empregadores Domésticos (Redom), de que tratam os arts. 39 a 41 da Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015. (Leia mais)

 

PORTARIA CGSNSE Nº 46, DE 02 DE SETEMBRO DE 2015

Altera o Anexo da Portaria CGSN/SE nº 16, de 22 de julho de 2013, que define perfis e usuários do Sistema de Controle de Acesso ao ambiente de produção das aplicações do Simples Nacional (ENTES-SINAC-P). (Leia mais)

 




Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ-BA durante o período de aputração dessa edição.

 



Não foram publicadas novidades no site da SEFAZ- Salvador durante o período de aputração dessa edição.

 



O Confaz e suas atribuições.

Por: Kiyoshi Harada. Publicado originalmente: www.fiscosoft.com.br

 

ECD e ECF: quais são as diferenças?

Fonte: Sage Gestão Comtábil. www.contadores.cnt.br

 

Começa prazo para consolidar parcelas de pagamento de dívidas pelo Refis.

Fonte: Agência Brasil - Paraíba Total. www.contadores.cnt.br

 

IRPJ/CSLL: Receitas de Cessão de Direitos Patrimoniais serão 100% Tributados em 2016.

Fonte: Blog Guia Tributário. www.contadores.cnt.br

 

Interpretações equivocadas sobre a Portaria 1.265/15 ajudam apenas o mau pagador de tributos

Fonte: Receita Federal do Brasil

 

Empresas têm até dia 30 para entregar Declaração do Imposto de Renda
Contábeis - Pela primeira vez declaração será entregue no ambiente Sped.


Justiça libera CNPJ de empresas em ação contra cálculo do FAP

Valor Econômico - Contribuinte encontra companhias de setores diferentes em lista usada pela Previdência.



Você sabia que já pode garantir a sua vaga para o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade - 2016?

O maior evento de Contabilidade do país, que em 2016 acontecerá em Fortaleza - CE, de 11 a 14 de setembro, disponibiliza inscrições antecipadas com valor diferenciado. Acesse o site do CBC e garanta já a sua vaga!

 



Solução de Consulta Cosit nº 191, 14 de Setembro de 2015.
ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ EMENTA: LUCRO PRESUMIDO. SERVIÇOS HOSPITALARES. ESTABELECIMENTO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE. REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA. PERCENTUAL DE PRESUNÇÃO REDUZIDO. REQUISITOS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta nº 189, de 14 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE – IRRF EMENTA: PAGAMENTO. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. COLETA DE INFORMAÇÕES. RETENÇÃO. (Leia mais)

 

Solução de Consulta nº 188, de 14 de Setembro de 2015.

ASSUNTO: NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA EMENTA: SUBVENÇÃO. CRÉDITO PRESUMIDO DE ICMS. (Leia mais)

 



Federal

Lei nº 13.163, de 9 de Setembro de 2015.
Modifica a Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 - Lei de Execução Penal, para instituir o ensino médio nas penitenciárias. (Leia mais)

 



CRCBA REALIZA CURSO SOBRE IMPACTOS DA IFRS NA CONTABILIDADE COM ENFOQUE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CPC-abertura
O presidente Wellington Cruz (à esquerda) saudou os participantes, ao lado do contador Marcelo Cavalcanti, que ministrou o curso pela manhã.

 

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) realizou, nesta segunda-feira (14), o curso “Os Impactos da IFRS na Contabilidade em Geral Com Enfoque na Construção Civil”, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. O presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, participou do encontro – que tem como público-alvo estudantes e profissionais contábeis.

CPC-marcelo
Autor de diversos livros na área de auditoria contábil, Marcelo Cavalcanti abordou o impacto da adoção das normas do IFRS.

 

As palestras ‘Impactos da IFRS na Contabilidade’ e ‘Contabilidade de Construtoras: Impactos das IFRS’, ministradas pelo mestre em contabilidade, contador e autor de livros Marcelo Cavalcanti Almeida, e pelo professor da Uneb e Fipecafi, contador Edmilson Patrocínio de Sousa. No turno da manhã, Marcelo Cavalcanti abordou a adoção do padrão das IFRS no Brasil e no mundo, tocando pontos como provisões e outros passivos (CPC 25); contingências ativas e passivas (CPC 25); reestruturação (CFC 25); arrendamento mercantil financeiro e operacional (CPC 06 – R1); venda e leaseback (CPC 06 – R1), dentre outros. Na tarde, Edmilson Patrocínio falou sobre as normas contábeis aplicadas ao setor imobiliário, como os objetivos do CPC 17 – contratos de construção, stage of completion, aplicação do POC para o reconhecimento de receitas e despesas, contratos de construção do setor imobiliário (ICPC 02), dentre outros. A editora Atlas foi apoiadora do curso e disponibilizou livros de Contabilidade em IFRS e CPC para venda com valores diferenciados aos participantes.

 

CPC-patrocinio
No turno da tarde, o Mestre em Contabilidade Edmilson Patrocínio falou sobre as normas contábeis aplicadas ao setor imobiliário.

 


COLABORADORES QUE TRABALHARÃO NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.2 SE REUNIRAM NA SEDE DO CRCBA

 

 

Na manhã da segunda-feira (14), os colaboradores que irão trabalhar na aplicação das provas do Exame de Suficiência 2015.2, no próximo domingo (20/9), se reuniram com o membro do conselho curador da Fundação Brasileira de Contabilidade, Contador Adeildo Osório de Oliveira (centro), com participação do presidente do CRCBA Wellington Cruz e da diretora executiva Marilene Matos. Na ocasião, foram esclareciados pontos importantes do regulamento do Exame e traçado o planejamento para que tudo ocorra dentro da programação nacional para a aplicação das provas.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DO 2º FÓRUM EMPRESARIAL DO SESCAP


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz, participou na última sexta-feira (11) da segunda edição do Fórum Empresarial promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sescap-Ba), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O objetivo do fórum é aproximar empresas e organizações contábeis no contexto de negócios e sugerir estratégias acerca de custos e soluções que facilitem a oferta de um diferencial atrativo no mercado corporativo.

 


O presidente Wellington Cruz (CRCBA) esteve à mesa de abertura do Fórum, ao lado da vice-prefeita e conselheira do CRCBA Célia Sacramento; do presidente da FENACON Mario Elmir Berti; do presidente do Sescap-BA André Martinez; do presidente do Sindiconta-BA Marco Moura; e demais representantes do segmento.


Com tema central ‘Empresas de Serviços: Oportunidades Em Época de Crise’, o encontro pôs em pauta assuntos como ‘eSocial - Oportunidade Empresarial’, ‘Como Valorizar o Serviço do Seu Escritório Contábil’ e ‘Ganhar Mais, além de Marketing Pessoal’. A palestras foram ministradas por nomes como o do bacharel em Ciências Contábeis e auditor e perito contábil, Ricardo Roberto Monello e pelo diretor administrativo da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Hélio Cezar Donin.

 


PROJETO “CRCBA EM UM DIA” CONTEMPLA DELEGADO DE RIBEIRA DO POMBAL

 

Delegado do CRCBA em Ribeira do Pombal, Afrânio Lopes, foi contemplado pelo projeto "CRCBA em Um Dia" e participou da reunião plenária do CRCBA de setembro.


Em reunião plenária ocorrida na última sexta-feira (11), na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), o presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, recebeu o delegado titular da unidade de Ribeira do Pombal, Afrânio Lopes Filho, para o projeto ‘CRCBA Em Um Dia’. O projeto busca aproximar os gestores das delegacias do interior do estado à administração do Conselho, estreitando os laços necessários para uma boa gestão das unidades. 
Wellington Cruz agradeceu aos que estiveram presentes da XII Convenção de Contabilidade da Bahia (CCB) e ao delegado Afrânio Lopes, pela disponibilidade de comparecer à plenária e salientou a importância das reuniões mensais. O próximo sorteado é o titular da delegacia de Santo Antônio de Jesus, delegado Ailton Souza Andrade, que participará da reunião do mês de outubro.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DO 10º CONGRESSO DE GESTÃO DE PESSOAS DA ABRH

 

Da esquerda para a direita, o presidente Wellington Cruz (CRCBA), o diretor institucional da ABRH-BA Cezar Almeida e a diretora executiva Marilene Matos.

 

Realizado em Salvador, nos dias 10 e 11 de setembro deste ano, o 10º Congresso de Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Bahia (ABRH-BA), reuniu cerca de 1.300 pessoas para debater o protagonismo pessoal e profissional como uma forma de se alcançar o sucesso, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, no Bahia Othon Palace Hotel. O presidente do CRCBA Wellington Cruz, a diretora executiva Marilene Matos, a coordenadora de Recursos Humanos Rosa Maria e a assistente adminsitrativa Jeane Borges participaram do congresso, que teve apoio institucional do CRCBA. No dia 28 de agosto, o diretor institucional da ABRH-BA, Cezar Almeida, apresentou palestra sobre mercado de trabalho e retenção de talentos na XII Convenção de Contabilidade da Bahia, em Vitória da Conquista, quando apresentou resultado de pesquisa realizada com os profissionais e organizações contábeis baianos, fruto de convênio firmado entre CRCBA e ABRH-BA.

 


A coordenadora de RH do CRCBA Rosa Maria e a assistente Jeane Borges participaram do Congresso.

 


CRCBA E MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL FIRMAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA GARANTIR OBSERVÂNCIA ÀS NORMAS DE CONTABILIDADE

 

Na manhã do dia 04/9, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Contador Wellington Cruz, e o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Contador Antônio Carlos Nogueira, se reuniram com o procurador-chefe da Procuradoria Geral da República na Bahia, Pablo Coutinho Barreto, oportunidade em que foi assinado termo de convênio para cooperação mútua entre CRCBA e Ministério Público Federal (MPF), com o intuito de garantir a observâncias das normas contábeis no estado da Bahia, por meio de ações educativas e no apoio à fiscalização e prevenção de eventuais transgressões da legislação vigente. Na ocasião, o presidente do CRCBA também assinou carta de apoio à campanha “10 medidas contra a corrupção”, com a qual o MPF pretende reunir um milhão e meio de assinaturas de eleitores para que seja encaminhado ao Congresso Nacional um projeto de lei que classifique atos de corrupção como crimes de alto risco. A reunião aconteceu na sede do CRCBA, em Salvador, e significa um ganho importante para a sociedade baiana no que diz respeito ao combate à corrupção e ao aprimoramento das práticas contábeis.

 

convenio
À esquerda, o vice-presidente Antônio Nogueira, ao lado do procurador-chefe do MPF-BA Pablo Coutinho e do presidente Wellington Cruz.

 

O procurador-chefe Pablo Coutinho destacou a importância da parceria entre classe contábil e Ministério Público Federal. “O principal ganho desse convênio é nós fortalecermos essa parceria entre Ministério Público Federal e Conselho Regional de Contabilidade, que já existe no âmbito nacional e está sendo reforçada aqui na Bahia. Isso nos auxiliará bastante no atingimento de um objetivo comum, que é fazermos com que as regras contábeis sejam observadas corretamente, fazermos com que as empresas tenham a sua contabilidade de forma escorreita e, nas apurações de fatos ilícitos levados ao conhecimento do Ministério Público, que a análise da questão contábil ocorra de forma bastante efetiva, com o apoio dos profissionais de Contabilidade. A ideia é que nós atuemos em todas as frentes, não só a repressiva – em fiscalizações conjuntas e análise de provas para serem levadas em ações movidas pelo MPF, mas também questões preventivas, com oferta de seminários para a população e para os profissionais da Contabilidade, no sentido de observar as boas práticas de Contabilidade e a legislação”.

Ressaltou, também, que a parceria beneficiará a população com a atuação em projetos convergentes do CRCBA e MPF, a exemplo de orientações prestadas aos conselhos municipais de alimentação. “Essa parceria nos auxiliará muito num programa desenvolvido pelo Ministério Público Federal, chamado ‘MP Eduque’, no qual há um foco no serviço de educação prestado nos municípios de menor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do estado da Bahia, onde o Ministério Público faz audiências públicas, dá cursos aos gestores, aos membros dos conselhos de alimentação escolar e aos pais, para que toda a comunidade se envolva na cobrança e fiscalização para uma educação melhor”.

Atualmente, o CRCBA realiza ações educativas com os conselhos de alimentação escolar na Bahia, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), com o objetivo de orientar os seus membros quanto às formas ideais de aquisição, guarda e distribuição da merenda escolar, dentre outros. O PVCC será a forma pela qual será disponibilizado o apoio técnico de profissionais da Contabilidade ao MPF, levando em conta que o convênio não envolve custos financeiros.

 

CRCBA é apoiador oficial da campanha “10 medidas contra a corrupção”

001_15_10_Medidas_Banner_Online_600x120_APOIE

Com a assinatura da carta de apoio, foi formalizada a participação do CRCBA na campanha “10 medidas contra a corrupção”. O procurador-chefe Pablo Coutinho falou sobre o principal objetivo da ação. “É muito importante a assinatura da carta de apoio do CRCBA à nossa campanha ‘10 medidas contra corrupção’. Estima-se, pela Transparência Internacional, que há, anualmente, o desvio de 200 bilhões de reais de recursos públicos no Brasil. Com essa assinatura, o CRCBA se torna mais um apoiador dessa campanha que tem como objetivo recolher um milhão e meio de assinaturas de eleitores para que seja viabilizado um projeto de lei de iniciativa popular, que irá alterar a legislação existente, ainda muito frágil no combate à corrupção, e que vai tornar esse crime como de alto risco no Brasil.

Todas as informações da campanha estão disponíveis no site www.dezmedidas.mpf.mp.br, como o material completo dos projetos de leis e esclarecimentos, peças de divulgação, orientações para se tornar um apoiador, dentre outras.

 


ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REALIZA CURSO SOBRE IFRS NA SEDE DO CRCBA


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) recebeu no dia 09/9, em sua sede, um curso sobre International Financial Reporting Standards (IFRS) – normas internacionais de contabilidade. Realização da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abacicon), o curso é ministrado pelo bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade, Finanças e Gestão Tributária com habilitação em Contabilidade Internacional adequada às Normas IFRS, professor Laudelino Jochem. O cursou abordou sistematicamente, utilizando exemplos práticos, a atualização em IFRS, além da Lei nº. 12.973/2014.

 

Na foto, a conselheira do CFC Maria Constança, o presidente Wellington Cruz (CRCBA) e o professor Laudelino Jochem.


O presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, deu boas vindas aos participantes e falou sobre a importância da participação dos profissionais contábeis em cursos, palestras e seminários, a fim de estar sempre em busca de enriquecer, agregar e atualizar seus conhecimentos. Cruz salientou, ainda, que os interesses da classe contábil baiana pela educação continuada têm crescido consideravelmente – o que, por conseguinte, fortalece a classe como um todo.

 

O vice-presidente Antônio Nogueira, o presidente Wellington Cruz e a conselheira do CFC Maria Constança acompanharam o curso.


A conselheira federal, contadora Maria Constança Carneiro Galvão, saudou os participantes e fez um discurso de incentivo à educação continuada, alertando que o profissional deve sempre buscar o aperfeiçoamento profissional, visando o crescimento constante. Maria Constança agradeceu a presença do professor Laudelino e fez referência à vasta experiência do palestrante no assunto.


Com carga horária de oito horas, o curso é direcionado aos profissionais de contabilidade e auditores. As próximas edições do curso acontecem nos próximos dias 24 e 25 de setembro, 02 e 20 de outubro, 23 de novembro, além de 01, 04 e 08 de dezembro – no Distrito Federal (CRCDF), Rio Grande do Sul (CRCRS), Roraima (CRCRR), Alagoas (CRCAL), Minas Gerais (CRCMG), Pernambuco (CRCPE), Santa Catarina (CRCSC) e Ceará (CRCCE), respectivamente.

 


CRCBA REALIZOU CURSO SOBRE SPED EM SALVADOR


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, Wellington do Carmo Cruz, participou na última sexta-feira (4), de curso sobre Escrituração Contábil Fiscal – Sped Contábil, na Fundação Visconde de Cairu. De modo geral, o Sped consiste na modernização do sistema atual. Cerca de 200 pessoas participaram do curso.

 

Na foto, o professor Luiz Carlos (esquerda, o presidente Wellington Cruz e ovice-presidente Antônio Nogueira.


Wellington Cruz afirmou a importância do debate acerca dos sistemas virtuais de escrituração contábil fiscal, pois, a tendência é que tudo se torne cada vez mais moderno. “A nossa profissão é muito competitiva no mundo corporativo e os profissionais mais atualizados e competentes serão melhor remunerados”, completou.


O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Antônio Nogueira, alertou sobre eventuais multas e importância de se informar sobre o Sped, já que muitos profissionais e estudantes da área têm dúvidas sobre o assunto. “Existem muitas dúvidas, sobretudo porque é o primeiro ano do sistema de Escrituração Contábil Fiscal (ECF)”, finalizou.

 


O economista, pós-graduado em Controladoria e mestre em Contabilidade, professor Luiz Carlos Oliveira dos Santos, disse que o Sped é a unificação das esferas de tributação; federal, estadual e municipal – que reúne muitas obrigações acessórias num só sistema, a fim de facilitar a vida do contribuinte. Durante o curso, o professor Luiz Carlos abordou exemplos práticos do sistema e elucidou várias dúvidas dos participantes.

 


COMISSÃO DE PERÍCIA DO CRCBA SE REÚNE PARA AJUSTAR DETALHES DO III ENCONTRO DE PERITOS


A Comissão de Perícia do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) se reuniu, na manhã da última sexta-feira (4), na sede do CRCBA, para definir alguns detalhes do III Encontro de Peritos Contadores do Estado da Bahia. A reunião contou com a presença do presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, além do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA, Antônio Nogueira (foto).

 




O III Encontro de Peritos Contadores do Estado da Bahia – que acontecerá no dia 6 de novembro, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador – conta com uma programação de palestras que propõe a discussão de temas relevantes, como ‘A Perícia Contábil Como Instrumento de Realização da Justiça’ e ‘Normas Internacionais de Contabilidade”. O evento é uma realização do CRCBA e Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e é voltado para profissionais e acadêmicos da Contabilidade que atuam ou desejam ingressar na área de Perícia.

 


ODONTO SYSTEM REALIZA AÇÃO NA SEDE DO CRCBA

 


Dentista faz atendimento preventivo aos funcionários do CRCBA.


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) recebeu em sua sede, na última sexta-feira (4), a visita de duas representantes da Odonto System, para a realização de uma ação de cuidados preventivos referentes à saúde bucal.
Os funcionários e colaboradores do CRCBA foram atendidos pela Dra. Chimene Belarmino Carvalhal e sua assistente Maria Madalena Lisboa, que realizaram pequenos procedimentos de higiene e saúde bucal, além de sugerir cuidados básicos para a prevenção de problemas dentários.

 


ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL DA BAHIA PROMOVE PALESTRA DIRECIONADA A CONTADORES

 

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-Ba) promoverá, no dia 29 de setembro, uma palestra sobre os “Aspectos Técnicos Relacionados com as Contas Anuais Partidárias”. Utilizando o modelo de palestra expositiva, os participantes terão liberdade de interação ao final do evento, que é gratuito, e terá início às 14h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. O titular da coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias e servidor do TER-BA, Geomário Lima Silva Filho, ministrará a palestra. As inscrições poderão ser feitas através do site do TRE (www.tre-ba.jus.br).

 


 


 


 


 


SEMINÁRIO “DESAFIOS PARA A TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL CONTEMPORÂNEA ”ACONTECERÁ EM SALVADOR NO DIA 18/9

 

A Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (ABAM) e a Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS) realizarão o Seminário “Desafios para a Tributação Municipal Contemporânea” no Hotel Golden Tulip Rio Vermelho, em Salvador, no dia 18/9/2015. Com uma programação que contempla diversos temas relevantes para as carreiras de Procuradores e Auditores Municipais, o seminário propõe o debate de assuntos que fazem parte do cotidiano de trabalho de quem atua no setor público, em especial na área tributária. As inscrições custam R$150 e R$35, para profissionais e estudantes, respectivamente, e podem ser feitas no site do seminário. Esses valores estão garantidos até o dia 18/8 (terça-feira). A partir do dia 19/8, os valores das inscrições passam para R$200 e R$50. Confira abaixo a programação completa do seminário.

 

Profissional: R$ 200,00 - Clique aqui e inscreva-se
Estudante: R$ 50,00 - Clique aqui e inscreva-se

 

 


CFC abre audiência pública para três Normas Brasileiras de Contabilidade

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

 

Sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro

 O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou a atualização de três normas relativas à auditoria e à asseguração em audiência pública. Elas foram revisadas pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), entidade responsável por editar as normas internacionais de auditoria (ISAs, na sigla em inglês). O Brasil, desde 2010, adotou as normas internacionais e, por isso, precisa realizar a sua atualização ao mesmo tempo em que a Ifac a realiza.

Os textos modificados foram o da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria Estrutura Conceitual (NBC TA – Estrutura Conceitual), da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3000 (NBC TO 3000) e da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3420 (NBC TO 3420).

De acordo com a vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Verônica Souto Maior, as mudanças não são de conteúdo, mas buscam, na sua grande maioria, melhorar a apresentação dos temas. “Detalhamos os itens para torná-los de fácil identificação pelos profissionais”, explica. Ela esclarece ainda que a atualização da NBC TO 3420 se fez necessária  apenas para  se adequar às alterações realizadas nas  duas outras Normas.

A NBC TA – Estrutura Conceitual traz referências sobre o que deve conter em trabalhos de auditoria, revisão e asseguração.

A NBC TO 3000 trata dos trabalhos de asseguração que são diferentes dos de auditoria e de revisão de informações financeiras históricas. Nessa revisão, foi incluído, como trabalho de asseguração, o de atestação.

A NBC TO 3420 trata da compilação de informações financeiras pro forma.

Os textos estão disponíveis aqui. As sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro de 2015, para o email ap.nbc@cfc.org.br.

 


 


Abertas inscrições para IV Fórum de Relações Trabalhistas

Evento é promovido com objetivo de aproximar os profissionais da área da saúde privada do judiciário baiano

 

Estão abertas as inscrições para o “IV Fórum de Relações Trabalhistas do Estado da Bahia”, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba). A finalidade do evento é aproximar profissionais da área de saúde privada do judiciário baiano, além de discutir inovações na legislação relativas ao direito do trabalho.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

De acordo com o Coordenador Científico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas a intenção é apresentar aos profissionais da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado e, por outro lado, manter os empresários informados sobre o que há de mais novo na legislação trabalhista. “Serão discutidas no IV Fórum de Relações Trabalhistas as mudanças advindas com a vigência do Novo Código de Processo Civil sancionado em março de 2015 e validade a partir de março de 2016. As alterações do novo CPC provocarão sérias mudanças no processo do trabalho; e o processo recursal trabalhista advinda com a recente mudança do artigo 896 da CLT. O empresariado deve estar preparado para cumprimento das novas normas evitando-se a indesejável ampliação do passivo trabalhista”, informa.

Podem se inscrever para participar do evento, estudantes, sindicalistas, profissionais da área de saúde e juristas que tenham interesse pela temática. As inscrições devem ser feitas no site do Fórum, através do endereço eletrônico:http://sindhosba.org.br/forum. Os valores e condições de pagamento também podem ser obtidos através do portal.

Fórum Trabalhista

O evento surgiu em 2012, por iniciativa do Sindhosba. A intenção é apresentar aos representantes da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado. O evento já possibilitou discussões sobre temas como: ações regressivas acidentárias, assédio moral, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, cooperativas de trabalho, despedida indireta do contrato de trabalho, termo de ajuste de conduta, estabilidade sindical e duração patológica do processo.

 


CURSO EDUCAÇÃO EXECUTIVA PARA O CARGO DE DIRETOR - FUNDAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA DA BAHIA

 

INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE, CRESCIMENTO, E LUCRATIVIDADE DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS, AGRO-INDUSTRIAIS, grandes, médias, pequenas Responsabilidade na Empresa: DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

COMPETÊNCIA EXECUTIVA SEGUNDO ROTEIRO DE PRÁTICAS JÁ CONSAGRADAS EM TODO O MUNDO POR EMPRESAS DE VANGUARDA. APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA DO PROJETO

 

Link do curso: http://www.fepba.org.br/curso-educacao-executiva-cargo-diretor-de-negocios/

 

Ainda hoje muitos Empresários somente contam com o “feeling”, seu e de seus Diretores para apoiarem e tomarem DECISÕES dos seus negócios.

Com a dinâmica do mercado atual, e com centenas de informações importantes que precisam ser identificadas, inter-relacionadas, integradas, analisadas, e revalidadas 4 vezes por ano no mínimo, é impossível simular as melhores alternativas, poder analisar os resultados com confidencialidade, como também poder corrigir os rumos da estratégia de cada PRODUTO existente e novo da Empresa, sem a presença de um profissional do próprio quadro da Empresa, cujo objetivo principal é concentrar toda a inteligência do negócio, e fazer as melhores ESCOLHAS. Este profissional está sendo acolhido hoje nas Empresas de vanguarda, pelo nome de Diretor de Desenvolvimento de Negócios.

Este Diretor, todavia, não pode exercer a sua função com toda eficiência, obtendo resultados firmes em tempo real, se não tiver o apoio de uma SISTEMÁTICA estruturada e suportada por SOFTWARE, que deve ser implementada para cada PRODUTO [existente ou novo], na sua Empresa.

Esta SISTEMÁTICA que foi criada e vem sendo implementada desde 2006, é denominada PLATAFORMA VIRTUAL DE NEGÓCIOS. Constituída de mecanismos capazes de absorver a inteligência dispersa nos vários executivos da Empresa, simula as várias alternativas de Modelo de Negócio de cada PRODUTO [existente ou novo], e ao fazer seus diagnósticos ESCOLHE a que irá conduzir maior vantagem competitiva e lucratividade para a Empresa.

A PVN pode-se dizer é o “feeling” do negócio, estruturado, expandido, integrado, simulado, e reavaliado, de todas as Competências existentes na Empresa e no seu entorno.

Cada Empresa na atual conjuntura Empresarial, precisa possibilitar a transferência do conhecimento e da tecnologia de como implementar e operacionalizar a PVN, a pelo menos 2 de seus Diretores ou Sócios. Adquirindo este conhecimento e tecnologia, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios estará pronto para planejar e gerenciar com grande eficiência e agilidade os seus PROJETOS inovadores.

PÚBLICO ALVO: Profissionais das diversas ÁREAS de Empresas privadas grandes, médias, e pequenas, dos Setores Industrial e Agroindustrial.

OBJETIVO: Aumentar a competência para assumir com firmeza um dos cargos de maior valorização ATUAL e FUTURA dentro das Empresas, o de DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS.

COORDENAÇÃO / APRESENTAÇÃO:

  • Eng. Mauricio Franco Monteiro

 

  • Marcelo Barbosa [discussão de “CAS0S” usando o SOFTWARE da PVN]

 

PLANO DE EXECUÇÃO: [Conforme SUMÁRIO/sessões aulas e debates]

MATERIAL DIDÁTICO: remessa via E-mail ou em CD CARGA HORÁRIA: presenciais = 40 h

DURAÇÃO: 3 meses

INVESTIMENTO: R$ 3.000,00 [em 3 parcelas] INÍCIO: Agosto de 2015

DIA / HORÁRIO: Sábados (8h às 12h). LOCAL: Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia INSCRIÇÃO; Diretamente no site da FEP – FUNDAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO: [METODOLOGIA / SISTEMÁTICA / SOFTWARE SUPORTE, DISCUSSÕES EM EVENTOS NACIONAIS, PUBLICAÇÕES EM REVISTAS ESPECIALIZADAS, fazer solicitação para o e-mail estrateg@ufba.br

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 



 

PALESTRA: AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL - SALVADOR 17/09/2015
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL - ITABUNA 17/09/2015
SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AO DIA DO CONTADOR - ITABUNA 22/09/2015
CURSO ECF - SPED ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL - VITÓRIA DA CONQUISTA 23/09/2015
DIA DO CONTADOR - DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS - GUANAMBI 24/09/2015
II JORNADA DO CONHECIMENTO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO DE JACOBINA 25/09/2015
DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS - SENHOR DO BONFIM 26/09/2015
IV SEMINÁRIO BAIANO DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR 23/10/2015
III ENCONTRO DE PERITOS CONTADORES DO ESTADO DA BAHIA - SALVADOR 06/11/2015

 

 

Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias