"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas." (José Saramago)

 

 





 

Prezado(a) Colega,

 

Encerramos o mês de novembro e, com ele, mais uma campanha de grande impacto para a sociedade - o Novembro Azul. Bsucamos, nesses últimos meses, atuarmos na conscientização de homens e mulheres, também com a camapanha do Outubro Rosa, para que adotem as rotinas de prevenção de câncer, que tenham mais cuidado com a saúde e, o mais importante, pratiquem as rotinas de exame e de consultas médicas preventivas tão difundidas para todos.

 

Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no sucesso do Seminário Debatendo as Organizações Contábeis - Aspectos de Gestão, Riscos Éticos, Penais e da Atividade Contábil, realizado na última sexta-feira (28/11), em Salvador. Meus mais especiais cumprimentos aos palestrantes, participantes, funcionários e conselheiros que trabalharam neste belíssimo evento, o qual tomamos como meta a sua realização anual. Todas as iniciativas de sucesso devem ser mantidas e esta, com certeza, é uma delas.

 

Saudações Contábeis e de Paz!


Contador Wellington do Carmo Cruz.
Presidente do CRCBA.

 



SEMINÁRIO DEBATENDO AS ORGANIZAÇOES CONTÁBEIS FOI SUCESSO DE PÚBLICO E CONTEÚDO

 

O CRCBA promoveu, no dia 28 de novembro, o “Seminário Debatendo as Organizações Contábeis – Aspectos de Gestão, Riscos Éticos, Penais e da Atividade Contábil”, no Auditório do SESC Casa do Comércio, em Salvador. Com o tema “Debatendo as Organizações de Contabilidade Frente às Novas Tendências, sob os Aspectos de Gestão, Riscos Éticos e Penais e da Atividade Contábil”, o evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, que puderam conferir uma programação com os temas de maior relevância para a profissão, abordados por especialistas de renome nacional e internacional.  

 

Rui Cadete falou da importância do marketing e da retenção de talentos.

 

Leia matéria completa aqui.

 


PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

 

 

Encaminhamos pesquisa cuja finalidade é avaliar como os Profissionais da Contabilidade se sentem em relação ao CRCBA, especialmente quanto às condições físicas e ambientais, atendimento, desempenho dos setores, comunicação e programas e projetos, relativos ao 2º semestre de 2014.

 

Por meio dos resultados obtidos, é possível ao CRCBA implementar ações que busquem contribuir para a melhoria dos serviços prestados e elevar o nível de satisfação. Por esse motivo, solicitamos sua especial gentileza em participar desse processo respondendo ao questionário até o dia 14 de dezembro de 2014.

 


NOTA DE FALECIMENTO

 

 

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Eloy Francisco de Lima, ex-conselheiro e ex-funcionário do CRCBA, ocorrido no dia 27/11/2014. O sepultamento foi realizado no dia 28/11, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Hoje (01/12), Eloy completaria 90 anos de idade. Toda a administração do CRCBA lamenta a perda de uma pessoa de tamanho valor e estima, e deseja o conforto divino aos amigos e familiares.

 





Instrução Normativa n° 1.513, de 21 de Novembro de 2014.

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.491, de 19 de agosto de 2014, que dispõe sobre os débitos a serem pagos à vista ou incluídos nos parcelamentos especiais na forma e condições estabelecidas na Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 13, de 30 de julho de 2014, e dá outras providências. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.514, de 21 de Novembro de 2014.

Dispõe sobre a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na aquisição de matérias-primas destinadas à produção de biodiesel. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 1.515, de 24 de novembro de 2014

Dispõe sobre a determinação e o pagamento do imposto sobre a renda e da contribuição social sobre o lucro líquido das pessoas jurídicas, disciplina o tratamento tributário da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins no que se refere às alterações introduzidas pela Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014, e dá outras providências. (Leia mais)

 



Decreto nº 15.661/2014, de 18 de Novembro de 2014.

DECRETO Nº 15.661/14 - Altera o Decreto nº 13.780, de 16 de março de 2012, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS, e dá outras providências. (Leia mais)

 


Instrução Normativa nº 61/2014, de 19 de Novembro de 2014.

Altera a Instrução Normativa nº 04, de 27 de janeiro de 2009, que trata da Pauta Fiscal. (Leia mais)

 




Durante o período de apuração desta edição, não foram divulgadas ovidades de legislação pela Sefaz do Salvador.



Contabilista: “Virando a mesa”

Fonte: Blog Guia Tributário

 


 Simples Nacional – Serviços Cuja Opção é Possível a Partir de 2015

Fonte: Blog Guia Tributário

 


Balanço de 2014 e as novas regras Contábeis

 



Com 68 anos de história, CFC realiza sua milésima reunião plenária

Por Fabrício Santos e Maristela Girotto
Comunicação CFC

Conselheiros, ex-presidentes, presidentes dos Conselhos Regionais e funcionários do Conselho Federal Contabilidade (CFC) participarão, no dia 5 de dezembro, às 10 horas, na sede do CFC, em Brasília (DF), da realização da milésima reunião plenária da história da instituição. A sessão, que manterá todas as etapas das reuniões ordinárias, será marcada por homenagens àqueles que vêm contribuindo com o aprimoramento da classe contábil brasileira.

A primeira reunião plenária do CFC foi realizada em 21 de agosto de 1946. Presidida pelo conselheiro Paulo Lira, essa sessão, conforme conta em ata, tratou da elaboração do Regimento Interno do CFC e também discutiu sobre a instalação dos Conselhos Regionais. Além disso, por proposta do conselheiro Ferdinand Esberard, que foi aprovada, decidiu-se que seria expedido um ofício a todos os Ministros de Estado que referendaram o Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, comunicando a realização da primeira reunião do Conselho.

Durante os 68 anos de história da criação do CFC, houve muitas reuniões plenárias memoráveis, nas quais foram decididas questões que ajudaram a elevar a Contabilidade brasileira ao patamar que está hoje.

Homenagem
O CFC irá realizar homenagens aos diversos Conselheiros que muito contribuíram em seu processo de consolidação, dentre os homenageados estarão: os Ex Presidente do CRCBA, Adeildo Osório de Oliveira e Sudário de Aguiar Cunha.

 



Solução de Consulta Interna Cosit nº 26, de 17 de Novembro de 2014.

Assunto:Normas Gerais de Direito Tributário
PARCELAMENTO DA LEI Nº 11.941, de 2014. COMBINAÇÃO DAS MODALIDADES DE PAGAMENTO OU PARCELAMENTO. CONVERSÃO EM RENDA DE DEPÓSITOS VINCULADOS E “LIQUIDAÇÃO” DOS DÉBITOS REFERENTES A MULTAS E JUROS COM UTILIZAÇÃO DE PREJUÍZO FISCAL E BASE SE CÁLCULO NEGATIVA. POSSIBILIDADE. ORDEM DE UTILIZAÇÃO. (Leia na íntegra)

 



Federal

 

Mensagem de Veto Total nº 390, de 17 de Novembro de 2014.

Projeto de Lei nº 3.338, de 2008 (nº 150/09 no Senado Federal), que “Dispõe sobre a jornada de trabalho do psicólogo e altera a Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo”. (Leia mais)

 



Portaria nº 450, de 17 de Novembro de 2014.

Altera a composição da Comissão Tripartite Paritária Permanente - CTPP. (Leia mais)

 


Frentista Exposto a Vapores de Combustíveis Faz Jus a Aposentadoria Especial

 



 


 





CRCBA PROMOVE A 2º REUNIÃO DE DELEGADOS E COORDENADORES REGIONAIS (29.11)

 

Com o intuito de alinhar as inovações ocorridas nas Delegacias e oferecer uma excelente oportunidade para a educação continuada, através do evento “Debatendo as Organizações Contábeis – Aspectos de Gestão, Riscos Éticos Penais e da Atividade Contábil” (28.11), o CRCBA promoveu, no dia 29.11 (sábado), a 2ª reunião de Delegados e Coordenadores Regionais do CRCBA, sob a Coordenação do Superintendente de Delegacias em Exercicio, Conselheiro Erivaldo Pereira Benevides. O evento aconteceu na Sala Taperapuã do Hotel Porto Bello, em Salvador, e contou com a troca de experiências dos Delegados e Conselheiros presentes, além da apresentação do Secretário da JUCEB Hélio Portela, que abordou pontos importantes do relacionamento da classe com a instituição.

 

As quase 35 Delegacias do CRCBA no interior baiano foram representadas no encontro, num momento de compartilhamento de novos conhecimentos e confraternização pelo sucesso nas realizações do Sistema. Assuntos de relevante interesse aos Profissionais da Contabilidade, que serão disseminados pelos Delegados em suas bases, foram abordados. Na oportunidade, foram empossados, solenemente, os novos Delegados do CRCBA nas cidades de Barreiras, Contadora Keiko Ueda, e Jacobina, Técnico em Contabilidade Antônio Nicolau Moura Cunha (foto acima).

 

 

Várias dúvidas foram esclarecidas pelo Secretário Geral e Servidor da JUCEB, Contador Hélio Portela (foto acima) e Sra. Magnólia de Jesus, respectivamente, acerca das novidades nos procedimentos dos registros das empresas mercantis. Durante a explanação, foram levantadas as principais ocorrências e orientações mais importantes, apra que os Delegados possam levá-las aos profissionais do interior do estado e, consequentemente, otimizar o relacionamento com o órgão.

 

Também se fizeram presentes o Presidente, Contador Wellington Cruz; os Vice-presidentes de Desenvolvimento Operacional, Contador Antônio Nogueira; de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Contador Welington Ferraz; de Fiscalização, Contador Edmilson Bispo e de Registro e Cadastro, Contador Elmo Luís de Oliveira Santos, além da Superintendente de Delegacias, Contadora Célia Sacramento, da Ouvidora Geral do CRCBA, Contadora Iara Luísa Dórea Vaz; da Diretora Executiva, Contadora Marilene Matos; da Controladora do CRCBA, Contadora Margarete Luz e dos Coordenadores das Divisões de Fiscalização, Contador Eraldo Galdino; de Contabilidade, Contador Valnei Fonseca e da Técnica, Contadora Litânia Azevedo. Foram registradas as presenças dos Coordenadores de Informática, Érick Nilson Sodré e Comunicação, Leandro Nunes e funcionários da Divisão de Registro, Ânderson Lima; da Ouvidoria e Superintendência de Delegacias, Mirela Baraúna; do Setor Operacional, José Francisco e Juciara Campos e da Prestadora de Serviços, Érica Conceição. Os Conselheiros Daniel Queiróz, Edson Piedade, Lucy Geane Lapa, Almério de Almeida, Sérgio Pastori, Miguel Ângelo Boaventura e Socorro Galdino estiveram presentes, prestigiando o evento, juntamente com os Conselheiros, representantes da Bahia no CFC, Contadores Hélio Barreto Jorge e Maria Constança Carneiro Galvão.

 


REPRESENTANTES DO CRCBA PARTICIPAM DA QUINTA DO SABER NO CFC

 

No último dia 20, a Ouvidora Geral e Conselheira do CRCBA, Iara Dórea, juntamente com a Conselheira do CFC, Maria Constança Carneiro Galvão participaram do Projeto Quintas do Saber, projeto realizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) em parceria com o CFC e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). A Ouvidora participou da Palestra sobre Transparência e Controle Social nas Contas Pública ministrada pelo Ministro da  Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, da Cerimônia de assinatura do Convênio CFC/OSB e da palestra do Presidente Ater Cristófoli, do Observatório Social do Brasil.

Na ocasião, Hage discursou sobre transparência na gestão pública e o controle social. Ele disse que a CGU está a disposição de CFC para trabalhar em parceria com o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que, atualmente, conta com quase cinco mil voluntários em todo o País. O ministro também elogiou a iniciativa da Abracicon ao propor debates de assuntos importantes com a classe contábil e a sociedade em geral.
O ministro da CGU citou, ainda, o Portal da Transparência que, só no ano passado, teve cerca de 11 milhões de visitas. “Mas não basta apenas disponibilizar esses dados para a sociedade. É preciso orientar o cidadão a fiscalizar os gastos públicos com responsabilidade”, afirmou ele, para uma plateia formada por vice-presidentes do CFC, presidentes e vices dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), além de conselheiros, profissionais da contabilidade e estudantes da área.


Convênio
Durante a visita, o CFC também assinou convênio com o Observatório Social do Brasil (OSB) para incentivar a participação dos profissionais da contabilidade nas ações de voluntariado. Segundo Zulmir Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, este convênio é mais uma das iniciativas do Conselho com o Observatório Social do Brasil. “A ideia é incentivar a instalação de observatórios e a participação voluntária dos profissionais da contabilidade”, disse.
O convênio foi assinado com a presença do presidente da OSB, Ater Cristófoli. Ater lembrou que o CFC participa da Rede Nacional de Cidadania Fiscal em parceria com o OSB e o Instituto Social Íris, que já vêm atuando no Controle Social da Administração Pública. O CFC também adere aos programas em andamento em diversos municípios brasileiros com o objetivo de disseminar a metodologia empregada por ambas as instituições em todo o território nacional.

 


CRCBA PROMOVE FÓRUM CONTÁBIL EM PORTO SEGURO (24/11)

 

 

Visando o aprimoramento dos conhecimentos sobre o e-Social, o CRCBA, em parceria com a Alterdata Software e a Câmara Municipal de Porto Seguro, promoveu, no último dia 24, o Fórum Contábil de Porto Seguro. A programação do evento foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro pela manhã, quando aconteceu uma Audiência Pública da Ouvidoria do CRCBA e a palestra “e-Social”, ministrada pelo Gerente do Departamento Alliance da Alterdata Software, Dante Barini Filho. No segundo momento, a Conselheira e Ouvidora do CRCBA, Iara Luísa de Santana Dórea Vaz (foto), ministrou a palestra “ITG 2002 - Procedimentos Contábeis para as Organizações do Terceiro Setor”. As inscrições tiveram valor simbólico de duas latas de leite em pó.

 


RECEITA FEDERAL INSTITUI NORMATIVA QUE DISPÕE SOBRE A DETERMINAÇÃO E PAGAMENTO DO IR E CSLL, E DISCIPLINA O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP

A Receita Federal do Brasil, através da Instrução Normativa 1515/2014, publicada no Diário Oficial da União em 26 de novembro de 2014, esclarece a apuração e o pagamento do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), bem como disciplina o tratamento tributário da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS no que se refere às alterações introduzidas Lei 12.973/2014. Procedimentos sobre custos de empréstimos, teste de recuperabilidade, contratos em longo prazo, contratos de concessão de serviços públicos e arrendamento mercantil fazem parte da Instrução Normativa 1.515/14.


O Art. 1º da Resolução dispõe sobre a determinação e o pagamento do imposto sobre a renda e da contribuição social sobre o lucro líquido das pessoas jurídicas, inclusive das equiparadas, e das sociedades cooperativas em relação aos resultados obtidos em operações ou atividades estranhas à sua finalidade.
No primeiro parágrafo do Artigo 1º a instrução normativa dispõe também sobre a Contribuição para o PIS/PASEP, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e a adoção inicial dos Artigos. 1º, 2º e 4º a 71 da Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014.


O segundo parágrafo esclarece que a Instrução Normativa não se aplica às microempresas e empresas de pequeno porte, optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) de que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
Confira na íntegra a Publicação no DOU - http://goo.gl/CRVGh7

 


ALTERADA A RESOLUÇÃO CFC QUE DISPÕE SOBRE REGISTRO PROFISSIONAL DOS CONTADORES E TÉCNICOS EM CONTABILIDADE

 

Nova Resolução CFC nº 1.471/14 altera os artigos 6º e 16º e revoga o Artigo 15 da Resolução CFC Nº 1.389/2012, que dispõe sobre Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. A principal alteração trazida nesta Resolução é o fim da concessão do registro provisório. Desde 01/12/2014, as solicitações de registros somente poderão ser concedidas na forma de registro definitivo. O Sistema online de solicitação de registro foi alterado para atender à mudança da Resolução.


Para as solicitações de registros sem a apresentação do diploma ou certificado, exigência contida na alínea “a” do inciso II do artigo 6º da Resolução CFC nº 1.389/12, também será concedido o registro definitivo, contudo, o profissional terá o prazo de 2 anos para apresentar o diploma no CRC da jurisdição que concedeu o registro, sob pena de ter seu registro baixado. Os registros provisórios solicitados até a data 28/11/2014 permanecerão com todas as suas prerrogativas contidas na Resolução CFC nº 1.389/12, até o fim da sua validade.

 


RESOLUÇÃO QUE DISPÕE SOBRE O EXAME DE SUFICIÊNCIA PASSA POR MODIFICAÇÕES

 

A Resolução CFC nº 1.470/14, que altera o artigo 1º e o Parágrafo Único do artigo 8º da Resolução CFC n.º 1.373/2011, que dispõe sobre o Exame de Suficiência, que dá a possibilidade para que o estudante do curso técnico em contabilidade se inscreva e realize o 1º Exame de Suficiência de 2015, desde que a conclusão do seu curso finalize antes de 1º de junho de 2015.


De acordo com os parágrafos de 1º, 2º e 3º do Art. 1º da nova Resolução CFC n 1.470/14:


§ 1º O Exame de Suficiência, que visa a obtenção de registro na categoria de Contador, pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.
§ 2º. O Exame de Suficiência, que visa a obtenção de registro na categoria de técnico em contabilidade, pode ser prestado por aqueles que já concluíram o referido curso Técnico em Contabilidade.
§ 3º. Fica autorizada, excepcionalmente, a inscrição, exclusivamente no 1° Exame de Suficiência do ano de 2015, aos estudantes do curso Técnico em Contabilidade que concluírem o curso antes do prazo de 1º/6/2015.”

 

 


DELEGADA DO CRCBA PARTICIPA DO XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS - CBC

 


Nos dias 17 a 19 de novembro deste ano, a Delegada do CRCBA em Feira de Santana, Tânia Bomfim (foto), participou do XXI Congresso Brasileiro de Custos - CBC, em Natal - RN. O tema central do evento foi “Gestão de Custos no Brasil Pós-Copa 2014 e Pré-Olimpíadas 2016”. Tal tema justifica-se pelas grandes transformações ocorridas recentemente e previstas para o Brasil nos próximos anos, em decorrência da realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas 2016.


O XXI CBC é o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, além disso, é o divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins; proporciona a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos. Muitos foram os investimentos realizados até agora, e muitos outros serão nos próximos 3 anos, com a finalidade de realizar os dois maiores eventos esportivos mundiais no mesmo país, no intervalo de apenas 2 anos.

 


CRCBA, JUCEB E CDL PROMOVEM PALESTRA SOBRE SISTEMA REGIN – PORTAL DO REGISTRO MERCANTIL (03/12)

 

No dia 03/12, o CRCBA, em parceria com a JUCEB e a CDL de Itapetinga, realizará apresentação sobre o Sistema de Registro Mercantil da JUCEB (REGIN), sistema informatizado que visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e Prefeituras Municipais. A palestra acontecerá no Auditório da COOPARDO, em Itapetinga – BA, com o objetivo de conscientizar e mobilizar profissionais e sociedade local para a implantação do novo sistema, que visa integrar e agilizar o processo de abertura e alteração de empresas em todo o estado. A palestra é gratuita e será ministrada pelo Secretário Geral da JUCEB Hélio Portela e pela Especialista em Gestão Organizacional Pública. Os participantes devem doar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições de caridade locais.
Inscrições e informações: www.crcba.org.br

 


XII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DA BAHIA ACONTECERÁ DE 26 A 28 DE AGOSTO DE 2015, EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 

 

A XII Convenção de Contabilidade da Bahia já tem data e local definidos. O maior evento da classe contábil baiana será realizado entre 26 e 28 de agosto de 2015, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no centro-sul baiano. Em breve, o CRCBA disponibilizará o programa do evento, com tema, programação, valores de inscrições, pacotes turísticos e muito mais. Fique atento e garanta a sua vaga em mais um grande evento da classe contábil.


Vitória da Conquista

Conhecida como a “Suíça Baiana”, por seu clima ameno devido à elevação da cidade, que chega a 1100m acima do nível do mar, a cidade possui um forte comércio e setor educacional privilegiado. Também é conhecida pelo premiado sistema de saúde pública e pela infraestrutura de transporte, já que conta com estação rodoviária interurbana e aeroporto comercial que atende a voos diários. O destaque do turismo na cidade vai para o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro1 e o Parque da Serra do Piripiri, além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno da Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia

 


JUCEB ALERTA PARA OBRIGATORIEDADE DO REQUERIMENTO ELETRÔNICO

 

A Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) informa que, desde o dia 17/11/2014, a utilização do Requerimento Eletrônico – RE passa a ser procedimento obrigatório para os processos de Constituição, Alterações de Quadro Societário e Administradores (QSA), Nome Empresarial, Atividade Econômica e CNAE, Endereço no mesmo municipio e para outro municipio dentro do Estado da Bahia, Capital Social e Distribuição, Enquadramento, Reenquadramento, Desenquadramento e Filial (abertura, alteração e baixa).

Trata-se de uma ferramenta em que o cidadão preenche todas as informações necessárias ao cadastro no órgão de Registro (JUCEB), informando o número do DBE e da Viabilidade. O próprio sistema faz a comparação das informações, aponta imediatamente as divergências, se houver, e gera os seguintes documentos: o Ato a ser arquivado (Contrato, Alteração e Requerimento do Empresário); Capa do processo; DAM, DARF e Recibo de Entrega. Desse modo, concede maior celeridade ao processo de cadastramento e análise das informações, além de disponibilizar a consulta da situação do processo no próprio site da JUCEB.

As dúvidas poderão ser esclarecidas através do Fale Conosco, além do Tutorial e Manual disponíveis aqui!

 

Abaixo, seguem os links para efetuar o requerimento Eletrônico e para o manual do sistema.

 

 


EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

 



IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Site: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/index.html

De 25 a 27 de março de 2015, acontecerá o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte, com o tema "Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania".

Faça aqui a sua inscrição.

 

X ENCONTRO NACIONAL DA MULHER CONTABILISTA

Site: http://www.encontromulher.com.br/

O CFC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vai realizar a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista tem por objetivo a promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, como forma de destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo.

Faça aqui a sua inscrição.

 


 




 

PAINEL: APRESENTAÇÃO OPERACIONAL DO SISTEMA REGIN - ITAPETINGA 03/12/2014
CURSO: A NOVA LEI 12.973/14 E AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE - SALVADOR 05/12/2014
Curso: Noções de Controles Internos - SALVADOR 06/12/2014

 


Agenda tributaria do mês - Receita Federal do Brasil.
Agenda tributaria do mês – Sefaz – Bahia
Código de Ética do Contabilista.
Regulamento do imposto de renda ( Decreto Federal nº 3.000/99) atualizado
Simples Nacional – lei complementar 123/2006(atualizado)
Regulamento do ICMS do Estado da Bahia.
Código Tributário do Município do Salvador
Portal da Legislação do Contabilista da Bahia
Site principal do CRC-BA.
Veja aqui os eventos programados pelo CRCBA
Acesse aqui todas as edições anteriores do Boletim Eletrônico do CRCBA
Registre eu e-mail para receber as edições do Boletim Eletrônico

Comitê do CRCBA Notícias