"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." (Ayrton Senna).

 

 






 

Prezado(a) Colega,

 

No dia 29 de maio, juntamente com a Conselheira, Contadora, e Enfermeira Renata Maria Carneiro Galvão, participamos de um momento de respostas na eterna busca pelo conhecimento sistematizado, através de uma pesquisa realizada e apresentada à sociedade entre a Fiocruz, COFEN e COREN, cujo tema tratava-se do Perfil da Enfermagem no Brasil.
Entre muitos escores e revelações interessantes, de tão importante profissão, sentimo-nos honrados ao estarmos representando a classe contábil baiana.
Nessa mesma data, vivemos uma emoção histórica inesquecível: 110 anos da Fundação Visconde de Cairu, na Câmara de Vereadores do Município do Salvador.
O evento contou com a presença de grandes nomes da Contabilidade que fizeram e fazem parte dessa história, momento em que, além do prestígio de grandes autoridades, assistimos ao depoimento de estudantes da Instituição, que relataram as suas vivências positivas no que concerne ao crescimento intelectual, pessoal e profissional destes.
Saindo um pouco do Brasil e partindo para terras lusitanas, felicitou-nos ter a participação da Conselheira do CFC, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão no 6º Encontro Luso Brasileiro em Évora - Portugal, a convite do Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Conta, Contador Antônio Domingos de Azevêdo, como Moderadora do painel: A Contabilidade e o Social.
No dia 27 de maio comemoramos os 69 anos de outorga do Decreto-Lei 9.295, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade. Para marcar a importância da data, o CRCBA fez uma publicação especial no Jornal A Tarde, entre outras ações.
Hoje somos mais de 510 mil profissionais em atividade no Brasil, cerca de 22 mil somente no estado da Bahia. Profissionais perseverantes, apaixonados pela nossa profissão contábil e criadores de grandes oportunidades.


Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 

 


GARANTA JÁ SUA VAGA NA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA
- NA MESMA SEMANA DO FESTIVAL DE INVERNO DA BAHIA

 

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!

 

Concurso de artigos científicos

 

O concurso de trabalhos científicos da XII Convenção de Contabilidade da Bahia será divido nas categorias de estudantes e de profissionais. Os trabalhos devem ser apresentados por profissionais de Contabilidade inscritos e regulares com CRC’s, de forma individual ou em conjunto, bem como por estudantes em graduação ou pós-graduação da área contábil, sob a orientação de um professor devidamente registrado em CRC’s, sendo que os trabalhos em conjunto, com profissionais de outras áreas, poderão ser apresentados, desde que o profissional da Contabilidade seja o autor principal.

 

Os trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31/05/2015, por meio eletrônico, através do endereço http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/index.php?eve=8 .

 

Os trabalhos deverão estar enquadrados no tema Contabilidade: Ciência geradora da saúde empresarial e governamental”, distribuído nas seguintes abordagens:

I- Ética Geral e Profissional;

II- Educação e Formação Profissional;

III- Auditoria, Perícia e Arbitragem;

IV- Contabilidade e Gestão Pública;

V- Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade;

VI- Contabilidade Gerencial e Controladoria;

VII- Responsabilidade Social e Ambiental;

VIII- Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor;

IX- Contabilidade e Tecnologia da Informação;

X- Contabilidade e Gestão Tributária;

XI- Tema livre.

 

Os trabalhos devem atender às seguintes características: digam respeito à profissão contábil; contribuam para o aprimoramento da legislação profissional; evidenciem o papel do profissional da Contabilidade no processo de globalização da economia; possam contribuir com ideias e propostas concretas para a valorização e desenvolvimento profissional.

Os trabalhos poderão conter no máximo 04 (quatro) autores, que deverão realizar sua inscrição na XII CCB com o valor sem acréscimo até o dia 01/08/2015, inclusive os que não sejam profissionais da Contabilidade.


Vitória da Conquista - a cidade que nos abrigará

 

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.

 

Veja aqui o vídeo de divulgação da XII CCB!

 


 

COMUNICAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL A SERVIÇO DA CLASSE CONTÁBIL

 

CRCBA envia relatório de gestão para o TCU

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) enviou, na sexta-feira (29/5), o Relatório de Gestão, exercício 2014, para o Tribunal de Contas da União (TCU). Os relatórios de gestão dos conselhos de profissões regulamentadas foram elaborados para atender à Instrução Normativa do TCU nº 63, de 1º de setembro de 2010, que “Estabelece normas de organização e de apresentação dos relatórios de gestão e das peças complementares que constituirão os processos de contas da administração pública federal, para julgamento do Tribunal de Contas da União, nos termos do art. 7º da Lei nº 8.443, de 1992”.
O documento foi validado e homologado pelo Plenário do CRCBA, na reunião realizada no dia 17 de março.
No documento, constam, entre outros assuntos, o Planejamento e Resultados Alcançados, a Programação e Execução Orçamentária, o Atendimento de Demandas de Órgãos de Controle, entre outros.

 


 

Gerente da Caixa fala aos contabilistas

Foi realizada nesta terça-feira (26), na sala Sebrae; praça João Carlos Holhenwerger – Ipiaú, uma reunião entre o gerente da Caixa Econômica Federal, Renato Leal, e a classe contabilista. A reunião tratou dos aspectos que envolvem o relacionamento no atendimento entre a Caixa e os contabilistas. Os contabilistas levaram suas queixas e reivindicações para o gerente, que se comprometeu a melhorar o atendimento, pois reconhece a parceria que existe entre a classe e a Caixa Econômica Federal.

 







 


 

Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) comunica abertura de prazos para auditores inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes do CFC

 

“O Presidente do CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais e em cumprimento ao disposto no item 44, da NBC PG 12, que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada, COMUNICA a abertura do prazo até o dia 30 de junho de 2015, a contar desta publicação, para que os auditores inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes do CFC e que não tenham cumprido a pontuação mínima do Programa de Educação Profissional Continuada, durante o exercício de 2014, apresentem suas justificativas pelo não cumprimento da pontuação mínima. As alegações deverão ser encaminhadas diretamente ao CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. O CFC não se responsabilizará por justificativas não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Encerrado o prazo de que trata este Edital e não havendo manifestação do interessado ou não sendo acolhidas as justificativas apresentadas, será procedida a respectiva baixa de sua inscrição no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

JOSÉ MARTONIO ALVES COELHO”

 


 

COALIZÃO PELA REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA E ELEIÇÕES LIMPAS

“Estimados (as) amigos (as), Estamos chegando à fase mais importante da atual etapa de lutas pela Reforma Politica Democrática.
A correlação de forças na Câmara dos Deputados aponta para um possível retrocesso. Em função disto necessitamos ampliar a denúncia contra a tentativa de constitucionalizar o financiamento de campanhas por empresas e contra a aprovação do chamado "Distritão". Devemos, ainda, continuar a coleta de assinaturas físicas e virtuais de apoio ao projeto de Reforma Política Democrática da Coalizão. Quanto maior o número de assinaturas, tanto físicas como virtuais, mais força ganha a nossa proposta. A assinatura de apoio pela internet pode ser feita pelo site Avaaz. Por outro lado, a pressão direta sobre os parlamentares, em seus respectivos estados, é de fundamental importância. A experiência politica indica que as pressões sobre os parlamentares, em suas respectivas bases eleitorais, exercem forte influência sobre os mesmos.

A hora é de intensificar a luta contra o retrocesso e pela Reforma Política Democrática! Brasília/DF, 25 de maio de 2015. Executiva da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) CTB Nacional (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) CUT Brasil (Central Única dos Trabalhadores) MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político UNE (União Nacional dos Estudantes).”


Reforma Política Democrática e Eleições Limpas Sua assinatura vai virar lei.
Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas Secretaria da Coalizão - SAS Quadra 05, Lote 02, Bloco N, Edifício OAB, 1º andar - Brasília/DF, CEP: 70070-913 Telefone: (61)2193-9750 | (61) 2193 9795 – E-mail: secretaria@reformapoliticademocratica.org.br, coalizao2013@gmail.com Site: www.reformapoliticademocratica.org.br

 

 


 


 

 


 

 


 

CRCBA participa de lançamento de pesquisa relacionada aos profissionais de Enfermagem

Aconteceu na tarde da última sexta (29), no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores, Centro – Salvador, o lançamento da pesquisa Perfil da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen/Coren). Além de um panorama nacional, foi apresentado dados específicos sobre o perfil dos profissionais de Enfermagem da Bahia.
Representando a classe contábil, o presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, participou do encontro - que visava divulgar os dados de uma pesquisa realizada pela Fiocruz acerca da realidade enfrentada por profissionais da categoria.

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 

ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade
Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas


A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.
O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.
Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.
A programação do ENECON será divulgada em breve no site http://www.eneconpe2015.org.br/

 

 


 

– X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no centro de convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu – PR.
Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, como lema central direcionando as palestras e talk show com profissionais renomados da Contabilidade, além de espetáculos teatrais e visita guiada às Cataratas do Iguaçu.
Site: http://www.encontromulher.com.br/

 


24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade de SP

De 14 a 16 de julho de 2015, acontecerá a 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do estado de São Paulo, no Mendes Convention Center, Santos  – SP.
Site: http://www.fedcont.org.br/eventos.php

 

 

 


– X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal
Acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, a 10ª edição da Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, em Brasília.
Site: http://www.crcdf.org.br/crcdf/

 


CSEAR 2015 SOUTH AMERICA

O objetivo do CSEAR South América é ser um interlocutor do Centre for Social and Environmental Accounting Research na indução de pesquisas no campo da contabilidade para sustentabilidade, promovendo a divulgação de seus resultados, além de contribuir para que os achados de tais investigações sejam aplicados para compreender e solver problemas das organizações e sociedade.
A IV edição do CSEAR South América pretende fomentar as discussões sobre a terminologia deste campo de conhecimento, buscando aprofundar pesquisa sobre reconhecimento, mensuração e accountability, os elementos sociais e ambientais que impactam o resultado econômico das entidades.

 

 


 


 

 

 





Lei nº 13.127, de 27 de Maio de 2015.

Altera a Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, para eximir as entidades de autogestão constituídas sob a forma de fundação, de sindicato ou de associação da obrigação de constituir pessoa jurídica independente, especificamente para operar planos privados de assistência à saúde. (Saiba Mais)

 


Instrução Normativa, nº 1.566 de 29 de Maio de 2015.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1361, de 21 de maio de 2013, que dispõe sobre a aplicação dos regimes aduaneiros especiais de admissão temporária e exportação temporária. (Saiba Mais)

 



A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI 13.097/2015 QUE FIXOU AS NOVAS REGRAS DE TRIBUTAÇÃO DO PIS E DA COFINS PARA AS BEBIDAS FRIAS, por Márcio Damasceno

 


Perícia Contábil e o Superfaturamento no Âmbito do Direito Administrativo

 


Nunca é tarde para fazer uma contabilidade certa

 


Cuidados contábeis evitam passivos trabalhistas

 



 

Lei nº 13.129, de 27 de Maio de 2015.

Altera a Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996, e a Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, para ampliar o âmbito de aplicação da arbitragem e dispor sobre a escolha dos árbitros quando as partes recorrem a órgão arbitral, a interrupção da prescrição pela instituição da arbitragem, a concessão de tutelas cautelares e de urgência nos casos de arbitragem, a carta arbitral e a sentença arbitral, e revoga dispositivos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996.

 



Resolução nº 743, de 27 de Maio de 2015.

Aprova a Prestação de Contas do FAT, exercício 2014.


Resolução nº 744, de 27 de Maio de 2015.

Aprova a Prestação de Contas do FUNPROGER, exercício 2014.


Resolução nº 745, de 27 de Maio de 2015.

Altera a Resolução nº 665, de 26 de maio de 2011, que dispõe sobre a habilitação e pagamento do benefício do Seguro-Desemprego por meio de mandatário legalmente constituído.

 



Solução de Consulta Interna Cosit nº 7, de 25 de Maio de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA - IRPF São dedutíveis, da base de cálculo do IRPF, as despesas médicas realizadas pelo contribuinte, referentes ao próprio tratamento e de seus dependentes, desde que especificadas e comprovadas mediante documentação hábil e idônea. A ausência de endereço nos recibos médicos é razão suficiente para ensejar a não aceitação desse documento como meio de prova das despesas médicas. Entretanto, isso não impede que outras provas sejam utilizadas evitando, assim, a glosa da despesa. Além disso, a autoridade administrativa poderá suprir, de oficio, a ausência do endereço do prestador do serviço, por meio de consulta aos sistemas informatizados da Secretária da Receita Federal do Brasil (RFB).

 


 

EVENTO

DATA

SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL - SANTO ANTÔNIO DE JESUS

10/06/2015

CAFÉ CONTÁBIL - FEIRA DE SANTANA

12/06/2015

XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - VITÓRIA DA CONQUISTA

26/08/2015 à 28/08/2015 

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias