“O que você procura pode ser impossível de achar, então, procure algo que você pode achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando algo indefectível que você nunca vai encontrar.” (Arnaldo Jabor).

 



 



 

Prezado(a) Colega,

 

 

Divulgamos a edição de número 494 do CRCBA Notícias, na qual fazemos destaque para os grandes eventos da Classe Contábil em 2015, sobretudo o Seminário em Homenagem aos 15 Anos da LRF e Simpósio Nacional de Contabilidade no Setor Público, que acontecerá em Salvador, nos dias 04 e 05 de maio; e a XII Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia, que acontecerá de 26 a 28 de agosto, em Vitóra da Conquista, a "Suíça Baiana". A Convenção é uma ótima oportunidade para conhecer esta belíssima cidade do sudoeste baiano, sendo que o evento acontecerá na semana em que acontecerá o Festival de Inverno, tradicional evento cultural de nosso estado.

 

Publicamos aqui as últimas notícias relacionada à profissão contábil, imprescindíveis ao nosso conhecimento. Faça uma ótima leitura.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



 

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema “Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental”.

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!

 

Concurso de artigos científicos

 

O concurso de trabalhos científicos da XII Convenção de Contabilidade da Bahia será divido nas categorias de estudantes e de profissionais. Os trabalhos devem ser apresentados por profissionais de Contabilidade inscritos e regulares com CRC’s, de forma individual ou em conjunto, bem como por estudantes em graduação ou pós-graduação da área contábil, sob a orientação de um professor devidamente registrado em CRC’s, sendo que os trabalhos em conjunto, com profissionais de outras áreas, poderão ser apresentados, desde que o profissional da Contabilidade seja o autor principal.

 

Os trabalhos poderão ser inscritos e enviados até o dia 31/05/2015, por meio eletrônico, através do endereço http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/index.php?eve=8 .

 

Os trabalhos deverão estar enquadrados no tema Contabilidade: Ciência geradora da saúde empresarial e governamental”, distribuído nas seguintes abordagens:

I- Ética Geral e Profissional;

II- Educação e Formação Profissional;

III- Auditoria, Perícia e Arbitragem;

IV- Contabilidade e Gestão Pública;

V- Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade;

VI- Contabilidade Gerencial e Controladoria;

VII- Responsabilidade Social e Ambiental;

VIII- Contabilidade e Gestão no Terceiro Setor;

IX- Contabilidade e Tecnologia da Informação;

X- Contabilidade e Gestão Tributária;

XI- Tema livre.

 

Os trabalhos devem atender às seguintes características: digam respeito à profissão contábil; contribuam para o aprimoramento da legislação profissional; evidenciem o papel do profissional da Contabilidade no processo de globalização da economia; possam contribuir com ideias e propostas concretas para a valorização e desenvolvimento profissional.

Os trabalhos poderão conter no máximo 04 (quatro) autores, que deverão realizar sua inscrição na XII CCB com o valor sem acréscimo até o dia 01/08/2015, inclusive os que não sejam profissionais da Contabilidade.


Vitória da Conquista

 

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.

 

Veja aqui o vídeo de divulgação da XII CCB!

 


 


 


 

I ENCONTRO DA MULHER CONTABILISTA DE FEIRA DE SANTANA

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CRCBA realizará o I Encontro da Mulher Contabilista de Feira de Santana, no dia 07/03/2015 (sábado). O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana e terá inscrições gratuitas, sendo que os participantes deverão doar 2kg de alimentos não perecíveis no local do evento. As contribuições serão destinadas a instituições beneficentes. O evento contará com a participação do Presidente do CRCBA, Wellington Cruz; da Conselheira do CRCBA e Vice-Prefeita de Salvador Célia Sacramento; da Conselheira do CFC Maria Constança Galvão; da Conselheira do CRCBA Renata Maria Galvão; da Psicóloga Marana Scher Souza; da Contadora Rosylene Oliveira Costa e da Consultora de Projetos Sociai Suany Dantas.

A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis em http://web.crcba.org.br/eventos/detalhe_evento.asp?evecodigo=1354 .






Instrução Normativa nº 1.550, de 27 de Fevereiro de 2015.

Aprova, para o exercício de 2015, o programa multiplataforma da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País. (Leia mais)

 


Decreto nº 8.415, de 27 de Fevereiro de 2015.

Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra. (Leia mais)

 


Medida Provisória nº 669, de 27 de Fevereiro de 2015.

Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária sobre a receita bruta; a Lei nº 12.469, de 26 de agosto de 2011, a Lei nº 12.995, de 18 de junho de 2014, e a Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005, quanto à tributação de bebidas frias; e a Lei nº 12.780, de 9 de janeiro de 2013, que dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de 2016. (Leia mais)

 



No período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades no site da SEFAZ - Bahia.

 




No período de apuração desta edição, não foram publicadas novidades no site da SEFAZ - Salvador.

 



Governo eleva contribuição das empresas sobre receita bruta

 


Ciência e Tecnologia Contábil

 


CFC recebe presidente da OAB para falar sobre Novo Código do Processo Civil

 


CFC recebe senador Elmano Férrer de Almeida

 


Tributo sobre folha pode ser melhor opção
Fonte: Valor Econômico



Comitiva do CFC acompanha lançamento de programa Bem Mais Simples Brasil

Projeto vai simplificar fechamento e abertura de empresas no País. Cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, ministros e governadores

Uma comitiva formada por conselheiros e vice-presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) acompanhou, na manhã do dia 26/2, o lançamento do programa Bem Mais Simples Brasil, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A comitiva foi liderada pelo presidente da entidade, José Martonio Alves Coelho. O Bem Mais Simples é composto por novas medidas que irão desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas, além da criação de um cadastro único de pessoas físicas. (Leia mais)

 

Conselheira Maria Constança (CFC) fez parte da comitiva da classe contábil presente no lançamento.

 



Novas regras para auxílio-doença passam a valer dia 2 de março

 



Como fica a empresa familiar quando o filho assume o lugar do pai

 


Inovação diferencia serviços contábeis

 



Decreto nº 8.406, de 23 de Fevereiro de 2015.

Altera o Decreto no 88.777, de 30 de setembro de 1983, que aprova o regulamento para as polícias militares e corpos de bombeiros militares (R-200). (Leia mais)

 


Decreto nº 8.408, de 25 de Fevereiro de 2015.

Altera o Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012, para dispor sobre a divulgação de informações relativas aos programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, e dá outras providências. (Leia mais)

 


Decreto nº 8.414, de 27 de Fevereiro de 2015.

Institui o Programa Bem Mais Simples Brasil e cria o Conselho Deliberativo e o Comitê Gestor do Programa. (Leia mais)






CLASSE CONTÁBIL DE VITÓRIA DA CONQUISTA SE REÚNIU NA JORNADA DO IRPF 2015

 

A classe contábil de Vitória da Conquista e região se reuniu no Auditório da FAINOR, na última segunda-feira (02/03), na Jornada do IRPF 2015, evento que contou com palestras sobre “As principais mudanças para Declaração do IRPF 2015”,IRPF 2015: Como Evitar Erros e Penalidades” e “Como ter mais segurança no envio de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)”. O evento, gratuito, teve as palestras apresentadas pelo Delegado da Receita Federal em Vitória da Conquista, André Silva Reis; por Danilo Lollio, Gerente de Desenvolvimento Tributário e de Legislação da Wolters Kluwer Prosoft: e por Hermerson Azevedo, Gestor Comercial de Franquia da Wolters Kluwer Prosoft. Na foto, o Presidente Wellington Cruz, CRCBA, ao lado dos palestrantes, do Conselheiro do CRCBA Eduardo Leal Cardoso, do Delegado do CRCBA em Vitória da Conquista Sérgio Nunes, e demais representantes da classe contábil da região.

 


CFC realiza reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs

 

O Presidente Wellington Cruz (CRCBA) representou a classe contábil baiana.


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reuniu-se, nos dias 24 e 25/2, em sua sede, em Brasília, com os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para a Reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs. O objetivo foi alinhar projetos e ações em andamento. A abertura da reunião foi realizada na manhã do dia 24/2, no plenário da casa, pelo presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.


Martonio destacou a responsabilidade dos presidentes na gestão do Sistema. “Ao longo dos últimos anos, o Sistema CFC/CRCs abriu diversas frentes de trabalho e atividades importantes em prol da classe contábil. É nossa responsabilidade, portanto, atuar também como gestores, com o planejamento devido”, afirmou.

Além dos eventos, a programação da Reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs colocou em pauta importantes assuntos, como, por exemplo, a Educação Continuada, o Registro de Profissionais, o Exame de Suficiência, a Comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) – que tem prazo final para contadores no próximo dia 28 de fevereiro. Entraram na pauta, ainda, o Sistema de Fiscalização Eletrônica, as Eleições do Sistema em 2015, o Projeto Sistema de Validação da Assinatura Digital (SVAD), entre outros.

 


FÓRUM “A CIDADE TAMBÉM É NOSSA” SE REUNIU NESTA QUINTA-FEIRA (26/2) E ELEGEU NOVA COORDENAÇÃO

 

 

Fórum “A Cidade também é nossa”, criado em 2008 com o intuito de propor soluções focadas na responsabilidade social, no debate das políticas públicas do Município de Salvador e Região Metropolitana, se reuniu nesta quinta-feira (27/2), na sede do CREA-BA, em Salvador, e elegeu nova Coordenação. Na ocasião, também foram debatidas outras pautas, como a publicação de informativos, as perspectivas do Fórum e, principalmente, a necessidade de ampliar as divulgações, com a criação de plano estratégico de comunicação e ampliação dos canais de mídia.

 

Formado por 38 entidades, dentre elas o CREA-BA, CRCBA, CREMEB, OAB-BA, CAU-BA, SINJORBA, CORECON-BA, SENGE-BA, IAB-BA, o Fórum funciona como um importante fator de proteção da comunidade de Salvador e Região Metropolitana, ao questionar, sugerir e intervir em ações da administração dos municípios, pautados no bem estar das comunidades locais. Meio ambiente, mobilidade social, segurança, urbanismo e questões sanitárias são algumas das pautas mais recorrentes no Fórum. Durante esta última reunião, foi decidido por meio do voto das instituições integrantes do Fórum que a Coordenação Geral será exercida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia (IAB-BA), com Coordenações Adjuntas do Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental (GERMEN) e da Confederação Nacional de Associação de Moradores (CONAM). A Secretaria do Fórum será exercida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA).

 


COMISSÃO DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR

 

 

Na última quarta-feira (25/02), a Comissão de Contabilidade para o Terceiro Setor do CRCBA se reuniu para discutir sobre a situação do regimento interno, a minuta da 1º cartilha proposta pela comissão, os eventos e o cadastro e declaração COAF. Esta reunião foi presidida por Nailton Cazumbá e os membros participantes, Admilson Machado, Rejane Borges Santos, Zenaide Bispo de Araújo Moura, Robson Gonçalves Carvalho, Zoraide dos Santos Silva, Francisco Torres, Gildete Nascimento Ferreira, Eraldo Galdino Júnior e Shirlei Pereira dos Santos.

 


ANUIDADE 2015 – VENCIMENTO EM 31/3 - EMISSÃO DE GUIAS DISPONÍVEIS NO SITE

 

O Conselho Federal de Contabilidade divulgou os valores das anuidades de 2015, por meio da Resolução CFC n.º1.467/2014, publicada no DOU de 31/10/2014,  com vencimento em 31 de março de 2015.
A emissão de guias da anuidade/2015, integral ou parcelada, está disponível na sede do CRCBA ou uma de  suas Delegacias, e ainda no site do CRCBA (www.crcba.org.br), na seção de “Atendimento Online”. 
O valor da anuidade é de R$472,00 (quatrocentos e setenta e dois reais) para os Contadores e de R$424,00 (quatrocentos e vinte e quatro reais) para os Técnicos em Contabilidade. Para as sociedades, o valor é de R$472,00 (quatrocentos e setenta e dois reais), com 2 (dois) sócios; de R$709,00 (setecentos e nove reais), com 3 (três) sócios; de R$947,00 (novecentos e quarenta e sete reais), com 4 (quatro) sócios e de R$1.184,00 (um mil, cento e oitenta e quatro reais), acima de 4 (quatro) sócios.
A anuidade poderá ser paga à vista ou parcelada, com atualização de juros e IPCA.
Clique aqui e veja o passo a passo para emitir sua guia de pagamento no site do CRCBA.

 


CONSELHOS DE CONTABILIDADE REALIZARÃO REGISTRO DE TÉCNICOS EM CONTABILIDADE ATÉ 1º DE JUNHO DE 2015

 

De acordo com a Lei 12.249/2010, que altera o Decreto-Lei 9.295/1946, os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a fazê-lo até 1o de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão. Após 1/6/2015, não serão mais protocolados processos de novos registros de Técnicos em Contabilidade no CRCBA. Os profissionais que concluíram o curso de Técnico em Contabilidade antes de 14/6/2010 poderão realizar o registro sem a exigibilidade de aprovação em Exame de Suficiênccia.

 


“Contratação de Advogados pelo Poder Público Municipal” é tema de palestra na OAB-BA

Fonte: OAB-BA

A Conselheira do CFC Maria Constança Carneiro Galvão, e o Conselheiro do CRBCA Fernando Carlos Almeida, ao lado do Presidente da OAB-BA Luiz Viana Queiroz, do Professor Luciano FErraz (UFMG) e demais representantes da categoria.

 

A OAB da Bahia, através da Comissão das Sociedades de Advogados, promoveu a audiência pública “Contratação de Advogados pelo Poder Público Municipal” na tarde da última segunda-feira (02/03). Com o objetivo de firmar uma posição institucional acerca do tema, o evento contou com a palestra do professor Luciano Feraz, mestre e doutor pela UFMG e pós-doutorando pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal. Na mesa alta, estiveram presentes o presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, presidente do Tribunal de Ética da OAB-BA, Waldir dos Santos, a presidente da Comissão do Idoso, Dora Zalcbergas, o presidente da Comissão das Sociedades de Advogados, Humberto Valverde, e o presidente da subseção de Irecê, Valdinei Lopes.

 

“Essa audiência foi muito importante, porque discutiu um problema concreto que a advocacia tem vivido hoje, que é a validade ou invalidade da contratação de advogados pelo Poder Público. Existem abusos nestas contratações, e a ideia que a gente desenvolveu, aqui, é de que é necessário construir um consenso, estabelecer um parâmetro, nem tanto ao mar nem tanto à terra, para que os advogados possam exercer sua profissão com segurança e não sejam surpreendidos com ações desnecessárias, movidas pelos órgãos de controle”, afirmou Luciano Feraz.

 

Ao classificar a palestra como “extraordinária”, o presidente Luiz Viana colocou a OAB-BA à disposição dos advogados baianos: “Achei essa palestra extraordinária e, com certeza, iremos repeti-la outras vezes. Em nome da OAB, quero dizer que, sempre que demandados, colocaremos, na medida do possível, a estrutura da entidade à disposição dos nossos colegas, o que não quer dizer que a OAB tolerará abusos. As arbitrariedades que resultarem em casos concretos serão submetidas aos órgãos competentes da entidade”, concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

 


LIVROS - FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE PARA OS NEGÓCIOS E CONTABILIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

 

 

Dois livros estão disponíveis para quem queira conhecer e aprofundar-se em Contabilidade aplicada aos negócios e às PME’s. As publicações, das editoras Elsevier e Campus, são destinadas aos profissionais da Contabilidade, estudantes em Economia e interessados no assunto. Fundamentos de Contabilidade para os negócios, queapresenta os principais conceitos da Contabilidade necessários para melhorar a gestão dos empreendedores. O segundo livro, Contabilidade das Pequenas e Médias Empresas, é um material destinado para quem quer se aprofundar nas políticas contábeis adotadas pelas PME’s.  

 


 


 


CSEAR 2015 SOUTH AMERICA – ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

O objetivo do CSEAR South América é ser um interlocutor do Centre for Social and Environmental Accounting Research na indução de pesquisas no campo da contabilidade para sustentabilidade, promovendo a divulgação de seus resultados, além de contribuir para que os achados de tais investigações sejam aplicados para compreender e solver problemas das organizações e sociedade.

A IV edição do CSEAR South América pretende fomentar as discussões sobre a terminologia deste campo de conhecimento, buscando aprofundar pesquisa sobre reconhecimento, mensuração e accountability, os elementos sociais e ambientais que impactam o resultado econômico das entidades.

 

CSEAR

 


SUSPENSA A COBRANÇA DE ANUIDADE DE 2014 EM DIANTE PARA ESCRITÓRIOS INDIVIDUAIS

 

De acordo com a Resolução CFC nº.1.466/2014, que alterou a Resolução CFC nº. 1.454/2013, a qual dispõe sobre os valores de taxas, anuidades e multas devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade, ficou suspensa a cobrança de anuidade aos Escritórios Individuais – CEI. Dessa forma, não serão cobrados créditos e/ou parcelas provenientes de anuidades do exercício 2014, bem como estão suspensas as cobranças da anuidade de 2015 em diante para a categoria.

Quanto aos débitos de anuidades do Escritório Individual – CEI anteriores a 2014, ajuizados ou não, estes serão objeto de uma nova orientação que está sendo elaborada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 


Do seu Imposto de Renda a pagar ou a restituir, você pode doar até 6% se for Pessoa Física e 1% se Pessoa Jurídica

 

Saiba como doar ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Salvador e abater do Imposto de Renda a pagar ou restituir. Profissionais da Contabilidade, mobilizem seus clientes a doarem.

 

COMO DOAR AO FUNDO MUNICIPAL

Pessoa Física: Que declara no modelo completo:

Poderá deduzir até 6% do imposto devido estimado na declaração a ser entregue no ano seguinte (Legislação: art.22, da Lei 9.532/97 e Decreto 3000/99), ou 3% do  imposto realmente devido, apurado no ato do preenchimento da declaração entregue até o ultimo dia útil do mês de abril ( Lei nº 12.594/12 -Art 87  de 18/01/12 e Instrução Normativa RFB nº 1.311 de 31/12/12).

só se aplica às doações em espécie; e  não exclui ou reduz outros benefícios ou deduções em vigor.

O pagamento da doação deve ser efetuado até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, observadas instruções específicas da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

No caso das pessoas físicas que têm imposto retido na fonte, também é possível a realização da doação para posterior devolução de parte do imposto aplicado em incentivo.

Cabe ao contribuinte avaliar o melhor momento de realizar a doação. Caso possua segurança e uma estimativa confiável do quanto vai pagar de imposto é recomendável realizar as doações dentro do próprio ano-base, depositando a doação até o último dia útil do ano, assegurando a dedução total de 6%. Se houver incerteza é prudente esperar a apuração definitiva do IRPF e calcular o quanto pode ser destinado ao FMDCA, lembrando que o limite de dedução neste caso fica reduzido para 3% do imposto devido.

Quem tem imposto a restituir a doação é acrescida a este.

Pessoa Jurídica: Que apura pelo lucro real:

Poderá deduzir até 1% do imposto de renda apurado pelo Lucro Real na declaração a ser entregue no ano seguinte (Legislação: art.60, II, da Lei 9.532/97 e Decreto 3000/99).

 

Clique aqui e veja os passos para realizar a doação ao Fundo Municipal e abater do imposto devido.

 

COMO DOAR PARA O FUNDO ESTADUAL DA CRIANÇA

Pessoa Física

As pessoas físicas que declaram no modelo completo do Imposto de Renda, poderão deduzir até 6% do seu imposto devido apurado na declaração a ser entregue no ano seguinte ( Legislação : art. 22, da Lei nº9.532/97 e Decreto 3.000/99) - (http://www.tributacidadania.org/tributo )

Exemplo 1

 

Com doação de R$ 400,00

Sem doação

Imposto de Devido

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

(-) Imposto de Renda na Fonte ou Carnê Leão

R$ 6.500,00

R$ 6.500,00

(-) Dedução da destinação ao Fundo

R$ 400,00

R$ 0,00

Imposto a Pagar

R$ 100,00

R$ 500,00

 

Exemplo 2

 

Com doação de R$ 400,00

Sem doação

Imposto de Devido

R$ 8.000,00

R$ 8.000,00

(-) Imposto de Renda na Fonte ou Carnê Leão

R$ 7.000,00

R$ 7.000,00

(-) Dedução da destinação ao Fundo

R$ 400,00

R$ 0,00

Imposto a Pagar

R$ 600,00

R$ 1.000,00

                            

O VALOR DA DOAÇÃO DO FECRIANÇA, RESPEITADO OS LIMITES LEGAIS, É DEDUZIDO DO IMPOSTO DE RENDA APURADO NA DECLARAÇÃO ANUAL, OU SEJA, NÃO HÁ AUMENTO DO IMPOSTO DE RENDA. A IMPORTÂNCIA DOADA AO FECRIANÇA É DEDUZIDA  DO IMPSOTO DE RENDA A PAGAR, OU ACRESCIDO AO IMPOSTO DE RENDA A RESTITUIR.

ACESSE O SITE WWW.TRIBUTOCIDADANIA.ORG.BR  PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS.  

Pessoa Jurídica

As pessoas jurídicas que declaram seu Imposto de Renda pelo Lucro Real, poderão deduzir até 1% do imposto de renda na declaração a ser entregue no ano seguinte . ( Legislação : Art. 60, II, da Lei nº9.532/97 e Decreto 3.000/99) (http://www.tributocidadania.org.br )

Exemplo 3

Valor destinado ao Fundo

R$ 120,00

Imposto apurado no mês/trimestre do depósito

R$ 9.000,00

Dedução do Imposto no mês/trimestre(*)

R$ 90,00

Excesso, compensável nos meses/trimestre seguinte(**)

R$ 30,00

Fonte: Unafisco Sindical – Sindicato de auditores Fiscais da Receita Federal (*)Limite de dedução = R$9.000,00 (**) Dentro do próprio ano calendário do depósito

CFC ALERTA PRAZO PARA REGISTRO DE APROVADOS EM 1º EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2013

 

O Conselho Federal de Contabilidade alerta aos bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em Contabilidade aprovados no 1º Exame de Suficiência de 2013, que o prazo para registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade sem a realização de novo exame expira em 18 de maio de 2015.

 


SEMINÁRIO REGIONAL INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE ACONTECERÁ EM MACEIÓ

 

 

O Conselho Federal de Contabilidade e a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) e o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), realizarão o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade, nos dias 12 e 13 de março de 2015, no Hotel Jatiúca, em Maceió – Alagoas - Brasil.

O evento tem como propósito estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para aprimoramento.

Espera-se, para esse evento, cuja organização está sob a responsabilidade do Conselho Federal de Contabilidade, do Conselho Regional de Contabilidade da Alagoas (CRCAL) e Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), um público de, aproximadamente, 500 (quinhentos) participantes, vindos de todos os estados brasileiros, distribuídos em 450 (quatrocentos e cinquenta) profissionais, 50 (cinquenta) estudantes.

A programação será composta de palestras e painéis, com um temário rico, que tratará de tendências e desafios relacionados à Contabilidade. Acesse aqui o site do evento.

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 

- Seminário Regional Interamericano de Contabilidade

eventos1

O Seminário Regional Interamericano de Contabilidade acontecerá nos dias 12 e 13 de março de 2015,  no Hotel Jatiúca, em Maceió – AL.

Site: http://aic.cfc.org.br/

- IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública

eventos2

“Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania” será o tema do 4º Seminário Internacional de Contabilidade Pública. De 25 a 27 de março de 2015, no Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte – MG.
Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

 

– X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

eventos3

Acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no centro de convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu – PR.

Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, como lema central direcionando as palestras e talk show com profissionais renomados da Contabilidade, além de espetáculos teatrais e visita guiada às Cataratas do Iguaçu.

Site: http://www.encontromulher.com.br/

 

– VII Fórum da Mulher Contabilista – DF

eventos4

Com o tema “Sensibilidade, Liderança e Superação”, chega a 8ª edição do fórum da Mulher Contabilista do Distrito Federal. Será realizado nos dias 5 e 6 de março de 2015, em Brasília – DF.

Site: http://goo.gl/v826HW

 

 

- 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo

eventos5

De 14 a 16 de julho de 2015, acontecerá a 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do estado de São Paulo, no Mendes Convention Center, Santos  – SP.

Site: http://www.fedcont.org.br/eventos.php

 

- III Encontro da Mulher Contabilista Sul/Sudeste

eventos6

O III Encontro da Mulher Contabilista Sul/Sudeste será sediado no Rio de Janeiro – RJ, nos dias 12 e 13 de março de 2015.

Site:http://www.crc.org.br/

 

– X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal

Acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, a 10ª edição da Convenção de Contabilidade do Distrito Federal, em Brasília.

Site: http://www.crcdf.org.br/crcdf/

 



 


 

I ENCONTRO DA MULHER CONTABILISTA DE FEIRA DE SANTANA 07/03/2015
PALESTRA: NOVIDADES IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA 2015- SALVADOR 12/03/2015
II SEMINÁRIO: CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO FISCAL - SALVADOR 10/04/2015
I WORKSHOP DE CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR 14/04/2015
SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AOS 15 ANOS DA LRF E SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO 04/05/2015 à 05/05/2015 
XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA - VITÓRIA DA CONQUISTA 26/08/2015 à 28/08/2015 

 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias