"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". (Fernando Pessoa)

 

 

 

 

 

 

 

 






 

Prezado(a) Colega,

 

Estamos às vésperas da XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia, que se inicia na próxima quarta-feira (26/8), na cidade de Vitória da Conquista, nossa "Suíça Baiana". Quero desejar a todos que participarão do evento, momentos iluminados de crescimento e integração, e também que Deus conduza todos os colegas que irão de longe em segurança e paz. Aguardamos um grande número de profissionais e estudantes para três dias brilhantes, com grandes momentos de reflexão, debate e engrandecimento de nossa profissão. Também teremos momentos de networking e também de lazer. Para aqueles que não puderam se programar com antecedência, mas que não querem perder esse grande evento, esateremos realizando inscrições também no local do evento, bem como recebendo pagamentos de inscritos que não tenham quitado seus boletos.

Desejo a todos uma ótima leitura, saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 


 


PARTICIPE DA XII CCB EM CONQUISTA E PAGUE SÓ METADE DO INGRESSO PARA O FESTIVAL DE INVERNO

 

A parceria que o CRCBA firmou com a Rede Bahia para a divulgação da XII Convenção de Contabilidade da Bahia, além de possibilitar a inserção de nosso evento nas maiores mídias do estado, também vai garantir 50% de desconto em 01 ingresso pista para os profissionais da Contabilidade baianos e para os participantes da Convenção. Aguarde a próxima edição de nosso boletim informativo impresso, que virá com um cupom de desconto!
Inscrições para a Convenção: http://eventos.crcba.org.br/

 


ABRACICON E A.I.C CONSULTORIA EMPRESARIAL PROMOVEM CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM IFRS E NA LEI N.º 12.973/14

Comunicação CFC – Fabrício Santos

Brasília – A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a A.I.C Consultoria Empresarial promovem nos Conselhos Regionais de Contabilidade da Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Roraima, Pernambuco, Distrito Federal, Alagoas e Santa Catarina o curso de Atualização em IFRS e a Lei n.º 12.973/2014 – com exemplos práticos.
O curso, que tem como objetivo propiciar aos participantes uma abordagem sistêmica dos conteúdos em pauta, demonstrando sua prática e visando a melhor fixação do tema, traz como palestrante o bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade em Finanças e em Gestão Tributária com aperfeiçoamento em Contabilidade Internacional.
Na programação, temas como “Processo de Convergência da Contabilidade Internacional”, “Políticas Contábeis e Estrutura Conceitual e Características Qualitativas”, “Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Impairment”, entre outros, serão acompanhados com exercícios práticos.
As datas do curso nos Conselhos Regionais foram definidas. No CRCPB, dia 26/8; CRCBA, 9/10; CRCDF, 24/10; CRCRS, 25/10; CRCRR, 2/10; CRCAL, 20/10; CRCMG, 23/11; CRCPE, 1/12 e CRCSC, 4/12.
Profissionais da contabilidade e auditores podem se inscrever. O valor é de R$ 290,00 (duzentos e noventa reais), podendo ser parcelado em duas vezes no boleto bancário. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.abracicon.org.br o pelo telefone (61) 3314-9501.

curso

 





Instrução Normativa nº 1.582, de 18 de Agosto de 2015.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.467, de 22 de maio de 2014, que dispõe sobre o Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir). (Leia mais)

 




Decreto nº 16.284/2015, de 19 de Agosto de 2015.

Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências. (Leia mais)

 



Durante o período de apuração dessa edição, não foram publicadas novidades pelo site da SEFAZ Salvador.

 



É admitida pela Receita reforma do PIS/Cofins que aumentará preços dos serviços

Fonte: www.contadores.cnt, Fenancon

 

CSRF (PIS/Cofins/CSLL retidos na fonte) - Prazo de entrega e procedimentos para informações das DCTF.

Fonte: www.contadores.cnt, CPA

 

Contabilidade ambiental – entenda seus benefícios sociais e ecológicos.

Fonte: www.contadores.cnt, Sage Gestão Contábil

 

Lei nº 12.715/2012 - Benefício Fiscal de dedução do Imposto de Renda nas doações e patrocínios ao Pronon e ao Pronas/PCD

Por: Gabriel Paulino Marzola Batiston
Publicado originalmente em www.fiscosoft.com.br  



5º Prêmio Transparência Universitário está com inscrições abertas

Por Comunicação Ibracon

O Prêmio Transparência Universitário foi criado em 2011 pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, com o objetivo de incentivar os alunos de Ciências Contábeis a produzirem trabalhos sobre questões relacionadas às áreas de Contabilidade e Auditoria Independente, sob a supervisão de Professores Orientadores e apoio das Instituições de Ensino Superior a que pertencem. Objetiva também incentivar e valorizar os professores e Instituições de Ensino Superior que mantêm cursos de Ciências Contábeis e contribuir para que os profissionais estejam aptos tecnicamente e melhor preparados para o exercício pleno da profissão.

Tema da edição 2015: Poderão participar do Prêmio estudantes de Ciências Contábeis de todo o Brasil, autores de trabalhos com a abordagem de temas relacionados à área de auditoria independente, produzidos entre 1º de janeiro de 2015 e 30 de novembro de 2015.

Inscrições: O período de inscrições encerra-se em 30 de novembro de 2015.

O aluno vencedor e seu professor orientador serão premiados com uma viagem de 5 dias a Londres, com todas as despesas pagas.

Mais informações, acesse: www.ibracon.com.br/premiouniversitario

 



Solução de Consulta Disit nº 13, de 17 de Agosto de 2015.

ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO COMPENSAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVISTAS NAS ALÍNEAS “A”, “B” E “C” DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 11 DA LEI Nº 8.212, DE 1991. INSTITUTO DA COMPENSAÇÃO NÃO DECLARADA. IMPOSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO POR ANALOGIA. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8074, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. CONSTRUÇÃO CIVIL. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MEDIANTE EMPREITADA. PERCENTUAL DE RETENÇÃO. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8075, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA. CONTRIBUIÇÃO DE 15% SOBRE NOTA FISCAL OU FATURA DE COOPERATIVA DE TRABALHO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 595.838/SP. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8076, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA. CONTRIBUIÇÃO DE 15% SOBRE NOTA FISCAL OU FATURA DE COOPERATIVA DE TRABALHO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 595.838/SP. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8077, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO ELÉTRICA E DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. TRIBUTAÇÃO. ANEXO III DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8078, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT). VALORES MÁXIMOS PARA REFEIÇÕES. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8079, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ LUCRO PRESUMIDO. ATIVIDADE IMOBILIÁRIA. RECEITAS DE ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. PERCENTUAL DE PRESUNÇÃO. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8080, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO. ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8084, de  17 de Agosto de 2015.

Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ ESTIMATIVA. CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO. SERVIÇO DE CONSTRUÇÃO. PERCENTUAL APLICÁVEL. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8089, de 17 de Agosto de 2015.

Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA. CONTRIBUIÇÃO DE 15% SOBRE NOTA FISCAL OU FATURA DE COOPERATIVA DE TRABALHO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 595.838/SP. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Disit nº 8090, de  17 de Agosto de 2015.

Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep NÃO CUMULATIVIDADE. VENDAS TRIBUTADAS COM ALÍQUOTA ZERO. MANUTENÇÃO DOS CRÉDITOS REGULARMENTE APURADOS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 99014, de  18 de Agosto de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS EMENTA: ALÍQUOTA ZERO. VENDA A VAREJO. MODEMS E ROTEADORES. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 195, de  19 de Agosto de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA – IRPF EMENTA: Em razão do Acordo Básico de Cooperação Técnica firmado entre o Brasil e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), promulgado pelo Decreto nº 8.289, de 2014, não se concederá, a partir de 28 de julho de 2014, aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros com residência permanente no País, isenção do Imposto de Renda sobre salários e emolumentos pagos pela OEI, estando estes sujeitos, portanto, à tributação, sob a forma de recolhimento mensal obrigatório (“carnê-leão”) no mês do recebimento e na Declaração de Ajuste Anual. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 196, de 19 de Agosto de 2015.

ASSUNTO: NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA EMENTA: REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO. INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS. (Leia mais)

 

Solução de Consulta Cosit nº 200, de 19 de Agosto de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ EMENTA: LUCRO PRESUMIDO. PERCENTUAL DE PRESUNÇÃO. REPRESENTAÇÃO COMERCIAL. (Leia mais)

 



Federal

Medida Provisória nº 687, de 17 de Agosto de 2015.

Altera a Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, para dispor sobre a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - Condecine, e a Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011, para dispor sobre as taxas processuais sobre os processos de competência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade, e autoriza o Poder Executivo federal a atualizar monetariamente o valor das taxas e dos preços estabelecidos pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. (Leia mais)

 

Medida Provisória nº 688, de 18 de Agosto de 2015. 

Dispõe sobre a repactuação do risco hidrológico de geração de energia elétrica, institui a bonificação pela outorga e altera a Lei no 10.848, de 15 de março de 2004, que dispõe sobre a comercialização de energia elétrica, a Lei no 12.783, 11 de janeiro de 2013, que dispõe sobre as concessões de energia elétrica, e a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, que institui o Conselho Nacional de Política Energética. (Leia mais)



PÓS EM PERÍCIA JUDICIAL E PRÁTICAS ATUARIAIS COM DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR ABRE ÚLTIMAS VAGAS EM SALVADOR

Lançada em Salvador em 2013, a Pós-Graduação, lato sensu, em Perícia Judicial e Práticas Atuariais com Docência em Ensino Superior consolida seu sucesso em 2015 com o fechamento  e início da 4ª Turma em 30/05/2015.  Atendendo às solicitações, o ITCP disponibiliza seu cadastro reserva de vagas e reabre as inscrições com a próxima aula agendada para o dia 22/08/2015. Não perca a chance e faça a diferença no mercado de trabalho integrando-se ao Instituto de Pós-Graduação que é referência nacional na Produção Científica. ÚLTIMAS VAGAS!

 

 



PRIMEIRO DIA DE APLICAÇÃO DAS PROVAS DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA NO CRCBA (24/8)

 

Nessa segunda (24/8) aconteceu o primeiro dia de aplicação de provas do 15º Exame de Qualificação Técnica, cuja aprovação possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC. O presidente Wellington Cruz esteve presente antes ao início do exame e desejou bom desempenho aos participantes.

 

 

As três provas que compõem o Exame são: Prova de Qualificação Técnica Geral, para os contadores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Prova específica para atuação em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e Prova específica para atuação em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

 


CRCBA PARTICIPA DE REUNIÃO PLENÁRIA NA SEDE DO CONSELHO FEDERAL

 

Na foto, a Conselheira Maria Constança (CFC) à esquerda, o Presidente Wellington Cruz (CRCBA) e o Conselheiro Hélio Jorge (CFC), representando a Bahia.


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou no último dia 21 de agosto, em Brasília, mais uma Reunião Plenária com a presença de membros representantes dos CRCs e líderes de entidades sindicais. O presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz e a conselheira do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão foram os representantes do CRCBA.
Nesta edição do mês de agosto, o projeto ‘CFC Em Um Dia’ recebeu os contadores José Vicente de Paula, funcionário do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ); Osvaldo Antônio Fontana Júnior, delegado do Conselho Regional de Santa Catarina (CRCSC) e Paraguaçu Santos Veras Filho, conselheiro do Conselho Regional do Maranhão (CRCMA).
Durante cada Reunião Plenária, que ocorre mensalmente, é realizado um sorteio que define os visitantes posteriores do CFC Em Um Dia. O objetivo do projeto é promover a interação dos profissionais das entidades representativas da classe.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DE X CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO DISTRITO FEDERAL

 

Da esquerda para a direita: Presidente Sandra Maria Batista (CRCDF), Presidente Clara Germana Gonçalves Rocha (CRCCE),  Conselheira Maria Constanca (CFC), Presidente Wellington Cruz (CRCBA) e o Conselheiro Miguel Ângelo Lara (CFC).


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz e a conselheira do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão, estiveram em Brasília representando o CRCBA, na X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, que aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto.
A Convenção do Distrito Federal é um evento tradicional para a classe contábil no estado. Com o tema central ‘Com a Contabilidade o Brasil se faz Transparente’, o evento contou com a presença de cerca de 350 participantes – dentre estudantes, profissionais e representantes de CRCs. Com palestras magnas e motivacionais ministradas por nomes de peso, a Convenção de Contabilidade do Distrito Federal é de realização do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

 


 


CRCBA PARABENIZA CORRETORES DE IMÓVEIS PELO SEU DIA - 27 DE AGOSTO


No dia 27 de agosto comemora-se o dia dos Corretores de Imóveis e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, Wellington Cruz, parabeniza a todos os profissionais da área pelo seu dia.

 

Na última terça-feira, 18 de agosto, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz (foto), esteve no Encontro com Notáveis – evento que acontece regularmente há cinco anos, convidado da Affinity e Qualicorp, onde encontrou ocasionalmente o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-Ba), Samuel Arthur Prado, com quem conversou acerca de futuras parcerias e ações em comum.O renomado médico ginecologista, professor e cientista, Dr. Elsimar Coutinho, compartilhou com os presentes temas que constituem sua trajetória profissional.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DE SOLENIDADE EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


Na noite da última sexta-feira (21) o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz, participou da solenidade cultural que aconteceu no Teatro Castro Alves, em Salvador, em homenagem aos 100 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE).
Na ocasião, o presidente do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo, recebeu os convidados, membros do TCE e gestores de diversas entidades, para a noite de celebrações. A solenidade contou com lançamento do livro ‘A História do Controle’ – que também faz parte da agenda de comemoração do centenário, além de apresentação musical.

 


CONSELHOS REGIONAIS PARTICIPARAM DE TREINAMENTO SOBRE AS NORMAS DE ELEIÇÕES 2015, NA SEDE DO CFC, EM BRASÍLIA

 

 

Brasília -  Representantes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) participaram, durante todo este dia 18, no Plenário do CFC, em Brasília (DF), do Treinamento sobre as Normas Eleitorais 2015. Representando o estado da Bahia, estiveram presentes o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, que também coordena o processo eleitoral do CRCBA, e a Diretora Executiva Marilene Gonzaga Matos. Na abertura, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional e coordenador da Comissão Eleitoral do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, disse que o treinamento teve o propósito de sanar as dúvidas dos CRCs acerca das Resoluções  CFC nº 1.480/2015 e nº 1.481/2015, que dispõem, respectivamente, sobre as eleições diretas para os Conselhos Regionais de Contabilidade e sobre o valor da multa por ausência não justificada à eleição nos CRCs, entre outras providências.

O vice-presidente destacou ainda a presença de 15 assessores jurídicos dos CRCs no treinamento. “Considero fato de grande importância a presença dos advogados dos Regionais, pois teremos, com a orientação desses profissionais, melhor entendimento e alinhamento na interpretação das normas”, ressalta Aécio.

Nas eleições para a renovação de um terço dos Plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade, previstas para ocorrer nos dias 17 e 18 de novembro, somente contadores e técnicos que estiverem com situação regular nos CRCS  é que poderão votar. “Os profissionais que possuem débitos devem procurar os Conselhos Regionais de Contabilidade, até o dia 6 de novembro deste ano, para liquidarem esses débitos ou aderirem ao parcelamento de débitos de anuidades e multas”, afirma Aécio.

Durante o treinamento, além do debate sobre as Resoluções CFC nº 1.480 e nº 1.481, foram detalhados o calendário eleitoral de 2015 e o cronograma das atividades definidas, em conjunto, pelo CFC e pela empresa responsável pelo software de votação eletrônico. Representantes da empresa fizeram ainda a apresentação do sistema, tirando dúvidas dos participantes.

A Comissão Eleitoral do CFC é composta pelo vice-presidente Aécio Prado Dantas Júnior (coordenador), Luis Mateus Grimm, Mário Rogério Marotta, Rodrigo Magalhães de Oliveira, Cesar Roberto Buzzin e João Dantas Junior.



CRCBA REALIZA PALESTRA “SUA NOTA SALVADOR”

 


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizou em sua sede, na última terça-feira (18), a palestra “Sua Nota Salvador”. A palestra, que discutiu a importância da nota fiscal dos serviços prestados aos cidadãos na cidade de Salvador, contou com a presença do presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, do conselheiro Daniel Queiroz Filho e profissionais contábeis.

 


O presidente Wellington Cruz (à direita) entrega o certificado ao palestrante Artur Mattos.


O auditor fiscal e coordenador do grupo Nota Fiscal da Secretaria da Fazenda Municipal (Sefaz Salvador), Artur Mattos, ministrou a palestra “Nota Salvador”. O projeto municipal prevê estímulo aos cidadãos para que solicitem o documento fiscal com seu próprio CPF quando contratarem qualquer serviço, como academias e escolas particulares, na cidade. Muitos cidadãos não têm conhecimento do projeto.

O conselheiro Daniel Queiroz realizou a abertura do evento, apresentando o palestrante aos participantes.


O programa devolve até 30% do imposto retido à população. Os créditos são acumulativos e podem ser transferidos para a conta corrente ou revertido em desconto de IPTU. Os interessados podem se cadastrar através do site do programa (www.nota.salvador.ba.gov.br) e ainda concorrem mensalmente a prêmios em dinheiro.

 


Cálculos Tributários em seu Celular Android GRÁTIS


Realize cálculos de Situação Tributária, MVA Ajustada, Simples Nacional anexos I, II, III e VI de forma rápida e eficaz!
O aplicativo Cálculos Tributários permite que o usuário tenha uma calculadora de bolso com fácil usabilidade, interface interativa e funcionalidade objetiva.
E o melhor de tudo, é GRÁTIS!


Não deixe de conferir, clique aqui para realizar o download do aplicativo ou acesse a Play Store (Google Play) e busque por Cálculos Tributários.

 


ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade

Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas

 

 

A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.

O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.

Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.

A programação do ENECON está disponível no site http://www.eneconpe2015.org.br/ 

 


 


 


Abertas inscrições para IV Fórum de Relações Trabalhistas

Evento é promovido com objetivo de aproximar os profissionais da área da saúde privada do judiciário baiano

 

Estão abertas as inscrições para o “IV Fórum de Relações Trabalhistas do Estado da Bahia”, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba). A finalidade do evento é aproximar profissionais da área de saúde privada do judiciário baiano, além de discutir inovações na legislação relativas ao direito do trabalho.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório do Mundo Plaza, em Salvador, serão abordados temas como: recuperação judicial de empresas e sucessão trabalhista; Como é vista a desconsideração da pessoa jurídica no processo civil; É correta a responsabilidade de ex- sócio por dívidas da empresa?; O novo CPC traz alguma inovação para a execução trabalhista?; É possível falar em responsabilidade do trabalhador nos acidentes de trabalho?; Há espaço no Direito do Trabalho para a aplicação da teoria do risco integral?; Quais as principais mudanças que o novo CPC trará ao processo do trabalho?; Como se relacionam o princípio da primazia da realidade frente ao da boa-fé objetiva nos contratos; Quais podem ser as posturas das partes frente à nova sistemática recursal trabalhista e outros.

De acordo com o Coordenador Científico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas a intenção é apresentar aos profissionais da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado e, por outro lado, manter os empresários informados sobre o que há de mais novo na legislação trabalhista. “Serão discutidas no IV Fórum de Relações Trabalhistas as mudanças advindas com a vigência do Novo Código de Processo Civil sancionado em março de 2015 e validade a partir de março de 2016. As alterações do novo CPC provocarão sérias mudanças no processo do trabalho; e o processo recursal trabalhista advinda com a recente mudança do artigo 896 da CLT. O empresariado deve estar preparado para cumprimento das novas normas evitando-se a indesejável ampliação do passivo trabalhista”, informa.

Podem se inscrever para participar do evento, estudantes, sindicalistas, profissionais da área de saúde e juristas que tenham interesse pela temática. As inscrições devem ser feitas no site do Fórum, através do endereço eletrônico:http://sindhosba.org.br/forum. Os valores e condições de pagamento também podem ser obtidos através do portal.

Fórum Trabalhista

O evento surgiu em 2012, por iniciativa do Sindhosba. A intenção é apresentar aos representantes da área trabalhista a realidade vivenciada por clínicas, hospitais e serviços de saúde privados do Estado. O evento já possibilitou discussões sobre temas como: ações regressivas acidentárias, assédio moral, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, cooperativas de trabalho, despedida indireta do contrato de trabalho, termo de ajuste de conduta, estabilidade sindical e duração patológica do processo.

 



 

XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - VITÓRIA DA CONQUISTA 26/08/2015 à 28/08/2015 
CURSO: ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NA PRÁTICA - SALVADOR 04/09/2015
CURSO: IMPACTOS DA IFRS NA CONTABILIDADE EM GERAL COM ENFOQUE NA CONSTRUÇÃO CIVIL - SALVADOR 14/09/2015
PALESTRA: AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL - SALVADOR 17/09/2015
II JORNADA DO CONHECIMENTO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO DE JACOBINA 25/09/2015
IV SEMINÁRIO BAIANO DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR - SALVADOR 23/10/2015
III ENCONTRO DE PERITOS CONTADORES DO ESTADO DA BAHIA - SALVADOR 06/11/2015

 

 

Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias