"Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção". (Steve Jobs)





 

Prezado(a) Colega,

 

Gostaria de agradecer a todos os participantes, organizadores, palestrantes, colaboradores, parceiros e a todos que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso que foi a XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia. Mais uma vez, encerramos um grande evento técnico com a sensação unânime de sucesso alcançado. A satisfação dos congressistas, que até as últimas palestras estiveram sempre presentes e participativos, nos traz o sentimento de dever cumprido e também de que novos desafios, ainda maiores, estão por vir. Muito obrigado por estar sempre ao nosso lado, classe contábil baiana.

No mês de setembro, seguimos nossa agenda de Educação Continuada, com diversos cursos e palestras importantes sobre Escrituração Contábil Fiscal (ECF); IFRS e Lei 12.973/2014; IFRS para construção civil; Terceiro Setor; Perícia Contábil, dentre outros. Confira a nossa programação no site: (http://web.crcba.org.br/eventos) .

Desejo a todos uma ótima leitura, saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE RECEBEU CLASSE CONTÁBIL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 

 

Na noite da última quarta-feira (26/8), o auditório do Centro de Convenções DIvaldo Franco, em Vitória da Conquista – BA, recebeu mais de 700 profissionais e estudantes de Ciências Contábeis para a solenidade que abriu oficialmente a XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia. Com a presença de autoridades da Contabilidade baiana e nacional, foi uma noite especial para todos que participaram desse momento histórico da classe contábil, que teve momentos de homenagens, nomeações e muita alegria. O Presidente do CRCBA, Contador Wellington do Carmo Cruz, destacou, em sua palavra, a importância de se realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, pela primeira vez, e pontuou a importância técnica e científica do evento. “Sinto-me muito honrado em realizar uma Convenção na cidade de Vitória da Conquista, cidade que já em seu nome se mostra vitoriosa.

 

Hoje, a conquista da Vitória é receber grandes nomes da Contabilidade nacional”. Cruz aproveitou para fazer uma saudação especial à Presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes. “Estamos aqui reunidos para discutir a Contabilidade como Ciência geradora da saúde empresarial e governamental, e é por você ser uma profissional muito atuante na área pública, Quitéria, parceira dos projetos de desenvolvimento profissional do CRCBA, que hoje a homenageamos com a medalha “Amigo do CRCBA”.

4
Da esquerda para direita: o Presidente do CRCBA Wellington Cruz, a Conselheira do CFC Maria Constança, a presidente da UPB Maria Quitéria e o Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CRCBA Antônio Nogueira.

 

Agraciada com a medalha “Amigo do CRCBA”, a presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes de Jesus, tem sido  parceira fundamental do CRCBA na interlocução com os gestores municipais do estado da Bahia, apoiando iniciativas de desenvolvimento profissional na área pública, projeto que o CRCBA desenvolve em todas as áreas de atuação. Emocionada, Quitéria agradeceu a homenagem. “Fico muito feliz e honrada de, dentre tantos nomes, ter sido a escolhida para receber essa homenagem. Quero agradecer a Wellington e Constança pelo carinho e respeito que têm comigo desde o meu primeiro mandato”. Quitéria finalizou sua fala enviando uma mensagem à classe contábil baiana. “Quero abraçar a todos os profissionais da Contabilidade, não só da área pública, como da empresarial, que hoje se confundem. Graças a Deus, hoje os gestores municipais têm uma consciência maior da necessidade da profissionalização da área”.

 

COM CASA CHEIA, WALTER CRISPIM FOI NOMEADO MEMBRO DA ACADEMIA BAIANA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

1-1

 

Durante a solenidade de abertura da XII Convenção de Contabilidade, aconteceu a nomeação do Professor Walter Crispim, ex-Presidente do CRCBA, como membro da Academia Baiana de Ciências Contábeis (ABACICON), ocupando a cátedra de número 14. O Presidente da Academia, Adeildo Osório de Oliveira, ao lado dos também acadêmicos Wellington do Carmo Cruz, Maria Constança Carneiro Galvão e Antônio Carlos Ribeiro da Silva, realizaram a entrega solene do certificado e medalha ao Professor Walter Crispim.

 

5

Num gesto nobre de reconhecimento daqueles que contribuem destacadamente à valorização da profissão contábil, o Professor Walter Crispim foi nomeado de forma mais que justa como Acadêmico da ABACICON. Ele, que é o “mestre” responsável pela formação de tantos notáveis profissionais da Contabilidade, transbordou alegria e emoção na noite de abertura da XII Convenção de Contabilidade da Bahia.

 

CLÓVIS LUÍS PADOVEZE MINISTROU A PALESTRA MAGNA DA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA

 

6

 

O Professor Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP e Mestre em Contabilidade pela PUC-SP, abordou o tema central do evento “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”, abrilhantando o início do maior evento da classe contábil baiana. Os participantes, imersos no vasto repertório científico apresentado pelo palestrante, permaneceram no auditório principal do Centro de Convenções Divaldo Franco, especialmente nomeado de “Maria Constança Carneiro Galvão”na ocasião da Convenção, durante toda a palestra. Padoveze abordou conceitos de Contabilidade, Controladoria e mensuração de eficácia e lucro para mostrar aos presentes como a Ciência Contábil pode funcionar como elemento indispensável à geração de saúde para as empresas e para o governo. O Presidente Wellington Cruz coordenou a palestra magna e entregou o certificado ao Professor Padoveze ao final de sua apresentação.

 

7

 

APÓS A SOLENIDADE DE ABERTURA, MUITO NETWORKING, INTEGRAÇÃO E MÚSICA

 

8

 

Logo após a solenidade de abertura da XII Convenção, os participantes participaram de um animado momento de integração profissional no hall dos estandes do Centro de Convenções Divaldo Franco, com direito a exposição de produtos e serviços das empresas apoiadoras do evento, muita integração, networking e música ao vivo.

 

9

 

(Leia mais)

 


ABRACICON E A.I.C CONSULTORIA EMPRESARIAL PROMOVEM CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM IFRS E NA LEI N.º 12.973/14

Comunicação CFC – Fabrício Santos

Brasília – A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a A.I.C Consultoria Empresarial promovem nos Conselhos Regionais de Contabilidade da Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Roraima, Pernambuco, Distrito Federal, Alagoas e Santa Catarina o curso de Atualização em IFRS e a Lei n.º 12.973/2014 – com exemplos práticos.
O curso, que tem como objetivo propiciar aos participantes uma abordagem sistêmica dos conteúdos em pauta, demonstrando sua prática e visando a melhor fixação do tema, traz como palestrante o bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade em Finanças e em Gestão Tributária com aperfeiçoamento em Contabilidade Internacional.
Na programação, temas como “Processo de Convergência da Contabilidade Internacional”, “Políticas Contábeis e Estrutura Conceitual e Características Qualitativas”, “Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Impairment”, entre outros, serão acompanhados com exercícios práticos.
As datas do curso nos Conselhos Regionais foram definidas. No CRCPB, dia 26/8; CRCBA, 9/10; CRCDF, 24/10; CRCRS, 25/10; CRCRR, 2/10; CRCAL, 20/10; CRCMG, 23/11; CRCPE, 1/12 e CRCSC, 4/12.
Profissionais da contabilidade e auditores podem se inscrever. O valor é de R$ 290,00 (duzentos e noventa reais), podendo ser parcelado em duas vezes no boleto bancário. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.abracicon.org.br o pelo telefone (61) 3314-9501.

curso

 


ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade

Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas

 

 

A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.

O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.

Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.

A programação do ENECON está disponível no site http://www.eneconpe2015.org.br/ 





INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1584, DE 31 DE AGOSTO DE 2015

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.432, de 26 de dezembro de 2013, que dispõe sobre o registro especial a que estão sujeitos os produtores, engarrafadores, as cooperativas de produtores, os estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas e sobre o selo de controle a que estão sujeitos esses produtos. (Leia mais)

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1583, DE 31 DE AGOSTO DE 2015

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.432, de 26 de dezembro de 2013, que dispõe sobre o registro especial a que estão sujeitos os produtores, engarrafadores, as cooperativas de produtores, os estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas e sobre o selo de controle a que estão sujeitos esses produtos. (Leia mais)

 




DECRETO Nº 16.297 DE 27 DE AGOSTO DE 2015

Prorroga a Campanha “SUA NOTA É UM SHOW DE SOLIDARIEDADE”. (Leia mais)

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 31/2015

Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal. (Leia mais)

 



Instrução Normativa nº 19/15, de 25 de Agosto de 2015.

Dispõe sobre o sorteio de prêmios para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Leia mais)

 



Criminal compliance, instrumento preventivo a responsabilidade penal das empresas.
Por: Marco Antonio Peixoto

Publicado originalmente por: www.fiscosoft.com.br

 

Empresas: Trabalhadores Terceirizados deverão obter outra forma de controle de jornada.

Fonte: www.contadores.cnt.br

 

FAP será por estabelecimento empresarial a partir de 2016.

Fonte: MPS - Ministério da Previdência Social, www.contadores.cnt.br

 

Setor de serviços se mobiliza para evitar o aumento do PIS/Cofins.

Fonte: Fenacon, DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços, www.contadores.cnt.br

 

Não existe mais 'peixe pequeno' para a Receita
DCI – SP - Com o cruzamento de informações, as garras do Leão agora chegam até aos menores sonegadores.


eSocial: aplicativo consulta cadastro on line
Ministério do Trabalho e Emprego - Módulo Consulta Qualificação Cadastral on-line facilitar regularização dos dados cadastrais dos empregados e empregadores nos órgãos oficiais.

 

ECF já começa a valer em setembro: Atente-se para as principais mudanças na sua rotina
Contábeis - A ECF substituta da DIPJ passa a ser a nova obrigação acessória de registros contábeis, imposta pela RFB através da Instrução Normativa 1.422/2013.

 

Resseguradoras temem impacto da CSLL
Valor Econômico - Aumento da contribuição ocorre em um momento de flexibilização das regras de reserva de mercado das companhias no país.



Maior parte das empresas de médio e pequeno porte atrasa sua declaração
DCI – SP - Entrega de documento que substitui a Declaração do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas tem que acontecer até o dia 30 de setembro, mas companhias seguem sem uma preparação adequada. Mais da metade das empresas brasileiras não está pronta para entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e a dificuldade é mais sentida pelas PMEs. O documento deve ser passado à Receita Federal durante este mês, até dia 30. (Leia mais)

 



Solução de Consulta Cosit nº 217, de 24 de Agosto de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS EMENTA: Contribuição Patronal. Base de cálculo. Residência médica. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 6040, de 27 de Agosto de 2015.

ASSUNTO: Contribuições Sociais Previdenciárias EMENTA: BASE DE CÁLCULO. HORAS EXTRAS. INCIDÊNCIA. (Leia mais)

 



Federal

Decreto nº 8.508, de 26 de Agosto de 2015.

Altera o Decreto nº 8.189, de 21 de janeiro de 2014, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, altera o Decreto nº 7.688, de 2 de março de 2012, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão da Secretaria-Geral da Presidência da República, e remaneja cargos em comissão. (Leia mais)

 

Decreto nº 8.509, de 26 de Agosto de 2015.

Discrimina ações do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC a serem executadas por meio de transferência obrigatória. (Leia mais)

 

Lei nº 13.160, de 26 de Agosto de 2015. 

Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para dispor sobre retenção, remoção e leilão de veículo, e revoga a Lei nº 6.575, de 30 de setembro de 1978. (Leia mais)

 



PRESIDENTE SE REÚNE COM ASSESSORAS DO CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DO MEIO AMBIENTE E URBANISMO (CEAMA) DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA

 


Na tarde dessa segunda-feira (31/8), o presidente Wellington Cruz (CRCBA) se reuniu com as assessoras do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (CEAMA) do Ministério Público da Bahia, as senhoras Roseany Araújo e Lívia Castelo Branco, com o intuito de discutir um termo de cooperação para promover ações educativas na área de Contabilidade Ambiental, Perícia Ambiental e métodos de avaliação dos danos ambientais. O objetivo final é a criação de uma cartilha de procedimentos que auxilie o Ministério Público na avaliação de danos ambientais. Conforme foi definido na reunião, o presidente Cruz se reunirá com a Promotora de Justiça e Coordenadora do CEAMA Cristina Seixas Graça, para definir a criação de um grupo de trabalho que será responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Na sexta-feira (04/9), o presidente do CRCBA se reunirá com o Procurador-Chefe da Procuradoria da República na Bahia, Dr. Pablo Coutinho, para tratar de termo de mútua cooperação técnica, científica e operacional, ocasião em que será também tratado sobre o assunto da Contabilidade Ambiental.

 


CRCBA REALIZA PALESTRA SOBRE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL EM SALVADOR

 


Foi na realizada, no último dia 21, palestra sobre planejamento profissional, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA). Voltada para dirigentes contábeis, estudantes e profissionais da área, a palestra foi ministrada pelo especialista em Marketing pela Universidade Salvador, contador Geider Lins Martins. O evento, que é uma realização do CRCBA, arrecadou latas de leite que serão doadas às instituições de caridade de Salvador. 

 


PRESIDENTE DO CRCBA SE REÚNE COM COLABORADORES PARA PRESTAR AGRADECIMENTOS PELA REALIZAÇÃO DA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA

 


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz, recebeu os funcionários e colaboradores, na Plenária do CRCBA, para agradecer a todos os envolvidos na realização da XII Convenção de Contabilidade da Bahia (CCB). A XII CCB recebeu cerca de 700 participantes, entre estudantes e profissionais contábeis, de 26 a 28 de agosto, na cidade de Vitória da Conquista –Bahia. O presidente agradeceu e ressaltou que a Convenção foi um sucesso graças ao empenho de cada um dos colaboradores do Regional. Na ocasião, Wellington Cruz propôs, ainda, os parabéns para os aniversariantes do mês de agosto.

 


Fiscalização do Sistema CFC/CRCs passará por modernização

Comunicação CFC

 

A Comissão para Validação das Rotinas de Desenvolvimento do Sistema de Fiscalização Eletrônica do Sistema CFC/CRCs  esteve reunida, nos dias 26 e 27, na sede do CFC, em Brasília (DF).

A reunião teve por objetivo apresentar a funcionalidade do sistema que pretende unificar o trabalho de fiscalização e gerenciamento de processos  em todo o Sistema CFC/CRCs. Segundo o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega, “a partir de 2016, todo o sistema de fiscalização do País será único e terá interação com os profissionais e organizações contábeis”, avisa.

Para o vice-presidente, “ao integrar o sistema de fiscalização, os serviços com possíveis irregularidades, lavratura de auto de infração e abertura de processo, entre outros, serão feitos de forma eletrônica, mediante assinatura eletrônica do profissional”, revela.

A modernização  do Sistema CFC/CRCs é uma das metas de gestão do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho. Além da Fiscalização, as áreas de Registro e Educação Continuada passarão por essa grande mudança.

A Comissão para Validação das Rotinas de Desenvolvimento do Sistema de Fiscalização Eletrônica do Sistema CFC/CRCs  é composta por Ricardo da Silva Carvalho (CFC), Eraldo Galdino da Silva Júnior (CRCBA), Alexsander do Prado (CRCMG), Fernando Zanão (CRCMS), Dirceu Zonatto (CRCPR), Carlos Alexandre Gonzalez (CRCRJ), Iolanda Mumbach (CRCRS), Odir da Silva Amado (CRCSC) e Verônica Moreira Nunes (CRCSP).

 


 



 


 


 


 

10º Congresso Gestão de Pessoas – Edição 2015

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia é uma entidade sem fins lucrativos que integra profissionais e organizações comprometidas com a valorização das pessoas no ambiente organizacional e com a evolução permanente da gestão de pessoas. É parte integrante do Sistema ABRH Brasil, que conta com mais de 15 mil associados distribuídos em 22 seccionais estaduais. Com mais de 600 associados, a ABRH Bahia tem como missão “disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país”, apoiando-se nos pilares da representatividade, associativismo e sustentabilidade.

Dentre os mais de 25 eventos e as diversas ações ao longo do ano, o Congresso Baiano de Gestão de Pessoas é o maior evento promovido anualmente pela ABRH Bahia. Na edição 2014, foram 1.387 participantes (20% oriundos de outros estados, com 37 palestrantes de 7 estados, 39 empresas participantes como patrocinadoras e apoiadoras, 23 expositores e mais de 2 mil visitantes à Expo RH (Feira de serviços e produtos relacionados à gestão de pessoas). Além da habitual presença de importantes lideranças empresariais locais e nacionais, formadores de opinião, gestores de pessoas e demais profissionais do mundo das organizações, também participam instituições dos mais diversos segmentos de mercado e mídias locais e nacionais.

Em 2014, a ABRH Bahia completou 25 anos de existência, onde renovamos os votos de uma gestão profissional, ética, inclusiva, sustentável e focada no conhecimento e valorização do ser humano. Em 2015, vamos celebrar a décima edição do maior e mais importante evento sobre gestão de pessoas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. 

O mundo contemporâneo já não suporta mais a fragmentação do ser humano, sobretudo quando se pensa em suas atividades pessoais, sociais e profissionais, como se fossem separáveis. O ser humano é único e o alicerce de suas atitudes e comportamentos, em qualquer papel ou contexto em que atue, será sempre os valores que o constituem como indivíduo. Logo, essa individualidade é que deve ser percebida para balizar as ações no mundo do trabalho e na sociedade.

Traremos as experiências de protagonistas sociais, de alta performance, líderes que multiplicam conhecimentos, desafiam pessoas, que acreditam na sua intuição, que sabem ousar e inovar, que vivem a diversidade , que sentem, pensam e fazem acontecer!

Este 10º Congresso foi especialmente desenhado como um convite para que possamos assumir a cena do presente, como um exercício de tornar-se protagonista na vida, liderando a si e a equipe, onde a consciência da presença seja o ponto de chegada e de partida, onde a atitude se expresse através do exemplo da vivência de valores, onde a responsabilidade ou accountability seja a regra, onde a performance e resultados sustentáveis materializem-se como uma consequência. E assim, de fato, poderemos ter uma gestão alinhada à missão, visão e valores pessoais e organizacionais.

O 10º Congresso Gestão de Pessoas, terá como tema “Liderar e Protagonizar – Integrar o Intuir, Sentir, Pensar e Agir”.  Eixos temáticos darão o seguinte foco:

  • Valores do indivíduo alinhados ao seu propósito de vida, dando sustentação ao protagonismo, autogestão e liderança;
  • Diversidade cultural inclusiva para potencializar a integração dos múltiplos saberes proporcionando a interseção de diferenças através da harmonização e respeito mútuo;
  • Transformação das relações para promoção de negócios sustentáveis e transformadores, com o “novo” significado do trabalho; vivendo a qualidade da presença nos relacionamentos, dando foco (atenção e intenção) àquilo que realmente é importante;
  • Consciência do significado do trabalho e da essência humana. Pensar diferente, ter a mente aberta para um “novo” olhar, um olhar sistêmico sobre as ações, novas tendências, novas possibilidades, novas teorias, incluindo as abordagens filosóficas sobre a gestão de pessoas;
  • Realização vivenciar novas experiências, abraçar possibilidades e oportunidades na busca de novas perspectivas superando seus próprios limites. Abrir-se para o novo e agir (vontade aberta) incluindo o que se tem de bom, inovar, experimentar novas possibilidades, fazer acontecer.
  • Alinhados a esse tema e seus eixos, traremos palestrantes internacionais, nacionais e locais, inovando e ousando em mais uma edição de muito sucesso! 

Os congressistas terão oportunidade de assistir a palestras, painéis, entrevistas, cases, simpósio, e workshop que darão o novo tom a este evento, além de fortalecimento do network e atualização de conhecimentos.

Para maiores informações visite o nosso portal: http://abrhba.org.br 

 


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECEITAS E FISCALIZAÇÃO DE TRIBUTOS MUNICIPAIS COM INÍCIO EM 12/9/2015

 

 

Curso prático será dividido em 120h presenciais e 80h no mode de ensino à distância De realização da Fundação César Montes (FUNDACEM) e Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP), com apoio da ABAM e da Escola Fazendária da Bahia, o curso tem a carga horária de 200 horas, sendo 120h presenciais e 80h em ensino à distância, que serão realizadas durante 06 (seis) meses, em um final de semana por mês, cujos créditos de sua carga horária poderão ser aproveitados para composição de um futuro Curso de Especialização em Administração Pública ou Curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Administração de Receitas, desde que o aluno tenha frequência de 75%, bem como nota mínima de 7,0 (sete) neste curso e complemente com mais dois outros cursos na modalidade de 100h cada, faça e seja aprovado na disciplina Metodologia Científica e tenha aprovação no seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Durante o curso, serão compartilhados conhecimentos teóricos e práticos, com ênfase nas atividades exercidas nos órgãos públicos municipais. O valor do curso por participante é de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). Para alunos ou instituição conveniada com a FUNDACEM e/ou ABAM, será com cedido desconto de 12% (doze por cento), ficando o preço do curso por aluno em R$ 3.960,00 (três mil novecentos e sessenta reais). A programação completa e as informações para inscrição estão disponíveis no site da FUNDACEM (www.fundacem.org.br).

 


CFC abre audiência pública para três Normas Brasileiras de Contabilidade

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

 

Sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro

 O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou a atualização de três normas relativas à auditoria e à asseguração em audiência pública. Elas foram revisadas pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), entidade responsável por editar as normas internacionais de auditoria (ISAs, na sigla em inglês). O Brasil, desde 2010, adotou as normas internacionais e, por isso, precisa realizar a sua atualização ao mesmo tempo em que a Ifac a realiza.

Os textos modificados foram o da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria Estrutura Conceitual (NBC TA – Estrutura Conceitual), da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3000 (NBC TO 3000) e da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3420 (NBC TO 3420).

De acordo com a vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Verônica Souto Maior, as mudanças não são de conteúdo, mas buscam, na sua grande maioria, melhorar a apresentação dos temas. “Detalhamos os itens para torná-los de fácil identificação pelos profissionais”, explica. Ela esclarece ainda que a atualização da NBC TO 3420 se fez necessária  apenas para  se adequar às alterações realizadas nas  duas outras Normas.

A NBC TA – Estrutura Conceitual traz referências sobre o que deve conter em trabalhos de auditoria, revisão e asseguração.

A NBC TO 3000 trata dos trabalhos de asseguração que são diferentes dos de auditoria e de revisão de informações financeiras históricas. Nessa revisão, foi incluído, como trabalho de asseguração, o de atestação.

A NBC TO 3420 trata da compilação de informações financeiras pro forma.

Os textos estão disponíveis aqui. As sugestões devem ser enviadas até o dia 23 de setembro de 2015, para o email ap.nbc@cfc.org.br.

 


Cálculos Tributários em seu Celular Android GRÁTIS


Realize cálculos de Situação Tributária, MVA Ajustada, Simples Nacional anexos I, II, III e VI de forma rápida e eficaz!
O aplicativo Cálculos Tributários permite que o usuário tenha uma calculadora de bolso com fácil usabilidade, interface interativa e funcionalidade objetiva.
E o melhor de tudo, é GRÁTIS!


Não deixe de conferir, clique aqui para realizar o download do aplicativo ou acesse a Play Store (Google Play) e busque por Cálculos Tributários.

 


 


 


Abertas inscrições para IV Fórum de Relações Trabalhistas

Evento é promovido com objetivo de aproximar os profissionais da área da saúde privada do judiciário baiano

 

Estão abertas as inscrições para o “IV Fórum de Relações Trabalhistas do Estado da Bahia”, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba). A finalidade do evento é aproximar profissionais da área de saúde privada do judiciário baiano, além de discutir inovações na legislação relativas ao direito do trabalho.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

De acordo com o Coordenador Científico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas a intenção é apresentar aos profissionais da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado e, por outro lado, manter os empresários informados sobre o que há de mais novo na legislação trabalhista. “Serão discutidas no IV Fórum de Relações Trabalhistas as mudanças advindas com a vigência do Novo Código de Processo Civil sancionado em março de 2015 e validade a partir de março de 2016. As alterações do novo CPC provocarão sérias mudanças no processo do trabalho; e o processo recursal trabalhista advinda com a recente mudança do artigo 896 da CLT. O empresariado deve estar preparado para cumprimento das novas normas evitando-se a indesejável ampliação do passivo trabalhista”, informa.

Podem se inscrever para participar do evento, estudantes, sindicalistas, profissionais da área de saúde e juristas que tenham interesse pela temática. As inscrições devem ser feitas no site do Fórum, através do endereço eletrônico:http://sindhosba.org.br/forum. Os valores e condições de pagamento também podem ser obtidos através do portal.

Fórum Trabalhista

O evento surgiu em 2012, por iniciativa do Sindhosba. A intenção é apresentar aos representantes da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado. O evento já possibilitou discussões sobre temas como: ações regressivas acidentárias, assédio moral, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, cooperativas de trabalho, despedida indireta do contrato de trabalho, termo de ajuste de conduta, estabilidade sindical e duração patológica do processo.

 



 

CURSO: ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NA PRÁTICA - SALVADOR 04/09/2015
CURSO: IMPACTOS DA IFRS NA CONTABILIDADE EM GERAL COM ENFOQUE NA CONSTRUÇÃO CIVIL - SALVADOR 14/09/2015
PALESTRA: AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL - SALVADOR 17/09/2015
II JORNADA DO CONHECIMENTO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO DE JACOBINA 25/09/2015
IV SEMINÁRIO BAIANO DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR 23/10/2015
III ENCONTRO DE PERITOS CONTADORES DO ESTADO DA BAHIA - SALVADOR 06/11/2015

 

 

Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias