"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes". (Cora Coralina)

 




 

Prezado(a) Colega,

 

Estamos na reta final do ano de 2014, mas com notícias promissoras para o ano que se aproxima, como a abertura das inscrições para a primeira edição do Exame de Suficiência de 2015, que estão disponíveis desde a segunda-feira (15/12) e assim permanecerão até o dia 15/01. Desejamos sucesso a todos aqueles que almejam a vida profissional solidifcada na Contabilidade.

 

Também destacamos as inscrições para a XII Convenção de Contabilidade da Bahia, que já estão disponíveis em nosso site (www.crcba.org.br). EM 2015, a belíssima cidade de Vitória da Conquista, conhecida como a "Suíça Baiana", receberá o nosso grandioso evento, de 26 a 28 de agosto, com o tema "Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental". Garanta já a sua participação, inscreva-se!

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



CRCBA REALIZA ÚLTIMA REUNIÃO PLENÁRIA DE 2014 (12/12)


A última reunião Plenária do CRCBA aconteceu na manhã do último dia 12 (sexta-feira), e foi marcada por homenagens e apresentações das informações referentes às atividades realizadas último mês do ano.

 

Na foto, da esquerda para a direita, o Vice-Presidente Antônio Nogueira, o Conselheiro do CFC Hélio Jorge, o Vice-Presidente Welington Ferraz, a Diretora Executiva Marilene Gonzaga, a Delegada Maria de Lourdes e o Presidente Wellington Cruz.


A Delegada do CRCBA em Irecê, Maria de Lourdes de Souza Carmo (foto) participou da reunião, por meio do projeto “CRC em um dia”, que visa trazer um Delegado, escolhido por sorteio, para participar das reuniões e acompanhar os trabalhos do CRCBA por um dia.


Durante a reunião, o Presidente do CRCBA, Wellington Cruz, junto com todos os membros do Plenário do CRCBA, homenageou o Contador Dr. Geraldo Dannemann, registrado desde 1947 e ativo até o momento, com o CRC número 474. Dannemann foi Professor de Finanças das Empresas, Finanças Públicas, Organizações e métodos na UFBA; Finanças das Empresas e contabilidade na Evansville University e Northwestern University. De forma pioneira, atuou na introdução do Plano de Contas Contábeis na Bahia, elaborado nos Estados Unidos e implantado nas empresas: Correio Ribeiro e Cia Ltda, Armazéns Gerais União S.A., Banco da Bahia S.A., Odebrecht S.A. e Ayres, Magalhães e Dannemann.

 

Da esquerda para direita, o Vice-Presidente Welington Ferraz, Vice-Presidente Antônio Nogueira, da colaboradora Mirela Baraúna, do acompanhante do Sr Dannemnn Sr. Josué Santos, Sr. Geraldo Dannemann, Conselheiro do CFC Hélio Jorge, colaborador Orlando Sestelo e o Presidente Wellington Cruz.


O Presidente da Comissão de Maturidade do CRCBA, Hélio Jorge, disse: “para mim é um prazer tê-lo como colega de profissão, fico feliz em ver uma pessoa com CRC antigo e ativo, isso honra muito a profissão de contador”. O Presidente da Comissão de Maturidade concluiu sua fala afirmando “estou emocionado, quero chegar a sua idade trabalhando e produzindo”.


O Contador Geral Dannemann agradeceu e disse “essa homenagem muito me enaltece e me comove, a profissão de contador muito me orgulha”. Em sua fala o homenageado contou um pouco da sua trajetória, relembrando o período em que trabalhou no Diário Copiativo, relatou seu pioneirismo com a implantação do plano de contas, considerando-o indispensável para as empresas, “me orgulho muito da minha profissão e vou me orgulhar sempre”, concluiu Dennemann.

 


Ao final da reunião, o Presidente Wellington Cruz (foto) recebeu um certificado de participação da milésima reunião Plenária do CFC, das mãos dos Conselheiros do CFC e ex-Presidentes do CRCBA, Hélio Barreto Jorge e Maria Constança Galvão, ao lado da Conselheira e Vice-Prefeita de Salvador Célia Sacramento.

 


ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 1º EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2015

Comunicação CFC

 

A partir do próximo dia 15 de dezembro, estão abertas as inscrições para a primeira edição do Exame de Suficiência de 2015, cujas provas serão aplicadas no dia 22 de março. Conforme consta no edital nº 01/2015, publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 3 de dezembro, o período de inscrições permanecerá aberto até o dia 15 de janeiro próximo.

O Exame de Suficiência, de acordo com o que estabelece a Lei nº 12.249/10, é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade.

Os interessados podem se inscrever no site do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br) ou da Fundação Brasileira de Contabilidade (www.fbc.org.br). A taxa de inscrição é de R$100,00, devendo ser recolhida em guia própria, em favor da Fundação.

Conforme previsto no edital, os candidatos que tiverem respaldo em legislação específica poderão pedir isenção da taxa de inscrição, por meio do sistema eletrônico, somente no período de 15 a 17 de dezembro.

Quem pode se inscrever

Ainda de acordo com edital, somente poderá se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o candidato que estiver cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis.

Para a prova de Técnico em Contabilidade, podem se inscrever aqueles que tenham efetivamente concluído o curso e os estudantes que vierem a concluí-lo antes da data de 1º de junho de 2015.

Edital e sistema de inscrições

Acesse aquio edital – com o detalhamento do conteúdo programático das provas.

Acesse aqui o sistema de inscrições – a liberação irá ocorrer a partir das 10h do dia 15 de dezembro.

 


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA

 

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto de 2015, em Vitória da Conquista, com o tema "Contabilidade: Ciência Geradora da Saúde Empresarial e Governamental".

 

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Já com tema definido, o evento disponibilizou as inscrições no site do CRCBA e você já pode garantir a sua participação no maior evento da classe contábil baiana com preços especiais. Clique aqui e garanta a sua vaga!


Vitória da Conquista

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia.






Decreto nº 8.373/2014, 11 de Dezembro de 2014.

Institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial e dá outras providências. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.520, de 08 de Dezembro de 2014.
Dispõe sobre a tributação de lucros auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas no País, e dá outras providências. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.522, de 08 de Dezembro de 2014.
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.215, de 15 de dezembro de 2011, que aprova modelo de Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.523, de 08 de Dezembro de 2014.
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.436, de 30 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), destinada ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), devida pelas empresas referidas nos arts. 7º e 8º da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.525, de 09 de Dezembro de 2014.
Altera a Instrução Normativa SRF nº 28, de 27 de abril de 1994, que disciplina o despacho aduaneiro de mercadorias destinadas à exportação. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.524, 09 de Dezembro de 2014.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Fiscal (ECF). (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.526, de 15 de Dezembro de 2014.
Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.277, de 28 de junho de 2012, que institui a obrigação de prestar informações relativas às transações entre residentes ou domiciliados no Brasil e residentes ou domiciliados no exterior que compreendam serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados. (Leia mais)

 



Durante o período de apuração desta edição do informativo, não foram publicadas novidades no site da SEFAZ Bahia.

 




Durante o período de apuração desta edição do informativo, não foram publicadas novidades no site da SEFAZ Municipal.



“13º SALÁRIO OU EXTRA-CONTÁBIL? O QUE É DEVIDO AO MEU CONTADOR?”

Gerson Caldas - Conselheiro do CRCBA

Primeiramente, devemos desmistificar a dúvida inserida no meio social já ramificada entre a pessoa que contrata os serviços de contabilidade e a organização contábil e/ou o profissional da contabilidade (contador ou o técnico contábil). (Leia artigo na íntegra)

 


Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs, 12 de Dezembro de 2014.

 


Comunicado Técnico CTG 08, 12 de Dezembro de 2014.

 


Altera o Comunicado Técnico CTG 2001, 12 de Dezembro de 2014.

 


Altera a Interpretação Técnica ITG 2000, 12 de Dezembro de 2014.

 


Manual do eSocial deve ser publicado nesta semana

Valor - Segundo Valdir Pietrobon, diretor político-parlamentar da Fenacon, "o estresse inicial das empresas já passou".

 


Perguntas e Respostas sobre a aplicação da Resolução CFC n.º 1.445/13

2014_2015-PERGUNTAS&RESPOSTAS

 


Simples será ampliado e empresas têm até 30 de janeiro para aderir

Zero Hora RS - Programa pode representar economia de até 40% e facilita pagamento de oito tributos.

 



TSE destaca profissional contábil como fundamental no processo eleitoral

 

Coube a Contadores e Técnicos em Contabilidade a orientação aos candidatos, reforçando uma das missões destes profissionais: ser agentes de proteção à sociedade. A intenção do TSE, além de buscar um padrão para um julgamento cada vez mais imparcial dessas contas, é aumentar a transparência e combater a corrupção.

Tanto que, o ministro do TSE Gilmar Mendes, solicitou auxilio técnico do Conselho Federal de Contabilidade para analise das prestações de contas da Campanha Eleitoral da Presidente eleita Dilma Rousseff, acatando as recomendações sugeridas.

Uma vez bem elaborada, a prestação de contas é fundamental para a lisura das campanhas eleitorais, ficando cada vez mais próxima da realidade desejada pela Justiça Eleitoral e adequando os registros de acordo com os princípios contábeis.

Candidatos e partidos políticos perceberam a necessidade da participação do profissional contábil no processo eleitoral, colaborando efetivamente na orientação, controle e organização das receitas e despesas de campanha e a consequente aprovação de suas contas.

Nada melhor que iniciar a vida pública com a devida transparência exigida pela sociedade.

Fonte: Meionorte.com - PI

 



Federal

Decreto nº 8.372, de 11 de Dezembro de 2014.

Altera o Decreto nº 7.929, de 18 de fevereiro de 2013, para dispor sobre a avaliação da vocação logística dos imóveis não operacionais da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA. (Leia mais)

 



Portaria SIT n.º 458, de 10 de dezembro de 2014

Disponibiliza para consulta pública o texto técnico básico de criação do Anexo I - Condições Sanitárias e de Conforto Aplicáveis a Trabalhadores do Transporte Rodoviário em Atividade Externa, da NR-24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho. (Leia mais)

 



 


 





CRCBA TRANSMITE VIDEOCONFERÊNCIA “SEMINÁRIO SOBRE A LEI 12.973/14 - INSTRUÇÕES NORMATIVAS DA RFB Nº 1.492 E Nº 1.493”

 

Na manhã do dia 11/12 (quinta-feira), o CRCBA transmitiu o Seminário sobre a adoção da Lei nº 12.973/14 e as Instruções Normativas da RFB nº 1.492 e nº 1.493, de setembro de 2014, através de videoconferência realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e demais entidades componentes do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).


O evento teve como objetivo apresentar e discutir as Instruções Normativas (IN) nº 1.492 e 1.493, de setembro de 2014, além de outras a serem emitidas. Essas instruções regulamentam a adoção da Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014, com entrada em vigor a partir de janeiro de 2015, que, entre outros pontos, revoga o Regime Tributário de Transição (RTT).


As principais dúvidas dos profissionais de contabilidade sobre os atos normativos foram debatidas durante o Seminário, conforme acordo entre o CFC e a RFB.  O Seminário foi transmitido na sede do CRCBA, das 8h às 18h, e as inscrições foram realizadas no site do CRCBA e confirmadas mediante a doação de um brinquedo, no ato do credenciamento.

 


PROFISSIONAIS RECEBERAM CARTEIRA PROFISSIONAL EM SOLENIDADE REALIZADA NA SEDE DO CRCBA

 

No dia 10/12 (quarta-feira), foi realizada solenidade de entrega de carteiras profissionais na sede do CRCBA, quando profissionais receberam o documento em sessão solene e participaram de palestra sobre ética profissional, ministrada pelo Conselheiro Adilson Batista. Na ocasião, estiveram presentes o Presidente Wellington Cruz, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional Welington Ferraz e o Conselheiro Edson Piedade, que recebeu a segunda-via de sua carteira na solenidade.

 


COM O APOIO DO CRCBA, OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS PARTICIPA DE CONCURSO DE REDAÇÃO E PROJETOS

 

Com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA, o Observatório Social de Santo Antônio de Jesus participou do Concurso de Redação e de Projetos, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB). Ao todo, mais de cinco mil alunos, de 80 escolas do país, participaram da iniciativa que teve como tema "Cada brasileiro pode ser uma área livre de corrupção".


A aluna da Escola Estadual Democrática Dr. Rômulo Almeida, em Santo Antônio de Jesus - BA, Caline Melo Santos, foi a primeira colocada na categoria Projetos. Alunos de escolas do Paraná e Piauí também serão premiados. A iniciativa, que conta com o patrocínio do Sindifisco Nacional e Unafisco, foi classificada em três etapas – municipal, estadual e nacional, e dividida em duas categorias: Redação, voltada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental, e Projetos, para ensino médio. A solenidade de premiação aconterá em janeiro de 2015, em data ainda a ser definida.


“O objetivo do concurso é justamente identificar nos jovens a percepção sobre o assunto e principalmente estimulá-los à participação na comunidade, desempenhando o papel de todo cidadão, fiscalizando atos da administração pública quanto à aplicação dos recursos públicos. Somente formando cidadãos cultos e conscientes é que o Brasil irá mudar”, destacou o presidente do OSB, Ater Cristófoli.

 


CRCBA PROMOVEU O CURSO “NOÇÕES DE CONTROLES INTERNOS” (06/12)

 

Dando continuidade às ações do Projeto de Educação Continuada aos Sábados, o CRCBA promoveu na manhã de sábado (06/12), o curso “Noções de Controles Internos”, em sua sede. O curso foi promovido pela Consultora e Auditora Contábil, Cláudia Regina Cardoso Lima, que discorreu acerca de diversos temas relacionados ao controle interno, dentre os quais, foram apresentadas nocções de controle interno, conceitos, objetivos, responsabilidades, categorias, princípios, riscos, dentre outros pontos relevantes do assunto. As inscrições do evento foram gratuitas e os participantes doaram brinquedos que serão distribuídos a instituições de caridade da Bahia.

 


CRCBA HOMENAGEIA MAIS UM BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS COM O PROJETO “DESTAQUE ACADÊMICO”

 


A bacharela em Ciências Contábeis Maria Carolina Pereira Leite (ao centro da foto) recebeu a premiação “Destaque Acadêmico” das mãos da Contadora e representante da mulher contabilista em Guanambi, Sra. Denise Neves, durante a solenidade de colação de grau da turma de formandos da Faculdade Guanambi, ocorrida no dia 12 de dezembro de 2014. O Delegado do CRCBA em Guanambi e Coordenador do Curso, Fabrício Neves, falou da importância da Educação Continuada e da aproximação que os futuros contadores devem manter com o Conselho para seu fortalecimento.


O Prêmio Destaque Acadêmico é uma iniciativa do CRCBA que visa premiar os alunos que se destacam durante o curso superior de Ciências Contábeis, sendo estes indicados pela própria instituição de ensino da qual fazem parte.

 


ALTERAÇÕES DA RESOLUÇÃO QUE DISPÕE SOBRE O REGISTRO PROFISSIONAL DOS CONTADORES E TÉCNICOS EM CONTABILIDADE.

 

 Os pedidos de Processos de Registro Provisório (extinto conforme nova Resolução 1.471/2014, que já está em vigor), solicitados pelos profissionais antes do dia 01/12/2014, através do "Registro Online", serão protocolados como tal, seguindo os trâmites da Resolução anterior. O processo será homologado, caso o mesmo esteja apto e, ao profissional será fornecido Registro Provisório.


Os pedidos de Registro Provisório já foram bloqueados no site do CRC desde o dia 01/12/2014, entretanto, pode haver protocolos de profissionais que já realizaram o pedido online, pagaram as guias e não formalizaram o protocolo nas Delegacias.


Obs. Caso o profissional não tenha pagado as guias como processo de registro provisório, os boletos NÃO poderão de forma alguma ser reimpressos. O profissional deverá ser orientado a retornar ao registro online e solicitar o seu registro como definitivo, reimprimindo guias atualizadas.

ESCLARECIMENTOS


Através desta medida, conforme a Resolução 1.471/2014, a partir de então os profissionais que procurarem os Conselhos Regionais de Contabilidade para realização de seus registros somente terão como opção a solicitação do Registro Definitivo. Para solicitá-lo, ele poderá apresentar o Diploma ou o Histórico mais a Declaração de Conclusão de curso atualizado. A diferença é que aquele profissional que não apresentar o diploma terá o seu registro com um prazo de validade de 02 anos. Durante esse período, ele deverá protocolar o Diploma, evitando que ao final dos dois anos o seu registro fique bloqueado.


Quando do protocolo de Diploma para os Registros Definitivos com prazo de validade, não será aberto processo de conversão, apenas o protocolo do documento para regularização do seu registro evitando o bloqueio.


Todos os profissionais que solicitarem o Registro Definitivo, com a apresentação do Diploma ou com a apresentação do Histórico mais Declaração, terão direito a Nova carteira de Identidade Profissional (com chip).

 


CRCBA LANÇA VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

 

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 


 

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias