COM O TEMPO A SABEDORIA

"Embora muitas sejam as folhas, a raiz é só uma;
Ao longo dos enganadores dias da mocidade,
Oscilaram ao sol minhas folhas, minhas flores;
Agora posso murchar no coração da verdade."
(William Butler Yeats)

 






 

Prezado(a) Colega,

 

Nosso último sábado (25/4) foi um dia de celebração, de agradecermos todos os frutos que nossa nobre profissão tem nos possibilitado, e também de projetarmos nosso futuro, de planejarmos um futuro ainda mais grandioso, condizente com a nossa capacidade de tornar o nosso país melhor. Na sexta-feira (24/4), oramos uma missa na Igreja de São Pedro, em Salvador, e no dia 25/4 nose reunimos em nossa sede, numa programação que começou com o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos nacional e da Bahia, executado pelos meninos da Casa Pia. Também tivemos as belíssimas palavras do Pastor Edson, que nos ajudou a refletir sobre esse momento importante para nossa profissão, seguido de pronunciamentos breves, comemoração dos aniversariantes do mês e um café da manhã, com a participação de Conselheiros, funcionários do CRCBA e amigos da classe contábil.

Em homenagem ao nosso dia, publicamos uma matéria especial no jornal A TARDE de sábado, mensagem na rádio Band News durante a última semana e uma homenagem especial no programa Metanoia na TV (SBT), que será exibido também durante os sábados do mês de maio. Nesta edição do CRCBA Notícias, mostraremos um resumo das homenagens do Dia do Profissional da Contabilidade, junto com as últimas realizações do CRCBA e as notícias referentes à profissão. Faça uma ótima leitura!

 

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 

É permitido destinar parte do imposto de renda (IR) devido da pessoa jurídica (tributada pelo lucro real) ou pessoa física (que declara em formulário completo) para os projetos aprovados pelos Conselhos e que integrarem este Banco de Projetos.


De ambas as maneiras, o contribuinte pode utilizar do benefício da renúncia fiscal do imposto de renda.
Ao destinar para os Fundos, parte do imposto de renda, não se estará desembolsando um dinheiro extra, mas sim, utilizando de um benefício fiscal previsto e amparado em lei para apoiar projetos que garantam direitos às crianças, adolescentes e idosos.


Ao invés de ser coletado aos cofres da União, o imposto é recolhido diretamente ao Fundo e aplicado na respectiva comunidade.


INFORMAÇÕES PARA DOAÇÕES


Você sabia que, conforme a lei Federal 12.594/12, você pode doar até 3% do seu imposto devido para o FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - O FMDCA ou para o FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA-CAMAÇARI?


Os Fundos são instrumentos de captação de recursos, exclusivamente destinado para a promoção e defesa dos direitos da criança, do adolescente e direitos da pessoa idosa. A deliberação, gestão e aplicação dos recursos dos Fundos são de responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA (Salvador) e dos Direitos da Pessoa Idosa (Camaçari), sendo fiscalizado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas dos Municípios.


Ficou fácil doar aos Fundos, através do Programa de Declaração de Ajuste Anual de IRPF 2015. Para o ano calendário de 2014, as doações podem ser feitas até o próximo dia 30 de abril, limitadas a 3% (três por cento) do imposto devido., Veja como:


Após preencher a sua declaração, clique na aba “RESUMO DA DECLARAÇÃOèDOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – (Escolher o Fundo) NOVO, selecionar Município “Salvador – 00.459.245/001-81” (caso escolha o FMDCA), ou  Município “Camaçari - 19.875.865/0001-20 (caso escolha o FMDPI), observando o limite disponível. Informe o valor destinado ao fundo.


Não esqueça: na aba “IMPRIMIR/DARFè DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA” gerar guia e efetuar o pagamento até 30 de abril de 2015.


IMPORTANTE: o valor doado ao Fundo é DEDUZIDO do Imposto de Renda a pagar, ou ACRESCIDO ao imposto de Renda a restituir.

 

OBS.: Os Profissionais do interior do Estado devem observar em sua cidade a existência de Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou Fundo do Idoso, buscando as respectivas informações para orientação aos seus clientes para a doação.

 


 

De acordo com a Lei 12.249/2010, que altera o Decreto-Lei 9.295/1946, os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a fazê-lo até 1º de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão. Após 1/6/2015, não serão mais protocolados processos de novos registros de Técnicos em Contabilidade nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Os profissionais que concluíram o curso de Técnico em Contabilidade antes de 14/6/2010 poderão realizar o registro sem a exigibilidade de aprovação em Exame de Suficiência.

 

Para requerer o registro, acesse: 

http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/registro/registro-pessoa-fisica/


A documentação, requerimentos e guias impressos por meio do site devem ser protocolados na sede ou em uma Delegacia do CRCBA até o dia 01/06/2015.

Acesse o site para verificar o endereço e horário de funcionamento da Delegacia mais próxima de seu domicílio:

http://www.crcba.org.br/new/institucional-2/delegacias/

 


APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2013.1 TÊM ATÉ 17/5/2015 PARA SE REGISTRAR SEM NECESSIDADE DE REALIZAR OUTRO EXAME


Os aprovados no Exame de Suficiência realizado em 24/03/2013 (1ª edição/2013) têm até o dia 17/5/2015 para realizar o registro nos Conselhos de Contabilidade, sem que haja a necessidade de aprovação em outro exame. Isso porque o Exame tem validade de 2 anos, a contar da data da publicação do resultado do Exame no Diário Oficial da União. No caso dos Técnicos em Contabilidade, que têm até o dia 01 de junho de 2015 para obtenção do registro profissional nos Conselhos de Contabilidade,  esta pode ser a última oportunidade para efetuar o registro na categoria.
O resultado do Exame de Suficiência 2013.1 foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 17/05/2013, Seção 3, Páginas 137 a 172.

 


SIMCASP 2015 DÁ DIREITO A 5 PONTOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (NBC PG12)

 

O Seminário em Homenagem aos 15 Anos da LRF e Simpósio Nacional de Contabilidade no Setor Público garantirá 05 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, de acordo com a NBC PG12. Garanta já a sua participação clicando no link: http://goo.gl/LzvviM

 

 


 

 

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!

 

Concurso de artigos científicos

 

O concurso de trabalhos científicos da XII Convenção de Contabilidade da Bahia será divido nas categorias de estudantes e de profissionais. Os trabalhos devem ser apresentados por profissionais de Contabilidade inscritos e regulares com CRC’s, de forma individual ou em conjunto, bem como por estudantes em graduação ou pós-graduação da área contábil, sob a orientação de um professor devidamente registrado em CRC’s, sendo que os trabalhos em conjunto, com profissionais de outras áreas, poderão ser apresentados, desde que o profissional da Contabilidade seja o autor principal.

 

Os trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31/05/2015, por meio eletrônico, através do endereço http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/index.php?eve=8 .

 

Os trabalhos deverão estar enquadrados no tema Contabilidade: Ciência geradora da saúde empresarial e governamental”, distribuído nas seguintes abordagens:

I- Ética Geral e Profissional;

II- Educação e Formação Profissional;

III- Auditoria, Perícia e Arbitragem;

IV- Contabilidade e Gestão Pública;

V- Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade;

VI- Contabilidade Gerencial e Controladoria;

VII- Responsabilidade Social e Ambiental;

VIII- Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor;

IX- Contabilidade e Tecnologia da Informação;

X- Contabilidade e Gestão Tributária;

XI- Tema livre.

 

Os trabalhos devem atender às seguintes características: digam respeito à profissão contábil; contribuam para o aprimoramento da legislação profissional; evidenciem o papel do profissional da Contabilidade no processo de globalização da economia; possam contribuir com ideias e propostas concretas para a valorização e desenvolvimento profissional.

Os trabalhos poderão conter no máximo 04 (quatro) autores, que deverão realizar sua inscrição na XII CCB com o valor sem acréscimo até o dia 01/08/2015, inclusive os que não sejam profissionais da Contabilidade.


Vitória da Conquista

 

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.

 

Veja aqui o vídeo de divulgação da XII CCB!

 





Ato Declaratório Executivo nº 1, de 17 de Abril de 2015.

Dispõe sobre a restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, referente ao exercício de 2015, ano-calendário de 2014. (Leia mais)

 


Ato Declaratório Executivo nº 3, de 23 de Abril de 2015.

Concede regime especial de substituição tributária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.559, de 15 de Abril de 2015.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.291, de 19 de setembro de 2012, que dispõe sobre o Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof) e a Instrução Normativa SRF nº 476, de 13 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul). (Leia mais)

 



Decreto nº 16.032/2015, 11 de Abril de 2015.

Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências. (Leia mais)

 




Instrução Normativa nº 7/2015, de 10 de Abril de 2015.

Dispõe sobre os números dos bilhetes premiados do sorteio para tomador de serviço identificado na NFS-e, na forma que indica. (Leia mais)

 



Governo Ferroz, pretende tributar a distribuição de lucros.

 


Contadores, contabilidade e gestão empresarial.
“A transparência e o controle interno são verdades absolutas que associadas às mutações legais e tributárias nas empresas, evidenciam a fragilidade na educação qualitativa dos nossos empreendedores, e um dia o resultado poderá ter um PREÇO ele[...] (Leia mais)

 


Desenvolva sua Capacidade de Poupança
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, ter um bom salário não quer dizer ser independente financeiramente. [...] (Leia mais)

 


Aviltadores  de preços, quebram?

 


Mudanças do setor levam escritórios contábeis a buscarem capacitação

DCI-SP - A perspectiva é que o mercado cresça em média 10% em 2015, segundo o presidente da Fenacon, Mario Berti. (Leia mais)

 


A 7 dias do prazo, mais de 40% dos contribuintes ainda não declararam IR

G1 - Até as 17h desta quinta, 15,51 milhões de declarações foram entregues. (Leia mais)

 



ELEIÇÕES DOS CONSELHOS REGIONAIS TERÃO NOVIDADES A PARTIR DE 2015

Comunicação CFC

 

Brasília – As eleições dos Conselhos Regionais de Contabilidade serão realizadas nos dias 17 e 18 de novembro. Contadores e técnicos em contabilidade com registro definitivo originário e transferido e aqueles com situação regular no Conselho Regional deverão votar.

Aprovada no Plenário do CFC, a Resolução CFC n.º 1.480 traz algumas mudanças que merecem destaque. A partir de agora, o profissional não poderá regularizar os seus débitos durante o pleito, ou seja, haverá uma previsão de “data de corte” para a regularização dos débitos no Conselho Regional; o voto será facultativo apenas para profissionais acima dos 70 anos, sendo obrigatório aos portadores de registro provisório; será vetada a candidatura de profissional cuja organização a que esteja vinculado tiver débito no Conselho Regional; devem ser mantidas as condições de elegibilidade durante o mandato; foram revistas as atribuições das comissões eleitorais dos CRCs e da Comissão do CFC no que concerne ao encaminhamento e análise das consultas e denúncias;  e foram flexibilizadas algumas regras com relação à propaganda eleitoral.

Ao atingir a marca de mais de meio milhão de profissionais em plena atividade, o Sistema CFC/CRCs se posiciona como uma das categorias mais importantes que contribuem para o crescimento econômico do País.

 



Empresas devem ficar atentas à nova tabela de PLR
A Receita Federal do Brasil publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 1.558 no dia 1º de abril[...] (Leia mais)

 


Portaria MTE n.º 505, de 16 de abril de 2015.

Altera a Norma Regulamentadora n.º 6 (NR6) - EPI - Equipamento de Proteção Individual. (Leia mais)

 


Portaria MTE n.º 506, de 16 de abril de 2015.

Suspende os efeitos da Portaria MTE n.º 1.565, de 13 de outubro de 2014, em relação às empresas associadas à ABEPREST - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE SOLUÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES E INFORMÁTICA. (Leia mais)

 


Portaria MTE n.º 510, de 17 de abril de 2015.

Estabelece as condições de segurança, sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas. (Leia mais)

 



Solução de Consulta Cosit nº 95, de 23 de Abril de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – COFINS EMENTA: ALUGUÉIS. PRÉDIOS. MÁQUINAS. EQUIPAMENTOS. As despesas de aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos utilizados, direta ou indiretamente, nas atividades empresariais geram crédito no regime de apuração não cumulativa da Cofins. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 100, de 16 de Abril de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP EMENTA: NÃO CUMULATIVIDADE. CRÉDITOS. COMÉRCIO E MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. COMÉRCIO DE AUTOPEÇAS. As hipóteses de apropriação de créditos da Contribuição para o PIS/Pasep previstas na Lei nº 10.637, de 2002, art. 3º, e na Lei nº 10.833, de 2003, art. 3º c/c art. 15, II, não são meramente exemplificativas. Ao contrário, são exaustivamente estabelecidas pela Lei, não cabendo sua ampliação por analogia ou por interpretação extensiva. Não há direito ao desconto de créditos vinculados a despesas das áreas administrativas ou de vendas, exceto nas hipóteses expressamente estabelecidas em Lei. (Leia mais)

 


Solução de Consulta Cosit nº 99, de 16 de Abril de 2015.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP EMENTA: NÃO CUMULATIVIDADE. SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI). CRÉDITOS. IMPOSSIBILIDADE. Os valores das despesas realizadas com a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) tais como calçados, roupas protetoras e cremes protetores, não geram direito à apuração de créditos a serem descontados da Contribuição para o PIS/Pasep, porque não se enquadram na categoria de insumos aplicados ou consumidos diretamente nos serviços prestados. (Leia mais)

 


Recomendação CGSN nº 5, de 14 de Abril de 2015.

Orienta os entes federados quanto à redução de multas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, na forma prevista no art. 38-B da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. (Leia mais)

 



 





CRCBA REALIZOU PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

 

Às 17 horas do dia 24/4 (sexta-feira), foi realizada uma missa em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, na Igreja de São Pedro, Piedade, Salvador - BA.

 


Diretora Executiva Marilene Matos e o Presidente Wellington Cruz.

 

No sábado (25/4), houve uma programação especial na sede do CRCBA, em Salvador - BA. Às 09 horas, foram executados os hinos nacional e do estado da Bahia, pelas crianças da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim.

 

 

Na sequência, o Pastor Edson proferiu palavras de reflexão e agradecimento para a classe contábil, com pronunciamento do Presidente Wellington do Carmo Cruz, que abordou a história da profissão e sua importância para a sociedade, e da Conselheira do CFC Maria Constança Carneiro Galvão, que saudou a todos em nome do Presdiente do CFC, José Martônio Coelho.

 

O coral das crianças da Casa Pia apresentou algumas canções e, na sequência, os aniversariantes do mês foram parabenizados e os presentes confraternizaram com um café da manhã. Conselheiros, funcionários e amigos da classe estiveram presentes, nesse dia tão especial que nos traz motivos de sobra para agradecer pelo prestígio, valorização e também pelos desafios que têm se apresentado à classe.

 

 

 

Em Itabuna, profissionais se mobilizaram para atendimento gratuito à sociedade, principalmente sobre a declaração de imposto de renda, no dia 25/4. Com o título "Contabilistas em Ação", a campanha foi uma realização do CRCBA, SINDICONTASUL, UNIME e ALTERDATA. NA foto, da esquerda para a direita, o Delegado do CRCBA em Itabuna Jesuíno Oliveira, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCBA Welington Ferraz, o Analista do Sebrae Bahia Micheangelo Lima e o Persidente do SINDICONTASUL Duda Contador.

 

 

Publicação especial feita no jornal A TARDE do dia 25/4

 

 


CFC E ABRACICON DISCUTEM TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA COM REPRESENTANTES DO GOVERNO

Comunicação CFC

 

Ministro da Controladoria-Geral da União, ministro interino da Fazenda e subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional foram os palestrantes do projeto Quintas do Saber

F_C_3950                   

A transparência na gestão pública foi tema da 12ª edição do Quintas do Saber, realizado nessa quinta-feira (16), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). As palestras sobre o tema foram ministradas pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, pelo ministro interino do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, e pelo subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan Dantas. A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, mediou as palestras. O presidente do CFC, José Martonio Coelho, também participou do evento e abriu a atividade.


O Presidente do CRCBA, Wellington Cruz (foto), participou do evento e fez um questionamento sobre a ocupação de cargos em Conselhos Fiscais e de Administração de empresas públicas por indicação política e não pela devida ordem técnica, considerando que os profissionais da Contabilidade são os mais habilitados para tais posições. De acordo com o presidente Martônio Coelho, o Quintas do Saber discute temas relevantes para o País e, especialmente, à classe contábil que, segundo ele, é parceira da nação brasileira. “Estamos aqui para colaborar, principalmente, quando o tema é a transparência na gestão pública. Nós somos, talvez, os parceiros mais próximos do governo, quando o assunto é a transparência na aplicação dos recursos públicos”, declarou Martônio Coelho.

Para o ministro interino do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, a contabilidade é importante em todos os elementos da economia e da vida. “A principal mensagem que o ministro Joaquim Levy trouxe à sociedade está relacionada à transparência. O País passa por um momento que é necessário avaliar as prioridades e rediscutir as fontes de recursos e projetos para que possamos ter sustentabilidade”, ressaltou Godoy.

F_C_4090

O ministro Valdir Simão destacou marcos importantes do acesso à informação no País, como o Portal da Transparência, criado em 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos e permitir que o cidadão acompanhe como o dinheiro público é utilizado. Segundo o ministro, a transparência é inibidora natural da corrupção. “A transparência é um valor intrínseco à boa gestão. Não é mais possível uma gestão ser qualificada como adequada se não há práticas da transparência. Ela é a consolidação da democracia”, ressaltou Simão.

Na ocasião, a presidente da Abracicon que, atualmente, é controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Bugarim, sugeriu à CGU uma parceria com o CFC, no intuito de capacitar, por meio da Caravana da Cidadania, o servidor público em estados e municípios para a utilização dos mecanismos de transparência pela sociedade, “Muitos servidores desconhecem a importância do seu papel para que esse controle seja exercido”, destacou.

O subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Gilvan Dantas, lembrou que a proposta de ofertar capacitação em contabilidade aplicada ao setor público para servidores e gestores estaduais já é discutida entre o CFC e o Tesouro Nacional. “É preciso sentar com o gestor público e recuperar o conhecimento na Administração Pública. Não basta apenas formar o contador, é preciso sensibilizar as autoridades da administração pública para que possam apoiar e fomentar a evolução desse processo”, disse Dantas.

F_C_4198


Quintas do Saber
O projeto discute questões atuais da contabilidade nacional e assuntos de relevante impacto para o desenvolvimento econômico do País, com a classe contábil e autoridades técnicas e políticas. O projeto, realizado a cada dois meses, é uma parceria entre a Abracicon, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e o CFC.

Desde que foi criado, em fevereiro de 2014, o Quintas do Saber já debateu diversos assuntos importantes, incluindo as normas internacionais de contabilidade; o novo modelo tributário do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; os 50 anos de vigência da Lei Federal nº 4.320/64, conhecida como Lei Geral de Orçamentos Públicos; a redução da litigiosidade entre Fisco e contribuinte; a Lei sobre Transações; e o Novo Código Civil, entre outros.

 


CRCBA E FECOMÉRCIO TRAÇAM PARCERIA NA ÁREA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

 

Reunidos na tarde da última segunda-feira (13/4), o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), Wellington do Carmo Cruz (foto), o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (FECOMERCIO-BA), Carlos Andrade, e a Coordenadora da Câmara de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Constança Carneiro Galvão, estreitaram os laços da classe contábil e do setor comerciário no estado da Bahia. Na oportunidade, foram apresentados os projetos de educação profissional continuada da classe contábil, desenvolvidos em todo o estado baiano, vistos com entusiasmo pelo Presidente Carlos Andrade, que disponibilizou a experiência e a estrutura da FECOMERCIO-BA para o planejamento de uma agenda propositiva de parceria entre as instituições. O Presidente Wellington Cruz ratificou a importância do profissional da Contabilidade para o setor comerciário e propôs o aprofundamento do tema, com a formalização de convênio de parceria mútua e a criação de agenda de eventos de qualificação técnica e direcionamento profissional.

 


CRCBA REALIZOU WORKSHOP PARA O TERCEIRO SETOR EM SALVADOR (14/4)

 

Durante o dia 14/04, foi realizado o Workshop de Contabilidade para o Terceiro Setor, que aconteceu na Fundação Visconde de Cairu (FVC), em Salvador, iniciativa do CRCBA, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade, SINDICONTA-BA, IBRACON-BA e FVC. A inscrição foi gratuita e ops participantes doaram latas de leite em pó, incentivando assim as doações a entidades filantrópicas.


O Workshop teve por objetivo apresentar informações técnicas e legais relativas à constituição de entidades, benefícios fiscais, titulações, gestão contábil e prestação de contas de recursos recebidos através de doações e financiamentos para o terceiro setor.

 


O Presidente Wellington Cruz, durante abertura do encontro, ao lado do Professor Nailton Cazumbá (direita), Professor Humberto Carneiro (RBTS) e da Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Cairu, Luciana Simões.


Na abertura do Workshop, o presidente do CRCBA, Wellington Cruz, falou sobre o apoio para abertura de um fundo municipal do idoso, e comentou sobre a importância do Workshop para capacitação dos gestores que estão à frente das entidades filantrópicas. Logo após um breve discurso o presidente entregou, de forma simbólica, os doações arrecadadas para as instituições Associação Santa Beatriz; Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI); e Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade – Martagão Gestera.

 


Entrega simbólica de alimentos doados a representantes de instituições.


As palestras foram ministradas por Humberto Carneiro de Oliveira, membro da Comissão do Terceiro Setor do CRCBA, com o tema “Constituição, Registro e Estatuto de Associações”; Contadora Zoraide dos Santos Silva, membro da Comissão da Maturidade do CRCBA, com o tema “Imunidade, Isenções e Titulações do Terceiro Setor.”; Contador Admilson Francisco Machado, membro do Técnico da Rede Baiana do Terceiro Setor, palestrando sobre “Gestão Contábil no Terceiro Setor”; Contador Nilton Cazumbá, Coordenador da comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRCBA, abordando o tema “Prestações de Contas no Terceiro Setor”.

 


SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE RURAL REUNIU PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE ALAGOINHAS E REGIÃO (17/4)

 


Mesa diretora do evento, com a palavra do Superintendente de Delegacias do CRCBA, Erivaldo Benevides, ao lado do Presidente Wellington Cruz, da Gerente do SENAR-BA Carine Magalhães, do Delegado do CRCBA em Alagoinhas Lúcio de Oliveira Santos, do Conselheiro Roberto Andrade (direita) e demais representantes locais.

 

No dia 17/4, o CRCBA e o SENAR-BA realizaram o Seminário de Contabilidade Rural, em Alagoinhas - BA. Fruto do convênio firmado entre as entidades no último ano, o evento se propôs a capacitar estudantes do último semestre de Ciências Contábeis e profissionais que atuam na área rural às técnicas de gestão do ramo, com o intuito de melhor auxiliar o produtor rural a visualizar o seu empreendimento através das demonstrações contábeis. O evento contou com palestras sobre os aspectos contábeis da atividade rural, e-Social e conectividade, aspectos fiscais, contribuições previdenciárias na atividade rural e explanação sobre os Observatórios Sociais.

 


O evento atraiu a atenção de profissionais e estudantes da região e teve "casa cheia".

 


CRCBA REALIZOU REUNIÃO DE DELEGADOS DA REGIÃO SUDESTE (18/4)

 

 

No dia 18/4, o CRCBA realizou a 1ª Reunião Setorial de Delegados – Região Sudeste, no auditório do Hotel Áster, em Alagoinhas – BA. O objetivo do encontro foi reunir os representantes regionais com a Administração do órgão, para debater os problemas e criar estratégias para manter o bom atendimento à classe contábil na região. Participaram os Delegados dos municípios de Alagoinhas. Camaçari, Feira de Santana, Gandu, Itaberaba, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Valença. O Presidente do CRCBA, Wellington Cruz; o Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional, Antônio Nogueira; o Superintendente de Delegacias Erivaldo Benevides; a Ouvidora Geral Iara Luísa Dórea e o Coordenador de Dívida Ativa, Miguel Ângelo Boaventura, conduziram os trabalhos.

 


LANÇAMENTO DO LIVRO CONTABILIDADE DE CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO E DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA: DE ACORDO COM AS IFRS

 

O livro CONTABILIDADE DE CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO E DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA será lançado no dia 14 de maio de 2015, às 19:30, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

 

Esta obra aborda a contabilidade de contratos de construção sob normas internacionais de contabilidade (IFRS/CPC). A abordagem adotada reconhece as especificidades do segmento incorporação imobiliária e segrega os contratos de construção em duas categorias: a) contratos de construção em geral; e b) contratos de construção do segmento de incorporação imobiliária.

Uma parte do texto privilegia as entidades que prestam serviços de construção, mais precisamente ao ambiente de negócios das construtoras em geral. Aborda aspectos contábeis particulares decorrentes de seus contratos e das atividades a eles subjacentes, tais como a compatibilização entre os registros contábeis do faturamento ao cliente e os da receita reconhecida pelo método POC e o tratamento contábil de reivindicações.

Outra parte é dedicada a contratos de incorporação imobiliária. Temas como a aplicação do método POC ao segmento de incorporação imobiliária, impactos de cláusulas suspensivas sobre a contabilização da venda de unidades imobiliárias e capitalização de encargos financeiros no estoque de imóveis a comercializar são tratados sob o prisma de sua associação com contratos de construção do segmento de incorporação imobiliária.

Adicionalmente, o livro aborda aspectos introdutórios sobre tributação, como lucro presumido, lucro real e regime especial de tributação (RET). O instituto do patrimônio de afetação e sua importância para o setor também é contemplado na obra, que ainda traz uma breve apresentação da IFRS 15 – Revenue from contracts with customers, que descreve seus impactos sobre a contabilidade de contratos de construção e de incorporação imobiliária.

Obra de relevante interesse para contadores, administradores, advogados, engenheiros, economistas e demais profissionais que atuam no segmento de construção.

Texto indispensável para a disciplina Contabilidade Imobiliária do curso de graduação em Ciências Contábeis e em Engenharia, bem como de Pós-Graduação nas áreas de Contabilidade, Finanças, Administração e Economia.

 


 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 

- ENECON: Encontro Nordestino de Contabilidade

Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas

 

 

A capital pernambucana está em contagem regressiva para receber o maior Encontro de Contabilidade do Nordeste, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, deste ano, no Mar Hotel em Boa Viagem, bairro da zona sul do Recife.

O cenário da Contabilidade vem passando por mudanças profundas e constantes, e é a área que mais demanda novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de se adaptar ao novo que surge todos os dias. Para isso, é preciso que, acima de tudo, o profissional da Contabilidade esteja preparado para pensar estrategicamente, sendo um consultor e instrutor na prevenção de riscos ao negócio e na busca de soluções baseadas no conhecimento acadêmico, tecnológico e prático exigido pela profissão.

Cientes da existência, no mercado, de profissionais da Contabilidade com habilidades variadas, os CRCs do Nordeste selecionaram o tema“Desafios da Contabilidade: Gestão, Tecnologia, Riscos e Perspectivas” abrindo um espaço para debates que servirão de referência e base sobre o assunto.

A programação do ENECON será divulgada em breve no site http://www.eneconpe2015.org.br/

 

– X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

eventos3

Acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no centro de convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu – PR.

Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, como lema central direcionando as palestras e talk show com profissionais renomados da Contabilidade, além de espetáculos teatrais e visita guiada às Cataratas do Iguaçu.

Site: http://www.encontromulher.com.br/

  

- 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo

eventos5

De 14 a 16 de julho de 2015, acontecerá a 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do estado de São Paulo, no Mendes Convention Center, Santos  – SP.

Site: http://www.fedcont.org.br/eventos.php

 

– X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal

Acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, a 10ª edição da Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, em Brasília.

Site: http://www.crcdf.org.br/crcdf/

 

 


 


Publicado Edital do Exame de Qualificação Técnica de 2015
Fonte: Portal CFC.


Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o extrato do edital do 15º Exame de Qualificação Técnica (EQT). As inscrições para o Exame, cujas provas serão aplicadas de 24 a 26 de agosto, permanecerão abertas no período de 18 de maio a 30 de junho.


A aprovação no EQT possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, para atuação como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).


As três provas que compõem o Exame são: Prova de Qualificação Técnica Geral, para os contadores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Prova específica para atuação em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e Prova específica para atuação em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).


Os contadores já inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e que pretendem atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo BCB e nas sociedades supervisionadas pela Susep estão dispensados da Prova de Qualificação Técnica Geral.


As provas do 15º Exame serão aplicadas nas seguintes datas: dia 24/8, Prova de Qualificação Técnica Geral; dia 25/8, específica para Banco Central; e dia 26/8, específica para Susep. Todas as provas serão realizadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília-DF.

 


ANILIR7

 


CSEAR 2015 SOUTH AMERICA – ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

O objetivo do CSEAR South América é ser um interlocutor do Centre for Social and Environmental Accounting Research na indução de pesquisas no campo da contabilidade para sustentabilidade, promovendo a divulgação de seus resultados, além de contribuir para que os achados de tais investigações sejam aplicados para compreender e solver problemas das organizações e sociedade.

A IV edição do CSEAR South América pretende fomentar as discussões sobre a terminologia deste campo de conhecimento, buscando aprofundar pesquisa sobre reconhecimento, mensuração e accountability, os elementos sociais e ambientais que impactam o resultado econômico das entidades.

 

 



 


 

SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AOS 15 ANOS DA LRF E SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO 04/05/2015 à 05/05/2015 
II SEMINÁRIO: CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO E FISCAL - SALVADOR 18/05/2015
TREINAMENTO - IFRS e CPC – INTRODUÇÃO, APLICAÇÃO E OPORTUNIDADES - SALVADOR  21/05/2015
TREINAMENTO - IFRS E CPC - INTRODUÇÃO, APLICAÇÃO E OPORTUNIDADES - BARREIRAS 22/05/2015
XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - VITÓRIA DA CONQUISTA 26/08/2015 à 28/08/2015 

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias