"O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer." (Abraham Lincoln)

 

 






 

Prezado(a) Colega,

 

PARABÉNS À CLASSE CONTÁBIL!
69 ANOS DO DECRETO-LEI 9.295/46 – REGÊNCIA DA PROFISSÃO CONTÁBIL


No dia 27 de maio, comemoramos 69 anos de outorga do Decreto-Lei 9.295, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, com as funções precípuas de registrar e de fiscalizar o exercício da profissão contábil no Brasil. São quase sete décadas de regulamentação de uma profissão indispensável à nossa sociedade, que oferece condições de crescimento e de sustentabilidade às empresas da iniciativa privada, da área pública e do terceiro setor em nosso país. Em 11 de junho de 2010, com a promulgação da Lei 12.249, nossa categoria passou a ser regida por Lei, e contamos com maior respaldo na aplicabilidade de nossas funções, com destaque para o retorno do Exame de Suficiência da classe contábil. Hoje, somos mais de 510 mil profissionais em atividade no Brasil, cerca de 22 mil somente no estado da Bahia – um verdadeiro exército a serviço da sociedade brasileira. Hoje, nossa profissão vive um momento de avanços, de digitalização e reformulação. Aos poucos, estamos livres das “papeladas” e vivemos numa realidade de sistemas integrados e procedimentos internacionalizados. Nossa profissão converge para uma só linguagem, a do desenvolvimento e do progresso, e, com todas as dificuldades, somos perseverantes e criadores de grandes oportunidades.


Viva os 69 anos de regulamentação da profissão contábil no Brasil, via a classe contábil brasileira! Parabéns, nobres colegas de profissão!

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



ATENÇÃO! PRAZO PARA REGISTRO DE TÉCNICOS EM CONTABILIDADE EXPIRA EM 01/06/2015

 

De acordo com a Lei 12.249/2010, que altera o Decreto-Lei 9.295/1946, os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a fazê-lo até 1º de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão. Após 1/6/2015, não serão mais protocolados processos de novos registros de Técnicos em Contabilidade nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Os profissionais que concluíram o curso de Técnico em Contabilidade antes de 14/6/2010 poderão realizar o registro sem a exigibilidade de aprovação em Exame de Suficiência.

 

Para requerer o registro, acesse: 

http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/registro/registro-pessoa-fisica/


A documentação, requerimentos e guias impressos por meio do site devem ser protocolados na sede ou em uma Delegacia do CRCBA até o dia 01/06/2015.

Acesse o site para verificar o endereço e horário de funcionamento da Delegacia mais próxima de seu domicílio:

http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/delegacias/

 


INSCRIÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA ATÉ 30/6

 

 

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

As inscrições para o 15º Exame de Qualificação Técnica (EQT), edição de 2015, estão abertas desde o dia 18 de maio, encerrando-se em 30 de junho. A aprovação no EQT possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, para atuação como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O Conselho Federal de Contabilidade publicou o edital do 15º EQT no dia 12 de março, no Diário Oficial da União (DOU). As provas serão aplicadas de 24 a 26 de agosto.

O Exame de Qualificação Técnica é composto por três provas: de Qualificação Técnica Geral, para os contadores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM); específica para atuação em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e específica para atuação em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os contadores já inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e que pretendem atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo BCB e nas sociedades supervisionadas pela Susep estão dispensados da Prova de Qualificação Técnica Geral. As provas do 15º Exame serão aplicadas nas seguintes datas: dia 24/8, Prova de Qualificação Técnica Geral; dia 25/8, específica para Banco Central do Brasil; e dia 26/8, específica para Susep. Todas as provas serão realizadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília-DF. A taxa de inscrição, para cada uma das provas, é de R$150,00.

Faça aqui a sua inscrição. Consulte o edital e o detalhamento dos conteúdos programáticos.

 


GARANTA JÁ SUA VAGA NA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA - NA MESMA SEMANA DO FESTIVAL DE INVERNO DA BAHIA

 

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!

 

Concurso de artigos científicos

 

O concurso de trabalhos científicos da XII Convenção de Contabilidade da Bahia será divido nas categorias de estudantes e de profissionais. Os trabalhos devem ser apresentados por profissionais de Contabilidade inscritos e regulares com CRC’s, de forma individual ou em conjunto, bem como por estudantes em graduação ou pós-graduação da área contábil, sob a orientação de um professor devidamente registrado em CRC’s, sendo que os trabalhos em conjunto, com profissionais de outras áreas, poderão ser apresentados, desde que o profissional da Contabilidade seja o autor principal.

 

Os trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31/05/2015, por meio eletrônico, através do endereço http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/index.php?eve=8 .

 

Os trabalhos deverão estar enquadrados no tema Contabilidade: Ciência geradora da saúde empresarial e governamental”, distribuído nas seguintes abordagens:

I- Ética Geral e Profissional;

II- Educação e Formação Profissional;

III- Auditoria, Perícia e Arbitragem;

IV- Contabilidade e Gestão Pública;

V- Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade;

VI- Contabilidade Gerencial e Controladoria;

VII- Responsabilidade Social e Ambiental;

VIII- Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor;

IX- Contabilidade e Tecnologia da Informação;

X- Contabilidade e Gestão Tributária;

XI- Tema livre.

 

Os trabalhos devem atender às seguintes características: digam respeito à profissão contábil; contribuam para o aprimoramento da legislação profissional; evidenciem o papel do profissional da Contabilidade no processo de globalização da economia; possam contribuir com ideias e propostas concretas para a valorização e desenvolvimento profissional.

Os trabalhos poderão conter no máximo 04 (quatro) autores, que deverão realizar sua inscrição na XII CCB com o valor sem acréscimo até o dia 01/08/2015, inclusive os que não sejam profissionais da Contabilidade.


Vitória da Conquista - a cidade que nos abrigará

 

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.

 

Veja aqui o vídeo de divulgação da XII CCB!

 





Lei nº 13.123, de 21 de Maio de 2015.

Regulamenta o inciso II do § 1o e o § 4o do art. 225 da Constituição Federal, o Artigo 1, a alínea j do Artigo 8, a alínea c do Artigo 10, o Artigo 15 e os §§ 3o e 4o do Artigo 16 da Convenção sobre Diversidade Biológica, promulgada pelo Decreto no 2.519, de 16 de março de 1998; dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade; revoga a Medida Provisória no 2.186-16, de 23 de agosto de 2001; e dá outras providências. (Leia mais)

 


Medida Provisória nº 675, de 22 de Maio de 2015.

Altera a Lei nº 7.689, de 15 de dezembro de 1988, para elevar a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL em relação às pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização e às referidas nos incisos I a VII, IX e X do § 1º do art. 1º da Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001. (Leia mais)

 


Lei nº 13.126, de 22 de Maio de 2015.

Autoriza a União a conceder crédito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a destinar superávit financeiro das fontes de recursos existentes no Tesouro Nacional à cobertura de despesas primárias obrigatórias e altera as Leis no 12.096, de 24 de novembro de 2009, no 10.820, de 17 de dezembro de 2003, no 8.213, de 24 de julho de 1991, e no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. (Leia mais)

 


Decreto nº 8.451, de 19 de Maio de 2015.

Regulamenta o § 5º do art. 30 da Medida Provisória nº 2.158-35, de 24 de agosto de 2001, para definir o que se considera elevada oscilação da taxa de câmbio, e altera o Decreto nº 8.426, de 1º de abril de 2015. (Leia mais)

 



Instrução Normativa nº 22/2015, de 20 de Maio de 2015.

Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal. Arquivo anexo. (Leia mais)

 




No período de apuração desta edição do CRCBA Notícias, não foram divulgadas novidades no site da SEFAZ Municipal.

 



Aposentadoria pode ser um golpe
Folha de Londrina - PR - O Sescap-Ldr ouviu especialistas em previdência, que apontaram os problemas que o contribuinte encontra na hora de se aposentar. (Leia mais)

 


Correção do IRPF e Simples Social 
DCI - A Fenacon lança na próxima quarta-feira (27), em Brasília (DF), a Agenda Política e Legislativa 2015/2016. (Leia mais)

 


Receita adia para julho consulta sobre tributação de lucros do mercado financeiro
Estado de Minas - Esta é a terceira norma da Receita aberta para o recebimento de sugestões. (Leia mais)

 


Questionamento de multas administrativas
Valor Econômico - A imobilização de capital para viabilizar discussão sobre sanções em processos administrativos não é  juridicamente viável. (Leia mais)

 


Empresas suspendem no Supremo cobranças fiscais e leilões de bens
Valor Econômico - Ministros entendem que contribuinte não pode ser responsabilizado pela guerra fiscal. (Leia mais)

 



Nota de Repúdio do CFC ao pronunciamento do senador Aécio Neves

 

O Conselho Federal de Contabilidade, nesta Nota de Repúdio, representando os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade e os 510 mil Profissionais da Contabilidade do Brasil, vem a público discordar das referências aos “contabilistas” feitas pelo senador Aécio Neves, em pronunciamento, no dia 20 de maio, em que criticou o Ajuste Fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy, conforme matéria publicada no Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-chama-ajuste-fiscal-de-joaquim-levy-de-contabilista-16217897).

Segundo a notícia, o senador disse que o pacote do ministro da Fazenda “é extremamente rudimentar, de um contabilista, que se baseia só na questão fiscal e esquece que as pessoas se levantam todos os dias e precisam comer e ir trabalhar”.

Quando o senador associa o termo “rudimentar” ao “Contabilista”,  demonstra total desconhecimento da profissão contábil exercida atualmente no Brasil. Há muito tempo, os nossos Profissionais da Contabilidade deixaram de ser vistos como meros cumpridores das normas do Fisco. A Contabilidade que se pratica hoje no território nacional encontra-se em sintonia com as normas internacionais, com o nosso Profissional marcando presença nos fóruns mais avançados das nações desenvolvidas.

Nos últimos anos, o Sistema CFC/CRCs tem desenvolvido um profícuo trabalho em parceria com instituições governamentais e com o meio acadêmico, exatamente, para dotar a Contabilidade Pública da racionalidade e transparência que a sociedade brasileira exige. É, pois, de suma importância que os homens públicos do nosso País se atualizem. Por isso, é oportuno esclarecer que a Contabilidade é uma ciência social, com vastos recursos de controle e informação, indispensáveis à gestão pública e privada, possuindo uma responsabilidade evidente na proteção da sociedade.

Diante do exposto, o Conselho Federal de Contabilidade lamenta a visão distorcida e a forma equivocada com o que o senador se referiu aos Profissionais da Contabilidade.

 

Contador José Martonio Alves Coelho
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade

 

respotas_25-05

 



Resolução nº 1485, de 22 de Maio de 2015.

Aprovação do Crédito Adicional Suplementar ao Orçamento CFC. (Leia mais)

 


Resolução nº 1486, de 22 de Maio de 2015.

Regulamenta o Exame de Suficiência. (Leia mais)

 


Resolução nº 1487, de 22 de Maio de 2015.

Altera a Resolução CFC n.º 782/95. (Leia mais)

 


Resolução CTA23, de 22 de Maio de 2015.

Procedimentos a serem observados pelo auditor independente. (Leia mais)

 



Solução de Consulta Cosit nº 33, de 22 de Maio de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA – IRPF EMENTA: IMPOSTO DE RENDA. ALIENAÇÃO DE BENS E DIREITOS NO EXTERIOR ADQUIRIDOS NA CONDIÇÃO DE NÃO RESIDENTE. NÃO INCIDÊNCIA. Não incide o imposto de renda sobre ganho de capital auferido na alienação de bens localizados no exterior, ou representativos de direitos no exterior, por pessoa física, adquiridos na condição de não residente. DISPOSITIVOS LEGAIS: Medida Provisória nº 2.158-35, de 24 de agosto de 2001, art.24, § 6º; Instrução Normativa RFB nº 1.500, de 29 de outubro de 2014, art. 10, inciso VI. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 118, de 22 de Maio de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS EMENTA: CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. CONSTRUÇÃO CIVIL. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MEDIANTE CESSÃO DE MÃO DE OBRA. ELISÃO DA RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. RETENÇÃO. As empresas que tem por atividade econômica preponderante a realização de obras de infraestrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos, enquadradas no grupo 422 da CNAE, sujeitam-se, a partir de 1º de janeiro de 2014, à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta nos termos do art. 7º da Lei nº 12.546, de 2011. (Leia mais

 



ATENÇÃO! ÚLTIMOS DIAS APRA SE INSCREVER, APROVEITE!

 




2ª REUNIÃO SETORIAL DE DELEGADOS E COORDENADORES REGIONAIS DO CRCBA FOI REALIZADA EM ILHÉUS

 


Na mesa, da esquerda para a direita, o Conselheiro Miguel Ângelo Boaventura, o Conselheiro Roberto Messias, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional Antônio Nogueira, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Welington Ferraz, a Vice-prefeita de Salvador e Conselheira do CRCBA Célia Sacramento, o Presidente Wellington Cruz, o Superintendente de Delegacias Erivaldo Benevides e o COnselheiro do CFC Hélio Jorge.

 

No dia 23/5 (sábado), o CRCBA realizou a 2ª Reunião Setorial de Delegados e Coordenadores em Ilhéus, com participação de Delegados das Regiões Sul e Sudeste, Coordenadores Regionais, do Presidente, Vice-Presidentes e Conselheiros do CRCBA. As reuniões setoriais permitem que os Delegados e Coordenadores se reúnam com a administração do órgão, passe as dificuldades e soluções encontradas no atendimento à classe contábil e receba orientações e planejamentos de ações a serem realizadas.

 

 


CRCBA REALIZOU SEMINÁRIO “DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS” EM ILHÉUS (22/5)

 


No dia 22/5, o CRCBA realizou o Seminário “Debatendo as Organizações Contábeis” no auditório da Faculdade Ilhéus. O objetivo do evento foi levar o sucesso do seminário realizado na capital baiana também para o interior do estado. No início do evento, foi realizada uma audiência pública com a classe contábil local, com participação da Ouvidora Geral do CRCBA, Iara Luísa de Santana Dórea Vaz e do Presidente Wellington Cruz. O objetivo da audiência foi conhecer as principais queixas, sugestões e elogios dos profissionais e estudantes da região.

 


O primeiro painel do Seminário falou sobre “Honorários Contábeis - Mensuração e Aviltamento - Como Gerir de Forma Eficiente e com Lucratividade”, com a participação do Vice-Presidente Welington Ferraz, do Superintendente de Delegacias Erivaldo Benevides, do Coordenador Regional Presley Souza, do Delegado do CRCBA em Itabuna Jesuíno Oliveira e do profissional Marco Antônio Pinheiro.

 


Painel “Formação, Gestão e Retenção de Talentos nas Organizações de Contabilidade”.


Na sequência, o Coordenador Regional Presley Souza ministrou a palestra “Marketing para os Gestores: caso de Sucesso de Empresa da Região - como Obter o ISO 9001 (Gestão da Qualidade)”, sob a coordenação do Vice-Presidente Antônio Carlos Nogueira. O Presidente Wellington Cruz e a Contadora Patrícia Jorge ministraram o Painel “Formação, Gestão e Retenção de Talentos nas Organizações de Contabilidade”. Por fim, o profissional Márcio Damasceno ministrou a palestra Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e  Lei 12.973/2014 - Impacto nas Organizações Contábeis“, sob a coordenação da Ouvidora Geral Iara Luísa.

 


Vice-Presidente Antônio Nogueira recebe o certificado de coordenação de palestra.

 


CRCBA PARTICIPOU DO CICLO DE PALESTRAS E SERVIÇOS DO DIA NACIONAL DO RESPEITO AO CONTRIBUINTE (25/5)


O CRCBA participou, no dia 25/5, do Ciclo de Palestras e Serviços do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, promovido pelo Grupo de Educação Fiscal da Bahia (GEFE/BA), com participação da SEFAZ-BA, Receita Federal, ESFA-BA e Controladoria Geral da União. Representando a classe contábil baiana, estiveram presentes o Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, e a Ouvidora Geral do CRCBA, Iara Luísa Dórea, que apresentaram palestra sobre “O Funcionamento dos Observatórios Sociais”.

 

Na foto, o Presidente Wellington Cruz (CRCBA), ao lado de representantes da GEFE-BA, SEFAZ-BA, Receita Federal, CGU, dentre outras entidades.


No dia 25 de maio, é comemorado o "Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte". A data foi criada pela Lei n.º 12.325/2010 e tem como objetivo mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte. Este é um excelente momento para ressaltar o aperfeiçoamento que vem ocorrendo na relação da Receita Federal com o contribuinte e a sociedade.

 


A Ouvidora Geral do CRCBA e Vice-Presidente dos Observatórios Sociais do Brasil, Iara Luísa Dórea, falou sobre a implantação dos Observatórios no Brasil.

 


Seminário de vice-presidentes discute programas de desenvolvimento profissional


Por Fernanda Angelo
Comunicação CFC

Na foto, a Coordendadora do Setor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA (DESENPROF), Adailce Santos; o Vice-Presidente de DESENPROF do CRCBA Welington Ferraz e o colaborador Bruno Brito.

 

A partir de janeiro de 2016, a obrigatoriedade do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) será ampliada. Antes restrita apenas aos auditores independentes que trabalham no mercado regulado – Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB) e Superintendência de Seguros Privados (Susep) –, agora, a obrigação também se amplia aos auditores independentes que atuam no mercado não regulado e aos preparadores das demonstrações contábeis, ou seja, contadores de empresas que são auditadas.

O Programa de Educação Profissional Continuada foi um dos principais assuntos discutidos no Seminário de Vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional do Sistema CFC/CRCs, realizado nos dias 11 e 12 de maio na sede do CFC, em Brasília-DF.

O gerente de Normas de Auditoria da Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Madson de Gusmão Vasconcelos, participou do seminário no dia 12. Ele fez a palestra “A Educação Continuada e a Revisão pelos Pares na Perspectiva da CVM”.

 

Atualmente, são em torno de 3,5 mil auditores independentes registrados no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e que estão obrigados a cumprir o PEPC. Com a mudança na Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 12, que dispõe sobre o programa, serão somados cerca de 5 mil profissionais, o que chegará a  um total de cerca de 8,5 mil profissionais da contabilidade que deverão comprovar a educação continuada.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, já foram identificadas cerca de 3,4 mil empresas onde há profissionais que serão obrigados a cumprir o programa. Essas empresas estão vinculadas à CVM, ao Banco Central e à Susep. “Esse número, que é o mínimo, pode aumentar. A norma inclui ainda empresas de grande porte que faturam mais de R$ 300 milhões por ano ou que tenham o ativo total acima de R$ 240 milhões, mesmo que não estejam vinculadas ao mercado regulado”, explica Zulmir Breda.

 

De acordo com a NBC PG 12, “a Educação Profissional Continuada é a atividade formal e reconhecida pelo CFC que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e as competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil”.

Os profissionais da contabilidade são obrigados a comprovar o cumprimento da pontuação exigida no programa. A não comprovação da PEPC constitui infração às normas profissionais e ao Código de Ética Profissional do Contador e, portanto, deverá ser apurada em processo administrativo, segundo o vice-presidente.

 


 


 


 


CRCBA REALIZOU TREINAMENTO SOBRE CPC E IFRS

 


Considerando a importância da capacitação dos profissionais e futuros profissionais da Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, em parceria com o Conselho federal de Contabilidade, promoveu o treinamento sobre o CPC e IFRS na manhã do dia 21/05, na UFBA, em Salvador. O Contador Nabil Ahmad Mourad, Especialista em IFRS 1, IRFS 8, IAS 17, foi o responsável por ministrar o treinamento.
Nabil deu início ao treinamento afirmando a importância da especialização do profissional. “O profissional, seja de qual for a área, precisa ser um especialista em algum segmento. Se o profissional não se especializar em algo e tentar abraçar tudo, com certeza ficará fora do mercado”. O palestrante abordou as IFRS - International Financial Reporting Standards, que significa Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade. Falou das principais normas e das melhores oportunidades para negócios na área, capacitação técnica, dentre outros. Durante toda a manhã, foram esclarecidas as dúvidas dos participantes com exemplos reais das novas normas.

 


Na foto, o Conselheiro Francisco Silva, o palestrante Nabil Mourad e o Presidente Wellington Cruz.


No encerramento do treinamento, o presidente do CRCBA, Wellington Cruz, agradeceu a disponibilidade de Nabil e ratificou a importância da existência de profissionais qualificados no mercado. “No mundo de hoje, o essencial é pensar, pensar e pensar. Aproveitem os treinamentos e palestras que são oferecidos a vocês, para fazer a diferença em um mercado tão exigente.” Após uma manhã inteira de treinamento, os presentes saíram satisfeitos e um pouco mais próximos da competitividade que o mercado atual exige.

 


CRCBA FIRMOU CONVÊNIO COM MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE O FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

 

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA) e o Instituto Direito e Cidadania (IDC) firmaram termo de cooperação técnica para a elaboração de conteúdo de cartilha educativa sobre o Fundo da Infância e da Adolescência. O CRCBA atuará na divulgação das informações à classe contábil, na condição de agentes multiplicadores das informações para as doações aos fundos, dedutíveis do imposto de renda devido. O termo foi assinado na tarde desta segunda-feira (18/5) e o CRCBA foi representado, na ocasião, por sua Vice-Presidente de Controle Interno, Contadora Graciela Mendes.

 


I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE GUANAMBI

 

 

Nos dias 07 a 09 de maio, aconteceu o I Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi para acadêmicos de Ciências Contábeis e Administração. Foram realizadas  diversas palestras e mesas redondas, com temas relevantes para a. No dia 08/05 o Coordenador da Comissão do Terceiro Setor do CRCBA, Nailton Cazumbá (foto), esteve presente discutindo sobre o assunto “Gestão Contábil no Terceiro Setor”.

 


 


1º Exame de Suficiência de 2015: publicado o resultado no DOU


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia dia 29 de abril – na seção 3, páginas 188 a 245 –, o resultado da 1ª edição de 2015 do Exame de Suficiência. As provas para as categorias Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade foram aplicadas no dia 22 de março, em mais de 120 cidades de todas as unidades da Federação.


O total de inscritos para a categoria Contador foi de 43.616, sendo que 38.022 compareceram para fazer a prova, ou seja, o percentual de ausentes foi de 12,83%. Dentre os que fizeram a prova, 20.713 foram aprovados, o que indica o percentual de 54,48% de aprovação.


Já para a categoria Técnico em Contabilidade, o número de pessoas que se inscreveram foi de 12.881, mas apenas 11.059 candidatos compareceram para fazer a prova. Desse total, 3.952 foram aprovados, representando 35.74% de aprovação. 

 

Confira as listas dos aprovados:

Bacharel em Ciências Contábeis

Técnico em Contabilidade

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 

- ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade

Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas

 

 

A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.

O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.

Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.

A programação do ENECON será divulgada em breve no site http://www.eneconpe2015.org.br/

 

– X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

eventos3

Acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no centro de convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu – PR.

Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, como lema central direcionando as palestras e talk show com profissionais renomados da Contabilidade, além de espetáculos teatrais e visita guiada às Cataratas do Iguaçu.

Site: http://www.encontromulher.com.br/

  

- 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo

eventos5

De 14 a 16 de julho de 2015, acontecerá a 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do estado de São Paulo, no Mendes Convention Center, Santos  – SP.

Site: http://www.fedcont.org.br/eventos.php

 

– X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal

Acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, a 10ª edição da Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, em Brasília.

Site: http://www.crcdf.org.br/crcdf/

 


CSEAR 2015 SOUTH AMERICA

 

O objetivo do CSEAR South América é ser um interlocutor do Centre for Social and Environmental Accounting Research na indução de pesquisas no campo da contabilidade para sustentabilidade, promovendo a divulgação de seus resultados, além de contribuir para que os achados de tais investigações sejam aplicados para compreender e solver problemas das organizações e sociedade.

A IV edição do CSEAR South América pretende fomentar as discussões sobre a terminologia deste campo de conhecimento, buscando aprofundar pesquisa sobre reconhecimento, mensuração e accountability, os elementos sociais e ambientais que impactam o resultado econômico das entidades.

 

 



 


 

MESA REDONDA: ECD, ECF E LEI 12.973/2014 - IMPACTO NAS ORG. CONTÁBEIS - CAMAMU 30/05/2015
CAFÉ CONTÁBIL - FEIRA DE SANTANA 12/06/2015
XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - VITÓRIA DA CONQUISTA 26/08/2015 à 28/08/2015 

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias