"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
(Nelson Mandela)

 

 






 

Prezado(a) Colega,

 

Gostaria de iniciar esta edição do CRCBA Notícias, de número 502, parabenizando a todas as mães da classe contábil pela passagem de seu dia. O dom da maternidade é uma benção eterna, que ocupa os corações de mães e filhos, criando laços para toda a vida. Ser mãe e profissional da Contabilidade é uma dádiva para poucas, parabéns!

 

Essa última semana foi muito especial para a classe contábil. Após comemorarmos o nosso dia (25/4) realizamos o Seminário em Homenagem aos 15 Anos da LRF e Simpósio Nacional de Contabilidade no Setor Público, nos dias 04 e 05/5, e fomos homenageados na Câmara Municipal de Salvador, em sessão especial que celebrou a passagem de nosso dia e também os 15 anos da LRF, no dia 08/5. Nas duas oportunidades, foram levantados temas e debates muito profícuos para a profissão contábil, dada a sua grandeza e influência na sociedade. Participar desses debates, que conduzem nossa profissão a patamares mais elevados, é uma tarefa de todos nós.

 

Também trazemos as últimas notícias das áreas de legislação, fiscal, previdenciária, de tributos, dentre outras, das duas últimas semanas. Na semana passada, excepcionalmente, por conta da agenda cheia de eventos e pela escassez de notícias tributárias, não divulgamos a edição ordinária do CRCBA Notícias. Desejo uma excelente semana, tenha uma ótima leitura.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



"MENSAGEM PARA AS MÃES CONTABILISTAS"



SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR HOMENAGEOU A CLASSE CONTÁBIL NA ÚLTIMA SEXTA (08/5)

 

homenagem-vereador2-web

 

A última sexta-feira (08/5) foi um dia mais que especial para a classe contábil baiana, quando a Câmara Municipal de Salvador recebeu os profissionais da Contabilidade para celebrar o seu dia, comemorado em 25/4, e os 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, importante marco da Contabilidade Pública em nosso país. A sessão foi uma proposta do vereador Luiz Carlos de Souza, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Com presença de lideranças políticas e da classe contábil, o momento foi muito especial, de reflexões e homenagens.

 

presidente-web

 

Clique aqui para ler matéria completa.

 


CRCBA CELEBRA OS 15 ANOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL COM UM BELÍSSIMO SEMINÁRIO VOLTADO PARA A ÁREA PÚBLICA, EM SALVADOR

 

Na noite do dia 04/5, a classe contábil baiana abriu o Seminário em Homenagem aos 15 Anos da LRF e Simpósio Nacional de Contabilidade no Setor Público (SINCASP-BA), no Hotel São Salvador, na capital baiana. Reunindo autoridades, especialistas, profissionais e estudantes de Contabilidade, a solenidade de abertura contou com homenagens, assinatura de convênios e a brilhante palestra do Presidente do TCE-BA, Contador Inaldo da Paixão, que abordou a evolução histórica, reflexos na gestão pública e o contexto atual da LRF. Inaldo iniciou a palestra fazendo uma analogia entre o tema e uma música de Luiz Gonzaga, Súplica cearense, na qual dizia: “eu acho que a culpa foi desse pobre que nem sabe fazer oração”. Inaldo continuou dizendo: “Não podemos culpar apenas um lado, a responsabilidade também é nossa. Se nós quisermos alcançar a transparência, tão desejada no setor público, devemos também fazer parte da fiscalização.”

Clique aqui para ler matéria na íntegra.

 


ATENÇÃO! PRAZO PARA REGISTRO DE TÉCNICOS EM CONTABILIDADE EXPIRA EM 01/06/2015

 

De acordo com a Lei 12.249/2010, que altera o Decreto-Lei 9.295/1946, os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a fazê-lo até 1º de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão. Após 1/6/2015, não serão mais protocolados processos de novos registros de Técnicos em Contabilidade nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Os profissionais que concluíram o curso de Técnico em Contabilidade antes de 14/6/2010 poderão realizar o registro sem a exigibilidade de aprovação em Exame de Suficiência.

 

Para requerer o registro, acesse: 

http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/registro/registro-pessoa-fisica/


A documentação, requerimentos e guias impressos por meio do site devem ser protocolados na sede ou em uma Delegacia do CRCBA até o dia 01/06/2015.

Acesse o site para verificar o endereço e horário de funcionamento da Delegacia mais próxima de seu domicílio:

http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/delegacias/

 


ATENÇÃO! APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2013.1 TÊM ATÉ 17/5/2015 PARA SE REGISTRAR SEM NECESSIDADE DE REALIZAR OUTRO EXAME


Os aprovados no Exame de Suficiência realizado em 24/03/2013 (1ª edição/2013) têm até o dia 17/5/2015 para realizar o registro nos Conselhos de Contabilidade, sem que haja a necessidade de aprovação em outro exame. Isso porque o Exame tem validade de 2 anos, a contar da data da publicação do resultado do Exame no Diário Oficial da União. No caso dos Técnicos em Contabilidade, que têm até o dia 01 de junho de 2015 para obtenção do registro profissional nos Conselhos de Contabilidade,  esta pode ser a última oportunidade para efetuar o registro na categoria.
O resultado do Exame de Suficiência 2013.1 foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 17/05/2013, Seção 3, Páginas 137 a 172.

 


GARANTA JÁ SUA VAGA NA XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA - NA MESMA SEMANA DO FESTIVAL DE INVERNO DA BAHIA

 

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!

 

Concurso de artigos científicos

 

O concurso de trabalhos científicos da XII Convenção de Contabilidade da Bahia será divido nas categorias de estudantes e de profissionais. Os trabalhos devem ser apresentados por profissionais de Contabilidade inscritos e regulares com CRC’s, de forma individual ou em conjunto, bem como por estudantes em graduação ou pós-graduação da área contábil, sob a orientação de um professor devidamente registrado em CRC’s, sendo que os trabalhos em conjunto, com profissionais de outras áreas, poderão ser apresentados, desde que o profissional da Contabilidade seja o autor principal.

 

Os trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31/05/2015, por meio eletrônico, através do endereço http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/index.php?eve=8 .

 

Os trabalhos deverão estar enquadrados no tema Contabilidade: Ciência geradora da saúde empresarial e governamental”, distribuído nas seguintes abordagens:

I- Ética Geral e Profissional;

II- Educação e Formação Profissional;

III- Auditoria, Perícia e Arbitragem;

IV- Contabilidade e Gestão Pública;

V- Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade;

VI- Contabilidade Gerencial e Controladoria;

VII- Responsabilidade Social e Ambiental;

VIII- Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor;

IX- Contabilidade e Tecnologia da Informação;

X- Contabilidade e Gestão Tributária;

XI- Tema livre.

 

Os trabalhos devem atender às seguintes características: digam respeito à profissão contábil; contribuam para o aprimoramento da legislação profissional; evidenciem o papel do profissional da Contabilidade no processo de globalização da economia; possam contribuir com ideias e propostas concretas para a valorização e desenvolvimento profissional.

Os trabalhos poderão conter no máximo 04 (quatro) autores, que deverão realizar sua inscrição na XII CCB com o valor sem acréscimo até o dia 01/08/2015, inclusive os que não sejam profissionais da Contabilidade.


Vitória da Conquista - a cidade que nos abrigará

 

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.

 

Veja aqui o vídeo de divulgação da XII CCB!

 





Decreto nº 8.442/2015, de 29 de Abril de 2015.

Regulamenta os art. 14 a art. 36 da Lei nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015, que tratam da incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins, no mercado interno e na importação, sobre produtos dos Capítulos 21 e 22 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – Tipi. (Leia mais)

 



Durante o período de apuração desta edição do CRCBA notícias, não foram publicadas novidades pela SEFAZ - Bahia.

 




Durante o período de apuração desta edição do CRCBA notícias, não foram publicadas novidades pela SEFAZ - Salvador.

 



Resolução nº 1479, de 27 de Abril de 2015.

Dispõe gestão orç.e fin.de inv.qualif. prof.Cont. CFC/CRCs. (Leia mais)

 


Incorporação imobiliária exige planejamento societário e tributário

Portal Contábeis - Iniciar um empreendimento sem um estudo prévio pode gerar custos desnecessários. (Leia mais)

 


Pequenas empresas, grandes resultados

Folha de Londrina - Contabilidade e gestão empresarial podem reverter problemas e ajudar o empresário a encontrar o ponto de equilíbrio do negócio. (Leia mais)

 


Receita libera extrato na internet para consulta de pendências com o Fisco

Agência Brasil - De acordo com o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, mais da metade dos extratos foram liberados. (Leia mais)

 


Ministério Público diz que o governo repassou irregularmente R$ 500 bi ao BNDES

Época - E procuradores abrem investigação sobre empréstimo do banco ao governo da Venezuela. (Leia mais)

 



Nordeste vai receber o Seminário de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público

Maristela Girotto - CFC

 

O Conselho Federal de Contabilidade, a Secretaria do Tesouro Nacional, os Tribunais de Contas e outras entidades ligadas à área têm desenvolvido ações para a divulgação dos novos procedimentos patrimoniais a serem adotados na contabilidade aplicada ao setor público. Para aprofundar a discussão desse tema, será realizado nos dias 21 e 22 de maio, em Aracaju (SE), o Seminário Regional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Semreg), voltado à região Nordeste.

 

Leia matéria completa aqui.

 



Portaria SIT n.º 486, de 30 de abril de 2015.

Prorroga a validade do Certificado de Aprovação - CA das vestimentas de proteção contra riscos de origem térmica (frio). (Leia mais)

 


Portaria MTE n.º 595, de 07 de maio de 2015.

Incluir Nota Explicativa no Quadro Anexo à Portaria n.º 518/2003, que dispõe sobre as atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas. (Leia mais)

 


Portaria MTE n.º 597, de 07 de maio de 2015.

Altera o item 18.14 - Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas - da Norma Regulamentadora n.º 18 (NR18) - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. (Leia mais)

 



Federal

Instrução Normativa nº 1.563, de 06 de Maio de 2015.

Aprova, para o ano-calendário de 2015, o aplicativo para dispositivos móveis destinado às pessoas físicas sujeitas ao recolhimento mensal obrigatório (Carnê-Leão) do Imposto sobre a Renda. (Leia mais)

 


Decreto nº 8.448, de 07 de Maio de 2015.

Altera o Regulamento de Fiscalização de Produtos de Uso Veterinário e dos Estabelecimentos que os Fabriquem ou Comerciem, aprovado pelo Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004. (Leia mais)

 


Emenda Constitucional nº 88, de 07 de Maio de 2015.

Altera o art. 40 da Constituição Federal, relativamente ao limite de idade para a aposentadoria compulsória do servidor público em geral, e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. (Leia mais)

 


Estadual

Portaria nº 143/2015, de 29 de Abril de 2015.

Altera a Portaria nº 273, de 17 de dezembro de 2014, e dá outras providências. (Leia mais)

 


Decreto nº 16.050/2015, de 29 de Abril de 2015.

Altera o Regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico - FUNDESE, aprovado pelo Decreto nº 7.798, de 05 de maio de 2000. (Leia mais)

 


Decreto nº 16.056/2015, de 30 de Abril de 2015.

Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências. (Leia mais)

 


Decreto nº 16.058/2015, de 30 de Abril de 2015.

Prorroga a Campanha “SUA NOTA É UM SHOW DE SOLIDARIEDADE”. (Leia mais)

 


Municipal

Instrução Normativa nº 9/15, de 05 de Maio de 2015.

Dispõe sobre os números dos bilhetes premiados do sorteio para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Leia mais)

 



Solução de Consulta Cosit nº 98, de 05 de Maio de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL – ITR EMENTA: Base de cálculo. Exclusão das áreas cobertas por florestas nativas das áreas tributáveis. Biomas abrangidos. Excluem-se das áreas tributáveis pelo ITR as áreas cobertas por florestas nativas, primárias ou secundárias, em estágio médio ou avançado de regeneração, localizadas em qualquer bioma brasileiro, e não somente no Bioma Mata Atlântica. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 81, de 05 de Maio de 2015.

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA FÍSICA – IRPF EMENTA: INVALIDEZ ACIDENTE DE TRABALHO. AÇÃO JUDICIAL. DANO MORAL. NÃO INCIDÊNCIA. Não se sujeitam à incidência do Imposto sobre a Renda a indenização reparatória em decorrência de ato ilícito praticado por terceiros, em razão de danos físicos e invalidez, paga, na espécie, de uma única vez, bem como os valores recebidos para cobrir despesas médico-hospitalares, por período “a priori” indeterminado, necessárias ao tratamento da vítima. (Leia mais)

 



 




CRCBA REALIZOU SOLENIDADE DE ENTREGA DE CARTEIRAS PROFISSIONAIS (06/5)

 

No dia 06/05 (quarta-feira), aconteceu a entrega das carteiras de habilitação profissional na Faculdade Visconde de Cairu, em Salvador. O Conselheiro Luiz Carlos Soares da Silva, membro da Câmara de Registro do CRCBA, realizou palestra sobre ética profissional aos presentes.

 


Estiveram presentes neste momento tão significativo para os profissionais da contabilidade: O presidente do CRCBA, Wellington Cruz; a Conselheira do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão; os Conselheiros da Câmara de Registro, Luiz Carlos Soares da Silva, e Lucy Geane Evangelista Lapa; os Conselheiros Daniel Queiroz e Renata Maria Galvão; o Presidente do Sindicato, Marco Moura, compuseram a mesa que dirigiram os trabalhos.

 


PRESIDENTE DO CRCBA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA COMISSÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO DA OAB-BA

 


Foi realizada, na noite do dia 28/4, a cerimônia de instalação da Comissão de Combate à Corrupção da OAB da Bahia, com a posse do presidente, Domingo Arjones, e dos integrantes, Ana Patrícia Leão, Waldir dos Santos, Cyntia Possidio, Daniela Borges, Gustavo Moris, Orman Ribeiro e Rodrigo Fonseca. Com o objetivo de tratar da corrupção de forma multidisciplinar, a comissão contará com a participação de cidadãos indicados por entidades que integram a sociedade civil organizada. Ainda na solenidade, foi realizada uma palestra com a ouvidora-geral do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), Iara Luísa Dórea Vaz, que é também vice-presidente do Observatório Social do Brasil.

 


“Esse momento é muito importante, diante do quadro que o Brasil está vivendo de necessidade de qualidade da gestão pública e de monitoramento da aplicação desses recursos públicos. Esse representa, portanto, um ato a favor do exercício pleno de cidadania”, afirmou Iara Vaz (foto).

 


“A importância dessa comissão é agregar maior valor ao destaque da sociedade de advogados, junto à sociedade organizada, no combate à corrupção e na gestão dos recursos públicos”, complementou o presidente do CRC-BA, Wellington do Carmo Cruz (foto).


O conselheiro Waldir Santos e o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, também falaram sobre a importância da comissão e os problemas gerados pela corrupção no país: “Temos a imprescindível missão de mobilizar a comunidade baiana, seja através das entidades representativas da sociedade civil organizada, seja através do cidadão diretamente, na luta pelo combate à corrupção, para que a gente possa, de fato, transformar esse país”, ressaltou Santos.


“A OAB da Bahia, sintonizada com o momento em que vive o Brasil, cria uma Comissão de Combate à Corrupção, para dar a sua contribuição acerca do assunto, sem pretensão alguma de substituir os órgãos de controle, nem o Ministério Público. Queremos, apenas, atuar junto à sociedade civil, dando a nossa palavra e reflexão, para aglutinarmos forças e ideias no combate efetivo da corrupção no Brasil e na Bahia”, concluiu Viana.

 


PRESIDENTE SE REUNIU COM MEMBROS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS E COM DELEGADO DO CRCBA

 


O Presidente do CRCBA, Wellington Cruz (foto), se reuniu no último sábado (09/5) com a Diretoria do Observatório Social de Santo Antônio de Jesus, acompanhado do Delegado do CRCBA no município, Ailton Souza Andrade. A Presidente do Observatório Social de Santo Antônio, Dorothy Mary Nunes Pinto, acompanhada do Vice-Presidente de Administração, Contador Raimundo Diorandes de Brito e da Coordenadora Pâmela Moura, apresentou as demandas da entidade, que conta com o apoio do CRCBA, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – PVCC.

 


CONSELHEIRO DA OAB-BA VISITA O CRCBA E PARTICIPA DE REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO, ÉTICA E DISCIPLINA

 

A Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCBA, liderada pelo Vice-Presidente de Fiscalização Edmilson Bispo, se reuniu na última quinta-feira (07/5) e contou com as participações do Presidente Wellington Cruz e do Conselheiro da OAB-BA Gustavo Teixeira Moris, que também preside a Comissão de Transparência da Ordem. Na oportunidade, o Conselheiro Gustavo Moris conheceu as rotinas da Cãmara de Fiscalização e contribuiu com sua experiência em solução de processos judiciais.

 

Presidente Wellington Cruz (CRCBA) ao lado do Conselheiro da OAB-BA Gustavo Moris.

 


CÂMARA MUNICIPAL DE GUANAMBI HOMENAGEIA CLASSE CONTÁBIL


No dia 27/04, segunda-feira, a Câmara de vereadores de Guanambi homenageou os profissionais da contabilidade de todo o país, e, em especial os profissionais da região, pelo seu dia, que é comemorado no dia 25 de abril. A moção de aplausos foi concedida pelo vereador Joel Alves de Brito, também assinado pelos demais vereadores da Câmara e destacou o papel fundamental do profissional no controle das entidades.

 


DELEGACIA DO CRCBA EM ITAPETINGA PARTICIPA DO PROGRAMA “AÇÃO CIDADANIA”

 


Na foto, o Delegado do CRCBA em Itapetinga, Valter Brito (à esquerda), e demais participantes do programa.

 

No dia do trabalho (01/5), a Delegacia do CRCBA em Itapetinga participou da Ação Cidadania, que ofereceu à comunidade, serviços gratuitos de consultas médicas, aferição de pressão, medição de glicose, vacina contra gripe, manicure, corte de cabelo, limpeza de pele, doação de roupas e calçados.

 


FACULDADE GUANAMBI E RECEITA FEDERAL (DELEGACIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA) ASSINAM CONVÊNIO PARA CRIAÇÃO DE NÚCLEO DE APOIO FISCAL (NAF)

 


A Faculdade Guanambi (FG) e a Delegacia da Receita Federal de Vitória da Conquista assinaram termo de cooperação técnica para criação do Núcleo de apoio Fiscal (NAF), primeiro da Bahia – Sergipe. Na ocasião, o Diretor Acadêmico Administrativo da FG, Georgheton Nogueira, e o Delegado da Receita Federal em Vitória da Conquista, André Reis, assinaram o termo. O Delegado do CRCBA em Guanambi e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FG, Fabrício Neves, também participou da solenidade de assinatura do termo.

 


 


DELEGADO DO CRCBA EM GUANAMBI PUBLICA COLUNA EM JORNAL DA REGIÃO

 


1º Exame de Suficiência de 2015: publicado o resultado no DOU


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia dia 29 de abril – na seção 3, páginas 188 a 245 –, o resultado da 1ª edição de 2015 do Exame de Suficiência. As provas para as categorias Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade foram aplicadas no dia 22 de março, em mais de 120 cidades de todas as unidades da Federação.


O total de inscritos para a categoria Contador foi de 43.616, sendo que 38.022 compareceram para fazer a prova, ou seja, o percentual de ausentes foi de 12,83%. Dentre os que fizeram a prova, 20.713 foram aprovados, o que indica o percentual de 54,48% de aprovação.


Já para a categoria Técnico em Contabilidade, o número de pessoas que se inscreveram foi de 12.881, mas apenas 11.059 candidatos compareceram para fazer a prova. Desse total, 3.952 foram aprovados, representando 35.74% de aprovação. 

 

Confira as listas dos aprovados:

Bacharel em Ciências Contábeis

Técnico em Contabilidade

 


PROFESSOR BAIANO LANÇA LIVRO "CONTABILIDADE DE CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO E DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA: DE ACORDO COM AS IFRS"

 

O livro CONTABILIDADE DE CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO E DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA será lançado no dia 14 de maio de 2015, às 19:30, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

 

Esta obra aborda a contabilidade de contratos de construção sob normas internacionais de contabilidade (IFRS/CPC). A abordagem adotada reconhece as especificidades do segmento incorporação imobiliária e segrega os contratos de construção em duas categorias: a) contratos de construção em geral; e b) contratos de construção do segmento de incorporação imobiliária.

Uma parte do texto privilegia as entidades que prestam serviços de construção, mais precisamente ao ambiente de negócios das construtoras em geral. Aborda aspectos contábeis particulares decorrentes de seus contratos e das atividades a eles subjacentes, tais como a compatibilização entre os registros contábeis do faturamento ao cliente e os da receita reconhecida pelo método POC e o tratamento contábil de reivindicações.

Outra parte é dedicada a contratos de incorporação imobiliária. Temas como a aplicação do método POC ao segmento de incorporação imobiliária, impactos de cláusulas suspensivas sobre a contabilização da venda de unidades imobiliárias e capitalização de encargos financeiros no estoque de imóveis a comercializar são tratados sob o prisma de sua associação com contratos de construção do segmento de incorporação imobiliária.

Adicionalmente, o livro aborda aspectos introdutórios sobre tributação, como lucro presumido, lucro real e regime especial de tributação (RET). O instituto do patrimônio de afetação e sua importância para o setor também é contemplado na obra, que ainda traz uma breve apresentação da IFRS 15 – Revenue from contracts with customers, que descreve seus impactos sobre a contabilidade de contratos de construção e de incorporação imobiliária.

Obra de relevante interesse para contadores, administradores, advogados, engenheiros, economistas e demais profissionais que atuam no segmento de construção.

Texto indispensável para a disciplina Contabilidade Imobiliária do curso de graduação em Ciências Contábeis e em Engenharia, bem como de Pós-Graduação nas áreas de Contabilidade, Finanças, Administração e Economia.

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 

- ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade

Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas

 

 

A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.

O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.

Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.

A programação do ENECON será divulgada em breve no site http://www.eneconpe2015.org.br/

 

– X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

eventos3

Acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no centro de convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu – PR.

Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, como lema central direcionando as palestras e talk show com profissionais renomados da Contabilidade, além de espetáculos teatrais e visita guiada às Cataratas do Iguaçu.

Site: http://www.encontromulher.com.br/

  

- 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo

eventos5

De 14 a 16 de julho de 2015, acontecerá a 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do estado de São Paulo, no Mendes Convention Center, Santos  – SP.

Site: http://www.fedcont.org.br/eventos.php

 

– X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal

Acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, a 10ª edição da Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, em Brasília.

Site: http://www.crcdf.org.br/crcdf/

 


Publicado Edital do Exame de Qualificação Técnica de 2015
Fonte: Portal CFC.


Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o extrato do edital do 15º Exame de Qualificação Técnica (EQT). As inscrições para o Exame, cujas provas serão aplicadas de 24 a 26 de agosto, permanecerão abertas no período de 18 de maio a 30 de junho.


A aprovação no EQT possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, para atuação como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).


As três provas que compõem o Exame são: Prova de Qualificação Técnica Geral, para os contadores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Prova específica para atuação em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e Prova específica para atuação em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).


Os contadores já inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e que pretendem atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo BCB e nas sociedades supervisionadas pela Susep estão dispensados da Prova de Qualificação Técnica Geral.


As provas do 15º Exame serão aplicadas nas seguintes datas: dia 24/8, Prova de Qualificação Técnica Geral; dia 25/8, específica para Banco Central; e dia 26/8, específica para Susep. Todas as provas serão realizadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília-DF.

 


CSEAR 2015 SOUTH AMERICA – ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

O objetivo do CSEAR South América é ser um interlocutor do Centre for Social and Environmental Accounting Research na indução de pesquisas no campo da contabilidade para sustentabilidade, promovendo a divulgação de seus resultados, além de contribuir para que os achados de tais investigações sejam aplicados para compreender e solver problemas das organizações e sociedade.

A IV edição do CSEAR South América pretende fomentar as discussões sobre a terminologia deste campo de conhecimento, buscando aprofundar pesquisa sobre reconhecimento, mensuração e accountability, os elementos sociais e ambientais que impactam o resultado econômico das entidades.

 

 



 


 

II SEMINÁRIO: CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO E FISCAL - SALVADOR 18/05/2015
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL - ITAMARAJU 20/05/2015
TREINAMENTO - IFRS e CPC – INTRODUÇÃO, APLICAÇÃO E OPORTUNIDADES - SALVADOR  21/05/2015
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL - TEIXEIRA DE FREITAS 21/05/2015
TREINAMENTO - IFRS E CPC - INTRODUÇÃO, APLICAÇÃO E OPORTUNIDADES - BARREIRAS 22/05/2015
DEBATENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS - ILHÉUS 22/05/2015
XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - VITÓRIA DA CONQUISTA 26/08/2015 à 28/08/2015 

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias