"Em todas as pessoas sábias, a humildade está presente. Poucos são os valores tão importantes como esse. É que ser humilde é saber viver de acordo com os maiores princípios do humanismo. "

 

 






 

Prezado(a) Colega,

 

Em função do recesso do feriado junino, publicamos hoje, excepcionalmente, a edição 508 do CRCBA Notícias. Espero que todos tenham retornado do feriado em segurança, com muita tranquilidade e paz; que tenham se divertido bastante, dançado muito forró e aproveitado a família.

Na última semana tivemos alguns eventos especiais para a classe contábil. Participamos da 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo, nos dias 14, 15 e 16/06, em Santos-SP – litoral. Com o tema "Contabilidade: Ciência a favor da transparência"; a Convecon, que acontece de dois em dois anos, abordou assuntos atuais e de grande relevância para todos nós. Foi um prazer poder vivenciar um evento deste porte, juntamente com fortes nomes da classe.

Na quarta-feira (17) tive a honra de fazer a abertura, juntamente com alguns representantes do CRCBA, da palestra Simples Nacional – Principais Alterações, na Fundação Visconde de Cairu. Tendo em vista a importância das alterações do Simples Nacional que, como todos sabem, é um assunto de extrema relevância para nossa classe, o CRCBA realizou o evento para estudantes, profissionais desta e de outras categorias, além de profissionais de outros CRC’s. Cada participante contribuiu com duas latas de leite em pó, que serão devidamente doadas às instituições de caridade.

Na sexta-feira (19), representei o CRCBA numa Reunião Plenária ocorrida no Conselho Federal de Contabilidade; juntamente com nossos Conselheiros, Maria Constança Carneiro Galvão e Hélio Jorge; além de representantes de outros Regionais. As Reuniões Plenárias com o CFC são sempre muito produtivas e, principalmente, acabam por estreitar cada vez mais os laços entre os Regionais e o Conselho Federal.

Em função da Plenária em Brasília, infelizmente não pude estar presente no Debatendo as Organizações Contábeis, que aconteceu em Itapetinga.

Desejo um maravilhoso final de semana a todos e uma ótima leitura!


Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 


GARANTA JÁ SUA VAGA NA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA
- NA MESMA SEMANA DO FESTIVAL DE INVERNO DA BAHIA

 

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!

 

Concurso de artigos científicos

 

O concurso de trabalhos científicos da XII Convenção de Contabilidade da Bahia será divido nas categorias de estudantes e de profissionais. Os trabalhos devem ser apresentados por profissionais de Contabilidade inscritos e regulares com CRC’s, de forma individual ou em conjunto, bem como por estudantes em graduação ou pós-graduação da área contábil, sob a orientação de um professor devidamente registrado em CRC’s, sendo que os trabalhos em conjunto, com profissionais de outras áreas, poderão ser apresentados, desde que o profissional da Contabilidade seja o autor principal.

 

Os trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31/05/2015, por meio eletrônico, através do endereço http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/index.php?eve=8 .

 

Os trabalhos deverão estar enquadrados no tema Contabilidade: Ciência geradora da saúde empresarial e governamental”, distribuído nas seguintes abordagens:

I- Ética Geral e Profissional;

II- Educação e Formação Profissional;

III- Auditoria, Perícia e Arbitragem;

IV- Contabilidade e Gestão Pública;

V- Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade;

VI- Contabilidade Gerencial e Controladoria;

VII- Responsabilidade Social e Ambiental;

VIII- Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor;

IX- Contabilidade e Tecnologia da Informação;

X- Contabilidade e Gestão Tributária;

XI- Tema livre.

 

Os trabalhos devem atender às seguintes características: digam respeito à profissão contábil; contribuam para o aprimoramento da legislação profissional; evidenciem o papel do profissional da Contabilidade no processo de globalização da economia; possam contribuir com ideias e propostas concretas para a valorização e desenvolvimento profissional.

Os trabalhos poderão conter no máximo 04 (quatro) autores, que deverão realizar sua inscrição na XII CCB com o valor sem acréscimo até o dia 01/08/2015, inclusive os que não sejam profissionais da Contabilidade.


Vitória da Conquista - a cidade que nos abrigará

 

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.

 

Veja aqui o vídeo de divulgação da XII CCB!

 


 

 

 

Salvador, 15 de junho de 2015

Caro(a) Profissional da Contabilidade,

Encaminhamos pesquisa cuja finalidade é avaliar como os Profissionais da Contabilidade se sentem em relação ao CRCBA, especialmente quanto às condições físicas e ambientais, atendimento, desempenho dos setores, comunicação e programas e projetos, relativos ao 1º semestre de 2015.
Por meio dos resultados obtidos é possível ao CRCBA implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação. Por esse motivo, solicitamos sua especial gentileza em participar desse processo respondendo ao questionário até o dia 30 de junho de 2015.

 

 

Registramos que o questionário é de natureza confidencial.


Participe! Sua colaboração é muito importante.

 

Muito obrigado,

Contador Wellington do Carmo Cruz
Presidente do CRCBA

 


 

COMUNICAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL A SERVIÇO DA CLASSE CONTABIL

 

Revista Brasileira de Contabilidade divulga artigo vencedor do Prêmio Olivio Koliver

Fonte: Portal CFC / Por Maristela Girotto Comunicação CFC


A edição de 2015 do Prêmio Olivio Koliver teve como vencedor o artigo “Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM nº 480”, publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) nº 209, referente aos meses de setembro e outubro de 2014. Os autores do artigo vencedor são Juliano Augusto Orsi Araújo, Cláudio Parisi, Aldy Fernandes da Silva e Wilson Toshiro Nakamura.

A realização do Prêmio consiste na escolha do melhor artigo publicado, a cada ano, na Revista Brasileira de Contabilidade. Conforme previsto no regulamento, dos 36 artigos publicados nas edições da RBC durante o ano, seis deles são indicados pelo Conselho Editorial da Revista para a banca examinadora do Prêmio, instituída por Portaria do Conselho Federal de Contabilidade, que tem a missão de escolher o artigo vencedor.

Editada pelo CFC, a RBC é uma das mais antigas publicações técnico-contábeis do Brasil, sendo que o seu primeiro número data de 1912.

Os quatro autores do artigo “Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM nº 480” irão receber os troféus durante o X Encontro Nacional de Professores e Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, a ser realizado no segundo semestre deste ano.

Lançado no dia 23 de julho de 2013, durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, em Porto Alegre-RS, o Prêmio foi criado pelo CFC com o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil. Além disso, o Prêmio visa prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, Olivio Koliver.

Link: http://bit.ly/1LhFNf2

 


 

Conselheira Federal e do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão, participa de evento em Portugal

Forte representante das mulheres na classe contábil, a Conselheira Federal e do CRCBA, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, participou – a convite da Ordem dos Técnicos Oficiais de Conta – como mediadora do painel “A Contabilidade e o Social”, no 6º Encontro Luso Brasileiro, em Évora - Portugal. O evento aconteceu dia 22 de maio no auditório da Universidade de Évora e contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Universidade de Évora. Com o ‘tema Separados pelo Atlântico, unidos pela contabilidade’, o encontro reuniu especialistas portugueses e brasileiros para discutirem acerca de temas relacionados ao exercício da profissão.

 





 


 

O Delegado do CRCBA em Guanambi participa de palestra da OAB

 

“No último dia 18, na sede da Subseção da OAB Guanambi, sob o comando do Presidente do Tribunal de Ética da OAB-BA, Waldir Santos, e o Presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção, Domingos Arjones; a palestra “Instrumentos de combate à corrupção” contou também com a presença de advogados, empresários e estudantes. O Delegado Fabrício Neves, titular da unidade de Guanambi, representou a classe contábil e firmou participação no Conselho de Cidadãos – comissão formada no encontro – que atuará junto à Comissão Especial de Combate à Corrupção da OAB-BA.







 


 

III CAMINHADA COOPERATIVISTA BAIANA ACONTECE EM JULHO

“Organizada pelo Sistema Oceb, a III Caminhada Cooperativista acontecerá no dia 04 de julho, às 7h, no Dique do Tororó. O evento social oferecerá atendimento à saúde, atração para as crianças e outros. Os interessados em participar devem acessar o site (www.bahiacooperativo.coop.br), se inscrever e contribuir com 1 kg de alimento não perecível e 01 lata de leite em pó.




 

 


 

 


 

 



 

CRCBA realiza palestra Simples Nacional – Principais Alterações e arrecada latas de leite em pó

Aconteceu na tarde da quarta-feira (17), no auditório da Fundação Visconde de Cairu – Barris, a palestra “Simples Nacional – Principais Alterações”. A palestra, que é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), contou com a presença do presidente do Conselho, Wellington do Carmo Cruz, e mediação do bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Contabilidade Gerencial, Conselheiro Daniel Pinheiro de Queiroz Filho. Os participantes; estudantes de Ciências Contábeis, profissionais da área e de outras categorias contribuíram com duas latas de leite – que serão devidamente doadas para instituições de caridade. O vento, que teve duração de três horas, contou também com o apoio do Ibracon, Sindiconta e Sescap.




 


Evento ‘Debatendo as Organizações Contábeis’ acontece em Itapetinga


A cidade de Itapetinga recebeu, na última sexta-feira (19), no auditório da Secretaria de Educação do Município, o evento Debatendo as Organizações Contábeis. Honorários Contábeis, Escrituração Contábil Digital (ECD) e outros assuntos relevantes e atuais para a classe contábil foram discutidos no encontro, que contou com a presença de 62 pessoas. As palestras foram ministradas pelo Delegado da unidade de Itabuna, Jesuíno de Souza Oliveira e pelo Consultor Colaborador da COAD, Márcio Santos Damasceno. Também participaram do evento o Delegado da unidade de Itapetinga, Valter Brito; o Coordenador das delegacias do sudoeste da Bahia, Presley Márcio Souza Santana; o Superintendente de delegacias do CRCBA, Erivaldo Pereira Benevides; o Presidente da Associação dos Contabilistas, Manoel Ribeiro Soares; o Diretor Tributário da Prefeitura Municipal de Itapetinga, Lívio da Silva Santos; o Chefe da Agência Regional do Trabalho em Itapetinga e o Gerente de negócios – MPE – Banco do Nordeste, Alex Simões Abreu.

 




 


 

24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo acontece em Santos


Em sua 24ª edição, a Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon) se estendeu por três dias; domingo (14), segunda (15) e terça (16); em Santos, Litoral de São Paulo. Dando inícios às realizações, a Solenidade de Abertura contou com representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz; além de outros representantes dos Regionais e de outras entidades. A Convenção acontece de dois em dois anos e tem em sua programação dezenas de palestras acerca de assuntos relevantes para a classe, divididos por áreas de interesse (tributária, fiscal, contábil e motivacional) e são ministradas por especialistas nas áreas.

 

Na foto, da esquerda para a direita, o Presidente do CRCES, Carlos Barcellos Damasceno; o Presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida; o Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz; o Conselheiro Federal, Heraldo de Jesus Campelo (CRCMA); o Presidente do CRCPB, Glaydson Trajano Farias e o Presidente do CRCPE, Geraldo de Paula Batista Filho.

 


 

Conselho Federal de Contabilidade recebe representantes dos Conselhos Regionais para Reunião Plenária

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, no último dia 19 de junho, em Brasília, sua 1007ª Reunião Plenária. O encontro, que começou às 8h e se estendeu até às 16h, reuniu Presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade, Conselheiros e líderes de entidades sindicais. Representando o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz; além dos Conselheiros Federais, Maria Constança Carneiro Galvão e Hélio Jorge.

 

 


 

 





Lei nº 13.137, de 19 de Junho de 2015.

Altera as Leis no 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego e o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no 10.779, de 25 de novembro de 2003, que dispõe sobre o seguro-desemprego para o pescador artesanal, e no 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social; revoga dispositivos da Lei no 7.998, de 11 de janeiro de 1990, e as Leis no 7.859, de 25 de outubro de 1989, e no 8.900, de 30 de junho de 1994; e dá outras providências.

 


Lei nº 13.134, de 17 de Junho de 2015.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1361, de 21 de maio de 2013, que dispõe sobre a aplicação dos regimes aduaneiros especiais de admissão temporária e exportação temporária. (Saiba Mais)

 


Medida Provisória nº 676, de 18 de Junho de 2015.

Altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social.

 


Medida Provisória nº 679 de 24.06.2015

Dispõe sobre autorização para a realização de obras e serviços necessários ao fornecimento de energia elétrica temporária para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, de que trata a Lei no 12.035, de 1o de outubro de 2009, e altera a Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e sobre a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas, a Lei nº 12.035, de 2009, que institui o Ato Olímpico, e a Lei nº 11.473, de 10 de maio de 2007, que dispõe sobre cooperação federativa no âmbito da segurança pública.

 



Decreto nº 16.151, de 17 de Junho de 2015.

Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências.

 



Empresas devem contestar adicional de Cofins

 

5 principais características de um empreendedor de sucesso

 



Governo publica inicio da vigência do E-SOCIAL.

 

Incra e RFB implantarão cadastro único de imóveis.

 

Pedido relativo à prorrogação do prazo de entrega da ECD é indeferido

A Receita Federal do Brasil divulgou, na última sexta, que o pedido de prorrogação para entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) feito pela Fenacon foi não foi aceito. Para ver a íntegra do ofício, clique aqui: http://bit.ly/1dlxyD0

A Fenacon havia encaminhado à Receita Federal do Brasil, em 10 de junho de 2015, um ofício solicitando que fosse prorrogada, para o último dia útil do mês de setembro a entrada da Escrituração Contábil Digital (ECD) – que tem vencimento para o último dia útil do mês de junho. (a íntegra do ofício pode ser conferida em: http://bit.ly/1SQhA3X)

 

 



 

Solução de Consulta Cosit nº 151, de 25 de Junho de 2015.

ASSUNTO: SIMPLES NACIONAL EMENTA: SIMPLES NACIONAL. AGÊNCIAS DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE. SERVIÇOS PRESTADOS. BASE DE CÁLCULO. RECEITA BRUTA. VALORES REPASSADOS A TERCEIROS. TRIBUTAÇÃO.

 

Solução de Consulta Cosit nº 152, de 23 de Junho de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS EMENTA: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA. CONTRIBUIÇÃO DE 15% SOBRE NOTA FISCAL OU FATURA DE COOPERATIVA DE TRABALHO.


LEGISLACAO FEDERAL DE INTERESSE DA SOCIEDADE CIVIL


Decreto nº 8.474, de 23 de Junho de 2015.

Regulamenta o disposto no § 1º do art. 9º-C e no § 1º do art. 9º-D da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.

 


Medida Provisória nº 679, de 24 de Junho de 2015.

Dispõe sobre autorização para a realização de obras e serviços necessários ao fornecimento de energia elétrica temporária para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, de que trata a Lei no 12.035, de 1o de outubro de 2009, e altera a Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e sobre a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas, a Lei nº 12.035, de 2009, que institui o Ato Olímpico, e a Lei nº 11.473, de 10 de maio de 2007, que dispõe sobre cooperação federativa no âmbito da segurança pública.

 


Medida Provisória 678 de 24.06.2015.

Altera a Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, que institui o Regime Diferenciado de Contratações Públicas.

 


Medida Provisória 677 de 22.06.2015.

Autoriza a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco a participar do Fundo de Energia do Nordeste, com o objetivo de prover recursos para a implementação de empreendimentos de energia elétrica, e altera a Lei nº 11.943, de 28 de maio de 2009, e a Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004.

 


Decreto 8.473 de 23.06.2015

Estabelece, no âmbito da Administração Pública federal, o percentual mínimo destinado à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações, empreendedores familiares rurais e demais beneficiários da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e dá outras providências.

 


Decreto 8.472 de 22.06.2015

Altera o Decreto nº 4.962, de 22 de janeiro de 2004, que regulamenta a Lei nº 10.420, de 10 abril de 2002, que cria o Garantia-Safra e dispõe sobre o Comitê Gestor do Garantia-Safra.

 


Decreto 8.471 de 22.06.2015.

Altera o Anexo ao Decreto nº 5.741, de 30 de março de 2006, que regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, e organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

 


Decreto 8.470 de 22.06.2015.

Altera o Anexo II ao Decreto no 7.743, de 31 de maio de 2012, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Cultura, e remaneja cargos em comissão.

 


Decreto 8.469 de 22.06.2015.

Regulamenta a Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei no 12.853, de 14 de agosto de 2013, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais.

 

Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias