""Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos"." (James Cameron)

 

 






 

Prezado(a) Colega,

 

Em 03/06 (última quarta-feira), participamos de reunião no SESCAP BAHIA, discutindo importante tema: "Aviltamento e Honorário", momento o qual foi abordada a formação de uma comissão para tratar do assunto, e do grupo de trabalho para o I Fórum com abordagens sobre aviltamento e honorário, a ser realizado até o final deste ano.


Na manhã de 08/06 - segunda-feira, marcamos presença na IV Conferência Territorial Metropolitana do Salvador dos Direitos da Pessoa Idosa, que tratou sobre a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizado a gestão da política de garantia dos direitos do idoso.


Na tarde da mesma data, vivenciamos, juntamente com grandes autoridades baianas, um debate no auditório da UPB sobre o Projeto de Lei – PLP nº 251, de 2005 e seus apensos, pelo Deputado Federal Roberto Britto, relator da Comissão com a olhar voltado em várias vertentes de diversos setores sociais que lidam com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em especial sobre os limites para gastos com pessoal na área da Saúde, Educação e Assistência Social.


Desejamos uma semana produtiva, repleta de saude e objetivos alcançados.


Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



COMUNICAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL A SERVIÇO DA CLASSE CONTABIL

 

Em publicação de 30 de maio, do jornal Folha do Algodão, o delegado do CRCBA em Guanambi, Fabrício Neves, explanou acerca da votação de Medida Provisória 664 – que altera o valor previdenciário e substitui o atual modelo por um que permite às pessoas uma facilidade no início da vida profissional e aposentadoria.

 Coluna publicada no jornal Folha do Algodão, Guanambi – Bahia – maio de 2015

 


CAFÉ CONTÁBIL FEIRA DE SANTANA

 

 


DEBATE EM ITAPETINGA

 

 


MÊS DO CONTABILISTA É CELEBRADO COM EVENTOS DIRECIONADOS À CLASSE NA CIDADE DE ALAGOINHAS

 


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), em parceria com o Faeb/Sanar, realizou no último dia 20 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Itamaraju, um Seminário de Contabilidade Rural com a participação de diversos profissionais da contabilidade do extremo sul da Bahia. (vide PDF Seminário de Contabilidade Rural

 


CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

 


O Curso está sendo realizado pela Federação das Apaes. O Investimento é de R$ 70,00.

 





Lei Complementar nº 150, de 02 de Junho de 2015.

Dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico; altera as Leis no  8.212, de 24 de julho de 1991, no  8.213, de 24 de julho de 1991, e no  11.196, de 21 de novembro de 2005; revoga o inciso I do art. 3o da Lei no 8.009, de 29 de março de 1990, o art. 36 da Lei no  8.213, de 24 de julho de 1991, a Lei no  5.859, de 11 de dezembro de 1972, e o inciso VII do art. 12 da Lei no  9.250, de 26 de dezembro 1995; e dá outras providências.

 




Instrução Normativa nº 12/2015, de 1º de Junho de 2015.

Dispõe sobre reclamação relativa ao Cadastro Imobiliário, prevista no Dec. nº 24.870, de 28 de março de 2014, na forma que indica.

 

 



Perícia Contábil e o Superfaturamento no Âmbito do Direito Administrativo

 


Os novos desafios das empresas contábeis

 


Escritório Contábil: como conquistar novos clientes?

 



Direitos das Domésticas

 



Solução de Consulta Cosit nº 99008, de 05 de Junho de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS EMENTA: ÓRGÃO GESTOR DE MÃO DE OBRA (OGMO). RESPONSABILIDADE POR ENCARGOS PREVIDENCIÁRIOS DO TOMADOR DE TRABALHO PORTUÁRIO AVULSO. OPERADOR PORTUÁRIO SUJEITO À CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA.

 


Solução de Consulta Cosit nº 134, de 05 de Junho de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS EMENTA: REVENDA DE APARELHOS CELULARES. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES. MULTIPLICIDADE DE REGIMES DE APURAÇÃO DA COFINS.

 


Solução de Consulta Cosit nº 122, de 05 de Junho de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS SOLUÇÃO VINCULADA À SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 188, DE 27 DE JUNHO DE 2014. EMENTA: SALÁRIO-MATERNIDADE. FÉRIAS. TERÇO CONSTITUCIONAL DE FÉRIAS.

 


Solução de Consulta Cosit nº 120, de 05 de Junho de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS EMENTA: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS. “GILRAT”. GRAU DE RISCO. ALÍQUOTA APLICÁVEL. SERVIÇOS DE ENGENHARIA CNAE 7112-0/00.

 


Solução de Consulta Cosit nº 6026, de 05 de Junho de 2015.

ASSUNTO: Contribuições Sociais Previdenciárias EMENTA: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SUBSTITUTIVA. OPERADOR PORTUÁRIO

 


Solução de Consulta Cosit nº 2002, de 05 de Junho de 2015.

ASSUNTO: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins EMENTA: CRÉDITO. INCIDÊNCIA MONOFÁSICA. DERIVADOS DE PETRÓLEO. COMERCIANTE VAREJISTA. O sistema de tributação monofásica não se confunde com os regimes de apuração cumulativa e não cumulativa da Cofins.

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias